• Nenhum resultado encontrado

REGIMENTO DO MESTRADO EM BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR APLICADA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REGIMENTO DO MESTRADO EM BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR APLICADA"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

REGIMENTO DO MESTRADO EM BIOLOGIA CELULAR E

MOLECULAR APLICADA

Ementa: Regimento do Programa de Mestrado em Biologia Celular e Molecular Aplicada

CAPÍTULO I - OBJETIVOS

Art. 1º - O Programa de Mestrado em Biologia Celular e Molecular Aplicada tem por objetivo desenvolver a capacidade científica e profissional dos alunos, visando à formação de pessoal qualificado para o exercício das atividades de magistério superior e de pesquisa.

Art. 2º - O Programa de Mestrado em Biologia Celular e Molecular Aplicada concederá título de Mestre na área de concentração Biologia Celular e Molecular Aplicada a ser conferido pela Universidade de Pernambuco na forma das disposições vigentes.

CAPITULO II - DA ADMINISTRAÇÃO

Art. 3º - O Programa de Mestrado em Biologia Celular e Molecular Aplicada será dirigido por um Coordenador e por um Vice-Coordenador, eleitos pelo Pleno do Programa para um mandato de três anos, podendo estes ser reeleitos por igual período.

PARÁGRAFO ÚNICO - O Coordenador e o Vice-Coordenador deverão pertencer ao quadro permanente da UPE e ao corpo docente do Programa de Mestrado em Biologia Celular e Molecular Aplicada e possuírem a Titulação de Doutor.

Art. 4º - O Programa terá um Pleno constituído pelo Coordenador, pelo Vice-coordenador, pelos docentes permanentes e por um Representante Discente.

PARÁGRAFO ÚNICO - O Representante Discente deve ser aluno regularmente matriculado no Programa de Mestrado em Biologia Celular e Molecular Aplicada, eleito pelos seus pares para um mandato de 01 (um) ano, podendo ser reeleito.

Art. 5º - São atribuições do Pleno: a) Respeitar a Legislação vigente;

b) Exercer, como órgão deliberativo, normativo e consultivo do Programa de Mestrado, a jurisdição superior em matéria de ensino e de pesquisa, respeitando os dispositivos das instituições participantes e a legislação vigente;

c) Acompanhar o funcionamento didático do Programa, zelando pela observância das normas regimentais;

d) Decidir sobre a inclusão e a exclusão de disciplinas em consonância com as normas vigentes;

e) Aprovar o calendário escolar;

f) Indicar os componentes da Comissão de Seleção de candidatos;

g) Indicar os componentes das Comissões Examinadoras de Dissertações; h) Fixar o número de vagas do Programa;

(2)

i) Expedir instruções sobre os critérios de seleção, normas disciplinadoras e prazos para seleção e matrícula no Programa;

j) Definir a periodicidade de abertura de inscrição e elaborar o edital, atendidas às disposições regimentais;

k) Decidir sobre os recursos ou trancamento ou cancelamento de matrícula ou jubilamento de alunos e transferência de créditos obtidos em outras instituições; l) Encaminhar pedidos de bolsas de estudo/pesquisa ou benefício ao Núcleo de

Apoio ao Estudante (NAE) da Universidade de Pernambuco e outras instâncias de fomento;

m) Aprovar as disciplinas obrigatórias e eletivas, integrantes do currículo do Programa, com as respectivas epígrafes, ementas indicativas do conteúdo programático, carga horária, número de créditos e requisitos;

n) Estabelecer a oferta de disciplinas e respectivos professores em cada período letivo;

o) Conhecer, informar ou deliberar, quando necessário, sobre matérias que se relacionem com a administração e a didática do Programa;

p) Exercer, em instância inicial, atribuições disciplinadoras concernentes a docentes, discentes e setores administrativos;

q) Estabelecer critérios para credenciamento e descredenciamento de docentes ao Programa, observando às normas vigentes;

r) Aprovar os Projetos de Pesquisa que serão objetos de Dissertação de Mestrado. Art. 6º - O Pleno será presidido pelo Coordenador do Programa

§1º - O Pleno reunir-se-à em caráter ordinário, no mínimo, a cada bimestre e, extraordinariamente, a qualquer tempo, quando convocado pelo seu Presidente, ou por 1/3 de seus membros e deliberará por maioria simples.

§ 2° - A reunião plenária deverá contar com a presença de pelo menos, 50% (cinqüenta por cento) dos membros, mais um.

Art. 7º - Compete ao Coordenador do Programa: a) Administrar o Programa;

b) Solicitar, a quem de direito, as providências necessárias ao bom funcionamento do Programa;

c) Divulgar e zelar pelo cumprimento do calendário escolar;

d) Representar, junto aos órgãos competentes, no caso de irregularidades e de infrações disciplinares;

e) Apresentar, ao Pleno e aos demais órgãos competentes, os relatórios anuais do Programa.

Art. 7º - O Vice-Coordenador deverá auxiliar o Coordenador nas suas funções, substituí-lo nas suas faltas e impedimentos, podendo, por delegação do Coordenador, exercer funções de coordenação e de supervisão.

CAPÍTULO III - DA ESTRUTURA ACADÊMICA

Art. 8º - Para submissão ao processo de seleção, o candidato deverá dirigir ao Coordenador do Programa de Mestrado requerimento instruído de acordo com as normas estabelecidas no edital do Programa.

(3)

Art.9º - O edital de abertura de inscrição deverá ser publicado com especificação do número de vagas, conteúdo programático, exigência para a inscrição, cronograma e forma de seleção.

Art. 10º - A seleção dos candidatos será realizada por uma Comissão de Seleção designada pelo Pleno, composta de, no mínimo, 03 (três) membros doutores, e constará das seguintes etapas:

a) Prova escrita de conhecimentos em língua inglesa, de caráter eliminatório; b) Apreciação do Curriculum Vitae, seguindo critérios previamente divulgados; c) Prova escrita de conhecimentos específicos, com conteúdo programático constante no edital de seleção;

d) Argüição oral.

PARÁGRAFO ÚNICO- Um dos membros da Comissão de Seleção será externo ao Programa.

Art. 11º - Será assegurada matrícula aos candidatos aprovados na seleção e obedecida à ordem de classificação e ao número de vagas, obedecendo aos critérios de desempate definidos no edital.

PARÁGRAFO ÚNICO - A matrícula deverá ser renovada semestralmente.

Art. 12º - O Orientador deverá pertencer ao corpo docente do Programa.

Art. 13º - São atribuições do Orientador:

a) Auxiliar o mestrando na organização e eventuais alterações do seu plano de estudo;

b) Orientar o mestrando na elaboração e execução do seu Projeto de Dissertação; c) Orientar na elaboração de relatórios periódicos das atividades desenvolvidas pelo mestrando em atendimento às solicitações do Pleno;

d) Estar presente na defesa do Exame de Qualificação e da Dissertação por ele orientada.

Art. 14°- Por solicitação do Orientador, o aluno poderá contar com a co-orientação de um Doutor, com anuência formal do Pleno do Programa.

CAPÍTULO IV - DOS CURRÍCULOS E DISCIPLINAS

Art. 16º - Os candidatos à titulação de Mestre deverão completar pelo menos 24 (vinte e quatro) unidades de créditos, ou seja, 360 horas de atividades programadas. §1º - Cada crédito corresponde a 15 (quinze) horas de atividades teóricas e/ou práticas.

§ 2º - Créditos em disciplinas cursadas em outros Programas de Pós-Graduação Stricto sensu poderão ser aceitos para integralização curricular até o limite de 30% (trinta por cento), respeitada a análise das ementas das disciplinas e validade de 24 meses, sujeitas à aprovação pelo Pleno do Programa.

(4)

Art. 17º - O aproveitamento em cada disciplina será avaliado em níveis, de acordo com a seguinte classificação:

Conceito A - excelente, com direito a crédito (9,0 – 10,0) Conceito B - bom, com direito a crédito (8,0 - 8,9) Conceito C - regular, com direito a crédito (7,0 - 7,9)

Conceito D - insuficiente, sem direito a crédito (abaixo de 7,0)

Art. 18º - Ao aluno que não comparecer a pelo menos 75% (setenta e cinco por cento) das atividades programadas numa disciplina, será atribuído o Conceito D.

Art. 19º - Será desligado do Programa o aluno que obtiver dois conceitos finais D na mesma disciplina em períodos distintos, ou em duas ou mais disciplinas no mesmo período letivo.

Art. 20º - O aluno, com anuência do respectivo Orientador poderá solicitar à Coordenação do Programa o cancelamento das disciplinas, antes de transcorrido 25% (vinte e cinco por cento) das atividades da mesma.

Art. 21º - O mestrando deverá submeter-se ao Exame de Qualificação que consistirá da apresentação e defesa do Projeto da Dissertação a uma comissão examinadora, em prazos e critérios definidos pelo Pleno do Programa

§ 1º - O Pós-Graduando terá prazo máximo de até 6 (seis) meses para enviar ao Coordenador do programa, o Projeto de Dissertação, com o aval do Comitê de Ética quando necessário, de acordo com as normas estabelecidas pelo Programa.

§ 2º - A Comissão Examinadora do Exame de Qualificação será constituída por 02 (dois) professores doutores, aprovados pelo Pleno.

§ 3º - Cada examinador emitirá nota de 0 (zero) a 10 (dez), sendo exigida para aprovação, média final não inferior a 7 (sete).

§ 4º - Em caso de reprovação, o aluno terá um prazo de 30 (trinta) dias para repetir o exame, e se não obtiver êxito, obterá conceito D.

CAPÍTULO V - DA DISSERTAÇÃO

Art. 22º - O Pós-Graduando terá até 6 (seis) meses após o início das atividades de Pós-Graduação para enviar ao coordenador do programa, o Projeto de Dissertação, com o encaminhamento ao Comitê de Ética quando necessário, que deverá estar de acordo com as normas estabelecidas pelo Programa.

Art. 23º - O Projeto de Dissertação deverá ser aprovado pelo Pleno do Programa.

Art. 24º - A Dissertação é o trabalho final do Programa de Mestrado no qual o mestrando deverá demonstrar capacidade de desenvolver uma pesquisa científica.

(5)

Art. 25º - Uma vez concluída, a Dissertação deverá ser encaminhada pelo Orientador à Coordenação do Programa, com declaração que está em condições para ser julgada.

§ 1º - A Dissertação deverá ser encaminhada à Coordenação que tomará as providências cabíveis e a encaminhará ao relator.

§ 2º - O relator será um dos membros componentes da comissão examinadora e terá 8 (oito) dias para emitir parecer circunstanciado.

Art. 26º - Somente será submetido à Defesa de Dissertação o candidato que tiver completado todos os créditos exigidos neste Regimento, tiver sido aprovado no Exame de Qualificação, e preenchido todas as demais exigências vigentes relativas à Pós-Graduação no âmbito da UPE.

Art. 27º - O autor deverá encaminhar à Coordenação 05 (cinco) exemplares da dissertação, no prazo estipulado pelo Pleno do Programa.

Art. 28º - A Comissão Examinadora, homologada pelo Programa será constituída por 03 (três) membros titulares e 02 (dois) suplentes, devendo pelo menos um dos membros titulares ser externo ao Programa.

§ 1º - A indicação dos membros da Comissão Examinadora deverá levar em conta, além dos méritos e qualificações, a competência sobre o assunto da Dissertação.

§ 2º - Presidirá a Comissão Examinadora, o membro interno indicado pelo Pleno do Programa.

§ 3º - É vedada a participação do Co-Orientador na Comissão Examinadora. § 4º - Os membros da Comissão Examinadora receberão a Dissertação, no mínimo, 30 (trinta) dias antes da defesa da mesma.

Art. 29º - O julgamento da Dissertação será realizado em sessão pública e argüição não deverá exceder o prazo máximo de 03 (três) horas.

§ 1º- A apresentação do trabalho de Dissertação de Mestrado não excederá ao prazo de 40 (quarenta) minutos.

§ 2º - O resultado do exame será expresso por uma das seguintes menções: Aprovado ou Reprovado.

§ 3º - A menção final do candidato será atribuída pela maioria dos examinadores em sessão secreta.

§ 4º - O candidato terá um prazo máximo de 30 (trinta) dias para entrega do exemplar de Dissertação, atendido às exigências da Comissão Examinadora, em número de copias exigidas pelo Programa, acompanhado de parecer do Orientador.

(6)

Art. 30º - O título de Mestre será concedido ao candidato cuja Dissertação for aprovada e homologada pelas instâncias competentes.

Art. 31º - O prazo para conclusão do Programa será de, no máximo, 24 (vinte e quatro) meses, prorrogável, excepcionalmente até 03 (três) meses, mediante parecer circunstanciado do Orientador, a critério do Colegiado.

Art. 32º - Os casos omissos neste Regimento serão decididos pelo Pleno do Programa.

Recife, 30 de outubro de 2009

Rosa Amalia Fireman Dutra

Coordenadora do Mestrado em Biologia Celular e Molecular Aplicada Regimento Aprovado em Reunião do Pleno em 30/10/09.

Referências

Documentos relacionados

Por esses motivos, essas máscaras oferecem mais segurança e são a melhor opção para proteção individual durante este período de pandemia.. É válido ressaltar aqui

Contém 6 super lápis, 1 afia, 8 super marcadores, 3x100 g barras de pasta para brincar, 1 embalagem com 4 acessórios para modelar, 1 livro be-bè book nº4 para pintar.. Lápis

se tiver de despender muito tempo na apren- dizagem do modo de emprego ou que esque- cerá uma parte da sua aprendizagem entre uma utilização e a seguinte Ou, ainda, o uti-

O Portal Acadêmico é o ambiente virtual utilizado para acessar todas as fer- ramentas do seu curso, tais como: agenda da disciplina; notícias; referências biblio- gráficas e sites

Estabelecer datas, critérios e procedimentos para a seleção e admissão ao Curso de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Biologia Celular e Molecular, na forma deste Edital..

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA CELULAR E DO DESENVOLVIMENTO Florianópolis - Santa Catarina - Brasil - CEP 88040-900.. www.pbcd.ufsc.br/ Tel.:

Fenômeno então atribuído a processos internos ao átomo: “caroço magnético (núcleo + elétrons internos)” responsável por produzir campo e interagir com os elétrons

As construções acabadas adquiridas pelo Fundo são registadas de acordo com os pagamentos efetuados, acrescidos das despesas relativas a escrituras, registos e