• Nenhum resultado encontrado

PROCESSO DE CANDIDATURA AO PROGRAMA BASE DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROCESSO DE CANDIDATURA AO PROGRAMA BASE DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

PROCESSO DE CANDIDATURA AO PROGRAMA BASE DE INVESTIGAÇÃO

CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

ÁREA CIENTÍFICA:

(2)

PARTE A

TÍTULO DO PROJECTO:

APLICAÇÃO DE PESTICIDAS COM PULVERIZADORES CENTRÍFUGOS DE JACTO TRANSPORTADO NA REGIÃO DEMARCADA DO DOURO

PROJECT TITLE:

PESTICIDES APPLICATION WITH CENTRIFUGAL SPRAYERS AND AIR BLASTERS IN DOURO REGION

(3)

2

RESUMO

Os tratamentos da vinha na Região Demarcada do Douro é uma das operações mais importantes nesta cultura, sendo efectuada várias vezes durante o seu ciclo vegetativo, utilizando-se, para o efeito, volumes bastante elevados de calda .

A utilização de pulverizadores centrífugos de jacto transportado, permite uma redução acentuada da quantidade de calda a aplicar por hectare, melhorando-se, assim, o rendimento em trabalho e diminuindo o impacto ambiental; esta redução não deve, no entanto, por em causa a eficiência biológica dos tratamentos.

O estudo da eficiência dos tratamentos resultantes da utilização dos pulverizadores centrífugos é efectuada determinando o potencial de infecção, a distribuição das gotículas nas folhas, por forma a determinar a proporção de área coberta, e distribuição da calda na planta, para os quais se utilizam a metodologia proposta pela European and Mediterranean Plant Protection Organisation, a análise de imagens de folhas de papel hidrosensível, e espectrofotometria de absorção atómica, depois de lavar as folhas com uma solução de ácido clorídrico.

(4)

ABSTRACT

The pesticides spraying used to treat vineyards in Demarcated Douro Region is one of the main cultural operation and is done several times during the culture vegetative cycle, with a great volume of spray.

The application of centrifugal sprayers with air blasters allows a important reduction of the amount of product per hectare, improving the work efficiency and decreasing environmental harmfull, without decreasing the biological efficiency of the treatment.

The analysis of eficiency treatment with centrifugal sprayers will be studied determining the amount of desease in the plants, using the methodology of the European and Mediterranean Plant Protection Organisation, the droplets distribution in the leaves, to determine the proportion of covered area, by analysing the imprinted images on water sensitive paper pressed on the sprayed leaves, and the distribution of a metal (copper), by atomic absorption spectrophotometry after washing the vine leaves with water solution of hiperchloric acid.

(5)

PARTE B

TÍTULO DO PROJECTO:

APLICAÇÃO DE PESTICIDAS COM PULVERIZADORES CENTRÍFUGOS DE JACTO TRANSPORTADO NA REGIÃO DEMARCADA DO DOURO

(6)

Índice 1- Apresentação do projecto ... 3 2- Objectivos do projecto ... 3 3- Metodologia a utilizar ... 4 3.1- Ensaios em estação ... 4 3.2- Ensaios de campo ... 4

3.3- Medições a efectuar no campo ... 5

4- Resultados ... 6

5- Meios materiais e humanos ... 6

(7)

3

1- Apresentação do projecto de investigação

O tema do projecto de investigação intitulado “Aplicação de pesticidas com pulverizadores centrífugos de jacto transportado na Região Demarcada do Douro”, insere-se num conjunto de estudos que a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e outras instituições ligadas à região, tem efectuado por forma a estudar os problemas de mecanização da cultura da vinha.

Assim, e nesta perspectiva, já foram efectuados vários trabalhos que permitiram definir as necessidades de tracção, com tractores de rastos e rodas, nas diferentes formas de instalação das vinhas, e, posteriormente, estudado algumas das operações culturais com maior importância económica na cultura, nomeadamente a aplicação de pesticidas. Sobre este assunto foi executada uma tese de doutoramento intitulada “ Estudo e adaptação de um pulverizador de jacto transportado à cultura da vinha instalada em patamares na Região Demarcada do Douro” que, para além das alterações necessárias à adaptação do equipamento àquela situação específica, permitiu definir o volume de calda a aplicar para o controlo eficaz das doenças.

Atendendo ao interesse demonstrado por vários produtores vitivinícolas e representantes de equipamentos, seria importante, utilizando uma metodologia semelhante à aplicada no trabalho mencionado, estudar as prestações de pulverizadores centrífugos de jacto transportado nas várias situações do Douro, nomeadamente nas vinhas em patamares e ao “alto”.

2- Objectivos do projecto

O objectivo principal do projecto “Aplicação de pesticidas com pulverizadores centrífugos de jacto transportado na Região Demarcada do Douro” é a determinação do volume de calda que, sem por em causa a eficácia biológica dos tratamentos, permita minimizar o impacto ambiental. Para além da redução da contaminação do meio, a diminuição dos volumes permite, entre outras vantagens, o aumento da produtividade do trabalho, com a consequente redução dos custos de produção, a melhoria da oportunidade de realização dos tratamentos e a diminuição do consumo de água, o que, para a região em causa, são factores determinantes.

A importância em ensaiar este tipo de equipamento, que permite melhorar os aspectos atrás referidos, prende-se, para além do interesse demonstrado por vários produtores em conhecer as suas prestações, com a sua novidade, pois não existe ainda nenhum equipamento deste tipo em funcionamento na região, desconhecendo-se assim a influência das características particulares do meio na realização dos tratamentos.

Relativamente à situação actual no tratamento das pragas e doenças da vinha tem-se verificado uma melhoria significativa ao nível da tecnologia empregue, embora a utilização de pulverizadores pneumáticos, de dorso, ainda seja a solução mais frequente, mesmo em explorações em que a implantação da vinha permite a transitabilidade de tractores vs pulverizadores.

(8)

Nas maioria das explorações tecnicamente mais evoluídas a pulverização já é efectuada com pulverizadores de jacto transportado, com condutas de ar dirigidas ou fluxo contínuo, que permitem, quando bem utilizados, um controlo eficaz das pragas e doenças com a aplicação de volumes de calda de 400 - 500 l / ha. Sendo estes valores muito inferiores aos aplicados com pulverizadores pneumáticos de dorso (atomizadores), em que é normal aplicarem-se 1000 - 1200 l / ha, a dificuldade de acesso e falta de água na Região do Douro, justifica, ainda, a procura de soluções que permitam a execução dos tratamentos com volumes mais baixos, pelo que a utilização de pulverizadores centrífugos será, com o nível actual de conhecimentos, a solução a estudar. Por informação verbal de um dos importadores, foi-nos afirmado que, utilizando este tipo de pulverizadores, é possível controlar as pragas e doenças, com 100 - 200 l / ha.

3- Metodologia a utilizar

Para execução do projecto é necessário proceder a vários ensaios em estação, para caracterização dos equipamentos e ensaios de campo, para estudo das prestações do mesmo nas diferentes situações.

3.1- Ensaios em estação

Antes de se efectuarem os ensaios proceder-se-á à montagem de um calculador - regulador electrónico de débito, pois todas as determinações posteriores serão efectuadas com este equipamento montado. A montagem no pulverizador deste sistema permite que os factores externos, nomeadamente o escorregamento das rodas, variações do regime motor, etc., não alterem os volumes a aplicar por hectare.

A caracterização do equipamento em estação permitirá o estudo pormenorizado do circuito da calda (débitos, caracterização do espectro das gotas, etc.) e do ar (velocidade, alcance e distribuição dos jactos, etc.), para o que é necessário efectuar as seguintes medições:

- determinação do débito da bomba, de retorno e real;

- determinação de débitos dos bicos fazendo variar a pressão de funcionamento; - determinação dos ângulos dos jactos, em função do regime dos bicos;

- determinação da velocidade do fluxo de ar, com as diferentes velocidades de rotação da turbina, à distância correspondente à parede da vegetação;

- distribuição uniforme do débito de ar relativamente às cotas da parede da vegetação, por forma a minimizar as perdas para o solo e atmosfera.

3.2- Ensaios de campo

Os ensaios de campo têm como objectivo proceder à adaptação e regulação do equipamento, de acordo com os testes efectuados em estação, por forma a determinar as condições de funcionamento que permitam obter os débitos de calda definidos e os fluxos de ar que assegurem o transporte e distribuição homogénea das gotas na planta, nos vários estados de desenvolvimento vegetativo da cultura. Sendo a distribuição dos fluxos de ar para os dois bardos estabelecida em estação a regulação da sua velocidade só pode ser feita no campo pois depende

(9)

5 do desenvolvimento vegetativo; débitos inferiores aos necessários não permitem uma distribuição regular em toda a profundidade do bardo e débitos superiores conduzem ao transporte de parte da calda para o exterior da vegetação.

3.3- Medições a efectuar no campo

Para se efectuarem as medições considera-se a planta dividida em seis zonas, definidas por dois planos horizontais, que estabelecem três níveis diferentes (inferior, médio e superior), e um plano vertical definido pelos arames que divide as plantas “ao meio”. Considerando que a distribuição vertical da vegetação está compreendida entre os 40 e 150 cm, os planos serão definidos a 80 e 110 cm do solo, ficando os três níveis de medição a < 80, 80 - 110 e > 110 cm.

As medições, que serão efectuadas durante três anos, constam de um conjunto de determinações a efectuar antes de cada tratamento, cujo objectivo é conhecer o potencial de infecção das várias doenças, e de um outro conjunto, a efectuar depois do tratamento, para determinação da taxa de cobertura das folhas e uniformidade de distribuição na planta; existe uma relação directa entre estes factores e a eficiência biológica dos tratamentos.

A determinação do potencial de infecção é medido pela percentagem de folhas atacadas, recolhidas nas diferentes zonas em que se considerou a planta dividida. Estas determinações são efectuadas de acordo com as normas da European and Mediterranean Plant Protection Organisation (1976), relativas à Uncinula necator (oídio) quer no que respeita às folhas quer aos cachos.

Para determinação da taxa de cobertura das folhas em cada uma das zonas da planta são colocadas previamente nessas zonas, folhas de papel hidrosensível que serão depois analisadas utilizando “software” para análise de imagens; estas folhas têm uma dimensão de 75 X 50 mm e são amarelas passando a azul quando em contacto com as gotas. Para comparação da taxa de cobertura consideram-se cinco classes (0 - 20 - 40 - 60 - 80 -100), conforme a superfície coberta, sendo o valor de 100 atribuído à zona da folha de papel analisada.

O papel hidrosensível permite também conhecer o espectro das gotas que é fundamental pois só com gotas de muito pequena dimensão e uniformemente distribuídas é possível uma boa taxa de cobertura; este papel é pouco sensível ao espalhamento das gotículas.

A uniformidade de distribuição da calda na planta é efectuada recolhendo, nas mesmas zonas onde foram colocadas o papel hidrosensível, folhas que são lavadas com um dado volume de água destilada onde se determinará, através de espectrofotometria de absorção atómica, a quantidade de um dado elemento metálico; este pode fazer parte do pesticida, caso, por exemplo do cobre, que entra na composição de vários produtos, ou ser adicionado numa dada proporção. O cobre é um dos elementos mais utilizados para este tipo de ensaios pois não acarreta qualquer problema para as plantas, é facilmente determinado no espectrofotómetro e permitir estudar a eficiência biológica contra o míldio e o oídio.

Para além destas medições serão colocados no solo, no plano médio das plantas, tabuleiros para recolha de eventuais escorrimentos; as perdas para a atmosfera implica a utilização de equipamentos de que não dispomos pelo que não serão consideradas.

O planeamento dos ensaios de campo será efectuado tendo em consideração os vários factores a testar, nomeadamente os relativos às plantas, ou seja, diferentes variedades, vários

(10)

estádios de desenvolvimento vegetativo e formas de condução, e os relativos ao equipamento, ou seja, diferentes volumes de calda e velocidades do ventilador; estes tratamentos serão efectuados com os produtos fitossanitários normalmente utilizados na exploração.

A execução dos ensaios de campos serão efectuados, no período de Abril a Julho, na Quinta de S. Luiz, pertencente à empresa exportadora de vinho do porto Barros & Almeida.

4- Resultados

Os resultados provenientes da análise do potencial de infecção, taxa de cobertura do papel hidrosensível e a concentração de iões metálicos na planta, em cada uma das zonas em que se “dividiu” o bardo, serão estudados utilizando a análise de variação por forma a estabelecer as suas relações com os volumes aplicados.

A análise dos resultados será efectuada depois de cada período de tratamentos, sendo os resultados parciais apresentados num relatório anual e, no final, os dados estudados globalmente; os resultados anuais serão comparados entre si por forma a determinar eventuais diferenças e, caso afirmativo, estudar os factores responsáveis.

O relatório final será apresentado em vários seminários junto das entidades interessadas, por forma a que a sua divulgação seja tão abrangente quanto possível.

5- Meios materiais necessários

Os meios materiais necessários à execução do projecto constam de um tractor vinhateiro, de um calculador - regulador electrónico de débito e de vários equipamentos de medição (espectrofotómetro de absorção atómica, anemómetros, medidores de débitos, etc.) já existentes na UTAD, sendo assim, apenas necessário proceder à aquisição do pulverizador centrífugo; os tipos de pulverizadores existentes na UTAD já foram amplamente estudados em condições idênticas às proposta para o pulverizador centrífugo.

(11)

7

6- Orçamento necessário para execução do projecto.

O orçamento necessário para execução do projecto:

RUBRICAS 1º ano 2º ano 3º ano TOTAL Missões 200 200 200 600 Consultores 150 150 150 450 Aquisição de serviços 250 250 250 750 Bibliografia 100 50 50 200 Outras despesas 300 200 200 700 Gastos gerais 200 100 100 400 Total desp.correntes 1200 950 950 3100 Equipamento 900 900

Total desp. capital 900 0 0 900

(12)
(13)

2

INSTITUIÇÃO PROPONENTE:

UNIVERSIDADE DE TRÁS-OS-MONTES E ALTO DOURO QUINTA DE PRADOS

5000 VILA REAL

TEL.- 059 320631 FAX- 059 320480

UNIDADE RESPONSÁVEL PELA EXECUÇÃO:

UNIVERSIDADE DE TRÁS-OS-MONTES E ALTO DOURO QUINTA DE PRADOS

5000 VILA REAL

OUTRAS INSTITUIÇÕES:

ADVID- ASSOCIAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA VITICULTURA DURIENSE Rª JOSÉ VASQUES OSÓRIO, 62 5º

5050 RÉGUA

FIRMA BARROS & ALMEIDA VINHOS SA QTA DE S.LUIZ - ADORIGO

5120 TABUAÇO

INVESTIGADOR RESPONSÁVEL:

PROF. FERNANDO A. SANTOS

UNIVERSIDADE DE TRÁS-OS-MONTES E ALTO DOURO QUINTA DE PRADOS

(14)

LISTA DE PUBLICAÇÕES RELEVANTES PARA O PROJECTO

Azevedo, J. (1991). Contribuição para a motorização da cultura da vinha na Região Demarcada do Douro. UTAD. Vila Real.

Bianchi de Aguiar, F. (1987). Comportamento à tracção do tractor de rastos nos novos sistemas de cultura da vinha na Região Demarcada do Douro. UTAD. Vila Real.

Bianchi de Aguiar, F. (1988). Mecanização das vinhas de encosta na Região Demarcada do Douro. UTAD. Vila Real.

Cardoso, R. (1991). Contribuição para a racionalização da vindima na Região Demarcada do Douro. UTAD. Vila Real.

Costa, J. (1986). Contribuição para o conhecimento e determinação do rendimento do trabalho e dos encargos variáveis de exploração na viticultura duriense. UTAD. Vila Real.

Cunha, M. (1991). Contribuição para a determinação dos custos de implantação de vinhas na Região Demarcada do Douro. UTAD. Vila Real.

Peças, L. (1993). An evaluation of the lag time and mixing caracteristics in a direct injection system of pestices. Silsoe College. Silsoe.

Reis, A. (1988). Estudo do sistema de pulverização em jacto transportado na forma de condução da vinha em cruzeta na Região Demarcada dos Vinhos Verdes. UTAD. Vila Real

Santos, F. (1992). Estudo e adaptação de um pulverizador de jacto transportado à cultura da vinha instalada em patamares na Região Demarcada do Douro. UTAD. Vila Real.

Santos, F. (1995). Equipamentos para tratamento de culturas. UTAD. Vila Real. Teixeira, J. (1994). Vindima mecânica integral. UTAD. Vila Real.

(15)

4

RECURSOS HUMANOS NECESSÁRIOS

Nome Função Categoria % Tempo * Entidade Fernando A. Santos Responsável Professor auxiliar 25 UTAD António Monteiro Investigador Assistente 25 UTAD

José Manso Investigador Técnico superior 10 Barros & Almeida Fernando Alves Investigador Técnico superior 10 ADVID

José L. Monteiro Tractorista Técnico auxiliar 25 UTAD

* As percentagens de tempo referem-se aos períodos em que são efectuados os ensaios, ou seja, de Abril a Julho.

Referências

Documentos relacionados

8.213/1991, acarreta a possibilidade de extinção do contrato de trabalho, uma vez que a legislação previdenciária impõe o afastamento do aposentado especial da

Esta dissertação pretende explicar o processo de implementação da Diretoria de Pessoal (DIPE) na Superintendência Regional de Ensino de Ubá (SRE/Ubá) que

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

(2009) sobre motivação e reconhecimento do trabalho docente. A fim de tratarmos de todas as questões que surgiram ao longo do trabalho, sintetizamos, a seguir, os objetivos de cada

Assim, almeja-se que as ações propostas para a reformulação do sistema sejam implementadas na SEDUC/AM e que esse processo seja algo construtivo não apenas para os

O petróleo existe na Terra há milhões de anos e, sob diferentes formas físicas, tem sido utilizado em diferentes aplicações desde que o homem existe. Pela sua importância, este

autor, as manifestações populares carnavalescas como os cordões, ranchos e blocos eram estratégias e artimanhas utilizadas pelos populares como meio de resistência,

A versão reduzida do Questionário de Conhecimentos da Diabetes (Sousa, McIntyre, Martins &amp; Silva. 2015), foi desenvolvido com o objectivo de avaliar o