• Nenhum resultado encontrado

Ata da reunião da Comunidade Central- Maio (05/05/15)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Ata da reunião da Comunidade Central- Maio (05/05/15)"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Ata da reunião da Comunidade Central- Maio (05/05/15)

No dia 05 de maio, às 19h30min, foi realizada na Catedral a reunião da Comunidade Central. Esta reunião contou com a presença de 23 representantes¹, iniciandocom a oração, seguida pela leitura e meditação da Palavra de Vida ²deste mês- “Felizes os puros de coração porque verão a Deus”.

No primeiro momento o Matheus Lima atualizou os presentes sobre a situação dos

preparativos para o Retiro de Aprofundamento, que acontecerá nos dias 12, 13 e 14 de Junho, na Casa de Retiros Irmãs Carmelitas. A Coordenadora da Equipe de Dirigentes será a Elisiane Diniz e a Vice- coordenadoraa Larissa Colombo, enquanto na Equipe de Oração e Serviço o Coordenador será o Vitor Ifran e o Vice- coordenador David Niches.

Também foi mencionado o Encontro da etapa Básica, que será realizado no dia 24 de maio, na Apaer, começará no período matutino e o término está previsto para o final da tarde. A reunião de preparação com os retirantes será feita neste dia.

O momento seguinte foi dedicado à partilha das Equipes de Trabalho, todas caminham de acordo com o programado.

Acolhida: A equipe partilhou que se encontrou algumas vezes, e já foram programadas visitas aos colégios, e outras formas de divulgaçãopara o Retiro Básico do ano de 2015. As fichas de inscrição já estão disponíveis no site.

Liturgia: Foi partilhado que sempre acontecem reuniões antes da missa, para a preparação da mesma. E a participação nas reuniões da Liturgia da Catedral está acontecendo. Foi

juntamente com a equipe de Canto e Encenação, realizado a pedido da Paróquia diversas atividades na Semana Santa, como por exemplo, a Via Sacra.

Canto: A Coordenadora da Equipe não pode se fazer presente, portanto mandou uma

representante, a qual partilhou que tiveram um encontro geral e diversos encontros anteriores às missas do Movimento. Também estão tentando organizar o Ministério Musical, com aulas de violão. Para esse mês a equipe está envolvida na realização do Festival de Talentos, que acontecerá dia 24, no Colégio Imaculada Conceição.

Formação: Está realizando encontros mensais, suas atividades estão sendo constituídas na apresentação da Palavra de Vida, e em especial a realização do Cine Pólen.

Síntese: Já tiveram duas reuniões, e a participação da equipe ocorre de forma bem positiva. Estão atualizando a galeria de fotos do Movimento, e fazendo postagens diárias na página do Facebook. Novas ideias para a síntese impressa também estão sendo planejadas.

(2)

Encenação: Apesar da recente criação da equipe e da dificuldade quanto a um planejamento, já foi realizado em conjunto com duas outras equipes uma encenação da Via Sacra. A equipe está sendo formada e se articulando para estabelecer funções durante o ano.

Secretaria: Partilhou que a equipe tem como principal missão do ano de 2015 o resgate da documentação e fotos, através da digitalização e reunião de diversos arquivos pessoais, para uma possível exposição no aniversário do Movimento Pólen. Outra ideia a ser implantada é um portfólio de lembrancinhas para os retiros anuais.

Em seguida, a Katiely nos informou sobre o terceiro encontro da família, que será promovido pela Arquidiocese, no dia 17 de maio, das 9h às 17h, na Beira Mar Continental.Alguns jovens ficaram encarregados de organizar uma barraquinha de alimentos e se fazer presente nesse evento, a fim de angariar fundos, e promover maior divulgação do nosso Movimento. Foi feita uma reunião com o Padre Davi, e ficamos encarregados em organizar o Jubileu do Padre Pedro de 50 anos de Sacerdócio, que será no dia 4 de Julho.Foi formada uma comissão organizadora, que dará inicio a esta comemoração.

No dia 4 de junho teremos a celebração de Corpus Christi. Os polens são chamados a ajudar na confecção de quatro tapetes, sendo um deles o principal na frente da escadaria. As

comunidades de Opção ficarão a cargo dos preparativos para este dia.

O Bingo do Movimento Pólen será no dia 27 de junho, na Paróquia do Jardim Atlântico. Para que possamos concretizar mais esta edição do evento reforçamos o pedido de doações de brindes para serem sorteados. Mais informações podem ser obtidas com a Vitória Hasckel da etapa de Renovação.

A comunidade de Renovação Divina Graça está encarregada da Festa Junina. A distribuição de tarefas será disponibilizada depois.

Houve também a partilha do Retiro de Opção, que foi realizado na Casa de Retiros Caminho de Nazaré, nos dias 10, 11 e 12 de Abril. O Retiro foi visto de forma muito produtiva, com

palestras bem aprofundadas, e superou a expectativa de muitos. Foram formadas três novas comunidades, e esperamos que todos tenham uma boa caminhada.

Em seguida, foi feito o pedido por orações para o retiro de Casais que será realizado nos dias 15, 16 e 17 de maio.

No último momento,a comunidade organizadora do Retiro de Renovação do ano que vêm nos informou que o Retiro será realizado na Casa de Retiros do Morro das Pedras, no inicio do mês de março.

Em Cristo, Luiza La Porta Matos

(3)

ANEXOS

Lista de Presença

Nome

Etapa

Representatividade

01 Luiza Matos

Opção

Secretaria

02 Nathalia Jastrombek

Renovação

Vice-Coordenadora

03 João Couto Matos

Casais

Assessor

04 Heloisa Araujo Medeiros

Renovação

Eq. de Síntese

05 Valdirene Mattos e Silva

Casais

Maria do Sim

06 Katiely Michielin

Casais

Divina Luz

07 Evelyn Farias

Opção

Optantes Pelo Amor

08 Henrique Mattos e Silva

Renovação

Eq. De Formação

09 Iryni Mariah

Opção

Comunidade B

10 Victor Augusto Dingee

Renovação

Eq. De Liturgia

11 Lucas Eastman

Renovação

Ilha de Misericórdia

12 Arthur Guedes Caminha

Renovação

Assessor

13 William João de Souza

Renovação

Gotas do Oceano

14 Isabella Laureano

Renovação

Divina Graça

15 Jurandir Silva

Básico

Mar Aberto

16 Aline Nascimento

Opção

Eq. De Encenação

17 Izabel Cristina B. Eastman

Casais

Família Cristã/

Espiritual

18 Crystian Martins

Casais

Casal Assessor

19 Alice Parisi de Freitas

Renovação

Assessora

20 Cíntia Renaud

Opção

Eq. De Acolhida

21 João Victor Doneda

Básico

Mar Aberto

22 Matheus Lima

Renovação

Coordenador

(4)

Palavra de Vida- Maio de 2015

“Felizes os puros de coração porque verão a Deus” (Mt 5,8)

Em abril que recém vivemos, está mesma bem-aventurança ou promessa de felicidade de Jesus, foi a nossa Palavra de vida. Alem do seu significado espiritual e evangelizador para todo ser humano de todos os tempos, tem um significado muito particular para todos os que fazem o caminho espiritual, a peregrinação espiritual para Cracóvia (Polônia: Pátria de São João Paulo II o idealizador das Jornadas Mundiais da Juventude)

“Em Cracóvia, em julho de 2016 se realizará a próxima edição internacional da Jornada Mundial da Juventude”

Em caminho para Cracóvia “Felizes os puros de coração porque verão a Deus” (Mt 5,8)

“Queridos jovens, como vedes esta Bem-aventurança está intimamente relacionada a vossa vida e é uma garantia da vossa felicidade. Por isso, repitovos mais uma vez: tende coragem de ser felizes!

Estamos na ultima etapa do caminho de preparação para o próximo grande encontro mundial dos jovens, em Cracóvia, no ano de 2016.

Precisamente há trinta anos São João Paulo II instituiu, na Igreja, as Jornadas Mundiais da Juventude, Esta peregrinação juvenil através de todos os Continentes, sob a guia do Sucessor de Pedro, foi verdadeiramente uma iniciativa providencial e profética. Juntos, damos graças ao Senhor pelos preciosos frutos que a mesma produziu na vida de tantos jovens por toda terra. Quantas descobertas importantes, sobretudo as de Cristo, Caminho, Verdade e Vida, e da Igreja como uma família grande e acolhedora! Quantas mudanças de vida, quantas decisões vocacionais brotaram daqueles encontros! O Santo Pontífice, Padroeiro das JMJ, interceda pela nossa peregrinação rumo à sua Cracóvia. E o olhar materno da Bem-aventurada Virgem Maria, a cheia de graça, toda bela e toda pura, nos acompanhe neste caminho.”

(Vaticano, 31 de Janeiro – Memória de são João Bosco – do ano 2015) Franciscus

“Felizes os puros de coração porque verão a Deus” (Mt 5,8)

A mais pura de todos os puros de coração, de todos os tempos é a Santíssima Virgem Maria, mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo e nossa.

Ela é puríssima porque foi concebida sem o pecado original. Ela é a Imaculada Conceição, em vista da pureza e da Santidade do seu Divino Filho.

(5)

Lutou pela sua pureza e santidade para ser fiel ao plano do Eterno Pai em vista do seu Divino Filho Jesus e em vista da pureza e da santidade dos seus filhos recebidos em adoção na Igreja, através do Sacramento do Batismo.

Rogai por nós a graça de sermos, sempre mais puros de coração, “limpos, claros, livres de substâncias contaminadoras”. “Intercedei por nós a graça de não nos deixarmos contaminar por maus pensamentos, por prostituições, roubos, assassínios, adultérios, ambições,

perversidade, má fé, devassidão, inveja, maledicência, orgulho, desvarios” (Mc, 7, 15, -21-22). Intercedei ó Mãe puríssima no dia a dia deste mês de Maio a vós consagrado.

Ó Virgem Maria Puríssima!

Depois deste desterro mostrai-vos Jesus bendito fruto do vosso ventre!

Pe. Pedro AdolinoMartendal Diretor Espiritual

(6)

Mosquitinho

Calendário Maio/Junho/Julho Maio 02- Missa Mensal 05- Comunidade Central 09 e 10- Plantão Casa Lar 15,16 e 17- Retiro de Casais 16- Missa Jovem 17- Encontro da Família 23- Festival de Talentos 30- Missa Jovem31- Missa no Asilo

Junho 02- Comunidade Central 04- Corpus Christi 06- Missa Mensal 06 e 07- Plantão Casa Lar 12,13 e 14- Retiro de

Aprofundamento 20- Missa Jovem27- Bingo

Pólen Julho 11- Missa Mensal 11-Eazinho 18-Missa Jovem 25- Festa Julina

Referências

Documentos relacionados

FIGURA 1: Valores médios da porcentagem de germinação de sementes de Hymenaea stigonocarpa submetidas a diferentes tratamentos pré-germinativos.. contrapartida, Souza et

Com a realização da Ficha de Diagnóstico, o professor deve averiguar as aprendizagens dos alunos já realizadas sobre números racionais não negativos – operações e propriedades.

A linha pontilhada demonstra o percentual de redução (%) na contagem de OPG entre os grupos, no período de oito meses...26 Figura 3 - Contagem de larvas (L3) na pastagem por quilo

Cualquier línea de test (T) que muestre un color de rosa a rojo junto con una línea (C) azul de control será tomada como resultado positivo para la detección de la

(2019) Pretendemos continuar a estudar esses dados com a coordenação de área de matemática da Secretaria Municipal de Educação e, estender a pesquisa aos estudantes do Ensino Médio

Qualquer licitante poderá manifestar, de forma motivada, a intenção de interpor recurso, em campo próprio do sistema, no prazo de até 4 (quatro) horas úteis depois de declarado

§  1º  Se  o  participante  não  apresentar  o  atestado  de  vacinação  obrigatória  e  a  comprovação  de  frequência  escolar  do 

Onde é uma dummy que assume valor um se a mulher i teve um filho nascido vivo nos últimos doze meses; é uma dummy que assume valor um se a mulher i está abaixo do ponto de