• Nenhum resultado encontrado

Sociologia. Lucas Analise as afirmações sobre a relação entre a Revolução industrial e o surgimento da Sociologia como ciência e

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Sociologia. Lucas Analise as afirmações sobre a relação entre a Revolução industrial e o surgimento da Sociologia como ciência e"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Lucas

1

Sociologia

10

1

01 Analise as afirmações sobre a relação entre a Revolução industrial e o surgimento da Sociologia como ciência e assinale a que for incorreta.

a) A consolidação do modelo econômico baseado na indústria conduziu a uma concentração da população no ambiente urbano, que acabou se constituindo em laboratório de estudo para os intelectuais interessados nos problemas ge-rados por essa nova realidade social.

b) A migração de grandes contingentes populacionais do campo para as cidades, de maneira desordenada, gerou uma série de novos problemas, que passaram a demandar investigações visando à sua resolução ou, pelo menos, a sua minimização.

c) Muitos intelectuais interessados no estudo dos fenômenos sociais provocados pela Revolução Industrial adotaram uma perspectiva crítica sobre as consequências negativas do desenvolvimento econômico baseado no modelo capitalista. d) Os conflitos entre capital e trabalho, desencadeados pela concentração dos operários nas fábricas, foram pesquisados

pelos precursores da sociologia, como Saint-Simom e Comte, que preconizavam a revolução social como solução para o problema.

e) A necessidade de controle da força de trabalho fez com que as fábricas e indústrias do século XX inserissem gestores em seus quadros profissionais, para atuarem no desenvolvimento de modelos de gestão mais eficientes e produtivos.

02 As concepções intelectuais da humanidade evoluíram percorrendo três estados teóricos distintos e consecutivos Segundo a Lei dos Três Estados, Esses Estados são:

a) Abstrato, teológico e filosófico. b) Teológico, metafísico e científico. c) Metafísico, abstrato e positivo. d) Fictício, teológico e positivo. e) Teológico, filosófico e científico.

03 Sobre o positivismo, corrente teórica precursora do pensamento sociológico, assinale o que for incorreto.

a) Apesar de reconhecer as diferenças entre fenômenos do mundo físico e do mundo social, o positivismo busca no método das ciências da natureza a orientação básica para legitimar a sociologia.

b) O positivismo enfatiza a coesão e a harmonia entre os indivíduos como solução de conflitos, para alcançar o pro-gresso social.

c) O positivismo endereça uma contundente crítica à sociedade europeia do século XIX, sobretudo em razão das desi-gualdades sociais oriundas da consolidação do capitalismo.

d) O positivismo utiliza recorrentemente a metáfora organicista para se referir à sociedade como um todo constituído de partes integradas e coesas, funcionando harmonicamente, segundo uma lógica física ou mecânica.

e) O positivismo defende uma concepção evolucionista da história social, segundo a qual o estágio mais avançado seria dominado pela razão técnico-científica.

04 Qual das alternativas possui três autores fundamentais da primeira geração positivista? a) Comte, Saint Simon e Marx

b) Comte, Saint Simon e Spencer c)Durkheim, Weber e Marx d) Comte, Weber e Durkheim e) Saint Simon, Marx, Sartre

(2)

05 O evolucionismo social teve um papel fundamental na constituição da sociologia. Sobre o pensamento de Augusto Comte e Hebert Spencer, assinale a alternativa correta.

a) O evolucionismo define que as estruturas, naturais ou sociais, passam por processo de transformação e integração, mas não mudam suas estruturas.

b) O evolucionismo propõe que a evolução das sociedades ocorre em estágios sucessivos de desenvolvimento da racionalidade humana.

c) O evolucionismo considera o Estado Militar como a forma mais opressora de organização social, defendendo formas democráticas de governo, como encontradas na natureza.

d) O evolucionismo rejeita o modelo político e econômico liberal, baseado na livre iniciativa e no laissez-faire, conside-rando-o uma orientação contrária à evolução social.

e) O evolucionismo defende a unidade biológica e a igualdade cognitiva da espécie humana, independente de variações particulares.

06 De acordo com Susie Orbach, “Muitas coisas feitas em nome da saúde geram dificuldades pessoais e psicológicas. Olhar fotos de corpos que passaram por tratamento de imagem e achar que correspondem à realidade cria problema de auto-imagem, o que leva muitas mulheres às mesas de cirurgia. Na geração das minhas filhas, há garotas que gostam e outras que não gostam de seus corpos. Elas têm medo de comida e do que a comida pode fazer aos seus corpos. Essa é a nova norma, mas isso não é normal. Elas têm pânico de ter apetite e de atender aos seus desejos”.

Com base no texto e nos conhecimentos sobre o pensamento de Émile Durkheim, é correto afirmar:

a) O conflito entre as gerações que é causado pela incapacidade dos mais velhos compreenderem os interesses dos mais novos.

b) Os padrões estéticos são socialmente determinados e constituem um fato social na medida em que exercem coerção sobre os indivíduos.

c) Normas podem ser prejudiciais ao desenvolvimento da sociedade porque criam parâmetros que uniformizam os indivíduos.

d) A consciência coletiva é mais forte entre os jovens, porque eles têm uma atitude crítica em relação aos valores e padrões culturais.

e) A base para a formação de princípios morais que possam garantir a solidez das instituições e a coesão social é o respeito as liberdades individuais.

07 Os três grandes expoentes do pensamento sociológico do século XIX foram Émile Durkheim, Max Weber e Karl Marx. Relacione esses pensadores com os conceitos e as idéias que estão listados na 2ª coluna.

1. Émile Durkheim 2. Max Weber

3. Karl Marx

( ) A divisão social do trabalho estabelece uma solidariedade orgânica entre os indivíduos. ( ) A ação social dos indivíduos tem um significado que determina as instituições.

( ) A luta de classes é o fator determinante das transformações sociais.

( ) As instituições, como a família e a escola, contribuem para manter a coesão social. ( ) A estrutura da sociedade é determinada pelas relações de produção e propriedade. a) 2 – 1 – 3 – 3 – 2.

b) 1 – 2 – 3 – 2 – 3. c) 1 – 3 – 2 – 1 – 3. d) 1 – 2 – 3 – 1 – 3. e) 2 – 2 – 1 – 3 – 1.

(3)

08 Em 2014, o Brasil foi palco da Copa do Mundo de Futebol e em 2016 realizará os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, na cidade do Rio de Janeiro. Os eventos esportivos são tratados como fatos sociais de alta relevância para a Sociologia. A respeito da função do esporte, de acordo com o pensamento do sociólogo Émile Durkheim, assinale a alternativa correta. a) Os esportes de alto rendimento submetem os atletas a processos rigorosos e duvidosos de condicionamento, o que

deve ser considerado inadmissível.

b) Um fato social, quando apreendido pelo grupo, faz do atleta um indivíduo conduzido por regras e normas que são por ele definidas.

c) O esporte é um fenômeno que possui um caráter individual, envolvendo apenas os setores sociais mais abastados que visam a sua reprodução e elitização.

d) Ao tratar o esporte como fato social, a Sociologia se aproxima dos problemas vividos pelos atletas, apresentando soluções para esses problemas.

e) Os esportes possuem um alto grau de generalidade e exercem uma função social muito importante para a sociedade: a promoção do controle emocional e da violência.

09 Durkheim caracteriza o suicídio como fato social e, portanto, dotado das características da coercitividade, da exte-rioridade, da generalidade. É considerado como objeto de estudo da Sociologia, em virtude do fato de

a) contrariar dados positivos a respeito do convívio dos grupos sociais, já que quanto maior o grau de integração de uma sociedade, mais elevada é a taxa de mortalidade-suicídio.

b) observar uma determinação social para a ocorrência de suicidas, ou seja, uma tendência constante, marcada pela permanência, a despeito de variações circunstanciais.

c) configurar-se como uma morte que resulta direta ou indiretamente, de forma consciente ou inconsciente um ato executado e planejado pela própria vítima.

d) depender, exclusivamente, do temperamento do suicida e da sua trajetória individual, uma vez que não deixa de ser um ato do próprio indivíduo.

e) evidenciar as características de autodestruição dos indivíduos, afirmando a importância de um Estado ditatorial, com total poder de controle dos indivíduos.

10 Segundo Emile Durkheim, o objeto próprio de estudo da Sociologia é: a) A cultura, fortemente influenciada pelo crescimento das religiões. b) O fato social, exterior e coercitivo em relação à vontade dos indivíduos.

c) O conflito de classes, buscando um meio de superar o modo de produção capitalista. d) A sociedade, que resulta da vontade e da ação de indivíduos totalmente independentes. e) A ação social, que define as inter-relações de excedentes de sentido entre os indivíduos.

11 Segundo Max Weber, a ação social racional com relação a valores pode ser definida como aquela em que a) o indivíduo calcula os tanto os objetivos a serem atingidos como os meios necessários para poder alcançá-los. b) toda a comunidade se envolve diretamente, porque se sente responsável pelos resultados a serem atingidos. c) cada pessoa busca, racionalmente, o que melhor lhe convém, desprezando o que pensam os outros indivíduos. d) o comportamento social do indivíduo é determinado pelos valores que ele julga importantes, independente das

con-sequências

e) as escolhas das pessoas são motivadas pelos seus sentimentos e suas decisões são afetadas pelas emoções.

12 Assinale, entre as alternativas abaixo, a única que NÃO apresenta um conceito característico do pensamento de Max Weber.

a) metodologia compreensiva b) tipos puros ou ideais c) racionalidade burocrática d) ação social dos indivíduos

(4)

13 Na concepção weberiana, o Estado é uma instituição que pode ser definida por uma característica fundamental que é a) promover o bem estar social e os direitos humanos

b) administrar o conflito de interesses individuais c) mediar as relações entre as classes sociais d) garantir o domínio político da burguesia e) deter o monopólio do uso legal da violência

14 Do ponto de vista do agente, o motivo é o fundamento da ação; para o sociólogo, cuja tarefa é compreender essa ação, a reconstrução do motivo é fundamental, porque, da sua perspectiva, ele figura como a causa da ação. Numero-sas distinções podem ser estabelecidas e Weber realmente o faz. No entanto, apenas interessa assinalar que, quando se fala de sentido na sua acepção mais importante para a análise, não se está cogitando da gênese da ação, mas sim daquilo para o que ela aponta, para o objetivo visado nela; para o seu fim, em suma.

COHN, Gabriel (Org.). Max Weber: sociologia. São Paulo: Ática, 1979. A categoria weberiana que melhor explica o texto em evidência está explicitada em

a) A ação social possui um sentido que orienta a conduta dos atores sociais. b) A luta de classes tem sentido porque é o que move a história dos homens.

c) Os fatos sociais não são coisas, e sim acontecimentos que precisam ser analisados. d) O tipo ideal é uma construção abstrata que permite a análise de casos particulares. e) O sociólogo deve investigar o sentido das ações que não são orientadas pelos outros.

15 A corrente do pensamento sociológico fundada por Max Weber, denominado sociologia compreensiva, procura entender as instituições sociais através

a) da compreensão do significado das ações sociais dos indivíduos b) da evolução das crenças e doutrinas religiosas através dos tempos c) dos fatos sociais que determinam o comportamento dos indivíduos d) de métodos transportados das ciências naturais para o plano social e) do conflito entre as classes sociais pelo controle dos meios de produção

16 Para Karl Marx (1818-83), fundador do “socialismo científico”, as transformações sociais, pelas quais passou a humanidade ao longo da História, foram causadas, fundamentalmente

a) pela busca do lucro b) pelo avanço científico c) pela luta de classes d) pela evolução das ideias e) pelo progresso espiritual

17 A questão das classes sociais ocupa um papel fundamental na teoria de Karl Marx. Para ele, existem condicionantes e determinantes na complexa relação entre indivíduo e sociedade e entre consciência e existência social. Considerando as reflexões de Karl Marx sobre esse tema, marque a alternativa incorreta.

a) A luta de classes desenvolve-se no modo de organizar o processo de trabalho e no modo de se apropriar do resultado do trabalho humano.

b) A luta de classes está presente em todas as ações dos trabalhadores quando lutam para diminuir a exploração e a dominação.

c) Em meio aos antagonismos e lutas sociais, o indivíduo pode repensar a realidade, reagir e até mesmo transformá-la, unindo-se a outros em movimentos sociais e políticos.

d) As classes sociais sustentam-se em equilíbrios dinâmicos e solidários, sendo a produção da solidariedade social o resultado necessário à vida em sociedade.

(5)

18 As sociedades modernas são complexas e multifacetadas. Mas é com o capitalismo que as divisões sociais se tornam mais desiguais e excludentes. Marx já observara que só o conflito entre as classes pode mover a história. Assim sendo, para o referido autor, em qual das opções se evidencia uma característica de classe social?

a) O status social e cultural dos indivíduos.

b) A função social exercida pelos indivíduos na sociedade. c) A ação política dos indivíduos nas sociedades hierarquizadas. d) A identidade social, cultural e coletiva.

e) A posição que os indivíduos ocupam nas relações de produção.

19 Para Marx, o capital era o principal ponto a ser investigado para que fosse possível entender as mudanças sociais que surgem em um dado momento. Entende-se por capital:

a) a mais-valia absoluta.

b) qualquer bem que possa ser investido para gerar mais lucro. c) o sistema econômico que surgia naquele momento.

d) o sistema de exploração do homem pelo homem. e) Um termo sinônimo de dinheiro.

20 Leia o trecho abaixo do Manifesto do Partido Comunista, escrito em 1848, por Karl Marx e Fredrich Engels. “Onde quer que tenha assumido o poder, a burguesia pôs fim a todas as relações feudais, patriarcais e idílicas. Destruiu impiedosamente os vários laços feudais que ligavam o homem e seus “superiores naturais”, deixando como única forma de relação de homem a homem o laço do frio interesse, o insensível “pagamento à vista”. Afogou os êxtases sagrados do fervor religioso, do entusiasmo cavalheiresco, do sentimentalismo pequeno-burguês nas águas gélidas do cálculo egoísta. Fez da dignidade pessoal um simples valor de troca e em nome das numerosas liberdades conquistadas es-tabeleceu a implacável liberdade de comércio. Em suma, substitui a exploração, encoberta pelas ilusões religiosas e políticas, pela exploração aberta, única, direta e brutal.”

Sobre o trecho acima, é possível afirmar que:

a) somente com a burguesia que as relações de exploração se tornaram reais.

b) antes da ação da burguesia, as relações de exploração eram encobertas pela religião e pela política. c) a burguesia é imoral por acabar com a dignidade pessoal dos seres humanos.

d) a burguesia, ao retirar o véu político e religioso da exploração, atuou de forma reacionária.

e) as classes sociais são polos distintos, mas complementares, portanto, não se pode pensar nas mesmas enquanto oposição.

(6)

Referências

Documentos relacionados

A ideia da pesquisa, de início, era montar um site para a 54ª região da Raça Rubro Negra (Paraíba), mas em conversa com o professor de Projeto de Pesquisa,

b) Execução dos serviços em período a ser combinado com equipe técnica. c) Orientação para alocação do equipamento no local de instalação. d) Serviço de ligação das

Nessa medida, procedeu-se inicialmente à revisão da literatura disponível sobre a resiliência, com especial ênfase na sua relação com a prática desportiva e o suporte social,

Mais tarde, os pesquisadores passam a se referir ao conceito como engajamento do empregado (employee engagement) – mais popular nas empre- sas e consultorias - ou

No primeiro livro, o público infantojuvenil é rapidamente cativado pela história de um jovem brux- inho que teve seus pais terrivelmente executados pelo personagem antagonista,

segunda guerra, que ficou marcada pela exigência de um posicionamento político e social diante de dois contextos: a permanência de regimes totalitários, no mundo, e o

de lôbo-guará (Chrysocyon brachyurus), a partir do cérebro e da glândula submaxilar em face das ino- culações em camundongos, cobaios e coelho e, também, pela presença

In order to think about the perception and representation of the inmates’ space, as well as the drawings they produced, one considers the narrative images like a conceptual/