• Nenhum resultado encontrado

Relatório anual 2016 CUIABÁ/MT, 31 DE DEZEMBRO DE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório anual 2016 CUIABÁ/MT, 31 DE DEZEMBRO DE"

Copied!
27
0
0

Texto

(1)

0

Relatório anual

2016

(2)

1

ACADEMIA MATO-GROSSENSE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

- AMACIC –

RELATÓRIO ANUAL

Cuiabá/MT, 31 de dezembro de 2016.

1. AMACIC

A ACADEMIA MATO-GROSSENSE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS - AMACIC é uma associação civil de profissionais da área contábil, de abrangência em todo o Estado de Mato Grosso, pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, de prazo indeterminado, fundada em 30 de outubro de 2015, na capital do Estado, com Ata de Assembleia Geral de Constituição, Estatuto Social e Regimento Interno, todos registrados sob o nº 25734, no Tabelionato e Registro de Títulos, Documentos e Pessoas Jurídicas, CNPJ 23.890.573/0001-33, tendo foro e sede provisória na Avenida Isaac Povoas nº 1.495, Sala nº 26, Edifício Emília, Bairro Popular, CEP 78045-440, em Cuiabá, Mato Grosso, telefone (65) 3025-3336, e-mail:

presidência@amacic.org.br, site: http://www.amacic.org.br. 1.1. Diretoria Executiva da AMACIC (gestão 2015/2017)

IVAN ECHEVERRIA – Presidente,

ALOISIO RODRIGUES DA SILVA – Vice-Presidente,

ISEORENE CANAVARROS BERNARDINO – Diretora de Administração, EDNEI PINHAL DA LUZ – Vice-Diretor de Administração,

SIRIO PINHEIRO DA SILVA – Diretor de Finanças,

LUIZ GONZAGA WARMLING – Vice-Diretor de Finanças, NEY MUSSA DE MORAES – Diretor Operacional,

JOVANE MARCONI ZAGO – Vice-Diretor Operacional, SOFIA INES NIVEIROS – Diretora de Ensino e Pesquisa,

VALDIVA ROSSATO DE SOUZA – Vice-Diretora de Ensino e Pesquisa. 1.2. Conselho Fiscal da AMACIC (gestão 2015/2017)

1.2.1. Titulares

SILVIA MARA LEITE CAVALCANTE – Presidente, EVANDRO BENEDITO DOS SANTOS,

(3)

2 1

1.2.2. Suplentes

PAULO CESAR SANTOS RÜHLING, JOSÉ RICARTE DE LIMA,

JOÃO BERNARDES FERREIRA JUNIOR. 1.3. Associados Acadêmicos (não dirigentes):

ACY CASTRILLON FERREIRA, AGDA EDUARDA SALCEDO, ALDO CESAR DA SILVA ORTIZ, ALDO NUSS,

BENEDITO ALBUQUERQUE DA SILVA, EDEN ARISTOFLAVY MARANHÃO PRAEIRO, EDEVAL DORICO DA CRUZ E SILVA,

ELAINE REGINA CORRÊA BRANDÃO, ELBA VICENTINA DE MORAES PINHEIRO, ELCIDA HELGA MAIER,

GISELI ALVES SILVENTE,

GUSTAVO SCHENFELDER SALGUEIRO, IVAN CANAN,

JOÃO SOARES DA COSTA,

JOAQUIM EDUARDO DE MOURA NICACIO, JOILSON GONÇALVES DA SILVA,

JOSÉ ARLINDO DO CARMO, JOSEMAR RIBEIRO DE OLIVEIRA, MARIA FELICIA SANTOS DA SILVA, MAURO KOSIS,

NILZA QUEIROZ FREIRE,

ROBERTO ANACLETO DA COSTA, VANDER DA SILVEIRA MELO, VARLINDO ALVES DA SILVA. 2. ATIVIDADES ESTATUTÁRIAS 2.1. Assembleias Gerais em 2015

O início da AMACIC foi em 30 de outubro de 2015, conforme Ata de Assembleia Geral de Constituição com a aprovação de vinte e sete (27) associados acadêmicos, inclusive membros da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal, com a aprovação do Estatuto Social. Na Assembleia Geral de 10 de dezembro de 2015, aprovaram-se mais dez (10) associados acadêmicos e o Regimento Interno da AMACIC.

(4)

3 2.2. Assembleias Gerais em 2016

A primeira Assembleia Geral foi realizada em 26 de fevereiro, com a posse solene de trinta e quatro (34) associados acadêmicos, na qual esteve presente a Contadora MARIA CLARA CAVALCANTE BURGARIM, presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis – ABRACICON, agraciada com o diploma de Acadêmica Correspondente e, ainda, foram honrados pela AMACIC: o Contador AECIM TOCANTINS com o diploma de Acadêmico Benemérito; o Governador do Estado de Mato Grosso, Dr. JOSÉ PEDRO GONÇALVES TAQUES e o Vice-Governador CARLOS HENRIQUE BAQUETA FÁVARO, ambos com o diploma de Acadêmico Honorário; e também com o diploma de Acadêmico Correspondente, o Contador JOSÉ MARTÔNIO ALVES COELHO, presidente do Conselho Federal de Contabilidade.

Na Assembleia Geral de 17 de maio foram aprovados nomes de três (3) associados acadêmicos, completando-se o quadro de quarenta (40) membros, conforme prevê o Estatuto Social; o Conselho Fiscal apresentou parecer favorável às demonstrações contábeis do exercício de 2015.

Em 19 de agosto, na Assembleia Geral foi dada a posse solene aos seis (6) associados acadêmicos, cujos nomes já se encontravam aprovados em atos anteriores.

A Assembleia Geral de 23 de novembro contemplou a apresentação do plano de trabalho para o exercício de 2017, o orçamento anual, sendo aprovado o valor da anuidade de R$ 540,00 (quinhentos e quarenta reais), para pagamento em parcela única até 31 de março de 2017 por associado acadêmico, ou em 3 (três) parcelas de R$ 200,00 (duzentos reais), iguais e sucessivas, vencíveis em 31/03/17, 30/04/17 e 31/05/17. As anuidades têm a indicação dos acadêmicos pelo número de sua cadeira respectiva no lugar dos centavos. 2.3. Reuniões da Diretoria Executiva

No decorrer de 2016, foram realizadas reuniões da Diretoria Executiva em 08 e 18 de janeiro, 11 e 29 de março, 28 de junho, 28 de julho, 01 de agosto, 06 e 25 de outubro, 04 de novembro e 13 de dezembro, no total de onze (11) encontros para o desenvolvimento dos trabalhos da Academia no cumprimento das disposições estatutárias e regimentais.

3. ATIVIDADES DE PESQUISA CIENTÍFICA 3.1. Capítulo de e-book

Os Acadêmicos IVAN ECHEVERRIA e LUIZ GONZAGA WARMLING elaboraram o capítulo “História da Contabilidade em Mato Grosso: fragmentos”, disponível no site da AMACIC (www.amacic.org.br), parte integrante da obra “Resgate da Memória Contábil nos Estados” disponível no site do Conselho Federal de Contabilidade (www.cfc.org.br), uma

(5)

4

pesquisa científica para preservar a história de profissionais e instituições das Ciências Contábeis no nosso Estado.

Esse trabalho tem o objetivo de contribuir para a reflexão do papel da Contabilidade em Mato Grosso, contemplando o estímulo à pesquisa sobre a História da Contabilidade e sua importância como desenvolvimento do Estado, resgatando a memória Contábil e a sua evolução, bem como provocando nos profissionais a reflexão sobre a importância e a valorização da profissão do Contador. Foram realizadas pesquisas bibliográficas e documentais para o suporte da escrita e ilustração, bem assim pesquisas, não estruturadas, com profissionais da Contabilidade para a construção da seção.

3.2. Livros dos Acadêmicos

Constam do acervo da AMACIC para consultas as obras escritas por seus membros acadêmicos, divulgadas no site: www.amacic.org.br, quais sejam:

 Aldo Nuss – Pessoas: Foco & Desenvolvimento,

 Benedito Albuquerque da Silva – Contabilidade e Meio Ambiente: Considerações Teóricas e Práticas sobre o Controle dos Gastos Ambientais,

 Edinei Pinhal da Luz – Iniciação à Contabilidade de Custos,

 Ivan Echeverria, Aecim Tocantins e Nilza Queiroz Freire – Professora Alina: Uma Educadora Além do Seu Tempo,

 Ivan Echeverria – Contabilidade Geral e Custos,

 Ivan Echeverria – Contabilidade Geral, Custos & Análise Contábil,

 Ivan Echeverria – Mercado Financeiro: Aplicações, Produtos e Serviços Bancários,  Ivan Echeverria – Aecim Tocantins: da Contabilidade à Vida Pública,

 Ivan Echeverria e Aecim Tocantins – Cartas do Marechal Rondon: Relíquias do Telegrafista Tocantins,

 Joaquim Eduardo de Moura Nicacio – Mensuração, Análise e Otimização de Custos,  Joaquim Eduardo de Moura Nicacio – Simulações Numéricas com emprego do

MATLAB.

 Joaquim Eduardo de Moura Nicacio – Gestão de Custos Empresariais com Emprego de Métodos Quantitativos,

 Joaquim Eduardo de Moura Nicacio – Custos para Decisão: Uma Introdução,  Joaquim Eduardo de Moura Nicacio – Matemática Financeira Computacional,  Joaquim Eduardo de Moura Nicacio – Introdução à Contabilidade de Custos,  Nilza Queiroz Freire – Crônicas da Cidade Verde,

 Nilza Queiroz Freire, Aecim Tocantins e Ivan Echeverria – Professora Alina: Uma Educadora Além do Seu Tempo,

 Valdiva Rossato de Souza – Contabilidade Ambiental: Aplicação na Indústria Madeireira Localizada na Amazônia Mato-Grossense.

(6)

5 3.3. Artigos

O Acadêmico JOAQUIM EDUARDO DE MOURA NICÁCIO apresentou o artigo “A teoria probabilística da depreciação dos pomares de laranjeiras da espécie citrus sinesis” no 54º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural, no período de 14 a 17 de agosto de 2016.

O Acadêmico BENEDITO ALBUQUERQUE DA SILVA, Maressa Nadir Fonseca e Ozeni Souza de Oliveira, escreveram o artigo “A importância de um Contador na figura do Administrador Judicial na busca da eficácia dos processos falimentares e de recuperação de empresas”, constante dos Anais dos resumos dos trabalhos científicos e técnicos do 20º Congresso Brasileiro de Contabilidade, realizado de 11 a 14 de setembro de 2016.

O Acadêmico BENEDITO ALBUQUERQUE DA SILVA, em conjunto com doutorandos, escreveu os artigos “Impactos Econômicos da Cesta Básica”, e “Estatística descritiva aplicada à Análise de Balanços: o caso da Azaléia”, apresentados em 26 e 27 de outubro de 2016, na Universidade Católica Dom Bosco, em Campo Grande/MS.

Todos os artigos encontram-se disponíveis no site: www.amacic.org.br. 3.4. EVENTOS

3.4.1. Encontro de Coordenadores e Docentes de Ciências Contábeis

Foi realizado o em conjunto com o Conselho Regional de Contabilidade (CRCMT) no mês de agosto de 2016, destinado a atualizações dos profissionais da área contábil, contendo as seguintes atividades:

Dia 18:

- das 9 h às 14 horas: Credenciamento, - das 14 h às 15h30: Solenidade de Abertura,

- das 15h30 às 17 horas: Palestra sobre “O Ensino da Contabilidade no Brasil: necessidades de adaptação às normas da IRFS”,

- das 17h30 às 19h30: Painel: “O desempenho dos Estudantes de Ciências Contábeis no Exame de Suficiência e no ENADE”.

Dia 19:

- das 8 h às 10 horas: Painel: “Diretrizes Curriculares do CNE para Cursos de Ciências Contábeis no Brasil”,

- das 10h30 às 11h30: Palestra: “A Profissão Contábil e sua influência política na tomada de decisões do nosso País”,

- das 14 h às 15h30: As Tecnologias Digitais e a Educação Contemporânea.

- das 16 h às 17h30: Alunos Geração Y: relação professor/aluno – processo de aprendizagem/educação atual.

Participaram deste evento os seguintes acadêmicos: Aloysio Rodrigues da Silva, Sofia Ines Niveiros, Valdiva Rossato de Souza, Josemar Ribeiro de Oliveira, Jovane Marconi Zago, Elcida Helga Maier, Silvia Mara Leite Cavalcante, Sirio Pinheiro da Silva, Iseorene Canavarros Bernardino e Ivan Echeverria.

(7)

6

3.4.2. I Encontro Nacional das Academias de Ciências Contábeis

No 20º Congresso Brasileiro de Contabilidade, promovido pela Academia Brasileira de Ciências Contábeis, dia 14 de setembro de 2016, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza participaram do I Encontro Nacional das Academias de Ciências Contábeis os Acadêmicos da AMACIC: Jovane Marconi Zago, Iseorene Canavarros Bernadino, Nilza Queiroz Freire, Mauro Kosis, Silvia Mara Leite Cavalcante, Agda Eduarda Salcedo, Ivan Echeverria, Aloisio Rodrigues da Silva, Elcida Helga Maier e Elba Vicentina de Moraes Pinheiro.

3.4.3. Palestras técnicas

Em 20 de outubro de 2016, o Acadêmico YUITI SHIMADA proferiu duas palestras, a primeira: “Processo Administrativo Fiscal (PAF) na Receita Federal do Brasil” e a outra sobre as contribuições dedutíveis do Imposto de Renda para o “Fundo do Idoso”.

3.4.4. I Fórum Mato-Grossense de Perícia Contábil

Foi realizado em 10 de novembro, iniciando no período matutino com a palestra magna da Dra. Edileuza Zorgetti Monteiro da Silva, Diretora do Foro da Comarca de Cuiabá/MT e a seguir o “Talk Show”, com o tema Perícia Contábil, o novo CPC e o Cadastro Nacional de Peritos Contábeis do CFC, com os Contadores Sandra Maria Batista e Paulo Cordeiro de Mello.

No período vespertino foram realizadas as palestras: A Perícia Contábil como meio de prova em face de ilícitos financeiros, com Audrey Jones de Souza; Perícia Judicial e Extrajudicial em Planos de Previdência Complementar, com Vilma Guimarães; e Padronização dos Índices de Atualização Monetária, com Lilian Prado Caldeira.

Na sequência houve a posse da primeira Diretoria da Associação dos Peritos Contábeis de Mato Grosso.

3.4.5. Cine Contábil ABRACICON

A AMACIC - Academia Mato-Grossense de Ciências Contábeis e o CRCMT - Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso, com a deferência especial da ABRACICON - Academia Brasileira de Ciências Contábeis lançou em Cuiabá, o Cine Contábil Abracicon, apresentando a imagem do “Profissional da Contabilidade: ontem, hoje e as perspectivas para o amanhã”, no dia 17/11/2016, com reprise no dia 18/11/2016, a partir das 19 horas, no Auditório Luzia Guimarães, do Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso.

O filme, com entrada franca, trata-se uma produção histórica e científica criada pelos profissionais da contabilidade para sua classe como o próprio título evidencia.

Participaram dos eventos cento e quarenta e três (143) profissionais da contabilidade e estudantes universitários em cursos de Ciências Contábeis.

(8)

7 3.4.6. Reuniões técnicas

O presidente Ivan Echeverria participou das reuniões mensais da Câmara de Pesquisas e Estudos Técnicos do Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso, assim como das Reuniões Plenárias do CRCMT.

Integram a Comissão de Estruturação e Divulgação do Programa de Educação Profissional Continuada do CRCMT, o acadêmico Aloisio Rodrigues da Silva, coordenador, e os acadêmicos: Elcida Helga Maier, Ivan Echeverria, Sofia Inês Niveiros e Valdiva Rossato de Souza, conforme Portaria CRCMT Nº 16, de 01 de abril de 2016.

4. SERVIÇOS PRESTADOS À COMUNIDADE

Foi realizada em conjunto com o CRCMT, palestra para os profissionais da contabilidade, mediante o ingresso correspondente a um Agasalho ou um Cobertor, objeto da “Campanha do Agasalho” para distribuição à comunidade, em Cuiabá, no Auditório do Conselho, em 17 de maio.

A distribuição ocorreu para a Cooperativa dos Catadores de Lixo e às pessoas que se encontravam fazendo coletas no “Lixão”.

O projeto da “Campanha do Agasalho” teve atuação em Tangará da Serra, em 23 de maio, em Sinop em 31 de maio, em Sorriso em 01 de junho, em Jaciara em 7 de junho, em Lucas do Rio Verde em 20 de junho, em Nova Mutum em 21 de junho, sendo as distribuições dos agasalhos ocorridas nos próprios locais de realização das palestras para as respectivas comunidades carentes. Paralela à campanha são realizadas palestras técnicas para os Profissionais da Contabilidade.

Em 25 de junho foi realizado Café da Manhã, com a palestra “Regimes de tributação e recolhimento do ICMS e a responsabilidade do Profissional da Contabilidade”, com ingresso correspondente a artigos de limpeza para distribuição.

O “Seminário Estadual de Prestação de Contas – Eleitoral 2016” foi realizado em 19 de julho, no auditório do CRCMT, tendo presentes os temas seguintes: Financiamento de Campanhas e Prestação de Contas; Aspectos Jurídicos das Eleições 2016; e O Contador na Campanha Eleitoral.

5. PROGRAMA DE VOLUNTARIADO DA CLASSE CONTÁBIL (PVCC)

Na sede da AMACIC são realizadas as reuniões do subprograma 3-Funcriança e Fundo do Idoso do PVCC, sob a coordenação da Contadora Dezia Oliveira de Arruda, com os profissionais da contabilidade Vitória Cristina Silva, Edson Francisco Perisseli, Luis Carlos José da Silva Amorim e os Acadêmicos Ivan Echeverria e Iseorene Canavarros Bernardino.

(9)

8

No decorrer do exercício foram realizados quatro encontros para desenvolvimento das ações do subprograma, tanto no tocante ao Funcriança, quanto ao Fundo do Idoso. Aliás, sobre este último, conforme já registrado, recentemente foi realizada palestra pelo Acadêmico Yuiti Shimada, cujo texto se encontra no site da AMACIC.

6. ENTREGA DE CARTEIRAS

Nas entregas de Carteiras dos novos Profissionais da Contabilidade pelo CRCMT a AMACIC se faz presente pela sua Diretoria Executiva e por seus membros acadêmicos. A diretora de administração Iseorene Canavarros Bernardino participou da entrega no mês de abril e o presidente Ivan Echeverria nos meses de junho, julho e setembro. Nesses eventos é apresentada a Academia Mato-Grossense de Ciências Contábeis para os participantes. Ressalte-se a participação do acadêmico Joilson Gonçalves da Silva, que também é Presidente da Câmara de Registro, da presidente Silvia Mara Leite Cavalcante, da Vice-Presidente de Controle Interno, Elba Vicentina de Moraes Pinheiro e da conselheira Agda Eduarda Salcedo.

7. COMODATOS E DOAÇÕES

A sala onde se encontra instalada a Sede provisória da AMACIC foi cedida pelo Presidente Ivan Echeverria em comodato, assim como dois computadores, dois arquivos de aço, duas mesas de escritório, um bebedouro e um micro-ondas.

A contabilidade da AMACIC é realizada pelo Empresário Contábil e Acadêmico Luiz Gonzaga Warmling, cujo serviço realizado é oferecido em doação; cedeu em comodato uma mesa para reuniões e cinco cadeiras.

A Acadêmica Iseorene Canavarros Bernardino cedeu para a AMACIC, em comodato, uma mesa de escritório e um armário de aço com quatro gavetas.

8. INVESTIMENTOS

Foram adquiridos os seguintes bens: cinco cadeiras para reuniões, duas cadeiras de escritório, duas estantes de aço, um aparelho telefônico e um HD externo.

9. GRAVURAS

Nas páginas seguintes são apresentados folders e fotos ilustrativas sobre o conteúdo deste Relatório.

ACADEMIA MATO-GROSSENSE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS – AMACIC

IVAN ECHEVERRIA ISEORENE CANAVARROS BERNARDINO Presidente Diretora de Administração

(10)
(11)
(12)
(13)
(14)
(15)

14

Acadêmica ISEORENE CANAVARROS BERNARDINO – Diretora de Administração da AMACIC, Acadêmico IVAN ECHEVERRIA – Presidente da AMACIC, ISIS BERNARDINO – estudante.

Estudantes de Ciências Contábeis da Universidade de Cuiabá (UNIC) Cine Contábil, dia 18/11/16

(16)
(17)

16

(18)

17

(19)
(20)
(21)
(22)
(23)
(24)
(25)
(26)
(27)

Referências

Documentos relacionados

A promulgação do texto constitucional de 1988 foi um marco não só no direito constitucional brasileiro como também histórico, pois rompeu com o regime autoritário da

4°) O Código de Menores de 1979, nele o menor era visto como o principal protagonista da violência, a humilhação, estigmas e rótulos, reduzindo-os a objetos, os quais se tornavam

A questão agrária teve um enorme avanço em termos legais com a promulgação da Constituição Federal Brasileira de 1988, visto acima que esta se importou de

A responsabilidade civil constitui um dos temas mais relevantes no Direito Civil brasileiro dado a sua amplitude aplicada na vida de muitos indivíduos no meio social na qual estão

A distinção entre obrigação e responsabilidade começou a ser feita na Alemanha, discriminando-se na relação obrigacional, dois momentos distintos: o do débito

Assim, não existe razão para uma criança ou um adolescente serem privados da possibilidade de ter uma família única e exclusivamente pela orientação sexual de

Mediante ao estudo realizado podemos verificar a importância da licitação no Brasil, sendo assim, entende-se licitação como sendo o procedimento através do qual

bullying, que é mais amplo que o termo mobbing, pois refere-se mais às ofensas individuais do que à violência organizacional, enquanto que o assédio moral diz