• Nenhum resultado encontrado

Fiscalização é insuficiente

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Fiscalização é insuficiente"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

OBRAS DA COPA

Fiscalização é insuficiente

26/5/2010

Portais de publicação de informações sobre as obras da Copa de 2014 exibem dados defasados ou incompletos

O Brasil foi escolhido sede da Copa do Mundo de 2014 em 30 de outubro de 2007. As 12 subsedes do evento, entre elas Fortaleza, foram anunciadas em 31 de maio do ano passado. Todo esse tempo depois, os mecanismos de fiscalização e controle da obras do Mundial de Futebol no Brasil seguem desatualizados ou insuficientes.

Até agora, apenas órgãos federais mantêm sites específicos para acompanhamento das obras da Copa de 2014. O mais recente é o FiscalizaCopa2014, lançado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) no último dia 11. O único relatório de fiscalização em Fortaleza até o momento é o projeto de ampliação do Terminal de Passageiros do Aeroporto Pinto Martins.

Segundo o documento, a elaboração do projeto básico está em andamento e teve execução de 42% até março passado. O edital de licitação da obra deve ser lançado até dezembro próximo e os trabalhos, começar em junho de 2011. Não há relatórios sobre projetos de outras áreas nem de ações executadas pelo Estado ou pelo Município.

O site disponibiliza informações, mas não acompanha a evolução dos projetos inseridos no PAC da Mobilidade Urbana -

complementação da Via Expressa, alargamentos das avenidas Dedé Brasil, Paulino Rocha e Alberto Craveiro, melhoria da Av. Raul Barbosa, VLT Parangaba-Mucuripe e construção das estações Padre Cícero e Montese da Linha Sul do Metrofor.

AMPLIAÇÃO DO terminal de passageiros do

Aeroporto é a única obra com relatório de

fiscalização atualizado CID BARBOSA

Estádio Castelão: TCE terá papel fundamental na fiscalização dos gastos com a modernização, que será feita por meio de Parceria Público-Privada (PPP) e recursos do BNDES TUNO VIEIRA

FAC-SÍMILE: Diário publicou, no último dia 16, caderno especial sobre as 88 ações prometidas para Fortaleza: 55% estão no

(2)

Atraso de seis meses

Em dezembro de 2009, foi lançado o Portal da Rede de Fiscalização da Copa de 2014, hospedado na rede virtual do Senado Federal e mantido em parceria com a Câmara dos Deputados. No site, o plano de investimentos de Fortaleza ainda data de 14 de novembro de 2009.

Situação atual das obras, valores previstos e captados e percentual de execução estão desatualizados. Um exemplo é o custo estimado da modernização do Estádio Castelão, que ainda aparece em R$ 397,4 milhões, valor corrrespondente ao projeto inicial, para 43 mil lugares.

Para tornar Fortaleza postulante a receber uma das semifinais da Copa, a capacidade pulou para 66.700 torcedores, e o projeto para R$ 468,7 milhões, sem incluir os repasses ao consórcio vencedor da Parceria Público Privada (PPP) relativos à administração da arena.

Já a Controladoria Geral da União (CGU) apresentou, no início deste mês, o Portal da Transparência da Copa de 2014, cujo objetivo é acompanhar os gastos federais relacionados ao Mundial. A página mostra informações sobre os convênios firmados para a modernização do Castelão e para a execução das obras do PAC da Mobilidade Urbana. Porém, a situação atual dos projetos não é informada e não há menção às ações nas áreas de turismo, saneamento, meio ambiente e saúde.

A reportagem do Diário do Nordeste entrou em contato com as assessorias de Comunicação dos três órgãos. O TCU explicou que o projeto envolve parceria com os tribunais de contas estaduais ou municipais. "A previsão é de que os relatórios sejam inseridos por cada tribunal responsável pela fiscalização da obra, à medida que os documentos forem produzidos. Cabe a cada órgão executar as ações previstas no protocolo assinado e inserir as informações no portal. O TCU, embora mantenha o site, não tem poder para cobrar", informou.

A CGU esclareceu que órgãos e Ministérios envolvidos com os projetos da Copa tiveram 60 dias para informar sobre os fatos já ocorridos, conforme a regulamentação do processo de envio das

informações para a instituição. Esse prazo venceu nesse fim de semana. Após receber os dados, a CGU garante que vai disponibilizá-los no Portal. "Essas informações serão constantemente

atualizadas, de forma que se possa acompanhar a evolução dos empreendimentos", comprometeu-se.

MAIS INFORMAÇÕES

www.tcu.gov.br/copa2014

www5.senado.gov.br/fiscaliza2014

(3)

www.portaltransparencia.gov.br/copa2014

INFORMAÇÕES DESATUALIZADAS

Senado e TCE não se entendem nas justificativas

Senado diz que portal de fiscalização está desatualizado devido ao não envio de informações pelos tribunais locais

O consultor de Orçamentos e Fiscalização do Senado, Hipólito Gadelha, explicou que a criação do portal mantido pela instituição foi decorrente de um protocolo de intenções assinado, em 2009, entre todos os tribunais de contas (TCs) das cidades-sede da Copa de 2014.

Segundo ele, o convênio consiste em uma instrução normativa que terá de ser promulgada por cada TC, exigindo que os gestores das obras insiram dados e documentos sobre o andamento das obras no portal. Até o momento, informa, nenhum estado promulgou a instrução, por isso os todos os dados estão desatualizados.

"O TCE do Ceará nem se interessou em fazer parte da rede de fiscalização, foi o que demonstrou a posição mais desinteressada em colaborar", informa.

A Assessoria de Comunicação do TCE, por sua vez, respondeu que as declarações do consultor do Senado não procedem, pois em 25 de agosto do ano passado, o ex-presidente do TCE-CE, Pedro Timbó, assinou protocolo de intenções para ações conjuntas de fiscalização das obras da Copa, em parceria com outros 16 TCs, incluindo o TCM-CE e o TCU, além do Senado e a Câmara, para ações conjuntas de fiscalização.

Amanhã, 27, o atual presidente, Teodorico Menezes, assina protocolo de execução com o TCU. O documento define as responsabilidades de cada órgão e prevê troca de informações com o objetivo de viabilizar a fiscalização dos recursos públicos aplicados na Copa.

Opinião

Uma atuação "mais incisiva" dos TCs estaduais e municipais é essencial para que a fiscalização dos gastos para a Copa de 2014 seja eficiente. Essa é a opinião do coordenador de projetos da ONG Transparência Brasil, Fabiano Angélico, que cita a explosão de recursos públicos aplicados na organização do Pan do Rio de Janeiro, em 2007, como exemplo negativo.

(4)

Prefeitura promete portal e deputada sugere comissão

A Prefeitura de Fortaleza promete criar, até o fim deste mês, um site de acompanhamento dos projetos relacionados à Copa do Mundo de 2014 sob a responsabilidade do Município. A página será

hospedada no site da Prefeitura de Fortaleza.

Segundo o gerente do Projeto Copa na Prefeitura de Fortaleza, Felipe Araújo, o portal relacionará informações dos projetos do Município relacionados ao Mundial,incluindo o cronograma de execução de cada.

Outro mecanismo de transparência será o convite a entidades representativas da sociedade civil para participarem das reuniões do Fórum Interno da Prefeitura de gestão da Copa. Segundo ele, já houve um contato informal com representantes do Comitê Popular da Copa nesse sentido. "Se não tivermos o abraço da população, essa Copa não é legítima", prega.

Em breve, a Assembleia Legislativa do Estado poderá criar uma comissão especial de

acompanhamento e fiscalização das obras da Copa de 2014. O requerimento foi apresentado pela deputada Rachel Marques (PT) à Presidência do Parlamento no último dia 20 de maio.

"Nosso objetivo é discutir desde os projetos urbanísticos até o acompanhamento e a fiscalização das obras, envolvendo a participação da população", explica a deputada, que acrescenta ter solicitado ao Governo do Estado a inclusão da sociedade civil no comitê gestor dos projetos da Copa.

Por sua vez, o secretário do Esporte do Estado, Ferruccio Feitosa, diz que o governo tem tratado a organização da Copa com "total transparência". "Não temos dado o tratamento diferenciado que outras cidades têm dado, criando secretarias de Copa. A gente tem tratado isso dentro das próprias secretárias. Em todo o momento, o que a gente fez nesse processo foi tratar tudo com o máximo de transparência". Feitosa lembra que já foio três vezes à Câmara Municipal e cinco vezes à Assembleia Legislativa para apresentar o projeto da Copa, além de outras entidades.

Já o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Ernesto Saboya, disse que o órgão fiscalizará as obras da Copa com a estrutura já existente, que será reforçada por meio do concurso público para contratar mais engenheiros.

"Vamos fazer o acompanhamento e repassar os dados para o TCU. Estamos preconizando uma integração muito grande entre os órgãos de controle. Não vai ter relatório especial, mas tudo que estiver errado, como dispensas de licitação que não cabem, vamos punir", disse.

(5)

© 2009 Editora Verdes Mares

FIQUE POR DENTRO Falta transparência

Para o coordenador de projetos da ONG Transparência Brasil, Fabiano Angélico, a existência de três portais sobre os gastos com a Copa de 2014 confunde, em vez de ajudar. "Seria importante ter um portal só", diz. Ele critica o número de informações disponíveis: "Dei uma olhada em um desses portais e não tinha absolutamente nada". Angélico frisa que a fiscalização é primordial, mesmo que possa atrasar as obras: "É necessário que haja alguma demora. A gente pode modernizar os processos, mas, se não for assim, muito dinheiro ´vai pelo ralo´. Cada um faz do jeito que quer, um risco enorme de corrupção". Para ele, as ações têm sido feitas "às escuras, sem acompanhamento da sociedade".

ÍCARO JOATHAN REPÓRTER

Sanitarios De Obra

Locação e Soluções - 11 3666-4050 Vários Modelos. Conheça Sanport!

www.Sanport.com.br

Apartamento: 299 Mensais

2 e 3 Dormitórios no Pq. São Lucas Preço de Lançamento, Não Perca!

Goldfarb.com.br/Giardino

Pararaios-SPDA

Laudo Técnico gratuito, Pára-Raios, DPS, Anti-Raios e Medições Ôhmicas

www.pararaios-spda.com.br

Passagens Aéreas Baratas

Passagens Aéreas a partir de R$49. Compare Preços num Único Site!

Referências

Documentos relacionados

Pretendo, a partir de agora, me focar detalhadamente nas Investigações Filosóficas e realizar uma leitura pormenorizada das §§65-88, com o fim de apresentar e

Neste estágio, assisti a diversas consultas de cariz mais subespecializado, como as que elenquei anteriormente, bem como Imunoalergologia e Pneumologia; frequentei o berçário

Starting out from my reflection on the words cor, preto, negro and branco (colour, black, negro, white), highlighting their basic meanings and some of their

arbitrário para conseguir implantar com sucesso uma retórica opressiva e atrair seguidores (STENNER; HAIDT, 2018). Ao analisarmos a sociedade, portanto, entendemos

Desta forma, é de grande importância a realização de testes verificando a segurança de extratos vegetais de plantas como Manjerona (Origanum majorana) e Romã

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

E, para isso, torna-se indispensável, neste início, refletir sobre a importância das avaliações externas como forma de melhorar o desempenho dos alunos, as mudanças ocorridas na

Fonte: elaborado pelo autor. Como se pode ver no Quadro 7, acima, as fragilidades observadas após a coleta e a análise de dados da pesquisa nos levaram a elaborar