• Nenhum resultado encontrado

ILUSTRÍSSIMO (A) SENHOR (A) PREGOEIRO (A) DA COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO DO SESI/SENAI PARANÁ

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ILUSTRÍSSIMO (A) SENHOR (A) PREGOEIRO (A) DA COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO DO SESI/SENAI PARANÁ"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

ILUSTRÍSSIMO (A) SENHOR (A) PREGOEIRO (A) DA COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO DO SESI/SENAI – PARANÁ

Ref: Pregão Presencial Nº 892/2016

Senhora Pregoeira,

VERT SOLUÇÕES EM INFORMÁTICA LTDA., pessoa jurídica inscrita no CNPJ/MF sob o nº 02.277.205/0001-44, com sede no SHS, Quadra 06, Conjunto A, Bloco A, Salas 402, 403 e 404, Centro Empresarial Brasil 21, CEP 70322-915, Asa Sul, Brasília/DF, já qualificada nos autos, vem à presença de V. Sa., a seguir doravante designada somente como VERT, apresentar:

CONTRARRAZÕES

Em face do recurso administrativo apresentado pela licitante AVNET TECHNOLOGY SOLUTIONS LTDA., doravante designada somente como Avnet ou recorrente, pelos fatos e fundamentos a seguir aduzidos:

I.FATOS

Trata-se de Pregão Presencial, do tipo menor preço, cujo o objeto é a aquisição de solução de armazenamento de dados de alto desempenho (storage all flash) composta unicamente por dispositivos baseados na tecnologia Flash.

Em 24/11/2016 às 14h00, abriu-se a sessão pública com o comparecimento das empresas Servix Informática Ltda., Avnet Technology Solutions Brasil Ltda., e Vert Soluções em Informática Ltda.

A licitante Servix Informática Ltda., foi devidamente descredenciada do certame pelo ferimento do Item 3.3, Alínea A, do edital (Representante da empresa sem

(2)

Após a análise dos documentos de natureza técnica as licitantes Avnet e Vert foram consideradas aptas a participarem da fase de lances. Ato contínuo, a Avnet arrematou do objeto do certame no valor de R$ 965.000,00.

Em seguida abriu-se o envelope de habilitação da empresa arrematante e os documentos foram vistados pela Pregoeira, equipe técnica de TI, equipe de apoio e demais presentes, ocasião em que a Pregoeira proferiu a seguinte decisão:

A Pregoeira no ato da Habilitação identificou que a empresa AVNET

TECHNOLOGY SOLUTIONS BRASIL LTDA não apresentou os

documentos exigidos no Edital conforme anexo II. Portanto restou inabilitada, pelo não cumprimento do item 5.4 “n” e 5.8 do Edital. Dando prosseguimento ao Pregão, com base no item 6.6 do edital a Pregoeira convocou o 2º colocado na fase de lances para negociação onde obteve o valor total unitário de R$ 965.000,00 (Novecentos e Sessenta e Cinco

Mil Reais) da proponente VERT SOLUÇÕES EM INFORMÁTICA LTDA.

(sic)

Dessa forma, o que depreende da decisão administrativa de inabilitação da Avnet, é que de fato houve a observância das regras contidas no edital por parte da Pregoeira.

A partir do momento em que a Avnet não observou as regras contidas no instrumento convocatório, mantê-la habilitada se configuraria em verdade lesão à isonomia.

Ademais o próprio poder judiciário já se manifestou acerca da observância ao princípio do instrumento convocatório, nesses termos:

Ementa:

"ADMINISTRATIVO. MANDADO DE SEGURANÇA. PREGÃO

ELETRÔNICO. PRINCÍPIO DA VINCULAÇÃO AO EDITAL DE

LICITAÇÃO. 1. Sobre o assunto, deve ser prestigiado o princípio

da vinculação ao edital de licitação, interpretado este como um todo, de forma sistemática. Desta maneira, os requisitos estabelecidos nas regras editalícias devem ser cumpridos fielmente, sob pena de inabilitação do concorrente, nos termos do art. 43, inciso IV, da Lei nº 8666/93. (...)"

(TRF4, AC 5024027-24.2012.404.7200, Terceira Turma, Relator p/ Acórdão Fernando Quadros da Silva, D.E. 16/12/2013)

(3)

Ementa:

MANDADO DE SEGURANÇA. ADMINISTRATIVO. LICITAÇÃO. PRINCÍPIO DA VINCULAÇÃO AO EDITAL. ISONOMIA ENTRE

CONCORRENTES. CRITÉRIOS ADMINISTRATIVOS.

DISCRICIONARIEDADE. DESPROVIMENTO DO AGRAVO RETIDO E DA APELAÇÃO.

1. O impetrante não apresentou, na época própria, o documento exigido pela regra editalícia. Não há, por outro lado, qualquer demonstração de que a exigência seja descabida. O que restou demonstrado é que o impetrante, por desatenção, deixou de respeitar as regras do edital, pretendendo agora afastá-las sob o argumento de formalismo extremo.

2. Por outro lado, o fato da CEF ter, em outro certame, aceitado o referido documento, não traz a consequência pretendida pela impetrante, na medida em que descumprida, efetivamente, a integralidade da exigência técnica à comprovar a experiência, não vinculando, portanto, a instituição licitante.

3. A dispensa da exigência para o impetrante, como requer, também implicaria em quebra à isonomia entre os licitantes, razão pela qual resta afastado o fumus boni iuris.'

4. O Ministério Público Federal bem ponderou (evento 17) que 'o procedimento licitatório está disciplinado pela Lei n. 8.666/93. Segundo esse diploma legal, a licitação possui diversas fases que devem ser respeitadas e cumpridas rigorosamente. Nesse sentido, entende-se que o edital contém as regras fundamentais do procedimento licitatório, regulamentando as exigências impostas aos interessados e à Administração, estabelecendo as normas procedimentais que serão adotadas.

5. Agravo retido e apelação desprovidos.

(TRF4, 3ª Turma, AC nº 5033174-29.2011.404.7000, Rel. Des. Federal CARLOS EDUARDO THOMPSON FLORES LENZ, D.E. 26/01/2012)

Cumpre enfatizar que a observância do edital não configura apenas uma gama de exigências formais. É o instrumento convocatório que se encontram inseridas as condições determinantes para assegurar a segurança jurídica de toda a coletividade, que será a real beneficiada pelos serviços licitados.

Dessa forma, se o edital estabeleceu determinados critérios de julgamento, e se tais não foram atendidos pela Avnet, conforme demonstrado, não há como se atribuir tratamento diferenciado à licitante.

(4)

O Tribunal de Contas da União – TCU que fiscaliza o “Sistema S” também já se pronunciou acerca da escorreita observância das regras contidas no edital, nesses termos:

Ementa

PRESTAÇÃO DE CONTAS SIMPLIFICADA. EXERCÍCIO DE 2005. IRREGULARIDADES DA ÁREA DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL E CONTROLE DE VEÍCULOS. CONTAS IRREGULARES DE ALGUNS RESPONSÁVEIS, REGULARES COM RESSALVA DE OUTROS E REGULARES COM QUITAÇÃO PLENA DOS DEMAIS GESTORES. 1. Segundo reiterada jurisprudência do TCU, os entes privados qualificados por força de lei como serviços sociais autônomos não integram a Administração Pública federal, condição essa que, todavia, não os exonera do dever de balizar sua gestão pelos princípios fundamentais do regime jurídico administrativo assentado na Constituição Federal. 2. O descumprimento de regras substanciais previstas nos editais configura frustração ao caráter público do certame e violação aos princípios constitucionais da legalidade, da isonomia, da impessoalidade, da moralidade e da vinculação ao instrumento convocatório, além de impor a nulidade das respectivas contratações. 3. Por força dos princípios constitucionais aplicáveis à Administração, deve a Entidade integrante do "Sistema S" identificar os seus veículos, na parte externa, com o logotipo da instituição, de modo a conferir maior transparência aos seus bens e a permitir o controle exercido diretamente pela sociedade. (TCU 01536820069, Relator: MARCOS BEMQUERER, Data de Julgamento: 03/02/2009)

Dessa forma não de se falar em ilegalidade no ato de inabilitação da Avnet, mesmo porque tolerar o lapso da licitante sob o fundamento de eventual “formalismo

exacerbado” contraria a vinculação ao edital e fere a tão prestigiada isonomia no

procedimento licitatório.

Da Ausência de Esclarecimentos e Impugnações do Edital – Preclusão

Outro ponto de extrema importância a se destacar é que é precluso na fase

de recursal discutir cláusulas do edital.

O Edital prevê em seu item 7.1 as condições em que poderiam ser formulados os questionamentos, in verbis:

7.1. Sob pena de decadência do direito, no prazo de 02 (dois) dias úteis anteriores à data fixada para sessão de abertura (consideradas horas úteis das 08hs às 18hs, de segunda-feira a sexta-feira), qualquer pessoa, através de correspondência endereçada à Comissão de Licitações do Sistema FIEP, fax ou e-mail constantes no ANEXO II, poderá solicitar esclarecimentos ou impugnar o presente edital.

(5)

Além disso existe posicionamento pacífico no âmbito dos tribunais pátrios de que os licitantes dispõem dos institutos de pedidos de esclarecimento e impugnações do edital para questionar eventuais cláusulas editalícias. Vejamos:

Ementa

LICITAÇÃO. INFORMÁTICA. CONTRATAÇÃO DE

PROGRAMADORES. PONTUAÇÃO POR NÚMERO DE

PROGRAMADORES COM REGISTRO EM CARTEIRA DE TRABALHO. PRETENSÃO DA LICITANTE DE ATRIBUIÇÃO DA MESMA PONTUAÇÃO AOS ANALISTAS DE SISTEMAS. IMPOSSIBILIDADE. IRRELEVÂNCIA DO ARGUMENTO DE GRADUAÇÃO SUPERIOR DOS ANALISTAS. AUSÊNCIA DE IMPUGNAÇÃO AO EDITAL NO MOMENTO OPORTUNO. 1. "Sendo o procedimento licitatório divido em etapas (editalícia, habilitatória, julgadora e adjudicatória) e contendo cada qual os mecanismos respectivos de impugnação, opera-se a preclusão quando se discute matéria que deveria ser tratada em fase anterior" (TRF1, AMS 0026745-37.2000.4.01.3400/DF, Juiz Federal Urbano Leal Berquó Neto (Conv.), DJ p.130 de 10/06/2003. 2. Além de serem distintas as funções/atribuições dos analistas de sistema e dos programadores, e o edital expressamente ressaltar a impossibilidade dessa comparação em norma não impugnada pela autora, o só fato de um analista, por ser mais graduado, poder desempenhar a função de programador, não implica que o faça melhor ou de forma mais apropriada, o que afasta a alegação de ser ilegal e injusto o critério de pontuação, por quantitativo de programadores, atribuído pela CEF e referendado pela sentença. 3. Apelação da autora não provida, prejudicado o

agravo retido. (TRF-1 - AC: 200234000149991 DF 2002.34.00.014999-1, Relator:

JUIZ FEDERAL OSMANE ANTONIO DOS SANTOS, Data de Julgamento: 13/08/2013, 2ª TURMA SUPLEMENTAR, Data de Publicação: e-DJF1 p.304 de 03/09/2013)

Assim torna-se descabida as alegações da Avnet de que: “Ocorre que o item

5.4, “n” do Edital é extremamente genérico” e “Ao analisar a alínea “n”, imagina-se que o “Anexo II” seja um documento preciso, todavia, ao verificar o conteúdo do “ANEXO II”, constata-se que ele também é extremamente genérico” (sic).

Anota-se que a regra editalícia não foi objeto de impugnação por parte da Recorrente. Por essa razão, então, a caracterização de descumprimento de requisito objetivo é inquestionável, agindo a Avnet na contramão da redação clara do instrumento convocatório e restando preclusa a discussão que a Recorrente agora propõe.

Da Ausência de Vantajosidade da Proposta da Avnet

Após a convocação da Vert para apresentar seus documentos de habilitação e sua proposta de preços, a Pregoeira procedeu com negociação para a obtenção de desconto, ocasião em que a Vert igualou sua proposta de preços no mesmo patamar de R$ 965.000,00 (Novecentos e Sessenta e Cinco Mil Reais).

(6)

Dessa forma, não existe eventual vantajosidade passível de reformar a decisão anteriormente prolatada.

Da Violação aos Princípios da Proporcionalidade e Razoabilidade

No que tange a violação dos mencionados princípios, não há como se atribuir à Administração inobservância de princípios por lapso da licitante, que conhecendo previamente as regras do jogo, deveria manter sua documentação devidamente acondicionada dentro dos envelopes, tal como fez a Vert.

Eventual reforma de decisão administrativa com base nesse fundamento, desprestigia a licitante que agiu dentro das normas e preceitos do certame e favorece aquela que por lapso esqueceu-se de apresentar uma proposta escorreita, o que não pode ser tolerado pela Pregoeira.

II.DO PEDIDO

Ante o exposto, a VERT requer a douta Pregoeira:

O não provimento do Recurso interposto pela AVNET TECHNOLOGY SOLUTIONS LTDA., de forma que seja mantida incólume a decisão que declarou a proposta da empresa Vert Soluções em Informática Ltda., vencedora do certame com a consequente homologação do objeto do certame em seu favor.

Nestes Termos, Pede Deferimento!

Curitiba, 5 de dezembro de 2016.

VERT SOLUÇÕES EM INFORMÁTICA LTDA. Eduardo Motta Gato

Referências

Documentos relacionados

A democratização do acesso às tecnologias digitais permitiu uma significativa expansão na educação no Brasil, acontecimento decisivo no percurso de uma nação em

MATRÍCULA nº 4.540 do 1º CRI de Piracicaba/SP: 01 (UMA) GLEBA DE TERRAS, situada no imóvel denominado “Algodoal”, contendo a área de 53.982,00m², desta cidade, que assim

de lôbo-guará (Chrysocyon brachyurus), a partir do cérebro e da glândula submaxilar em face das ino- culações em camundongos, cobaios e coelho e, também, pela presença

4 Este processo foi discutido de maneira mais detalhada no subtópico 4.2.2... o desvio estequiométrico de lítio provoca mudanças na intensidade, assim como, um pequeno deslocamento

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Como parte de uma composição musi- cal integral, o recorte pode ser feito de modo a ser reconheci- do como parte da composição (por exemplo, quando a trilha apresenta um intérprete

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários