• Nenhum resultado encontrado

INBEC Instituto Brasileiro de Educação Continuada

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INBEC Instituto Brasileiro de Educação Continuada"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

      REALIZAÇÃO: 

     

 

 

 

Curso Organizado conforme a Resolução N.º 01 DE 08 JUNHO DE 2007 do

Conselho Nacional de Educação – MEC, Parecer CNE/CES n.º 263/2006.

                 

    APOIO:           

INBEC 

Instituto Brasileiro de Educação Continuada 

Pós‐Graduação com Futuro 

 

ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA GEOTÉCNICA:

Fundações e Obras de Terra – 480h 

Inédito em Salvador ‐ BA 

Inscrições Abertas ‐ Vagas Limitadas

 

Curso Organizado conforme as Resoluções CNE/CES nº 1, de 3 de abril de 2001 e

CNE/CES nº 1, de 08 de junho de 2007.

(2)

UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO – UNICID Histórico da Instituição

A Universidade Cidade de São Paulo - UNICID, reconhecida pela Portaria nº 1.578 de 23/10/1992 Portaria MEC, iniciou suas atividades em 26/10/1992. Criada em 1972 como Faculdades da Zona Leste de São Paulo (FZL), fruto da idealização de um grupo de educadores, tendo à frente o professor Remo Rinaldi Naddeo, foi reconhecida como Universidade em 1992, passando a se chamar UNICID. Em todos esses anos de trajetória de tradição e sucesso, passou a ser considerada referência em Instituição de Ensino Superior da zona leste de São Paulo. Tudo isso sem relegar a segundo plano a responsabilidade social dos profissionais que forma. Atualmente oferece cerca de 60 cursos de Graduação e Graduação Tecnológica, cursos de Pós-Graduação Lato Sensu e Stricto Sensu, presenciais e a distância, nas Áreas de Saúde, Negócios, Comunicação, Ciências Jurídicas, Exatas e Turismo, entre outras, além de diversos cursos de Extensão e Programas de Parcerias no Brasil e no exterior, todos afinados com as necessidades e exigências do mercado de trabalho. Você merece fazer parte desta história!

ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA GEOTÉCNICA

Fundações e Obras de Terra – 480h – Salvador - BA

JUSTIFICATIVA:

Considerando a visível mudança, para melhor, dos índices econômicos no Brasil e a clara tendência de retomada do crescimento do País, demonstrada nos últimos anos a Engenharia Civil, mais especificamente, os setores relacionados com Infraestrutura sofrem com a falta de pessoal qualificado para atender a demanda. Tanto a nível técnico como a nível superior, existe, atualmente, a necessidade da criação de cursos de aperfeiçoamento e especialização de pessoal para nova conjuntura. A área da engenharia civil que trata dos elementos de sustentação (fundações e contenções) e obras de terra (barragens, estradas e aterros) representa uma parte importante desse contexto e é o foco deste Projeto. A relevância da geotecnia consiste no fato de que, em todas as obras de infraestrutura, o estudo geotécnico representa o marco inicial. Além de que, quando a obra é uma barragem, uma estrada ou um túnel, o próprio projeto é desenvolvido norteado pela engenharia geotécnica.

OBJETIVOS:

Capacitar e desenvolver, nos participantes, habilidades e conhecimentos que lhes permitam discutir e analisar problemas para elaboração e implementação de soluções na área de engenharia geotécnica, em empresas e órgãos públicos.

PÚBLICO ALVO:

Engenheiros, Geólogos, Geógrafos, Gerentes, Executivos e demais Profissionais Graduados que atuam na área de Infra-Estrutura de Transportes.

CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO:

480 horas, com aulas em 01 fim de semana por mês.

COORDENAÇÃO:

D. SC. MARCOS FÁBIO PORTO DE AGUIAR - Doutor e Mestre em Infra-Estrutura - Universidade de Hannover - Alemanha, Coordenador Geral no Brasil do Grupo de Intercâmbio para Cooperação Internacional (Alemanha), Analista em Infra-Estrutura de Transportes do DNIT.

(3)

– FUNDAMENTOS DE ENGENHARIA GEOTÉCNICA – 20h – GEOLOGIA APLICADA A ENGENHARIA – 20h

– IDENTIFICAÇÃO DOS SOLOS E ANÁLISE DE TENSÕES – 20h – HIDRÁULICA DOS SOLOS – 20h

– ADENSAMENTO E RESISTÊNCIA AO CISALHAMENTO DOS SOLOS – 20h – MECÂNICA DOS SOLOS NÃO SATURADOS – 20h

– MECÂNICA DAS ROCHAS – 20h – GEOTECNIA AMBIENTAL – 20h

– INVESTIGAÇÃO E INSTRUMENTAÇÃO DO SUBSOLO – 20h – ENSAIOS DE LABORATÓRIO EM GEOTECNIA – 20h

– EMPUXO DE TERRA E OBRAS DE CONTENÇÃO– 20h – ESTABILIDADE DE TALUDES – 20h

– CONSTRUÇÕES EM SOLOS MOLES – 20h – FUNDAÇÕES SUPERFICIAIS – 20h

– FUNDAÇÕES PROFUNDAS – 20h – INFRAESTRUTURA VIÁRIA – 20h – BARRAGENS – 20h

– TÚNEIS – 20h

– ESTUDOS DO COMPORTAMENTO DE DUTOS EM SOLO – 20h – MÉTODOS NUMÉRICOS APLICADOS A GEOTECNIA – 20h – METODOLOGIA CIENTÍFICA – 20h

– TÉCNICAS ESPECIAIS EM GEOTECNIA – 20h

– PROBLEMAS GEOTÉCNICOS EM REGIÕES CRÍTICAS – 20h

– SEMINÁRIO DE APRESENTAÇÃO DO PROJETO DE MONOGRAFIA – 20h

PROFESSORES CONFERENCISTAS CONVIDADOS COM COMPROVADA EXPERIÊNCIA NA ÁREA DE GEOTECNIA:

PD.SC JOSÉ ALBERTO RAMALHO ORTIGÃO - Pós-Doutorado pela Building Research Establishment (1984); Pós-Doutorado pela University of British Columbia (1992); Pós-Doutorado pela City University Of Hong Kong; Doutorado e Mestrado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; Graduação pela UFRJ; Atualmente é Professor Adjunto da UFRJ, Consultor do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e Consultor da Research Grants Council. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Geotécnica.

PD. SC. FRANCISCO CHAGAS DA SILVA FILHO – Pós Doutor, Doutor e Mestre em Geotecnia – COPPE/UFRJ, Engenheiro Civil – Universidade de Fortaleza. Premiado como a melhor tese de doutorado entre as universidades do Rio de Janeiro, tendo recebido o prêmio AERJ_1999. Professor da Universidade Federal do Ceará na graduação e na Pós-graduação. Pesquisador com projetos aprovados no CNPq e na FINEP e orientador de mestrado e doutorado. Atua também como consultor na área de geotecnia.

(4)

D. SC. ANTONIO MIRANDA ‐ Doutor em Mecânica dos Solos pela Colorado State University nos Estados Unidos, Mestre em Ciências pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Engenheiro Civil pela Escola de Engenharia da Universidade Federal do Ceará. Exerceu os seguintes cargos na administração pública e privada: foi Diretor e Responsável Técnico da firma GEONORTE; Subsecretário de Recursos Hídricos do Estado do Ceará; Diretor de Tecnologia e Desenvolvimento da CAGECE – Companhia de Água e Esgoto do Ceará.

D. SC. MARCOS FÁBIO PORTO DE AGUIAR – Doutor em Geotecnia – COPPE/UFRJ, Mestre em Infraestrutura - Universidade de Hannover - Alemanha, Engenheiro Civil – UFC, Coordenador Geral no Brasil do Grupo de Intercâmbio para Cooperação Internacional (Alemanha), Analista em Infra-Estrutura de Transportes do DNIT.

D. SC. MARIA ESTHER SOARES MARQUES -  Doutorado e Mestrado em Eng. Civil pela COPPE-UFRJ realizando pesquisas na Université Laval-Canadá., Graduada em Eng. Civil-ênfase Mecânica dos Solos, pela UFRJ ; Trabalhou na Tecnosolo, SERLA, e foi pesquisadora da COPPE-UFRJ. Tem experiência na área de Eng. Civil, com ênfase em Mecânica dos Solos, atuando principalmente nos seguintes temas: ensaios de laboratório, ensaios de campo, comportamento de solos moles, aterros sobre solos moles, instrumentação e mecânica dos pavimentos.

D. SC. SILVRANO ADONIAS DANTAS NETO – Doutor e Mestre em Geotecnia pela Universidade de Brasília – UnB, Engenheiro Civil – UFPB. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Ceará na área de Geotecnia, onde desenvolve pesquisas relacionadas aos seguintes temas: aproveitamento de resíduos sólidos urbanos, monitoramento geotécnico de aterros sanitários, modelagem de processos hidrológicos com redes neurais artificiais, utilização de materiais asfálticos.

D. SC. MÁRCIO MARANGON – Doutor em Engenharia Geotécnica – COPPE/UFRJ, Mestre em Engenharia Geotécnica – PUC/RJ, Engenheiro Civil – UFJF, Sócio da ABPV - Associação Brasileira de Pavimentação.

D. SC. VANDA TEREZA COSTA MALVEIRA –Doutora e Mestre em Engenharia Civil (Recursos Hídricos) - UFC. Professora da Universidade de Fortaleza e Engenheira do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas de 1984 a 2011. Tem experiência na área de Recursos Hídricos, com ênfase em Barragens, atuando principalmente nos seguintes temas: armazenamento superficial da água, semi-árido, segurança de barragens, hidrologia e gestão da água.

D. SC. ANDERSON BORGHETTI SOARES – Doutor em Engenharia Civil – UFRJ, Mestre em Engenharia Oceânica – FURG, Graduado em Engenharia Civil – FURG. Tem experiência na área de Engenharia Civil, atuando principalmente nos seguintes temas: geotecnia, educação e meio ambiente.

(5)

D. SC. CARLOS ALBERTO LAURO VARGAS – Doutor e Mestre em Geotecnia - UnB, Graduação em Facultad de Ingeniería Civil - Universidad Nacional de San Agustin de Arequipa - PERU. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Goiás e Revisor de periódico da International Journal of Geomechanics (ASCE). Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Geotécnica, atuando principalmente nos seguintes temas: Descontinuidades, Probabilidade Geométrica.

D. SC. NEUSA MOTTA – Doutora e Mestre em Estruturas e Construção Civil - PECC/UnB. Professora colaboradora do PECC/UnB, Docente do curso de Especialização em Avaliação e Perícia de Eng. da Assoc. Brasileira de Mecânica dos Solos e Eng. Geotécnica – ABMS, Membro do IBRACON.

M. SC. ELOI ANGELO PALMA FILHO - Mestrado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006), com Extensão no Politécnico de Turim/ ITÁLIA (2010) Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó (2003) e. Atualmente é Analista em Infraestrutura de Transportes – DNIT.

M. SC. PAULO SERGIO PETERLINI – Mestre e Graduação: Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Londrina, PR, Mestrado em Eng. Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina, Infra-Estrutura e Gerência Viária, Servidor Público Federal desde novembro/1978, DNER/DNIT, atualmente chefe do Laboratório de Pavimentação da Superintendência Regional no Estado do Paraná.

M. SC. REGINA LÚCIA BARROS LEAL - Mestre em Educação - UFC, Graduada em Pedagogia - UFC, Professora da Universidade de Fortaleza, Formação em Psicodrama Pedagógico. Consultora e Instrutora na área de Educação. Membro da Academia Cearense da Língua Portuguesa e da Associação das Jornalistas e Escritoras do Brasil- AJEB.

ESP. FREDERICO JORGE FREIRE - Graduado em Letras - UFC, Graduado em Pedagogia - UECE, Pós-Graduado em Planejamento Educacional - UNIVERSO – RJ, Professor de Docência do Ensino Superior pelo INBEC/UNICID

É reservado à Universidade o direito de adiar/cancelar o curso caso não seja atingido o número mínimo de 40 alunos

CERTIFICADO DE ESPECIALISTA PELA UNICID – Universidade Cidade de São Paulo:

Será considerado aprovado o participante que cumprir as seguintes exigências: Entrega da Monografia com aproveitamento de no mínimo 70%, (setenta por cento), isto é, nota final igual ou superior a 7 (sete), Freqüência mínima de 75% ( setenta e cinco por cento) de carga horária de cada módulo.

(6)

PRÉ-REQUISITOS:

A inscrição poderá ser feita mediante o preenchimento de formulário próprio, acompanhado de: CÓPIAS AUTENTICADAS: Diploma de curso superior – Histórico da Graduação - Carteira de Identidade e CPF – Certidão de Nascimento ou Casamento - Currículo Vitae - 02 fotos 3x4 - Pagamento da taxa de inscrição a ser efetuado no ato da matrícula - Assinatura de Contrato Educacional.

Os Diplomas expedidos por Instituições Estrangeiras serão aceitos somente após a respectiva Convalidação por Universidade Pública autorizada.

INVESTIMENTO:

Matrícula: R$ 250,00

Mensalidades: 25 x R$ 695,00

Valor do curso com desconto: Pagamento até o dia 10 de cada mês valor R$ 595,00

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES:

INBEC- BA - Instituto Brasileiro de Educação Continuada

Rua Alceu Amoroso Lima, 786 - Edificio Tancredo Neves Trade

Center - Sala 821 - Caminho das Arvores

Salvador - BA

Fone: (71) 3012-0076 | 3382.7669 | 8814.6071

E-mail:

bahia@inbec.com.br

Referências

Documentos relacionados

Depois do enquadramento teórico sobre fundos de investimento mobiliário, de uma análise sobre a sua evolução em Portugal, e da revisão da literatura no âmbito da

Esta compreensão permite corroborar a assertiva de que as organizações são tão capazes de atuar efetivamente no desenvolvimento, transformação e troca do

Como pode-se observar no Gráfico 2, a empresa quase não possui incentivo para participação dos funcionários na elaboração dos procedimentos ou no cumprimento do código de ética

A fase pré-processual 6 , pelo uso da mediação entre empresas, se manifesta como proposta de ferramenta hábil aos anseios das partes, para fins de renegociação de dívidas,

13.979/2020, que dispõe sobre as medidas específicas para o enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do novo coronavírus, a partir de um recorte

Por sua vez o inteiro teor do Enunciado nº 45, aprovado na I Jornada de Prevenção e Solução Extrajudicial de Litígios, iniciativa promovida pelo Conselho da Justiça

A cultura material e o consumo são contextualizados com o design, e são demonstradas estratégias de sustentabilidade no ciclo de vida nos produtos de moda.. Por fim, são

Por meio dos resultados apresentados na Tabela 5, percebe-se que na sua predominância, as empresas analisadas nesta pesquisa obtiveram maior incidência na mudança de política, das 113