• Nenhum resultado encontrado

FICHA DE DADOS COMPLEMENTARES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FICHA DE DADOS COMPLEMENTARES"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

PRANCHA 1

FICHA DE DADOS COMPLEMENTARES

BRIEFING

CONCEITO

PARTIDO

CÓDIGO

DAC009

1/10

Em 1º de setembro de 2020 foi inaugurada a segunda unidade do Clube Café, localizado no Parque Shopping Bahia, em Lauro de Freitas. A proprietária, advogada de profissão, recepcionava seus amigos com chás cafés e doces e, incentivada pelos familiares, resolveu abrir sua primeira loja de confeitaria/cafeteria em 2018 no Salvador Shopping, também desenvolvida por nós. Inspirada na sua paixão pelas belas confeitarias que visitou pelo mundo, pensou em um novo conceito para o merca-do gastronômico. Desde o início, buscamos a imponência com inspiração em Dubai, respeitanmerca-do as raízes familiares da cliente. Nos foi solicitado beleza, luxo e conforto, características que foram

utiliza-O conceito do Clube Café partiu de sua principal referência, Dubai, que associamos diretamente ao principal elemento do projeto, o OURO. Pensamos em trazer elementos contemporâneos e inovado-res, mas que se adaptasse a qualquer nova unidade e se destacasse por ser um projeto totalmente diferenciado e que ainda não tinha sido feito. Houve muita pesquisa com inspirações de todo o

Para essa unidade, tomamos proveito da localização, formato da loja e a possibilidade de utilizarmos uma ilha de mesas. A loja possui um formato trapezoidal, sendo 3 lados acessíveis para o a circulação do shopping. Primeiramente a localização e o tamanho do mezanino, já que a cozinha industrial fica-ria no segundo pavimento, e por isso resolvemos centralizá-lo para que pudéssemos utilizar duas late-rais com pé-direito duplo. Visando atender uma das solicitações da cliente, no térreo recuamos o volume do mezanino para colocar mais vitrines e um espaço de circulação confortável. Ainda sobre as vitrines, um dos lados da loja foi totalmente utilizado para exposição dos produtos, o que proporcio-nou um espaço de operação confortável para os funcionários. Pensando também na circulação de clientes, fizemos a bancada de forma que conduzisse o cliente por todas as vitrines e se direcionasse ao caixa. Escolhemos esse lado como um atrativo, pois está localizado no principal eixo de circulação do shopping. No lado oposto, mais reservado, criamos um espaço com mesas para complementar a ilha que foi criada, possibilitando assim mais lugares para consumo. Seguindo outra solicitação da cliente, pensamos em fazer a ilha como algo que se destacasse no shopping, devido a sua localiza-ção e tamanho. Um grande banco em forma de S com um jardim de orquídeas foi criado com o intui-to de separar áreas de atendimenintui-to e proporcionar um projeintui-to se destacasse quando visintui-to de intui-todos

das também na sua primeira unidade e elementos marcantes que destacassem em qualquer sho-pping, já que a intenção dela é abrir diversas unidades pelo Brasil. Para a segunda loja, precisamos trazer os mesmos elementos característicos que foram muito marcantes na primeira unidade, e além disso incorporar três novas solicitações: uma cozinha industrial para produção própria, mais espaço de exposição dos produtos e uma ilha de mesas que se destacasse na área central do shopping, já que a loja fica num ponto estratégico do empreendimento.

mundo, buscando referências em Dubai, Turquia, Japão e outros, não só buscando referências de cafés, mas também referências de restaurantes e lobbys de hotel. Tudo isso se traduziu num projeto ino-vador, elegante, luxuoso, mas também preocupado com o conforto, acessibilidade e uma experiên-cia completa de bem-estar.

os lados, não ocupando o espaços apenas com mesas, mas trazendo glamour para a área do sho-pping, sem perder as características do café. Para esse projeto, utilizamos elementos que foram ca-racterísticos da primeira unidade, como os espelhos em formato de tijolinho bisotado; bancadas com vidro e granito Arabescato, chapas de ACM dourado, porcelanato em cimento queimado, ripas em MDF amadeirado, mobiliário utilizando os mesmos tons da primeira unidade, com uma nova necessi-dade nos assentos de cadeiras giratórias, que foi desenvolvida especialmente para este projeto, com uma preocupação com a iluminação de destaque em diversos lugares, com fitas de LED e lustres. As mesas seguiram o padrão utilizado anteriormente, com bases douradas e tampos brancos em Super-nano Alguns tons foram modificados em relação a primeira unidade devido à evolução, visando apri-morar o que foi feito anteriormente. Vale ressaltar que toda a parte de identidade visual foi desenvol-vida em conjunto com a empresa de publicidade contratada. Participamos de todo o processo, ga-rantindo que as diretrizes do projeto arquitetônico fossem seguidas, de forma que este, junto com o projeto de programação visual tivessem uma só linguagem, e que o último traduzisse bem os concei-tos estabelecidos para o projeto do empreendimento, assim como dialogasse com tudo que foi pro-posto.

(2)

PRANCHA 2

MEMORIAL DESCRITIVO

MEMORIAL DESCRITIVO

CÓDIGO

DAC009

2/10

ESTRUTURA MEZANINO – A estrutura metálica do mezanino é uma grelha constituída de Vigas e Pilares isostáticos e hiperestáticos, caso a caso analisado de forma particular, em aço ASTM A572 Grau 50 e ASTM A-36. Os parafuros e chumbadores usados são em aço ASTM A325 e A326, galvanizados a fogo. O piso do mezanino foi feito em placas de Painel Wall dimensões 1,20 m x 2,50 m.

VEDAÇÃO – Paredes em sistema Drywall com guias e montantes metálicos tipo U de 90 mm e placas RU de 15 mm.

REVESTIMENTOS – O piso de toda a área de atendimento, caixa e mesas (internas) da loja é em porce-lanato esmaltado acetinado retificado 120 x 120 Vista Grey, da Unique. O mesmo revestimento foi usando também nas três paredes do térreo abaixo do mezanino. As duas paredes da loja onde existe pé direito duplo foram revestidas com peças de espelho conforme especificação na parte de Vidra-çaria. Na área restrita aos funcionários (cozinhas, circulação, depósito e fan coil), foi utilizado o porce-lanato Cristallo Bianco 60 x 60, da Biancogres, em toda a área de piso. Nas paredes das cozinhas e do depósito foi utilizado o porcelanato Tradizionale Bianco retificado 32 x 60, também da Biancogres. PINTURA – Na área aberta da loja, no teto e parede, abaixo das ripas em MDF, foi utilizada a cor Crômio da Suvinil. Na área restrita aos funcionários (cozinhas, circulação, depósito e fan coil), foi utiliza-da a cor Branco Neve no teto e nas paredes onde não foram instalados revestimentos.

ILUMINAÇÃO – Em toda a área acesso restrito aos funcionários (cozinhas, circulação, depósito e fan coil) foram utilizados Plafons de LED de embutir de dimensões diversas (20 x 20x, 30 x 30 e 40 x 50), de-pendendo do tamanho do ambiente. Nos trechos da loja com pé direito duplo, foram utilizadas lumi-nárias de embutir na cor branca para lâmpadas AR111 e dois grandes lustres, um em cada lado da loja. No trecho abaixo do mezanino, onde está localizado o caixa, foram utilizadas luminárias de em-butir na cor branca para lâmpadas dicróicas. Em algumas das ripas em MDF, colocadas no teto e nas paredes da parte aberta da loja, foi instalada fita de LED embutida em rebaixo previsto na marcena-ria. Fitas de LED foram também utilizadas em rebaixos nas prateleiras da estante da área de atendi-mento, no letreiro da parede do caixa, e nas bases e na parte de cima do encosto dos bancos da área interna da loja e da ilha de mesas. Para a cristaleira, foram utilizadas duas luminárias minidicróicas de embutir. Além disso, foram instalados spots embutidos de solo jardineiras dos bancos para ilumina-ção da vegetailumina-ção artificial. Spots embutidos foram colocados também na parede das cafeteiras, de forma que as mesas fossem retro-iluminadas.

MARCENARIA – Os bancos, tanto o que se encontra dentro da área da loja como o da ilha de mesas, foram feitos em MDF padrão Nogueira Thar da Duratex. Ambos possuem detalhes para embutimento de fita de LED na base e na parte de cima do encosto, assim como uma jardineira para colocação de vegetação artificial, nomeadamente Orquídeas Brancas e Palmeiras. A estante da área de

atendi-mento foi feita em MDF Cinza Sagrado da Duratex com textura Cristallo. As prateleiras delas possuem um rebaixo para embutimento de fita de LED.

MARMORARIA – As bancadas foram feitas em granito Arabescato Nuvolato Polido e apoiadas sobre uma estrutura de perfis de alumínio. Os tampos para as bases de mesa, especificadas na parte de móveis soltos, tanto da área interna da loja quanto da ilha de mesas, foram feitos em Super Nanoglass. METAIS – Para a parte de produção, as bancadas e seus acessórios foram feitas de acordo com a parte de Equipamentos. Na área de atendimento da loja, foi utilizada uma cuba inox para cozinha no modelo Retta Gold Shiny da Unique com a Válvula redonda Gold Shiny da mesma marca.

VIDRAÇARIA – Foram confeccionados peças de espelho bisotado polido na forma de tijolos com dimensões de 10 x 25 para serem instalados nas duas paredes de pé-direito duplo da loja.

ESTOFADO – O tecido usado no estofamento dos bancos de marcenaria foi feito o Facto Dunas Prata da Cipatex no estilo botonê com espuma de alta densidade.

MÓVEIS SOLTOS – As bases para as mesas utilizadas foram do modelo Sig, com haste em aço carbono pintado em dourado. Foram utilizados dois modelos de cadeira: cadeira Soiê, com pés em aço carbo-no pintado em dourado; e a cadeira Areta, com base giratória em aço carbocarbo-no pintado em dourado. Em ambos os modelos de cadeira foram usados no estofamento os tecidos facto Branco Dunas e facto Mostarda.

SERRALHERIA – A cristaleira foi feita em aço carbono pintado de dourado com fechamentos, pratelei-ras e portas em vidro transparente. O pilar de concreto existente foi revestido com chapas de ACM dourado fixados em estrutura de metalon, assim como o expositor giratório, criando uma moldura simétrica na fachada principal da loja. As letras e o padrão do letreiro foram feitos em chapa de ACM recortado, ambos com backlight. Assim como os pilares, o letreiro também tem estrutura de suporte em metalon.

EQUIPAMENTOS – Na parte restrita aos funcionários (cozinhas, circulação, depósito e fan coil), além dos equipamentos específicos para a produção, como refrigeradores, fornos e demais utensílios, foram instalados balcões neutros e refrigerados em inox. Armários, prateleiras e bancadas presentes nesses ambientes foram também feitos em inox. Para a exposição dos produtos, foram feitas vitrines refrigeradas e neutras com acabamento inox interno e externo com vidros com tecnologia anti-emba-çamento. Outro equipamento de exposição adquirido foi a Vitrine Refrigerada para Bolos Giratória da Gelopar com 6 prateleiras, para se embutida na estrutura de ACM dourado na fachada.

(3)

PRANCHA 3

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

CÓDIGO

DAC009

3/10

Foto: Lucas Assis Foto: Lucas Assis

Foto: Lucas Assis Foto: Lucas Assis

Foto: Lucas Assis Foto: Lucas Assis

Perspectiva renderizada da fachada

Vista geral da loja Ilha de mesas e letreiro

Perspectiva renderizada da fachada Detalhe mesas Detalhe mesas

Vista geral da loja Vista geral da loja

(4)

PRANCHA 4

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

CÓDIGO

DAC009

4/10

Foto: Lucas Assis Letreiro e caixa ao fundo

Foto: Lucas Assis Foto: Lucas Assis Foto: Lucas Assis Foto: Lucas Assis

Lustre Fachada lateral esquerda

Foto: Lucas Assis Caixa e cristaleira ao fundo

Bancada com cuba dourada

Foto: Lucas Assis Detalhe das cafeteiras douradas

Banco e mesas da área interna

Foto: Lucas Assis Prateleiras com decoração

(5)

PRANCHA 5

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

(6)

PRANCHA 6

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

(7)

PRANCHA 7

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

(8)

PRANCHA 8

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

(9)

PRANCHA 9

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

(10)

PRANCHA 10

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

Referências

Documentos relacionados

Bom, eu penso que no contexto do livro ele traz muito do que é viver essa vida no sertão, e ele traz isso com muitos detalhes, que tanto as pessoas se juntam ao grupo para

Crisóstomo (2001) apresenta elementos que devem ser considerados em relação a esta decisão. Ao adquirir soluções externas, usualmente, a equipe da empresa ainda tem um árduo

Ainda nos Estados Unidos, Robinson e colaboradores (2012) reportaram melhoras nas habilidades de locomoção e controle de objeto após um programa de intervenção baseado no clima de

Este trabalho tem como objetivo contribuir para o estudo de espécies de Myrtaceae, com dados de anatomia e desenvolvimento floral, para fins taxonômicos, filogenéticos e

Para tanto alguns objetivos específicos foram traçados, sendo eles: 1 padronizar um protocolo de preparação de biblioteca reduzida ddRADSeq para espécies do gênero Cereus; 2 obter

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Contemplando 6 estágios com índole profissionalizante, assentes num modelo de ensino tutelado, visando a aquisição progressiva de competências e autonomia no que concerne

Os navegadores foram surpreendidos pela tempestade – oração subordinante Que viajavam para a Índia – oração subordinada adjetiva relativa