• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS

Dados de identificação

Disciplina: GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA Período Letivo: 2020/2

Professor Responsável: DIOGO JOEL DEMARCO Sigla: ADM01033 Créditos: 4

Carga Horária: 60h CH Autônoma: h CH Coletiva: 60h CH Individual: h

Súmula

Finanças públicas: teorias e conceitos. Política fiscal e atividade econômica. Tributação e gasto público. Visão sistêmica do processo orçamentário. O orçamento como instrumento de ação. Legislação que regulamenta os orçamentos públicos e o papel dos vários órgãos do governo no processo orçamentário.

Currículos

Currículos Etapa Pré-Requisitos Natureza

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E SOCIAL – NOTURNO 6 (DIR04416) INSTITUIÇÕES DE DIREITO PÚBLICO E LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA E (ADM01188) OFICINA II: ADMINISTRAÇÃO E

GOVERNO DO BRASIL

Obrigatória

Objetivos

Propiciar aos alunos um processo de aprendizagem que conduza a uma compreensão global acerca da execução financeira e orçamentária, do ponto de vista da teoria e da prática, bem como da legislação vigente.

Objetivos específicos:

• Explicar o papel das finanças públicas e do orçamento como norteador da execução financeira e orçamentária;

• Conhecer os elementos básicos da execução da despesa, da receita e do regime de contabilidade;

• Conhecer os mecanismos de controle e avaliação da execução orçamentária;

• Possibilitar aos alunos o exercício de elaboração de um relatório de avaliação de uma execução orçamentária.

Conteúdo Programático

(2)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS

1 a 4

Bloco I - Conceitos introdutórios de finanças públicas e exercício orçamentário

- Estrutura institucional do Poder Público;

- Aspectos fundamentais da atividade financeira do Estado;

- Conceitos e evolução histórica do orçamento tradicional e do

orçamento-programa;

- Relações entre a programação do setor público e o orçamento público; - Estrutura organizacional,

localização e funções básicas dos órgãos centrais de orçamento na União, nos Estados e nos municípios.

5 a 9 Bloco II - Teoria orçamentária

- Análise crítica dos princípios orçamentários: a orientação tradicional e as tendências e perspectivas atuais

- Ciclos e fases do processo orçamentário

- Estrutura e funcionamento do Sistema Brasileiro de Planejamento e Orçamento

- Classificação orçamentária:

critérios de classificação da receita e critérios de classificação da despesa

10 a 15 Bloco III - Técnica orçamentária e de gestão financeira

- Elaboração das propostas

orçamentárias: a iniciativa, o papel dos órgãos centrais e as fases de processo e elaboração de receita e despesa

- Discussão, votação, e aprovação da proposta orçamentária em função dos sistemas políticos, do processo orçamentário no Legislativo, das limitações do poder de apreciação da proposta, do assessoramento ao Congresso e do poder de veto, sanção, promulgação e publicação - Execução orçamentária no sistema brasileiro: registros, distribuição e concessão de créditos, realização da receita e da despesa, créditos

(3)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS

adicionais e programação financeira de desembolso

- Controle de execução orçamentária: necessidade de controle, controles internos e externos, Tribunais de Contas e outros sistemas.

16 Atividades de recuperação de conceitos.

Semana destinada às provas de recuperação.

Metodologia

Aulas expositivas-dialogadas que serão ministradas de forma síncrona. Leitura e análise crítica de textos e materiais audiovisuais (disponibilizados na plataforma Moodle). Atividades Coletivas (Res. CEPE 11/2013, Art. 36, § I) com aulas na modalidade de Ensino Remoto Emergencial (ERE) (Res. CEPE 025/2020). A plataforma de videoconferência utilizada durante o período ERE será o Microsoft Teams. As atividades síncronas serão desenvolvidas no horário regular da disciplina, conforme a grade de matrícula 2020/1. Essas atividades vão contar com a presença do professor e alunos, sendo gravadas e disponibilizadas para consulta assíncrona. Os links de acesso estarão disponíveis no Microsoft Teams e caso haja necessidade no Moodle e/ou Dropbox. Os alunos que não puderem acompanhar as atividades de forma síncrona poderão acompanhar o conteúdo acessando o material disponível no Moodle e assistindo as aulas gravadas. A carga horária semanal de dedicação dos discentes na modalidade ERE será equivalente ao da modalidade presencial. Serão disponibilizados fóruns no Moodle para atendimento de dúvidas (atividade assíncrona).

Informações sobre Direitos Autorais e de Imagem

Todos os materiais disponibilizados são exclusivamente para fins didáticos, sendo vedada a sua utilização para qualquer outra finalidade, sob as penas legais.

Todos os materiais de terceiros que venham a ser utilizados devem ser referenciados, indicando a autoria, sob pena de plágio.

A liberdade de escolha de exposição da imagem e da voz não isenta o aluno de realizar as atividades originalmente propostas ou alternativas.

Todas as gravações de atividades síncronas devem ser previamente informadas por parte dos professores.

Somente poderão ser gravadas pelos alunos as atividades síncronas propostas mediante concordância prévia dos professores e colegas, sob as penas legais.

É proibido disponibilizar, por quaisquer meios digitais ou físicos, os dados, a imagem e a voz de colegas e do professor, sem autorização específica para a finalidade pretendida. Os materiais disponibilizados no ambiente virtual possuem licença de uso e distribuição específica, sendo vedada a distribuição do material cuja licença não permita ou sem a autorização prévia dos professores para o material de sua autoria.

(4)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS

Carga Horária Teórica: 40 horas Prática: 20 horas

Experiências de Aprendizagem

Trabalhos escritos realizados em grupo e ou individuais. Leitura e análise de textos e materiais audiovisuais. Participação em aula e atividades coletivas.

Avaliação de uma execução orçamentária com dados disponibilizados em sítios oficiais do município, do Estado ou da União.

Critérios de Avaliação

Avaliação de aprendizagem de conhecimentos desenvolvidos em Atividades Coletivas e Individuais (ponderação mínima de 60%). Participação nas Atividades Coletivas e Individuais (exercícios, fóruns, pesquisas) e leitura extraclasse (ponderação máxima de 40%). Ambas as modalidades de avaliações, durante a modalidade ERE, serão realizadas de forma remota e assíncrona e serão disponibilizadas no Moodle. As instruções sobre essas atividades vão ser informadas com antecedência.

De acordo com a Res. CEPE 025/2020, Art. 14, Parágrafo 3º, se ocorrer à necessidade de realizar atividades avaliativas de forma síncrona, deve-se prever a possibilidade de reposição dessas atividades para os estudantes impedidos de realizá-las em razão de problemas de ordem técnica ou pessoal.

De acordo com a Resolução do CEPE sobre o ERE, durante o período em que perdurar o ERE, fica inaplicável a atribuição de conceito FF, prevista no §2º, do Art. 44, da Resolução nº 11/2013 do CEPE.

Para os estudantes matriculados até o final do período e que deixaram de participar da Atividade de Ensino, deverá ser atribuído o registro NI (Não Informado) no campo de conceito do sistema acadêmico.

Para os casos previstos no §1º, a justificativa do registro NI deverá conter a referência ao período de excepcionalidade.

Os casos de não informação de conceito durante o ERE deverão ser resolvidos até o fim do segundo período letivo, após o fim da situação emergencial de saúde.

Atividades de Recuperação Previstas

Para o discente com desempenho insatisfatório será disponibilizado uma avaliação individual, que envolverá todo o conteúdo da disciplina. Durante o período ERE essa avaliação será realizada de forma remota e assíncrona, sendo disponibilizada no Moodle. Orientações e prazo serão informados com antecedência. A avaliação ocorrerá após um intervalo mínimo de 3 (três) dias contados a partir do dia seguinte à publicação dos

(5)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS

resultados a que se referem (Artigo 47 da Res. CEPE 11/2013). O discente que tiver faltas abonadas em datas de realização de atividades de verificação de aprendizagem deverá recuperá-las (Artigo 48 da Res. CEPE 11/2013).

Prazo para Divulgação dos Resultados das Avaliações

Os resultados das avaliações serão divulgados em até 15 (quinze) dias após a realização da avaliação.

Bibliografia Básica Essencial

*Giacomoni, JAMES. Orçamento Público. São Paulo: Atlas, 2012. ISBN 9788522459673.

Básica

*Bruno, Reinaldo Moreira - - Editora (ISBN:). Lei de responsabilidade fiscal e orçamento público municipal. Curitiba: Jurua, 2011. ISBN 8536221275. *Carvalho, Deusvaldo. Orçamento e contabilidade pública. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. ISBN 9788535238587.

*PEREIRA, José Matias. Finanças Públicas. São Paulo: Atlas, 2012. ISBN 9788522473977.

*Pinto, Antonio Luiz de Toledo; Windt, Marcia Cristina Vaz dos Santos;

Céspedes, Lívia. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. São Paulo: Saraiva, 2011. ISBN 9788502061279.

Complementar

PIRES, Valdemir Aparecido. Orçamento público: abordagem tecnopolítica. São Paulo: Cultura Acadêmica: Universidade Estadual Paulista, 2011. ISBN 978-85-7983-159-1.

SANTOS, Rita de Cássia. Plano plurianual e orçamento público. Brasília: CAPES/UAB, 2011. ISBN 978-85-7988-031-5.

Outras Referências

Não existem outras referências para este plano de ensino.

Os livros precedidos de asterisco (*) estão disponíveis eletronicamente no repositório digital da UFRGS. Para consultá-los, siga as seguintes etapas:

1) Acesse: https://sabi.ufrgs.br/;

2) Clique no banner “Sabi + busca integrada”;

3) Efetue login e configure o proxy para acesso fora da UFRGS. (Siga as orientações disponibilizadas em: https://www.ufrgs.br/bibliotecas/pesquisa/proxy/);

(6)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS

Observações

ESTÁGIO DE DOCÊNCIA: Mediante solicitação prévia do Professor Orientador e aprovação pelo Departamento de Ciências Administrativas, será permitida, a alunos de cursos de Pós-Graduação da UFRGS, a realização de Estágio de Docência nesta disciplina, respeitado o disposto na Resolução 02/2009 do CEPE.

Referências

Documentos relacionados

A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação

A exceção mais significativa é a Chica (Cristina), que é muito respeitada ("você vê que ela gosta daquilo, às vezes você encontra ela sozinha numa trilha olhando..."

Na Figura 4.7 está representado 5 segundos dos testes realizados à amostra 4, que tem os elétrodos aplicados na parte inferior do tórax (anterior) e à amostra 2 com elétrodos

Por meio destes jogos, o professor ainda pode diagnosticar melhor suas fragilidades (ou potencialidades). E, ainda, o próprio aluno pode aumentar a sua percepção quanto

Foram analisados a relação peso-comprimento e o fator de condição de Brycon opalinus, em três rios do Parque Estadual da Serra do Mar-Núcleo Santa Virgínia, Estado de São

Tese apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Direito da PUC-Rio.. Aprovada pela Comissão Examinadora abaixo

Gestantes com escolaridade ≥8 anos de estudo tiveram maior chance de conhecimen- to adequado, assim como mães com um a dois filhos foi fator protetor para um inadequado conhecimento

Além das espécies selvagens, existem também algumas variedades de tomate da espécie Solanum lycopersicum que podem ser utilizadas como fontes de resistência a algumas pragas, entre