• Nenhum resultado encontrado

Conteúdo EXIN ª Série

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Conteúdo EXIN ª Série"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Conteúdo EXIN 2016.2

3ª Série

CÁLCULO DE DUAS VARIÁVEIS - Funções de Várias Variáveis: Estudar e conhecer as funções de várias variáveis por meio de um plano de n dimensões em Curvas e superfícies e em Coordenadas cilíndricas e esféricas; Continuidade de uma função de várias variáveis; Máximos e Mínimos de Funções de Várias Variáveis; Derivadas Parciais: Aplicar em situação problema as derivadas parciais estudando seu comportamento graficamente.

ÓTICA, ONDAS E ELETROMAGNETISMO - Oscilações; Ondas Mecânicas: Função de Onda; Velocidade e propagação de uma onda transversal; Energia; Interferência; Superposição. Ressonância. Ondas estacionárias; Som e acústica: Ondas sonoras. Velocidade do som nos materiais. Ressonância e som. Efeito Doppler. Ótica: Natureza e Propagação da Luz. Ótica Geométrica: Refração e Reflexão, Difração. Ondulatória. Tipos e propriedades das ondas. Deslocamento e energia das ondas. Superposição de ondas e ressonância. Ótica: características e propriedades da luz. Ondulatória. Tipos e propriedades das ondas. Deslocamento e energia das ondas. Deslocamento e energia das ondas. Ótica: características e propriedades da luz.

QUÍMICA GERAL E EXPERIMENTAL - O papel da química na sociedade e a Importância da Química para a engenharia; Metodologia Científica; Química e a Questão Ambiental; Classificação da Matéria; Estados Físicos da Matéria (Forças Intermoleculares e Propriedades Físicas: PE, PF, d etc.); As Transformações da Matéria e a Leis da Conservação de Massa e energia. O Conceito de Mol; Composição Centesimal; Fórmulas Empíricas e Moleculares; Classificação das Reações Químicas e o Balanceamento de Equações Químicas; Cálculos Estequiométricos; Rendimento Teórico das reações químicas; Balanceamento de Reações e Identificação de Agentes Oxidantes e Redutores. Exemplos de Células Eletrolíticas, Pilhas Galvânicas e Pilhas de Concentração; Potenciais de Redução; Previsão da Espontaneidade de Reações de Oxi-Redução; corrosão; eletrólise.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS - Uma visão geral sobre os tipos de materiais com aplicações nos campos das engenharias. Estruturas cristalina e amorfa. Defeitos cristalinos.

4ª Série

Conhecimentos gerais; Assuntos acumulativos de séries anteriores;

ARGAMASSAS E CONCRETOS - Agregados, aglomerantes, aditivos e adições; Definição e classificação das Argamassas e concretos; Propriedades das Argamassas e Concretos; Estado fresco e Endurecido;

(2)

ESTUDOS TOPOGRÁFICOS E CARTOGRAFIA - Conceitos básicos do estudo da topografia; NBR 13133 – Execução de levantamento topográfico: objetivos, aplicações e equipamentos. Erros de levantamentos topográficos e correção dos mesmos. Orientação: calculo de rumos, azimutes e declinação magnética; Curvas de nível e perfil topográfico; Escalas; Superfícies de referência.

MECÂNICA DOS FLUIDOS - Propriedades físicas dos fluidos. Estática dos fluidos. Dinâmica dos fluidos. Regime variado e permanente. Linhas e tubos de fluxo. Equações da continuidade e da quantidade de movimento. Teorema de Bernoulli.

TÉCNICAS CONSTRUTIVAS - Organização Humana, Competência profissional. Obra Completa. Serviços preliminares - Levantamento topográfico, estudo geotécnico, execução da sondagem e investigação do solo. Locação da obra: Método do Cavalete e Gabarito (tábua corrida). Parâmetros urbanos - Taxa de Ocupação, Coeficiente de Aproveitamento e Taxa de permeabilização. Instalações de canteiros de obras, locações de obras, instalações elétricas e tapumes. Curvas de Nível - Sua importância para movimentações de terra. Movimento de terra - Terraplanagem, aterros e escavações; proteções e escoramentos.

5ª Série

Conhecimentos gerais; Assuntos acumulativos de séries anteriores;

CONSTRUÇÃO CIVIL II - Planejamento e Ciclo PDCA; conceitos e Informações gerais sobre contra piso; Projetos de referência para execução de um contra piso; Bases para recebimento de um contra piso; Passo a passo para execução de um contra piso; Juntas no contra piso;

ESTABILIDADE DAS CONSTRUÇÕES I - Princípios fundamentais de produtos escalares e vetoriais - Lei dos Senos, Lei dos Cossenos e Regra do Paralelogramo. Trabalhar os sistemas de forças coplanares e operações vetoriais que envolvam a adição e subtração de vetores além do vetor posição e produto escalar. Estática dos corpos rígidos através das condições de equilíbrio do ponto material em duas e três dimensões. Momento de uma força pela formulação escalar, vetorial e em relação a um eixo específico. Diagrama de corpo livre das estruturas e trabalhar sistemas equivalentes de cargas concentradas e distribuídas.

MECÂNICA DOS SOLOS E GEOTECNIA - Principais propriedades das rochas para uso na Engenharia Civil. Introdução ao estudo dos solos: Tipos, propriedades, classificação e aplicação como material de construção. Identificação dos solos através de ensaios: Granulometria por peneiramento; Granulometria por sedimentação; Limites de consistência: Limite de liquidez, Limite de plasticidade, Limite de contração. Índices físicos. Condutividade hidráulica dos solos – permeabilidade, Capilaridade e percolação nos solos.

SEGURANÇA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE - Fundamentos em Segurança do Trabalho/ Definições importantes; Legislação aplicada à Segurança do Trabalho – Normas

(3)

Regulamentadoras (NRs); Identificação e controle dos riscos ambientais; Características peculiares do trabalho na indústria da construção civil; Fatores que contribuem para o acidente na construção civil / Indenizações acidentarias; Canteiros de obras – organização do layout (áreas de vivência).

6ª Série

Conhecimentos gerais; Assuntos acumulativos de séries anteriores;

ECONOMIA APLICADA A ENGENHARIA - Técnica do Orçamento. A Economia da construção. Conceitos e Tipos de Orçamento. Estudo da Mão de Obra. Estudo das Perdas dos Materiais. Encargos Sociais. BDI - Bonificação e Despesas Indiretas. especificações técnicas, cronogramas, Memorial descritivo de obras. Elaboração de orçamentos. Composição de Preços Unitários. Licitação de Obras Públicas: Proposta de preços.

ESTABILIDADE DAS CONSTRUÇÕES II - Vigas hiperestáticas contínuas: Introdução da análise estrutural e métodos de resolução. Método da equação dos três momentos e método das forças. Diagramas de momento fletor e esforço cortante.

ESTUDOS HÍDRICOS - Revisão de Mecânica dos Fluídos: Conceitos Fundamentais, Propriedades dos Fluidos, Análise Dimensional, Estática dos Fluidos e Dinâmica dos Fluidos. Estudo dos Orifícios: Conceito, importância, classificação, tamanhos, determinação de vazão e seu uso nas instalações hidráulicas. Bocais, tipos, determinação de vazão. Estudo dos Vertedores: Conceito, importância, classificação, tamanhos, determinação de vazão e seu uso nas instalações hidráulicas. Bocais, tipos, determinação de vazão. Escoamento em Condutos Forçados (Sifões): Conceito, objetivo, Regimes de Escoamento dos Fluidos, classificação, importância e aplicação as instalações hidráulicas mais comuns. Cálculo de Tubulações sob Pressão. Experiência de Reynolds. Perdas de Carga. Sistemas de Recalque. Determinação do Fator de atrito “f” no escoamento em Regime Turbulento. Balanços globais e diferenciais de quantidade de movimento. Escoamento em Condutos Livres. Bombas Hidráulicas. Propriedades mecânicas dos materiais; Tração, compressão e cisalhamento, e suas aplicações. Transformação de tensão e deformação - estado de tensões.

RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS - Propriedades mecânica dos materiais; Tração, compressão e cisalhamento, e suas aplicações. Transformação de tensão e deformação - estado de tensões.

7ª Série

(4)

ECONOMIA APLICADA A ENGENHARIA - Juros Simples; Juros Compostos. Taxa de Juros. Equivalência de Capitais. Séries Uniformes.

ESTRUTURA DE CONCRETO ARMADO I - Materiais concreto e aço e do projeto estrutural. Definição e os elementos construtivos que envolvem os elementos estruturais de concreto e do aço. Propriedades dos materiais: concreto e aço. Características do concreto fresco e endurecido (Características mecânicas e reológicas). Cargas e esforços atuantes nas estruturas de concreto armado conforme normas em vigor. Elementos estruturais: lajes, vigas e pilares (elementos lineares e de placa/chapa). Tipos de lajes estruturais mais usuais no Brasil, discutindo cuidados na escolha e no dimensionamento, ressaltando as lajes maciças. Composição de carregamentos nas estruturas lineares e de placa/chapa(lajes, vigas e pilares) enfocando a normas. Cuidados para os critérios de dimensionamento dos elementos estruturais, tais como: dimensões mínimas das seções de aço e concreto, taxa de armadura, distribuição das armaduras, compatibilização entre os momentos, decalagem e as deformações e tensões atuantes e etc.

ESTRUTURA METÁLICA E DE MADEIRA - Materiais usados em estruturas metálicas e suas propriedades; Cálculo de cargas e esforços devido ao vento; Dimensionamento de elementos estruturais à tração, compressão e flexão. Ligações com parafusos e solda. Contraventamento.

INFRAESTRUTURA VIÁRIA II - Principais Normas do DNIT; Execução de terraplenagem; Materiais utilizados em Rodovias (solos, agregados e ligantes); Equipamentos e ferramentas utilizadas em terraplenagem; Corte e aterro, inclusive as Normas Técnicas a respeito do assunto.

INSTALAÇÕES PREDIAIS - Instalações prediais de água fria (NBR-5626/98) - Introdução, generalidades, terminologia, dados para projeto. Instalações prediais de água fria - dimensionamento dos encanamentos, reservatórios e bombas de recalque. Instalações sanitárias - Introdução, terminologia e simbologia. Instalações sanitárias - dados para projeto, despejos em regiões não servidas por redes de esgoto (dimensionamento de fossa e sumidouro). Instalações pluviais.

8ª Série

Conhecimentos gerais; Assuntos acumulativos de séries anteriores;

ESTRUTURA DE CONCRETO ARMADO II - Durabilidade, segurança e materiais das estruturas de concreto armado. Introdução às estruturas de concreto armado. Métodos simplificados e métodos numéricos para o dimensionamento das estruturas de concreto armado. Detalhamento de pilares, cálculo e detalhamento das armaduras de flexão, cobrimento da armadura, prescrições da NBR-6118. Métodos simplificados e métodos numéricos para o cálculo de escadas usuais de concreto armado.

FUNDAÇÕES E OBRAS DE CONTENÇÕES - Fundações: Definições. Tipos de fundações. Requisitos para seleção do tipo de fundação a ser aplicado. Fundações superficiais:

(5)

Tipos. Características. Classificação. Requisitos de norma. Interação solo estrutura. Tensões admissíveis. Dimensionamento estrutural de fundações superficiais: bloco, sapata isolada, sapata corrida. ]

INSTALAÇÕES DE COMBATE À INCÊNDIO E GÁS - Objetivos do projeto de contra incêndio nas edificações e o círculo da proteção contra incêndios em edificações. Medidas de proteção no projeto de edificações. Normas e legislações de proteção contra incêndios. Classificação das edificações e a dinâmica do fogo. Isolamento de risco e as saídas de emergência. Sistemas de extintores de incêndio. Sistemas de hidrantes e mangotinhos e de chuveiros automáticos. Sistemas de hidrantes e mangotinhos e de chuveiros automáticos.

SANEAMENTO AMBIENTAL E SAÚDE - Ensaios de caracterização da qualidade da água. Sistemas de Esgotamento Sanitário: Fossa séptica, sumidouro, vala de filtração e vala de infiltração. Sistemas de Esgotamento Sanitário: ligações domiciliares de esgoto, rede coletora, estação elevatória, emissário e estação de tratamento de esgoto.

SEGURANÇA DO TRABALHO E ERGONOMIA - Fundamentos em Segurança do Trabalho / Definições importantes; Legislação aplicada à Segurança do Trabalho – Normas Regulamentadoras (NRs); Identificação e controle dos riscos ambientais; Características peculiares do trabalho na indústria da construção civil; Fatores que contribuem para o acidente na construção civil / Indenizações acidentarias; Canteiros de obras – organização do layout (áreas de vivência).

9ª Série Conhecimentos gerais;

TÓPICOS ESPECIAIS EM ENGENHARIA CIVIL I - Técnica do Orçamento. Economia da construção. Conceitos e Tipos de Orçamento. Estudo da Mão de Obra. Estudo das Perdas dos Materiais. Encargos Sociais. BDI - Bonificação e Despesas Indiretas. Especificações técnicas, cronogramas, Memorial descritivo de obras.

TRATAMENTO DE ÁGUAS, ESGOTOS E RESÍDUOS SÓLIDOS - Dimensionamentos de Sistemas de Tratamento de Água para o consumo humano.

CONHECIMENTOS ACUMULATIVOS - Técnicas construtivas para execução de revestimentos internos e externos de reboco de parede com argamassa. Execução de contra pisos. Durabilidade do concreto e suas características físicas. Confecção do concreto simples: Preparo e Métodos de Dosagens. Cura do concreto. Características específicas do concreto armado. Técnicas de concretagem. Instalações elétricas prediais. Instalações prediais hidráulicas e sanitárias. Tipos de cimento e suas aplicabilidades. Aglomerantes, agregados e aditivos. Estática das estruturas: Classificação quanto a estática, resistência e geometria. Segurança e saúde no trabalho na construção civil (NR18). Organização do canteiro de obras.

(6)

10ª Série

Conhecimentos gerais;

GERÊNCIA E ADMINISTRAÇÃO DE OBRAS - Obra completa - processos - atividades - tarefas - estações de trabalho. Processos da construção civil que deverão ser controlados. Ferramentas para gerenciamento e controle de processos. Liderança - conceito e importância para desenvolvimento de um empreendimento. Planejamento - Ciclo PDCA como instrumento para a melhoria do processo. Projetos - fases de um projeto - gestão e acompanhamento. Projeto arquitetônico - Importância para o desenvolvimento da obra.

PATOLOGIA E RECUPERAÇÃO DE EDIFICAÇÕES - Conceitos sobre Patologias e suas manifestações na construção civil; Apresentação de Normas Técnicas da ABNT a respeito do assunto; Apresentação das principais Patologias e suas manifestações; Conceituar e discutir as Patologias e suas manifestações na construção civil;

CONHECIMENTOS ACUMULATIVOS - Técnicas construtivas para execução de revestimentos internos de reboco de parede com argamassa. Execução de contra pisos. Durabilidade do concreto e suas características físicas. Confecção do concreto simples: Preparo e Métodos de Dosagens. Cura do concreto. Características específicas do concreto armado. Técnicas de concretagem. Instalações elétricas prediais. Instalações prediais hidráulicas e sanitárias. Tipos de cimento e suas aplicabilidades. Aglomerantes, agregados e aditivos. Estática das estruturas: Classificação quanto a estática, resistência e geometria. Segurança e saúde no trabalho na construção civil (NR18). Organização do canteiro de obras.

Referências

Documentos relacionados

O primeiro estudo de caso é o centro cultural de Pomerode, localizado na região do Vale do Itajaí, no estado de Santa Catarina.. Esta edificação possui forte

Para o desdobramento sistemas de manejo dentro de doses de boro via foliar foi possível constatar aumento linear na porcentagem de plântulas normais do teste

Essa área do direito é de suma importância no que diz respeito à proteção do empregado e dos autônomos, pois, após tanto tempo de trabalho, é por meio da providência social que

O empregado terá direito ao Seguro contra acidente do trabalho (SAT) em caso de acidente e/ou doença ocupacional (profissional ou do trabalho) independentemente dos

A seguir, conheceremos como foi a evolução do Direito do Trabalho no Brasil, quais as leis que previam direitos e deveres tanto ao empregado quanto ao empregador.. Com a

O conforto térmico obtido no caso, deve ser pela redução do calor latente. Já que o fluxo de ar não tem velocidade alta para causar sensação de resfriamento na forma de

Sob o ponto de vista prevencionista, causa de acidente é qualquer fato que, se removido a tempo, teria evitado o acidente. Os acidentes são evitáveis, não surgem por acaso

Sob o ponto de vista prevencionista, causa de acidente é qualquer fato que, se removido a tempo, teria evitado o acidente. Os acidentes são evitáveis, não surgem por acaso