• Nenhum resultado encontrado

Pesquisa revela a opinião dos prepostos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Pesquisa revela a opinião dos prepostos"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

N

o

123

Outubro

Faça o seu cadastro e tenha acesso a descontos mensais,

folha de pagamento, extrato CIAP, prévia de aposentadoria, relação dos

profissionais credenciados e muito mais. Tudo isso sem sair de casa.

www.celos.com.br

Portal da Celos

Empréstimos

com juros baixos

O seu Plano de Saúde

comemora 19 anos

páginas 4 e 5

página 7

Pesquisa revela a

opinião dos prepostos

(2)

O Jornal da CELOS é editado pela Funda-ção Celesc de Seguridade Social e tem circulação dirigida.

Presidente: Ricardo Moritz

Dir. Administrativo-Financeiro: Sary

Reny Köche Alves

Diretor de Seguridade: Remi Goulart Jornalista responsável: Gastão Cassel

(DRT/RS 6166)

Reportagem: Claudio Lucio Augusto Projeto gráfico / Editoração: Quorum

Comunicação

Impressão: Gráfica Agnus Tiragem: 8.000 exemplares Distribuição gratuita

Correspondência para Av. Hercílio Luz, 639, sala 702 - Florianópolis / SC Fone: (48) 3221-9600 - Fax (48) 3221-9696

ED

IT

O

R

IA

L

duvidas@celos.com.br

Este é o e-mail da Celos para esclarecer as dúvidas dos

participantes. Use este serviço. As dúvidas mais freqüentes

serão esclarecidas no Jornal da Celos.

cadastro@celos.com.br

Mantenha seu cadastro atualizado através deste e-mail, ou

diretamen-te com os prepostos. Aldiretamen-teração de conta bancária, no entanto, preci-sa ser solicitada por escrito e com cópia do cartão do banco em fun-ção do número da conta. Para os assistidos e pensionistas o período

de alteração da conta bancária é do 1º ao 15º dia de cada mês.

Você também pode enviar suges-tões de histórias para contarmos na página 8. Faça como o parti-cipante Valter Martins de Aguiar, escreva para a gente. Em breve publicaremos a história deste participante. Se você também tem agradecimentos ou críticas a fazer, este é o seu espaço. A cada edição, vamos publicar o seu email ou a sua carta. Apro-veite mais essa oportunidade de participar das edições do Jornal da Celos. Envie seu email para: jornal@celos.com.br ou escreva para Av. Hercílio Luz, 639, sala 702 - Florianópolis / SC, CEP: 88020-000. Estamos esperando por você! Jornal da Celos

EMAIL

Objetivos estão

sendo alcançados

Nesta edição do Jornal da Celos temos dois bons

motivos para comemorar. O primeiro deles é o

re-sultado apresentado na pesquisa realizada com os

prepostos, com um diagnóstico dos serviços

pres-tados por todas as áreas da Celos. Os resulpres-tados

foram bem melhores em comparação ao

levanta-mento anterior. Muitos dos problemas observados

na primeira pesquisa foram solucionados, após a

implantação do planejamento estratégico e a

re-estruturação organizacional da entidade.

Hoje os prepostos têm melhores condições para

desempenhar o seu papel como representantes

regionais. Estaremos sempre em busca da

valo-rização e do reconhecimento deste importante

parceiro da Celos, que desempenha o papel

fun-damental de atender os participantes.

Salientamos a participação de todos os

fun-cionários da Celos para a constante melhoria dos

serviços em busca da excelência no atendimento,

o qual apresentou bons resultados na pesquisa. O

trabalho não pára - estamos apenas começando.

Muitas sugestões foram colhidas nesta pesquisa

e servirão de fio condutor para o aperfeiçoamento

contínuo.

Saúde

O segundo motivo para celebrar é a chegada do

19º aniversário do Plano de Saúde. A Celos tem

investido e trabalhado muito para manter o plano

equilibrado, oferecendo sempre bons serviços. O

cotidiano dos seus participantes e familiares está

mais seguro com os benefícios dos Planos de

Saúde e Odontológico. O Plano é a garantia de

tranqüilidade e qualidade de vida tanto no presente

como no futuro. Parabéns a você!

(3)

A pesquisa identificou as ne-cessidades dos representantes da Celos nas agências regionais e ouviu os prepostos sobre os serviços prestados pelas áreas da Fundação. Também apontou qual imagem o preposto tem da Celos e ainda avaliou o Jornal da entidade como instrumento de comunicação.

No geral os resultados são mui-to bons, pois os problemas que apareceram na pesquisa anterior foram solucionados. O objetivo da Celos de centralizar o atendi-mento em uma única área, está se mostrando uma boa solução. Muitos dos questionamentos são respondidos pela área de atendi-mento, o que evita a sobrecarga das outras divisões. Não é mais preciso falar diretamente com os gerentes, pois os prepostos con-seguem as respostas a partir da

Nova pesquisa

aponta melhorias

Assessoria de Relações com os Participantes.

Os problemas de comunicação entre Fundação e os prepostos foram resolvidos com um atendi-mento mais eficiente, que entende e resolve os problemas. O Portal tem sido uma das ferramentas que mais está auxiliando o atendimen-to dos preposatendimen-tos.

O trabalho da Diretoria é reco-nhecido positivamente. A Funda-ção está cada vez mais transpa-rente. Para os prepostos os bons resultados são reflexos do traba-lho de qualidade da Diretoria. O jornal como meio de comunicação da Fundação melhorou muito. A sugestão é de continuar primando pela linguagem simples para moti-var ainda mais os participantes a lerem o jornal.

3

Diretoria avalia os

resultados da pesquisa

Nas edições número 107 e 108, respectivamente de março e abril de 2004, o Jornal da Celos publicou matéria sobre os resultados da pes-quisa realizada pelo Instituto Lupi & Associados, na qual os participantes ativos e assistidos demonstraram-se satisfeitos com a qualidade dos serviços prestados pela Fundação. No entanto, apesar do alto grau de satisfação, a pesquisa revelou fatores essenciais para melhorar a qualidade do atendimento aos participantes.

Problemas

Na época a pesquisa apontou os fatores que estavam mexendo com o clima motivacional dos funcio-nários da Celos. Foram descritos problemas de comunicação interna e falta de conexão entre as áreas. No atendimento realizado nas agên-cias regionais foram encontradas falhas na relação entre a sede da Fundação e os prepostos, que resultavam em transtornos para o participante.

Mudança

Desde o dia em que esses resul-tados foram divulgados, todas as equipes que compõem os setores da Celos passaram a concentrar-seus esforços para solucionar os problemas e aperfeiçoar ainda mais o atendimento ao participante. A Diretoria da Fundação encomen-dou um levantamento detalhado dos processos internos, avaliando desde a tarefa, até o perfil do em-pregado que vai realizá-la.

Plano de Ação

A partir daí foi traçado um plano de ação focado na excelência do atendimento com um suporte ad-ministrativo qualificado. A Celos fez uma reestruturação organizacional

que permitiu ajustar as funções valorizando o potencial de cada funcionário. As pessoas estavam estressadas por causa da quantida-de quantida-de tarefas. Para mudar essa si-tuação decidiu-se separar as áreas estritamente técnicas daquelas que visam prestar informações.

Atendimento

O atendimento passou a ser exclusi-vo da Assessoria de Relações com os Participantes (ASRP). Desse modo, áreas como a Previdenciária e a Assistencial ganharam mais agi-lidade, podendo também dar uma resposta mais rápida para o partici-pante. A integração e a colaboração de todos têm sido determinantes para o constante aprimoramento

dos processos na Celos.

Futuro

O caminho a seguir daqui em dian-te é o de buscar cada vez mais aperfeiçoar o trabalho da Celos. Segundo o presidente, Ricardo Moritz, os bons resultados se de-vem ao trabalho de todos. “O elogio deve ser feito a todas as áreas, pois todos têm trabalhado pelo objetivo maior da Celos, que é a satisfação de seus clientes”, afirma. Moritz destaca a evolução que houve em comparação à primeira pesquisa. “Conseguimos solucionar muitos dos problemas apresentados ante-riormente”. A Celos está no caminho certo e vai continuar trabalhando para melhorar cada vez mais.

(4)

Já são muitas as histórias de participantes que nos últimos 19 anos puderam contar com o apoio da Fundação Celos através do Plano de Saúde. Criado em 1986, o plano de assistência à saúde representa um amigo nas horas mais difíceis. Os atendimentos realizados pelo Plano no ano de 2004 somam 375 mil entre exames, consultas, serviços de fisioterapia, quimioterapia e internações. O participante está convicto da importância de possuir um plano de as-sistência, mesmo sem estar passando por nenhum problema de saúde.

Antes do Plano Amhor, a Celos mantinha con-vênios direto, com os profissionais para realização de consultas. A Fundação, preocupada em ampliar os benefícios na área da saúde para o participante e sua família, decidiu firmar um contrato com a Unimed Federação, proporcionando a condição de atendi-mentos especializados e disponibilizando coberturas para exames, internações e serviços.

O Plano de Saúde atende aos empregados da Ce-lesc e Celos, sendo estendido aos seus beneficiários. Conforme o Regulamento, possui um atendimento personalizado, pois os funcionários da Celos passam a conhecer o histórico de saúde do usuário, podendo auxiliá-lo com o máximo da atenção que cada caso requer. A cobertura ampla do Plano tem completa assistência à saúde, oferece qualidade e menores custos por usuários.

Registrado na Agência Nacional de Saúde (ANS) o Plano Amhor dá cobertura desde consultas e exames laboratoriais, por imagem e radiografias, até procedi-mentos mais complexos. Os números demonstram a utilização do Plano. Nos primeiros dez meses de 2005, foram realizados entre consultas, exames, serviços complementares e internações 304.901 atendimentos pelo Plano. Registraram-se 3.119 internações, cuja utilização tem cobertura integral dos custos, ou seja, usuário não tem participação. Observa-se uma média de 1.100 autorizações por mês. Segundo a gerente da Divisão de Gestão Assistencial (DVGS), Ruth Dutra Seara, o Plano apresenta coberturas amplas e com custos para o usuário abaixo do mercado.

Plano de Saúde está

comemorando 19 anos

Qualidade

O plano dá direito ao usuário de ser atendido em quarto privativo com acompanhante. As coberturas do plano permitem a realização de cirurgias, trans-plantes, implante de marca-passo, próteses, lente intra-ocular, entre outros. O participante também conta com atendimentos nas áreas de psiquiatria, tratamento ao alcoolismo e às drogas. A gerente Ruth afirma que os procedimentos mudam todos os dias. “Mas na medida do possível o plano absorve as evoluções tecnológicas para bem atender os usuários, respeitando as limitações impostas pela Lei 9.656/98 da ANS e as regras regulamentares.”

Medicamentos

O Plano Amhor cobre 50% dos valores das despe-sas com medicamentos para tratamento de doenças crônicas descontados na folha de pagamento ou através do sistema de reembolso. Essa é uma forma de ajudar no controle dos gastos pessoais para o participante manter a continuidade do tratamento. O benefício se estende também aos beneficiários. Atualmente, a Celos mantém convênio com 133 farmácias em todo o estado de Santa Catarina, entre elas a rede SESI e a Catarinense .

Cerca de 95% dos

trabalhadores da Celesc

estão inscritos no Plano

de Saúde da Celos.

Pagam mensalidades

para o grupo familiar que

chegam ao máximo a R$

147,05, sendo a menor

contribuição igual a R$

49,03, independentemente

do número de beneficiários,

valores muito abaixo da

média do mercado.

(5)

5

A utilização desnecessária junto com os altos custos de alguns procedimentos médicos causa problemas para o plano de saúde. Se você utilizar o mesmo sapato todos os dias, é provável que em breve tenha de comprar um novo. Com o plano é a mesma coisa, é seu direito utilizá-lo sempre que necessário, mas é importante tomar alguns cuida-dos para manter o equilibrio do Plano:

- Guarde os resultados dos exames para evitar que o médico solicite a realização de exames que já tenham sido feitos. Além disso, essa rotina permite que o médico conheça o seu histórico clínico. - Utilize sempre o Plano de Saúde da Celos. Cada vez que o usuário do plano realiza algum tipo de procedimento, principalmente internação pelo SUS, os valores das despesas realizadas são pagos pela Celos como forma de ressarcimento ao SUS. A devolução ou reembolso da despesa a ANS, ocorre conforme está determinado na Lei 9656 / 98.

Vamos cuidar

do nosso Plano

Plano de Saúde está

comemorando 19 anos

DVGS

Toda a equipe da Celos trabalha para amenizar o desgaste do participante desde o primeiro momento, seja num exame de rotina ou em casos mais delica-dos. A equipe de profissionais da Celos é composta de pessoas qualificadas. O comprometimento de cada um representa um diferencial no atendimento ao participante. A Divisão de Gestão Assistencial (DVGS) oferece toda a atenção e orientação para conduzir os usuários à solução dos problemas de saúde.

Humanização

Conhecer a realidade de cada participante é importante para dar o apoio necessário na hora mais difícil. Foi assim com o advogado da Celesc, hoje aposentado, Roberto Lacerda. Sua esposa, Sylvia, sofria de dores fortes pelo corpo - síndrome de fibrimialgia. Após várias consultas e nenhuma solução, o participante decidiu procurar um trata-mento em São Paulo no Hospital Albert Einstein. “Sou muito grato ao Plano Amhor, pois fomos muito bem atendidos”, afirma. Após 15 dias de tratamento as dores foram cessando e Sylvia pode voltar para casa.

Para internações e

serviços de quimioterapia,

radioterapia, hemodiálise,

fisioterapia e outros

serviços, a cobertura é

integral, sem despesas

para o usuário.

Novo cartão

Este é o novo cartão do Plano Amhor que será utilizado a partir do dia 01/01/2006. O verso do cartão traz em destaque a frase-slogan do plano de saúde da Celos: “Valorize o que é seu: Celos Saúde”. A frase foi criada pelo funcionário da DVGS Renato Carlos Teixeira.

(6)

Empréstimos Celos

Falecimentos

Leonicio A. de O. Alves Joinville -07/09/2005 Hilda Christen Blumenau - 21/09/2005 Manoel Francisco de Souza Florianópolis - 27/09/2005

PRAZO

TAXA LIBERAÇÃO

RENOVAÇÃO

EXCEÇÃO: DIA 10 DE CADA MÊS PARA RENOVAÇÃO DOS ATIVOS.

EM ATÉ 36 MESES 1% DE JUROS AO MÊS+VARIAÇÃO DO IGP-M

SEMPRE QUE PAGAS 25% DAS PRESTAÇÕES DO EMPRÉSTIMO ANTERIOR. 1º DIA ÚTIL DE CADA MÊS (DESDE QUE SOLICITADO ATÉ O DIA 23 DO MÊS).

Saiba como é

calculado o IGP-M

O IGP-M, criado pela Fundação Getúlio Vargas em 1989, registra a inflação de preços de matérias, primas agrícolas e industriais, cus-tos da construção, bens e serviços finais. É bastante adotado em con-tratos do mercado financeiro.

A FGV elabora mensalmente três versões dos Índices Gerais de Preços: o IGP-DI, o IGP-10 e o IGP-M. O que diferencia cada índice é o período de coleta. Para o IGP-M são feitas três apurações mensais: duas prévias e uma de fechamento do índice. Para as outras versões é feita apenas uma apuração mensal.

Os IGP´s são compostos de ou-tros três índices: o IPA (Índice de Preços por Atacado), o IPC (Índice de Preços ao Consumidor) e o INCC (Índice Nacional de Custos da Construção), com ponderações de 60%, 30% e 10%, respectiva-mente, no cálculo do IGP-M.

O Índice de Preços por Atacado acompanha a variação mensal na média ponderada dos preços de atacado de 477 dos produtos mais importantes comercializados no

país. A ponderação é calculada com base no “valor adicionado”, ou, quando não possível, no valor de transformação industrial dos produtos.

O índice de Preços ao Consu-midor considera a variação dos preços nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. É calculado mensalmente e toma por base os gastos de famílias com renda de um a 33 salários mínimos. A cesta básica do IPC é constituída por produtos pesquisados em 2.500 estabelecimentos, totalizando 180.000 mil cotações mensais, aproximadamente.

O Índice Nacional do Custo da Construção reflete o ritmo dos preços de materiais de constru-ção e da mão-de-obra no setor. Pesquisa em 12 municípios a variação dos preços de 51 tipos de materiais e serviços, além de 16 categorias de mão-de-obra relevantes. São pesquisados mensalmente 3.500 informantes, que fornecem cerca de 20.000 cotações mensais.

LEI. Nº 108 E 109

Otacílio Pereira da Silva Lages - 09/10/2005 Afonso Celso Correa Dias Adm. Central - 11/10/2005 Marga Scheidemantel Joinville - 16/10/2005 Aldo Nascimento Gonzaga Adm. Central - 24/10/2005 Maria Fagundes

(7)

7

As condições dos empréstimos oferecidos pela Celos são muito mais favoráveis que as do mercado de financeiras e bancos. O emprés-timo da Celos é uma das melhores modalidades de crédito pessoal

Empréstimos com juros baixos

são usados para pagar dívidas

O que é Elegibilidade?

LEI. Nº 108 E 109

É preciso ficar atento às datas ao solicitar empréstimo, pois exis-te uma série de procedimentos a serem realizados antes de o parti-cipante receber o dinheiro.

A solicitação de empréstimo deve ser feita do dia 11 ao último dia útil de cada mês. Os aposentados que desejarem receber no dia 1° devem solicitar o empréstimo até o dia 23.

Datas para fazer empréstimo

existentes no mercado, com relação a taxas e prazos de pagamento. Muitos participantes utilizam deste benefício para saldar as dívidas. Ao adquirir bens de consumo através de parcelamento com as lojas, o

participante deve verificar se não é melhor utilizar o empréstimo ofe-recido pela Fundação para pagar à vista.

A liberação do dinheiro para aposentados, pensionistas e para quem não tem saldo devedor ocorre no dia 1º. Este é o procedimento adotado para aposentados e pen-sionistas, pois a geração da folha de pagamento destes participantes é realizada na Celos, o que possi-bilita apuração, com antecedência, da quitação das parcelas descon-tadas.

No dia 10 de cada mês são libe-rados os empréstimos solicitados pelos participantes ativos. Esta liberação está condicionada ao re-torno das parcelas descontadas em folha de pagamento da Celesc para apuração do saldo devedor. Além dos ativos, no dia 10 são liberados todos os demais empréstimos não pagos no dia 1º.

Com juros e prazos melhores, o empréstimo da

Celos é mais um benefício oferecido aos participantes.

QUAIS SÃO AS CONDIÇÕES NECESSÁRIAS PARA O PARTICIPANTE OBTER A ELEGIBILIDADE?

c) Para os inscritos de 01/01/1997 até 06/07/2005:

- ter entre 30 e 35 anos de contri-buição para o homem;

- ter entre 25 e 30 anos de contri-buição para a mulher.

d) Para os inscritos a partir de 07/07/2005:

- ter idade entre 50 e 55 anos para o homem;

- ter idade entre 45 e 50 anos para a mulher.

a) Para os inscritos até 23/01/1978:

- ter entre 28 e 35 anos de contri-buição para o homem;

- ter entre 23 e 30 anos de contri-buição para a mulher.

b) Para os inscritos de 24/01/1978 até 31/12/1996:

- ter entre 28 e 35 anos de contri-buição e idade entre 48 e 55 anos para o homem;

- ter entre 23 e 30 anos de contri-buição e idade entre 48 e 55 anos para a mulher.

Todos os tempos de contribuição considerados acima são os cadastrados na Celos. Está na Cartilha do Plano

Misto e no Regulamento: Ele-gibilidade são as condições necessárias para o Partici-pante Ativo se aposentar, ou seja, adquirir o direito ao Benefício Antecipado (propor-cional) ou Pleno (integral).

(8)

Grupo de dança sênior

A aposentada Jordina Silva Ale-xandre, 71 anos, não pára de dançar nem com o pé quebrado. A aposentada é uma das 22 mulheres que compõem o grupo de dança sênior Espaço Livre. O grupo foi criado em 1996 com o objetivo de proporcionar uma atividade para as esposas de aposentados da Celesc. Hoje o trabalho é mais que uma oportunidade para fazer atividade física, é uma forma de melhorar a qualidade de vida das participan-tes. “Essa atividade permite que as pessoas tenham contato umas com as outras”, afirma a orientadora do grupo, Anita Teresinha Forsters, 54 anos. “Ninguém quer ficar em casa sozinha”, justifica. No ano que vem o grupo completa 10 anos.

Os encontros ocorrem todas as segundas-feiras das 14h às 16h30 no salão de festas da Associação Bonavita, em Capoeiras. Jordina Silva conta que, quando estava indo para a ginástica, no caminho tropeçou em um degrau e quebrou o pé. Devido ao acidente Jordina foi obrigada a realizar uma cirurgia

e teve que abandonar temporaria-mente a ginástica. Mas nem o pé quebrado impediu que a aposenta-da continuasse a participar do grupo de dança.

Adenilde Santos da Silveira, 71 anos, ressalta o bem que o grupo faz para a sua vida. “É muito bom estar aqui”, destaca. Para a apo-sentada Maria Marilda Rachadel,

61 anos, fazer parte do grupo é um estímulo para a auto-estima. “Quan-do meu mari“Quan-do faleceu fiquei muito deprimida.” Foi ao lado das amigas que Marilda encontrou o apoio para superar o momento difícil.

Tempo para viver

A aposentadoria é uma nova fase da vida. Existem muitas atividades para proporcionar mais qualidade de vida para aposentados. É preciso apenas dar o primeiro passo. Maria Domingos dos Santos, 73 anos, é uma das mulheres que está há mais tempo no grupo. Para ela a 3ª idade é um momento especial. “Feliz de quem chega a essa idade.”

Encontros

Além de dançar entre si, são reali-zados encontros com outros grupos de dança sênior. Isso permite a integração com pessoas de outras cidades, ampliando os laços de ami-zade. Quem pertence a um grupo como este não se sente sozinho.

Anita Terezinha explica que o grupo faz apresentações de dança durante o mês do idoso, em outubro. O espaço está aberto a todos que tiverem interesse. Podem participar do grupo de dança sênior as es-posas de aposentados da Celesc. Mais informações podem ser obti-das na secretaria da Apcelesc.

Dança proporciona qualidade

de vida para aposentadas

Referências

Documentos relacionados

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

Os testes de desequilíbrio de resistência DC dentro de um par e de desequilíbrio de resistência DC entre pares se tornarão uma preocupação ainda maior à medida que mais

No experimento 2, os resultados antes da aplicação sequencial (B) não foram eficientes no controle do capim-amargoso, entretanto aos 35 dias após aplicação B, os tratamentos

Aim: To evaluate the performance of type 2 diabetes mellitus, high blood pressure and dyslipidemia in patients submitted to Roux-en-Y gastric bypass in late follow-up..

Assim, este trabalho teve como objetivo medir a densidade de amostras de pe- tróleo da bacia SE-AL, indicando a classificação do petróleo, a partir do grau API, considerando

Entrevistado: Parece-me que preferia esta, que reagia melhor a esta (cenário b)).. Entrevistado: Ora… Muitas vezes acontece, agente vê pessoas porque não estão à vontade ou por

Excluindo as operações de Santos, os demais terminais da Ultracargo apresentaram EBITDA de R$ 15 milhões, redução de 30% e 40% em relação ao 4T14 e ao 3T15,

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente