• Nenhum resultado encontrado

MANUAL DE ESTÁGIO. Programa de Estágio em Fisioterapia

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MANUAL DE ESTÁGIO. Programa de Estágio em Fisioterapia"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

MANUAL DE ESTÁGIO

Programa de Estágio em Fisioterapia

O Estágio Supervisionado está subordinado ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, é regido pelo Regulamento Geral de Estágio Supervisionado da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em cumprimento à Lei 4.119 de 27 de agosto de 1972, Decreto 53464 de 21 de janeiro de 1964 e pela Lei 11.788 de 25 de setembro de 2008, de acordo com o Estatuto Geral da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

O Estágio supervisionado tem como finalidade proporcionar a supervisão de atividades, através das quais os estudantes poderão aprimorar suas habilidades e competências necessárias para o exercício da profissão, possibilitar a integração entre conceitos acadêmicos e as ações práticas específicas pertinentes à formação profissional.

O estágio curricular obrigatório do curso de fisioterapia será realizado no sétimo e oitavo semestres para os alunos ingressantes entre 2007 e 2009, passando a ser realizados no nono e décimo semestres para os ingressantes a partir de 2010, sendo denominado respectivamente Prático de Estágio Supervisionado I e II.

As atividades do estágio curricular obrigatório serão desenvolvidas em quatro grandes áreas de atuação, sempre sob a supervisão de professores da instituição, denominados ciclo de estágios.

Os ciclos de estágios curriculares obrigatórios serão realizados na Clínica Escola da UPM e instituições conveniadas devidamente documentadas por acordo de cooperação de estágios, assim divididos:

1 - Distúrbios músculo-esqueléticos adulto e infantil. 2 - Neurologia adulto e infantil.

3 - Cardiorrespiratória Hospitalar: enfermarias e unidade de terapia intensiva, adulto e infantil.

4 - Saúde Coletiva: saúde do trabalhador, unidades básicas de saúde, casas e núcleos de convivência, adulto e infantil.

(2)

1. Carga Horária

A carga horária de estágio totalizará no mínimo 20% da carga horária total do curso, de acordo com a determinação das diretrizes curriculares para os cursos de Fisioterapia. Para os ingressantes antes do ano de 2010 a carga horária prevista é de 375 horas/aula semestrais, cumpridas ao longo de 25 horas/aula semanais, de terça a sexta-feira. Para os ingressantes a partir de 2010 a carga horária será considerada com base na nova matriz curricular.

2. Ciclos de Estágios:

Os alunos serão divididos em grupos segundo as áreas citadas. A ordem com que os grupos passarão pelas áreas será determinada no início de cada semestre, de forma que ao final do 8º semestre todos os alunos deverão ter passado por todos os ciclos, totalizando quatro. Em cada semestre o aluno deverá cumprir dois ciclos. Cada ciclo terá seu calendário e cronograma divulgados pelo coordenador e professores supervisores respectivamente. A carga horária de cada ciclo corresponderá a divisão equitativa da carga horária total do semestre, ou seja, a mesma dividida por dois.

2.1 Organização dos Ciclos por Semestre:

- Distúrbios músculo-esqueléticos: 3º a 6º feira - Clínica de Fisioterapia da UPM* e Hospital Municipal de Barueri.

- Neurologia adulto e infantil: 3ºf a 6º feira - Clínica de Fisioterapia da UPM*. - Cardiorrespiratória Hospitalar: 3º a 6º feira - Hospital Municipal de Barueri. - Saúde coletiva: 4º e 5ºf feira - Geriatria e Gerontologia - Instituto Vida - Barueri. 3º feira - Saúde do Trabalhador - QualiMack São Paulo

6º feira - Unidade Básica de Saúde - Barueri/ Saúde do Trabalhador - QualiMack São Paulo.

(*) Os atendimentos de Fisioterapia Aquática ocorrerão durante a realização dos ciclos na Clínica de Fisioterapia da UPM.

(3)

2.2 Avaliação e Sistema de Aprovação

O processo de avaliação e aprovação nas respectivas disciplinas Estágio Supervisionado I e II foi estabelecido com base nos seguintes documentos da UPM:

a) Regimento Geral da UPM, Capítulo I do Ensino, artigo 125: “A avaliação do rendimento

de estudos é feita por provas, projetos, relatórios, seminários e outras formas de avaliação de rendimento, na conformidade das normas aprovadas pelo Colégio de Coordenadores da UPM. Os critérios de promoção deverão utilizar o Fator de Apuração de Rendimento (FAR)”.

O FAR é conceito obtido a partir da aferição em cada disciplina cumprida pelo discente, do índice de freqüência às atividades desenvolvidas no semestre letivo. Considerando que as atividades de estágio são em sua maioria práticas os procedimentos de avaliação serão elaborados com base no artigo 126 parágrafo primeiro “A disciplina essencialmente prática, em

razão de sua peculiaridade, pode adotar fórmulas próprias de avaliação em substituição à avaliação final escrita”.

b) Regulamento de Estágios do CCBS, Artigo 18: “A avaliação do estágio é realizada em

conformidade com o Regimento Geral da UPM e de acordo com critérios específicos estabelecidos pela Comissão de Estágios e deverão ser explicitados no Programa de estágio”.

Em conformidade com os dispostos supracitados o aluno deverá obter ao final de cada semestre média sete.

A carga horária dos ciclos de estágio deverá ser cumprida integralmente e o não cumprimento desta determinação acarretará em prejuízo à formação do aluno e conseqüente reprovação. Em nenhuma hipótese, a carga horária do estágio supervisionado poderá ser resposta através de atividades e/ou trabalhos teóricos realizados fora do ambiente de estágio.

O aluno será considerado reprovado quando não atingir a nota necessária para aprovação e/ou quando apresentar número de faltas acima de quatro e não realizar as reposições estabelecidas previamente pelo supervisor.

(4)

2.2.1 Critérios de Avaliação:

A cada ciclo o aluno será submetido a avaliações de seu desempenho e desenvolvimento prático segundo especificidade de cada área, entretanto todas as áreas deverão atender às seguintes avaliações, que somadas corresponderão à nota do ciclo:

- Nota de zero a dez para a avaliação do conteúdo teórico - peso cinco. - Nota de zero a dez para a avaliação de desempenho prático - peso cinco.

A composição das notas finais dos ciclos de Distúrbios músculo-esqueléticos e Neurologia terão o acréscimo também de uma nota referente ao desempenho teórico e prático do aluno em Fisioterapia Aquática.

As formas de avaliação nas categorias conteúdo teórico e desempenho prático ficarão a cargo do professor supervisor de estágio, podendo variar entre as respectivas áreas e deverão ser devidamente informadas aos alunos no primeiro dia de cada ciclo. A composição final da nota do aluno no ciclo obedecerá aos passos descritos abaixo.

Ao final do primeiro ciclo do semestre cada área de estágio lançará sua nota na coluna “A” da fórmula, que receberá peso dois. De forma semelhante ao final do segundo ciclo do mesmo semestre, cada área de estágio lançará sua nota na coluna “B” da fórmula, que receberá peso dois. Ao final do semestre, após consenso dos professores envolvidos no processo de avaliação do aluno, será atribuída uma nota na coluna “PAF” correspondente a avaliação de sua postura ético-profissional, e que receberá peso seis, conforme a seguinte fórmula:

Média Final= (A x 2) + (B x 2) + (PAF x 6)/10

A = média final do primeiro ciclo. B = média final do segundo ciclo.

PAF = nota referente à postura ético-profissional.

OBS.: A REPROVAÇÃO NO ESTÁGIO CURRICULAR IMPLICARÁ NO IMPEDIMENTO PARA COLAÇÃO DE GRAU.

(5)

2.2.1.1 Critérios de Avaliação da Postura Ético-profissional:

A avaliação da postura profissional deverá cumprir, em todos os ciclos, as condições abaixo listadas. O aluno será avaliado quanto ao seu comportamento e postura ética visando a formação de um profissional não apenas cientificamente e tecnicamente capaz, mas que exerça sua profissão de forma humanizada. O mesmo deverá levar em consideração o respeito ao paciente, seus familiares, e à equipe multiprofissional, além de praticar a cortesia com todos, tendo sempre em vista o entendimento mútuo na direção do melhor cuidado e atenção ao paciente. Para tanto serão avaliados os seguintes aspectos:

- Assiduidade: A freqüência aos ciclos de estágio será fundamental para o

desenvolvimento e formação do futuro profissional. As faltas serão consideradas ocorrências graves, concorrendo para o prejuízo do processo de aprendizado em função da particularidade da disciplina, uma vez que seu caráter prático diário singular exige o comprometimento presencial do aluno, requisito fundamental para a formação profissional completa.

- Pontualidade: Os alunos deverão estar comprometidos com os horários de chegada,

início e término dos atendimentos, além de respeitar os prazos estabelecidos para entrega de material.

- Postura junto ao paciente, familiares e demais membros da equipe: O aluno deverá apresentar postura profissional de respeito, cuidado e atenção junto aos pacientes e familiares. Quaisquer atitudes contrárias serão vistas como falta na postura ética e profissional. Comportamento semelhante por parte dos pacientes e familiares deverá ser imediatamente conduzido e discutido com supervisor de estágio. Comportamento ético também será exigido do aluno junto aos membros da equipe multiprofissional, sempre objetivando atitudes de colaboração.

(6)

- Vestimenta: Será adotada vestimenta na cor branca (calça, camisa/camiseta e sapato). Os calçados deverão ser fechados visando proteção e diminuição de riscos de contaminação/infecção. O vestuário deverá estar adequado ao local, conforme especificação de cada ambiente e área de atuação.

- Responsabilidade: O aluno deverá ser responsável nas diversas instâncias do estágio.

A saber: cuidado com materiais que lhe serão disponibilizados para o atendimento; entrega das atividades teóricas e práticas que lhe sejam delegadas na data previamente agendada; organização no ambiente de trabalho visando manter o acesso rápido de quaisquer outros profissionais ao local.

Ocorrências referentes aos itens acima listados serão registradas em “Ficha de Avaliação Ético-Profissional” (Anexo). Datas das ocorrências, bem como comentários do supervisor serão anotados nessa ficha compondo assim um conceito final para cada item conforme segue: MB (muito bom – 0,76 a 1,0), Bom (5,0 a 0,75), Regular (0,25 a 4,9) e Fraco (0,0 a 0,24). Cada aspecto da avaliação ético-profissional terá peso dois, que somados perfazem 10,0. A “Ficha de Avaliação Ético-Profissional” deverá ser assinada ao final de cada ciclo pelo aluno e professor responsável e, ao final do semestre pelo aluno e coordenador de estágio.

3. Normas do Estágio:

Em concordância com o Regulamento dos Estágios do CCBS e regido pelo Regulamento Geral de Estágio Supervisionado da UPM, em cumprimento à Lei 4.119 de 27 de agosto de 1972, Decreto 53464 de 21 de janeiro de 1964, Lei 11.788 de 25 de setembro de 2008, e de acordo com o Estatuto Geral da UPM, é considerado estagiário o aluno que se encontra regularmente matriculado nas modalidades oferecidas, conforme os artigos 86 a 88 do Estatuto da UPM e artigos 177 a179 do Regimento geral da UPM.

(7)

São direitos do estagiário:

I – Ser devidamente informado sobre o Manual do Estágio e sobre sua programação;

II - Dispor dos elementos necessários à execução de suas atividades dentro das possibilidades científicas, técnicas e financeiras da UPM;

III - Contar com a supervisão e orientação de professor devidamente capacitado para a realização de seu Estágio;

IV - Receber supervisão direta ou indireta durante suas atividades acadêmicas,

V - Em caso de receber sanções ou penalidades, recorrer a Instâncias Superiores de acordo com o Estatuto e Regimento Geral da UPM;

VI - Receber publicamente as notas dos ciclos de estágio ao término do mesmo.

São deveres do estagiário:

I - Cumprir este regulamento;

II - Apresentar ao supervisor de estágio, para a aprovação, as atividades solicitadas dentro dos prazos estabelecidos;

III - Respeitar as normas vigentes do local em que o estágio é realizado;

IV – Zelar pelos equipamentos disponibilizados pela Universidade e Instituições Conveniadas, bem como pelos prontuários e documentação de pacientes e alunos, sob pena de ressarcimento às instituições dos prejuízos causados;

V - Permanecer no Local de Estágio enquanto o paciente estiver sob sua responsabilidade, ausentando-se somente com autorização do professor;

VI - Respeitar o Código de Ética do Fisioterapeuta;

VII - Apresentar-se adequadamente trajado ao ambiente de trabalho, de acordo com as normas do curso, conforme especificado na seção vestimenta;

VIII – Fazer bom uso do ambiente físico destinado à sua prática de estágio, respeitando os limites de circulação determinados pelo local;

IX - Responsabilizar-se pela elaboração dos registros de avaliação, evolução e alta fisioterapeutica de seus pacientes.

(8)

Da Conduta do estagiário:

- Deverá ser pautada integralmente no Código de Ética Profissional do Fisioterapeuta. - Manter sigilo a respeito de toda e qualquer informação referente aos pacientes.

- Evitar comentários informais fora do contexto da atividade que está exercendo junto ao paciente.

- Manter comportamento e conduta pessoal adequada aos ambientes de trabalho referentes aos trajes, tom de voz, gestos, brincadeiras.

- Evitar utilizar contato telefônico ou por qualquer meio com o paciente para outras finalidades que não da prática do estágio. Contato com os pacientes para tratar de assuntos pertinentes ao estágio, somente serão permitidos com a anuência do professor responsável. Será considerada falta grave se utilizar ou fornecer informações dos pacientes ou instituições para fins particulares. - Manter a vigilância rigorosa dos horários das atividades e atendimentos.

Do uso da Clínica Escola:

- Todas as instalações da clínica são de uso exclusivo de pacientes, estagiários e profissionais vinculados à clínica e atividades pedagógicas afins, não sendo permitido sua utilização para nenhuma outra atividade que não aquelas previstas.

- A Recepção é de uso exclusivo dos pacientes e seus acompanhantes que nela estejam aguardando atendimento, não será permitido permanecer no local, alunos, professores ou pessoas estranhas aos serviços prestados.

- Os alunos que estão aguardando seus pacientes ou preenchendo documentos deverão permanecer na sala de estudos. Os mesmos são responsáveis pelo início do atendimento, em função disso devem permanecer alertas quanto à chegada do seu paciente.

Da Freqüência:

A carga horária de estágio deverá ser cumprida integralmente. Em conformidade com o parágrafo 8º artigo 124: “As atividades essencialmente práticas, tais como estágio,

(9)

laboratório e ateliê, campo e do Setor de Psicologia Aplicada, não desenvolvidas durante o período de afastamento do discente, devem ser repostas até o final do respectivo semestre letivo”.

A reposição de faltas, desde que não ultrapasse o limite total de quatro no semestre, será permitida apenas para os casos abaixo citados e segundo a disponibilidade apresentada pelo professor supervisor e pela instituição conveniada em datas e horário previamente determinados. Atrasos de qualquer natureza superiores a 20 minutos corresponderão a uma falta considerada sem justificativa. A cada três atrasos inferiores a 20 minutos será computada uma falta considerada sem justificativa.

Todas as faltas deverão ser comunicadas e o documento de justificativa apresentado pelo aluno ou seu representante imediatamente após o ocorrido. Serão consideradas justificativas para as faltas: atestados médicos com CID indicando doenças infecto-contagiosas, ocorrências policiais registradas por boletim de ocorrência, licença maternidade, gala e nojo, apresentação de trabalhos em congressos e concursos com a devida comunicação prévia em concordância com o Regimento da UPM.

As faltas consideradas sem justificativa repercutirão na atribuição de pontos no item “Postura Ético-Profissional” e conduzirão o estagiário à reprovação quando excederem quatro. Faltas consideradas justificadas, também poderão conduzir o estagiário à reprovação quando excederem o total de quatro, uma vez que o mesmo não se submeteu ao acompanhamento sistemático da supervisão no desenvolvimento de suas atividades, condição imprescindível à adequada formação profissional.

O estágio deve ser considerado como um período de formação que implica na aplicação prática dos conhecimentos teóricos sob supervisão direta, caracterizando um processo contínuo de aquisição de habilidades técnicas que demandam a avaliação diária de seu desempenho pelo professor.

Na existência da reposição o professor poderá, a seu critério, aplicar uma avaliação para detectar os possíveis prejuízos advindos da ausência do aluno no seu desempenho. A nota dessa avaliação será aquela que o docente julgar procedente, passando a mesma a fazer parte do conjunto de notas do ciclo.

(10)

Em nenhuma hipótese, a carga horária do estágio supervisionado poderá ser resposta através de atividades e/ou trabalhos teóricos realizados fora do ambiente de estágio.

Da Vestimenta:

Fica determinado que os trajes obrigatórios para os estagiários e professores nos ambientes de estágio serão aqueles de cor branca, constando de calça comprida, blusas ou camisas sem estampas. Não será permitido o uso de roupas justas, decotadas ou confeccionadas em tecido transparente. Sapato branco fechado com meias. Em caso de necessidade o professor poderá ainda solicitar o uso combinado do avental, sem dispensar o branco.

Nas atividades aquáticas será exigido o uso de maiô de perna para as mulheres e sunga para os homens, na cor preta ou azul marinho, touca, chinelos de borracha e roupão de banho.

Cronograma dos ciclos – 2011

Estágio Supervisionado I e II (7º e 8º semestres respectivamente):

- 1º Ciclo: 08 de Fevereiro a 08 de Abril. - 2º Ciclo: 12 de Abril a 10 de junho.

Estágio Supervisionado II: a ser determinado.

(11)

Tabela 1: Distribuição grupos nos ciclos

Ciclos Distúrbios

Músculo-esqueléticos Saúde Coletiva Neurologia

Cardiorrespiatória Hospitar

08/02 a 08/04 Grupo1 Grupo 2 Grupo 3 Grupo 4

12/04 a 10/06 Grupo4 Grupo 1 Grupo 2 Grupo 3

Férias X X X X

Grupo 3 Grupo 4 Grupo 1 Grupo 2

Grupo 2 Grupo 3 Grupo 4 Grupo 1

Considerações finais

Os casos não previstos neste documento devem ser discutidos com o supervisor, que poderá solicitar parecer às instâncias superiores.

(12)
(13)

Professores Responsáveis: _________________________________________________ e __________________________________________________.

Postura Ético - Profissional

Data Data Data Data Data Data Data Data Data Data Data Data Data Data Data Assiduidade

Pontualidade

Apresentação Pessoal / Vestimenta Responsabilidade

Postura Geral (junto ao pacientes, familiares, equipe, colegas e supervisor).

(14)

MB: Muito bom / B: Bom / R: Regular / F: Fraco

Conceito Final nos Ciclos:

Assiduidade: MB B R F Pontualidade: MB B R F

Apresentação Pessoal / Vestimenta: MB B R F Responsabilidade: MB B R F

Postura Geral: MB B R F

__________________________________________________ _________________________________________________ Supervisor Ciclo _____ Estagiário

__________________________________________________ _________________________________________________ Supervisor Ciclo _____ Estagiário

Nota Final do Semestre para Postura Ético-Profisional: _______________________

_________________________________________________ _____________________________________________________ Estagiário Prof. Marcelo Fernandes

Referências

Documentos relacionados

Sabiamente, a nova lei vai contemplar a prorrogação sucessiva desse prazo nas hipóteses excepcionais de impedimento de acesso à área de pesquisa ou de falta de

A pesquisa tem como objetivo geral compreender se o ajuste, pelos órgãos do governo federal, em especial a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e

Prejuízo estético, em grau médio ou máximo, quando atingidos crânios, e/ou face, e/ou pescoço ou perda de dentes quando há também deformação da arcada

O presente estudo objetivou demarcar a idade de segregação, por meio da variação radial da massa espe- cífica básica, caracterizar o comportamento de propriedades físicas no

PÁGINA 03 • Observações de Segurança • Especificações Técnicas • Características Técnicas PÁGINA 04 • Caixa Central • Roda Reguladora de Altura • Conjunto Deslizador

II - os docentes efetivos, com regime de trabalho de 20 (vinte) horas semanais, terão sua carga horária alocada, preferencialmente, para ministrar aulas, sendo o mínimo de 8 (oito)

The Court of Foujdaree Udalat direct that their sentence in trial No.11 from the Special Commissioner together with the whole of the proceedings held in the case, be transmitted to

1.Conforme descrito nas Notas Explicativas 1.b e 1.c, em 22 de fevereiro de 2017, a Companhia e determinadas controladas ajuizaram no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo,