• Nenhum resultado encontrado

UNIDADE 1: A ARMADURA DE DEUS O CAPACETE DA SALVAÇÃO (MENSAGEM DA SALVAÇÃO)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIDADE 1: A ARMADURA DE DEUS O CAPACETE DA SALVAÇÃO (MENSAGEM DA SALVAÇÃO)"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Frutos-3 – Impact0

L

I Ç Ã O

1

V

IVENDO A

V

IDA COM

D

EUS 9 - 11 Anos

HISTÓRIA

BÍBLICA

João 18 - 20:20; Efésios 6:10-18

A Bíblia nos ensina que nós vivemos num mundo no qual há uma batalha entre Deus e Satanás. A batalha é entre o bem e o mal, e é uma luta pelos nossos corações e nossas almas. Nós devemos escolher de que lado nós queremos ficar. As crianças vão ouvir como elas podem aliar-se ao lado de Deus. 1º reconhecendo que é pecador, 2º -admitindo que Jesus morreu pelos pecados delas, 3º - escolhendo seguir a Jesus. Após as crianças terem a oportunidade de responder à mensagem da salvação, elas celebrarão

com música e adoração. Finalmente, elas apren-derão que o Capacete da Salvação é um lem-brete para os cristãos que

eles estão na família de Deus para sempre.

VERSÍCULO

BÍBLICO

“Vistam toda a armadura de Deus,

para poderem ficar firmes contra as ciladas do Diabo”. Efésios 6:11

O

BJETIVOS

O QUE? (GG): As crianças ouvirão que

nós precisamos ter um relacionamento com Deus e vestir toda a Armadura de Deus.

E ENTÃO? (GG): As crianças aprenderão

que Jesus morreu para dar a vida eterna a todo aquele que crê. O Capacete da Salvação assegura que nossa salvação nunca poderá ser tirada de nós.

E AGORA? (PG): As crianças discutirão os

planos de Deus para a salvação e terão a oportunidade de fazer perguntas sobre o sig-nificado disto. As crianças que já tiverem feito esta decisão, terão a oportunidade de compartilhar a história delas e farão uma revisão da Ilustração da Ponte.

F

ORMAÇÃO

E

SPIRITUAL Graça Graça e Mutualidade.

PESSOAL

NECESSÁRIO

Dois Comunicadores

MATERIAL

NECESSÁRIO

❍ Música para as transições e louvor ❍ CD Player

❍ Quatro bandeiras de feltro colorido em estilo medieval. ❍ Bandeiras “Satanás” ❍ Bandeiras “Deus” ❍ Bandeiras “Pecado” ❍ Bandeiras “1” ❍ Bandeiras “2” ❍ Bandeiras “3” ❍ Uma cruz grande ❍ Cartaz com o versículo

U

NIDADE

1: A A

RMADURA DE

D

EUS

O C

APACETE DA

S

ALVAÇÃO

(M

ENSAGEM DA

S

ALVAÇÃO

)

C

ON CEITO

C

HAVE O primeiro passo para se ganhar a batalha é escolher ter um relacionamento com Deus e estar equipado com a

Armadura de Deus.

(2)

PREPARAR

ANTECIPADAMENTE

• Determine as músicas que usará e esteja

preparado para ensiná-las e dirigi-las. • Ensaie o tempo do ensino.

• Crie quatro bandeiras de feltro colorido em estilo medieval, cortando vários pedaços de feltro em várias formas e cole-os ou costure-os ou use velcro, em um pedaço grande de feltro. Veja nas págs. 13-16 os padrões.

• Corte em feltro as seguintes palavras: Satanás, Deus, Pecado, 1, 2, 3. Crie 6

"bandeiras" de feltro, colocando uma palavra em cada um. Pendure ou coloque as bandeiras na área de ensino. • Faça com fita adesiva, no chão da sala,

um grande círculo ou arena, deixando espaço suficiente para as crianças sentarem ao redor. (veja abaixo) • Pendure ou coloque as bandeiras de

estilo medieval ao redor da sala, ao longo do círculo, mas do lado de fora. • Prepare o cartaz com o versículo.

(3)

[Toque música medieval enquanto as crianças

entram e continue tocando baixinho durante o Tempo de Ensino. Faça com que as crianças sen-tem-se ao redor do círculo ou da arena, enquanto você ensina no meio].

Comunicador 1: Oi, gente! Hoje nós vamos

falar sobre uma coisa que talvez vocês não tenham percebido que é real. A Bíblia diz que há uma batalha se desenrolando agora mesmo pelos nossos corações e nossas almas e de nossos amigos também. Não é uma batalha que você pode ver. Mas ela é muito, muito real. É a batalha entre o bem e o mal. De um lado você tem os exércitos de Satanás.

[De um lado da sala revele a bandeira "Satanás"] A missão deles é impedir que as pessoas escolham crer e seguir a Deus, e impedir os Cristãos de crescerem como pessoas, como Deus quer que elas cresçam. O objetivo de Satanás é impedir-nos e a nossos amigos de chegarmos perto de Deus, de seguirmos os caminhos de Deus e experimentarmos a ale-gria e a paz que Deus oferece.

Comunicador 2: Do outro lado estão Deus

e todos os que O seguem.

[Ao lado oposto da sala, revele o bandeira Deus] A missão de Deus é ajudar o maior número possível de pessoas neste mundo a escolhe-rem crer nEle e segui-Lo e também os cristãos a se tornarem as pessoas que Ele quer que sejam. Seu objetivo é que todos, inclusive nós e nossos amigos, tenham um relacionamento com Ele, O amem, e

experi-mentem a alegria e a paz que Ele quer nos dar agora e no céu algum dia, quando lá estaremos com Ele.

Comunicador 1: Quer gostemos ou não,

nós fazemos parte dessa batalha. Ela acon-tece vinte e quatro horas por dia. Ela envolve você. Ela me envolve. Você não pode ver quem nos ataca, mas, você pode sentir os ataques de Satanás. Todas as vezes que você é tentado a roubar, mentir ou tra-pacear, um ataque foi apontado para você.

Comunicador 2: Toda vez que você ouvir

que Deus não é importante ou real, um golpe foi armado contra você.

Comunicador 1: Todas as vezes que você

começar a crer em mentiras como: "Porque eu sou bom nos esportes, eu não sou uma boa pessoa", ou "Eu não sou bom o suficiente

para Deus me amar", ou "Eu preciso fazer o que meus amigos fazem, senão eu não serei legal",

você se tornou um alvo para o inimigo, Satanás.

Comunicador 2: Por causa da realidade

desta batalha, todas as pessoas neste mundo, incluindo todas as pessoas nesta sala, têm uma escolha a fazer. Se você não escolheu estar do lado de Deus nesta batalha, auto-maticamente, você está do outro lado. Num minuto, você vai aprender o porquê. Não tem como ficar no meio. Você estará, auto-maticamente, do lado de Satanás, per-mitindo que seus ataques afetem você, mudem você e formem a pessoa que você se tornará. Ele está impedindo você de ser e experimentar tudo o que Deus oferece. Mas, você pode escolher o outro lado e lutar. De qual lado você quer ficar?

P

-E

NSINO

(4)

Comunicador 1: Nós podemos lutar contra

o inimigo. Mas, para lutar contra Satanás nesta batalha, você tem que escolher estar do lado de Deus e viver a vida com Ele. Você tem que estar num relacionamento com Ele. [Devagar vá diminuindo a música]

É sobre isso que nós queremos falar hoje -como você entra num relacionamento com Deus. Nós queremos falar sobre como você escolhe estar do lado de Deus nessa batalha. Muitos de vocês já são seguidores de Deus e sabem disso. Isto será uma revisão para vocês. Alguns de vocês pensam que são seguidores de Deus, mas, não estão cem por cento certos. Isto irá esclarecer as coisas para você. Alguns de vocês nunca fizeram a escolha de ser um seguidor de Deus. Vocês não sabem o que eu vou dizer. Isso é para vocês. É assim que vocês se tornam seguidores de Deus.

Comunicador 2: Todos nós neste mundo

temos feito coisas erradas - coisas que nos separam do Deus perfeito. Não importa que seja uma mentirinha, ou um grande crime, essas coisas erradas são chamadas de peca-dos.

[Revele a bandeira "pecado"]

Os pecados nos separam de Deus, tanto de ter um relacionamento com Ele agora, como de estar com Ele no céu para sempre. Entretanto, Deus ama as pessoas demais para deixar as coisas assim deste jeito. Mesmo achando que nós não merecemos isto, Deus nos quer do lado Ele. Ele quer ter um relacionamento conosco. Mas, para que estejamos do Seu lado, um preço tem que

temos, os quais nos separam de Deus. Deus tomou a punição por nós mandando ao mundo Seu Filho Perfeito, Jesus. [Carregue a cruz e ponha-a entre a bandeira

"pecado" e a bandeira "Deus".]

Deus mandou Jesus do céu descer aqui na Terra. Jesus veio de boa vontade. Seu tra-balho era mostrar para nós a maneira cor-reta de viver enquanto ele estivesse aqui na terra, depois morrer de uma maneira hor-renda, que Ele não merecia, para levar o cas-tigo por você e por mim. É assim o quanto Deus nos ama.

Comunicador 1: O meio foi

providenci-ado. Deus providenciou um meio para ser-mos salvos da separação que existe entre Ele e nós.

[Leve a cruz até da bandeira "pecado" e jogue-o

aos pés da cruz]

Mesmo achando que pecamos, Deus tem providenciado um meio de nós estarmos do Seu lado e vivermos com Ele. Ele providen-ciou um meio para que o pecado fosse ven-cido pelo que Jesus fez na cruz. É um grande plano, mas, nós temos que aceitá-lo. Nós temos que fazer uma escolha. Deus dá para nós instruções muito claras de como fazer para escolhê-Lo. Essas são instruções que mostram a Ele que nós escolhemos ser Seus seguidores. Aqui está como deve ser, direto da Bíblia.

[Comunicador 1 revela a bandeira "1"] O "1" representa reconhecer. Deus diz que se você quiser ter um relacionamento com

E

NSINO

(5)

ser salvo por Ele. Você faz isto se quiser ter uma vida com Ele e estar do lado Dele. Nós chamamos isso de "RECONHECER" -reconheça que você é um pecador, diga a Ele que você se arrepende dos seus pecados e peça para ser perdoado.

[Comunicador 2 revela a bandeira "2"]

Comunicador 2: O "2" representa

"Acredi-tar". Deixe Deus saber que você acredita que a morte de Jesus tem o poder de salvar você e eu da separação que merecemos, de uma vez por todas. Nós chamamos isto de "ACREDITAR".

[O Comunicador 1 revela a bandeira "3"]

Comunicador 1: O "3" representa Escolher.

Deixe Deus saber que você escolhe aceitar o o perdão que Jesus providenciou para você e seus pecados, para que você possa ter um relacionamento com Ele, agora e para sem-pre. Nós chamamos isso de "Escolher". Você pede a Deus.

[O Comunicador 2 mostra as três bandeiras]

Comunicador 2: É isso. Estas são as

instru-ções: 1- Reconhecer, 2- Acreditar, 3 - Escol-her. Uma vez que nós tenhamos feito isso, nós estamos num relacionamento com Deus e estamos do Seu lado nesta batalha. Nós estamos vivendo uma vida com Ele. Se você nunca deu esses três passos, daqui a pouco nós vamos lhe dar uma oportunidade. Você terá uma chance de Reconhecer, Acreditar e Escolher. Eu vou orar e quero que você gaste um segundo e pense sobre o que eu disse. Se você nunca fez isso antes, entende o que ouviu hoje e sente que está pronto, então repita em pensamento e com o coração o que eu estiver dizendo. Vamos orar.

ORAÇÃO

Querido Deus,

Obrigado por providenciar um meio para nós estarmos do Seu lado nesta batalha. Eu reconheço que sou um pecador. Eu me arrependo de ter feito coisas erradas. Eu acredito que a morte de Jesus tem o poder de me salvar da separação que eu mereço. Eu peço perdão e aceito segui-Lo, assim eu posso ter um relacionamento com o Sen-hor, agora e para sempre. Amém.

Se você repetiu essas palavras em seu cora-ção pela primeira vez, saiba que é uma coisa muito especial. Toda a história de Deus na Bíblia é sobre esse momento acontecendo na vida de cada pessoa que escolhe estar do lado Dele e viver a vida com Ele. É isso que Deus quer. É esse Seu grande propósito. É a maior decisão que você pode tomar na vida.

Nós queremos dar a você uma chance de falar sobre isso com seu Pequeno Grupo. Vocês vão se dirigir para seus grupos por uns vinte minutos. Daí, vocês vão voltar e celebrar essa enorme decisão com música e adoração. Depois disso, nós passaremos uns minutos falando sobre como vocês podem se equipar para a batalha contra o inimigo, agora que alguns de vocês estão do lado de Deus nesta batalha. Se você está do lado de Deus agora, Satanás vai querer atacar você de todo jeito. Mas, nós estamos muito mais protegidos agora. Voltem e vejam como.

[Dispense as crianças para os Pequenos Grupos

Toque uma música medieval, enquanto elas saem.]

(6)

[Toque música medieval]

[Mostre o cartaz com o versículo] “Vistam todos

a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do Diabo!”

Efésios 6:11

Comunicador 1: Há uma batalha

aconte-cendo. Nós sabemos disso. De fato, nós até sabemos como a batalha vai terminar. A Bíblia nos diz que no fim, Satanás será der-rotado por Jesus de uma vez por todas, o que significa que nós vencemos! Mas, mes-mo sabendo que nós venceremes-mos a batalha, ainda há muitas batalhas pequenas que nós estamos enfrentando pelo caminho. Nós ainda podemos ser impedidos de alcançar nossos amigos que não conhecem Deus. Nós ainda podemos ser tentados a fazer coi-sas erradas. Nós ainda podemos ser engana-dos por Satanás. Nós estamos lutando nessa batalha todos os dias, tentando ser as pes-soas que Deus quer que sejamos, enquanto Satanás tenta impedir que isso aconteça.

Comunicador 2: Nós devemos nos equipar

para essa batalha com uma armadura, a Armadura de Deus. Você não pode ver a Armadura de Deus, mas, ela é real. Ela nos protege dos ataques de Satanás.

Comunicador 1: Nas próximas semanas,

nós entraremos no treinamento de batalha. Nós aprenderemos como fazer o que o ver-sículo diz: "Vistam todos a Armadura de Deus,

para poderem ficar firmes contra as ciladas do Diabo". Efésios 6:11. O apóstolo Paulo diz

que nós precisamos da Armadura toda. Daí, a cada semana nós aprenderemos sobre uma peça da Armadura e como usá-la, sabendo que nós precisamos disto tudo para lutar na batalha e crescer até ser a pessoa que Deus quer que sejamos.

Comunicador 2: Isso começa com a adesão

ao lado de Deus, aceitando Sua salvação e

Muitos de vocês já fizeram isso. Alguns de vocês fizeram isso pela primeira vez hoje. Para aqueles de nós que já fizeram essa es-colha, já chegou à hora de vestirmos o Ca-pacete da Salvação. Olhem e vejam como.

ENSINO DEMONSTRATIVO

Comunicador: Antes de falarmos sobre pôr

o Capacete da Salvação, nós devemos entender porque a Bíblia nos diz para usar a Armadura de Deus contra Satanás.

Será de grande ajuda entender como uma armadura era usada, especificamente, como um capacete era usado nos tempos da Bíblia e até nos tempos medievais.

Demonstrador 1: Nos tempos romanos ou

medievais, um capacete era uma peça vital de proteção. Se um soldado fosse atingido na cabeça e estivesse sem o capacete, ele já era. Deixem-nos demonstrar.

[Apresentar a seqüência "Sem capacete" com lança medieval].

Sem um capacete para protegê-lo de um golpe na cabeça, a batalha estaria perdida para ele agora. E eu, como seu inimigo, estaria livre para levá-lo prisioneiro ou acabar totalmente com ele. Mas, se um guerreiro tivesse um capacete na cabeça, a história teria um fim muito diferente. [Apresentar a seqüência "Com capacete" com

lança medieval.]

A batalha não estaria terminada para mim. Com um capacete para proteger minha cabeça, ele poderia me dar um golpe na cabeça, mas, eu não seria atingido. Eu per-manecerei forte para continuar a batalha.

Comunicador: O Capacete da Salvação

(7)

Em vez de ser feito de metal, ele é feito da verdade da Bíblia sobre a nossa salvação. Como é que você o coloca? Bem, primeiro você tem que perceber que você está sendo atacado por Satanás. Você tem que identificar que Satanás está lhe atacando, tentando impedir você de crescer como a pessoa que Deus quer que você seja. Eu chamo isso de "Identificar o Ataque". Satanás adoraria fazer você acreditar que quando você faz coisas erradas, Deus não ama mais você, ou não quer mais se rela-cionar com você, porque você é muito mau. Se você é um seguidor de Deus, Satanás vai atacar você com essa mentira, para tentar golpeá-lo, e fazer você não se sentir bem ao lutar na batalha. Quando você tem esses sentimentos "Identifique o

Ataque". Reconheça que os sentimentos

são um ataque de Satanás.

Então dê o segundo passo para por a Armadura. Eu chamo isso de "Liberar a

Verdade". Qual é a verdade da Bíblia que

derrota essa mentira de Satanás? Bem, se Satanás está me dizendo que eu não estou mais tendo um relacionamento com Deus porque eu sou muito mau, então a ver-dade que eu posso soltar contra ele é que meu relacionamento com Deus é PARA SEMPRE. Há muitos lugares na Bíblia que me dizem isso. Aqui está um: "Quanto

dista o Oriente do Ocidente, assim afasta de nós as nossas transgressões". Salmos 103:12

[Mostrar o cartaz com o Salmo 103:12]

Demonstrador 1: "Identifique o ataque",

"Liberar a verdade", daí [faça o barulho do

campo de força] o Capacete vem para o

lugar, protegendo-me do golpe de Satanás. Às vezes, eu nem vou precisar fazer esse som na minha cabeça quando for colocar o Capacete da Salvação. É meu jeito de "colocá-lo". É assim que você veste e usa o Capacete da Salvação: Identifique o Ataque; Libere a Verdade e [faça o som do

campo de força] o Capacete está no lugar.

Comunicador 1: Treine isso comigo.

Vamos dizer que você fez algo muito mau. Você está se sentindo horrível. Você começa a se convencer que Deus nunca mais o amará depois disso. Isso é verdade? (Não!) Não, quem está atacando você? (Satanás!) Exatamente! O que você acabou de fazer? (Identificar o ataque). Então qual é a verdade? (Deus me ama não importa o que

aconteça) Exatamente! O Salmo 103 me

fala isso, e muitas outras passagens da Bíblia também. O que você acabou de fazer? (Liberei a verdade). Então, [faça o som

(8)

Comunicador 2: Se você é um seguidor

de Deus, nada pode tirar seu relaciona-mento com Deus. Nada pode mudar o fato que você está do lado de Deus e que irá para o céu um dia. Você é salvo, de uma vez por todas.

Comunicador 1: O Capacete da Salvação

te lembra que seu relacionamento com Deus é PARA SEMPRE. Sua salvação é PARA SEMPRE. Deus está ao seu lado PARA SEMPRE. Nada pode mudar isso, mesmo quando você faz coisas erradas. Uma vez que você é um seguidor de Deus, é PARA SEMPRE. Isso impede Satanás de lhe dar um golpe que o tiraria da luta. [Toque música medieval, baixinho]

Comunicador 2: Satanás irá atacar você

esta semana. Lembre-se, ele está tentando impedir você de tomar a decisão de crer e seguir a Deus, está tentando impedir você

de crescer e ser a pessoa que Deus quer que você seja. Ele talvez tente convencer você de que Deus não poderia amá-lo. Ele talvez tente dizer a você que quando você orou pedindo perdão a Deus, não funcio-nou. Vista o Capacete da Salvação a cada dia, para que quando vier um ataque, você possa estar firme. Vamos orar.

O

RAÇÃO

Querido Deus,

Obrigado pelo Capacete da Salvação, que nos protege dos ataques de Satanás comg-tra a nossa salvação e nos lembra que esta-mos do Seu lado. Lembre-nos de vestir o Capacete a cada dia esta semana, para que possamos nos defender quando formos atacados com as mentiras de Satanás. Amém.

[Toque música medieval enquanto as crianças

saem].

P

ÓS

-E

NSINO

Referências

Documentos relacionados

que a população tem direito, como Transportes da Secretaria de Saúde o Ambulâncias Novas, UTI Móvel, Veículos senhor Francisco Belinho de Almeida, o para o Transporte de

Na prática, a forma que encontrei para conseguir tempo para o que gosto foi, em meu planejamento semanal, criar sempre algum tipo de compromisso comigo mesmo. Na semana passada,

parâmetros  para  a  análise  dos  personagens  do  filme  que  compõe  o  corpus.  Ainda  nesse  capítulo,  serão  abordadas  as  teorias  e  noções 

Amostras de Tecido = Feito com nosso fio (BonaFil) VIDEO = Tecelagem

MAS A DONA BARATINHA SE ASSUSTOU MUITO COM O BARULHÃO DELE E DISSE: – NÃO, NÃO, NÃO, NÃO QUERO VOCÊ, NÃO, VOCÊ FAZ MUITO BARULHÃO!. E O CACHORRO

Quando alguém entra em contato com as revelações da Verdade Absoluta, sejam trazidas por Krishna, Buda, Jesus, Paulo, ou por quaisquer outros profetas ou mensageiros,

Depois de visitar a Catedral, vamos seguir para a Praça XV Marzo, uma das mais belas e importantes praças do centro histórico de Cosença, rodeada por palácios nobres e

Deus sabia que esses dois indivíduos possuíam a constituição genética específica para criar você em especial, exatamente como ele tinha em mente.. Eles tinham