• Nenhum resultado encontrado

EDITAL Nº 02/2017 PPG-ECMVS SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE PÓS-DOUTORADO PNPD

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL Nº 02/2017 PPG-ECMVS SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE PÓS-DOUTORADO PNPD"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Pós-Graduação em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre Instituto de Ciências Biológicas - Caixa Postal 486

Cep 31270-901 - Belo Horizonte - MG Telefax: (31) 3409 2569

E-mail: ecmvs@icb.ufmg.br

EDITAL Nº 02/2017 PPG-ECMVS

SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE PÓS-DOUTORADO PNPD

O colegiado do Programa de Pós-Graduação em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre (PPG-ECMVS) do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (ICB/UFMG) divulga processo seletivo para bolsistas do Programa Nacional de Pós-Doutorado da CAPES (PNPD/CAPES), a ser realizado conforme as seguintes cláusulas:

1. OBJETIVOS DO PNPD

O PNPD/CAPES é um programa de concessão institucional que financia estágios pós-doutorais em programas de pós-graduação (PPGs) stricto sensu acadêmicos recomendados pela CAPES. O programa tem como objetivos:

I. Promover a realização de estudos de alto nível; II. Reforçar os grupos de pesquisa nacionais;

III. Renovar os quadros dos PPGs nas instituições de ensino superior e de pesquisa;

IV. Promover a inserção de pesquisadores brasileiros e estrangeiros em estágio pós-doutoral, estimulando sua integração com projetos de pesquisa desenvolvidos pelos PPGs no país.

Fonte: http://www.capes.gov.br/bolsas/bolsas-no-pais/pnpd-capes

2. NÚMERO DE VAGAS

Serão selecionados(as) 03 (três) residentes doutorais que receberão uma bolsa de pós-doutorado PNPD vinculada ao PPG-ECMVS. Não é obrigatório ao candidato(a) estar vinculado a um professor ou laboratório específico, havendo total liberdade para desenvolvimento da linha de pesquisa preferida. Todavia, a cada bolsista será indicado um supervisor (um orientador do núcleo permanente do programa) que possa auxiliá-lo nos trâmites internos e fornecer infraestrutura de laboratório. O bolsista poderá sugerir um supervisor caso tenha feito contato com um professor do

(2)

programa. Para conhecer melhor as nossas linhas de pesquisa visite o site do PPG-ECMVS (https://www.ufmg.br/pos/ecologia/).

3. BOLSA

3.1. A bolsa terá duração de 12 meses, sendo possível a renovação anual por, no máximo, 60 meses, exceto para bolsista que se enquadre na categoria “c” do item 4.1 III do presente edital (docente ou pesquisador do país com vínculo empregatício), para o qual não é permitida a renovação. A renovação da bolsa deverá ser solicitada pelo supervisor mediante entrega de relatório anual de atividades que será avaliado por uma comissão designada pelo colegiado do programa. O relatório será utilizado para o julgamento da renovação anual da bolsa.

3.2. A bolsa PNPD/CAPES engloba dois aportes financeiros distintos: a bolsa mensal e o pagamento de recursos de custeio anual. A bolsa consiste no pagamento, pela CAPES, de mensalidades no valor de R$ 4.100,00 (quatro mil e cem reais), repassado diretamente ao bolsista. O aporte anual de recursos de custeio será iniciado em data a ser posteriormente divulgada pela CAPES. Essa verba destina-se a subsidiar atividades de pesquisa do bolsista, tais como a participação em congressos, encontros e simpósios. O repasse dos recursos de custeio será por meio do Programa de Apoio à Pós-Graduação (PROAP) e seguirá as suas normas de utilização, regulamentas na Portaria CAPES Nº 64, de 24/03/2010, dependendo em última instância da disponibilidade de verba da CAPES em cada ano.

3.3. É vedado o acúmulo da percepção da bolsa PNPD/CAPES com qualquer modalidade de bolsa de outro programa da CAPES, de outra agência de fomento pública, nacional ou internacional, empresa pública ou privada, ou mesmo com a remuneração proveniente de exercício profissional, sob pena de lhe ser imputada a obrigação de restituir à CAPES os valores recebidos acrescidos de multa e juros, ressalvadas as exceções previstas no artigo 5º da Portaria no 86/CAPES, de 03/07/2013, ou expressa permissão em norma específica baixada pela CAPES.

4. PROCEDIMENTOS E DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA A INSCRIÇÃO

4.1. Para se inscrever, o candidato deverá atender os seguintes critérios.

I. Possuir título de doutor, quando da implementação da bolsa (que ocorrerá imediatamente após a divulgação do resultado final), obtido em curso avaliado pela CAPES e reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação do Ministério da Educação e Cultura (CNE/MEC), na área de Ecologia ou áreas afins. Em caso de diploma obtido em instituição estrangeira este deverá ser analisado pelo colegiado do PPG-ECMVS;

(3)

III. Ter um dos seguintes perfis: (a) ser brasileiro ou estrangeiro residente no Brasil portador de visto temporário, sem vínculo empregatício; (b) ser estrangeiro, residente no exterior, sem vínculo empregatício; (c) ser docente ou pesquisador no país com vínculo empregatício em instituição de ensino superior ou instituição pública de pesquisa, desde que comprove seu afastamento sem remuneração da instituição de origem, no período compatível com a vigência da bolsa.

4.2. Não poderão se inscrever candidatos com vínculo empregatício com a Universidade Federal de Minas Gerais, mesmo que oficialmente afastados da instituição.

4.3. A inscrição deverá ser feita por meio eletrônico, através de formulário online (link informado abaixo) e também por e-mail (ecmvs.selecoes@gmail.com). Ao e-mail deverão ser anexados todos os documentos descritos abaixo, os quais estão disponíveis no nosso site (https://www.ufmg.br/pos/ecologia/processo-seletivo/):

I. Ficha de inscrição completa, a ser preenchida e entregue online através de um formulário

eletrônico, disponível em https://goo.gl/forms/6Mpk1YNexWQhy24q2;

II. Plano de trabalho explicando, de forma concisa, as atividades de pesquisa, ensino e

orientação que o candidato pretende desenvolver junto ao PPG-ECMVS, justificando como essas atividades poderão contribuir para o programa, dentro das limitações inerentes à posição de bolsista de pós-doutorado. O plano de trabalho não deverá ultrapassar mil (1.000) palavras e deverá ser entregue em formato PDF anexado ao e-mail de inscrição (veja endereço informado acima);

III. Proposta de projeto de pesquisa baseada no formato do edital 2017 da Demanda

Universal da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (modelo disponível no site do programa). Serão valorizados projetos ousados, que visem resolver problemas acadêmicos ou práticos de ponta, claramente definidos e justificados, atentando às limitações inerentes à posição de bolsista de pós-doutorado. O bolsista deverá morar em Belo Horizonte e realizar a maior parte das suas atividades na UFMG e, portanto, isso deverá ser levado em conta na elaboração do projeto. A proposta não deverá ultrapassar os limites de tamanho determinados para cada campo (veja o modelo) e deverá ser entregue em formato PDF anexada ao e-mail de inscrição (veja endereço informado acima);

IV. Link estável para o Currículo Lattes;

V. Tabela de pontuação de currículo (“barema”) preenchida (documento disponível no site

do programa). Na elaboração do barema o candidato deverá considerar apenas a produção e as atividades realizadas de 2012 até a presente data, e o Qualis CAPES na área de Biodiversidade mais atual no momento da inscrição. O barema deve ser entregue no formato original e anexado ao e-mail de inscrição (veja endereço eletrônico informado acima). Apenas a produção e as atividades pontuadas no barema deverão ser

(4)

comprovadas através de cópias dos respectivos documentos fornecidos em um único documento PDF anexado ao e-mail de inscrição (se o anexo for maior do que 30 mb, informe um link para download);

VI. Documento comprobatório de defesa de tese de doutorado emitido por curso de

graduação reconhecido pela CAPES ou documento emitido pelo programa de pós-graduação indicando previsão de defesa até no máximo 28/04/2017. O documento deve ser digitalizado em formato PDF e anexado ao e-mail de inscrição (veja endereço eletrônico informado acima).

5. DATAS

5.1. As inscrições serão recebidas entre os dias 27/03/2017 a 10/04/2017, através da ficha de inscrição online (https://goo.gl/forms/6Mpk1YNexWQhy24q2) e do e-mail ecmvs.selecoes@gmail.com. As inscrições recebidas só serão válidas se entregues no e-mail indicado até às 23:59 (horário de Brasília) do dia 10/04/2017.

5.2. O ECMVS não se responsabiliza por qualquer problema na submissão das inscrições motivada por eventuais falhas de conexões com a internet, falta de energia elétrica, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores de qualquer natureza que impossibilitem a conexão ou a transferência de dados. Essas eventualidades não serão aceitas como argumento para a submissão de inscrições após o prazo. Recomenda-se que as inscrições sejam encaminhadas com prudente antecedência.

5.3. Após análise da documentação enviada na Fase 1 (veja item 6), com previsão de divulgação dos resultados até o dia 18/04/2017, os candidatos selecionados para a Fase 2 serão convidados para uma entrevista presencial no PPG-ECMVS no dia 20/04/2017, das 9:00 às 17:00. A divulgação do resultado final será feita até o dia 28/04/2017.

6. PROCESSO DE SELEÇÃO

6.1. As candidaturas serão analisadas por uma comissão composta por dois membros do PPG-ECMVS e um membro externo. O processo de seleção do bolsista será composto por duas fases:

1. Fase 1 (eliminatória): avaliação do (i) barema, da (ii) proposta de projeto e do (iii) plano de trabalho, com nota comparativa entre candidatos de 0 (zero) a 100 (cem) para cada um desses itens. Esta fase será eliminatória e dela sairão aprovados no máximo os nove (09) primeiros candidatos com as maiores notas, com base em um ranking de notas finais calculadas como a média aritmética das notas obtidas nos itens de (i) a (iii);

2. Fase 2 (classificatória): entrevista realizada pelo PPG-ECMVS em data marcada com duração de no máximo 15 minutos, com nota comparativa entre candidatos de 0 (zero) a

(5)

100 (cem). Todos os membros do colegiado do ECMVS serão convidados para a entrevista e poderão fazer perguntas após a banca examinadora. A perguntas serão sobre a trajetória profissional do candidato, as atividades descritas nos documentos da Fase 1 e a contribuição pretendida para o programa. A banca examinadora atribuirá as notas aos candidatos. Aos candidatos selecionados para a Fase 2 será facultada a participação na entrevista por Skype, todavia obedecendo o item 5.2 deste edital, de forma que quaisquer problemas técnicos que possam ocorrer não são de responsabilidade do ECMVS

6.2. Os candidatos selecionados para a Fase 2 que tiverem sido efetivamente entrevistados receberão uma nota final calculada como a média das notas da Fase 1 e da Fase 2.

6.3. Para a produção intelectual computada no barema será considerado o Qualis da Área Biodiversidade da CAPES mais recente, vigente no ato de inscrição.

6.4. Em caso de empate na classificação final dos candidatos entrevistados, serão adotados, sucessivamente, os seguintes critérios de desempate: (I) maior nota no barema; (II) maior nota na proposta de projeto; (III) maior nota no plano de trabalho; (IV) sorteio.

6.5. Eventuais recursos poderão ser apresentados presencialmente na secretaria do PPG-ECMVS, no prazo de até 5 (cinco) dias corridos da divulgação dos resultados. Encerrado o processo de análise, o resultado será encaminhado ao colegiado do PPG-ECMVS para homologação do resultado final.

7. DAS ATRIBUIÇÕES DO BOLSISTA

7.1. Observar as regras descritas no regimento, regulamentos e decisões do colegiado do PPG-ECMVS, assim como o regimento geral da UFMG.

7.2. Preencher e assinar o termo de compromisso que ficará arquivado na secretaria do PPG-ECMVS.

7.3. Apresentar, até 30 dias antes do último dia de vigência anual da bolsa, um relatório das atividades realizadas no período, seguindo o formato definido pelo colegiado do PPG-ECMVS.

7.4. Participar das atividades regulares do PPG-ECMVS quando convidado, como por exemplo orientação ou coorientação de alunos, defesas de mestrado e doutorado, exames de qualificação, seminários, clubes acadêmicos e workshops, desde que essas atividades não estejam em conflito com as atividades primárias propostas pelo bolsista em seu plano de trabalho e não ocupem uma carga maior do que 20 horas/mês. Essas atividades deverão ser aprovadas pelo supervisor do bolsista ou, caso o supervisor julgue necessário, pelo colegiado do PPG-ECMVS.

7.5. Participar de atividades de ensino em disciplinas de pós-graduação do PPG-ECMVS, preferencialmente, desde que essas atividades não estejam em conflito com as atividades primárias propostas pelo bolsista em seu plano de trabalho e não ocupem uma carga maior do

(6)

que 30 horas/semestre (ou seja, 2 créditos/semestre no padrão UFMG). Essas atividades deverão ser aprovadas pelo supervisor do bolsista e pelo colegiado do PPG-ECMVS.

8. DISPOSIÇÕES GERAIS

8.1. A inscrição do candidato implicará o conhecimento e a aceitação das normas estabelecidas nesta chamada pública e na portaria no 86/CAPES de 03/07/2013, das quais não poderá alegar desconhecimento.

8.2. Será motivo de desclassificação o descumprimento de qualquer item deste edital.

8.3. Os candidatos não classificados poderão solicitar a devolução de seus documentos entre 30 (trinta) e 60 (sessenta) dias após a divulgação do resultado final, depois deste período os documentos serão incinerados.

8.4. Os casos omissos ou não previstos no presente edital serão julgados pelo colegiado do PPG-ECMVS.

Referências

Documentos relacionados

Portanto, se o escoamento da produção de soja do Centro-Oeste fosse realizada em vias rodoviárias que estivem em bons estados de conservação haveria significativas reduções

Invadir dispositivo informático alheio, conectado ou não à rede de computadores, mediante violação indevida de mecanismo de segurança e com o fim de obter, adulterar ou destruir

Sabendo o nível de disponibilidade, confidencialidade e integridade das informações com quais a organização trabalha, esta pode gerar políticas de segurança da informação

A dose inicial da solução oral foi de 20µg/h de misoprostol, nas primeiras 6 horas, aumentando em 20µg/h de misoprostol a cada 6 horas, se o trabalho de parto não fosse

Os anos dourados se foram e a reversão desses elementos pode significar o início de um movimento de fuga do país, para marcas com volumes e market share baixos, com modernas

Este Edital tem por objetivo apresentar as regras de seleção para concessão de bolsas de Mestrado e Doutorado para Programas de Pós-Graduação (PPG) Acadêmicos no âmbito da

b) Avaliação do Projeto de pesquisa: O projeto será avaliado quanto a obediência aos princípios fundamentais do método científico; à aderência temática à

O candidato deverá destacar na ficha de inscrição (anexo 01) no campo específico a que eixo do programa pretende concorrer, bem como indicar, no máximo, três