• Nenhum resultado encontrado

GUIA COMPLETO DE ORIENTAÇÕES AOS DISTRIBUIDORES INDEPENDENTES. Julho/2014

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GUIA COMPLETO DE ORIENTAÇÕES AOS DISTRIBUIDORES INDEPENDENTES. Julho/2014"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

GUIA COMPLETO DE ORIENTAÇÕES AOS

DISTRIBUIDORES INDEPENDENTES

(2)

1

Índice

1. Alegações 3 2. Regulamentação 3 3. Tipos de alegações 4 3.1 Alegações sobre produtos 4 3.2 Alegações sobre ganhos com o negócio 7 3.3 Alegações sobre trabalho a partir de casa 9 3.4 Alegações sobre a Oportunidade de Negócio 9 4. Tamanho e posicionamento de salvaguardas e informações obrigatórias 10 5. Guia rápido para reuniões 11

(3)

2

Introdução

Este Guia de Orientações Herbalife fornecerá a você, Distribuidor Independente, informações fundamentais para aplicar em seu dia a dia e proteger o seu negócio, a imagem dos produtos e a marca Herbalife. Conhecer essas orientações e compartilhá-las com os Distribuidores Independentes de sua Organização é essencial para a construção de um negócio sustentável. Lembre-se: As normas relacionadas a essas orientações estão sujeitas a alterações. A Herbalife publica as devidas atualizações no Plano de Vendas & Marketing e Normas de Conduta (caderno 4 do Manual do Distribuidor), no site MyHerbalife.com.br e através de comunicados via e-mail. Por isso, adquira a versão mais atualizada do Manual, visite o site regularmente e leia todos os e-mails enviados pela corporação para estar sempre atualizado. Além disso, você pode entrar em contato com o Departamento de Práticas de Negócio e Conformidade do Distribuidor (DPC) através do e-mail dpcbrasil@herbalife.com.

(4)

3

1. Alegações

Os materiais sobre os produtos ou Oportunidade de Negócio Herbalife estão sujeitos à regulamentação e fiscalização de autoridades federais, estaduais e municipais.

Quando você compartilha a sua história de sucesso, você também está fazendo alegações que estão sujeitas à regulamentação e fiscalização. Mesmo as declarações mais simples sobre os produtos que você consumiu representam para as pessoas como os produtos funcionam. Da mesma forma, declarações sobre ganhos com a venda de produtos ou por meio do Plano de Marketing também representam uma expectativa do que elas podem ganhar.

Dessa forma, os depoimentos, as fotos de antes e depois e as imagens de estilo de vida também estão sujeitas à regulamentação e fiscalização porque refletem o uso ou características dos produtos e da Oportunidade de Negócio Herbalife.

2. Regulamentação

As normas federais, estaduais e municipais buscam regulamentar o mercado e proteger o consumidor.

No Brasil, o CONAR (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) é uma organização não-governamental que visa promover a liberdade de expressão publicitária e defender as prerrogativas constitucionais da propaganda comercial. Sua missão inclui principalmente o atendimento a denúncias de consumidores, autoridades, associados ou formuladas pelos integrantes da própria diretoria.*

Além disso, a ação de vigilância sanitária implicará a fiscalização de todos os produtos alimentícios e cosméticos. Assim, a propaganda, publicidade e a rotulagem desse tipo de produto e suas marcas por qualquer meio de comunicação ficam sujeitas à ação de vigilância e à regulamentação específica da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para impedir a veiculação de informações inadequadas ou fraudulentas e práticas antiéticas de comercialização.

A propaganda pode significar muito mais do que as pessoas podem imaginar e englobam, inclusive, as declarações sobre os produtos e a Oportunidade de Negócio. Da mesma forma, a rotulagem não se limita apenas aos rótulos dos produtos, mas também a materiais como catálogos, folhetos e sites na internet que os exibam e promovam.

Assim, as propagandas e as declarações sobre os produtos Herbalife e potenciais ganhos devem seguir a lei. Distribuidores Independentes Herbalife podem fazer alegações sobre os produtos desde que elas estejam em conformidade com as leis e regulamentos estabelecidos pelas leis estaduais, federais e municipais bem como pelas normas da Herbalife. Caso não sigam, podem sofrer penalidades civis e, às vezes, criminais tanto para a pessoa responsável pela declaração quanto para a empresa que comercializa o produto, além de penalidades por parte da Herbalife. *Site www.conar.org.br – julho/2014

(5)

4

3. Tipos de alegações

Existem muitos tipos de alegações, mas podemos dividi-las em quatro categorias principais:

 Alegações sobre os produtos

 Alegações sobre ganhos com o negócio

 Alegações sobre trabalho a partir de casa

 Alegações sobre a Oportunidade de Negócio

Veja a seguir alguns exemplos rápidos sobre estes tipos de alegações. Caso tenha alguma dúvida sobre quais alegações ou declarações utilizar, consulte o Plano de Vendas & Marketing e Normas de Conduta (caderno 4 do Manual do Distribuidor), incluso do Kit Internacional de Distribuição. Para consultar a versão mais atualizada, adquira-o através do código #6149 ou no site MyHerbalife.com.br ou entre em contato com Departamento de Práticas de Negócio e Conformidade do Distribuidor (DPC) através do e-mail dpcbrasil@herbalife.com.

3.1 Alegações sobre produtos

Os produtos Herbalife® são classificados como alimentos ou cosméticos. As alegações sobre eles são declarações que descrevem o que eles contêm e qual a sua finalidade. Você só pode fazer as alegações que constam nos rótulos dos produtos, nos Catálogos de Produtos, no Guia de Produtos e nos sites da Herbalife. A Herbalife sustenta e aprova apenas estas alegações.

Lembre-se: Mesmo que você tenha observado resultados diferentes do que os que estão descritos nos materiais oficiais da Herbalife, não divulgue-os. Isso porque todas as alegações devem ter uma evidência científica, o que significa mais do que uma experiência individual.

Informações obrigatórias

Para algumas categorias de produtos, a Anvisa exige ainda que sejam adicionadas informações obrigatórias em seus rótulos e materiais relacionados, no intuito de facilitar o entendimento do consumidor e evitar o uso inadequado. Caso você veja esta informação em um rótulo de produto, site ou catálogo oficiais da Herbalife, use-a sempre que fizer referência ao produto.

Instruções de uso do produto

Todas as declarações e alegações sobre os produtos Herbalife devem ser coerentes com as instruções de uso que estão impressas em seus respectivos rótulos. Por isso, sempre incentive seus clientes a usarem os produtos Herbalife da forma a que são destinados. Nunca incentive ninguém a consumir mais do que a quantia diária recomendada do produto ou a usá-lo de forma contrária às instruções de uso.

Ao seguir o que está escrito nos rótulos dos produtos, você pode ficar seguro de explicar sobre como ele deve ser utilizado. Lembre-se: o rótulo é o seu melhor guia!

(6)

5

Permissões e proibições

Permitido Proibido

1- Ajuda com uma boa nutrição 2- Promove o bem-estar 3- Consumidores/clientes 4- Sugira o produto

5- Consulte seu médico/nutricionista 6- Suplementa/complementa sua nutrição 7- “Ajudou-me a melhorar hábitos

alimentares”

1- Cura / trouxe a minha saúde de volta 2- Milagroso

3- Paciente 4- Prescrição

5- Sunstitua o seu medicamento 6- É medicamento

7- Curou a minha doença

Lembre-se: Ao mencionar o controle de peso com o consumo dos produtos Herbalife, sempre associe com a nutrição balanceada e prática de exercícios físicos. Além disso, como o tempo para o controle de peso é uma característica individual, mencione ou a quantidade de peso que reduziu/ganhou ou o tempo que levou para isso acontecer.

Alegações inaceitáveis sobre o uso dos produtos

Observe que as alegações seguintes são falsas ou enganosas:

1. Um produto ou uso combinado dos produtos vai promover a perda de peso sem uma dieta ou exercício físico.

2. Um produto ou uso combinado dos produtos vai promover uma substancial perda de peso independentemente do que ou de quanto o consumidor comer.

3. Um produto ou uso combinado dos produtos vai causar uma perda de peso permanente, mesmo depois de o consumidor parar de consumir o produto.

4. Um produto ou uso combinado dos produtos vai bloquear a absorção de gordura ou calorias para permitir que os consumidores tenham uma substancial perda de peso. 5. Um produto ou uso combinado dos produtos vai permitir que os consumidores percam

mais de 1 quilo e meio por semana de forma segura.

6. Um produto ou uso combinado dos produtos vai causar uma substancial perda de peso para todos os usuários.

7. Um produto ou uso combinado dos produtos vai causar uma substancial perda de peso ao ser utilizado no corpo ou aplicado na pele.

Nunca faça estas alegações sobre os produtos Herbalife. Os produtos Herbalife são líderes de mercado e não precisam de quaisquer outras alegações além das já aprovadas pela companhia, as quais podem ser encontradas nos rótulos e materiais oficiais.

(7)

6

Exemplos de alegações de produtos

Exemplo 1 Shake

Alegação permitida feita com base nas informações do rótulo do produto: "Eu tomo o Shake

Herbalife todas as manhãs no café da manhã para obter as proteínas, vitaminas e minerais que o meu corpo precisa em uma refeição.".

Ao utilizar essa alegação por escrito, inclua a seguinte informação obrigatória: “Este produto não deve ser usado na gestação, amamentação e por lactentes, crianças, adolescentes e idosos, exceto sob indicação de médico ou nutricionista. Ao consumir este alimento, aumente a ingestão de água. Diabéticos: contém frutose. Contém glúten.”.

Alegação não permitida: "Eu tomo o Shake Herbalife todas as manhãs no café da manhã porque

desde que eu comecei a tomá-lo eu parei de ter problemas com a minha diabetes e enxaqueca!".

No rótulo desse produto, não existe qualquer alegação de doença de diabetes ou enxaqueca aprovada. Esse tipo de declaração faz com que o produto pareça um medicamento.

Exemplo 2

Bebidas à Base de Chá

Alegação permitida com base nas informações do rótulo do produto: "Eu gosto muito das Bebidas

à Base de Chá porque a cafeína que o produto contém me dá disposição.".

Alegação não permitida: "Eu gosto muito das Bebidas à Base de Chá porque elas me fazem perder

peso ainda mais rápido!".

No rótulo deste produto não existe qualquer alegação aprovada sobre controle de peso. Portanto, você não pode fazer esse tipo de alegação.

Exemplo 3 Xtra-Cal

Alegação permitida com base nas informações do rótulo do produto: "Eu consumo o Xtra-Cal para

aumentar minha ingestão diária de cálcio.".

Ao utilizar essa declaração por escrito, inclua a seguinte informação obrigatória: “Consumir este produto conforme Recomendação de Ingestão Diária constante na embalagem. Gestantes, nutrizes e crianças até 3 (três) anos somente devem consumir este produto sob orientação de nutricionista ou médico.”.

Alegação não permitida: “Eu consumo o Xtra-Cal para curar minha osteoporose”. No rótulo deste produto não existe qualquer alegação de doença de oesteoporose. Esse tipo de declaração faz com que o produto pareça um medicamento.

Exemplo 4

Produtos Herbalife

Alegação permitida com base nos rótulos dos produtos: "Antes de consumir os produtos Herbalife

eu não tinha tempo para uma nutrição adequada.".

Dessa forma você mostra que os produtos Herbalife são destinados para ajudar na boa nutrição. Alegação não permitida: "Antes de consumir os produtos Herbalife eu não tinha energia nem tempo

(8)

7

Esta é uma alegação de doença não aprovada já que os produtos não são destinados a tratar ou prevenir uma doença ou condição médica.

Fotos de antes e depois e declarações por escrito

As imagens e as declarações por escrito podem influenciar e serem convincentes para os consumidores. Elas mostram as mudanças das pessoas ao consumir os produtos, seja pela quantidade de peso ou centímetros perdidos ou pelas alterações na gordura corporal. Estas alegações também influenciam no que as pessoas pensam sobre os produtos e sobre a Herbalife. As fotos de antes e depois e as declarações por escrito, como as apresentações de power point, por exemplo, devem sempre ser acompanhadas das salvaguardas abaixo:

o Os depoimentos são histórias de pessoas que usaram os produtos Herbalife®. o A resposta do seu organismo pode ser diferente uma vez que o metabolismo é

uma característica individual.

o Os produtos Herbalife® não são medicamentos. Por isso, não curam, previnem,

tratam ou melhoram uma condição médica, e sim podem ajudar a melhorar a nutrição das pessoas.

o Os produtos Herbalife® não podem ser usados para substituir ou reduzir o uso de

medicamentos.

3.2 Alegações sobre ganhos com o negócio

Uma alegação de ganhos com o negócio significa qualquer declaração expressa ou implícita sobre uma renda no passado, no presente ou em um potencial futuro. Por exemplo: "Eu deixei o meu

trabalho depois de seis meses com o negócio Herbalife", "O negócio Herbalife me permite estar mais tempo com a minha família.”.

Permissões e proibições

Permitido Proibido

Fale sobre como o negócio Herbalife tem impactado seus ganhos e seu estilo de vida, mas lembre-se:

Uma conversa casual deve: 1.Ser verdadeira;

2. Estar acompanhada do tempo investido no negócio;

3.Estar acompanhada de uma prova por escrito.

Uma apresentação por escrito deve:

1. 1. Ser verdadeira, clara e estar acompanhada de referências;

Não faça alegações que não podem ser provadas ou que não são comuns e, portanto, podem ser consideradas enganosas. Veja alguns depoimentos incorretos:

 “Eu conheço muitas pessoas no negócio Herbalife que ganham centenas de milhares de reais”. Mesmo que seja verdade, isso não é comum entre os Distribuidores Independentes Herbalife.

 “Eu posso mostrar para você como ter uma renda extra e, assim, você nunca mais vai precisar trabalhar”.

(9)

8

2. 2. Ser capaz de ser comprovada;

3. 3. Estar acompanhada do tempo investido no negócio;

4. 4. Estar acompanhada das salvaguardas adequadas;

5. 5. Estar acompanhada da Declaração de Ganho Médio Bruto paga pela Herbalife aos Distribuidores Independentes do Brasil. 6. 6. Estar acompanhada de fotos que

representem o estilo de vida (viagens, família, atividades física etc.).

A renda extra não significa que a pessoa não terá que se esforçar mais.

 “O negócio Herbalife é uma boa forma de ganhar uma renda extra fácil”. Os ganhos são proporcionais a dedicação de cada um.

 “Todos os seus sonhos podem se tornar realidade com o negócio Herbalife”.

Mesmo que você ou outras pessoas tenham conquistado estes resultados, eles não são comuns e podem ser considerados enganosos.

Não mostre fotos de casa, carros, joias. Também não fale sobre o valor de seus ganhos ou mostre cheques e Declaração de Imposto de Renda. Enfim, não demonstre algo que reflita luxo e riqueza. Mesmo que você ou outras pessoas tenham conquistado estes resultados, eles não são comuns e podem ser considerados enganosos.

A maioria das pessoas que desenvolvem o negócio Herbalife fazem isso para receber desconto em produtos ou para ter uma renda em tempo parcial. Os seus depoimentos devem refletir essa realidade. Caso você fale sobre Distribuidores Independentes com ganhos mais elevados ou mostre fotos associadas ao seu estilo de vida, você deve declarar que estas situações representam 1% dos Distribuidores Independentes Herbalife. Compartilhe outras formas que a Herbalife

impactou no seu estilo de vida, além de proporcionar uma renda extra, como, por exemplo, ter mais tempo com sua família ou proporcionar melhor educação para seus filhos. Mostre esses outros benefícios intangíveis ao desenvolver o negócio Herbalife. Desde que a sua alegação seja verdadeira e você tenha como prová-la, você pode dizer: "O meu negócio Herbalife me dá a flexibilidade necessária para que eu possa passar mais tempo com a minha família e participar das atividades da escola dos meus filhos."

Não diga para as pessoas que o negócio Herbalife é fácil e você pode ter ganhos sem esforço. Além disso, não diga:

 É um jogo de números.

 Basta trazer pessoas.

 Vender o produto não é tão importante. É fundamental que você enfatize a importância de vender os produtos e não apenas de trazer pessoas para o negócio e construir uma Organização. Você não tem ganhos simplesmente trazendo outros Distribuidores Independentes para o negócio. Se a sua linha descendente não comprar produtos para

(10)

9

consumo ou revenda, você não terá ganhos. Construir um grupo de consumidores e treiná-los exige um trabalho duro. Sempre enfatize isso ao falar sobre a Oportunidade de Negócio.

Declarações por escrito

Todo depoimento por escrito deve estar acompanhado das seguintes salvaguardas:

Os depoimentos são histórias de pessoas que usaram os produtos Herbalife® e/ou relatos de suas experiências com a Oportunidade de Negócio Herbalife ®.

Os números usados não representam nenhum lucro automático.

Os ganhos reais e sucesso do Distribuitor Independente dependem do tempo e do esforço pessoal dedicados ao negócio e também do sucesso na revenda de produtos.

As informações fornecidas são apenas para referência. A Herbalife não garante qualquer resultado pelo uso das informações.

3.3 Alegações sobre trabalho a partir de casa

Embora muitos Distribuidores Independentes desenvolvam seu negócio Herbalife a partir de casa, é importante que a forma em que a operação do negócio e as respectivas atividades sejam descritas não sejam enganosas. Ser um proprietário de um negócio independente é gratificante, porém, assim como em qualquer negócio, envolve muita dedicação. Veja abaixo uma lista de permissões e proibições para alegações de trabalho a partir de casa:

Permitido Proibido

Explique os benefícios de iniciar o negócio Herbalife para os potenciais Distribuidores Independentes.

Diferente de outros negócios, o único investimento para ingressar no negócio Herbalife é a aquisição do Kit Internacional de Distribuição. Uma das vantagens do negócio é que você pode iniciá-lo de sua própria casa, sem investir em um espaço ou equipamento caro de escritório, por exemplo.

Não diga às pessoas que elas nunca precisarão sair de casa para desenvolver o negócio.

A Herbalife é uma empresa de vendas diretas e a interação pessoal com os seus consumidores e clientes é a base do negócio. Dizer a uma pessoa que ela jamais terá que sair de casa pode ser considerado enganoso.

3.4 Alegações sobre a Oportunidade de Negócio

Os Distribuidores Independentes Herbalife são autônomos, e não podem ser considerados funcionários. Eles trabalham de forma independente e dentro das orientações fornecidas pelas Normas de Conduta da Herbalife. Ao descrever a Oportunidade de Negócio, é fundamental deixar clara essa relação. Além disso, alegações de trabalho ou sugestões de uma oportunidade de emprego podem ser interpretadas como enganosas. Veja a seguir a lista de permissões e proibições:

(11)

10

Permitido Proibido

Explique para potenciais Distribuidores Independentes os benefícios de iniciar no negócio Herbalife:

 Oportunidade de negócio próprio;

 Faça a sua própria programação e defina o quanto você deseja se dedicar ao seu negócio;

 Não possui exigência de compras mínimas

 Baixo custo de iniciação

 Garantia de reembolso do custo do Kit Internacional de Distribuição se o contrato de distribuição for cancelado por qualquer motivo dentro de 90 dias.

 Garantia de reembolso de 100% sobre o produto comprado nos últimos 12 meses se o Contrato for cancelado por qualquer motivo.

Ao falar sobre a Oportunidade de Negócio Herbalife, nunca dê a entender que ela possui algum vínculo empregatício com a corporação. Para isso, atenção:

 Não demonstre que você é um empregado da Herbalife, ou fale em nome de corporação ou forneça qualquer tipo de serviço de consultoria para a Herbalife.

 Não use os termos: trabalho, salário, emprego, aposentadoria, férias ou quaisquer semelhantes.

 Não publique anúncios de "Precisa-se de ajudante" ou utilize placas de emprego ou ferramentas de busca de emprego pela internet, a menos que estes anúncios avisem de forma clara e evidente que trata-se de uma Oportunidade de Negócio independente.

4. Tamanho e posicionamento de salvaguardas e informações obrigatórias

O uso, o tamanho e o posicionamento das salvaguardas é tão importante quanto a alegação a que elas se referem. Elas devem ser visíveis e compreensíveis para o consumidor.

As salvaguardas em materiais escritos devem:

 Ser fáceis de ler;

 Estar em fonte, no mínimo, tamanho 10;

 Estar em fonte de cor que se destaque do fundo;

Ser fáceis de achar (não devem estar escondidas em uma nota de rodapé ou em um bloco de texto que as pessoas dificilmente lerão);

 Estar próximas à alegação a qual se referem.

Os requisitos de tamanho e posicionamento de salvaguardas são aplicáveis às apresentações ao vivo, gravadas ou aos materiais por escrito. Se uma alegação for feita oralmente como parte de uma apresentação no palco ou em um vídeo, elas devem ser audíveis e apresentadas próximas à alegação. Salvaguardas por escrito nos vídeos devem seguir as orientações acima. Elas também devem permanecer nas telas por tempo suficiente para que sejam notadas, lidas e compreendidas, sendo fáceis de serem encontradas e entendidas. Se não cumprir esses requisitos, a salvaguarda não cumpre sua função.

(12)

11

5. Guia rápido para reuniões

Etapa 1: Cumprimente todos os participantes. Explique que, durante a reunião, eles terão a

oportunidade de conhecer mais sobre a empresa, os produtos e a Oportunidade de Negócio Herbalife, além de ouvir depoimentos de sucesso.

Etapa 2: Avise que os produtos Herbalife ® não são medicamentos, por isso não tratam, curam ou

previnem qualquer doença. Além disso, os depoimentos que serão apresentados são baseados nas alegações aprovadas retiradas dos rótulos dos produtos ou materiais oficiais da Herbalife.

Etapa 3: Ao compartilhar depoimentos sobre o uso dos produtos, é fudamental:

1- Fazer referência à alimentação saudável e à prática de atividades físicas regulares; 2- Ser honesto e não enganoso;

3- Fazer referência às salvaguardas respectivas.

Caso você use uma apresentação em power point, insira as informações obrigatórias sobre cada produto e mostre o slide onde constam as salvaguardas.

Etapa 4: Ao compartilhar depoimentos sobre os ganhos com o negócio, ele deve:

1. Ser verdadeiro, claro e estar acompanhado de referências; 2. Ser capaz de ser comprovado;

3. Estar acompanhado do tempo investido no negócio; 4. Estar acompanhado das salvaguardas adequadas;

5. Estar acompanhado da Declaração de Ganho Médio Bruto paga pela Herbalife aos Distribuidores Independentes do Brasil.

6. Estar acompanhado de fotos que representem o estilo de vida (viagens, família, atividades física etc.).

Permitido Proibido

- Declaração de Ganho Médio Bruto - Fotos de estilo de vida (viagens, família, atividades físicas etc.)

- Declaração de Imposto de Renda - Cheques

- Fotos de casa, carros, joias ou algo que demonstre luxo e riqueza

Caso você use uma apresentação em power point, mostre o slide onde constam as salvaguardas. Importante: lembre os participantes que é necessária muita dedicação para construir um negócio de sucesso e que as pessoas que estão apresentando os seus depoimentos estão construindo os seus negócios Herbalife há anos.

Etapa 5: Ressalte as Garantias Padrão Ouro Herbalife, que são:

1- Baixo custo de iniciação no negócio;

2- Garantias de reembolso (consulte mais informações);

3- Informações claras, precisas e oportunas sobre a Oportunidade de Negócio; 4- Diretrizes sólidas de afirmações sobre o produtos e a Oportunidade de Negócio.

Etapa 6: Ao finalizar a reunião, informe que mais informações sobre os produtos e a Oportunidade

Referências

Documentos relacionados

Biocida de uso veterinário Desinfetante com atividade bactericida e fungicida para aplicação em superfícies e equipamentos nas indústrias agro-alimentares.. Biocida de

Um teste utilizando observa¸c˜ oes de fra¸c˜ ao de massa do g´ as de aglomerados de ga- l´ axias e SNe Ia foi proposto por Gon¸calves, Holanda e Alcaniz (2012)[ 41 ]. Eles

O sexto capítulo foi intitulado “Histologia de fígado, rim e baço de Piaractus mesopotamicus, Prochilodus lineatus e Pseudoplatystoma fasciatum do rio Aquidauana, Pantanal Sul” e

Em amostras de sementes coletadas na mesma área, das 12 linhagens estudadas, apenas na linhagem RJ 04-26 foi observada uma incidência fúngica de 2%, podendo indicar possíveis fontes

Os elementos de liga, além de proporcionar uma dureza mais uniforme pela secção de uma peça, possibilita o aumento da temperabilidade do aço, deslocando o início das

Itaguaí Rio de Janeiro Porto do Açu Vitória Salvador Natal Fortaleza São Luís Belém.. Business Management Head Office: Rio de Janeiro

Ficou caracterizado que nas misturas sem substituição (Figura 5) menor quantidade de água infiltrou-se, já nas com substituição (Figura 5), a maior absorção pode ser atribuída

NICE JULIANA VERA FABIO SUZANA PEDRO SONIA CLARICE MAURO RAFAEL OLAVO MATIAS PARTICIPAÇÃO ESPECIAL CABELEIREIRO MAQUIADOR PADRE CONVIDADOS ARRUMADORES