• Nenhum resultado encontrado

Feng Shui

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Feng Shui"

Copied!
61
0
0

Texto

(1)
(2)
(3)

COLEÇÃO TERAPIAS NATURAIS

FENG SHUI

Como trazer harmonia para

sua casa e escritório

São Paulo SP ISBN 978-85-66833-60-7 BLUE EDITORA E LIVRARIA LTDA

contato@lebooks.com.br (11) 3637-3011

(4)

Prezado leitor

Você acaba de adquirir mais uma fonte de conhecimento com o selo de qualidade LeBooks.

A editora LeBooks sempre se esforça para ser o mais precisa e completa possível na publicação de seus eBooks. No entanto, em virtude da rápida evolução das ciências, novas descobertas e abordagens surgem com frequência. É fundamental o seu acompanhamento e pesquisa da evolução do assunto.

Como leitor, é importante a consciência de que nos eBooks de aconselhamento prático nas áreas terapêuticas, assim como em qualquer outra atividade, não há 100% de garantias de resultados, principalmente em razão das peculiaridades de cada indivíduo e de cada situação. Os leitores estão advertidos para responderem por seu próprio julgamento sobre suas condições individuais e agir em conformidade com elas, sempre com o auxilio de um profissional.

Este eBook não foi planejado para uso como um oráculo ou fonte legal de nenhuma atividade. Mas é um guia introdutório que pode auxiliá-lo sobremaneira a ter uma excelente visão do assunto abordado, facilitando o diálogo com o profissional de sua confiança.

Boa Leitura

Equipe Editorial

LeBooks

(5)

O QUE É FENG SHUI...5

Objetivos do Feng Shui...8

MÉTODOS...9

OS CINCO ELEMENTOS...12

Controle dos cinco elementos do Feng Shui - Ciclos produtivos e destrutivos...13

AS CORES NO FENG SHUI...16

LAR FELIZ E FENG SHUI...23

COZINHA...29

Cuidados que devemos ter com a cozinha...31

BANHEIRO...34

ESPELHOS E FENG SHUI...38

FENG SHUI E A VIDA AMOROSA...42

FENG SHUI NOS NEGÓCIOS...46

Usando o Feng Shui para seus negócios na internet...49

Usando o Feng Shui em um pequeno comércio...51

CONCLUSÃO...53

Cursos e mais informações...53

MAIS LITERATURA SOBRE O ASSUNTO...55

Capítulo 1

O QUE É FENG SHUI

Feng Shui é uma antiga prática milenar chinesa,

que envolve arte e ciência. Essa prática baseia-se nas leis do céu e da terra para ajudar as pessoas a equilibrar suas energias dentro de um espaço. Isto é, as ajuda a

obter saúde e

(6)

Feng Shui (風水 ou 風水- Pinyin: fēngshuǐ) é um termo de origem chinesa, cuja tradução literal é vento e água. Sua pronúncia correta em mandarim é "fonxuei".

Os mesmos ideogramas, 風 水 , são utilizados em outros países da Ásia com um sentido semelhante: no Japão (fūsui), Coréia(pung-su) e Vietnam (phong-thủy). O vento chinês é suave, e a água é clara por definição. Trata-se de uma simbologia para boa saúde e boa colheita.

O Feng Shui estabelece uma relação yin/yang(respectivamente Água=yin

e Vento = yang) entre todas as coisas. Os ideogramas Feng e Shui

representariam o conhecimento das forças necessárias para conservar as influências positivas que estão presentes no espaço (quarto, cozinha ou sala) e redirecionar as negativas para longe.

O Feng Shui tem suas raízes no Taoismo e trata da relação entre o homem e a forças da natureza. Essa tradição filosófica tem uma forte influência na Ásia e é responsável pelo nascimento dos conceitos yin e yang, que lidam com aspectos opostos de um fenômeno, ou comparam dois fenômenos semelhantes. Diz respeito à correspondência que se encontra na maioria das áreas da ciência e da filosofia chinesa, o que influenciou a antiga medicina chinesa e que permanece até os dias de hoje sendo reconhecida.

Além disso, os cinco principais elementos do Feng Shui são derivados de uma espécie de bússola e também do Ba-Gua, uma grade de forma octagonal, em que ambos são utilizados para analisar o ambientes.

O Feng Shui é baseado nessa premissa, sendo influenciado pelo Ba-Gua, que tem os símbolos do I Ching (oráculo chinês).

(7)

Um tipo de Ba-Guá

Para se conectar com as áreas de sua casa com Feng Shui, é preciso entender o conceito do Ba-Gua.A bússola, que também conhecida como "Lopan", ("lo" quer dizer tudo e "pan" significa recipiente)trabalha para obter informações adicionais sobre um local. Nele, a agulha magnética é cercada por anéis concêntricos, estrategicamente colocados.

Para aprender o Feng Shui devemos começar do nível básico, deforma que possamos compreender todo o processo. Depois que tivermos uma boa compreensão do básico do Feng Shui, poderemos obter resultados que irão afetar nossa forma de captar as energias.

(8)

Bússola Lopan

Uma vez envolvidos com o Feng Shui, teremos uma visualização diferente de um ambiente melhor. Para que a harmonia seja alcançada, podemos utilizar objetos diferentes que contribuem com esse interesse. Aqui estão cinco deles:

 Aquários

 Fontes

 Cristais

 Cores

 Relógios

Todos esses objetos passam a sensação de clareza e tranquilidade, que são os principais interesses a serem alcançados.

(9)

Os chineses comparam os benefícios que tratamento do Feng Shui pode proporcionar a um determinado ambiente, comparando-o com os resultados que a terapia da acupuntura pode oferecer a uma pessoa. Da mesma forma que o Acupunturista diagnostica os bloqueios na circulação de energia de um paciente, o consultor de Feng Shui detecta as supostas influências visíveis e invisíveis em um ambiente para recomendar curas em uma área particular do imóvel, que afeta negativamente a circulação de energia.

Cada avaliação de Feng Shui é única, pois é exclusiva às influências magnéticas do local e depende da edificação de seu habitante. O conhecimento destas "influências" pode explicar muitos fenômenos que percebemos apenas de forma intuitiva. Por exemplo: o que nos faz sentir confortáveis em determinado ambiente; porque certas áreas de uma edificação são pouco ou nunca ocupadas; porque alguns dos seus moradores sempre estão adoentados; porque certas edificações ou áreas em uma cidade são bem ocupadas enquanto outras são evitadas pelos habitantes e assim por diante.

Os três principais objetivos do Feng Shui são:

 Guardar e preservar as boas influências disponíveis no lugar, de modo que permitam a distribuição das energias pela edificação.

 Reduzir os efeitos negativos das diversas influências nocivas ao local, que podem estar presentes na sua construção, ou serem frutos das alterações em seu entorno.

 Implementar "curas" que possam produzir resultados em termos de saúde, bem-estar e harmonia para os moradores ou usuários do espaço tratado. Isto pode ser conseguido através de estímulos benéficos, como alterações arquitetônicas ou da forma, da cor ou posicionamento dos objetos presentes.

(10)

Capítulo 2

MÉTODOS

Alguns métodos de Feng Shui são de fácil utilização. Porém, um aprofundamento nos principais fundamentos do Feng Shu iaté a compreensão total de seu significado pode demorar alguns bons anos,

Por esse motivo devemos sempre começar do zero, conhecendo o básico para depois irmos gradualmente elevando nosso conhecimento. Deste modo, nosso caminho será mais fácil. Vamos então, dar alguns pequenos passos em direção ao conhecimento do Feng Shui.

Para começar, aqui estão algumas dicas que podemos implementar:

O ar e a luz de boa qualidade - Podemos tirar proveito da boa energia Chi quando incorporamos o ar e a luz ao nosso ambiente diário. Para operar este princípio, uma boa ideia é permitir que a luz natural entre em nossa casa. As janelas devem ser abertas frequentemente para facilitar a ventilação e renovação do ar. E se você for um amante das plantas, invista em algumas que purifiquem o ambiente para melhor efeito do Feng Shui. Para que a planta surta efeito sobre o lugar é preciso que ela seja tratada com muito cuidado, para que

(11)

as energias positivas do cuidado da natureza sejam transmitidas. Logo, a rega adequada com uma boa drenagem da água e a limpeza regular do pó acumulado nas folhas são fundamentais. Veja a seguir alguns exemplos de plantas que purificam o ar e as suas qualidades:

Samambaias: Absorvem todo o tipo de poluentes negativos do ambiente. Lírio-da-paz, Spathiphyllum wallisii: Os lírios absorvem todo o tipo de poluentes do ar.

Cactos, Flor-do-natal: Os cactos "barram" as ondas eletromagnéticas. Recomenda-se colocá-los perto de televisores e de micro-ondas.

Antúrio: São verdadeiros "filtros de ar". Planta ideal para lugares pouco ventilados.

Azálea: "Combate" o amoníaco. Ideal para cozinhas e banheiros.

Gérberas: Tal como os antúrios a azálea "combate" o amoníaco. Também é ideal para cozinhas e banheiros.

Begónias: São indicadas contra o fumo de cigarro, charuto, cachimbo. Recomenda-se que utilize as gérberas nas salas e nos quartos.

Crisântemos: Também indicadas contra o fumo de cigarro, charuto, cachimbo. Recomenda-se que utilize as begônias nas salas e nos quartos.

Orquídea-borboleta: Tal como as gérberas e as begônias, os crisântemos são indicados contra o fumo de cigarro, charuto, cachimbo. Recomenda-se o uso nas salas e nos quartos. Atuam no equilibrar a umidade nos ambientes.

BA-GUA- Devemos utilizá-lo para ativar o mapa da energia em nossa casa. Quando nos conectarmos com nosso BA-GUA,

(12)

descobriremos quais áreas, ou quartos, estão associados ao conceito do Feng Shui.

Livrar-se da desorganização- Devemos descartar tudo o que não significa nada, que não usamos mais, ou que nos lembre de acontecimentos, ou sentimentos ruins em nossa vida. Mas aqui vai um conselho, não remova lixo durante a noite.

Depois disso, nos sentiremos como se um fardo tivesse sido removido dos ombros. Este sentimento representa um grande avanço, tornando mais fácil a passagem para a próxima fase, que é conhecer os cinco elementos.

Capítulo 3

OS CINCO ELEMENTOS

O princípio dos cinco elementos é muito importante para o correto entendimento do Feng Shui. Eles trabalham em determinadas formas, de acordo com a rotação dos ciclos produtivos e destrutivos. Cada um dos cinco elementos corresponde a uma determinada cor. Alguns elementos poderão

(13)

usar mais de uma cor. A melhor forma de utilizá-los é abrir espaço para recebermos mais felicidade.

Os cinco elementos, e suas cores correspondentes:

Madeira - representa e fornece energia para a saúde e vitalidade, além de representar abundância. É considerada um bem para a riqueza e a prosperidade. Este elemento deve estar localizado nos lados Leste e Sudeste do seu espaço. Pode também, ser posicionado no lado sul. Suas cores são marrom e verde.

Fogo -Representa a energia e a paixão, para as coisas relacionadas à carreira. Pode também, ajudar no reconhecimento de suas realizações. Este elemento reside nas regiões Sul, Nordeste e Sudoeste do seu espaço. As cores são vermelho, laranja, roxo, rosa, e amarelo escuro.

Água - representa a abundância, a facilidade e o frescor, a calma e a pureza. A água é considerada um elemento de cura no Feng Shui. Deve ser usada ao Norte, Leste e Sudeste do seu espaço. As cores do elemento água são azul e preto.

Terra- Representa estabilidade, nutrição, e proteção para seus relacionamentos. Pode ser usada no Nordeste, Sudeste, e Centro, do seu espaço. As cores Elemento Terra são bege e amarelo.

Metal– representa clareza e precisão, exatidão e eficiência. Viva com claridade e luz. Deve ser usado nos lados oeste, norte e noroeste do espaço. O Elemento Metal é ideal para sua casa ou sua empresa. Suas cores são branco e cinza.

(14)

Controle dos cinco elementos do Feng Shui - Ciclos produtivos

e destrutivos

A madeira faz parte do ciclo produtivo, e é produzida pelo elemento água. O ciclo continua com a criação do fogo. Terra e metal ficam por último, mas não são menos importantes. O ciclo não para e os elementos se complementam, além de manter entre si um fluxo positivo.

Mesmo que seja na extremidade oposta, o ciclo destrutivo tem tanto destaque quanto o ciclo produtivo. Tudo o que for negativo, ou contribuir para a deterioração, deve ser removido. Isso abrirá caminho para as coisas positivas, e vai ajudar no processo do Feng Shui.

Neste ciclo, a madeira é responsável por separar a Terra. A terra, por sua vez, absorve água, a água apaga a fogo, o fogo derrete o metal, e pedaços de metal se fundem com a madeira. Este é um ciclo que dá voltas e não para.

Devemos usar cores diferentes para direcionar os fluxos corretamente:

 Leste e Sudeste - dominantes verdes  Sul -dominantes vermelhos  Sudoeste -dominantes amarelos

 Oeste e Noroeste - dominantes brancos ou metálicos

Com as indicações e esquemas de cores, podemos usar cores alternativas para os pontos mais básicos. Azul e preto podem ser usados para o Leste e

(15)

Sudeste. Qualquer tonalidade da família do vermelho pode ser usada para o Sudoeste e Noroeste. Da mesma forma, a família do amarelo, bege e marrom e suas combinações, podem ser utilizadas para o Oeste e Noroeste.

O branco é a cor usada para o Norte, pois o metal cria água. No Sul, o verde pode ser usado porque a madeira cria o fogo.

As cores não têm necessariamente que ficar sozinhas. Elas podem ser complementadas, ou combinadas com outras, para criar poderosas afirmações.

O Feng Shui mantém o equilíbrio e a harmonia. Esses atributos são necessários para manter o fluxo positivo da energia Chi.

A energia Yang vem do elemento fogo. É representada pela cor vermelha. Outras coisas que ajudam a fornecer mais energia são velas e luzes. Se quisermos mais intimidade, devemos ter a energia da Terra mais próxima. Essas coisas contribuem para ajudar as relações interpessoais, como o casamento, e outras relações, de forma positiva.

Podemos usar cristais e cerâmicas. Objetos feitos de barro melhoram muito as energias. O metal é criado pela Terra, e podemos tirar proveitos de seus benefícios. É também, um dos elementos Yang, que por acaso tem um efeito positivo. É também, o responsável pela criação da água, ajudando no fluxo da energia Chi.

Com a água sendo parte do fluxo de Chi, esse fluxo não para. A água ajuda a energia Chi, fluindo-a em diferentes áreas da vida. Com o Feng Shui, a água que flui é considerada calma e relaxante. Podemos usá-la para instaurar a energia em nossa casa.

Se estivermos querendo avançar, ou começar uma carreira, a água deve ser usada para esse fim, pois também representa a riqueza, e a prosperidade. Uma boa ideia para isso seria um aquário, ou uma fonte de água, que poderão

(16)

trazer vibrações positivas para determinadas áreas da casa. Porém, saiba que um lugar onde não se recomenda o uso da água é o quarto.

O Elemento madeira também se

conecta com a casa, e com o

jardim. Podemos colocar objetos de

madeira nessas áreas, a fim de

obter mais riqueza. Podem ser

colocados perto das plantas e das

flores. Outra coisa que pode aumentar

sua riqueza é a instalação de um

banco de madeira no seu jardim,

designado para esse fim.

Capítulo 4

AS CORES

NO FENG

(17)

PRETO

O preto é a cor do mistério, porém, também fornece proteção. Simboliza a noite e também representa um espaço vazio. Mesmo assim, produz intensidade em qualquer área. A cor preta relaciona-se ao elemento água e é o símbolo do máximo Yini. Por isso mesmo, seu uso não é recomendado para

ambientes internos.

Se for usado frequentemente, pode traduzir uma atmosfera pesada. Mas, se for utilizada na medida certa, ela transmite força e confiança.

Esta cor pode ser usada no Leste, Norte e Sudeste. Não deve ser utilizada no Sul. Pode eventualmente ser usado no quarto

de uma criança, mas muito pouco. Outra possibilidade é utilizar nas áreas de convivência em comum.

Se estiver tentando atrair oportunidades de carreira, o preto pode ser usado na região Norte de uma área comum. Em móveis, pode ser combinado com o branco.

MARROM

A cor marrom deve ser usada no leste, sudeste e sul. A energia dessa cor fornece a abundância da nutrição, pois é associada a diferentes alimentos e bebidas, como chocolate e café.

O marrom também pode ser usado nas áreas comuns da casa, mas não devemos usá-la para o quarto de uma criança, ou região sudoeste. Se houver muito uso dessa cor, poderemos causar um efeito negativo às pessoas, impedindo-as de darem um passo adiante.

(18)

VERDE

Esta cor representa o renascimento, oferece alimentação e mantém a paz em nossas vidas. Quando incorporados ao Feng Shui, devemos usar os diferentes tons de verde, ao invés de apenas um.

Podemos usar plantas que tenham folhas frescas. É também conhecido por proporcionar cura. Pode ser usado mais ao Sul, Leste e Sudeste.

As cores mais utilizadas no Feng Shui são as com aparência natural e que se aproximam do amarelo:

AMARELO

A cor amarela lembra o sol. Pode iluminar qualquer espaço, e proporciona uma atmosfera convidativa. Temos muitas opções de escolha, quando se trata de amarelo. Essa cor é a melhor opção para o quarto de uma criança, ou uma sala de estar.

Se tiver um quarto com uma cor triste e obscura, mudar para a cor amarela, irá fornecer-lhe muita luz. Ela pertence ao elemento Fogo, mas de forma mais suave que o vermelho. Algo positivo do amarelo é que existe uma escala maior de tons, indo do mais forte até uma cor suave e tranquila.

O amarelo também pode ser usado para fornecer autoestima, mas procure não utilizar o amarelo escuro, próximo do mostarda. Por fim, pode ser usado nas áreas leste e sudeste.

VERMELHO

Quando as cores do Feng Shui são usadas corretamente, o ambiente se mostrao destinatário das boas energias. A cor vermelha contribui para o elemento fogo, que é o principal símbolo do fornecimento enérgico.

(19)

O fogo pode ser considerado um aspecto criativo ou destrutivo. É o símbolo do sol, da vida e da energia proveniente dele. Com este elemento em casa, podemos experimentar a felicidade e o desejo sexual.

O vermelho também representa a paixão e a celebração. Os chineses usam a cor vermelha para representar felicidade e sorte. Na Índia, a cor vermelha é usada para casamentos, e no Ocidente, para o romance e coragem.

Na decoração, a cor vermelha é usada para atrair riqueza. Mas tenha critério, para não usá-la em demasia, caso contrário, pode provocar a raiva e o excesso de estímulos emocionais, tornando os moradores da casa pessoas difíceis de ligar.

No Feng Shui, o vermelho pode ser usado em quartos infantis com moderação. Também pode ser utilizado nas áreas comuns da casa, como a sala de jantar e de estar, ou na cozinha. Nas zonas leste, sudeste, oeste e noroeste de nossa casa podemos usar a cor vermelha, mas sempre sem exageros. O vermelho é perfeito para ser usado no lado sul.

LARANJA

O laranja foi apelidado de cor "social", pois é o responsável por fornecer a energia do Feng Shui nas conversas mais animadas e trazer bons sentimentos para uma casa. Quando o inverno se aproxima, pode ser uma lembrança do verão. Lareiras também entram nesse jogo, com a cor de laranja fogo.

Assim como o vermelho representa o fogo, o mesmo acontece com o laranja. Não é uma boa cor para as áreas oeste e noroeste. Não deve ser vista no Oriente e no Sudeste, pois essas áreas são controladas por outros elementos do Feng Shui, como a água e o ar.

(20)

O laranja pode ser usado para áreas comuns, como a cozinha e salas de jantar, mas também pode ser usado em qualquer outro lugar com moderação onde o ambiente precisa ter ação e muita energia.

É considerada uma cor suave e quente, portanto, fácil de incorporar ao Feng Shui. Procure utilizar tons que remetam o poente, pois não há nada mais bonito que ver um pôr do sol tingindo o céu de laranja avermelhado.

(21)

PÚRPURA OU ROXO

Não abuse da cor roxa. Essa cor é muito forte e tem uma relação com o espírito. Não é recomendada para uso em paredes, porém, ela pode ser utilizada em espaços usados para meditação, por ser uma cor fortemente liga ao espírito.

Ametista

Seu uso em casa deve ser muito moderado, portanto, use tons de roxo mais claros. Pode ser usado no Sudeste e no Oeste, mas com limitações.

Uma boa maneira de incluir o roxo no Feng Shui é utilizar uma ametista, que é uma variação violeta do quartzo.

ROSA

Pode ser usado para manter energia e calma, além de funcionar para acalmar o coração e proporcionar muito amor. Esta cor é usada principalmente na região sudoeste. Está em consonância com o casamento, por isso, usar essa cor no matrimônio é muito positivo para estabelecer a paz

entre os noivos. Na decoração, use um rosa suave, as se desejar uma energia mais quente e pesada, use o rosa choque que não há problema. Tente pintar uma das paredes com um rosa bem chocante, num cômodo de passagem.

Existem várias combinações comuns, como rosa e preto, ou rosa e verde. O rosa e o verde representam atividade, enquanto o rosa e preto representam um estilo retrô. No Feng Shui, cristais de quartzo rosa podem ser usados para o amor.

(22)

CINZA

O cinza é geralmente considerado uma cor sem graça, que não tem muita vida. No entanto, há um tom de cinza, o cinza nobre, que é um pouco mais otimista do tom conhecido popularmente. Pode ser utilizado no Oeste, Noroeste, e Norte do Ba-Guá, porém, não deve ser muito usado no Oriente e no Sudeste.

A madeira é o elemento dominante dessas áreas. Acredite ou não, o cinza pode fornecer energia Feng Shui na maioria das áreas comuns de uma casa. Pode fornecer um foco de luz em qualquer espaço e representa também a energia do elemento Metal.

BRANCO

A cor branca representa os rituais da Yoga e, logo, se aproxima do Feng Shui, significando tranquilidade e pureza. Tem um foco limpo e fresco e pode ser usado em qualquer lugar da casa.

Porém, não é uma boa ideia usar tudo branco no Leste e Sudeste. Para um ambiente mais refrescante, procure utilizá-lo com cores cítricas, como verde e laranja. Para manter a calma e a serenidade, utilize cores secas como, azul e o cinza.

Por ser uma cor neutra, pode ser utilizado com todas as cores, desde as mais fortes até as mais suaves. Apesar disso, sua combinação perfeita é com os tons fortes, como o vermelho e o preto.

Podemos ter espaços em branco no banheiro, ou na sala de estar. Isto ajudará na cura da casa.

(23)

O azul representa o céu claro e as águas. Pode ser usado em qualquer espaço, seja no Oriente ou no Sudeste. Uma vez que está relacionado com a água, a energia que emana deles é responsável pelo fornecimento de alimento ao elemento madeira. Também pode ser usado na decoração, ou na arte. Combine azul e branco, para obter mais energias.

O azul também deve ser usado para a pintura dos tetos. Observou-se em algumas experiências, que alunos que tinham seus tetos pintados de azul, se saíram melhor nos estudos.

Para a harmonizar um ambiente, use uma luz de cor azul. Pela paz e sossego, o azul escuro funciona melhor. Pode também, ser implementado nos quartos, para ajudar no sono melhor. Por fim, procure não utilizar o azul profundo no Sul, Oeste e Noroeste.

Dica: para saber mais sobre como acabar

com a insônia ou sobre como dormir melhor, consulte o ebook Dormir Bem na loja da LeBooks.

Capítulo 5

(24)

Há sempre uma energia ao nosso redor, que circula continuamente a cada minuto do dia. Podemos fazer a mesma coisa em casa. Integrar os princípios do Feng Shui podem nos ajudar a ter um lar saudável e feliz.

Ao utilizar o Feng Shui o resultado será uma mudança no astral da casa. Quando as pessoas vierem nos visitar vão se sentir mais felizes na nossa presença e se estiverem felizes, também ficaremos felizes.

Familiarize-se com certas áreas da casa. Quanto mais estivermos conscientes sobre a energia que compõe cada área, mais sucesso teremos ao incorporá-las aos princípios do Feng Shui.

Com a mudança energética para melhor no ambiente, seremos capazes de transferir essa melhora para outras áreas de nossas vidas, incluindo o relacionamento com familiares e amigos.

Vamos analisar alguns pontos importantes:

 Devemos ter uma conexão com nossa casa. Examine as áreas, e determine quais as partes que não se alinham com os princípios do Feng Shui. As partes que não se alinham, acabarão por ter um efeito negativo no ambiente e em nossa vida tirando nossa energia

(25)

 Não reaja, se a casa, ou algumas áreas não respondem da maneira que gostaríamos.

 Crie algumas instruções do Feng Shui para si mesmo para que possa ir em frente e comece o trabalho que deve ser feito. Não fique irritado, ou agitado. Basta pensar nos seus objetivos como algo que tem de ser feito.

Em alguns momentos poderemos deixar de lado algumas emoções, mas isso não será um obstáculo para atingirmos o objetivo traçado. Quando removermos a desordem de casa, seremos capazes de fornecer energia positiva e renovada. E, com isso, nossa casa será mais saudável.

A desordem representa confusão e indecisão, o que é muito negativo para a energia do Feng Shui. Uma vez acabada a desordem, teremos uma sensação de alívio, e qualquer esforço que tenhamos feito para que isso acontecesse vai nos ajudar a ter uma paz de espírito saudável.

Outra coisa que algumas pessoas sentem falta é o relacionamento. Quer se trate de um casamento, amizade ou com filhos, irmãos, pais, outros parentes, ou outros tipos de relações amorosas. Através do Feng Shui podemos criar um ambiente mais agradável, o que pode melhorar nossa autoestima, logo, nos proporcionando a melhor interação com as pessoas ao nosso redor.

No que diz respeito à nossa casa, há algumas fórmulas, que podem nos ajudar a manter os relacionamentos positivos:

 Mudar o lugar dos móveis: se tiver espaço suficiente, mova-os para outro lugar, ou outra parede. Não mantenha móveis, como sofá, cama, mesa e cadeiras na mesma posição. Mude-os de lugar todo ano antes que o ambiente torne-se monótono. Mover seu mobiliário pode ajudá-lo a obter mais energia.

(26)

 Não importa qual é a área da casa seja o foco de fornecimento da energia positiva. Lembre-se, podemos fazer isso, tendo frutas frescas, flores frescas ou qualquer coisa fresca que se destaque.

 Independente de qual seja a área da casa que é o foco no fornecimento de energia adicional positiva, podemos escolhê-la e torná-la especial.

 Quartos, banheiros e armários devem ser organizados. Devem ser áreas que você não se importaria de mostrar as pessoas.

 Ter uma televisão no quarto não é necessariamente uma boa ideia. Pode ser uma distração de seu propósito real.

 Tenha fotos suas e de seus entes queridos de forma positiva.

 Não deixe sua casa ficar entulhada de gente. Todo mundo precisa de espaço, e tempo para si.

 Ouça músicas relaxantes que alivie a alma. Certos tipos de música podem fornecer muita energia no ambiente certo.

SE SUA CASA ESTIVER LOCALIZADA EM UMA RUA SEM SAÍDA

O Feng Shui pode não funcionar muito bem quando a casa está localizada em uma rua sem saída. No entanto, há exceções. Há algumas ruas que mesmo não tendo saída tem um bom fluxo de energia e que ainda podem receber também o fluxo de energia Chi.

Uma casa de beco não recebe o fluxo adequado de Feng Shui porque há a barragem do fluxo de energia entre as casas. Essa energia oscila dentro dessas residências, fazendo com que as energias fiquem aprisionadas no

(27)

mesmo local. Porém, não se preocupe tanto com isso, pois o fluxo depende de cada rua, podendo haver exceções.

Aqui estão algumas maneiras de usar o Feng Shui para resolver o problema de becos:

 O jardim deve ser limpo para fornecer energia. As casas também devem ter uma estrutura de qualidade e que sejam resistentes. Rosas são boas flores para ambientes como esse.

 A passagem para a frente da casa deve ser curva. Decore a frente, com algumas plantas verdes e com pedras coloridas. Isso é positivo para a pessoa que vier nos visitar ter algo agradável para olhar e sentir coisas positivas do ambiente.

 Instale uma fonte de água do lado de fora da casa, ou uma pequena banheira para pássaros, trazendo natureza positiva para local e polinização. Com o Feng Shui, esses objetos devem ser instalados na entrada da casa. Além disso, o fluxo de água deve estar nessa mesma direção.

 A porta da frente deve ter uma determinada cor. Se a porta estiver voltada para o Norte, opte por uma cor preta, ou azul, uma vez que representa a calma.

 Lembre-se que cada casa é diferente, podendo haver algumas casas dentro de um beco, ou rua sem saída, que tenham muita energia Feng Shui.

PORQUE NÃO USAR ALINHAMENTO RETO PARA AS PORTAS DA CASA Ao usar o Feng Shui, é importante que as portas externas sejam cobertas. Muitas pessoas deixam esse pequeno detalhe em segundo plano. Porém, ele é

(28)

tão importante quanto o resto da casa. O alinhamento reto de uma porta a outra não é apropriado, o que pode construir um mal Feng Shui.

Mesmo que o conceito do Feng Shui seja proporcionar equilíbrio no fluxo de energia em nossa casa, com um alinhamento reto de mais de uma porta, a energia não poderá trabalhar, logo, a qualidade do fluxo da energia do Feng Shui diminuirá.

Nunca podemos deixar as portas da frente e de trás alinhadas. A maior parte da energia boa do Feng Shui vem da porta da frente. Se as duas portas estiverem alinhadas, a energia pode escapar através da porta traseira.

Preste atenção no tipo de energia que está sendo criado em casa. Se não for suficiente, veja o que pode fazer para criar mais energia para um bom Feng Shui. Entretanto, se suas portas estiverem alinhadas, existem algumas coisas que podemos fazer para remediar essa situação:

 Para mudarmos essa situação devemos mudar a cor de uma das portas. Após a mudança de cor, a relação será diferente, uma das portas, terá mais força que a outra.

 Para fazer a energia circular, podemos colocar uma pequena mesa redonda entre elas. A energia então será direcionada para outro lugar, ficando mais lenta. Para melhoramos ainda mais, podemos colocar um vaso com flores frescas. Fazendo isso, poderemos estimular a circulação de energia.

 Se não quisermos usar flores frescas, podemos ter um vaso com plantas. A planta, também irá enviar a energia a outras direções.

 Faça essas coisas com o propósito de redirecionar a energia para outra direção. Não se esqueça da energia Chi, e envie o fluxo de água em outra direção.

(29)
(30)

Capítulo 6

COZINHA

Neste capítulo vamos analisar a importância de uma cozinha e sua energia em uma residência, bem como sua influência na vida dos moradores.

Vamos começar analisando as principais funções desse local:

 Preparo das refeições que irão nutrir e energizar as pessoas;

 Armazenagem dos alimentos, que irão virar refeições;

 Reunir a família na hora das refeições;

 Bater papo com a família e amigos, enquanto se alimentam;

 Ver televisão ou escutar musica, enquanto cozinha ou limpa o cômodo;

Podemos então dizer que uma cozinha trabalha e transmite uma serie de energias importantes para os moradores e a família em uma casa, dentre elas:

 Riqueza, abundância e fartura por causa dos alimentos e refeições;

(31)

 Comunicação e felicidade das pessoas da casa, entre outras.

Se recorrermos à história, iremos notar que a união durante a alimentação está há muito tempo enraizado no inconsciente do homem. Os primeiros seres humanos viviam em grupos nômades e, para se proteger à noite, ficavam juntos em volta de uma fogueira, que também era utilizada para preparar os alimentos. Logo, a evolução tecnológica chegou, mas a ideia principal se mantem: reunir pessoas próximas para compartilhar comida.

Nas primeiras moradias só existia um grande cômodo, onde estavam localizados o fogão, a mesa de refeições e a cama para dormir. Pensando bem, a simbologia da cozinha é tão antiga quanto à civilização que hoje conhecemos. Desse modo, precisamos cuidar muito bem das energias que existem e circulam neste ambiente. Comecemos por analisar pontos simples e de fácil percepção que irão nos indicar se a cozinha esta ou não com boas energias.

Uma cozinha estará com boas energias se:

 Estiver higienizada;

 Tiver fruteira com frutas frescas;

 Houver flores naturais no ambiente;

 Utensílios, potes e panelas ficarem em exposição;

 Tiver potes cheios de ervas ou cereais;

 A iluminação for plena e adequada Uma cozinha não terá boa energia se mostrar:

 A geladeira vazia e suja;

 Desleixo e sujeira em geral;

 Toalhas ou esponjas com sujeira de travessas;

 Travessas e pratos por lavar;

 Prato do cachorro ou gato em cima do balcão;

(32)

 Fogão com as bocas entupidas;

 Armários com poucos produtos.

Cuidados que devemos ter com a cozinha

É interessante notar como as pessoas se reúnem na cozinha em uma festa. Além do fato de estarem mais próximas dos alimentos e bebidas, isso é uma forma de se resgatar lembranças e sensações de nossa infância. Por este motivo, a cozinha tem que ser um lugar convidativo.

Segundo o Feng Shui, a cozinha deve ter janelas para proporcionar a iluminação natural, para que assim fique mais arejada. Boa luz e ar fresco promovem o movimento da Energia Chi, beneficiando quem prepara a comida e quem for se alimentar.

Já para o período noturno, é muito importante escolher uma iluminação adequada para este ambiente. É bom usar uma iluminação fluorescente, com 3000 kii. Neste padrão teremos uma luz branca com intensidade adequada para uma cozinha.

Cozinha é sinônimo de prosperidade, riqueza e abundancia. Cozinha é sinônimo de mesa farta. Para que isto ocorra, esta abundancia tem que saltar aos olhos. Os armários, balcão, fruteira e geladeira devem estar sempre cheios, com bom estoque de alimentos, especiarias, enlatados, bebidas e frutas. Quanto mais alimentos, com quantidade e qualidade, mais prosperidade a família sentirá. Ter a ideia de que não falta nada é sinônimo de fartura e felicidade.

Numa cozinha é muito importante que sempre estejam presentes as cores: Verde, Amarelo, Vermelho e Laranja, pois essas cores representam a fartura de nossos alimentos. Use e abuse delas em pequenos detalhes de decoração e arranjos.

(33)

Não existe uma cor padrão para cozinhas no Feng Shui. Qualquer cor escolhida, desde que seja do gosto da família, é sempre bem vinda.

Outro símbolo de Riqueza na cozinha é o Fogão, por causa do elemento fogo, nossa fogueira ancestral. O fogão é o cofre da casa, por isso mantenha-o sempre limpo e certifique-se de que todas as bocas dele estão funcionando corretamente.

Muito cuidado se morar em casa-sobrado, pois se o banheiro estiver sobre a cozinha e fogão, a privada pode roubar a prosperidade do cômodo. O mesmo vale se a porta da cozinha ficar de frente para a porta de um banheiro ou lavabo, fazendo com que as energias do ambiente alimentar sejam sugadas pelo banheiro. Por isso, procure manter as portas fechadas.

Caso tenha uma sala de jantar, a cozinha deve estar no cômodo ao lado. Quanto maior a distância, maior poderá ser a perda de energia dos alimentos preparados.

Não é aconselhável que a cozinha seja visível da porta de entrada, por dois motivos:

(34)

a) Não queremos ficar toda hora com fome, preocupados com comida e, consequentemente, acabar engordando.

b) Algumas visitas podem invejar sua prosperidade e abundância. A solução é manter a porta fechada.

Caso exista uma mesa de refeições na cozinha, e como uma mesa também representa prosperidade, podemos potencializar esta fartura, colocando sobre a mesa uma bela fruteira cheia de frutas e um espelho médio na parede lateral a mesa, que irá refletir e dobrar a prosperidade da fruteira. Com todos estes cuidados, os amantes de um bom garfo irão adorar ainda mais ficar na cozinha.

Para aumentar a energia na cozinha, tenha algumas frutas, flores, ou plantas sobre a mesa. Elas irão iluminar a cozinha e torná-la mais convidativa.

Cuide bem da sua cozinha, pois ela é o lugar onde está o coração, sendo um espaço onde as pessoas possam vir e desfrutar de sua companhia.

Capítulo 7

(35)

A energia de uma residência é a somatória de todos os ambientes que ela contém. Claro que o conforto e a praticidade de banheiros dentro do quarto são inegáveis, porém, precisamos ter alguns cuidados extras: canos de esgoto, ralos que podem trazer visitas indesejáveis, cestos de lixo e pessoas que não sabem usá-lo sem bagunçar tudo, podem afetar nossa harmonia pessoal.

É importante ressaltar que os cuidados do dia-a-dia com a nossa boa disposição começam e terminam nesse ambiente tão importante em nossas vidas.

A aplicação correta do Feng Shui no banheiro vai depender de qual área do

Ba-guá ele ocupa. A seguir, algumas orientações gerais:

 Tape os ralos quando não estiverem sendo utilizados.

 Se a janela não for decorativa, coloque uma cortina de voil.

 Decore com espelhos grandes (quando possível) e em bom estado, além de utilizar luminárias frias.

(36)

 Coloque uma planta viçosa e bem cuidada em um cachepô em tons de terra, do tamanho que o banheiro possa permitir. Normalmente, jiboia e alguns tipos de dracena vão bem.

 Conserte o mais rápido possível vazamentos e infiltrações. Para o Feng Shui, a água se relaciona com dinheiro, portanto, não queria perder água para não interferir na sua vida econômica. Pela mesma razão é aconselhável materiais de qualidade e beleza nos banheiros.

 Quando possível, mantê-lo com a porta fechada e a tampa do vaso sanitário também. Porém, evite discutir por causa disso. Discussão é uma péssima energia. Conscientize e aguarde a ação dos que ainda não estão conscientes.

 Banheiro que dá para o quarto (suíte) ou cuja porta precisa ficar aberta, por serem fontes de luz para um corredor, por exemplo, coloque como cura uma bola de cristal facetado, pendurada no centro do batente da porta, com um cordão vermelho de 9 centímetros, entre a bola e o batente.

(37)

 Sais aromáticos, toalhas que enxugam em tons alegres e tapete que acaricie os pés quando se pisa descalço, favorecem as boas energias para esse ambiente.

 Velas aromáticas mantêm a atmosfera do local agradável e leve.

 Decore com alegria, com criatividade e bom gosto, neutralize as negatividades e transforme em um local que convide a um banho gostoso, que recarregue as energias perdidas durante o dia. Banheiros que ficam no centro da residência e/ou nas áreas de relacionamento significam sucesso e prosperidade (elemento terra, fogo e madeira, respectivamente).

Além dessas dicas, existem algumas estratégias que podemos utilizar para estimular o fluxo de energias positivas no banheiro:

Cor- Podemos usar cores diferentes, para atingir o objetivo de atrair a

riqueza. Se usarmos madeira, devemos usá-las nas cores marrom e verde. Se nos focarmos no elemento água, devemos usar azul e preto, com a Terra, podemos usar os tons de amarelo e marrom, e também obter mais luz, usando o amarelo, ou o bege claro.

Cristais - Podemos comprar cristais de feng shui, e usá-los misturados.

Misture ametistas, citrino, quartzo rosa e outras pedras da família dos cristais. Esta combinação pode trazer cura e riqueza no Feng Shui.

Bambu- Outro Feng Shui de cura, riqueza e abundância, é ter 8 talos de

bambu afortunado. São usados por muitas pessoas, e podem ser encontrados em lojas de flores e em alguns supermercados.

Ambiente - Decore a casa para que ela se pareça com um spa. Um spa

é o lugar onde vamos relaxar. Todos os pensamentos serão para a paz de espírito.

(38)

Organização- Remova qualquer excesso, ou desordem que não precise

estar lá. Se tiver itens, como shampoos ou sabonetes cujas validades expiraram, livre-se deles. Se houverem coisas que não utiliza há muito

tempo, livre-se

delas também. É

preciso ter em seu

banheiro, coisas que representem a energia positiva. Também é importante que a iluminação seja boa. Significado da riqueza– Coloque no seu banheiro, qualquer coisa que lhe remeta

riqueza. Pode ser uma imagem, um poema, alguma citação que o faça lembrar-se dela.

Assento– A tampa do vaso sanitário deve permanecer sempre abaixada

quando não estiver em uso. Isso ajuda a manter a energia que não se espalhou.

Capítulo 8

(39)

Os espelhos são usados como um reflexo da realidade. As pessoas os usam para verem a si mesmas. Com o Feng Shui, eles ajudam a trazer a energia da água. São também usados para puxar a energia Chi, além de ampliarem o espaço. Os espelhos podem alterar a forma dos fluxos de energia em determinada área. São bons para trazer a paz e uma perspectiva totalmente nova de vida.

Conhecemos três tipos de espelhos, alguns são utilizados pelo Feng Shui e outros não. Aqui seguem essas formas:

Convexos - Esses espelhos representam proteção. São os olhos e ouvidos, e

na maioria das vezes, utilizados à parte do Feng Shui. Mas podem ser usados dentro do conceito, desde que sejam emoldurados com madeiras.

Côncavos- Na maioria das vezes, estes espelhos não são usados para o Feng

Shui. O reflexo desse espelho é uma versão menor do que a realidade, virando a imagem real de cabeça para baixo.

Retos- Dependendo da forma e da moldura, representam a cura certa no Feng

(40)

Há também o espelho Ba-Guá, ou Ba-Guá Mirror, que é diferente dos três espelhos acima mencionados. É muito poderoso e, na maior parte das vezes, as pessoas não o usam corretamente. Ele é feito só para o exterior, nunca para dentro de casa. Se não estivermos sentindo o tipo certo de energia em nossa casa ou empresa, então este tipo de espelho, virá a calhar. Não deve ser usado para decoração.

O espelho Ba-Guá é encontrado em formato côncavo e convexo. O Ba-Guá em si, é feito de madeira e podemos escolher entre o verde, vermelho ou dourado, encontrados em vários tamanhos. O espelho Ba-Guá é bom para proteger-nos de danos ou de perigos, tais como brigas, invejas, ou se existirem pessoas querendo nos prejudicar. Mas tome cuidado, o espelho Ba-Guá irradia toda a força do shi na direção em que reflete. Por isso, pode causar uma sensação muito ruim na sua vizinhança. Devemos ter a noção de que o Feng Shui deve procura o equilíbrio entre você e o mundo, portanto, nunca utilize materiais que possam prejudicar os outros. Consulte-se com uma pessoa que tenha conhecimento em Feng Shui a fim de orientá-lo sobre o local mais adequado para colocar os espelhos. Na maioria das vezes, é colocado acima da entrada principal da casa e nunca na sala.

Dicas sobre como usar o espelho:

Para refletir uma bela vista. Se a sua sala de estar ou de jantar oferece

uma bela visão de árvores, um jardim, o céu azul, ou algo particularmente bonito, um espelho é o acessório perfeito. Posicioná-lo na direção da paisagem é equivalente a duplicar a quantidade de beleza a ser observada.

Para refletir as áreas de estar e de jantar. A área de jantar é o local

perfeito para espelhos porque a refeição representa a fartura e o bem-estar da família e o espelho bem posicionado amplifica essa energia positiva. Da mesma maneira, a sala de estar é o local onde os familiares se encontram

(41)

para o relaxamento, lazer e conversa. O espelho vai dobrar o número de pessoas que estão trocando energias positivas.

Para esconder uma área ruim. Espelhos podem esconder partes da

parede ruins ou inadequadas como um pilar que se destaca indevidamente numa sala. Ao colocar um espelho ali, aquele pilar parece desaparecer.

Para estimular a prosperidade. Em locais comerciais, colocar um espelho

refletindo joias, vestuário, objetos bonitos e de valor, vai atrair e multiplicar a energia positiva para o estabelecimento.

Para ampliar o espaço. Se você tem algum cômodo muito pequeno na

casa, um espelho nessa parede é a solução para ampliar visualmente e tornar o local mais atrativo.

Dicas sobre como NÃO usar o espelho:

Em frente a porta de entrada. Isso joga a energia de volta para fora da

porta, repetidamente, infinitamente. Empresas que colocam espelhos de frente para a porta de entrada estão impedindo o fluxo de energia do sucesso de chegar até a empresa. Se quiser colocar um espelho no vestíbulo para ampliar o ambiente pequeno, ótimo. Mas não coloque o espelho de frente para a porta de entrada.

Refletindo energia negativa. Certifique-se que o espelho não seja

colocado em frente a entrada de banheiro, lugares normalmente bagunçados na casa ou lareira. Quando você vê imagens não boas por meio do espelho, isto está ampliando a energia ruim. No caso da lareira, colocar o espelho acima dela é interessante, mas não em frente, refletindo o fogo. Algum fogo aquece o ambiente, muito fogo irradia energia excessiva.

Enviando energia agressiva. Isso ocorre quando se coloca o espelho no

final do corredor de entrada, o que simbolicamente significa: “mantenha-se afastado daqui”.

(42)

No quarto de dormir. Um espelho no quarto pode estimular a insônia,

especialmente se ele refletir a cama. Se houver algum problema no casamento, o espelho pode potencializar isso. Melhor ser precavido, E se você faz questão de ter um espelho no quarto, certifique-se que ele não ficará refletindo a cama.

Espelhos quebrados. Irradiam uma péssima energia de imagens

distorcidas. Se um acidente causar a quebra do espelho, substitua imediatamente.

Capítulo 9

(43)

Para se ter uma relação positiva e íntima com nosso companheiro, precisaremos de um quarto com boa influência do Feng Shui. O casal precisará ser capaz de investir algum tempo para a renovação do ambiente e aprender a se livrar de coisas desnecessárias.

Na teoria, apenas a parte significativa do mobiliário deve ser colocada em seu quarto, isto é, a cama. Entretanto, com as residências estão ficando cada vez menores nas grandes cidades, e entendemos que não acumular materiais é algo difícil. Porém, devemos procurar ao máximo o minimalismo no quarto, para que o espaço seja tranquilo.

Essa cama deve ser simples, como uma cabeceira de pequena e um colchão natural. Os lençóis deverão ser de algodão da melhor qualidade. Procure não acumular objetos eletrônicos que despertam a nossa atenção, como televisão, rádios e computadores, o ideal é ter apenas um relógio.

Uma parte da cultura Yin inclui o sono. É importante que o quarto esteja situado na parte de trás da casa, onde há o mínimo de movimentação. O quarto deve ser aconchegante e convidativo, afinal, é onde compartilhamos momentos íntimos, de ternuras e de descanso.

(44)

Aqui estão mais algumas sugestões do Feng Shui que podemos usar:

 O quarto não deve ficar em cima da garagem, pois podemos incorporar energias baixas e problemas de saúde. Além disso, os elementos elétricos do veículo estacionado podem mexer com o nosso sistema eletromagnético.

 Tente não usar itens que funcionem com eletricidade. Esses itens podem provocar uma alta carga elétrica.

 Para manter a vida sexual ativa, sempre deve haver uma energia fresca no quarto. Isso pode ser implementado pelo uso de cristais, velas e óleos essenciais.

 Mantenha o quarto com um bom Feng Shui, pois ajuda a manter um fluxo de energia positivo e sentimentos sensuais. Um bom Feng Shui no quarto deverá ser preenchido com muito amor e paixão. Deve ser emocionante, proporcionar relaxamento e cumplicidade.

Aqui estão algumas maneiras de como criar um bom Feng Shui para o quarto:

 Não tenha nada com aparência de velho em seu quarto. Abra as janelas e, se o tempo permitir, deixe entrar o ar fresco. Além de remover a maioria dos aparelhos elétricos, também não é aconselhável colocar plantas ou flores naturais no quarto.

 A iluminação deve ser ajustável. A maneira mais fácil de fazer isso é instalar um reostato. Assim, poderemos ajustar as luzes para um nível adequado. Podemos também, usar velas, mas procure as que são livres de toxinas.

(45)

 Use as cores que correspondem ao método Feng Shui. As cores devem criar um equilíbrio para o quarto. Dessa forma, teremos a garantia de um fluxo de energia positiva. Isso nos ajudará a dormir melhor, além de melhorar a vida sexual.

As cores que funcionam bem no quarto: branco e os tons de castanho, chocolate. Se estiver pensando em adicionar quadros, ou objetos no quarto, escolha peças que reflitam seu modo de vida e sua maneira de visualizar um futuro positivo. Evite usar peças que representem o oposto disso.

O procedimento Feng Shui para a sua cama deve ser o seguinte:

É preciso que tenhamos acesso a ela pelos dois lados. A cama não deve estar paralela com a porta do quarto. Podemos ter duas pequenas mesas de cabeceira. Essas coisas ajudarão a cama e o quarto a manter um equilíbrio.

As portas do quarto devem ser mantidas fechadas. Seja a porta de entrada, porta de armário ou porta do banheiro, nenhuma delas deve ficar aberta.

(46)

Assim, irá manter o fluxo de energia dentro do quarto, o que irá melhorar seu relacionamento.

O quarto deverá o símbolo de intimidade, prazer e amor. Usar o Feng Shui pode ajudá-lo a fazer exatamente isso.

Quarto com tema oriental

Capítulo 10

(47)

Acredite ou não, existem muitas pessoas de negócios em todo o mundo, que usam os princípios do Feng Shui em seus escritórios. Muitos asiáticos acreditam que o Feng Shui é necessário para se conduzir bem os negócios e realizar uma boa gestão empresarial. Na verdade, existem alguns empresários famosos e bem-sucedidos, nos Estados Unidos que também usam o Feng Shui.

Muitas pessoas empreendedoras têm seus escritórios estabelecidos em casa. Esta é uma forma econômica para se começar um negócio, porque não acarreta a despesa adicional de outro imóvel.

Por outro lado, algumas pessoas que trabalham em casa tem dificuldade de separar seus negócios das rotinas do lar, além de acabam por não ter muita interação com outras pessoas. No entanto, ter um negócio em casa tem a vantagem de evitar os desafios e as frustrações que as pessoas enfrentam ao trabalhar fora, sem contar o tempo perdido e o desgaste de quem tem que se deslocar nas grandes cidades.

Se estiver tentando atrair riqueza e abundância para o seu negócio em casa usando o Feng Shui, aqui estão algumas maneiras de incorporá-lo:

(48)

 Devemos sempre sentar-nos de costas para uma parede sólida. Evite sentar-se com uma janela atrás de você.

 Evite também ter uma parede compacta na frente de sua mesa de trabalho, ou quando entrar no escritório.

 Se a riqueza for o seu objetivo, deve ter seus equipamentos de trabalho colocados neste ambiente reservado ao trabalho, por isso, eles não devem ser espalhados pela casa.

Para que o Chi flua com harmonia, posicione estrategicamente as mesas e cadeiras.

 Purifique o ar com plantas, tanto no escritório, quanto em casa. Isso ajudará a fornecer ar fresco de qualidade, além de também aumentar a quantidade de oxigênio gerado nessa área. Evite plantas de bordas afiadas, ou com espinhos, como os cactos.

 A porta de entrada para o escritório de casa deve estar livre de obstruções. Se houver obstrução, como uma mesa atrás da porta, a energia Chi não irá funcionar corretamente.

A fim de reforçar a presença de Chi, uma boa ideia é instalar um cristal pendurado no local de trabalho.

 Embora nem sempre isso seja possível, o escritório de casa deve ter uma boa distância do quarto, para que o ambiente de trabalho não seja invadido pelo ambiente de repouso e vice-versa.

 O escritório em casa deve ser cercado de produtividade. Portanto, as cores das paredes devem refletir isso.

(49)

 A máquina copiadora ou impressora não deve estar perto da porta de entrada principal. O calor da máquina pode prejudicar o fluido da energia

Chi.

 Se houver um vaso vazio perto da porta de entrada principal, a energia Chi vai se encaminhar para ele, o que será um prejuízo para o meio ambiente.

 Se tiver clientes que venham vê-lo, tente colocar um aquário em seu escritório. Com isso, poderá obter melhores resultados e, provavelmente, mais clientes, o que por sua vez, significa mais dinheiro. Tenha o cuidado de seguir as instruções corretas de montagem e manutenção de aquários, caso contrário não vai funcionar.

Dica: Para saber a respeito de Aquários e Peixes, consulte nosso ebook sobre o assunto no site da LeBooks.

A fim de obter energia Chi funcionando corretamente, instale uma pequena fonte de mesa em seu no escritório. O que também ajudará a ter saúde e sabedoria.

 Mantenha livre a mesa de trabalho e a área ao redor dela. Por isso, os chineses não usam cestos de papel. Esse conceito está começando a ser usado nos Estados Unidos.

 Preste atenção ao tipo de luz que está usando no escritório de casa. Use iluminação natural, e apenas se necessário utilize a artificial. Nosso trabalho não rende corretamente se não tivermos uma boa iluminação. Considere outros tipos de luzes como as de espectro total. Estas luzes são semelhantes ao espectro da luz natural e têm sido usadas por serem mais saudáveis.

(50)

 Há diferentes áreas no escritório de casa que precisam ser alimentadas com o Feng Shui. Na parede Norte, os elementos água e metal devem ser usados. Além disso, procure ter imagens com molduras em preto ou branco.

 A área Sul usa o fogo para a energia. Abstenha-se de ter espelhos azuis, ou imagens de água no Sul. O Sudeste deve ter imagens que representam prosperidade e abundância, além de utilizar o elemento Madeira.

Usando o Feng Shui para seus negócios na internet

Assim como ocorre nos escritórios, você pode usar o Feng Shui para criar harmonia em seus sites. De acordo com o método, suas páginas devem estar alinhadas corretamente para que os visitantes do site possam ter acesso a uma navegação fácil. A utilização da página deve ser uma experiência positiva para os visitantes.

As páginas devem estar limpas e possuir cores claras ao fundo. Criar páginas na web com uma cor escura pode representar um desestímulo para

(51)

quem visitá-la. A fim de começar a fluir energia Chi, use fundo branco, texto em cores escuras, majoritariamente preto, para facilitar a leitura em função do contraste. Utilize também, sempre em menores espaços, cores vibrantes, como laranja, verde claro e vermelho, para dar vida ao site.

Branco e azul são cores muito favoráveis para websites, pois essas cores são os símbolos do ar e da água. Se usarmos cores que não se harmonizam muito bem, o site não será atrativo Podemos incorporar o mau Feng Shui se não o fizermos corretamente.

Abstenha-se de acrescentar coisas como gráficos animados, pois tiram a essência do site. Se um gráfico tiver que ser parte do site, certifique-se de que seja algo que pareça natural.

O site deve ter uma área em destaque que exiba um logotipo. Este logo deve estar em cada página que criar. Evite colocar um monte de grafismos e outros truques nas páginas da web. Isto pode distrair os visitantes e levá-los a perder o foco na ação que você deseja que eles realizem.

Naturalmente, deve haver uma página de menu principal, bem visível e organizada de forma a orientar o usuário, facilitando a navegação. Todos os elementos gráficos que colocar no site devem estar posicionados harmoniosamente na página. Nunca concentrados em determinada área em detrimento de outra.

Faça um site que possua aparência profissional, mas que ao mesmo tempo seja agradável para os visitantes. Se incorporar música, use uma que seja relaxante, isso ajudará a criar o Chi positivo. Mas tome cuidado com a inclusão de música, pois, segundo os especialistas em Internet, na maioria das vezes ela acaba se tornando repetitiva e incomoda os usuários.

O importante na criação de sites usando Feng Shui é que sejam simples, fáceis de navegar e que ofereçam um visual agradável. Se postar informação

(52)

em excesso, as pessoas se desconectarão dele rapidamente, pois o internauta procura praticidade e eficiência.

Usando o Feng Shui em um pequeno comércio

Caso queira abrir uma loja de varejo, deve ter abundância de produtos e um ambiente que atraia os clientes. Utilizar os princípios do Feng Shui pode ajudá-lo a criar uma atmosfera favorável para o sucesso de seu estabelecimento. Aqui estão algumas coisas que pode fazer para mudar o ambiente do seu negócio:

 Organizar muito bem a distribuição dos produtos. Não deixar produtos diferentes amontoados, pois isso dificulta a visualização por parte do cliente e cria uma impressão negativa. Os produtos podem até ser bons, mas se não há nenhuma organização os clientes podem estar pensando: Por que este produto está aqui, quando deveria estar em outro lugar?

 Remova alguns produtos e deixe espaço entre eles. Não é bom amontoá-los, pois isso gera dúvidas no cliente e a impressão de desorganização. Tente separar os produtos em diferentes categorias e verá a diferença.

 Se a energia do Feng Shui, a partir da porta de entrada, não fluir para a porta de trás corretamente, isso poderá atrapalhar as vendas. No minuto em que os clientes entram pela porta, precisam ser atraídos pelo que está exposto nas prateleiras.

Seja claro sobre os produtos que oferece e seus benefícios, pois os clientes sempre querem saber o que há de novo.

O caminho da entrada e a área da frente devem ser mais visíveis do que a área dos fundos.

(53)

 Seus corredores não são claros e tem coisas impedindo a livre circulação dos clientes isso tem que mudar. Um cliente não quer se espremer, ou pisar sobre as coisas para ir atrás de seus produtos. Abra espaço nos corredores para eles, e terão fácil acesso aos produtos que você está lhe oferecendo.

Algumas destas sugestões podem ser implementadas para a internet também. Realize uma pesquisa, ou peça a alguns de seus clientes, sugestões para fazer alterações na loja. Poderá se surpreender com as respostas. É muito importante, que haja sintonia entre as suas necessidades e as de seus clientes. Sem eles, não haveria negócio.

CONCLUSÃO

Se nosso objetivo é melhorar a saúde, a vida amorosa ou a financeira, o Feng Shui é um bom caminho para isso. Essa filosofia tem sido utilizada pelo povo chinês por milhares de anos e, desde que se espalhou pelo mundo, fez com que as pessoas ficassem curiosas para saber como ela pode ajudá-las. Neste ebook você obteve muita informação para iniciar uma jornada rumo à saúde, prosperidade e abundância de inúmeras outras coisas boas que poderão melhorar a sua vida.

Se permanecer no caminho dessa terapia e procurar as mudanças certas de maneira séria, verá a diferença na sua vida. A mudança do Feng-Shui não é apenas algo espiritual, mas também visual. Uma casa mais harmoniosa e tranquila, com cores claras e suaves proporcionará de forma evidente alterações positivas no nosso dia a dia.

Procure aplicar o Feng Shui nas pequenas coisas do seu cotidiano, com o tempo as mudanças implantadas em sua vida aparecerão de maneira eficaz.

(54)

Cursos e mais informações

Como encontrar profissionais de Feng Shui

Se precisar de ajuda profissional você pode procurar pelos serviços de um consultor de Feng Shui. Pesquise minuciosamente e utilize a Internet para agilizar a busca.

Provavelmente, poderá obter mais informações on-line e levá-las até um consultor, com quem poderá discutir suas impressões. Anote tudo o que quer desse profissional. Além disso, existem também algumas escolas onde o Feng Shui é ensinado.

Por fim, o Feng Shui é uma mudança comprovada que não se baseia apenas em teorias inaplicáveis. Sua relação de causa e efeito é visível dentro das moradias, proporcionando uma vida melhor para todos os tipos de pessoas, principalmente idosos e pessoas com mobilidades reduzidas

Aqui seguem alguns locais especializados, tanto para ensino, quanto para consultoria:

Curso SENAC: FENG SHUI Aplicação:

O egresso deste curso poderá aplicar seus conhecimentos em projetos de interiores residenciais ou comerciais. Primeiros aprendizados da área para quem pretende atuar profissionalmente. O curso também atende às necessidades de pessoas que querem aplicar a técnica em suas

próprias casas. Site: bit.ly/ql4zl8

Consultoria em Feng Shui: Viera consultoria Site: www.fengshuiconsultoria.com.br/v2/index.phpSociedade do Feng Shui:

(55)
(56)

MAIS LITERATURA SOBRE O ASSUNTO

LIVROS EM PORTUGUÊS

Feng Shui: a Antiga Sabedoria do Viver em Harmonia nos Tempos Atuais

Eva Wong Ed. Pensamento

Manual do Autêntico Feng Shui

Raul de Sorôa Ed. Gente

Manual Pessoal do Feng Shui

Lam Kam Chuen Ed. Manole

LIVROS EM INGLÊS

Feng Shui Handbook

Lam Kam Chuen

Publisher: Henry Holt & Company

The Personal Feng Shui Manual

Lam Kam Chuen Publisher: Owl Books

(57)

Feng Shui

Eva Wong

Publisher: Shambhala

A Master Course in Feng-Shui

Eva Wong

Publisher: Shambhala

Flying Star Feng Shui

Stephen Skinner

Publisher: Tuttle Publishing

The Complete Idiot's Guide to Feng Shui (2nd Edition)

Elizabeth Moran & Val Biktashev Publisher: Alpha

The Principles of Feng Shui

Larry Sang

Publisher: American Feng Shui Institute

Feng Shui The Perfect Arrangement

Gahle Atherton

Publisher: Sandstone Publishing

Feng Shui Demystified: A Comparative Compendium on Flying Star Feng Shui and the Eight Mansion Formula

Ulrich Wilhelm Lippelt Publisher: Authorhouse

(58)

Feng Shui Demystified II: A Comprehensive Course On Flying Star Feng Shui And Famous Water Formulae

Ulrich Wilhelm Lippelt Publisher: Authorhouse

Conheça outros títulos da coleção Terapias Naturais

AROMATERAPIA como ela pode melhorar a sua vida

Ebook sobre Aromaterapia, uma técnica praticada desde o Egito antigo até os dias atuais para a cura, alivio e embelezamento do corpo. Apresenta as diversas formas de utilização e as 60 principais essências com descrição de suas finalidades.

DETOX a dieta da desintoxicação

Ebook que apresenta inúmeras dietas de desintoxicação para limpeza e reorganização de todo o organismo, prevenção e combate à enfermidades.

Como lidar com o STRESS de maneira natural

Por meio deste ebook você conhecerá as causas do Stress e as técnicas naturais mais eficazes para combatê-lo.

TRATAMENTOS NATURAIS PARA A CASPA

Esse ebook apresenta as principais maneiras de reduzir e eliminar a caspa, de forma natural e saudável.

(59)

Conheça a ACUPUNTURA e o que ela pode fazer por você

Este ebook nos apresenta a milenar técnica oriental da Acupuntura, uma terapia natural que pode ser usada para combater praticamente todas enfermidades

CROMOTERAPIA vol. I - Tratamento de crianças e gestantes Obra introdutória a cromoterapia, com conteúdo prático e didático onde as autoras apresentam casos de recuperação com depoimentos. Contém ilustrações e ensina a técnica cromoterápica para o tratamento de inúmeras doenças que atingem crianças e gestantes.

CROMOTERAPIA vol II - Tratamento para mais de 100 doenças Neste ebook, as autoras mostram as origens da cromoterapia e o grande poder de cura dessa terapia natural. Numa linguagem simples e objetiva, ensinam como utilizar a cromoterapia por meio das receitas de aplicações para mais de uma centena de doenças.

PLANTAS MEDICINAIS: Viva mais e melhor

O ebook Plantas Medicinais do Prof Dr. Sandro Kanzler oferece conhecimentos extremamente úteis para quem se preocupa com saúde e qualidade de vida. São descritas as principais doenças que nos atingem, as plantas medicinais mais indicadas para a cura e o modo de preparação e utilização.

REFLEXOTERAPIA: corpo integrado saúde total

Ebook que apresenta a reflexologia e seu uso como terapia. Escrito por um especialista na área, Francisco Cidral, além de fonte de orientação é um guia prático para quem deseja utilizar essa técnica de cura.

ENXAQUECA E DOR DE CABEÇA: A cura pelo modo natural Por meio deste ebook você conhecerá inúmeras maneiras naturais de combater a dor de cabeça, evitando os efeitos danoso dos medicamentos químicos

(60)

YOGA PARA INICIANTES

Este ebook foi criado para esclarecer as dúvidas e desmistificar a Yoga, com o objetivo de fornecer uma introdução clara, simples e divertida sobre o tema.

(61)

i Magnetismo, força baixo, frio, úmido, escuro, lua, outono e inverno, terra, metal, Feminino, passividade, negativo, morte. Apesar dessa descrição, devemos ressaltar que a cor negra não é exclusivamente negativa, assim como a imagem feminina não pode ser associada unicamente à passividade.

iiA temperatura de cor é uma analogia entre a cor da luz emitida, por um corpo negro aquecido até a temperatura especificada em Kelvin, e a cor que estamos comparando. O ideal em uma residência situa-se entre: 2700 k e 5000 k.

Referências

Documentos relacionados

Clique com o botão direito no ícone da área e selecione a opção Update para atualizar o arquivo de configuração.. Clique com o botão direito no ícone da área e clique

O presente artigo constitui-se num breve ensaio sobre a educação integral no contexto educacional contemporâneo, suas demandas para a formação do homem

- Tese de doutoramento em Economia, especialidade em Economia do Desenvolvimento, Departamento de Economia Política, ISCTE Instituto Universitário de Lisboa,

Para a raposa o pequeno príncipe era não mais um menino qualquer, mas era um menino único, e para o pequeno príncipe, a raposa era única também.. Na despedida, a raposa contou a

Com relação à germinação das sementes armazenadas em câmara fria, aos três meses de armazenamento (Tabela 10), observou-se em sementes tratadas ou não com fungicidas e

Contudo, sendo um campo de pesquisa e de atuação muito específico e novo no Brasil, ainda existe uma série de dificuldades para a eleição de parâmetros de conservação

Ao ler um texto, um leitor real também é considerado um autor, pois Ao ler um texto, um leitor real também é considerado um autor, pois insere ao enredo sua experiência de

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam