• Nenhum resultado encontrado

Por que está estruturado assim?

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Por que está estruturado assim?"

Copied!
40
0
0

Texto

(1)

Hello !

Antes de tudo gostaria de falar um pouco sobre o livro e sobre mim, acredito que dessa forma o aluno-leitor poderá se identificar com a forma de elaboração deste guia de estudo e poderá até mesmo se ver na mesma realidade em que me encontrei tempos atrás quando era um aluno apaixonado pela língua inglesa.

Sempre fiz aulas de inglês em escolas de idiomas, desde meus nove anos, isso com certeza me rendeu uma facilidade maior para assimilar o conteúdo de novas gramáticas e vocabulários em inglês. Após terminar o ensino médio, acabei escolhendo uma faculdade voltada as ciências gerenciais, ao mundo coorporativo, nada voltado a lingüística ou ao ensino. Vocês devem estar se perguntando: “bom, se esse cara não fez letras ou lingüística como ele pode montar um guia de estudo para o inglês?”. O que acontece na verdade é que paralelo a minha faculdade comecei a dar aulas de inglês em escolas de idiomas e até para empresas. Essa minha experiência, que vem sendo realizada até agora, me mostrou que os alunos aprendem de diferentes formas e possuem diferentes interesses na língua inglesa. Nem todos os alunos fazem um curso de inglês para saírem fluentes. Alguns simplesmente o fazem para ter domínio sobre a gramática, ter uma vantagem na hora de prestar o vestibular, entender uma musica, escrever uma musica talvez.

Outro ponto interessante que foi observado foi o fato de muitos alunos quererem aprender uma nova língua, porém simplesmente odiar a gramática portuguesa (diga-se de passagem, isso é muito comum). Bom, a verdade é que aprendemos uma língua comparando-a com a nossa língua mãe, português no caso. E demos a sorte de nascer em um país onde o português é a língua nativa, uma língua difícil, com gramáticas complexas e cheias de exceções. Em certas ocasiões alguns alunos não dominavam o português o suficiente para entender certos pontos no inglês. E agora? Uma solução que achei foi tentar focar os tópicos gramaticais sem dar ênfase a gramática. Expor situações, formas de comparação que de certa forma facilitassem o entendimento do inglês. É possível passar um conteúdo em inglês para o aluno sem usar muitos termos gramaticais sim, porém, certas observações devem ser feitas de forma a auxiliar a absorção do conteúdo.

Outra coisa interessante é o fato de como os cursos de inglês são planejados, a ordem dos conteúdos que são abordados. Falamos muito que na escola só aprendemos “verbo to be”, começamos nele e terminamos nele. Lógico que dizemos isso como brincadeira, mas das suas aulas de inglês na escola, o que você consegue lembrar? A verdade é que cada curso possui uma metodologia e foco diferentes, isso pode ajudar muito o aluno, da mesma forma que pode frustrá-lo muito também.

Decorar vocabulários é outra forma difícil. É preciso ter um vocabulário bom, formal, diversificado, mas como? São tantas palavras para serem decoradas. Para falar a verdade sempre procurei não decorar as palavras, sempre as assimilei com algo, ou a algum som, ou focando no número de letras, ou com a semelhança com o português ou alguma situação... Sim, parece complexo e a essa altura você, aluno-leitor, já deve estar pensando:

(2)

“devia ter gasto meu dinheiro naquele novo jogo de playstation”. De fato vídeo games ajudam, e muito, no aprendizado de um novo idioma. Se você for interessado em jogos certamente devia tentar levar um pouco mais a sério os diálogos presentes no jogo, você vai se surpreender em como eles ajudam também. Mas voltando ao foco, nunca devemos pensar em um curso como um “gasto”. Pensemos em cursos, palestras, todo o tempo gasto na sala de aula ou em casa estudando como um investimento. Um investimento em longo prazo, essa é a verdade, pois seus frutos só serão colhidos mais a frente.

Esse livro traz dicas de estudo, exercícios e, principalmente, um guia de estudo de forma a facilitar o entendimento da matéria de forma simples, com pouca gramática e dicas de como assimilar palavras e aplicações de gramáticas (essas dicas são baseadas no método que eu aprendi, acredito que possam ser uteis de muitas formas). O melhor é que o livro apresenta em seu decorrer verbos e vocabulários novos, ou seja, pessoas que não sabem nada de inglês, que estão zeradas, podem usar esse livro para começar seus estudos. Pessoas que querem enriquecer seus conhecimentos: acredito que o livro traga dicas boas de como usar gramáticas e tempos verbais diferentes. Para quem estuda junto com um professor, esse livro pode funcionar como base, dando direção ao professor de quais conceitos abordar e como trabalhá-los junto a exercícios extra. O livro não aborda todos os conteúdos existentes, mas aborda os principais para uma base solida no idioma. Por que está estruturado assim?

O curso é baseado em 30 lições, cada uma abordando um aspecto diferente da língua inglesa. Funciona como um roteiro de aula a ser seguido. O livro não aborda todo o conteúdo da gramática inglesa, porém, aborda em uma ordem lógica, os conteúdos principais para a construção da base do idioma. Os principais tempos verbais e condicionais que ajudam a montar a estrutura de, praticamente, qualquer frase em inglês. Aconselha-se o estudo e pratica de uma lição por semana, focando na absorção e entendimento total de determinado conteúdo antes de avançar para o próximo modulo, dessa forma é possível construir uma base sólida de conhecimentos, facilitando a assimilação de conteúdos mais complexos. No fim do livro encontram-se as respostas para as lições aqui apresentadas. Elas deverão ser consultadas para verificar como anda a compreensão do conteúdo.

Do que se trata? Cada lição possui:

A descrição e explicação dos tópicos principais da gramática, utilizando-se de exemplos e pequenos vocabulários. A idéia não é focar em termos gramaticais, simplificando a forma como o conteúdo é apresentado. No fim de cada bloco de lições existem as respostas dos exercícios propostos, juntos a outras explicações mais profundas do que é abordado.

(3)

exercícios encontram-se no fim desse livro, deverão ser usadas para verificar os erros que foram cometidos. Esses erros deverão ser registrados no “Language Learning Log” apresentado após o sumário desse livro. O objetivo é identificar os pontos que apresentam erros de forma a identificar onde o aluno deverá focar seus estudos ou exercícios de reforço. Dessa forma o professor e/ou aluno, poderá manter um histórico dos erros do aluno, sabendo onde deverá ser dado o maior foco nos estudos. Da mesma forma que existem pontos fracos em certos pontos do idioma, existe pontos fortes. Deve ser dado foco nos pontos fracos de forma a otimizar o aprendizado. O “Language Learning Log” facilita a visualização dos erros.

Como deve ser usado?

Aprender novos vocabulários não é tarefa desse curso de inglês, o aluno deverá estar sempre buscando novas palavras para aumentar seu léxico. Ler muitos textos e arriscar novas formas de texto são as melhores opções para aprimorar seu vocabulário e conseguir se fazer entender melhor. Uma dica é trabalhar com a associação das palavras a outras coisas ou situações, certas vezes fica mais fácil de realizar a memorização dessa forma.

Antes de tudo, é importante saber qual é a sua melhor forma de aprendizado, se você é um aluno auditivo (que aprende pelos sons), visual (que aprende pela visualização de imagens, tabelas, etc) ou sinestésico (que aprende pela pratica da matéria, seria mais “mão na massa”).

A partir do resultado fica mais fácil saber qual metodologia de ensino trará mais benefícios para você.

Um ponto importante sobre qualquer idioma é que ninguém "aprende a ouvir" todos crescemos assimilando os sons ao nosso redor, o mesmo vale para uma língua estrangeira, devemos acostumar nossa audição com os diferentes sons do inglês, só assim poderemos compreender diferentes sotaques e situações. A interpretação do contexto é fundamental em todas as situações, portanto preste sempre atenção nos pequenos detalhes de uma conversa. Nomes, locais, horários, clima, tudo isso pode ser mais facilmente detectado e facilitar a comunicação.

O que se espera desse curso?

O intuito desse curso não é tornar ninguém fluente na língua, ou ampliar seu vocabulário Esse curso apresenta um roteiro de estudo que coloca os conteúdos da língua inglesa em uma ordem mais simples. Dessa forma as informações são passadas de forma que o aluno consiga compreender a lógica e seqüência das informações. As lições trazem conteúdos e dicas importantes, porém não fazem mágica, ou seja, o sucesso no domínio do idioma depende muito mais do aluno do que o tipo de metodologia que está sendo utilizado. Outras dicas:

(4)

Uma boa noite de sono, durante o sono é que nosso cérebro fará a assimilação das informações obtidas durante o dia, uma boa noite de sono é VITAL para guardarmos bem as informações

Dedicar-se aos estudos, a hora de estudar é a hora de estudar, foco na lição e no que está sendo passado, muitos problemas de aprendizado de outras línguas estão ligados a falta de foco das pessoas

Habitue-se a língua, é importante ouvir, ler, procurar, pesquisar, é necessário estar interessado, ir atrás e "dar a cara a tapa" do contrário suas habilidades de comunicação em outra língua serão sempre limitadas, arrisque, inove, não tenha medo de errar.

Bons estudos! Victor Carreão

(5)

Sumário

L1 - Simple present ... 24

L2 - AT, GO, IN, ON ... 41

L3 - WHAT, WHERE, WHEN, WHY ... 51

L4 – Horários ...58

L5 - NEAR, FAR ...66

L6 - TO BE, ING nos verbos ...72

L7 - Pronomes possessivos ...82

L8 - Pronomes oblíquos (him, us, them...) plurais ...89

L9 - Simple past (forma afirmativa) ...96

L10 - Simple past (forma negativa), meios de transporte ...105

L11 - Do, make, how...112

L12 - Revisão ………...120

L13 - There is, there are, any, some, no, (something...) ...123

L14 - Adverbios temporais (never, always, often...)...131

L15 - Was, were, datas...138

L16 - IT, numbers...145

L17 - Going to, will, (preposições de lugar - in front of, behind..) ...152

L18 - Who, tag question, since/for...159

L19 - Comparativos...172

L20 - Posse, mine, yours, ours...186

L21 - Looks like, feel like, allow, VERB TO BE + caracteristicas...197

(6)

L23 - Should, must...216

L24 - could, would...225

L25 - if clauses...234

L26 - Have + passado...242

L27 - Have + been + verboING...253

L28 - passive/active voice...262

L29 - Relative Clauses - Orações Explicativas...270

L30 - Reported speech (he told me that...)...279

(7)

To Do list

A ideia dessa lista de coisas a fazer é introduzir o planejamento do dia a dia do aluno no inglês. Dessa forma, o aluno deverá organizar sua agenda em inglês de forma simples, seja com uma ou duas palavras ou pequenas frases indicando o que deverá ser feito no decorrer do dia, monte essa lista em sua agenda diária, ou em um pedaço de papel. Por exemplo:

Monday – 08/06/2011

08:00 – go to school 12:00 – have lunch 15:00 – go to the dentist

Organize abaixo a sua agenda, lembrando que as datas em inglês são colocadas no sistema Mês/Dia/Ano. Monday - Tuesday - Wednesday - Thursday - Friday - Saturday - Sunday -

(Utilize uma folha separada para essa atividade)

(8)

Language Learning Log

A cada aula escrever os 5 erros mais feitos durante a lição, na outra coluna colocar a correção desse erro. Após escrever as duvidas referentes à lição. Dessa forma é possível manter um histórico do desempenho em cada lição, sabendo exatamente onde os erros mais comuns estão sendo feitos.

Aula 01

Erros Correções

Aula 02

(9)

Aula 03

Erros Correções

Aula 04

(10)

Aula 05

Erros Correções

Aula 06

(11)

Aula 07

Erros Correções

Aula 08

(12)

Aula 09

Erros Correções

Aula 10

(13)

Aula 11

Erros Correções

Aula 12

(14)

Aula 13

Erros Correções

Aula 14

(15)

Aula 15

Erros Correções

Aula 16

(16)

Aula 17

Erros Correções

Aula 18

(17)

Aula 19

Erros Correções

Aula 20

(18)

Aula 21

Erros Correções

Aula 22

(19)

Aula 23

Erros Correções

Aula 24

(20)

Aula 25

Erros Correções

Aula 26

(21)

Aula 27

Erros Correções

Aula 28

(22)

Aula 29

Erros Correções

Aula 30

(23)

L

IÇÃO

01

Estrutura das frases

Na língua inglesa todas as frases terão um sujeito presente, por hora temos os

seguintes sujeitos:

I – Eu

You – Você

As ações realizadas deverão estar sempre ligadas a esses sujeitos, como

exemplos de verbos:

To eat – comer

To study - estudar

To drink – beber

To work – trabalhar

Ao construirmos a frase devemos ligar o sujeito ao verbo. É importante lembrar

que os verbos apresentados acima estão na forma infinitiva, portanto, quando

os ligarmos ao sujeito eles irão perder o “to” que os antecede, por exemplo:

Eu como – I eat

Você estuda – You study

Eu bebo – I drink

Você trabalha – You work

O complemento da frase deverá ser incluso na sentença da mesma forma que é

feito no português, tomando como exemplo os seguintes vocábulos:

(24)

Pão – bread

Cerveja – beer

Suco - juice

Manteiga – butter

Água – water

Queijo - Cheese

Teremos como exemplo:

Eu como maça – I eat apple

Você bebe cerveja – You drink beer

Você come pão – You eat bread

Eu bebo leite – I drink milk

Qualidades (Adjetivos)

Na língua inglesa TODOS os adjetivos são colocados na frente do substantivo,

sem exceção. Como exemplos temos:

Quente – hot

Frio – cold

Velho – old

Novo - new

Por exemplo:

Café quente – hot coffee

Suco frio – Cold juice

Suco de maça – apple juice

Pão velho – Old bread

Conectores presentes nas frases

E – and

Sem – without

Com – with

Mas - but

Alguns exemplos:

(25)

Eu bebo café com leite – I drink coffee with milk

Eu como pão sem manteiga – I eat bread without butter

Eu bebo leite quente mas eu bebo suco frio – I drink hot milk but I drink cold

juice

Eu como pão e eu bebo café – I eat bread and I drink coffee

Quando estamos usando o “but”, ou quando estamos mudando de ação no

meio da frase deveremos repetir o sujeito.

(26)

Parte 02

Outros sujeitos

Os sujeitos a seguir serão trabalhados da mesma forma que os sujeitos antes

apresentados:

Nós – we

Vocês – you

Eles - they

Por exemplo:

Nós comemos pão – we eat bread

Eles bebem café quente – they drink hot coffee

Vocês estudam inglês – You study English*

* Línguas e adjetivos pátrios sempre em maiúsculo.

Forma negativa

Para darmos a idéia de negação no inglês deveremos utilizar o “don't”

(abreviação de “do not”). Esse auxiliar sempre virá logo após o sujeito.

Quando temos o “don't” na frase sabemos que ela se trata de uma frase

negativa, por exemplo:

Eu não como pão – I don't eat bread

Você não bebe água – You don't drink water

(27)

Forma interrogativa

Ao construirmos uma pergunta deveremos usar o auxiliar “do” antes do

sujeito e, geralmente, no início da frase. Por exemplo:

Você bebe leite? – Do you drink milk?

Você come pão com manteiga? – Do you eat bread with butter?

Nós estudamos inglês? – Do we study English?

(28)

Parte 03

3ª pessoa (He, she, it)

Em relação a conjugação verbal na língua inglesa só encontraremos diferenças

na 3ª pessoa (ele e ela). No inglês encontraremos também o “it” que será

usado para sujeitos inanimados, tempo, ações e sujeitos ocultos. Vale lembrar

que toda frase em inglês precisa OBRIGATORIAMENTE de um sujeito. Em casos

onde não há um sujeito explicito o “it” será usado.

Ele – He

Ela – she

Sujeito neutro - it

Frases afirmativas

Em frases afirmativas quando usarmos a 3ª pessoa deveremos acrescentar um

“s” no final do verbo. Alguns verbos acabam sendo modificados quando

acrescentarmos um “s” (por exemplo o verbo

‘to have’ se tornará ‘has’)

mas via de regra todos deverão ter o “s” acrescido no final. Por exemplo:

Ele come pão – He eats bread

Ela bebe leite com café - She drinks milk with coffee

Frases negativas

Em frases negativas na 3ª pessoa deveremos utilizar o auxiliar “doesn't” após

o sujeito (da mesma forma que usamos o “don't”). Porém, quando utilizarmos

o “doesn't” o verbo que iria receber um “s” (por se tratar da 3ª pessoa) virá

normal, sem o “s”. Por exemplo:

(29)

Ele não come pão – He doesn't eat bread

Ela não bebe suco gelado – She doesn't drink cold juice

Frases interrogativas

Quando montamos uma pergunta na 3ª pessoa deveremos usar o auxiliar

“does” antes do sujeito e, geralmente, no inicio da frase (da mesma forma que

usamos o “do”). Porém, quando utilizarmos o “does” o verbo que iria

receber um “s” virá normal (igual a quando usamos o “doesn't”), sem o

“s”. Por exemplo:

Ele come pão? – Does he eat bread?

Ela estuda inglês? – Does she study English?

Dicas

Pense no he, she e it sempre como a parte diferente de qualquer tempo verbal,

eles sempre são diferentes quando estão conjugando uma ação. Quando

colocamos o “s” no verbo estamos diferenciando quem está fazendo a ação,

já que o verbo nunca muda em inglês (I play, you play, they play, we play...) fica

difícil saber quem faz a ação se não colocarmos o sujeito antes do verbo.

Analise o sujeito, se ele for “ele ou ela” então o verbo leva “s” (meu pai =

ele, minha irmã = ela. My father eats, My sister eats...)

Você pode pensar também que o does empresta o “s” para o verbo na

terceira pessoa. Logo se o

does ou doesn´t aparecem na frase o próximo verbo

vem sem “s”.

(30)

E

XERCÍCIOS

01

Comecemos com dois sujeitos: EU – I (sempre em letra maiúscula) VOCÊ – You

Da mesma maneira que montamos uma frase em português montaremos em inglês, [o sujeito + o verbo + complemento da frase], por exemplo:

Comer – to eat Beber – to drink

SEMPRE QUE O VERBO FOR CONJUGADO (TIVER O SUJEITO ANTES) TIRE O “TO”

NAO EXISTE “I TO DRINK” “I TO EAT”...

Exemplos:

Eu como – I eat Você come – I eat Eu bebo – I drink Você bebe – you drink

(31)

Água – water Pão – bread

Eu como pão – I eat bread Eu bebo água – I drink water Você come pão – You eat bread Você bebe água – You drink water

Traduza as seguintes frases

1. Eu como pão

_______________________________________________________________________________ 2. Eu como peixe

_______________________________________________________________________________ 3. Você bebe leite e come pão com manteiga

_______________________________________________________________________________ 4. Você bebe água

_______________________________________________________________________________ 5. Nós cantamos

(32)

6. Eles cantam

_______________________________________________________________________________ 7. Eu falo

_______________________________________________________________________________ 8. Vocês falam inglês

_______________________________________________________________________________ 9. Você canta

_______________________________________________________________________________ 10. Eu bebo água e leite, mas eu bebo chá quente

_______________________________________________________________________________

Cantar – to sing Falar – to speak

inglês – English (línguas sempre com letra maiúscula) peixe – fish

leite – milk e - and chá – tea

(33)

Negativa

A forma negativa em inglês usa o auxiliar DON`T (DO NOT). Geralmente é sempre usado apos o sujeito, por exemplo:

Eu como – I eat

Eu não como – I DON`T eat Voce come – You eat

Voce não come – You DON`T eat

Traduza as seguintes frases

1. Eu não como pão

_______________________________________________________________________________ 2. Eu não como peixe, mas eu como carne.

_______________________________________________________________________________ 3. Você não bebe leite

_______________________________________________________________________________ 4. Você não bebe água

_______________________________________________________________________________ 5. Eu não canto

(34)

_______________________________________________________________________________ 6. Você não canta

_______________________________________________________________________________ 7. Eu não falo inglês

_______________________________________________________________________________ 8. Eu não falo com você

_______________________________________________________________________________ 9. Você não canta

_______________________________________________________________________________ 10. Eu não bebo café sem leite

_______________________________________________________________________________

Carne - meat Cantar – to sing Falar – to speak

inglês – English (línguas sempre com letra maiúscula) peixe – fish

leite – milk e – and

(35)

Interrogativa

Para a forma interrogativa usaremos o auxiliar DO. Eles sempre virão no começo da frase. Por exemplo:

Você come peixe? Do you eat fish?

Você bebe leite? Do you drink milk

Traduza as seguintes frases

1. Você come?

____________________________________________________________________________ 2. Você bebe?

____________________________________________________________________________ 3. Você bebe leite?

____________________________________________________________________________

(36)

____________________________________________________________________________ 5. Você canta?

____________________________________________________________________________ 6. Você fala Inglês?

____________________________________________________________________________ 7. Você come pão com manteiga?

____________________________________________________________________________ 8. Eu como peixe?

____________________________________________________________________________ 9. Eu bebo água?

____________________________________________________________________________ 10. Você come peixe?

____________________________________________________________________________ 11. Você come peixe ou pão?

____________________________________________________________________________

Ou – or

(37)

HE, SHE, IT

Afirmativa Negativa Interrogativa

HE VERBO + S... HE DOESN’T .... VERBO DOES HE.... VERBO

Traduza as seguintes frases

1. Ele come pão

_______________________________________________________________________________ 2. Ele não come peixe mas ela come carne

_______________________________________________________________________________ 3. O gato não bebe leite

_______________________________________________________________________________ 4. Ela não bebe água gelada

_______________________________________________________________________________ 5. Ele não canta

_______________________________________________________________________________ 6. Ela não estuda inglês

(38)

7. Ele não fala inglês

_______________________________________________________________________________ 8. Ele trabalha?

_______________________________________________________________________________ 9. Ela bebe cerveja?

_______________________________________________________________________________ 10. Ele bebe café com leite?

_______________________________________________________________________________

Passe as frases para a 3ª pessoa

Ex: Você fala inglês

He/She speaks English

1. Você come pão com manteiga

_______________________________________________________________________________ 2. Você não come peixe mas ela come carne

_______________________________________________________________________________ 3. Você bebe leite

(39)

4. Você não bebe água gelada

_______________________________________________________________________________ 5. Você trabalha?

_______________________________________________________________________________ 6. Você não estuda inglês

_______________________________________________________________________________ 7. Você come peixe e carne

_______________________________________________________________________________ 8. Você não fala inglês

_______________________________________________________________________________ 9. Você canta?

_______________________________________________________________________________ 10. Você não bebe café sem leite

(40)

L

IÇÃO

02

VOCABULÁRIO

Escola – School

Jardim – Garden

Igreja - Church

Rua – Street

Restaurante – Restaurant

House - casa

Hospital – Hospital

Cinema – Movies

Lar - Home

Cantina – Cafeteria

Centro – Downtown

Mercado - Market

Biblioteca – Library

Banco – Bank

Loja - Store

AT (no, na, em...)

O “AT” é usado para dar a idéia de que você esta em algum lugar. Existem

várias formas de dizer que você esta EM ALGUM LUGAR, porém, o AT pode ser

usado em praticamente todos os lugares, sem exceções a regra, alguns

exemplos abaixo (o verbo

to be será estudado mais a frente, está aqui para

ilustrar melhor a ideia do AT):

I AM Downtown (centro)

I AM AT Home (casa)

I AM AT school (escola)

I AM AT church (igreja)

I AM AT McDonald's (usado com nomes de estabelecimentos, nomes próprios)

I AM AT THE bank (banco)

I AM AT THE store (loja)

Referências

Documentos relacionados

A pesquisa pode ser caracterizada como exploratória e experimental em uma primeira etapa (estudo piloto), na qual foram geradas hipóteses e um conjunto de observáveis, variáveis

Estes juízos não cabem para fenômenos tão diversos como as concepções de visões de mundo que estamos tratando aqui.. A velocidade deste mundo

Na sequência da análise de risco efetuada pode-se concluir que existem riscos de contaminação muito reduzidos quer no âmbito, quer em perigosidade para o

lhante; linhas vasculares bem v1S1veis, cheias de conteúdo amarelo-pardo, em geral retas; pa- rênquima axial moderadamente abundante, pa- ratraqueal em faixas; raios

Os testes de desequilíbrio de resistência DC dentro de um par e de desequilíbrio de resistência DC entre pares se tornarão uma preocupação ainda maior à medida que mais

A Variação dos Custos em Saúde nos Estados Unidos: Diferença entre os índices gerais de preços e índices de custos exclusivos da saúde; 3.. A variação dos Preços em

6 Consideraremos que a narrativa de Lewis Carroll oscila ficcionalmente entre o maravilhoso e o fantástico, chegando mesmo a sugerir-se com aspectos do estranho,

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos