• Nenhum resultado encontrado

ENATER REALIZAÇÃO. Exame Nacional de Tecnologia em Robótica

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ENATER REALIZAÇÃO. Exame Nacional de Tecnologia em Robótica"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

ENATER

Exame Nacional de Tecnologia em Robótica

(2)

Página 2

DETALHAMENTOS – Página dirigida ao professor supervisor

Detalhamento Operacional da Prova

 Esta prova está dirigida ao Nível II desse desafio e, portanto, atende a alunos que, em 2016, tenham de 12 até 14 anos, inclusive.

 A prova deve ser realizada sob a responsabilidade de um professor supervisor, devidamente inscrito na organização.  A prova deve ser realizada sem o emprego de consulta e de calculadoras.

 A data de realização é definida pela escola entre 12/10 e 13/11.

 O local de realização é definido pela escola, onde estará o professor supervisor.

 O horário para a realização da prova fica a critério do professor supervisor, conforme as condições oferecidas pela escola, onde será efetuada.

 O prazo para a realização da prova é de 2 horas.

 A prova pode ser realizada de forma online ou com material impresso, a critério do professor supervisor.

 O conteúdo da prova, exatamente o mesmo para a versão online ou para a impressa, estará à disposição do professor supervisor a partir de 12 de outubro de 2016, comunicado através de e-mail enviado pela organização.

Detalhamento da Proposta e do Conteúdo

 A prova contém 20 questões de múltipla escolha, visando a avaliar a capacidade de aplicação de conceitos envolvidos com a prática da robótica, o estágio de desenvolvimento de habilidades requisitadas para a compreensão e atuação diante de novos problemas típicos dessa área de conhecimento e, principalmente, o desempenho das competências do aluno frente à necessidade da tomada de decisões.

 A prova apresenta problemas típicos daqueles que se oferecem aos alunos nos desafios práticos do Torneio Juvenil de Robótica e em outras competições nacionais e internacionais, para que as soluções oferecidas, por parte da banca proponente do exame, às situações decorrentes desses problemas, possam ser apreciadas e valoradas pelo aluno.

 Nesse modelo de avaliação, o desempenho do aluno candidato ao exame decorre do discernimento criterioso das melhores soluções apresentadas aos problemas e a sua capacidade de descartar as piores soluções.

Detalhamento da Estrutura Física da Prova

 A prova apresenta 15 páginas no total: 1 página de capa, 1 página de detalhamentos dirigida ao professor supervisor, 12 páginas de prova propriamente dita e 1 página destinada ao preenchimento de dados do aluno, do professor supervisor e ao quadro de respostas: todas essas páginas estarão, exatamente, nessa sequência apresentada.

 A prova enviada ao professor supervisor estará em formato pdf e não poderá ser reproduzida em nenhum outro formato digital sem a autorização expressa da organização e destina-se à reprodução impressa.

 A prova para ser resolvida online estará no Sistema Gaia, naturalmente suportados pelos navegadores Firefox e Google Chrome em suas últimas versões.

Detalhamento do Preenchimento de Respostas da Prova

 A última página da prova é destinada ao preenchimento de dados do aluno, do professor supervisor e ao quadro de respostas.  O quadro de respostas deverá ser preenchido apenas pelas letras correspondentes às alternativas assinaladas como respostas pelo aluno, exatamente na sequência das questões propostas na prova. Não é, portanto, necessária a marcação do número da questão a que se refere a letra, sendo inclusive rejeitado esse quadro de respostas quando preenchido assim.

 O quadro de respostas deverá apenas conter as letras a; b; c; d; e típicas das alternativas assinaladas e, ocasionalmente, f quando o aluno deixar de responder ou no caso de sugerir mais do que uma alternativa.

 O quadro de respostas deverá, resumindo, possuir apenas 20 letras, em sequência, sem espaçamento entre elas.

 Se a prova for realizada online, o quadro será preenchido pelo aluno no sistema e isso indicará automaticamente o fim da prova; caso seja realizada em folha impressa, o professor supervisor deverá repassar à organização, também através do sistema, os dados da ficha com a identificação de cada aluno e a respectiva transcrição do quadro de respostas.

(3)

Página 3

ENATER - Nível II

O enunciado abaixo oferece informações que deverão ser utilizadas para as questões de 1 a 4. Sumô de Robôs

Os desafios de robótica baseados no Sumô têm como característica principal a retirada do robô oponente da área reservada para a arena de disputa.

Os robôs, como os que estão nas fotos, têm como objetivo retirar o outro da arena circular delimitada pela linha preta.

A posição inicial da partida tem os dois robôs de lado um para o outro e a estratégia tem de considerar que haverá ao menos a rotação do robô para que fique de frente para o seu oponente e, assim, possa enfrentá-lo

DETALHAMENTO DO PROBLEMA PARA A QUESTÃO 1

Ao planejarem a construção de dois robôs de sumô, os alunos empregaram três suposições decorrentes das suas observações das competições de que participaram:

I – Numa situação em que os robôs possuem a mesma massa, o que se aproximar com mais velocidade, no momento do choque, terá mais probabilidade de retirar o outro da arena;

II – O robô que é mais rápido para detectar o adversário tem maior probabilidade de retirá-lo da arena. III – O robô com rodas maiores tem maior probabilidade de retirar o outro da arena.

PERGUNTA

1. Assinale, dentre as alternativas abaixo, a alternativa que contenha as conclusões que, isoladamente ou combinadas entre si, são irrefutavelmente verdadeiras.

a) conclusões I, II e III são corretas; b) conclusões I e II são corretas; c) conclusões I e III são corretas; d) apenas uma conclusão está correta;

(4)

Página 4

DETALHAMENTO DO PROBLEMA PARA AS QUESTÕES 2, 3 e 4

Ainda, em decorrência da experiência obtida pela participação em eventos de robótica, os alunos afirmaram:

I – Um robô com dois sensores de ultrassom instalados de tal forma que um se posiciona voltado para a frente e o outro para a parte de trás do robô é capaz de detectar o robô adversário, girando em torno de si mesmo apenas meia volta;

II – O robô que tenha maior atrito com a superfície da arena terá maior probabilidade de vencer, se ambos tiverem as outras características iguais;

III – O robô com rampa é sempre mais rápido.

PERGUNTA

2. Assinale, dentre as alternativas abaixo, a alternativa que contenha as conclusões que, isoladamente ou combinadas entre si, são irrefutavelmente verdadeiras.

a) conclusões I, II e III são corretas; b) conclusões I e II são corretas; c) conclusões I e III são corretas; d) conclusões II e III são corretas;

e) nenhuma das alternativas anteriores é correta

DETALHAMENTO DO PROBLEMA PARA A QUESTÃO 3

Um grupo de alunos decidiu revestir a superfície superior da rampa do robô com fita isolante preta. Desta maneira o grupo responsável pela construção do robô adversário deverá evitar o emprego de sensores que poderão identificar, equivocadamente, a faixa preta da rampa como sendo a linha que delimita a arena. Os alunos dispunham de três caixas de sensores

I – Caixa com sensores de toque, reflexivos de luz e de temperatura; II – Caixa com sensores ultrassom;

III – Caixa com sensores de umidade e de som.

PERGUNTA

3. Assinale, dentre as alternativas abaixo, a alternativa que contenha as caixas em que, isoladamente ou combinadas entre si, existem sensores, para a detecção à distância, cuja eficiência será reduzida.

a) caixas I, II e III são corretas; b) caixas I e II são corretas; c) caixas I e III são corretas; d) caixas II e III são corretas;

(5)

Página 5

DETALHAMENTO DO PROBLEMA PARA A QUESTÃO 4

Um grupo de alunos decidiu empregar, no seu projeto para construção de um robô de sumô, sensores para detectar o robô adversário. Os alunos dispunham de três caixas de sensores

I – Caixa com sensores de toque, de luz e de temperatura e de imagem; II – Caixa com sensores reflexivos de infravermelho, ultrassom;

III – Caixa com sensores de umidade e de som.

PERGUNTA

4. Assinale, dentre as alternativas abaixo, a alternativa que contenha as caixas que, isoladamente ou combinadas entre si, possuam os sensores capazes de detectar o outro robô à distância.

a) caixas I, II e III são corretas; b) caixas I e II são corretas; c) caixas I e III são corretas; d) caixas II e III são corretas;

e) nenhuma das alternativas anteriores é correta

O enunciado abaixo oferece informações que deverão ser utilizadas para as questões de 5 a 6. Resgate no Plano

“Robôs são utilizados para exploração de locais onde não há segurança para humanos. Eles são criados para se comportarem de forma autônoma, sem a necessidade de intromissão de um humano. A tecnologia destes robôs é, de forma geral, complexa, não sendo trivial sua compreensão para pessoas leigas. Para facilitar a compreensão e ajudar na construção deste projeto, é necessário entender os blocos funcionais que se comunicam a fim de fazer o robô realizar uma determinada tarefa. Um robô seguidor de linha é aquele que tem a capacidade de detectar uma linha desenhada no chão por meio do contraste entre a cor desta linha e a cor do restante do piso. Estes robôs são conhecidos como veículos guiados automaticamente.” (texto retirado do artigo GOMES,

O. S. M. et al. Robô seguidor de linha para competições, publicado em

formiga.ifmg.edu.br/forscience/index.php/forscience/article/.../122/82).

(6)

Página 6

Robôs construídos para seguir linha podem encontrar, durante o seu trajeto, áreas onde essas linhas estão interrompidas por uma lombada e recomeçam logo a seguir. No desafio proposto aos alunos, tanto no TJR Torneio Juvenil de Robótica, quanto em problemas de natureza similar, como na OBR Olimpíada Brasileira de Robótica, a direção da linha que foi interrompida é a mesma daquela que sucede a lombada (ou redutor de velocidade). Que fatos podem decorrer para a leitura dos sensores de linha no momento que as rodas da frente do robô estão sobre a lombada:

a) A leitura dos sensores poderá apresentar valores mais baixos, sugerindo existir uma linha preta; b) A leitura dos sensores poderá apresentar valores mais altos, sugerindo existir uma linha preta; c) A leitura dos sensores poderá apresentar valores mais baixos sugerindo estarem sobre a área branca; d) A leitura dos sensores poderá apresentar valores mais altos sugerindo estarem sobre a área branca; e) Todas as alternativas anteriores

PERGUNTA

5. Indique a alternativa acima que apresenta a resposta conforme a solicitação. PERGUNTA

6. Indique o número mais adequado de sensores de linha, dentre os números apresentados abaixo, para a realização da tarefa de seguir linha, levando-se em conta que o desenho da trajetória tem interrupções como as descritas, tem traço livre, ou seja, não tem, necessariamente, formas regulares. a) 1; b) 2; c) 3; d) 4; e) 6;

(7)

Página 7

O enunciado abaixo oferece informações que deverão ser utilizadas para as questões de 7 a 10. O Cabo de Guerra de Robôs

O Cabo de Guerra é o desafio que mais solicita do robô solidez e boa constituição mecânica.

No Torneio Juvenil de Robótica, o Cabo de Guerra de Robôs é realizado em um cenário composto por um conjunto de duas plataformas circulares claras limitadas por uma linha circular preta como aquela que pode ser vista nas fotos.

“Conceito Básico do Desafio: O robô deve, de forma autônoma, dentro da área disponível da plataforma circular que ocupa, encontrar uma maneira de deslocar o oponente, através da corda, para conseguir fazê-lo cair para fora da outra plataforma circular, onde esse outro robô deve estar no início da contenda.” (texto retirado do Curso Cabo de Guerra da Escola Pública de Robótica em: http://ocanet.com.br/moodle/course/info.php?id=10). Alguns alunos que participaram desse desafio fizeram algumas sugestões para um grupo de alunos iniciante: Sugestão I: Deixar a massa do robô no valor máximo permitido pelas regras;

Sugestão II: Procurar deixar a maior parte da massa do robô na sua parte traseira e na menor altura possível em relação ao chão;

Sugestão III: Deixar o centro de massa do robô acima do eixo das rodas dianteiras;

DETALHAMENTO DO PROBLEMA PARA A QUESTÃO 7

Tendo visto que o robô da foto capotou, os alunos decidiram elaborar procedimentos que reduzissem a probabilidade de ocorrer algo similar com o protótipo que estão construindo.

PERGUNTA

7. Assinale, dentre as alternativas abaixo, qual apresenta a sugestão ou sugestões combinadas que, por serem equivocadas, podem ter provocado a capotagem.

a) sugestões I, II e III não apresentam resultados diferentes; b) a sugestão I apresenta melhor resultado;

(8)

Página 8 c) a sugestão II apresenta melhor resultado; d) a sugestão III apresenta melhor resultado;

e) as sugestões I e III apresentam os mesmos resultados.

DETALHAMENTO DO PROBLEMA PARA A QUESTÃO 8

Os alunos decidiram ligar o eixo das rodas ao eixo dos motores de forma a aumentar a força de arraste do pneu do robô sobre a superfície da arena.

PERGUNTA

8. Assinale, dentre as alternativas abaixo, a alternativa que apresente a melhor relação entre os dois eixos para se obter o planejado:

a) colocaram engrenagens com raio maior no eixo dos motores e as de raio menor no eixo das rodas;

b) colocaram engrenagens com raio menor no eixo dos motores e as de raio maior no eixo das rodas;

c) colocaram engrenagens com raios iguais tanto no eixo dos motores quanto no eixo das rodas;

d) colocaram uma correia entre as engrenagens iguais do eixo dos motores e do eixo das rodas; e) nenhuma das alternativas anteriores atende ao que foi solicitado.

DETALHAMENTO DO PROBLEMA PARA A QUESTÃO 9

Com relação à intensidade da força que o pneu do robô aplicaria no piso da arena, quando o motor tem em seu eixo uma engrenagem com um raio quatro vezes menor do que o raio da engrenagem colocada no eixo da roda, pode se afirmar que, em relação a uma montagem com a roda colocada diretamente no eixo do motor. I – Com a configuração descrita acima composta por engrenagens, a força aplicada terá intensidade quatro vezes maior, se não ocorrer derrapagem;

II – Com a configuração descrita acima composta por engrenagens, a força aplicada terá intensidade duas vezes maior, se não ocorrer derrapagem,

III – Com a configuração descrita acima composta por engrenagens, a força aplicada terá intensidade duas vezes menor, se não ocorrer derrapagem.

PERGUNTA

9. Assinale, dentre as alternativas abaixo, a alternativa que contenha as conclusões que, isoladamente ou combinadas entre si, são irrefutavelmente verdadeiras.

(9)

Página 9 b) proposição II é correta;

c) proposição III é correta;

d) mais do que uma proposição é correta; e) nenhuma das proposições é correta

DETALHAMENTO DO PROBLEMA PARA A QUESTÃO 10

Considere a afirmação de um aluno: Um robô para o desafio de Cabo de Guerra ou para o desafio Sumô deve

ser montado, preferencialmente, com o máximo de massa permitida pelas regras.

PERGUNTA

10. Assinale, dentre as alternativas abaixo, a alternativa que contenha um comentário verdadeiro, de forma mais completa, sobre essa afirmação (que pode ser verdadeira ou falsa).

a) Depende da relação potência do motor e massa do robô;

b) Depende da relação da requisição de carga da bateria e da massa da bateria capaz de suprir essa requisição;

c) Depende da capacidade de resistência à carga de pneus, eixos e estruturas de suporte; d) Todas as proposições anteriores são verdadeiras;

e) nenhuma das alternativas anteriores é correta

O enunciado abaixo oferece informações que deverão ser utilizadas para as questões de 11 a 13. Robôs Exploradores: Viagem ao Centro da Terra

“O desafio Viagem ao Centro da Terra do TJR Torneio Juvenil de Robótica é um exemplo de percurso desenhado através de linhas pretas, as quais o robô não pode sobrepujar. A riqueza desse desafio consiste em fazer com que a distância total a ser percorrida durante a tarefa, ida e volta, portanto, seja da ordem de 12 m numa área de apenas, aproximadamente, 2 metros quadrados. Nesse percurso o robô deve estar apto a detectar as linhas pretas, corrigindo a direção de seu movimento para não atravessar essas linhas e, na metade desse percurso, tem de detectar o objeto, capturá-lo e levá-lo até a posição inicial” (Texto de apresentação do desafio aos árbitros no TJR Etapa de São Paulo em agosto de 2015).

Em resumo: “De forma completamente autônoma, o robô deve seguir, estritamente, o caminho, a partir da posição externa de entrada, até o centro da espiral, onde deverá capturar um objeto alvo, e, a partir desse momento, retornar com o objeto para a posição de partida” (texto retirado do Caderno de Apoio publicado em www.torneiojrobotica.org).

(10)

Página 10

DETALHAMENTO DO PROBLEMA PARA AS QUESTÕES 11, 12

Considere que um robô, cuja estratégia é chegar ao final dos caminhos retilíneos perpendicularmente à linha final de cada caminho reto, consiga, na posição de conversão, realizar o movimento necessário para prosseguir apenas virando um quarto de volta para a direita ou para a esquerda, conforme o caso. Desta forma, esse robô deverá ter um programa que contenha, dentre outros comandos, um comando que faça o robô girar um quarto de volta ou à esquerda ou à direita.

PERGUNTA

11. Assinale, dentre as alternativas abaixo, a alternativa que contenha o número mínimo de vezes em que o comando “gire um quarto de volta à direita” ou “gire um quarto de volta à esquerda” deverá ser acionado, quando o robô detectar o objeto e tiver de preparar o retorno para o percurso de volta.

a) 1; b) 2; c) 3; d) 4;

e) nenhuma das alternativas anteriores é correta.

PERGUNTA

12. Se, ao final de cada conversão, o robô não se mantiver paralelo ao percurso, como costuma acontecer em virtude de uma série de fatores que causam variações não previsíveis, quais poderão ser, provavelmente, as causas para esse fato constatado? Considere como correta a alternativa mais completa.

a) a montagem do robô não respeitou a simetria na distribuição de massa; b) os motores não apresentam o mesmo desempenho;

c) os pneus não apresentam o mesmo desempenho; d) todas as alternativas anteriores estão corretas; e) nenhuma das alternativas anteriores é correta.

(11)

Página 11

DETALHAMENTO DO PROBLEMA PARA A QUESTÃO 13

Imagine que, no TJR de 2017, possam ser combinados vários tabuleiros do desafio Viagem ao Centro da Terra, como, por exemplo, está ao lado.

PERGUNTA

13. Se a estratégia definida para visitar todas as salas formadas pelos vários tabuleiros fosse de seguir sempre a mesma parede, o que se poderia esperar como resultado?

a) todas as salas seriam visitadas;

b) se a parede direita fosse escolhida para orientar o robô, todas as salas seriam visitadas;

c) se a parede esquerda fosse escolhida para orientar o robô, todas as salas seriam visitadas; d) todas as alternativas anteriores são corretas;

e) nenhuma das alternativas anteriores é correta.

O enunciado abaixo oferece informações que deverão ser utilizadas para as questões de 14 a 15. Robôs Humanoides

“Há uma razão pela qual as pessoas demoram para aprender a andar, falar e ser produtivas. Apesar do nosso grande cérebro, todas essas tarefas são muito difíceis. Os seres humanos têm muitos dias, meses e anos para adquirir habilidades e conhecimentos; os robôs, em geral, não. Por meio de processo de desenvolvimento de robôs humanoides complexos, com sofisticados sensores e atuadores biomiméticos, o campo da robótica está, enfim, conseguindo estudar o controle do robô humanoide. Com isso, os robôs humanoides vêm ganhando respeito de seu equivalente biológico nesse processo.” MATARIC, M. J. Introdução

à Robótica. Blucher, editora UNESP, pg.339.

DETALHAMENTO DO PROBLEMA PARA AS QUESTÕES 14 e 15

No início dos trabalhos, os alunos foram chamados a identificar os sensores a serem empregados na construção de um robô humanoide. Seguem abaixo o que foi apresentado pelos alunos:

I – Giroscópio para oferecer ao controlador a variação de inclinação; II – Encoder para oferecer ao controlador a posição do eixo de cada motor;

III – Sensor de imagem para oferecer ao controlador informações sobre os objetos presentes no cenário.

PERGUNTA

14. Assinale, dentre as alternativas abaixo, a alternativa que contenha os comentários que, isoladamente ou combinados entre si, são irrefutavelmente verdadeiros.

(12)

Página 12 a) comentários I, II e III são corretos;

b) comentários I e II são corretos; c) comentários I e III são corretos; d) comentários II e III são corretos;

e) nenhuma das alternativas anteriores é correta

COMPLEMENTO DO DETALHAMENTO DO PROBLEMA 15

Um grupo de alunos pretende construir um robô humanoide que empregue câmera para, dentre outras tarefas, detectar a presença de objetos.

PERGUNTA

15. Indique a alternativa abaixo que apresenta a maneira como se compõe o branco no sistema RGB.

a) Apenas através da sensibilização do vermelho e do azul; b) Apenas através da sensibilização do azul e do verde; c) Apenas através da sensibilização do vermelho e do verde;

d) Apenas através da sensibilização do vermelho, do azul e do verde; e) Nenhuma das alternativas anteriores.

O enunciado abaixo oferece informações que deverão ser utilizadas para as questões de 16 a 20. Uma Ação de Resgate Desenvolvida por um Robô Autônomo

Muitas vezes ocorrem situações em que são necessárias buscas de objetos ou vítimas, até remoções de explosivos para um local onde possa ser realizada a detonação ou o desarme em segurança. É incrível imaginar que isso possa ser vivenciado numa arena de madeira, com um pequeno robô criado por alunos ainda tão jovens.

DETALHAMENTO DO PROBLEMA PARA AS QUESTÕES 16, 17 e 18

No desafio de Resgate de Alto Risco, além de um percurso guiado por uma linha preta, há uma rampa que deve permitir que o robô chegue até uma área plana mais elevada.

Na existência de um objeto no meio do caminho definido pela linha preta, o robô terá de reformular o seu percurso de maneira a contornar esse obstáculo.

Três grupos de alunos descreveram a sequência básica das etapas a serem cumpridas para que o robô possa contornar o objeto, finalizando a operação de forma que o obstáculo, após a última operação fique atrás da sua parte traseira. As etapas básicas podem ser representadas por:

A- Seguir reto para frente; B- Seguir reto para trás; C- Virar 900 no sentido horário; D- Virar 900 no sentido anti-horário.

As sequências para ultrapassar dois obstáculos subsequentes, tão logo sejam detectados foram: I. A C C C B B A D A A C C C B B A D A; II. C C C B A B C D A A C C C B B A D A; III. B C A D A D A C A B C A D A D A C A.

(13)

Página 13

PERGUNTA

16. Assinale, dentre as alternativas abaixo, a alternativa que contenha as propostas que, isoladamente, são irrefutavelmente verdadeiras.

a) propostas I, II e III são corretas; b) só as propostas I e II são corretas; c) só as propostas I e III são corretas; d) só as propostas II e III são corretas;

e) nenhuma das alternativas anteriores é verdadeira.

COMPLEMENTO DO DETALHAMENTO DO PROBLEMA 17

Os alunos decidiram separar sensores para realizar a detecção do obstáculo a ser ultrapassado, que foram listados abaixo:

I – Sensor de ultrassom; II – Sensor de Infravermelho; III – Sensor de imagem.

PERGUNTA

17. Assinale, dentre as alternativas abaixo, a alternativa que contenha a(s) melhor(es) escolha(s) para a solução do problema.

a) propostas I, II e III são corretas; b) só as propostas I e II são corretas; c) só as propostas I e III são corretas; d) só as propostas II e III são corretas;

e) nenhuma das alternativas anteriores é verdadeira.

COMPLEMENTO DO DETALHAMENTO DO PROBLEMA 18

Considere que o objeto que constitui o obstáculo seja leve (pouca massa) e transparente.

PERGUNTA

18. Assinale, dentre as alternativas abaixo, a alternativa que contenha os tipos de sensores listados na questão 17 que, isoladamente ou combinados entre si, são eficientes para a situação proposta.

a) tipos I, II e III; b) só os tipos I e II; c) só os tipos I e III; d) só os tipos II e III;

(14)

Página 14

e) nenhuma das alternativas anteriores é verdadeira.

DETALHAMENTO DO PROBLEMA PARA AS QUESTÕES 19 e 20

Uma equipe decidiu dar especial atenção às condições de se cumprir a tarefa de subir a rampa e notou que, em alguns casos, o surgimento de uma lombada nesse percurso pode inviabilizar a tarefa. Para poder superar a lombada da rampa, os alunos adotaram as seguintes condutas:

I – Colocaram esteiras no lugar das rodas;

II – Conferiram, antes, se o robô já cumpre o percurso da rampa sem problemas, quando não há lombada; III – Colocaram rodas de raios grandes.

PERGUNTA

19. Assinale, dentre as alternativas abaixo, a alternativa que contenha as condutas que, isoladamente ou combinadas entre si, sejam corretas.

a) condutas I, II e III; b) só as condutas I e II; c) só as condutas I e III; d) só as condutas II e III;

e) nenhuma das alternativas anteriores é verdadeira.

PERGUNTA

20. Assinale, dentre as alternativas abaixo, a alternativa que contenha os procedimentos que, isoladamente ou combinados entre si, facilitam o robô a superar a rampa.

a) colocar um sensor de temperatura;

b) tentar aumentar a velocidade, durante o percurso da rampa;

c) fazer parar o robô antes da rampa, para depois reiniciar o movimento de subida; d) aumentar o peso sobre os pneus;

(15)

Página 15

FICHA DE CADASTRAMENTO DE RESPOSTAS PARA ALUNOS QUE REALIZARAM A PROVA IMPRESSA

PREENCHIMENTO DO ALUNO

Nível Nome do Aluno Sequência de respostas das questões. Letras a, b, c, d, e

1 Coloque ao lado o seu gabarito

Exemplo abcdeabcdeabcdeabcde

USO DO PROFESSOR

Essa ficha deverá ser usada quando a realização do Exame Nacional de Tecnologia em Robótica – ENATER – for feita, empregando-se folhas de prova em suporte de papel, em detrimento da sua versão online.

O professor encarregado pela realização da prova deverá, até o momento do preenchimento dessa ficha, assegurar-se de que ele e os alunos estejam inscritos no Sistema Gaia e disponham do respectivo número de inscrição.

A ficha possui 5 campos que devem ser preenchidos, a saber: 1. Sobre as condições de realização das provas

Local de Realização da Prova: (nome e dados do estabelecimento de ensino) Professor: (número de inscrição)

2. Sobre as provas e os alunos

Nível da Prova: (1 para Nível I; 2 para Nível II; 3 para Nível III; 4 para Nível IV) Aluno: (número de inscrição)

Resposta: (vinte letras __uma para cada questão__ seguidas umas das outras, sem espaço entre elas, pertencentes ao conjunto {a; b; c; d; e; f}, em que as letras “ a; b; c; d; e” são respostas, enquanto que a letra “f” deverá ser empregada para o caso de falta de resposta válida assinalada pelo aluno na questão.

Exemplo:

ENATER – EXAME NACIONAL DE TECNOLOGIA EM ROBÓTICA 2016 Escola XYZ. Rua MNP, 123. São Paulo (SP). Tel 11 9999999 34567

1 12345 abcdeabcdeabcdeabcde 1 17654 abcdeabcdeabcdeabcde 1 21455 abcdeabcdeabcdeabcde 2 12378 abcdeabcdeabcdeabcde 2 32456 abcdeabcdeabcdeabcde 3 12300 abcdeabcdeabcdeabcde 4 43567 abcdeabcdeabcdeabcde

Referências

Documentos relacionados

Levante alguns gomos de papel, intercalando& Reserve a $ande"a& #gora vamos a $ande"a& #gora vamos fa.er a $ola& Coloque o arame dentro da $ola de

Estudo e identificação das diferentes sintomatologias, com base na semiologia e avaliação dos exames complementares laboratoriais e de imagem, com o objetivo do desenvolvimento de

Álgebra Matricial Sistemas de Equações Lineares Método de Eliminação de Gauss Algoritmo de inversão de matrizes Espaços Lineares Valores e Vectores próprios de uma

Opiniões, estimativas e projeções expressas aqui constituem o julgamento atual do analista responsável pelo conteúdo deste relatório na data na qual foi preparada e por isso,

14.1 Número ONU 14.2 Designação oficial de transporte da ONU 14.3 Classes de perigo para efeitos de transporte 14.4 Grupo de embalagem Informação adicional 14.5 Perigos para

Tabela 13- Parâmetros utilizados para a análise da susceptibilidade das cepas de Candida parapsilosis isoladas de hemoculturas positivas do Hospital das Clínicas

L1 Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei

Descrevendo as conseqüências do caráter fetichista do mundo das mercadorias, Goldmann (1979, p. 138) destaca o processo da reificação caracterizando-o como sendo