• Nenhum resultado encontrado

proposta de vivência e de aprofundamento da fé dos catequizandos na catequese e na família.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "proposta de vivência e de aprofundamento da fé dos catequizandos na catequese e na família."

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

E

Em

m

b

bu

u

sc

s

ca

a

d

d

o

o

T

Te

es

so

o

u

u

r

r

o

o

d

da

a

F

é

C

C

a

a

m

m

p

p

a

a

n

n

h

h

a

a

d

d

a

a

Q

Q

u

u

a

a

r

r

e

e

s

s

m

m

a

a

2

2

0

0

1

1

3

3

C

C

a

a

d

d

e

e

r

r

n

n

o

o

d

d

a

a

A

A

d

d

o

o

l

l

e

e

s

s

c

c

ê

ê

n

n

c

c

i

i

a

a

E

E

m

m

b

b

u

u

s

s

c

c

a

a

d

d

o

o

T

T

e

e

s

s

o

o

u

u

r

r

o

o

d

d

a

a

F

F

é

é

A Quaresma é o tempo litúrgico de conversão, que a Igreja marca para nos preparar para a grande festa da Páscoa. É tempo para nos arrepender dos nossos pecados e de mudar algo de nós para sermos melhores e poder viver mais próximos de Cristo. EEmm bbuussccaa ddoo TTeessoouurroo ddaa FFéé””1 é uma proposta de vivência e de aprofundamento da fé dos catequizandos na catequese e na família.

A

Acceeiittaassuummddeessaaffiioo??

Acredito que sim! Tu gostas de aventuras, e esta é uma aventura muito especial! Estás a começar um tempo muito importante: a Quaresma, os 40 dias de caminhada para a grande festa dos cristãos – a Páscoa da Ressurreição.

Este vai ser um tempo de descobertas para construíres um grande Tesouro! Há tesouros que nos limitamos a descobrir, mas há também tesouros que construímos! Este vai ser um misto dos dois: descobrir e construir! Para isso, vais receber em cada semana uma nova «pista» que te levará a novas aventuras de conhecimento e relação… Mas, por enquanto, não te posso revelar muito mais…

C

C

a

a

i

i

x

x

a

a

d

d

o

o

t

t

e

e

s

s

o

o

u

u

r

r

o

o

Numa primeira fase terás que construir uma caixa do tesouro. Lembra-te que é aí que vais guardar as tuas descobertas… Tens em casa muitas coisas que podem servir… talvez uma caixa de sapatos, ou aquele baú que está no sótão dos teus avós… Ou então fazes tu a tua própria Caixa, decorada e bonita para receber algumas «joias». Podes sempre pedir a ajuda dos teus pais, avós, ou outra pessoa que tenha jeito para isso.

Quando estiver pronta, coloca-a num lugar onde possa estar sempre à vista de quem está em casa: para este Tesouro, é a melhor maneira de estar bem seguro! Agora, com a Caixa do Tesouro pronta, podes começar a aventura desta descoberta seguindo a primeira pista…

1

(2)

1

1

ª

ª

S

S

e

e

m

m

a

a

n

n

a

a

d

d

a

a

Q

Q

u

u

a

a

r

r

e

e

s

s

m

m

a

a

(17 a 23 de fevereiro) 1 1ªªPPiissttaa “NNaaqquueelleetteemmppoo,,JJeessuuss,,cchheeiiooddooEEssppíírriittooSSaannttoo,,rreettiirroouu--SSeeddaassmmaarrggeennssddoo J Joorrddããoo..DDuurraanntteeqquuaarreennttaaddiiaass,,eesstteevveennooddeesseerrttoo,,ccoonndduuzziiddooppeellooEEssppíírriittoo,, e e ffooii tteennttaaddoo ppeelloo DDiiaabboo.. NNeesssseess ddiiaass nnããoo ccoommeeuu nnaaddaa ee,, ppaassssaaddoo eessssee t teemmppoo,,sseennttiiuuffoommee..OODDiiaabbooddiissssee--llhhee::««SSeeééssFFiillhhooddeeDDeeuuss,,mmaannddaaaaeessttaa p peeddrraa qquuee ssee ttrraannssffoorrmmee eemm ppããoo»».. JJeessuuss rreessppoonnddeeuu--llhhee:: ««EEssttáá eessccrriittoo:: ‘NNeemmssóóddeeppããoovviivveeoohhoommeemm’’»»..”” L Luuccaass44,,11--44

Jesus é tentado! Tem de fazer escolhas: o que será melhor? Qual o caminho a seguir? Para encontrar as respostas parte da sua confiança no Pai, e responde a partir do conhecimento que tem do que está escrito, ou seja, da PPaallaavvrraaddeeDDeeuussnnaaBBííbblliiaa. .

A

AccrreeddiittaarreemmDDeeuussééccoonnffiiaarrnn’’EEllee!! Saber que Ele quer o melhor para nós, e que escutar a sua Palavra nos ajuda a ter uma vida boa, verdadeira, bela, plena, feliz. PPoorr iissssoo aa pprriimmeeiirraa ppaallaavvrraa qquuee ddiizzeemmooss aa DDeeuuss qquuaannddoo

p

prrooffeessssaammoossaannoossssaaFFééé: «é CCrreeiioo», oouusseejjaa,,aaccrreeddiittoo,,ccoonnffiiooeemmTTii! !

C

Crreerr

«Muitos afirmam que “crer” é demasiado pouco; eles querem é “saber”. A palavra “crer” tem, no entanto, dois sentidos completamente distintos.

Se um paraquedista, no aeroporto, pergunta ao empregado: «O paraquedas está corretamente acondicionado?», e este responder: «Hum, creio que sim…», isso então não lhe bastará; ele quer mesmo saber. Se, todavia, ele tiver pedido a um amigo para acondicionar o paraquedas, e este lhe responder à mesma pergunta: «Sim, eu pessoalmente encarreguei-me de o fazer. Podes confiar em mim!», o paraquedista responder-lhe-á então: ««EEssttáá bbeemm,, aaccrreeddiittoo eemm ttii!!»» Esta fé é muito mais que “conhecimento”, ela ssiiggnniiffiiccaa““cceerrtteezzaa””..

E esta é a fféé que fez Abraão mudar-se para a Terra Prometida, esta é a fé que fez os Mártires perseverarem até à morte, esta é a fé que ainda hoje mantém de pé os cristãos perseguidos. Uma fé que compreende todo o ser humano…» (Youcat, 21)2

P PeeggaannaaBBííbblliiaa,,llêêeeeessccuuttaaaappaallaavvrraaddeeDDeeuus. s L Leeiittuurraass ddaa 11ªª SSeemmaannaa ddaa QQuuaarreessmmaa M MiissssaaeeVViiaaSSaaccrraa

22 de fevereiro às 19h na Capela de São Pedro

J

Jooiaia ddoo TTeessouourroo::

““CCRREEIIOO!!””

2 Livro baseado no Catecismo da Igreja Católica, escrito por e para jovens que querem

saber em que acreditam. Site oficial www.youcat.org

Dia 1ª Leitura Salmo 2ª Leitura Evangelho

quarta-feira Cinzas 13 de Fevereiro Joel 2, 12-18 50, 3-17 2ª Coríntios 5 20-21; 6 1-2 Mateus 6 1-18 1ª domingo da Quaresma 17 de Fevereiro Deuteronómio 26 4-10 90, 1-15 Romanos 10 8-13 Lucas 4 1-13 segunda-feira 18 de Fevereiro Levítico, 19 1-18 18, 8-15 Mateus 25 31-46 terça-feira 19 de Fevereiro Isaías 55 10-11 33, 4-19 Mateus 6 7-15 quarta-feira 20 de Fevereiro Jonas 3 1-10 50, 3-19 Lucas 11 29-32 quinta-feira 21 de Fevereiro Ester 4, 17 137, 1-8 Mateus 7 7-12 sexta-feira 22 de Fevereiro 1ª Pedro 5 1-4 22, 1-6 Mateus 16 13-19 Sábado 23 de Fevereiro Deuteronómio 26, 16-19 118, 1-8 Mateus 5 43-48

(3)

2

2

ª

ª

S

S

e

e

m

m

a

a

n

n

a

a

d

d

a

a

Q

Q

u

u

a

a

r

r

e

e

s

s

m

m

a

a

(24 de fevereiro a 2 de março) 2 2ªªPPiissttaa N Naaqquueelleetteemmppoo,,JJeessuussttoommoouuccoonnssiiggooPPeeddrroo,,JJooããooeeTTiiaaggooeessuubbiiuuaaoommoonnttee,, p paarraa oorraarr.. EEnnqquuaannttoo oorraavvaa,, aalltteerroouu--ssee oo aassppeettoo ddoo sseeuu rroossttoo ee aass ssuuaass v veesstteess ffiiccaarraamm ddeeuummaa bbrraannccuurraa rreeffuullggeennttee..((……)) DDaa nnuuvveemmssaaiiuu uummaa vvoozz,, q quueeddiizziiaa::««EEsstteeééoommeeuuFFiillhhoo,,oommeeuuEElleeiittoo::eessccuuttaaii--OO»».. LLuuccaass99,,2288--2299..3355 Jesus transfigura-se.

Os seus amigos Pedro, João e Tiago podem ver toda a luz que vem Jesus. Ficam espantados por perceberem diante de quem estão: JJeessuuss éé oo F

Fiillhhoo ddee DDeeuuss, o próprio Deus que caminha com eles.

A voz que vem da nuvem confirma isso mesmo e faz um convite: eessccuuttaarr JJeessuuss! A Deus não O vemos… mas em Jesus, porque é Deus e Homem, podemos aproximar-nos mais de Deus, porque o próprio Deus se aproxima de nós.

Q

QuueebboomméétteerrmmoossJJeessuuss!! E

ElleeééoommaaiisspprreecciioossooTTeessoouurrooqquueeooCCééuunnoossooffeerreeccee!!

Acreditar é conhecer, escutar, seguir, imitar, amar Jesus…

Escutar e falar com Ele para que Ele nos ajude a ttrraannssffiigguurraarr a nossa vida, para a tornar mais bonita e verdadeira.

D

Deessaaffiioo

De tudo o que conhecem de Jesus, se tivesses de apresentá-lO a alguém que nunca ouviu falar d’Ele, o que dirias? Como O apresentavas?

Escolhe:

- Uma frase dita por Jesus - Uma história contada por Jesus - Um encontro de Jesus com alguém

- Um milagre de Jesus - Uma atitude de Jesus

- Um traço da sua personalidade

- Um acontecimento determinante da sua vida

P

PeeggaannaaBBííbblliiaa,,llêêeeeessccuuttaaaappaallaavvrraaddeeDDeeuuss..

LLeeiittuurraass ddaa 22ªª SSeemmaannaa ddaa QQuuaarreessmmaa

Dia 1ª Leitura Salmo 2ª Leitura Evangelho 2º domingo da Quaresma 24 de Fevereiro Génesis 15 5-18 26 1-14 Filipenses 3 17-21; 4, 1 Lucas 9 28-36 segunda-feira

25 de Fevereiro Daniel 9, 4-10 78, 8-13 Lucas 6, 36-38

terça-feira

26 de Fevereiro Isaías 1, 10-20 49, 8-23 Mateus 23, 1-12

quarta-feira

27 de Fevereiro Jeremias 18, 18-20 30, 5-16 Mateus 20, 17-28

quinta-feira

28 de Fevereiro Jeremias 17, 5-10 1, 1-6 Lucas 16, 19-31

sexta-feira

01 de Março Génesis 37, 3-28 104, 16-21 Mateus 21, 33-46

sábado

02 de Março Miqueias 7, 14-20 102, 1-12 Lucas 15, 1-32

Missa e Via Sacra

1 de março às 19h00 na Capela de São Pedro

J Jooiiaa dodo TTeessouourroo:: « «CCrreeiioo emem umum ssóó SeSennhhoorr,, JJeessuuss CCrriissttoo,, FiFillhhoo U Unniiggéénniittoo dede DeDeuuss,, nanasscciiddoo dodo PaPaii anantteess dede totoddooss osos ssééccuullooss:: DeDeuuss d dee DDeeuuss,, lluuzz ddaa lluuzz,, DDeeuuss vveerrddaaddeeiirroo ddee DDeeuuss vveerrddaaddeeiirroo..»»

(4)

3

3

ª

ª

S

S

e

e

m

m

a

a

n

n

a

a

d

d

a

a

Q

Q

u

u

a

a

r

r

e

e

s

s

m

m

a

a

(3 a 9 de março) 3 3ªªPPiissttaa « «CCeerrttoo hhoommeemmttiinnhhaa uummaaffiigguueeiirraappllaannttaaddaannaassuuaa vviinnhhaa..FFooii pprrooccuurraarrooss f frruuttoossqquueenneellaahhoouuvveessssee,,mmaassnnããoooosseennccoonnttrroouu..DDiisssseeeennttããooaaoovviinnhhaatteeiirroo:: ‘HHááttrrêêssaannoossqquueevveennhhoopprrooccuurraarrffrruuttoossnneessttaaffiigguueeiirraaeennããoooosseennccoonnttrroo.. D Deevveessccoorrttáá--llaa..PPoorrqquueehháá--ddeeeessttaarreellaaaaooccuuppaarriinnuuttiillmmeenntteeaatteerrrraa??’’..MMaass o o vviinnhhaatteeiirroorreessppoonnddeeuu--llhhee::‘‘SSeennhhoorr,,ddeeiixxaa--aaffiiccaarraaiinnddaaeesstteeaannoo,,qquueeeeuu,, e ennttrreettaannttoo,,vvoouuccaavvaarr--llhheeeemmvvoollttaaeeddeeiittaarr--llhheeaadduubboo..TTaallvveezzvveennhhaaaaddaarr f frruuttooss..SSeennããooddeerr,,mmaannddáá--llaa--áássccoorrttaarrnnoopprróóxxiimmooaannoo»».. LLuuccaass1133,,66--99 Jesus conta a ppaarráábboollaaddaaffiigguueeiirra. a

Uma história que nos fala dos frutos que, como amigos de Jesus, somos convidados a dar na nossa vida: a amizade com Ele mostra-se naquilo que fazemos. Mas o próprio Jesus nos diz que nos dá o EEssppíírriittoo SSaannttoo que habita em nós e nos ajuda a viver de uma forma boa e bela… Por isso, ppooddeemmooss ee ddeevveemmooss c

coonnffiiaarr--nnoossaaooEEssppíírriittoo!!

D

Deessaaffiioo

Procura na tua Bíblia o texto de Actos dos Apóstolos 2, 1-4. São Lucas fala de dois sinais com os quais descreve a vinda do

Espírito Santo sobre os Apóstolos: um que se faz ouvir, e outro que se faz ver…

Explica o que cada um destes sinais nos diz sobre o Espírito Santo.

O Orraaççããoo V Viinnddee,,EEssppíírriittooSSaannttoo,,eenncchheeiioossccoorraaççõõeessddoossvvoossssoossffiiééiiss e eaacceennddeeiinneelleessooffooggooddoovvoossssooaammoorr.. E Ennvviiaaii,,SSeennhhoorr,,oovvoossssooEEssppíírriittoo,,eettuuddoosseerrááccrriiaaddoo.. E Erreennoovvaarreeiissaaffaacceeddaatteerrrraa.. P PeeggaannaaBBííbblliiaa,,llêêeeeessccuuttaaaappaallaavvrraaddeeDDeeuuss.. LLeeiittuurraass ddaa 33ªª SSeemmaannaa ddaa QQuuaarreessmmaa

Dia 1ª Leitura Salmo 2ª Leitura Evangelho

3º domingo da Quaresma 03 de Março Êxodo 3 1-15 102 1-11 1º Coríntios 10 1-12 Lucas 13 1-9 segunda-feira 04 de Março 2º Reis 5, 1-5 41, 2-3; 42, 3-4 Lucas 4, 24-30 terça-feira 05 de Março Daniel 3, 25-43 24, 4-9 Mateus 18, 21-35 quarta-feira 06 de Março Deuteronómio 4, 1-9 147, 12-20 Mateus 5, 17-19 quinta-feira

07 de Março Jeremias 7, 23-28 94, 1-9 Lucas 11, 14-23

sexta-feira

08 de Março Oseias 14, 2-10 80, 6-17

Marcos 12, 28-34

sábado

09 de Março Oseias 6, 1-6 50, 3-21 Lucas 18, 9-14

M

MiissssaaeeVViiaaSSaaccrraa

8 de março às 18h30 na Capela de São Pedro

J Jooiia adodo TTeessoouurroo:: « «CCrreeiioo nnoo EsEsppíírriittoo SaSannttoo,, SeSennhhoorr ququee dádá a a vviiddaa,, e e p prroocceeddee ddoo PPaaii ee dodo FiFillhhoo;; e ecocomm o o PaPaii e eo o FFiillhhoo é é a addoorraaddoo ee gglloorriiffiiccaaddoo:: EEllee qquuee ffaalloouu ppeellooss pprrooffeettaass..»»

(5)

4ª Semana da Quaresma

(10 a 16 de Março) 4 4ªªPPiissttaa “AAiinnddaa eellee eessttaavvaa lloonnggee,, qquuaannddoo oo ppaaii oo vviiuu:: eenncchheeuu--ssee ddeeccoommppaaiixxããoo ee c coorrrreeuu aa llaannççaarr--ssee--llhhee aaoo ppeessccooççoo,, ccoobbrriinnddoo--oo ddeebbeeiijjooss.. DDiissssee--llhheeoo ffiillhhoo:: ‘PPaaii,,ppeeqquueeiiccoonnttrraaooCCééuueeccoonnttrraattii..JJáánnããoommeerreeççoosseerrcchhaammaaddootteeuuffiillhhoo’’.. M Maass oo ppaaii ddiissssee aaooss sseerrvvooss:: ‘‘TTrraazzeeii ddeepprreessssaa aa mmeellhhoorr ttúúnniiccaa eevveessttii--llhhaa.. P Poonnddee--llhhee uumm aanneell nnoo ddeeddoo ee ssaannddáálliiaass nnooss ppééss.. TTrraazzeeii oo vviitteelloo ggoorrddoo ee m maattaaii--oo.. CCoommaammooss ee ffeesstteejjeemmooss,, ppoorrqquuee eessttee mmeeuu ffiillhhoo eessttaavvaa mmoorrttoo ee v voollttoouuààvviiddaa,,eessttaavvaappeerrddiiddooeeffooiirreeeennccoonnttrraaddoo’’..EEccoommeeççoouuaaffeessttaa..”” LLuuccaass1155,,2200--2244

Jesus conta a história de um pai com dois filhos. O mais novo partiu, afastou-se… depois arrependeu-se e voltou. Ao chegar

e

ennccoonnttrroouu ooppaaii ddeebbrraaççoossaabbeerrttooss,,pprroonnttoo

a

appeerrddooaarrppoorrqquueeoosseeuuccoorraaççããooééssóóaammoorr! !

Uma história que nos fala doPPaai, o próprioi

D

DeeuussddeeAAmmoorr..

D

Deessaaffiioo

Jesus apresenta-nos Deus como Pai. Mas o que significa isso? Talvez ninguém melhor que os pais para nos ajudar a compreender… Vai ter com os teus pais e pergunta-lhes:

- O que significa para eles serem pais?

- O que desejam e esperam eles para ti, como filho?

Depois de ouvires os teus pais, lê a parábola que Jesus conta em Lucas 15, 11-32 e escreve o que descobriste sobre este tesouro de ter Deus como Pai.

P

PeeggaannaaBBííbblliiaa,,llêêeeeessccuuttaaaappaallaavvrraaddeeDDeeuuss..

L

Leeiittuurraass ddaa 44ªª SSeemmaannaa ddaa QQuuaarreessmmaa

Dia 1ª Leitura Salmo 2ª Leitura Evangelho

4º domingo da Quaresma 10 de Março Josué 5 9-12 33 2-7 2ª Coríntios 5 17-21 Lucas 15 1-3.11-32 segunda-feira

11 de Março Isaías 65, 17-21 29, 2-13 João 4, 43-54

terça-feira

12 de Março Ezequiel 47, 1-12 45, 2-9 João 5, 1-16

quarta-feira

13 de Março Isaías 49, 8-15 144, 8-18 João 5, 17-30

quinta-feira

14 de Março Êxodo 32, 7-14 105, 19-23 João 5, 31-47

sexta-feira

15 de Março Sabedoria 2, 1-22 33, 17-23 João 7, 1-2.25-30

sábado

16 de Março Jeremias 11, 18-20 7, 2-12 João 7, 40-53

V

ViiaaSSaaccrraaeeMMiissssa a

15 de Março às 19h30 no Conjunto Habitacional do Barreiro

J Jooiiaa dodo TTeessouourroo:: « «CCrreeiioo eemm uumm ssóó DDeeuuss, , PPaaii ttooddoo--ppooddeerroossoo,, CCrriiaaddoorr d doo CCééuu ee ddaa TTeerrrraa,, ttooddaass aass ccooiissaass vviissíívveeiiss ee i innvviissíívveeiiss..»»

(6)

5

5

ª

ª

S

S

e

e

m

m

a

a

n

n

a

a

d

d

a

a

Q

Q

u

u

a

a

r

r

e

e

s

s

m

m

a

a

(17 a 23 de março) 5ª Pista “JJeessuuss iinncclliinnoouu--SSee ee ccoommeeççoouu aa eessccrreevveerr ccoomm oo ddeeddoo nnoo cchhããoo.. CCoommoo p peerrssiissttiiaamm eemm iinntteerrrrooggáá--ll’’OO,, eerrgguueeuu--SSeeee ddiissssee--llhheess:: ««QQuueemm ddee eennttrree vvóóss e essttiivveerr sseemm ppeeccaaddoo aattiirree aa pprriimmeeiirraa ppeeddrraa»».. IInncclliinnoouu--SSee nnoovvaammeennttee ee c coonnttiinnuuoouu aaeessccrreevveerrnnoocchhããoo..EElleess,,ppoorréémm,,qquuaannddoooouuvviirraammttaaiissppaallaavvrraass,, f foorraammssaaiinnddoouummaappóóssoouuttrroo,,aaccoommeeççaarrppeelloossmmaaiissvveellhhooss,,eeffiiccoouussóóJJeessuuss e eaammuullhheerr,,qquueeeessttaavvaannoommeeiioo..JJeessuusseerrgguueeuu--SSeeeeddiissssee--llhhee::««MMuullhheerr,,oonnddee e essttããoo eelleess?? NNiinngguuéémm tteeccoonnddeennoouu??»»..EEllaa rreessppoonnddeeuu:: ««NNiinngguuéémm,,SSeennhhoorr»».. D DiisssseeeennttããooJJeessuuss::««NNeemmEEuutteeccoonnddeennoo..VVaaiieennããoottoorrnneessaappeeccaarr»»..”” JJooããoo88,,66--1111

Jesus perante uma mulher que lhe é apresentada como “pecadora” revela o olhar de Deus sobre nós: EElleennããooeessttáá p paarraa nnooss aattiirraarr ppeeddrraass qquuaannddoo e errrraammooss ee ppeeccaammooss,, mmaass aaccoollhhee--nnooss,, p peerrddooaa--nnoosseeddeessaaffiiaa--nnoossaannããoottoorrnnaarr a appeeccaarr…… R Reeccoonnhheecceerr oo ppeeccaaddoo ee ppeeddiirrmmoos s p

peerrddããoo aaDDeeuus e aos outros é muito importante s ppaarraa ppooddeerrmmooss ccrreesscceerr

c

coommoo ccrriissttããooss ee vviivveerrmmooss eemm ppaazz uunnss ccoomm ooss oouuttrrooss eemm IIggrreejjaa. .

A IIggrreejjaa é uma ccoommuunniiddaaddee ddee iirrmmããooss que caminha com este desafio:

a

accoollhheerrooaammoorrddeeDDeeuusseesseerrtteesstteemmuunnhhaaddeesssseemmeessmmooaammoorrnnoommuunnddoo. E é também em Igreja que podemos rreecceebbeerr oo ppeerrddããoo ddee DDeeuuss ppeelloo

s

saaccrraammeennttooddaaRReeccoonncciilliiaaççããoo..

Desafio

Pensa também naquilo que é importante mudar na tua vida, nos teus pensamentos, nas tuas palavras, nas tuas ações… O que podes fazer melhor na tua relação com Deus? E com as outras pessoas?

Guarda o teu propósito na Caixa do Tesouro.

O Orraaççããoo M Meeuu DDeeuuss,,ppoorrqquueessooiiss ttããoobboomm,,tteennhhoommuuiittaappeennaa ddeevvoosstteerr o offeennddiiddoo..AAjjuuddaaii--mmeeaannããoottoorrnnaarraappeeccaarr.. P PeeggaannaaBBííbblliiaa,,llêêeeeessccuuttaaaappaallaavvrraaddeeDDeeuus. s LLeeiittuurraass ddaa 55ªª SSememaannaa ddaa QQuuaarreessmmaa

Dia 1ª Leitura Salmo 2ª Leitura Evangelho

5º domingo da Quaresma 17 de Março Isaías 43 16-21 125 1-6 Filipenses 3 8-14 João 8 1-11 segunda-feira 18 de Março Daniel 13, 41-62 22, 1-6 João 8, 1-11 terça-feira 19 de Março - S.José 2º Samuel 7, 4-16 88, 1-29 Romanos 4, 13-22 Mateus 1, 16-24 quarta-feira 20 de Março Daniel 3, 14-20.91-95 Daniel 3, 52-56 João 8, 31-42 quinta-feira

21 de Março Génesis 17, 3-9 104, 4-9 João 8, 51-59

sexta-feira 22 de Março Jeremias 20, 10-13 17, 2-7 João 10, 31-42 sábado 23 de Março Ezequiel 37, 21-28 Jeremias 31, 10-13 João 11, 45-56 C CoonnffiissssõõeesseeMMiissssaa

19 de março às 18h30 na Capela de São Pedro. As confissões irão decorrer durante a mmiissssa das a 1199hh330 e, se necessário, 0

após a missa.

V

ViiaaSSaaccrraaeeMMiissssaa

22 de março às 19h30 no Centro de Oração na Fonte dos Almocreves

J

Jooiia a ddoo TTeesosoururoo::

«

(7)

D

D

o

o

m

m

i

i

n

n

g

g

o

o

d

d

e

e

R

R

a

a

m

m

o

o

s

s

Os ramos recordam a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém antes de dar a vida por nós na cruz.

D

Deessaaffiioo: Faz o teu ramo e vem aclamar Jesus no dia 24 :

de março às 11h na Capela de São Pedro!

S

S

e

e

m

m

a

a

n

n

a

a

S

S

a

a

n

n

t

t

a

a

6 6ªªPPiissttaa « «JJeessuuss,, lleemmbbrraa--TTee ddee mmiimm,, qquuaannddoo vviieerreess ccoomm aa ttuuaa rreeaalleezzaa»».. JJeessuuss r reessppoonnddeeuu--llhhee::««EEmmvveerrddaaddeetteeddiiggoo::HHoojjeeeessttaarráássccoommiiggoonnooPPaarraaííssoo»»..EErraa j jáá qquuaassee mmeeiioo--ddiiaa,, qquuaannddoo aass ttrreevvaass ccoobbrriirraamm ttooddaa aa tteerrrraa,, aattéé ààss ttrrêêss h hoorraassddaattaarrddee,,ppoorrqquueeoossoollsseettiinnhhaaeecclliippssaaddoo..OOvvééuuddootteemmpplloorraassggoouu--ssee a aoo mmeeiioo..EEJJeessuuss eexxccllaammoouu ccoommvvoozz ffoorrttee::««PPaaii,,eemm ttuuaass mmããooss eennttrreeggoo oo m meeuu eessppíírriittoo»»..DDiittoo iissttoo,,eexxppiirroouu..VVeennddoo oo qquuee ssuucceeddeerraa,,oo cceennttuurriiããoo ddeeuu g gllóórriiaaaaDDeeuuss,,ddiizzeennddoo::««RReeaallmmeenntteeeesstteehhoommeemmeerraajjuussttoo»».. LLuuccaass2233,,66--1111 Antes de morrer na cruz, Jesus promete a um dos malfeitores que estará com Ele

no Paraíso. Jesus morre na cruz para que

nós tenhamos Vida.. AA ssuuaa r reessssuurrrreeiiççããoo éé aa cceerrtteezzaa ddee qquuee t taammbbéémmnnóóssppooddeemmoossppaarrttiillhhaarrddoo P Paarraaíísso. o J JooiiaaddooTTeessoouurroo:: « «TTaammbbéémm poporr nónóss fofoii ccrruucciiffiiccaaddoo sosobb PPôônncciioo PiPillaattooss;; p paaddeecceeuu e e ffooii sseeppuullttaaddoo.. ReRessssuusscciittoouu aoao teterrcceieirroo didiaa,, c coonnffoorrmmee asas EsEsccrriittuurraass;; ee susubbiiuu aoaoss CéCéuuss,, ononddee esesttáá s seennttaaddoo àà ddiirreeiittaa ddee DDeeuuss PPaaii.. D

Deessaaffiio:o Durante a próxima semana, a Semana Santa, vivemos os momentos mais importantes da vida de Jesus. Procura participar nas celebrações da tua Paróquia, e com a tua família, para que esta seja, na verdade, uma Semana Santa com Jesus.

Assinala as celebrações em que participaste

P

PeeggaannaaBBííbblliiaa,,llêêeeeessccuuttaaaappaallaavvrraaddeeDDeeuuss..

Dia 1ª Leitura Salmo 2ª Leitura Evangelho

domingo de Ramos

24 de Março Isaías 50, 4-7 21, 8-24 Filipenses 2, 6-11 Lucas 22, 14.23.56

segunda-feira

25 de Março Isaías 42, 1-7 26, 1-14 João 12, 1-11

terça-feira

26 de Março Isaías 49, 1-6 70, 1-17 João 13, 21-38

quarta-feira

27 de Março Isaías 50, 4-9 68, 8-34 Mateus 26, 14-25

quinta-feira Santa 28 de Março Êxodo 12, 1-14 115, 12-18 1ª Coríntios 11 23-26 João 13, 1-15 sexta-feira Santa 29 de Março Isaías 52, 13-53 30, 2-25 Carta Hebreus 4 14-16; 5, 7-9 João 18, 1-19

sábado, Vigília Pascal

30 de Março Génesis 1, 1.26-31 103, 1-35 Romanos 6, 3-11 Lucas 24, 1-12

domingo de Páscoa

31 de Março Actos 10, 34-43 117, 1-23 Colossenses 3, 1-4 João 20, 1-9

J

Jooiia a ddoo TTeesosoururoo::

«

«EEspspeerroo a areressssuurrrreeiiççãoão dodoss momorrttooss;; e ea avividdaa dodo m

muunnddoo qquuee hháá ddee vviirr..»»

O

O

T

T

e

e

s

s

o

o

u

u

r

r

o

o

d

d

a

a

F

F

é

é

-

-

C

C

r

r

e

e

d

d

o

o

d

d

a

a

N

N

o

o

s

s

s

s

a

a

F

F

é

é

!

!

Na caixa do Tesouro tens as principais Joias que podemos ter: aFFéé, oPPaaii, oFFiillhhoo, o EEssppíírriittooSSaannttoo, a IIggrreejjaa, e a esperança na VViiddaaEEtteerrnnaa!

Na celebração de Quinta-feira Santa Na celebração de Sexta-feira Santa

Na Via-Sacra Na Vigília Pascal Na Missa de Domingo de Páscoa

(8)

P

P

l

l

a

a

n

n

o

o

d

d

a

a

V

V

i

i

d

d

a

a

P

P

a

a

r

r

o

o

q

q

u

u

i

i

a

a

l

l

M MiissssaasseeVViiaassSSaaccrraass S SeemmaannaaSSaannttaa Dia Hora domingo de Ramos

Entrada de Jesus em Jerusalém como Senhor e Rei

24 de março

Bênção dos Ramos Procissão e Missa

11h quinta feira Santa

Ceia do Senhor Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio e do Mandamento Novo

18 de março

Ceia do Senhor 17h Adoração

sexta feira Santa Paixão e Morte do Senhor

29 de março

Ação Litúrgica: Paixão do Senhor e Comunhão

Via Sacra 16h sábado Santo

Bênção do Lume Novo Liturgia da Palavra Liturgia Batismal e Eucaristia

30 de março

Vigília Pascal 20h30 domingo de Páscoa

Ressurreição do Senhor Aleluia! Cristo Ressuscitou! Aleluia!

31 de março

Adoração 10h

Procissão da Ressurreição e Missa 11h

C

Coonnffiissssõõeesseemmiissssaa::

19 de março às 18h30 na Capela de São Pedro. As confissões irão decorrer durante a mmiissssaa dadass 1919h3h300 e, se necessário, após a

missa.

Neste Ano da Fé, o Papa Bento XVI lançou o convite para que façamos do Credo uma oração quotidiana. Nos primeiros séculos, os cristãos eram obrigados a aprender de memória o Credo para não esquecerem o compromisso assumido com o Batismo. A oração do Credo é a maior afirmação da nossa fé.

Dia Hora Local

15 de fevereiro 19h00 Capela de São Pedro

22 de fevereiro 19h00 Capela de São Pedro

1 de março 19h00 Capela de São Pedro

8 de março 18h30 Capela de São Pedro

15 de março 19h30 Conjunto Habitacional do Barreiro

Referências

Documentos relacionados

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos

A Psicologia, por sua vez, seguiu sua trajetória também modificando sua visão de homem e fugindo do paradigma da ciência clássica. Ampliou sua atuação para além da

Na apresentação dos dados estatísticos, ficou demonstrada à todos os participantes a dimensão da pesquisa, abrangendo o setor produtivo como um todo, enfocando a produção

 Para os agentes físicos: ruído, calor, radiações ionizantes, condições hiperbáricas, não ionizantes, vibração, frio, e umidade, sendo os mesmos avaliados

O retardo de grupo é definido nas unidades de tempo, tipicamente os nanossegundos (ns). Em um sistema, em uma rede, ou em um componente sem o retardo de grupo, todas as frequências

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política