• Nenhum resultado encontrado

PRO INFANTIL PROGRAMA DE FORMAÇÃO INICIAL PARA PROFESSORES EM EXERCÍCIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PRO INFANTIL PROGRAMA DE FORMAÇÃO INICIAL PARA PROFESSORES EM EXERCÍCIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

PRO INFANTIL

PROGRAMA DE FORMAÇÃO INICIAL PARA PROFESSORES EM

EXERCÍCIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO PARA CONSERVAÇÃO

AMBIENTAL NA “EDUCAÇÃO INFANTIL”

CASOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA BAHIA

O TRABALHO COM EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM CRIANÇAS DE 3

E 4 ANOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

“VIDA E NATUREZA”

SUZANA GADE SILVA OLIVEIRA

MARIA EDITE GRAÇA

AGF-SALVADOR

SALVADOR-BAHIA

(2)

INTRODUÇÃO

O relatório atual relata às atividades realizadas de março de 2010 a maio de 2011 materializando a composição do Projeto de Estudo cujo tema é O Trabalho Com Educação Ambiental Com Crianças de 3 e 4 anos na Educação Infantil. Pertinente a isso, declaro, que o professor hoje precisa melhorar sua prática na sala de aula frequentemente e se manter informado a respeito de novidades da área em que atua.

Esse falando das questões de meio ambiente, é um bom assunto para aprofundar. Então, digo que partindo dessa visão, o papel das instituições de ensino e de seus professores precisa ser reanalisado. Precisamos sair do discurso que fala das questões ambientais

E partir para praticá-las efetivamente quer no contexto social com a sociedade onde se vive, como também dentro de nossa sala de aula diretamente com as crianças, pois, essas sim são o carro chefe que vai despertar à consciência adormecida de indivíduos do planeta.

Reitero, com a afirmação de Neide Nogueira, coordenadora do Programa de Educação e Documentação para a Ação Comunitária (Cedac), em São Paulo, que diz: “ O dia em que esse pensamento for hegemônico, não vamos mais precisar falar de Educação Ambiental. Vai ser só Educação, e todos terão esses valores”. Então, buscando valorizar a conservação do meio ambiente nos arredores da Instituição de Educação Infantil, onde trabalho, problematizei a importância de se trabalhar com as crianças de 3 e 4 anos a respeito de preservação ambiental. Aliada a essa questão apoiei-me na justificativa de que estatísticas geográficas reais, relatam as crises ambientais ou sociais, de que o Meio Ambiente vem sofrendo, e, de que reações tais ocasionam diretamente a nossa sobrevivência e a de outros seres vivos, agredindo a integridade físico ambiental do planeta .Constatei também, que através do grande contingente populacional a maioria dos problemas ambientais estão ligados diretamente à escassez ou poluição provocadas pelos modos de vida das sociedades. Por isso, devemos exercer atividades educativas e solucionadoras das ações provocadas pelas mãos do homem e dos países de maneira geral. Por esse motivo o planeta tem externado grandes alagamentos, índices alarmantes de doenças, infestações de roedores, desabamentos de casas, deslizamentos e

(3)

tsunâmes monstruosos, são respostas da não Preservação Ambiental e por isso manifestei o meu interesse pela presente pesquisa. Fundamentando minha pesquisa, consultei as seguintes fontes: revista do professor nº 83, revista do professor nº 103, revista do professor nº 104, revista pátio nº 25, revista nova escola, edição especial nº 31, Diretrizes Curriculares de Educação Ambiental, SSA 2006, Referenciais Curriculares Nacionais da Educação, Revista virtual novaescola.abril.com.br/meioambiente, newsletter@cenedcursos, WWW.revistapatio.com.br ( Educação infantil e sociedade sustentável ) .

(4)

DESCRIÇÃO E ANÁLISE DAS ATIVIDADES REALIZADAS

Desde o início do projeto de estudos, venho analisando , e, pesquisando conteúdos referentes ao tema escolhido, para desenvolve-lo de maneira clara e coesa, procurando pontuar questões que tangem ao desenvolvimento do assunto.

Então, tenho lido revistas, livros, consultado sites na internet para completar a busca.

Na pesquisa pude contemplar nos referenciais curriculares nacionais da educação infantil, conteúdos atuais a respeito do meio ambiente e educação ambiental trabalhados com crianças numa fase expressiva de sua constituição.

No decorrer da leitura, observei alguns pontos destacados, como,organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar; orientações didáticas e os lugares e suas paisagens.

É claro que a criança é sujeito do meio em que vive, com costumes, leitura e opinião de mundo pessoais que formam e constroem conhecimento, gerando, quando da sua vinda para a instituição de educação infantil a ampliação das experiências e o conhecimento de novas práticas que serão aplicadas para a expanção das relações que as mesmas terão ao longo da vida, quer social, cultural e ambiental, fato que as farão entender desde muito pequenas através da educação infantil, a importância de conservarem e preservarem o meio ambiente.

Um fato importante é orientar as crianças com atividades de educação ambiental, que as ajudarão na aprendizagem, no desenvolvimento de uma personalidade consciente em relação ao meio ambiente e a compartilharem dos conhecimentos e informações obtidas na escola e que o lugar onde vivemos, tem que ser mais bem cuidado e sinalizar para as crianças que a nossa ação, o lugar onde vivemos, nosso habitat tem que ser mais bem cuidado e sinalizar para essas crianças, que a nossa ação pode ou não melhorar o nosso espaço. E, ainda focalizar para elas que somos vida, seres que fazemos parte de um mundo, que devemos respeitar, preservar, cuidar, arrumar, limpar e entender.

Dando continuidade aos meus estudos sobre “Educação Ambiental’, fiz uma descoberta na internet, sobre uso exagerado da água, segundo dados da

(5)

Secretaria do Meio Ambiente1998. E que o consumo mundial de água cresceu seis vezes, entre 1900 e 1995, o que representa o crescimento populacional no período. Dessa premissa, enxerguei possibilidades de trabalhar educação ambiental com as crianças, envolvendo vários processos no meio ambiente. Por exemplo, trazer para a sala de aula atividades que ajudem as crianças à reutilizar e reciclar o lixo e a água. Esse deve ser o compromisso do educador, ser responsável na participação da construção dos valores de consciência que a criança deve ter, para que a mesma tenha bons hábitos e responsabilidade quanto a preservação do meio e da vida, por isso a instituição de educação infantil deve ser o ponto central desse ensino,essa educação com o meio ambiente.

Procurando me aprofundar mais, li na revista virtual novaescola: Preservar também é coisa de criança. Onde se fala da preocupação com o meio ambiente, envolvendo toda a sociedade e de se tratar do assunto desde o início da Educação Infantil, e, que essa necessidade se faz mesmo por uma questão de sobrevivência. Desse ponto de vista, observo que o homem, tanto pode preservar, como, destruir o meio ambiente.

Também li na Revista do Professor, um texto de autoria da pedagoga Sabrina Garcez, cujo o título é Em Processo Coletivo Crianças Constroem Consciência Ecológica. Neste a mesma trata a problemática ambiental do mundo e a necessidade de ações que defendem o meio ambiente. Nessa perspectiva, cabe salientar a importância vital do educador como um dos elos possíveis de orientação e formação do caráter ético ambiental, priorizando a Educação Ambiental na formação de valores e atitudes voltadas à manutenção do equilíbrio da natureza. A autora no seu texto esclarece que ações como: evitarem derrubadas de árvores, não jogarem lixo nos rios podem formar e orientar o caráter das crianças. Ainda no texto, aparece um relato: “com base no que afirma Guimarães- a educação ambiental é um campo de conhecimento em construção e que se desenvolve na prática cotidiana dos que realizam o processo educativo. Concluí que o tema Educação Ambiental, vem sendo muito discutido por educadores especializados em Educação Infantil, com o objetivo de formar crianças com valores que defendam o meio ambiente e o preservem com educação e consciência ecológica. Consultei as seguintes fontes de pesquisa

(6)

OBJETIVOS

 Pesquisar as possibilidades, através de um trabalho educativo e trazer à tona a conscientização de preservação e conservação ambiental na “Educação Infantil”.

 Explorar a relação da interação e contribuição que o homem pode dar à preservação do Meio Ambiente.

 Busco , com essa pesquisa fazer um trabalho de Educação Ambiental na Instituição de Educação Infantil, com uma postura mais participativa, com disciplinas orientadoras do tema transversal Meio Ambiente, na Educação Infantil.

 Buscar um maior envolvimento conceitual, informativo e contribuidor para a Educação Infantil ser formada de uma consciência ecológica para o

(7)

CONCLUSÃO

Concluo este projeto de estudo com a clareza de que o tema aqui abordado foi fruto de experiências concretas nos arredores da Instituição de Educação Infantil, onde trabalho. Pois, vendo a necessidade de implantar recursos educacionais em defesa e preservação do Meio Ambiente, iniciei minha busca pela pesquisa de artigos consernentes ao tema: A Importância do Trabalho Para Conservação Ambiental na “Educação Infantil”. Assim, com a leitura de textos, de vários autores e defensores que abordam hoje a necessidade de se trabalhar o tema com as crianças desde cedo, para a formação de uma consciência ecológica ampliada preocupada com ações que preservem e ajudem o Meio Ambiente, não somente no aspecto físico de se ter um espaço cuidado, mas, também com desenvolvimento sustentável, ou seja, conservar o que a natureza tem nos dado, de maneira a não vermos esgotados recursos que precisam ser renovados e protegidos de toda ação humana, que cria, mas também extingue e mata o nosso planeta. Finalizo o projeto, com a sensação de ter aberto o debate para um foco, que abriu um novo tempo aqui na comunidade, quando em junho de 2010, elaborei um projeto na Instituição de Educação Infantil, onde, trabalho, aproveitando a semana Mundial do Meio Ambiente, com o objetivo de mobilizar a comunidade para a questão da educação e preservação do espaço onde se vive. E, com a participação de todos na creche-escola, Futuro do Amanhã, onde, sou professora,fizemos uma passeata com faixas, distribuição de folhetos educativos, participação das crianças e das demais escolas de Educação Infantil adjacentes, colocamos um carro de som convocando a comunidade para fazer parte daquilo que foi o marco do lugar, onde, antes havia muito lixo jogado pela população, com o trabalho realizado, surtiu efeito , pois ,hoje no local, construíram um jardim com cultivo de flores e plantas ornamentais com o cuidado diário de alguns membros da comunidade. Assim, concluo este projeto ,me sentindo responsável como formadora de opinião e fortalecida para o grande desafio que está por vir, o de despertar a consciência de todos, que preservar o Meio Ambiente é uma questão de Educação Ambiental , onde, nossas crianças são as protagonistas principais nesse papel de reconstrução da identidade ecológica e ambiental de um futuro equilibrado e com mais educação.

(8)

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

- Referênciais Curriculares Nacionais da Educação Infantil

- Endereço Eletrônico: WWW.cenedcursos.com.br/educacaoambiental-na-educaçao-infantil

- Revista virtual novaescola .abril.com.br/meioambiente

- Revista do Professor de julho a setembro de 2005, pag 33-36. Ano XXI

Diretrizes Curriculares de Educação Ambiental ( Inserção do Tema Transversal Meio Ambiente Na Educação Infantil), pag 69-71-72

http:/WWW.revistapatio.com.br- Educação infantil e sociedade sustentável Revista Nova Escola, edição especial nº 31 – Meio Ambiente, pag 19-23-62 Revista do Professor, julho a setembro de 2005- ano XXI- nº 83, pag 33-36 Revista do Professor, outubro a dezembro de 2010- ano XXI- nº 104, pag 50

Revista do Professor, julho a setembro de 2010- ano XXVI- nº 103, pag 26-27-28-29 Revista Pátio, outubro a dezembro, ano VIII, nº 25, pag13-14-15-16-17

Referências

Documentos relacionados

Os pequenos tornam-se mais curiosos e os professores podem buscar desenvolver projetos de trabalho a partir desse interesse, de modo que as crianças possam

Para os bebês e crianças até 2 anos, a presença de bonecas que retratam as diversas etnias, bolas coloridas (de preferência começando pelas primárias – azul, vermelha,

As Orientações Curriculares Para a Educação Infantil (OCEI, 2010) propõem que a construção do conhecimento pela criança se dê por meio das relações dessas

A significância dos efeitos genéticos aditivos e dos efeitos da interação, envolvendo os qua- tro testes de progênies foi avaliada pela análise de LTR, que foi significativa para

Determinar o perfil fitoquímico dos extratos aquosos das folhas de Physalis angulata L., silvestres e cultivadas, e avaliá-los quanto à influência do método de extração e

Contudo, até o momento, três marcadores moleculares são utilizados na patologia clínica para câncer de mama: receptor de estrogênio (ER), receptor de progesterona

Este aspecto pode estar associado a predação por insetos, mas pode ainda ser o resultado da degradação natural do opérculo que parece se decompor mais rapidamente do que o resto

Dessa forma, sendo a Natura uma grande empresa de capital aberto, distribuída em vários países, mostrando-se preocupada com a sociedade e o meio ambiente, por utilizar o meio ambiente