• Nenhum resultado encontrado

Projeto Jovem Aprendiz Irmã Scheilla. Categoria do projeto: I Projetos em andamento (projetos em execução atualmente)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Projeto Jovem Aprendiz Irmã Scheilla. Categoria do projeto: I Projetos em andamento (projetos em execução atualmente)"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Projeto Jovem Aprendiz Irmã Scheilla Mostra Local de: Londrina

Categoria do projeto: I – Projetos em andamento (projetos em execução atualmente) Nome da Instituição/Empresa: Núcleo Esoirita Irmã Scheilla

Cidade: Londrina

Contato: silvia@neis.org.br Autor (es): Ivan Dutra

Equipe: Nome Função Escolaridade Carga Horária

André de Souza Dutra Instrutor/ Português Superior Completo 08 h/semanais

Alessandra Mathias Instrutor/ Matemática Superior Incompleto 08 h /semanais

Fernando Cavalcante Oliveira Instrutor/Informática Superior Incompleto 06h/semanais

Jéssica Priscila da Silva Auxiliar Administrativo Ensino médio completo 40 h/semanais

Cristiane Yukiko Ueno Instrutora/ Auxiliar Administrativo. Superior Completo 08 h / semanais

Samuel Vinicius Neves de Araujo Instrutor/ Formação Pessoal Superior Completo 08 h /semanais

Magali Batista de Almeida Coordenadora Geral Superior Completo 20 h/semanais

Elia Claudia de Oliveira Merendeira Fundamental Incompleto 40 h/semanais

Edneia Vidal da Silva Serviços gerais Fundamental Incompleto 40 h/semanais

Jéssica Maria Oliveira Secretária Ensino médio completo 40h/semanais Silvia Helena da Silva Assistente Social Superior Completo 30 h/semanais

Vera Lúcia Maria Carlos Assistente Social Superior Completo 30 h/ semanais

(2)

Objetivo(s) de Desenvolvimento do Milênio trabalhado(s) pelo projeto: RESUMO

A entidade desde o inicio de suas atividades preocupou-se com o desenvolvimento da criança e do adolescente e buscou desenvolver um trabalho que oferecesse alternativas para o desenvolvimento humano e de cidadania, principalmente da criança, adolescente e jovem.

No inicio, buscou atuar na formação do jovem, mesmo antes da legislação vigente, oferecia-se curso de profissionalização para os jovens que residiam nas comunidades de seu entorno, buscando retirar os jovens e conseqüentemente suas famílias da situação de risco existente.

Com a política nacional de assistência social, aperfeiçoou-se seguindo as determinações legais, e dentro de seus princípios oferece oportunidades de desenvolvimento das potencialidades dos jovens, através do projeto jovem aprendiz, para que eles sejam inseridos no mercado formal de trabalho e após o termino do contrato como aprendiz, continuem seguindo a vida em sociedade como cidadãos de bens. Hoje, priorizam-se os jovens de 14 a 18 anos em situação de vulnerabilidade, dando-lhes qualificação profissional de qualidade e propiciando a eles uma educação participativa e cidadã, que visa a formação em sua totalidade, seguindo os preceitos do Estatuto da Criança e do Adolescente e demais legislações vigentes.

O projeto busca retirar os jovens deste meio, abrindo para eles outras possibilidades e mostrando a importância dos estudos e da conquista de uma profissão.

Palavras-chave: Jovem, Família, Capacitação, Orientação e Profissionalização INTRODUÇÃO

01- MISSÃO ENTIDADE: Contribuir na transformação ,oral, ética e material das comunidades localizadas nas áreas de abrangência de atendimento.

02- VISÃO: Ser referência para a comunidade e demais instituições pelos resultados positivos crescentes.

Núcleo Espírita Irmã Scheilla (NEIS) é uma instituição da sociedade civil organizada voltada à política de assistência social, sem fins lucrativos, que tem por objetivo o atendimento às crianças, adolescentes e às famílias, que encontram-se em situação de risco ou vulnerabilidade social. Sendo uma entidade que busca atender o individuo e sua família em sua totalidade.

Para os Projetos de Qualificação Profissional e Jovem Aprendiz são fixadas idades para o atendimento, (de 14 a 18 anos de idade, de ambos os sexos). Busca-se atender de forma prioritária as comunidades Rosa Branca I e II, Santa Inês, Santa Mônica, Jardim Santa Fé, Jardim Monte Cristo, Jardim Marabá, Jardim Meton, Jardim Sérgio Antônio, Jardim Interlagos, Vila Ricardo e Vila Ricardo II, enfim região Leste de Londrina e adjacências.

(3)

A entidade trabalha visando principalmente à garantia, a prevenção e integração de adolescentes nas políticas públicas, prestando-lhes atendimento na área de profissionalização, buscando a integração no atendimento às famílias, como forma de garantir o fortalecimento dos vínculos familiares, o resgate da auto-estima e especialmente na construção de alternativas de vida que lhes permitam construir um processo coletivo, enquanto sujeitos de direitos, garantindo-lhes dignidade, respeito, sociabilidade, participação comunitária e o pleno exercício da cidadania.

Nossa instituição, em seu momento atual, desenvolve o projeto de Educação Profissional, com o curso de auxiliar administrativo, onde são atendidos adolescentes. 1. JUSTIFICATIVA: Educação e qualificação profissional para adolescentes e jovens em situação de risco pessoal ou qualquer situação de vulnerabilidade.

As atividades propiciam uma educação para a participação cidadã, o comportamento adequado no mercado de trabalho e a convivência social.

O projeto jovem aprendiz, de nossa entidade busca ainda promover o desenvolvimento dos adolescentes e jovens enquanto cidadãos, bem como sua consciência crítica e outros aspectos que tangem o mundo a sua volta, para permitir um bom convívio com os diversos ambientes sociais, além do fortalecimento de sua auto estima.

Por meio do acompanhamento das famílias, busca-se o estreitamento das relações familiares e/ou a retomada destes vínculos, a melhoria no ambiente escolar e na vida em sociedade de forma geral.

2. OBJETIVO GERAL: O Foco central da entidade é o atendimento à criança, adolescente e jovem. O projeto jovem aprendiz, já possui uma equipe qualificada e preparada para o seu desenvolvimento. Logo, busca-se a manutenção e ampliação do serviço já existente. Nosso maior foco é a excelência na formação do jovem e para tal a entidade segue rigorosamente a legislação vigente com ênfase para o Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei do Aprendiz e de mais legislações afetas a área.

3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 1.Desenvolver atividades formativas para o adolescente, proporcionando-lhe educação profissional através do planejamento de ações, cujo conteúdo desenvolva as seguintes habilidades:

1.1. Básicas: propiciar o trabalho das funções cognitivas e expressivas;

1.2. Específicas: propiciar a aquisição de conhecimentos específicos relacionados à atividade laborativa;

1.3. Gestão:

1.3.1. Propiciar o desenvolvimento da autonomia pessoal e profissional do adolescente;

(4)

1.3.2. Apoiar o processo de desenvolvimento do adolescente, fortalecendo a auto estima, em estreita relação com a família, escola e comunidade;

1.3.3. Oferecer qualificação profissional de qualidade a adolescentes em situação de vulnerabilidade de forma gratuita, visando sua inserção no mercado formal de trabalho;

1.3.4. Oferecer aos jovens a capacitação profissional, garantindo a manutenção dos seus direitos de iniciação ao mundo do trabalho, seguindo os moldes previstos na legislação em vigor;

1.3.5. Possibilitar aos jovens uma capacitação de qualidade que lhes garantam competitividade para o mundo do trabalho.

4. METODOLOGIA

:

As atividades são voltadas ao desenvolvimento geral e cognitivo do jovem. O Conteúdo repassado aos jovens segue o calendário letivo escolar e são ministrados pelos instrutores que possuem formação para tal.

As disciplinas e conteúdos administrados atendem às exigências do Ministério do Trabalho e Emprego. Logo, as atividades mensais, acontecem de forma programada, onde em grande parte, os jovens recebem a formação teórica, (pois a formação prática é realizada nas empresas parceiras, ou seja, o local onde o jovem atua como aprendiz), que vem de acordo com as exigências e necessidades do curso ministrado por esta instituição.

As atividades são dinâmicas, além de atender a legislação e órgãos competentes buscam despertar o interesse do jovem, transformando sua permanência na instituição em um momento agradável.

São desenvolvidas ações que venham de encontro ao interesse e a realidade do jovem, porém de acordo com as exigências do mercado de trabalho.

Trabalham-se as potencialidades dos jovens de maneira reflexiva, cognitiva, afetiva, ética e lúdica, promovendo hábitos e atitudes que os tornem competitivos e preparados para o desenvolvimento de ações que são exigidas no cotidiano do mercado formal de trabalho.

Tanto no espaço institucional, onde é desenvolvida a aprendizagem teórica, como nas empresas parceiras onde se desenvolve a aprendizagem prática, orienta-se o desenvolvimento de atividades que ofereçam oportunidade ao jovem para o desenvolvimento do autoconhecimento, de suas potencialidades, habilidades e autoestima para o seu fortalecimento.

A entidade, através de seu serviço social, realiza o acompanhamento do jovem em sua totalidade: no ambiente familiar, na rotina escolar e no local onde é desenvolvida a

(5)

aprendizagem prática, mantendo o jovem ciente dos acontecimentos e proporcionando o seu desenvolvimento pessoal e social.

5. MONITORAMENTO DOS RESULTADOS: As avaliações se dão de forma constante e fazem parte da rotina institucional, sendo que as reuniões com a equipe de trabalho ocorrem mensalmente e sempre com a participação de todos

Há dois anos tínhamos 75 alunos, hoje temos 232 jovens sendo que 202 destes encontram-se no mercado forma de trabalho.

6. VOLUNTÁRIOS: Dalson dos Reis Instrutor Educação Moral Superior Completo Ilka Regina Sanada Instrutor Educação Moral Superior Completo

Indira Dorocio Sanada Instrutor Educação Moral Superior Completo Roger Trigueiros Instrutor Educação Moral Superior Completo

Terezinha Donato Instrutor Educação Moral Superior Completo Wagner T.S.Miranda Instrutor Educação Moral Superior Completo Roldão Soares Gusmão Instrutor Educação Moral Médio Completo André Verri Instrutor Educação Moral Médio Completo

7. CRONOGRAMA: As atividades se dão de forma continuada 9. ORÇAMENTO:

Fonte Valor Periodicidade Federal

Estadual

Municipal R$: 7.152,00 Mensal

Doação Pessoa Física R$: 500,00 Mensal

Doação Pessoa Jurídica R$: 2.500,00 Mensal Doação Organ. Internacional

Mensalidades

Recursos Proprios R$: 1.000,00 Mensal Total R$: 11.152,00

10. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Jovens retiradas da situação de vulnerabilidade aprendendo um profissão recebendo acompanhamento para o mesmo e sua familia

(6)

REFERÊNCIAS

Referências

Documentos relacionados

A produção crescente de uvas sem sementes no Vale do Rio São Francisco, exige conhecimento do comportamento dos cultivares em relação à brotação, desenvolvimento de bagas,

Para a realização das provas, o candidato deverá estar no local indicado com, no mínimo, 30 (trinta) minutos de antecedência, e somente terá acesso ao local

educação de nível superior devido às dificuldades que os estudantes podem encontrar durante a graduação e vem sendo objeto de estudo de diversos trabalhos. Os estudos acerca

Este artigo encontra-se organizado da seguinte maneira: a Seção 1 apresentou o cenário, motivação e os objetivos do trabalho; a Seção 2 apresenta uma visão geral da Análise

This means the value of all zeros and all ones in the subnet field should not be assigned to actual (physicall) subnets.”.  Na prática: u to de

c.4) Não ocorrerá o cancelamento do contrato de seguro cujo prêmio tenha sido pago a vista, mediante financiamento obtido junto a instituições financeiras, no

Concordamos com Machado (2010) no sentido de que devemos buscar a efetiva concretização dos objetivos e finalidades da escola por meio de uma prática pedagógica

Caso aconteça, as medidas para correção incluem: raspar e lixar bem as áreas afetadas, aplicar uma demão de fundo preparador, corrigir as imperfeições com