• Nenhum resultado encontrado

Rio de Janeiro - Domingo 7 de Outubro de 1888 K. 379 PARA A CORTE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Rio de Janeiro - Domingo 7 de Outubro de 1888 K. 379 PARA A CORTE"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

s^w^I^ç^^wíjwwT

Anno XIV

Rio de Janeiro —- Domingo 7 de Outubro de 1888

ASSIGHATUBAS PARA A CORTE

K. 379

SnlESTUE , A.SNO 6JJ0OO 128C0O

AVULSO 40 RS.

^

Stre(p(ja,

"

" ^ -=-=-=—

PAGAMENTO ADIANTADG ESCRIPTORIO

f?0 RUA ©O OUVIDOR T

NUMERO

Os artigos enviados á redacção nâo serão resumidos ainda quo não sejam publicados

TYPOGRAPHIA

RUA SETE HDE SETEMBRO

impressa Das maeliinas rotativas ís Mariponi, na typograpliia da «Gazeta Gõ Noticias», às proprledaüe fle Araajs & Mendes

Tiragem 24.000 exemplares

m&v

Na hora do expediente," no senado, o Sr. Ávila mostrou hontem que o seu espirito é susceptível de outra ordom de apprehen-soes. que não apenas o que se refere a questões militares: S. Ex. mostrou-se apprCliensivo pelo futuro agrícola c eco-iiciinico do paiz, avista do exclusivismo co:ii quo so explora aqui o café. Isto fun-(lamentando um requerimento, que ficou

adiado. ''::"„ , .

Antes de S. Ex., o Sr. Soares fez jus-iisstmas considerações, fundamentando uma representação contra O disparate de ser o panno para saccos onerado com o imposto de importação do 6S0 rs., e o sueco já prompto com o imposto de 400 rs. Na ordem do dia, foi approvado o pa-recor da commissão de policia estabe-lccondp preferencia na discussão em fa-vor dos-Srpí ministros.

Na discussão do orçamento da agri-cultura, o Sr. Bclizario concluiu as obser-ções que na. véspera encetara, analysando a proposta do gorei no.

Do impoitante discurso de S. Ex.

da-mos resumo no Diário das Câmaras. Na caniara não houve sessão.

a sessão magna, sendo inaugurado n'esta occasiào o retrato do finado benemérito Antônio Godinho da Silva.

A orchestra é dirigida pelo insigne maestro Luiz Pedrosa, que fará executar a brilhante missa de sua composição, de-nominada S. Benedicto, cantando os solos, exímios e hábeis professores de re-conhecido mérito, O Gradual c Ave Maria, do mesmo; seguindo-se Q Gredo, do maestro Berrutti.

Das 9 horas da manhã cm diante, es-taruo cm franca oxposição os edifícios da sociedade, tocando c-m seus jardins umabanda de r_.usica.

_g_g_i_?_f___'__j»gg^^

morangos de Teyssoneau Jne., de Bor-I alma de todos os seus inimigos. Declarou -

¦ —-

—--rlo-inv. „„;,i^ ir„„r, •!• ' ,. ,- ""nu uc buuu.-, us seus 11H1I111.US. ueciarou

nn ms'é v, fl ?H' ?9 /lut'seP.tlC0J de I quo os seus bens actualmente constam de mwnAT „lL6"tbcrtV de!iV-n?do íl um cllalet !v rlla do Major Fonseca n. G 2, conservação tle pròductos alimentícios; ei tnnrin ;,m k-,.„„„;;« ,i„J—,i„:..„ .„„

raiule quantidade do fccüla, na massa de

Consta-nos • que foi novamente pro-rogada até o' dia 20 do corrente a actual sessão da assembléa geral legislativa.

Sabemos que o cruzador Almirante pínroso foi designado para uma impor-/.mie commissão, e para isso será desli-gado da divisão de cruzadores, comman-dada pelo chefe de div;são AVanden-Iiolk. que na próxima terça-feira passa o ECtt pavilhão de chefe para a Guanabara. A commissão a que nos referimos, é nada mais nada monos que uma viagem de (•iieumnavegação, durante a qual o Al-mirante Barroso sTá commandado pelo rjpitfio de mar e guerra Custodio José tlc Mello, commandante da Quanabara, que passará a ser commandada polo actual commandante cVaquclle cruzador, o capitão de fragata Lorena.

O Sr. Ignacio- de Sá Souto Maior e Ai.niio, contador da thesouraria de fa-zoada do Paraná, requereu a sua apo-sentadoria,

Ao Sr. inspector geral da saúde dos portos declarou o ministério do Império approvar a resposta dada por aquelle funecionario ao telegramma que lhe di-rigiu o inspector de saúde do porto da provincia dc Alagoas, acerca do regimem a que deviam ser sujeitos no porto da cidade do Penedo os navios procedentes de Sergipe, onde grassa epidemicamente a varíola, por estar a resposta de accôrdo com o disposto no art. 156 do regula-mento de 3 de fevereiro de 1S8G.

O governo entendeu que é preciso crear-se um hospital de isolamento, para onde sejam transferidos os doentes dos navios, e não o fechamento do porto, como acon-solhou o Sr. inspector geral dasaúdo dos portos, providencia que, não estando pre-vista no regulamento, só se justificaria como medida extraordinária, cm cir-cumstancias de excepcional gravidade.

tomate de Lisboa, marca C K C em mo nogranir.ía, pròductos rcmct-.idos da ai-ffUüiega, e ultimamente analysados no dito laboratório.

Em seguida assistiu S. M. o Impera-dor á lição do lente de medicina legal e toxicologia, Dr. Agostinho José de Souza Lima.

Durante a sua visita foi S. M. o Impe-rador acompanhado pelos vice-director e secretario da faculdade conselheiro Dr. barão de S. Salvador de Campos e Dr. Mu-niz Maia, e pelo referido inspector do la-boratorio Dr. Borges da Costa.

Agradecemos o Annuario da provincia do Rio Grande do Sul para 1889, pelo Dr. Graciano A. de Azambuja. Esta publica-ção contém, além de uma interessante parte litteraria, numerosos dados esta-tisticos e curiosas tabellas utilissimas para o commercio.

tendo um barracão de madeira no centro do terreno, debaixo do n. H2.

Instituiu herdeira de sua terça a sua mulher. Se ao tempo do seu fallecimento fôr fallecida sua mãi, será herdeira de toda a mearão dos sons bens sua mulher. Este testamento foi approvado pelo ta-bellião Pedro Evangelista do Castro em 10 de junho do 1S87 o aberto hontem pelo juiz substituto da provedoria, Dr. Segu-rado.

Foram concedidos dois mezes de licença ao engenheiro Joaquim Rodrigues Antu-nos Junior. chefe da commissão de terras em S. Paulo.

Não houve hontem sessão na assora-bléa provincial, por falta de numero.

O cavalheiro a que nos referimos hon-tem. como tendo desapparecido ha seis dias da cidade de Nicthoroy, escreveu-nos da provincia de Minas Geraes uma carta, em que declara estar alli a negócios, tendo escripto igual carta a sua familia, de quem bruscamente se separou, urgido por esses mesmos uegocios.

Consla-nos qne tendo sido consultado o Sr. barão de Cotegipe para permittir que fosso apresentado o, seu nome como •andidatp á presidência do Banco do Bra-6il nas próximas eleições, concedera essa permissão. Um grupo importante dc ae-cioniatas trata de fazer triumphar o nome

deS.Exi

'-Foi' prorogada até o#dia 23 do corrente a actual sessão da assembléa provincial dn Rio de Janeiro.

Foi assignado no dja 3 do corrente, na directoria de obras da provincia do Rio tlc Jaiíoiro, o termo de transferencia do ramal férreo de Cantagallo, do. proprie-dado do Sr. conde de Nova Friburgo, á companhia da estrada do forro Macahè e Ctimpns. A importância da compro foi

dc 1,500 -,W%00- £>'<3r

Foi nomondo ad.ditlo-de Z'- classe da lcgaijío braziJcíVTi''em Pariz o Sr. Dr. Antônio Luiz de Mello Vi.'ira.

Consta-nos que o Sr. ministro dos es-trangoiros vai mandar abrir concurso para os logares de cônsul do Brazil, que estão vagos e que presidirá ao concurso o Sr. Darão de Cabo Frio.

Foram promovidos na armado : A capitào-tcDcnto, oi' tenente Antônio Luiz Cavalcante de Oliveira.

A 1' tenente, o 2' Dr. Mario daSiW-a Nazà.eül.

Consta que o Banco internacional foi encarregado, pola-ffresidencia da provin-cia do t.iíTdc Janeiro, de contratar um empréstimo de 13 mil contos, para resgate i!a sua divida.

Em eommemoração ao 30" anniversario da fundação do hospital da Sociedade Por-tttgueza ile Beneficência, rcaliza-se hoje, nn edifício da mesma sociedade, a festa solemne do padroeiro S, João dc Deus, havendo missa pontificai ás 10 horas da manha, na capella social, orando ao Evangelho o Re.vm. padre João Manuel de Carvalho. Após aquelle acto, terá logar

eras?

Foi exonerado, a pedido, do logar de engenheiro do saneamento da cidade, o Dr. José Barbalho Uchoa Cavalcanti.

O Sr. Dr. Eduardo José de Moraes, concessionário do privilegio do canal Príncipe D. Affonso, recebeu as congra-tulaçoes seguintes, pela saneção da lei de garantia de juros votada pela assembléa provincial de Santa Catliarina.

Da Associação Commercial da Laguna : « Os habitantes do sul de Santa Ca-tharina congratulam-se com V. S. pela saneção da lei auíorisando o canal D. Afíonso. Louvores á patriótica assem-blea.—Coronel Fausto.»

Da câmara municipal :

« A câmara municipal felicita o congra-ttila-se com [yj S. pela saneção da lei que autonsou o canal D. Aübnso.—Presidente, Luis Nery.»

Serão boje postos em liberdade Virgi-lio Rodrigues de Oliveira e José Felicts-simo Ferreira, que cumpriram na peni-tenciaria do Nictheroy a pena a que foram condemnados pelo jury de S. Fi-delis.

TENTATIVA DE SUICÍDIO A's 7 1/2 horas da noite de ante-hon-tem, tentou suicidar-se João Manuel Fer-nandes, portuguez, morador na cstalagem n. 89 da rua de S. Clemente, enterrando na garganta um compasso de que lançara mão para esse fim. Ao subdelegado da freguezia da Lagoa declarou Fernandes que, vivendo desesperado com a enfermi-dade que soliria desde longo tempo, e fal-tando-llio meios para sua subsistência, deliberara pôr termo á vida.

Depois de receber os primeiros snecor-ros, que lhe foram prestados polo Sr. Dr. Felippe Meyer, foi o infeliz* remettido para o hospital da Misericórdia.

Foi nomeado director da escola Santa Isabel o Rvdm. padro José Venerando da Graça.

Concederam-se as seguinte licenças: De dois mezes, com Ordenado, para tratar de suasaúdVóo Dr. Erico Marinho da Ganm Coelho, lente do clinica obstetrica e gyniv-óídgica da Faculdade de Medicina ió Rio de Janeiro.

De tres mezes, para o mesmo fim, sendo dois.com ordenado c um com a metade, a D. Amélia Frazão do Araujo Cabrita, ¦professora da i* escola publica ile meninas

da freguezia de S. Christovão.

O ministério do império approvou as novas tabellas das substancias, vasilhame, utensiiios, livros e rótulos quo devem existir nas pharmacias, o a quo se referem os artigos 51, 51 a 5ü, 75, 7(3 e 193 do regulamento annoxo ao decreto n. 9554 de 3 de fevereiro do 1886.

As tabellas estão publicadas uo Diário Official de hontem.

PARLAMENTO

A ordem do dia, amanhã, na câmara dos deputados, é a seguinte:

3' discussão do credito supplemontar ao ministério do estrangeiros.

1* discussão do projecto sobre reprcssSo da ociosidade.

1' discussão do projecto isentando de impostos a Escola Domestica de Nossa Senhora do Amparo, em Petropolis.

1' discussão do projecto relevando o major Theophilo Soares Gomes, adminis-trador da mesa de rendas de Antonina, do pagamento da quantia de 9:0203351. 2* discussão do projecto isentando do imposto predial o Moiito-pio dos Artistas Caelioeiranos da provincia da Bahia.

2" discussão do projecto sobre contagem do tompo ao cirurgiáo-mór graduado Dr. Cesario Eugênio Gomes de Araujo.

Continuação dal* discussão do projecto n. 273 de 18.2, intenpretativo da lein. 463 de 2 de setembro de 1847.

3° discussão do projecto do senado sobre bancos de emissão.

A's 2 1/2 ou antes:

Interpellação do Sr, Bulhões Carvalho ao Sr, presidente do consolho.

A ordem do dia para amanhã no sena-do é:

Continuação da 2' discussão da pro-posta do poder executivo, convertida em proje-ito de lei pela câmara dos deputados, n. 31 do corrente anno. fixando a despeza mimercio leio dó 18§9.

Guimarães o David de Samsom fizeram por essa óccasião valer e Salientaram quanto esse illustre cavalheiro se mostrou solicito em attender a todas as questões atíinentcs á immigração.

S. Ex. não deixa senão saudades polas suas maneiras cavalheirosas, sua ama-bilidade, c principalmente Ipclo estudo consciencioso que foz do Brazil como ex-cellento paiz de solecção para a immigra-ção italiana.

A Sociedade Central nomeou uma com-missão de tres membros, para ir ao bota-fora do digno ex-ministro da Itália.

NUMERO AVULSO 40 RS.

ás assinaturas cím.fam em qualquer dia o lírmiuam es fim de marc», junho, setenta on dezenlro

maata!B!*b"M,"iM>n^

Consta-nos que foi agraciado com à grã-cruz effectiva da Rosa o cardeal Rampolla, secretario de Sua Santidade Leão XIII, por já ter a grã-cruz hono-raria da mesma ordem.

dc dar ? Para dizer que tinha fome, or-.I denando por isso á sua companheira que fosse preparar alguma cousa que se trin-casse. Como, porém, se demorasse ella em levantar-se, SanfAnna tomou dc um chicote e com o cabo espancou-a brutal-mente, pondo-a em seguida fora do quarto. A pobro mulher apresentou-se hontem ao Sr. Dr.'3' delegado de policia, que constatou a existência de uma grande contusão sobre olho esquerdo c muitos vergões polo corpo.

Ordenou a referida auetoridade que que fosso ella submettida a .oNarae de corpo de delicto.

Foi ante-hontem distribuído no senado um folheto relativo ao ramal para as

«MineraesdcCaxanabú, napiUncia d'0 SKT !3tuFco

de Minas, o de que s7o concessionários r0bBSSwiOTS§M

provinciaes os Srs. Dr. Antonino Poly- pu.Hiuio paia o cxuuuo earpo de Méirclles Enout e engenheiro

Paulo Ferreira Alves.

Os concessionários pedem ao senado que mantenha a fé dos contractos e a atito-nomia das deliberações das assembléas provinciaes. approvando a emenda que veioda câmara dos deputados e que firma aquelles direitos.

Tratando-se de assumpto tão Impor-tante e de urgente necessidade, estamos certos que o senado mais uma vez pro-vara que ali reside a garantia das nossas leis.

Foram nomeados agentes da collccto-ria provincial de Santo Antônio de Pa-dtia os cidadãos João Cyrillo Nogueira e Alexandrino Telles de Menezes.

No concurso ao provimento da primeira aula do piano do Conservatório de Musica, prestaram hontem a terceira e ultima prova os tres candidatos inscriptos. Reu-nida a junta dos professores, foram por olla habilitados os Srs. Arnaud Duarte Gouvêa, unanimemente, e Ilypolito Van-nier, por maioria de votos.

Procedendo-se á escolha para professor, por escrutínio secreto, foi preferido o Sr. Arnaud Duarte de Gouvêa, por unani-midade de votos.

O despacho imperial, que se realisou hontom no .paço da cidade, começou ao meio-dia c terminou ás 3 horas da tarde.

O Sr. ministro da agricultura não com-pareceu, por estar presente á discussão do orçamento da agricultura no senado.

Foram nomeados:

Manuel Gonçalves Pires Lima, lhe-sourciro da recebedoria da capital da provincia de Pernambuco.

Cesario Rodrigues Pombo, 2" escrip-turario da thesouraria'de fazenda de Mi-nas Geraes.

Alfonso Pinheiro de Faria, Io escrip-turario da mesma thesouraria.

Entraram do semana no rpaço os Srs.: conselheiro Olegario, camansta; visconde de Garcez. voador; e conde de Motta Maia, medico.

Mfflm BA HEfôlip FRANCEZA

O comitê para organisação da festa nacional franceza do centenário de 1789 ficou assim composto :

Presidente honorário, o Sr. ministro dc França ; vice-presidente honorário, o Sr. cônsul do França ; presidento, o Sr. Gla-ziou ; vices-presidentes, os Srs. Mazon e Montoux ; secretários, os Srs. Contevillo, Lajetine e Ravcrat; tbesotirciros, os Srs. BonniardeA.Marie; conselheiros, os Srs. deSt.DenÍM,Tramu,Leconflé,Larrieu,Rou-chon, Estoueight, Dr.Brissay, Cotilangcs, Ch. Haas, Bozon, Vierling, Hagucnauer, Vantelot, Ròbillard de Marigny, Milhas, Brianthe, Balesdent, Vannier, Lamothe e L. Leiden.

DIÁRIO DAS CÂMARAS

Na câmara dos doputados não houve sessão por falta de numero.

No senado, aborta a sessão, foi lida e iprovada a acta da antecedente

expediente foram lidos vários oíli-cios.

Foi aposentado, a pedido, o 1* escri-, pturario da thesouraria da provincia da Parahyba, Trajano José Rodrigues Cha-ves.

BSSASTPSE

A's 5 horas da tarde de hontem, descia pela rua do Senador Eusobio um carro lunebre puxado a qnatroanimaçs, quando ao chegarem frente ao prédio n. 57, por fatal casualidade colheu entre as rodas uma criança de côr parda, de 3 annos de idade, que ficou em estado grave. Essa infeliz criança estava com sua mãe á porta da citada casa, e ao ver o carro precipitou-sc para elle, sem dar tempo ao cocheiro de lazer estacar os animaes. Apezar de ter sido o facto meramente ca-suai, o cocheiro evadiu-se.

Estão depositados na policia diversos moveis usados, que para alli foram con-duzidos por um carregador, no dia I do corrente.

Ha muito que sç.,tra,vou uma U&Ü1 re-nhida entre, E.iuardo Celestino Dutra e o paraty. Ora é este quem desapparece, O^olido por aquelle, ora é aquelle que cahe, vencido por este. Ante-hontem coube a victoria ao valente paraty, que atitoa com o Celestino de pernas para o ar nas pedras da calçada, do que lhe resultou um ferimento na fronte. Um caridos) rondante carregou o chuva para o xadrez da 7' estação policial.

Hontom, S. M. o Imperador, acompa-nhado de seus semanários os Srs. condes de Motta Maia, Aljezur o Nioac, visitou 6 laboratório de hygiene da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro; onde chegou, inesperadamente, ás 11 horas da manhã. O inspector do laboratório, Dr. José Borges Ribeiro da Costa, realisou, em. pre-sença do mesmo augusto senhor, varias experiências, que demonstraram a exis-tencia de aeido salicylico na conserva do

,tt directoria da Companhia de Carri3 Urbanos, sob a dolorosa impressão quo lhe causou o infausto o prematuro passa-mento do Sr. Miguel Calogeras, ex-director, resolveu suspender por um dia os trabalhos das pflicinaís,cerrar por seto dias as portas do escriptoiáo c licenciar todos os empve-gados que qnizessem assistir ao sahi-mento, convidando os emp-egados em geral a tomar lueto por site'dias.

No dia seguinte aQ-d;ésso fallecimento, uma commissão-composta do oito meirl-bros, rcprorCãlando o trafego em- geral, foi dar pezames á viuva pela perda irre-paravel do sou ex-director. /

T22STA31W<-_í'í}

Afitonio José Pereira Dias, natural de Portugal, naseid'. no dia S de setembro do 1844 e b^lisado na Villa da Ponte. areebispn,Oo de Braga, filho de Antônio José Parcira, já fallccido, e de Anna Joa-quina do Carmo, ora casado com Delfina Rosa Dias, de cujo matrimônio não exis-tem filhos. Não os tinha naturaes.

Nomeia tostamenteiros e inventarian-tos do sons bens: em 1* logar, sua. mu-lher Ualíina Rosa Dias; em 2", a seu amigo Joaquim José Gomes da Silva; em 3*, Ma-nuel Pereira Pinto Lima; os quaes deu por abonados om juizo, fórá d'olle e onde mais preciso fôr; para prostaçãode con-tas, marca o prazo de um anno.

Era irmão da irmandade do Santis-simo Sacramento da Candelária e da Vonoravel Ordom Terceira de S. Fran-cisco da Penitencia, cm cujo cemitério queria ser enterrado, so fallecesse n'esta corte. No sétimo dia do seu fallecimento se dirão tres missas, sondo uma por sua alma, outra por alma de todos os seus parentes já fallecidos, o a terceira por

Por deéretò do 6 do corrente, foi no-meado Augusto José Xavier para o posto de capitão quartcl-mestre do commando superior da guarda nacional da comarca de Barra Mansa, na provincia do Rio de' Janeiro,

Ha dias, ro Fonseca, em Nictheroy, um menor, de 14 annos de idade, filnbdé José Antônio da-Silveira, er.Vi.ri.gado da companhia-Çiirrir.- Orb._:vjs d'aquella ci-dade,-* ftirrSfrrQU á perna direita, um Cavallo a que ia dar pasto;, o-cívallo es-pantou-se o arrastou o imprudente até grande distancia. A tompo aeudiu o em-pregado da referida companhia, Francisco Ignacio, conseguindo salvar o menor, que ficou gravemente ferido.

Foi hontem recolhido á penitenciaria de Nictheroy, onde vai cumprir a pena quo lhe foi imposta pelo jury dc Campos, o sentenciado 1'iburcio José de Barcellos. Andam cm circulação umas notas do valor de dous mil réis, 7* estampa, serie G', grosseiramente falsificadas. Bastaolhar para ellas, para se reconhecor a falsifl-cação.

Entretanto, tem havido quem as re-ceba, o ainda hontem vimos'' uma com o n. 1320, que o dono de um, hiosque da praça D. Pedro II recebeu e trocou. Ahi ílca o aviso para os incautos.

Na sua ultima sessão, a directoria da Sociedade Central de Immigração re-solvett endereçar aS. Ex. o Sr. commen-dador E. Martusçelli uma mensagem de reconhecimento pelos bons serviços que prestou como ministro da Itália, tendo sempre sabido conciliar os interesses da sua baila pátria com os do Brazil.

Os Srs. Carlos Raynsíord, Wencesláu

iiBiiBff^rii5agssgg5E_ia^i3a^

FOLHETIM 15

mm

o

ros

F. <D€D©PS_í&1

Wil< tobre inaiir>i IX (Continuação)

or, ficando só, vagueou

a encosta, procurando tomar nsao acaso as do um píissciante, prevendo o raso ile que o sou regresso fosse observado. Foz-sc! a passear debaixo das jaucllas da ?ra. de Lacey, mas os seus esforços foram imiteis ..não viu nenhuma das senhoras, mas conheceu que havia preparativos para próxima viagem, pelo alvoroço em Que os criados andavam cóndu/.ihdp malas <¦' pac itos, O mancebo, por extremo con-irariado,

preparava-se para renunciar á sna empreza infructlfera, quando ouviu voz por deiráz do muro a que estava Io. Os sons foram-so aproximando, bem depressa o sen' ouvido apurado conheceu a harmoniosa voz de

Ger-rn Minha

querida senhora, dizia ella, atormenta-se som motivos suílicientes, «ando importância ao que disse um... l|i» tal indivíduo,

fem razão, minha querida amiga, 'cspondcu

a governante, comttido não «so deixar de sentir uma espécie dc d supersticioso. Não deseja tornar a •juellemancebo'.

Eu. disso Gertrudes no tom do pudor •¦'"rcsallado,par

que r.-.z.io teria desejo de "inara ver uma pessoa quo mo é eom-'Hamente estranha, e que...O que... •''•i sua posição social não é

segura-n'' g"°(la con'l'anliia dc... "' senhoras de bom nascimento, é o im, !?.'ctcndo dizer. Imagina então que «PCIIo mancebo nas seja tão inferior i l,.n„. i 'o1 dc participar das idéas de minhacerl°' replicou (.ertrudes, estou ua sota as distincçDes de classe o de propr" ' Co,"tudo- esqueceria as suas

vír

o,\v «•rncíoesi niinlia querida ma-educa-ín ' "zuío ^conhecesse que a ¦iiir..-„'nl'P n:"' 'peneiras estabelecem uma

en-.« sensível entre as pessoas.

Estas palavras tinham algum tanto de injuriosas para Wildor; mas a voz suave da joven obstou a que elle se irritasse.

Tem razão, minha filha, replicou a governante, mas cousa alguma nos leva a crer quo o mancebo de qne se trata, não soja perfeitamente educado; a sua lin-guagem e as suas maneiras annunciam educação. ID' verdade que tem a fran-quoza e simplicidade de um marinheiro; mas a menina bem sabe que os mancebos das primeiras famílias da America e mesmo da Inglaterra se alistam muitas vezes ao serviço do Estado.

Mas nesse caso são officiaes', minha senhora, e aquelle...indivíduo trajava de marinheiro.

Não é tanto assim ; o seu fato ê de um panno mais fino e talhado com mais gosto. Tenho visto almirantes vestirem-se d'aquella sorte nos seus momentos de re-creio. Os homens quo oecupam um posto elevado na marinha, não largam volunta-riamonte as insígnias da sua profissão, mas algumas vo_es fazem desapparccor todo» os signaes exteriores da sua patente.

Eutãò julga queé ollicial, e que está talvez ao serviço dó ici ?

Não deixaria de o julgar, so no porto ostlv*sse algum cruzador do Estado. Não é tão somente a patente que elle pôde ter que mo inspira o interesse que por elle tinto. Na minha mocidade, Gertrudes, o acaso poz-nie cm relação com grande numero ds marítimos, o agora raras vezes os vejo sem experimentar alguma com-moção, principalmente quando elles têm uma physionomia varonil o intelligehte; mas'aliemos do outra cousa, bem vejo que a importuno.

Pelo contrario, minha senhora, res-pondeu Gertrudes, como julga que aquelle desconhecido é um homem bem educado, não ha inconveniente algum...por isso não é desacertado fatiarmos a seu res-peito. Julga verdadeiro o perigo om que elle nos fallou'!

Havia nas suas maneiras um mixto de interesso e de ironia, que era vcrdadci-i ramente singular. Disse ,< muitas cousas insignificantes, mas que tinham um fim sério. Gertrudes, a menina não está como eu tão familiarisada com as expressões marítimas: mas não ignora que a sua eslimavel tia, apezar da sua admiração por uma profissão que tem direito á sua estima, diz ás vezes erros...

Bem sei, interrompeu a joven que-rendo cortar observações desagradáveis, bem sei. ou ao menos tenho o muita» vezes presumido. Entretanto, minha senhora, é .singular quo um estranho tenha ousado

divertir-se á custa do uma pobre senhora. Convenlio, proseguiu madama Wyl-lys ; entretanto, aquelle marinheiro não me pareceu semelhante a esses estaba-nados que acham prazer em pôr em relevo as loucuras dos outros. Recorda-se,minha querida Gertrudes. de hontom, quando estávamos ao pé das ruínas do moinho, a Sra. de Lacey exprimir a admiração que lhe causava a vista de um navio com as velas amainadas.

Sim, sim. recordo-me, respondeu a sobrinha com alguma impaciência.

Pois, minha amiga, serviu-se de termos muito incorrectos, o que não é extraordinário da parte do uma senhora ; mas admirou-me que um marítimo cm-pregasse termos idênticos, e o que acaba de me confundir, é o veterano tel-os ac-coitado como perfeitamente adequados.Talvez, disse Gertrudes em voz baixa, que esses dous homens conheçam o fraco de madama de Lacey para as conversa-ções náuticas. Polo que, estou certa de que a senhora não pude continuar a con-siderar aquelle indivíduo como homem bem educado.

Náo pensaria mais nisso, Gertrudes, se não fosse um sentimento que não posso explicar nem definir; desejaria tornar a

vêl-o.

N'este momento, Gertrudes deu um grito, sentindo cahir a seus pés uma chi-batinha e vendo um homem saltar o muro. Era "SVilder, o qual, depois' de sc haver desculpado da sua repentina appa-lição, apanhou a cbibatinha c dlspoz-se a retirar-se, como se cousa alguma se ti-' vesse passado do extraordinário. Havia era soas maneiras uma delicadeza que provavelmente tinha por fim convencer (lertriides de que elle podia ter alguma jirotençáo ao titulo qne elia lhe recusava; c de feito produziu uma expressão favo-ravel. A governante .mpallideceu, mas não sentiu receio algum, c a commoçâo nada lhe tirou á iirmeza da voz.

Queira demorasse um instante, dis-so-lhe ella, se acaso não está com muita pressa.

AVilder cedeu ao convite da governante, a qual, vendo os seus desejos realisados dc uma maneira tá'0 imprevista, hesitou antes de tomar a palavra.

Se tomo a liberdade do » demorar, disse cila com algum embaraço, é por causa da opinião que o senhor expressa sobre o navio que está para partir, assim que tenha vento favorável.

A Real Carolina 1 perguntou Wilder com indiffcrença.

Sim, julgo que assim so chamai

Esporo, minha senhora, quo as mi-nhas pa'avras lhe náo tenham inspirado alguma prevenção desagradável contra osso navio; posso afllrmar-llie que é ex-eellènte, e que o capitão sabe do sou oflicio.

E assim mesmo não hesitou em dizer-nos que corríamos mais risco indo n'aquelle navio, do que em outro qualquer.

E ainda o repito, respondeu Wilder. Teria a condescendência de explicar os motivos da sua opinião? '

Se bem me recordo, já os expliquei á senhora com quem ha uma hora'tive a honra de failar.

Ella não está aqui, c além d'isso não tem tenção do fazer viajem ; sou eu que devo partir com a minha discípula o os nossos criados.

Já assim o tinha entendido, respon-deu Wilder conservando os olhos fitos na physionomia expressiva do Gertrudes.

Então, visto que as duas partes inte-ressadas estão aqui, quer tornar a dizer-nos por que tem tão má opinião da Real Carolina ?

Wilder estremeceu c corou.

Não exija de mim que repita, minha senhora, disse elle balbuciando, o que já disse a esse respeito.

Não, sem duvida; as suas explica-ções parcecram-me suílicientes, mas estou persuadida de que tem ainda outros motivos de que lião julgou conveniente inteirar-nos.

E' mui difüeil a um marítimo evitar a linguagem tnchnica, que é absoluta-mente inintolligivel para uma pessoa do sou sexo. Já fez alguma viagem?

Algumas.

N'esso caso, conseguirei talvez fazer-me comprehender. Sabe, minha senhora, que st segurança de um navio depende principalmente da inclinação dos seus lados, a que os marítimos chamam ter estabilidade. Agora 6 inútil dizer a uma senhora da sua intelligencia, que, se a Carolina se inclinar mais para um lado, haverá um perigo immineiite para todos os passageiros.

Issoé evidente; mas qualquer outro navio offereeeria o mesmo inconveniente.

Certamente, se qualquer outro navio garrasse ; mas depois qne exerço a minha profissão, só uma vez me aconteceu essa infelicidade. Além disso, os cabos degu-rupés...

São cxcellentes, bradou uma voz. Os tres interlocutores voltaram-se e viram Roberto Bunt encostaio ao muro do outro lado.

(Continua.)

Suas Magostades Imperiaes desceram hontem de Petropolis, desembarcando no arsenal de marinha ás 10 horas da manhã, onde foram, recebidos por Suas A^tezas Imperiaes,

O Imperador, acompanhado dos seus semanários, dirigiu-se para a faculdade de Medicina, que visitou, percorrendo to-das as dependências.

Sua Magestade a Imperatriz, com Sua Alteza a Princeza Imperial, partiu logo para o palácio de S. Cluistovâo.

Foi agraciado com a grã-cruz da Rosa o Sr. Ernesto Martucelli, ministro da Itália n'esta corte.

mforma-nos o Sr. goreute da compa-nhia dc S. Christovão não ter funda*' rnonlo a-reclamação-dos Srs. Poules & Abreu., química um objecto despachado u'a(iuc!_;>. 'cot.ipanhia pwa-it- rua- de -S>, Luiz Gonzaga. AÍIirnia o Sr. ge^í.toâue nSo consta ial dospaç^vrirToscriptu-p.çãodacompanl,>_^., g; mais, que esta tem tornado p^iito e notório que não se resjjoíi^bilisa pelos objectos que lhe são enffsgues senão nas condições do res-pectivo aviso, muitas vezes publicado.

A's 8 horas da noite de ante-hontem, andava Manuel Francisco fio Oliveira Junior, pela rua do Urugttay, armado dc faca e cie revólver carregado com uma cápsula. Prondeu-o a patrulhado no acto de passar-lhe revista ollerceeu o preso grando resistência, pelo que ficou ferido na orelha esquerda. Como contra a força, porem, não ha resistência possível, foi finalmente o gajo recolhido ao xadrez.

EL-REI D. LU.Z

Sijp.cxzia, S

El-Rei D. Luiz de Portugal embarcou hoje aqui, de volta para Lisboa.

ÇjQgeucin Etacat.')

Os gatunos visitaram ante-hontem a casa de alugar eommodos á rua da Mise-ricordian. 01, e do quarto de Adéhide Correia do Azevedo carregaram alguns objectos de ouro o a quantia de FõOft. Adelaide queixou-se ao subdelegado do 1° districto de S. José, que mandou pro-ceder a exame de corpo de delicto na porta arrombada, e abriu o respectivo inquérito. i,..->' '<

0 GENERAL BÚULANGtf.

0 general Boulangar acaba de voltei1 .a-eãta capital.

No lugar denominado Jacaré, na fro-guezia do Engenho Novo, foram pr->sos ante-hontem, á 1 hora da tarde, José Joa-quim Arautos o João Teixeira Pinto, por suspeitos de gatunos. Um d'elles trazia um pé de cabra e o outro uma gazúa.

yfl&àtôi habitantes cV,, freguezia de Me-rity, na província-;Irt'i.io de Janeiro, com' toda a razão ri_.;."támani por nosso ínter-medio a eciíçâo de uma agencia de cor-reio ii aquella localidade, porquanto a quç existe mais porto, dista légua e meia, e não ha estafeta para conducção da cor-rospondencia. Sendo Merity uma freguc-zia populosa c servida pela estrada de ferro da linha do Norte, achamos justa a exigência e digna de ser attendida.

Já os murros andavam pelo ar, acom-panha.ios do clássico godem I Como dous gallos brigadores, assim estavam o ame-ricano James Carry e o imperial mari-nheiro José Pereira da Silva, ahteáhon-tem, no botequim n. 0 da rua de S. José; nisto chegou a policia, e foram ambos para o xadrez. Se Carry tinha uin valente punho para o jogo do murro, em compen-sação encontrou-se uma faca do ponta em

poder de Silva.

FAP_FRI5U..e}.E'3 Ha quem nos indique a China, ¦ Tratando-se da questão

Que tanto nos encanzina: A da grande immigração. Substituir, Deus nos defenda I Por feio amarello o preto, E' caso igual ao da emenda Que llca peior que o soneto. Inda ha dias, no senado, Um senador mandarim Revelou-se apaixonado Polo coolie, pelo chim. Transfundir na nossa raça O sangue d'aquellas veias. E' fazer, fatal desgraça, Producção de cousas feias. Filho de chim, na verdade, Se á mãi porventura sai, Traz a côr o a fealdadc Do horrendo senhor sou pai. Não queiramos tal flagello Cue a nossa esthetica arruina; Abaixo o coolie, o amarello I Abaixo, portanto, a China I

Pedro Malazakte.

Foi nomeado contador dos correios do Santa Catliarina, o Sr. Francisco José Correia Yainhondt.

t_».'-.H.-...f~ .Ar£.-__ouarjní__3* JOCKEY-CLUB

QBANDB PRIiMIO EXPERIÊNCIA

Realisa-se hoje no Prado Fluminense uma corrida que, a julgar pelo seu attra-l.ente ptogramma, certamente proporcio-nara ao publico uma excellente festa hippica.

A grande aüracção do dia é o pareô do G-rande Prêmio lCxperiencia, para ani-mães estrangeiros de 2 anuos, cm que se acham inscriptos 30 puros-sangues, d'cn-tre os quaes é bem possível que se en-contre o futuro vencedor dos grandes prêmios Jockey-Club e Rio de Janeiro, do atino próximo.

Dos sete pareôs de que se compõe o programma, não ha um cm que se possa previamente dizor qual o vencedor pro-vavel.

Todavia, nos arriscamos a dar hoje os palpites, ainda mesmo que no grande prêmio possamos colher experiência :

V pareô Condor ou Nero The Witch ou Miner Derby ou Zig General ou Boreas Gerfaut ou Feniana Bonaparte ou Huguonote Brazão ou Gladiador 2' 3* » 4' i 5* » 0* » 7* » E até lá. SPORT-CI.UB

O movimento do hospital da Santa Casa da Misericórdia, dos hospícios de Pedro II, de Nossa Senhora da Saude, do S. João Baptisla, de Nossa Senhora do Soeeorro o de Nossa Senhora das Dores cm Cascadura, foi no dia 6 do corrente o seguinte :

Existiam 1.827. entraram "2, sahiram .30. falleceram 10, existem 1,813.

O movimento da sala do Banco e dos consultórios públicos foi, no- mesmo dia, de -1:30 consui.an.e8, para os quaes se aviaram 483 receitas.

Praticaram.se u8 extracções de dentes, Foram ante-hontem recolhidos ao xadrez da 2' estação policial os" desordeiros José da Silva Lisboa, Sebastião Moreira, Domingos José Rodrigues, João Borges Leal o Luiz Paes Fontes.

AMOR E PANCADARIA

Como Adão e Eva, sem serpente,' vi-viam n'uin paraíso João Baptista de SanfAnna e Cândida Maria do Espirito Santo, moradores da cstalagem n. 73 da rua do Visconde de ltaúlia. Entre elles ainda não tinha havido sombra de rusga, quando infelizmente nnte-hmitem, de-baixo de um formidável pilcquc, entrou cm casa o SanfAnna c deitou-se, como quem sente que—cabeça pesada está a pedir travesseiro. O homem roncava como um trombone, quando uma impertinente mosca fez-lhe umas cócegas no nariz. Despertando cstreinunhado, e ainda mal curado da muafa. para o que lhe havia

Encerrou-se hontem a inscripção para a corrida a realisar-se quinta-feira, 11 do corrente, no prado do Sport-Club, cujo programma ficou assim organisado :

1' páreo—Carris Urbanos.—1,100 me-tros.—Animaes de menos de meio sangue que não tenham ganho n'esta distancia : Mfirat. Fidalgo. Trovão, Danlon, Cri-mêa, Sport e Visconde.de Pitusissú.

2" parco.— Rio de Janeiro 1300 me-tros.—Animaes nacionaes que não tenham ganho n'esta distancia:

Cruzeiro, Tiple, Tupan, Panadero c Famalicão.

3* pareô.— Sport Club.—IOüO metros. —Animaes de qualquer paiz •

Garibaldi, Pernambucana,Dandy,Faus-tin, Siva e Little-Princo.

4* pareô. — Supplemeniar.—1200 me-tros. — Animaes nacionaes de meio sangue :

Maravilha, Camelia,Tromborioe Pistom 5" pareô.—SS de Agosto. —1400 me-tros.—Animaes estrangeiros até 3 annos e nacionaes de qualquer idade :

Zirigaía, Alberto, Black Satin, Tiple, Lit-tle-Prince e Girl.

0* pareô.—?,9 de Julho.—1330 metros. —Animaes nacionaes até meio sangue : Camelia, Bombo, Fidalgo, Clarinetta e Regente II.

CI.UB ATIILET1CO DEAZII.EIRO

Realisa-se hoje no largo do Barreto, Nictheroy, ás 11 horas da manhà.a 31* corrida do Club Athletico Brazileiro, com o seguinte programma:

1" pareô.—150 nietros, para homens; 15 corredores inscriptos.

2" parco. -- Hop-Slop-jump; 20 in-seriplos.

3* parco.—140 metros, para meninas; inscriptas.

4* parei.—200 metros, para homens; 21 inscriptos.

5* pareô.—150 metros, para meninas; inscriptas.

G'pareô.—300 metros, para homens; 21 inscriptos.

O Sh\ Soai*es requer que sejam pu-blicadas no jornal da casa algumas repre-sentações que lhe foram enviadas pelos representantes das fabricas de tecidos do algodão estabelecidas n'esta corto e em Petropolis.

Chamando a attenção do Sr. ministço da fazenda para as representações, diz que na tarifa, das alfândegas a matéria tecida pagaOSO rs., ao passo que os saccos importados do estrangeiro pagam 400 rs. Isto c uma protecção concedida a indus-tria ostrangeira, porque não se compre-hende que estejamos a favorecer os ope-rarios quo se empregam no fabrico do saccos fora do paiz, sobrecarregando a matéria prima que tem de ser importada no Brazil para esse fim, taxando-a em quantia mais elevada,

O requerimento fpi approvado. O Sk» Silveira nsiwtliia não lê resumos dos seus discursos ; mas desde que o padre Maneio exergou contradicção no seu discurso sobre o juramento exigido pelo regimento, declara que o que disse, foi que o santo padre votou pela abolição do juramento catholico. O orador não é anti-catholico, ó descrente, o, lamentando » ignorância d'esso santo varão, pode-lho para chamar ao caminho da civilisação, com as suas doutrinas catholicas o a grande fé que o distingue, os indios que ainda vivem cm estado primitivo nos sor-toes do Pará.

O Sr. Avlln diz que ha um as-sumpto que muito o preoceupa, assim como aos homens que estudam as questões econômicas d'cste paiz, pertencente.!' ao ramo da agricultura.

Tencionavaoccupar hojo a attenção do senado, discutindo a questão do gaz cor-rente, cujo preço elevado levanta rocia-mações ; mas como ainda não chegaram as informações que pediu, tratará da questão dos trabalhadores agrícolas, mos-trando mais uma vez que as idéas do Sr. ministro da agricultura sobre este assumptosão eclectieas, apezar da provin-cia de S. Paulo pm seu uosohY.olvimento e progresso oppor-se formalmente áquel-Ias ideas.

Tratando da lavoura da canna, para a qual chama a attenção do governo, mos-tra o estado precário em que se acha a industria do assucar, e lastima que até hoje o governo não tenha tomado provi-doncias para impedir que o nosso assucar, melhor em qualidade e em tudo. seja ar-redado dos mercados estrangeiros, pela concurrencia da sa^charina eda beterra-ba, dequeosallernãcs, que se avantajam em todos OS ramos da actividnde humana, tiparfí resultados taes, qu6 hoje quasi que os mercados consumidores preferom o assucar e a aguardente de beterraba aos do canna do Órazil.

Refertrldo-se á introducção de traba-lhadoPes agrícolas, diz que ella só apro-pitará á grande propriedade já estabele-cida e constituída, e muito principalmente á provincia de S. Paulo.

Acha quo o que se deve impedir, ó o exclusivismo de cultura, porque isso seria contrario aos interesses econômicos do Brazil.

Não é exacto -jueem.üido.arepublica, do Prata esteja mais adiantada do que o Brazil: isto já provou e ainda continuará a insistir, reconhecendo, entro tanto, que a producção da província de Santa Fé, na republica Argentina, foi maior o anno passado do que a da provincia do Rio Grande do Sul; mas o que não se pôde negar,é que a producção no Brazil cresce, como passou a mostrar, citando factos.

Mandou á mesa um requerimento, pe-dindo copia das informações dadas nelas repartições da secretaria da agricultura sobre o projecto de burgos agrícolas.

O requerimento ficou sobre a mesa, para ser apoiado opportunamente.

Passou-se á 1* parte da ordem do dia. 2' e ultima discussão do parecer da mesa, letra LL de 188S, sobre a indica-ção do Sr. senador barão de Cotegipe, para qne se resolva a duvida suscitada pela decisão dada pela presidência—se aos ministros de Estado cabe preferencia para failar nas matérias sujeitas á dis-cussão.

O §i\ Ávila acha desnecessária a alteração proposta ao regimento o vota contra a indicação, e parecer.

Postos a votos, foram approvados o pa-recor e a indicação.

Continuou a 2' discussão do orçamento da agricultura para o exercício de 1889.

O Sr. _P. ííoÜHft ,*1.» continua dis-cutindo o orçamento da agricultura, di-zendo que, se esta discussão se tem de-morado, o unico culpado.é ogove.rno,quo, em vez de tornar restricta a discussão, traz sempre, assumptos novos,que obrigam os que não estão do accôrdo com eile_ a oecuparem mais vezes do que querem, a tribuna parlamentar.

Não pode deixar de combater o plano de viação férrea apresentado e sustentado pelo Sr. ministro da agricultura, porque S. Ex. não justifica esse seu plano, de modo a merecer confiança. Se elle se 11-mitasse aos logares povoados, seguindo á proporção que so estendessem as popu-laçõos, e se, em vez de garantia de piros, se dessem subvenções lalomctricas, talvez o orador não lhe negasse o seu volo, mas para estradas para o deserto, sem estudos o conhecimentos dos resultados rjue podem dar, não acha que sejam idéas acceitavois nem prudentes.

Se os orçamentos so limitassem aos ser-viços creados, a discussão seria rápida, como acontece em outros paiycsjtnas entre nós elles trazem sempre matérias novas e essas é que determinam as grandes dis-cussões. As maiorias novas de que tra-Iam os orçamentos, poderiam constituir projectos era separado, estes passariam rapidamente no parlamento, depois de estudados pelas commissões das duas ca-maras.

Desde que o governo não tem conheci-niento exacto de quanto custam essas estradas que se vão construir, o'as-sumpto deveria ficar adiado, porque o que está provado, é. que as estradas «<5 cami-nham quando os que n'ellas empregam os capitães têm a certeza dc que nada perdem com as garantias de juros que lhes paga

das onerosas garantias de juros e outros encargos, a exemplo do que se faz na Hollandao na Itália.

.Continuando a combater o plano de viaçáo férrea do Sr. ministro da agri-cultura, mostra com documentos os desas-tres que tem acontecido ao Estado com grande nume o de concessões o obras por olle jniciadas; e passou a tratar da navegação subvencionada, manifestando-se contra st prorogaçào de prazos e con-cessão de favores a algumas que já não estão no caso de morecel-os.

Apreciando as idéas do Sr. ministro da agricultura sobre a immigração, acha que S. Ex. proredo erradamente, quando diz que nega auxílios aos burgos agri-colas. Entende que o governo deve ani-, mar a introducçáo de trabalhadores agrU colas o conceder favores aquellas em-prezas que tenham por flm estabelecer o garantir a pequena propriedade, e n'estas eonaiçõfls estão as companhias dos bur-gos agrícolas..

Trata longamente da colonisação e im-Wigr-açao, tolegraphos o correios, gaz, dos auditivos sobre as águas e outros àssum pios, e discute o parecer da commissão cio orçamento do senado, mostrando quo o orçamento

que se discute, tem uma elevação de mais de 11 mil contos, quan-tia essa que vai ser applicada quasi toda a obras novas.

Acha que a politica do Sr. Antônio Prado nao podo sor a politica do minis-torio, que não tratou, na falia do throno, do obras publicas, mas sim de refor-mas. No plano do Sr. ministro da agricultura ha falta de methodo e da lórma. Vê, porém, que o programma. apresentado a ultima hora ê antagonicü com o apresenta-lo pelo Sr. João Alfredo. O Sr. Prado, julga o orador, está mal colloeado no ministério. S. Ex. ê quo devia ser o presidente do conselho. A idea de descentralização apresentada â um programa novo o om opposição ao do Sr. presidente do conselho, que con-demna essas idéas.

A discussão ficou adiada pela hora. Levantou-se a sessão ás 4 horas d» tarde.

Foi hontem dado á sepultura, ás 4 ho-ras da tarde, no cemitorio de S. João Baptista, o cadáver do coronel Dos-champs.

Acompanharam o corpo á ultima mo-rada muitos amigos do finado.fr-tíe sua família, entre os quaes viam-so o Sr. mi-nistro dos estrangeirosrmuitos senadores, deputados, officiaes de marinha, funecio-nanos Dtiblicos e muitas pessoas gradas,

SEDUCÇÀ0 E ABANDONO '

Da cidade do Nictheroy foi raptada uma moça de 19 anuos de idade e con-duzicla por seu-Bcductor para uma lios-perfaria n'esta corte, onde estiveram tres dias. D alli foi ella levada para a rua do Senado n. 4, onde resido Amélia Bo-telho. Tendo o Sr. Dr. 3* delegado depo< licia conhecimento do facto, que lhe fo» denunciado pela própria dona da citada, casa, deu aquolla auetoridade acertadas providencias para que fosse preso o sen duetor da infeliz rapariga.

Hontem, ás 7 horas da noite, foi pela policia detido o Sr. Bernardo Carneiro, na occasiào em que entrava na referida casa e entregava a Amélia uma carta da sou irmão, Manuel Carneiro, na qual' pedia este que com urgencialhe mandasí som a infeliz moça. O Sr. Bernardo Car-. ne;ro declarou então que seu irmão, d seduetor da pobre rapariga, estava espe-rando a resposta na porta da Maison Mo~ dèrne.

Preso e conduzido á presença do Sr. Dr. 3* delegado de policia, declarou Ma-nuel Carneiro que não se casaria com t sua victima, dando como razão o facto d> ser ella mulata.

Trata-se de um caso em que a pos... ção social do delinqtieníe aggrava o de. licto. Manuel Carneiro é moço de boa sociedade, professor em um collegio dç Nictheroy, collaborador de diversas fo. lhas, e freqüenta casas de respeitabilis. simas famílias n'aqtieHa cidkde. Pop i':so mesmo deve ser mais severa a jus-» tiça, exigindo a reparação do mal causado.

A infeliz seduzida vai ser envi&da polo Sr. Dr. 3* delegado de policia alo Sr, Dr. juiz de orphãos de Nictheroy. r> O Grêmio Litterario Almeida Garrett rcuno se hoje no. Lyceu Litterario Por-' tugtiez, em assembléa geral, para olegor adirectoria que tem de servir no próximo anno social.

AQUiDAIrüAN

Sobre este couraçado da nossa marinha de guerra tomos as seguintes noticias :

No dia 4 do corrente chegou elle â enseada de Cabo Frio. Antc-hbntem sus-1, pendeu ferro e fez exercícios de artilharia na ilha da Ancora, regressando á tarde. Hontem repetiu os exercícios junto ás pontas Saqtiarema e Negra, regressando ainda á tarde.

Tom tambem feito cxcrcicio de lus eloctrica ó de panno, e prepara-se a tri-polação para um desembarque.

Amanhã deve seguir para os Búzios, onde vai continuar os exercícios, antes do seguir para a Ilha Grande.

O estado sanitário è excellente.

Chegou hontem de S. Paulo o jockev

Rocha I- ranço.

o Estado, já tão onerado,e que mais ficará, se fór por diante o plano do Sr. ministro da agricultura.

Fazendo considerações de ordem eco-nomica sobre as nossas estradas de forro, acha que o governo não devo dar auxi-lios directos a nenhuma empreza, mas sim indirectos; o Estado não deve ser empreiteiro, mas auxiliar as emprezas, para não virem os ministros, errando, soecorrer-se dos erros dos-seus anteces-sores, quando o thesouro solTro.

Em toda a parte.0 Estado é sempre um máu emprezario de obras, c não ha de Iser no Brazil que se ha de desmentir aqiiillo que a experiência todos os dias allirma.

Está de accôrdo que as obras novas só devem ser atictorisadas depois dos con-vemientes estudos. Só os paizes militares é que possuem a direcção das estradas de ferro, e isto somente para fins mili-tares o não econômicos;'nos não precisa-mos ser empreiteiros.

Recorda que, quando foi ministro, pro-poz ao Sr. Prado um alvitre para übor-tar o Estado de muitos encargos onerosos, passando-os a particulares, c com isso provou que não tinha idéas acanhadas. Queria que fossem arrendadas todas as estradas dc ferro, pwa libertar o E stado

Foram concedidas as seguintes paton-tos de invenção :

A Alexandre Young, por seu procura-dor Júlio Geraud, para o seu invento de um systema aperfeiçoado de produzir sobre aquecer vapor.

A Carlos Haggonmocher, para a sua machina oscillatoria destinada a peneirar íarinha.e denominada Peneira HorisontaL Na 4" estação policial foi ante-hontení apresentado, ás 10 1/2 horas da manhã, João Tavares Cordeiro, morador à rua Buarque de Macedo n. 45 A, por haver, como declarou, tentado suicidar-se, inge< rindo um liquido escuro que trazia dentro de um vidro. O subdelegado do 2* dis-tticto de S. José mandou communicar o oceorrido á familia do Cordeiro, a qual comparecendo immediatnmente, conduzia o enfermo para a casa de saude do Sr. Dr. Eiras.

Por deliberação ds directoria da Sócio-dade Portugueza de Beneficência, foi no-meado medico elTcctivo dos hospitaos da mesma o Sr. Dr. Manuel Pereira Cardoso Fontes, que já exercia-o cargo de adjunto ellectivo, ficando a seu cargo a parte res-pectiva da enfermaria de S, Joaouim.

HOBTE RSParJTSPíA A's 51/2 horas da tarde de hontem, ao passar pela rua do General Caldwell, nas proximidades da do General Pedra, cabia1 sobre a calçada, morto repentinamente, um indivíduo de côr prúta, maior de 65 annos de idade, e quo algumas pessoas reconheceram ser o trabalhador da alfan» dega Francisco dc Azevedo, residente cm S. Christovão. O cadáver foi transferido para a 1' eslação policial, por ordem do alferes Guimarães, commandante d'essa estação, quo em seguida remetteu-o para o Necrotério.

Hontem pola madrugada, penetrarão os gatunos no armazém da rua Yirite Quatro dc Maio n. 91 E, pertencente a' José Pereira da Silva, e conseguiram' roubar cerca de 1:000S cm dinheiro o' uma porção de latas com manteiga. O Sr. Fontoura Lima, subdelegado du 1« districto do Engenho Novo, procede i

averiguações. ^ Y

'¦'¦'m

- ¦;.'•¦ .¦:*!*&

¦ ¦ ¦:¦ I

*m

wm

£:

Referências

Documentos relacionados

Para Souza (2004, p 65), os micros e pequenos empresários negligenciam as atividades de planejamento e controle dos seus negócios, considerando-as como uma

O SECRETÁRIO MUNICIPAL DOS TRANSPORTES, no uso de suas atribuições legais, observado o disposto na Lei Municipal 8.133/98 e consideradas as tentativas inexitosas em proceder

Dessa forma, a partir da perspectiva teórica do sociólogo francês Pierre Bourdieu, o presente trabalho busca compreender como a lógica produtivista introduzida no campo

Inicialmente, até que as ações estejam bem delineadas, a proposta é de que seja realizada apenas uma reunião geral (Ensino Fundamental e Educação Infantil)

Esta dissertação teve como objetivo analisar a formação docente a distância do Projeto Jovem Cientista, parte integrante do Projeto Jovem de Futuro (realizado

O primeiro passo para introduzir o MTT como procedimento para mudança do comportamento alimentar consiste no profissional psicoeducar o paciente a todo o processo,

Afinal de contas, tanto uma quanto a outra são ferramentas essenciais para a compreensão da realidade, além de ser o principal motivo da re- pulsa pela matemática, uma vez que é

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários