• Nenhum resultado encontrado

ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM INOVAÇÃO E GESTÃO EM EAD EDITAL DO PROCESSO SELETIVO Turma

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM INOVAÇÃO E GESTÃO EM EAD EDITAL DO PROCESSO SELETIVO Turma"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

Página 1 de 16

ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM INOVAÇÃO E GESTÃO EM EAD EDITAL DO PROCESSO SELETIVO

Turma 1 - 2013

Ribeirão Preto, 26 de julho de 2013 Prezado Candidato,

Para que tenhamos um grande sucesso na realização deste processo seletivo, algumas normas se fazem necessárias, com o objetivo de orientar os procedimentos de todos os envolvidos.

Boa leitura, A Coordenação.

1. OBJETIVO

O objetivo deste Edital é regulamentar o Processo Seletivo a distância para seleção de alunos para 1ª turma do curso de Especialização lato sensu denominado Inovação e Gestão em EAD.

Este curso será ofertado a distância em parceria com seguintes instituições:  USP – Universidade de São Paulo: Realização do Curso;

 NPT – Núcleo de Pesquisa Tecnológica: Gestão Pedagógica;

 FUSP – Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo: Gestão Financeira;

 INEPAD – Instituto de Ensino e Pesquisa e Administração: Parceiro de Educação a Distância (EAD).

Para um maior detalhamento dos papéis das instituições, acesse: http://www.poseadusp.org.br/ .

(2)

Página 2 de 16 1.1. PÚBLICO-ALVO DO CURSO

O público do programa Inovação e Gestão EAD – USP constitui-se de graduados que se interessem na compreensão e proposição de programas em EAD.

Para profissionais atuantes em instituições de ensino e também para profissionais de empresas públicas e privadas atuantes em área de formação, treinamento, capacitação em organizações de todos os portes, será uma grande oportunidade de verificar e debater o pensamento de profissionais reconhecidos por seu profundo conhecimento conceitual em EAD e melhores práticas implementadas em diversos programas e organizações.

1.2. AOS CANDIDATOS

Para assegurar a idoneidade, transparência e boa condução do processo seletivo, caberá:

a. A(o) Candidato(a)

i. Ponderar quanto a: conteúdo programático do curso, sua disponibilidade de tempo para estudo, formação acadêmica, conhecimentos mínimos de informática, acesso à Internet; disciplina, perseverança, pacto familiar, organizando uma nova rotina que considere a necessidade de investimento de tempo domiciliar aos estudos, dentre outros;

ii. Estar ciente das datas e horários referentes à realização das etapas do processo seletivo: Estudo de Caso online, Entrevista online, envio de Currículo e envio de documentos;

iii. Estar ciente da necessidade de acesso estável à Internet de velocidade mínima de 512 kbps, que deverá estar totalmente dedicada à realização do processo seletivo. O (a) candidato (a) não

(3)

Página 3 de 16

deve utilizar Internet móvel (3G) devido à instabilidade deste tipo de serviço.

iv. O candidato deverá realizar a prova sem qualquer tipo de auxílio de conteúdo por terceiros.

1.3. A COORDENAÇÃO

a. A coordenação do programa faculta-se a escolha pela viabilização do curso, que deverá garantir a quantidade mínima de 160 participantes pagantes.

b. Selecionar, contratar e gerenciar toda a equipe técnica e de professores envolvidas na realização do processo seletivo.

c. Executar o processo seletivo a distância em três etapas: i. Estudo de Caso online

ii. Análise de Currículo

iii. Entrevistas Individuais online

Estas etapas serão detalhadas neste Edital.

Os casos omissos que possam surgir durante a execução deste processo seletivo serão avaliados pela comissão de Coordenação do curso.

2. INSCRIÇÕES PARA O PROCESSO SELETIVO

O período de inscrição para participar do Processo Seletivo a Distância, para preenchimento de duzentas (200) vagas da 1ª Turma da Especialização Lato Sensu em Inovação e Gestão EAD USP, bem como as datas de cada etapa do processo seletivo e da divulgação dos aprovados estão descritos no Cronograma do Processo Seletivo disponível em http://www.poseadusp.org.br/.

(4)

Página 4 de 16

3. DOCUMENTAÇÃO PARA INSCRIÇÃO

Para participação do processo seletivo, os candidatos devem remeter

cópias autenticadas dos seguintes documentos:

 Diploma de Graduação em Curso Superior, ou Curso Superior de Tecnologia (não serão aceitos diplomas de Cursos Sequenciais). A instituição e o curso precisam ser reconhecidos pelo MEC;

o O ano de conclusão da graduação deve ser anterior à data início do curso.

 RG (não será aceito CNH, por possuir prazo de validade);  CPF (não será aceito CNH, por possuir prazo de validade);

Devem ser enviados junto com os documentos autenticados, somente cópia simples (não é necessário autenticação):

o Certidão de Nascimento, ou Certidão de Casamento;

o Histórico Escolar da Graduação (este documento deve conter a assinatura dos responsáveis pela instituição).

Os documentos devem ser enviados para:

INEPAD – Instituto de Ensino e Pesquisa em Administração A/C Secretaria MBA USP

Rua Marechal Rondon, 571 - Jardim América Ribeirão Preto – SP - CEP: 14.020-220

O prazo máximo para envio dos documentos está informado no Cronograma do Processo Seletivo.

4. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS SOBRE A INSCRIÇÃO

4.1. A seguir descreve-se o processo de inscrição para participação do Processo Seletivo:

(5)

Página 5 de 16

4.1.1. As inscrições deverão ser efetuadas pelo requerente no portal www.poseadusp.org.br, onde deverá ler todas as informações referentes ao curso.

4.1.2. O aluno deverá preencher corretamente a ficha de inscrição e deverá também preencher corretamente todos os dados solicitados, sendo responsável por dados fornecidos erroneamente e/ou que não sejam verdadeiros.

4.1.3. Todos os aceites clicados no portal são registrados e se configuram como assinatura eletrônica do candidato, registrando sua concordância com os termos apresentados no portal e a concordância com este Edital.

4.1.4. Após efetuar sua inscrição, o candidato receberá um e-mail em até 48 horas (em dias úteis), enviado pelo remetente secretaria@poseadusp.org.br informando dados para pagamento de sua taxa de inscrição no processo seletivo no valor de R$ 90,00 (noventa reais) em favor da FUSP. Atente para o fato de que você deverá utilizar a opção de depósito identificado. Para identificação do depósito deve-se utilizar o seu CPF.

4.1.4.1. Atenção: observe se este e-mail não foi direcionado a caixa de spam, ou lixo eletrônico, do seu e-mail.

4.1.5. A partir do dia 25 de março de 2013 o ambiente virtual da seleção estará aberto para acesso pelos candidatos que efetuaram o pagamento da inscrição, onde se darão as demais fases do processo seletivo.

4.1.6. No primeiro acesso ao portal do processo seletivo, o candidato deverá atualizar os dados solicitados corretamente, sendo responsável por dados fornecidos erroneamente e/ou que não sejam verdadeiros.

4.1.7. O candidato deverá ficar atento ao e-mail informado na inscrição, pois é por meio dele que a coordenação entrará em contato.

4.1.8. A Coordenação do Processo Seletivo efetuará processos de validação dos dados dos candidatos aprovados.

4.1.9. As cidades-polos destinadas para realização das provas presenciais do curso serão confirmadas desde que sejam preenchidas, no mínimo, 15 vagas em cada cidade.

(6)

Página 6 de 16

4.1.10. Os candidatos deverão informar e-mails válidos (pessoal e profissional) aos quais tenham acesso diário. A Coordenação do certame entrará em contato com os candidatos via e-mail e/ou telefone quando avaliar como necessário.

4.1.11. As datas previstas no cronograma referente ao Processo Seletivo e início do curso podem ser alteradas por motivos de força maior e/ou questões administrativas.

4.1.12. Caso aconteça o adiamento do curso e/ou processo seletivo, o aluno que desejar cancelar a inscrição, poderá ser ressarcido no valor de R$

90,00 (noventa reais), referente ao pagamento da taxa de inscrição.

5. PROCESSO DE SELEÇÃO

5.1. Do Processo Seletivo

5.1.1. Obedecidos aos critérios definidos no público-alvo, somente serão aceitos para inscrição no curso, portadores de diploma de graduação, ou Curso Superior de Tecnologia, de instituição e curso reconhecidos pelo MEC.

5.1.1.1. Não serão aceitos diplomas de Cursos Sequenciais.

5.1.1.2. Graduados em instituições estrangeiras, deverão apresentar cópias simples acompanhadas dos originais ou cópias autenticadas dos seguintes documentos:

Brasileiros com Graduação no Brasil ou no Exterior:

a) cédula de identidade;

b) histórico escolar de graduação de validade nacional;

c) diploma devidamente registrado (frente e verso) ou certificado de conclusão de curso superior de graduação de validade nacional, contendo a data da colação de grau a ser realizada até o último dia da matrícula;

(7)

Página 7 de 16

d) diploma de graduação obtidos no exterior deverá estar devidamente visado por Consulado Brasileiro sediado no País onde o documento foi expedido;

e) certidão de nascimento ou de casamento; f) CPF;

Estrangeiros:

a) protocolo do Registro Nacional de Estrangeiros (RNE), a ser providenciado junto à Polícia Federal em tempo hábil que permita sua primeira matrícula;

b) passaporte, inclusive do visto de estudante;

c) diploma de graduação deverá estar devidamente visado por Consulado Brasileiro sediado no País onde o documento foi expedido;

d) certidão de nascimento.

Alunos Estrangeiros de cursos à Distância

a) Cópia do documento de identidade autenticado;

b) Cópia do diploma de graduação devidamente visado por Consulado Brasileiro sediado no País onde o documento foi expedido;

c) Cópia de certidão de nascimento.

Estas informações estão disponíveis em:

http://www5.usp.br/internacional/revalidacao-de-diplomas/

5.2. A seleção será composta, pela resolução de um estudo de caso online, análise de currículo e entrevista individual online. As fases do processo seletivo constam a seguir:

i. Estudo de Caso: 30%; ii. Análise de Currículo: 30%;

(8)

Página 8 de 16 iii. Entrevistas Individuais: 40%.

5.2.1. Portadores de diploma de mestrado e doutorado válidos nacionalmente ficam isentos das fases i e ii, obtendo nota máxima nos dois critérios.

5.3. Os candidatos concorrerão apenas pelas vagas de sua condição:

5.3.1. Cento e oitenta (180) vagas comuns não sujeitas a bolsas; 5.3.2. Vinte (20) vagas destinadas a bolsistas, sendo:

5.3.2.1. Dez (10) vagas destinadas a funcionário USP. O candidato deve comprovar através de envio mensal do comprovante de vínculo trabalhista com a Universidade de São Paulo.

5.3.2.2. Cinco vagas destinadas à bolsistas na melhor idade (idade igual ou maior que 60 anos). O candidato deve comprovar através de envio único de cópias autenticadas de certidão de nascimento e documento de identidade.

5.3.2.3. Cinco vagas destinadas à bolsista baixa renda: rendimentos até dois salários mínimos. O candidato deve comprovar a baixa renda enviando:

o Envio anual da Declaração de IR, mesmo se isento; o Envio mensal de uma cópia da Carteira de Trabalho; o Envio mensal de uma cópia do holerite;

o Envio mensal de declaração de baixa renda, conforme modelo que será disponibilizado aos alunos, devendo ser assinada com firma reconhecida em cartório;

o Caso o candidato seja aprovado e durante a realização do curso tenha seus rendimentos ampliados acima do limite de dois salários mínimos, ele passa a pagar o curso normalmente a partir do mês de ampliação de seus rendimentos.

Estes documentos devem ser apresentados no ato da confirmação da inscrição no processo seletivo, quando é feita a opção para bolsista, para que seja analisada pela Coordenação, sob pena de perder a vaga de bolsista em caso de

(9)

Página 9 de 16

não apresentação da documentação ou não comprovação dos requisitos para permanência como público-alvo.

A concessão de bolsa no caso de baixa renda somente são aplicáveis à pessoa física, que não possuem rendimentos provenientes de: sociedade em pessoa jurídica, aplicações financeiras, ou outras fontes de renda não comprováveis por holerite.

5.3.2.4. O candidato tem a responsabilidade pela apresentação de documentos que comprovem legalmente que ele faz parte do público-alvo das bolsas. Caso seja identificada tentativa de fraude, a Coordenação se reserva o direito de tomar as medidas legais cabíveis.

5.4. Vencidas todas as fases do processo seletivo e prevalecendo empate entre os candidatos, os critérios de desempate são os elencados abaixo, tanto para bolsistas quanto para candidatos às vagas comuns:

5.4.1. Serão consideras as notas dos candidatos na entrevista.

5.4.2. Caso prevaleça o empate na nota de entrevistas, será considerada a maior nota do estudo de caso.

5.4.3. Caso prevaleça o empate até o critério anterior, serão consideradas as notas de currículo dos candidatos.

5.4.4. Prevalecendo empate entre eles será considerada a idade em anos, meses e dias, comprovada documentalmente, sendo privilegiado o candidato mais velho.

5.5. Para que o candidato possa participar do processo de seleção online é necessário que possua acesso à Internet e os computadores em que fizerem prova tenham e instalado o software Acrobat Reader

(www.adobe.com/br/). Da mesma forma, o candidato somente poderá realizar

o curso se também possuir acesso à Internet.

(10)

Página 10 de 16 5.6. Da Resolução de Estudo de Caso

5.6.1. O Estudo de Caso que compõe uma das fases do processo seletivo ficará disponível conforme período informado no Cronograma do Processo Seletivo.

5.6.2. O candidato fará a leitura do caso e escreverá no portal (http://processoseletivo.mbausp.org.br/) sua resolução para as questões propostas.

5.6.3. Serão avaliados: a originalidade, clareza e assertividade das respostas.

5.6.4. Os estudos de casos serão avaliados por professores qualificados e com larga experiência em cursos de pós-graduação lato sensu, presencial e a distância.

5.7. Da Análise de Currículo (Experiência)

5.7.1. O candidato deverá anexar no portal do processo seletivo, seu currículo, destacando suas experiências.

5.7.2. O currículo do candidato deve conter as seguintes informações: 5.7.2.1. Foto digital do candidato

5.7.2.2. Formação Acadêmica 5.7.2.3. Características Pessoais 5.7.2.4. Áreas de Interesse Profissional 5.7.2.5. Experiência Profissional

5.7.2.6. Outras Experiências

5.7.2.7. Junto ao currículo o candidato deve encaminhar uma carta de apresentação de uma página, indicando os motivos de interesse para realização do curso.

5.7.3. Os currículos serão avaliados por professores qualificados e com larga experiência em cursos de pós-graduação lato sensu, presencial e a distância.

(11)

Página 11 de 16 5.8. Da Entrevista Individual

5.8.1. O candidato deverá realizar o agendamento da Entrevista Individual online no portal do processo seletivo, no período indicado no Cronograma do Processo Seletivo, conforme disponibilidade de horários nos dias determinados para esta etapa.

5.8.2. As entrevistas serão realizadas por Skype.

5.8.3. Os candidatos devem, obrigatoriamente, informar seu Skype no portal do Processo Seletivo, após o primeiro acesso, quando devem preencher todos os campos solicitados.

6. DIVULGAÇÃO DO RESULTADO DO PROCESSO DE SELEÇÃO

6.1. A lista de aprovados em 1ª e 2ª chamada será publicada no portal do Processo Seletivo (http://processoseletivo.mbausp.org.br/).

6.2. Cabe ao candidato a verificação de aprovação no processo seletivo. Candidatos que porventura perderem o prazo de matrícula (ver item 8.1.3 e 8.1.4), não terão direito à vaga, que será realocada para candidatos convocados na 2ª chamada do processo seletivo.

7. DOS RECURSOS

7.1. O gabarito oficial do Estudo de Caso será divulgado no portal do Processo Seletivo (http://processoseletivo.mbausp.org.br/), em até cinco dias após a realização da prova.

7.2. O candidato que desejar interpor recursos contra o gabarito oficial da prova disporá de até três dias úteis para fazê-lo, a contar do dia subsequente ao da divulgação desses gabaritos.

(12)

Página 12 de 16

7.3. O candidato deverá encaminhar sua solicitação de recurso para: secretaria@poseadusp.org.br

7.4. O candidato deverá ser claro, consistente e objetivo em seu pleito. O recurso inconsistente ou intempestivo será preliminarmente indeferido.

7.5. As indicações para o procedimento de recurso estarão disponíveis no website do processo seletivo após a divulgação do gabarito oficial.

7.6. Se o recurso interposto resultar em anulação ou impugnação de item integrante de prova, a pontuação correspondente a esse item será atribuída a todos os candidatos.

8. DA MATRÍCULA:

8.1. Do Período de Matrícula:

8.1.1. Alunos aprovados em 1ª ou 2ª chamada deverão realizar a matrícula online pelo portal http://processoseletivo.mbausp.org.br/ no período informado no Cronograma do Processo Seletivo, quando deverão imprimir o contrato e demais documentos, assina-los e enviar para:

INEPAD – Instituto de Ensino e Pesquisa em Administração A/C Secretaria MBA USP

Rua Marechal Rondon, 571 - Jardim América Ribeirão Preto – SP - CEP: 14.020-220

Caso o aluno não tenha enviado a documentação completa no período da inscrição, conforme solicitado no item 3 deste documento, deverá impreterivelmente enviá-la junto com as cópias do contrato e demais documentos

(13)

Página 13 de 16

com data de postagem máxima no Correio, sendo esta a data determinada no Cronograma do Processo Seletivo como data final para realização da matrícula online.

8.1.2. No período determinado para matrícula online, seja 1ª ou 2ª chamada, o aluno deverá pagar a 1°parcela no valor de R$ 491,00.

8.1.3. O aluno aprovado em 1ª chamada não realizar a sua matrícula online, não enviar o contrato e demais documentos e não pagar o valor respectivo à matrícula nos respectivos períodos, conforme Cronograma do Processo Seletivo, não terão direito a vaga, que será realocada para candidatos convocados na 2ª chamada do processo seletivo.

8.1.4. O aluno aprovado em 2ª chamada que realizar a sua matrícula online, não enviar o contrato e demais documentos e não pagar o valor respectivo a matrícula nos respectivos períodos, conforme Cronograma do Processo Seletivo, não terá direito a vaga, que será realocada para o próximo candidato na lista de classificação, até que se completem as duzentas (200) vagas.

8.2. Do Valor do Curso:

8.2.1. O valor da especialização lato sensu em Inovação e Gestão em EAD é de 23 parcelas de R$ 491,00 e uma ultima parcela de R$167,00, totalizando

R$ 11.460,00 (Onze mil quatrocentos e sessenta reais). O curso tem uma taxa

de inscrição no valor de R$90,00, para os aprovados no processo seletivo, que farão parte do corpo discente do curso, o valor da taxa de inscrição será abatido da primeira parcela.

8.3. Das Aulas:

8.3.1. O Início do curso está previsto para: 16 de setembro de 2013.

(14)

Página 14 de 16

8.4.1. O curso possui duzentas (200) vagas, sendo vinte (20) reservadas para bolsistas.

8.5. Política de Isenção:

8.5.1. Há vinte vagas para bolsistas no programa, sendo que dez vagas são destinadas a funcionários USP, cinco vagas destinadas à bolsistas na melhor Idade e cinco vagas destinadas bolsista outros /baixa renda.

Os candidatos a bolsas participarão normalmente do processo seletivo do programa e deverão obter nota igual ou superior a sete (7,00) para terem direito a bolsa.

Havendo mais candidatos que vagas, para cada categoria de bolsista serão consideradas as maiores notas dos candidatos no processo seletivo.

Considerando as notas do processo seletivo e prevalecendo o empate, será considerada a maior nota na entrevista e posteriormente maior nota no estudo de caso. Prevalecendo empate entre eles, será considerada a nota do currículo. Prevalecendo empate entre eles será considerada a idade em anos, meses e dias, comprovada documentalmente.

9. DO CURSO:

9.1. Critérios de Aprovação no Curso

9.1.1. Para que o aluno faça jus ao certificado de especialista, é impreterível que esteja:

 Aprovado nas disciplinas com média final igual ou maior a sete (7);

Aprovado nas disciplinas com frequência online igual ou maior a oitenta e cinco por cento (85%);

(15)

Página 15 de 16 9.2. Dos Certificados

9.2.1. Os alunos aprovados no curso, que atenderam os critérios acima, receberão Certificado de Conclusão de Curso de Especialização Lato Sensu em Gestão em EAD, conforme modelo estabelecido pelo PRCEU USP.

9.2.2. Os cursos de pós-graduação a distância da USP possuem o Nº do Credenciamento junto ao MEC: Portaria nº 654, de 17 de março de 2004, retificada pela Portaria nº 1161, de 14 de junho de 2006.

9.3. Do Corpo Docente

9.3.1. A equipe docente obedece à relação de no mínimo 51% de professores da USP. Dentre os professores do curso, 94,44% são doutores.

9.4. Dos Módulos e do Curso

9.4.1. O curso é formado por módulos com carga horária distribuída conforme abaixo. Cada módulo é divido em disciplinas com carga horária que variam de 31 a 61 horas.

 Projeto EAD - 134 horas;

 Produção de Conteúdo – 246 horas;  Entrega e avaliação de curso – 257

 Trabalho de conclusão de curso – 60 horas

9.4.2. A Comissão de Cultura e Extensão da USP não confere equivalência de crédito para as disciplinas do programa.

10. DISPOSIÇÕES FINAIS

10.1. Ao se inscrever para realizar o processo seletivo a distância, o candidato inscrito declara, tacitamente, que conhece e concorda com as regras do presente regulamento.

(16)

Página 16 de 16

10.2. Os casos omissos que possam surgir durante a execução deste processo seletivo serão avaliados pela comissão de Coordenação do curso.

10.3. Dúvidas que o candidato tenha, ele deve entrar em contato pelo e-mail secretaria@poseadusp.org.br

Tenham todos um bom processo seletivo!

Coordenação

Referências

Documentos relacionados

“organização do sistema”, especialmente no que diz W Ministério da Saúde (MS), das Secretarias Estaduais de Saúde (SES) e das Secretarias Municipais de Saúde (SMS) e

Six samples of Arcobacter spp typed by genotypic tests as Arcobacter cryaerophilus (five strains) and Arcobacter butzleri (one strain) were isolated from cows´ milk of that farm..

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

Segundos os dados analisados, os artigos sobre Contabilidade e Mercado de Capital, Educação e Pesquisa Contábil, Contabilidade Gerencial e Contabilidade Socioambiental

É primeiramente no plano clínico que a noção de inconscien- te começa a se impor, antes que as dificuldades conceituais envolvi- das na sua formulação comecem a ser

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação