• Nenhum resultado encontrado

P O N T I F Í C I A U N I V E R S I D A D E C A T Ó L I C A D O P A R A NÁ P R O C E S S O S E L E T I V O E D I T A L N.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "P O N T I F Í C I A U N I V E R S I D A D E C A T Ó L I C A D O P A R A NÁ P R O C E S S O S E L E T I V O E D I T A L N."

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

17

P O N T I F Í C I A U N I V E R S I D A D E C A T Ó L I C A D O P A R A N Á

P R O C E S S O S E L E T I V O

– E D I T A L N . º 0 1 / 2 0 2 0

P R O V A O B J E T I V A E R E D A Ç Ã O

J O V E N S V I L A T O R R E S - P U C P R

1 5 D E F EV E RE I RO D E 2 0 2 0

L E I A A T E N T A M E N T E A S

I N F O R M A Ç Õ E S E I N S T R U Ç Õ E S A B A I X O :

1. Esta PROVA contém uma redação e 20 questões divididas

por disciplinas e dispostas da seguinte maneira:

a. LÍNGUA PORTUGUESA: Questões de 01 a 06; b. HISTÓRIA: Questões de 07 a 09;

c. GEOGRAFIA: Questões de 10 a 12; d. BIOLOGIA: Questões de 13 a 14; e. MATEMÁTICA: Questões de 15 a 20.

2. Confira se sua PROVA contém a quantidade de questões cor-reta e se estão na ordem mencionada na instrução anterior. Caso negativo, comunique imediatamente ao fiscal de sala para a substituição da prova.

3. Verifique, no CARTÃO-RESPOSTA, se os seus dados estão re-gistrados corretamente. Caso encontre alguma divergência, informe imediatamente ao fiscal de sala.

4. Após a conferência do CARTÃO-RESPOSTA, ASSINE SEU

NOME no local indicado.

5. Para as marcações do CARTÃO-RESPOSTA, utilize apenas ca-neta esferográfica de ponta grossa e tinta azul ou preta. 6. Para cada uma das questões objetivas, são apresentadas 05

opções identificadas com as letras A, B, C, D e E. Apenas uma responde corretamenteà questão.

7. Para o preenchimento do CARTÃO-RESPOSTA, observe:

a. Para cada questão, preencher apenas uma resposta.

b. Preencha totalmente o espaço compreendido no retângulo correspondente à opção escolhida para resposta. A marcação em mais de uma opção anula a questão, mesmo que uma das respostas esteja correta.

Preenchimento correto. Preenchimento incorreto. Preenchimento incorreto.

8. O tempo disponível para esta prova é de 02 (duas) horas, com início às 14 horas e término às 16 horas.

9. Você poderá deixar o local de prova somente depois das 15 horas.

10. Não será permitido levar o caderno de provas.

11. Você poderá ser eliminado da PROVA, a qualquer tempo, no caso de

a. ausentar-se da sala sem o acompanhamento do fiscal; b. ausentar-se do local de provas antes de decorrida 01

(uma) hora do início da PROVA;

c. ausentar-se da sala de provas levando

CARTÃO-RES-POSTA da Prova Objetiva e/ou Redação;

d. ser surpreendido, durante a realização da PROVA, em comunicação com outras pessoas ou utilizando-se de livro ou qualquer material não permitido;

e. fazer uso de qualquer tipo de aparelho eletrônico ou de comunicação, bem como protetores auriculares; f. perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos,

incorrendo em comportamento indevido; g. não cumprir com o disposto no edital do Exame.

RESPOSTAS

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10.

11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20.

(2)

Pontifícia Universidade Católica do Paraná – JOVENS VILA TORRES - PUCPR

(3)

Pontifícia Universidade Católica do Paraná – JOVENS VILA TORRES - PUCPR

Pág. 3/14

LÍNGUA PORTUGUESA

Leia o texto para responder as questões 1 e 2.

1. A escola deve pensar coletivamente e banir a ideia de reprovação como uma maneira de fazer o aluno aprender mais

repetindo o ano e o pensamento de que só o esforço individual do aluno é que vai fazer com que ele aprenda mais. A melhoria da aprendizagem dos alunos está diretamente ligada à melhoria nas estratégias de ensino. Se houver um empenho de todos para pensar como podemos fazer para que o aluno aprenda mais e como podemos compreender como cada aluno aprende, não haverá mais necessidade de reprovação.

LAMB, Joice. Disponível em: https://gestaoescolar.org.br/conteudo/2298/a-reprovacao-na-escola-e-um-tunel-sem-luz-no-final. Acesso em: 31/01/2020.

Na Língua Portuguesa, as palavras podem ter diferentes significados de acordo com o contexto em que se encontram. Assinale a opção que melhor define o termo destacado no excerto.

A) Banir significa expulsar da sociedade. B) Banir significa exilar do país.

C) Banir significa proibir algo imoral.

D) Banir significa suspender temporariamente uma ação.

E) Banir significa proibir que continue a fazer parte de um ambiente.

2. Assinale a alternativa que corresponde à ideia principal veiculada pelo excerto.

A) Cabe somente à direção da escola discutir o tema “reprovação escolar”. B) A reprovação e o esforço individual do aluno garantem um aprendizado efetivo.

C) Estratégias de ensino adequadas são auxiliares valiosos para promover o aprendizado. D) É necessário adotar a prática da reprovação quando o aluno não aprende o conteúdo exigido. E) Independente da metodologia, a reprovação escolar é uma ferramenta eficaz para o aprendizado. Leia o texto para responder as questões 3 e 4.

3. No final de 2019, vários casos de pneumonia foram registrados na cidade de Wuhan, na China. Alguns dias depois, a

Organização Mundial da Saúde descobriu que eles foram causados por um vírus até então desconhecido, que foi chamado de 2019-nCoV.

O governo chinês estabeleceu uma quarentena obrigatória para quem foi infectado, cancelou as celebrações de ano novo que começam em 24 de janeiro e restringiu o transporte de mais de 40 milhões de pessoas para conter a dissemi-nação do vírus. No Brasil, a Anvisa recomendou a portos e aeroportos um reforço no controle de possíveis casos suspeitos de coronavírus.

Disponível em: https://www.vivaalongevidade.com.br/juntos-pela-saude/o-que-se-sabe-ate-agora-sobre-o-coronavirus. Acesso em: 27/01/2020.

Observe as palavras destacadas no texto e indique a alternativa CORRETA em relação à acentuação gráfica. A) As palavras saúde e vírus são hiatos, portanto, são acentuadas.

B) As palavras chinês e até são monossílabas tônicas, por isso, acentuadas. C) A palavra vírus é uma oxítona terminada em us, por esse motivo, acentuada.

D) A acentuação da palavra coronavírus está incorreta de acordo com a recente reforma ortográfica.

E) A acentuação das palavras vários, obrigatória e possíveis é regida pela mesma regra da gramática normativa.

4. Pelo excerto acima entende-se que

A) a China e o Brasil tomaram medidas para evitar a proliferação do coronavírus. B) somente a China desenvolveu ações para conter a propagação do vírus. C) os cientistas chineses descobriram a origem do vírus.

D) o coronavírus não apresenta sintomas ao se instalar. E) no Brasil, já se identificaram casos concretos do vírus.

(4)

Pontifícia Universidade Católica do Paraná – JOVENS VILA TORRES - PUCPR

Pág. 4/14

5. Existem 21 milhões de pessoas em condições de trabalho análogo à escravidão no mundo, de acordo com a OIT

(Organização Internacional do Trabalho), apesar de todos os aparatos jurídicos locais e internacionais construídos es-pecificamente para proteger o trabalhador.

VALADARES, Dandara. Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/blogs/fashion-revolution/escravidao-nada-moderna-como-a-moda-pode-ajudar-a-combater-o-trabalho-escravo/. Acesso em: 28/01/2020.

A expressão apesar de, destacada no excerto

A) pode ser substituída por causa dos, sem alterar o sentido da frase.

B) estabelece uma relação de concordância entre a diminuição do trabalho escravo e a eficiência das leis. C) expressa uma ideia contrária, em relação à outra parte do enunciado, causando uma quebra de expectativa. D) significa que somente os aparatos jurídicos locais são responsáveis pelo trabalho escravo.

E) mostra a eficiência dos recursos legais para diminuir o trabalho escravo.

6. O desmatamento das áreas naturais contribui para o aquecimento global no sentido de promover um desequilíbrio

cli-mático decorrente da remoção da vegetação, que tem como função o controle das temperaturas e dos regimes de chuva. A Floresta Amazônica, por exemplo, é uma grande fornecedora de umidade para a atmosfera, provendo um maior con-trole das temperaturas e uma certa frequência de chuvas para boa parte do continente sul-americano, conforme estudos relacionados com os chamados rios voadores. Se considerarmos essa dinâmica em termos mundiais, pode-se concluir que a remoção das florestas contribui para o aumento das médias térmicas e para a redução dos índices de pluviosidade em vários lugares.

Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/aquecimento-global.htm. Acesso em: 29/01/2020.

A partir das ideias apresentadas no texto acima, escreva F (para falso) e V (para verdadeiro) nos enunciados abaixo. ( ) O aquecimento ambiental é responsável pelo desiquilíbrio climático, promovido pelo desmatamento.

( ) Uma das funções da vegetação é controlar as temperaturas e os regimes de chuvas.

( ) A Floresta Amazônica provê o controle das temperaturas e a frequência de chuvas em todo o Brasil.

( )Os rios voadores, citados no texto, são cursos de água atmosféricos, formados por massas de ar carregadas de vapor de água e fornecidos pela Floresta Amazônica.

( ) A remoção das florestas causa prejuízo em todo o mundo porque reduz as médias térmicas e as chuvas em toda a superfície terrestre.

Assinale a alternativa que apresenta somente as respostas VERDADEIRAS. A) II e III. B) I, III e V. C) II, IV e V. D) I, II e IV. E) III, IV e V.

HISTÓRIA

7. Leia o texto abaixo.

“Então a gravosa praga penetrou pela costa marítima a partir de Southhampton e chegou a Bristol; aí quase que toda a força da cidade morreu, atingida pela morte súbita, porque houve poucos que estivessem de cama mais do que três dias, ou dois dias, ou meio dia. E depois disto a cruel morte propagou-se por toda a parte com o curso do sol”.

PEDRERO-SÁNCHEZ, Maria Guadalupe. História da Idade Média: textos e testemunhas. São Paulo: Editora UNESP, 2000, p. 196 apud ESPI-NOSA, Fernanda. Antologia de textos medievais. 3ªed. Lisboa: Sá da Costa, 1981, p.328.

O trecho aborda o início da epidemia da peste negra na Inglaterra no século XIV, evento ocorrido durante a chamada Baixa Idade Média, de acordo com seus conhecimentos sobre o tema assinale a alternativa CORRETA.

A) A peste negra não pode ser compreendida como um dos elementos que contribuiu para o fim do sistema feudal, uma vez que o número de mortos pela epidemia não foi significativamente alto.

(5)

Pontifícia Universidade Católica do Paraná – JOVENS VILA TORRES - PUCPR

Pág. 5/14

B) A peste negra, a Guerra dos Cem Anos e revoltas populares contribuíram para uma crise generalizada na Europa medieval aprofundando o processo de desagregação do sistema feudal e o declínio da Idade Média.

C) Em muitas das cidades medievais havia sistema de esgoto e acesso à água potável, elementos que contribuíram para controlar o avanço da peste nas cidades.

D) A peste veio do continente americano através de navios mercantes que desembarcavam, principalmente, nos portos das cidades italianas como Gênova, Veneza e Roma.

E) Uma série de revoltas assolou o campo e as cidades no fim da Baixa Idade Média, a maioria delas era liderada por burgueses insatisfeitos com os nobres, que exigiam o fim do pagamento de tributos.

8. O mapa abaixo apresenta as regiões de exploração de ouro e diamante na colônia brasileira na primeira metade do

século XVIII.

Fonte: Atlas Histórico escolar, Rio de Janeiro: FAE, 1991 p. 32.

Sobre este tema assinale a alternativa CORRETA.

A) A notícia da descoberta do ouro no início do século XVIII correu a colônia brasileira de forma lenta e gradual, assim apenas pequenos números de migrantes se encaminharam para a região das minas permitindo que poucas pessoas enriquecessem rapidamente.

B) Os chamados tropeiros tiveram um pequeno papel no desenvolvimento do centro-sul, estes criavam gado e condu-ziam um grande número de animais até Minas Gerais, carregavam também carne-seca, toucinho, couros e outros derivados da pecuária que eram vendidos na região das minas.

C) A intensa atividade econômica em Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás levou a integração territorial da colônia bra-sileira, uma vez que, mercadorias, escravizados e trabalhadores livres se encaminharam para a região centro-sul do país advindos de várias partes da colônia.

D) A principal mão-de-obra empregada na exploração do ouro era o trabalhador assalariado, que migrava de várias partes do território da colônia brasileira, tendo em vista o declínio do número de escravizados africanos na colônia durante o século XVIII.

E) A exploração do ouro contribuiu para o desenvolvimento das cidades mineiras como Ouro Preto, Vila Rica, São João Del Rei, que acabaram por imitar a arquitetura portuguesa sem desenvolver uma identidade estética local, deixando de lado a influência da Igreja Católica na arquitetura.

(6)

Pontifícia Universidade Católica do Paraná – JOVENS VILA TORRES - PUCPR

Pág. 6/14

9. Leia o texto abaixo

“A Inglaterra foi o primeiro país a reunir as condições necessárias para dar início ao processo de industrialização. Após a Revolução Gloriosa, em 1688, com as restrições à atuação do rei e o aumento do poder do Parlamento, os represen-tantes da burguesia puderam aprovar medidas que lhes interessavam. [...] Os cercamentos e a organização capitalista da agricultura expropriaram grandes quantidade de trabalhadores livres das terras que ocupavam. Para sobreviveram, muitas famílias migraram para as cidades e passaram a trabalhar como assalariados nas fábricas.”

HILL, Christopher. The English Revolution. In: ARRUDA, José Jobson de Andrade. A Revolução Inglesa. São Paulo: Brasiliense, 1984. P. 26-27.

Sobre a chamada Revolução Industrial assinale a alternativa CORRETA.

A) O capital para o desenvolvimento industrial foi fornecido, direta ou indiretamente, por mercadores, traficantes de escravos e piratas, cujas fortunas tinham sido acumuladas no ultramar.

B) Os cercamentos expulsaram milhares de camponeses do campo, o que possibilitou seu ingresso no capitalismo como burgueses, atuando como sapateiros, coureiros, banqueiros e entre outras atividades comerciais.

C) A Revolução Industrial permitiu que os trabalhadores assalariados pudessem viver uma vida modesta nas cidades, adquirindo moradia e alimentação adequadas para suas famílias.

D) A principal fonte de energia para as máquinas na Revolução Industrial inglesa foi o petróleo que extraído de algumas regiões ao norte da Inglaterra possibilitou o uso em larga escala das máquinas.

E) Era incomum encontrar crianças e mulheres nas fábricas inglesas, uma vez que, o parlamento inglês aprovou rapi-damente uma legislação trabalhista que limitava certos abusos nas fábricas.

GEOGRAFIA

10. Leia os excertos abaixo.

Segundo contam os filmes dos Vingadores (Vingadores: guerra infinita e Vingadores: ultimato), Thanos viu sua terra natal quase entrar em colapso devido a uma crise de falta de alimentos, que gerou muito sofrimento e conflitos na lua Titã. Quando ficou mais velho, obstinado a evitar que o mesmo destino ocorresse a outros astros, Thanos iniciou uma jornada a inúmeros planetas com o objetivo de aniquilar metade da população do universo e, com isso, restabelecer o equilíbrio cósmico entre população e recursos.

No final do século XVIII, surgiu uma leitura de mundo similar à do personagem da Marvel. A qual afirmava que a população estava crescendo em uma progressão geométrica (1, 2, 4, 8, 16, 32…), enquanto a produção de ali-mentos só conseguia crescer em uma progressão aritmética (1, 2, 3, 4, 5, 6…). Assim, era questão de tempo até a quantidade de gente no mundo superar a quantidade de comida. Quando isso acontecesse, haveria fome, do-enças e guerra, que matariam várias pessoas, restabelecendo um equilíbrio na natureza.

(Adaptado de: <https://www.blogs.unicamp.br/ciencianerd/2019/05/14/thanos/>. Acesso em: 02 fev. 2020).

Assim como a teoria do século XVIII, Thanos acredita que o excessivo crescimento populacional pode esgotar os recursos dos planetas e que a solução é reduzir o número de humanos, proposta que, guardando as devidas propor-ções, se assemelha a teoria demográfica conhecida como

A) Marxista. B) Reformista. C) Malthusiana. D) Cornucopiana. E) Antimalthusiana.

(7)

Pontifícia Universidade Católica do Paraná – JOVENS VILA TORRES - PUCPR

Pág. 7/14

11. Leia o texto e analise as pirâmides etárias abaixo.

A pirâmide etária mostra a estrutura de sexo e idade de uma população (país, estado ou município). A base da pirâmide representa a população de crianças e adolescentes, a área intermediária representa a população de adultos jovens e de meia idade, e o topo representa a população idosa. Sua simples visualização nos permite tirar algumas conclusões referentes à taxa de natalidade e à expectativa de vida da população.

A

B

Adaptado de <https://ibge.gov.br/>.

As informações acima permitem concluir que

A) a pirâmide B tem mais nascimentos que a pirâmide A. B) a pirâmide B tem mais jovens que pirâmide A.

C) a pirâmide A tem mais idosos que jovens e adultos. D) a pirâmide A representa a população brasileira atual.

E) a pirâmide A possui mais crianças e adolescentes que a pirâmide B.

12. Analise a tabela abaixo.

Brasil

– distribuição dos municípios por faixa de população (2010)

(8)

Pontifícia Universidade Católica do Paraná – JOVENS VILA TORRES - PUCPR

Pág. 8/14

Os dados da tabela indicam que

A) 10% dos municípios têm mais que 100 mil habitantes.

B) a maioria dos municípios brasileiros possui até 20.000 habitantes.

C) os municípios com até 50 mil habitantes possuem o maior percentual de brasileiros.

D) a faixa populacional entre 10.001 e 20.000 representa o maior percentual de municípios e pessoas.

E) a faixa populacional com mais de 500 mil habitantes representa a faixa com maior percentual de municípios e pessoas.

BIOLOGIA

13. A charge a que segue remete a problemas ambientais.

Fonte:<http://meioambientetecnico.blogspot.com/2012/06/pecuaria-e-gases-de-efeito-estufa.html>. Acesso: 29 de jan. 2020.

Uma solução para amenizar os problemas ambientais sugerido pela charge é A) tratar esgoto evitando a eutrofização.

B) aumentar o consumo de carne bovina. C) reduzir emissões de gases de efeito estufa.

D) preservar em zoológicos, animais em risco de extinção como os pinguins.

(9)

Pontifícia Universidade Católica do Paraná – JOVENS VILA TORRES - PUCPR

Pág. 9/14

14. Observe a ilustração da charge abaixo.

Fonte: <http://www.leovillanova.net/category/charges/page/20/> Acesso: 20 de jan. 2020.

O vírus da Zika e da Dengue apresentam em comum A) o mesmo vetor.

B) a contaminação vertical. C) o mesmo agente etiológico.

D) a tratamento feito através antibiótico. E) a transmissão por água contaminada.

MATEMÁTICA

15. A raiz da equação |1 0 2𝑥 1 0 2𝑥 0 𝑥| + 6 = 0 é: A) -2 B) -1 C) 1 D) 2 E) 3

16. A expressão do termo geral de uma progressão aritmética é 𝑎𝑛= 2𝑛 − 1; Então a soma dos vinte primeiros termos é:

A) 39 B) 50 C) 200 D) 210 E) 400

17. A soma das raízes da equação (5x – 7)! = 1 vale: A) 3

B) 4 C) 5 D) 7 E) 12

(10)

Pontifícia Universidade Católica do Paraná – JOVENS VILA TORRES - PUCPR

Pág. 10/14

18. Os valores de a e b para que o gráfico da função 𝑓(𝑥) = 𝑎𝑥2+ 𝑏𝑥 contenha os pontos (-1,5) e (2,-4) são,

respectiva-mente: A) - 1 e - 4 B) - 1 e 2 C) 1 e - 4 D) 1 e 4 E) 1 e 6

19. Considere a igualdade log𝑎(𝑏

√𝑎) = 𝑚, sabe-se que log𝑎𝑏 = 2, o valor de m é:

A) 1 3 B) 1 2 C) 2 3 D) 3 2 E) Zero

20. O volume de um prisma de base hexagonal regular de altura 4√3 m é 72 m3. A área total do prisma vale:

A) 30√2 m2

B) 36√3 m2

C) 48√3 m2

D) 60√2 m2

(11)

Pontifícia Universidade Católica do Paraná – JOVENS VILA TORRES - PUCPR

Pág. 11/14

REDAÇÃO

Os dois textos apresentados a seguir tratam da necessidade de mudarmos, no Brasil, nosso comportamento coletivo em relação ao trânsito. Com base nas reflexões promovidas pelos exemplos e ideias desses textos, escreva um texto disser-tativo-argumentativo em que você discuta OS PROBLEMAS DO TRÂNSITO NO BRASIL, CONSCIÊNCIA E

RESPONSA-BILIDADE.

Lembre-se de selecionar, relacionar e interpretar fatos de atualidade e opiniões para defender seu ponto de vista. Sua redação será anulada se você

a) reproduzir a coletânea sem finalidade discursiva.

b) fugir ao recorte temático ou não escrever um texto dissertativo-argumentativo.

c) apresentar letra ilegível, impropérios, identificação ou outras formas propositais de anulação.

Texto 1

Assassinos estatísticos

É possível salvar muitas vidas estatísticas e alcançar índices europeus de mortes no trânsito.

Se você tem a chance de salvar uma vida sem colocar-se em grande risco, fazê-lo é uma obrigação moral? Grande parte dos filósofos morais sustentará que salvar uma pessoa é um dever, desde que fazê-lo não exija um esforço sobre-humano e que você não tenha boas razões para querer ver esse indivíduo morto — é louvável, mas não obrigatório salvar a vida do assassino que o perseguia e sofreu um acidente.

Bem, a maioria dos prefeitos do Brasil e várias outras autoridades têm a possibilidade de salvar não uma, mas dezenas, às vezes centenas, de vidas estatísticas, apenas assinando um pedaço de papel, mas optam por não fazê-lo.

A receita é simples. Basta baixar os limites máximos de velocidade em que os veículos podem trafegar e mandar fiscalizar. Isso já deu certo em vários lugares do mundo e até mesmo do Brasil. Chamou-me a atenção o caso de Salvador. Autoridades soteropolitanas não tiveram medo de reduzir a velocidade máxima para 30 ou 40 km/h em vários bairros e aumentaram a presença de radares em 70%. Como consequência, as multas quase triplicaram entre 2012 e 2016.

Os responsáveis pelo trânsito na cidade devem ter ouvido um bocado, mas fizeram com que as mortes no trânsito caíssem 55% entre 2011 e 2018. Hoje, Salvador ostenta uma taxa de 3,99 óbitos por 100 mil habitantes — a menor entre as capitais brasileiras e igual à da Dinamarca (não é muito católico comparar cidades, que não costumam ter muitas autoestradas de tráfego rápido em seu perímetro, com países, que as têm em maior número, mas deixemos esse detalhe de lado).

O caso de Salvador mostra que é perfeitamente possível, mesmo para uma localidade de Terceiro Mundo, salvar muitas vidas estatísticas e alcançar índices europeus de mortes no trânsito. A pergunta que fica é: diante do exemplo soteropolitano, autoridades que não adotam as mesmas medidas podem ser chamadas de assassinas estatísticas?

Hélio Schwartsman

Jornalista, foi editor de Opinião. É autor de "Pensando Bem…".

Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/colunas/helioschwartsman/2019/12/assassinos-estatisticos.shtml>. Acesso em: 30/1/20.

Texto 2

(12)

Pontifícia Universidade Católica do Paraná – JOVENS VILA TORRES - PUCPR Pág. 12/14

REDAÇÃO

– Rascunho

1

____________________________________________________

2

____________________________________________________

3

____________________________________________________

4

____________________________________________________

5

________________________________ ____________________

6

____________________________________________________

7

____________________________________________________

8

____________________________________________________

9

____________________________________________________

10

____________________________________________________

11

____________________________________________________

12

____________________________________________________

13

____________________________________________________

14

____________________________________________________

15

____________________________________________________

16

____________________________________________________

17

____________________________________________________

18

____________________________________________________

19

____________________________________________________

20

____________________________________________________

M Í N I M O M Á XI M O M Á XI M O

(13)

Pontifícia Universidade Católica do Paraná – JOVENS VILA TORRES - PUCPR

(14)

Pontifícia Universidade Católica do Paraná – JOVENS VILA TORRES - PUCPR

Referências

Documentos relacionados

Afirma ilegitimidade passiva para o pedido de restituição de valores pagos a título de intermediação imobiliária e SATI; ausência de prova de pagamento de taxas de

Este trabalho é um estudo de História da Educação Piauiense abordando, especificamente, a 

“Trabalhar com a equipa Meu Super ajuda-nos a melhorar o nosso trabalho dia a dia, de forma a estarmos mais preparados para continuar a dar o melhor aos nossos clientes. A

Para estes polos, a mediana de distância entre o município de residência do aluno e o polo é maior que 60 quilômetros, ou seja, pelo menos 50% dos alunos que não residem no

Ainda segundo dados do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), através do Plano de Contingência para o controle da dengue no município de Araguaína, as áreas que

Sobre as intercorrências clínicas ocorridas em 2006, 35,9% dos pacientes não apresentaram, enquanto 64,1% apresentaram (Tabela 3), variando de 1 até mais de 41 por paciente no ano,

O DEG não se responsabiliza pela convocação dos tutores selecionados para a assinatura do Termo de Compromisso de Tutoria de Graduação, sendo essa

A intervenção telefônica realizada com usuários com diabetes mellitus tipo 2, testada como estratégia educativa, foi efetiva na promoção do autocuidado relacionado à