• Nenhum resultado encontrado

Questão 61. Questão 63. Questão 62. alternativa B. alternativa C. alternativa C

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Questão 61. Questão 63. Questão 62. alternativa B. alternativa C. alternativa C"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

O filme Erin Brockovich é baseado num fato, em que o emprego de crômio hexavalente numa usina termoelétrica provocou um nú-mero elevado de casos de câncer entre os ha-bitantes de uma cidade vizinha.

Com base somente nesta informação, dentre os compostos de fórmulas CrCl3 ( )1 CrO3 2 ( ) Cr O2 3 3 ( ) K CrO (4) 2 4 K Cr O (5) 2 2 7 pode-se afirmar que não seriam potencial-mente cancerígenos a) o composto 1, apenas. b) o composto 2, apenas. c) os compostos 1 e 3, apenas. d) os compostos 1, 2 e 3, apenas. e) os compostos 2, 4 e 5, apenas. alternativa C

Os números de oxidação do cromo nas substân-cias apresentadas são:

1) CrCl3 (+3) 2) CrO3 (+6) 3) Cr2O3 (+3) 4) K2CrO4 (+6) 5) K2Cr2O7 (+6)

Por não apresentarem o cromo com Nox igual a +6, não seriam potencialmente cancerígenos os compostos 1 e 3.

Em contato com ar úmido, um telhado de co-bre é lentamente coberto por uma camada verde de CuCO3, formado pela seqüência de reações representadas pelas equações a se-guir:

2 Cu (s) + O2(g)+ 2 H2O (l) → 2 Cu(OH)2(s)

(equação 1)

Cu(OH)2(s)+ CO2(g)→ CuCO3(s)+ H O2 (l)

(equação 2)

Com relação ao processo global que ocorre, pode-se afirmar:

a) as duas reações são de óxido-redução. b) apenas a reação 1 é de óxido-redução.

e) O Cu (s) é o agente oxidante da reação 1.

alternativa B

Observa-se que ocorre variação nos Nox das es-pécies somente no processo 1.

Portanto, apenas a reação 1 é de oxidorredução.

Numa viagem, um carro consome 10 kg de gasolina.

Na combustão completa deste combustível, na condição de temperatura do motor, for-mam-se apenas compostos gasosos. Conside-rando-se o total de compostos formados, po-de-se afirmar que os mesmos

a) não têm massa.

b) pesam exatamente 10 kg. c) pesam mais que 10 kg. d) pesam menos que 10 kg.

e) são constituídos por massas iguais de água e gás carbônico.

alternativa C

O processo de combustão envolve a interação de uma dada massa do combustível com uma dada massa de oxigênio, com formação de gás carbô-nico e água. Sendo assim, a massa total dos compostos formados (CO2e H O)2 será maior do que a massa do combustível (gasolina).

Questão 62

(2)

No preparo de um material semicondutor, uma matriz de silício ultrapuro é impurifica-da com quantiimpurifica-dades mínimas de gálio, atra-vés de um processo conhecido como dopagem. Numa preparação típica, foi utilizada uma massa de 2,81 g de silício ultrapuro, contendo 6,0×1022 átomos de Si. Nesta matriz, foi in-troduzido gálio suficiente para que o número de seus átomos fosse igual a 0,01% do núme-ro de átomos de silício. Sabendo que a massa molar do gálio vale 70 g/mol e a constante de Avogadro vale 6,0×1023, a massa de gálio empregada na preparação é igual a

a) 70 g. d) 7,0×10−4g. b) 0,70 g. e) 6,0×10−23g. c) 0,0281 g. alternativa D

Cálculo da massa de gálio:

m 6,0 10 átomos Si 1 átomo Ga 10 000 átomos Si % 22 = ⋅ ⋅ 144424443⋅ ⋅ ⋅ ⋅ 1 mol Ga 6,0 1023átomos Ga n de Avogadroº 14444244443 70 g Ga 1 mol Ga 7,0 10 g 4 m molar. 1 24 43 = ⋅ −

O “gasolixo”, um combustível alternativo ob-tido pela fermentação anaeróbica do lixo, é composto aproximadamente por 65% de CH4, 30% de CO2e 5% de uma mistura de H S2 , H2 e traços de outros gases. Para melhorar o rendimento do “gasolixo” e diminuir a polui-ção provocada por sua queima, é necessário remover CO2 e H S2 . Isto pode ser feito con-venientemente borbulhando-se o “gasolixo” através de

a) água pura.

b) solução concentrada de NaCl. c) solução concentrada de H SO2 4. d) solução concentrada de SO2. e) solução concentrada de NaOH.

alternativa E

Uma das maneiras de diminuir as quantidades de CO2 e H S2 no "gasolixo" é borbulhar a mistura

gasosa numa solução aquosa de NaOH, na qual haverá a formação de Na CO2 3 e Na S2 que fica-rão retidos na solução:

CO2(g) +2 NaOH(aq) → Na CO2 3(aq) +H O2 ( )l H S2 (g) +2 NaOH(aq) → Na S2 (aq) +2 H O2 ( )l

Na Idade Média, era usual o emprego de óxi-do de chumbo(IV) como pigmento branco em telas. Em nossos dias, com o aumento do teor de H2S na atmosfera, proveniente da queima de combustíveis fósseis, pinturas dessa época passaram a ter suas áreas brancas transfor-madas em castanho escuro, devido à forma-ção de sulfeto de chumbo(II). No trabalho de restauração dessas pinturas são empregadas soluções diluídas de peróxido de hidrogênio, que transformam o sulfeto de chumbo(II) em sulfato de chumbo(II), um sólido branco. As fórmulas do óxido de chumbo(IV), sulfeto de chumbo(II), peróxido de hidrogênio e sul-fato de chumbo(II) são, respectivamente: a) PbO, PbS, H2O2, PbSO4 b) PbO2, PbS, H2O2, PbSO4 c) Pb2O3, PbS2, H2O, Pb(SO4)2 d) PbO2, PbS, H2O2, PbSO3 e) PbO, PbSO3, H2O2, PbS2O3 alternativa B

Fórmulas das substâncias: óxido de chumbo (IV) – PbO2 sulfeto de chumbo (II) – PbS peróxido de hidrogênio – H2O2 sulfato de chumbo (II) – PbSO4

O esmalte dos dentes é formado por hidroxia-patita que, em determinadas condições, pode ser dissolvida devido ao equilíbrio represen-tado pela equação:

Ca (PO ) (OH)10 4 6 2 10 Ca2++ 6 PO43−+ 2 OH− HIDROXIAPATITA

Considere três pessoas, X, Y e Z, que conso-mem diariamente os produtos cujos valores de pH estão apresentados na tabela.

Questão 64

Questão 65

Questão 66

(3)

Pessoa Produtos consumidos

diariamente pH

X suco de laranja 3

Y água com gás 4

Z “leite de magnésia” 10 Considerando somente o efeito do uso conti-nuado destes três produtos, ocorrerá dissolu-ção da hidroxiapatita do esmalte dos dentes a) da pessoa X, apenas.

b) da pessoa Y, apenas. c) das pessoas X e Y, apenas. d) da pessoa Z, apenas. e) das pessoas X e Z, apenas.

alternativa C

Segundo o Princípio de Le Chatelier, o uso de produtos ácidos irá neutralizar os íons OH− pro-venientes da dissolução da hidroxiapatita acele-rando esse processo.

Portanto, o uso continuado do suco de laranja e da água com gás (pH<7−produtos ácidos) favo-recerão a dissolução da hidroxiapatita do esmalte dos dentes.

Um balão leve, de volume fixo, flutua no ar quando preenchido com gás hélio à tempera-tura ambiente. O mesmo balão pode flutuar no ar se for preenchido com ar aquecido e ga-ses quentes produzidos pela queima de C H4 10.

Conhecendo as massas molares, em g/mol: ar= 29 (valor médio), He = 4, H = 1, C = 12, N= 14 e O = 16, a explicação para o fato do balão, preenchido pela mistura gasosa aque-cida, flutuar no ar, é:

a) os produtos CO2 e H2O, formados na com-bustão do C H4 10, são menos densos que o ar. b) com o consumo de O2do ar na combustão do C H4 10, ocorre a formação de hélio gasoso. c) com o consumo de O2 do ar na combustão do C H4 10, só resta N2em seu interior. d) com o aquecimento, as moléculas de C H4 10 sofrem decomposição, formando H2.

e) como os gases no interior do balão estão bem mais quentes que o ar que o circunda, ocorre diminuição do número total de mols dos gases nele contidos, tornando o balão me-nos denso que o ar.

alternativa E

O aquecimento dos gases no interior do balão faz com que a densidade interna seja menor que a externa provocando a subida do balão.

A poluição térmica, provocada pela utiliza-ção de água de rio ou mar para refrigerautiliza-ção de usinas termoelétricas ou nucleares, vem do fato da água retornar ao ambiente em temperatura mais elevada que a inicial. Este aumento de temperatura provoca alte-ração do meio ambiente, podendo ocasionar modificações nos ciclos de vida e de reprodu-ção e, até mesmo, a morte de peixes e plan-tas. O parâmetro físico-químico alterado pela poluição térmica, responsável pelo dano ao meio ambiente, é

a) a queda da salinidade da água.

b) a diminuição da solubilidade do oxigênio na água.

c) o aumento da pressão de vapor da água. d) o aumento da acidez da água, devido a maior dissolução de dióxido de carbono na água.

e) o aumento do equilíbrio iônico da água.

alternativa B

O aumento da temperatura diminui a solubilidade de gases na água.

Certos utensílios de uso hospitalar, feitos com polímeros sintéticos, devem ser destruí-dos por incineração em temperaturas eleva-das. É essencial que o polímero, escolhido para a confecção desses utensílios, produza a menor poluição possível quando os utensílios são incinerados.

Questão 68

Questão 69

(4)

Com base neste critério, dentre os polímeros de fórmulas gerais

podem ser empregados na confecção desses utensílios hospitalares

a) o polietileno, apenas. b) o polipropileno, apenas. c) o PVC, apenas.

d) o polietileno e o polipropileno, apenas. e) o polipropileno e o PVC, apenas.

alternativa D

Hidrocarbonetos como o polietileno e o polipro-pileno em condições adequadas podem sofrer combustão completa, liberando somente gás carbônico e água, gerando a menor poluição possível.

Considere a seguinte seqüência de reações:

Com respeito a estas reações, são feitas as afirmações:

I. X é CaC2. II. Y é H C2 CH2.

III. O produto final é o polímero polivinilace-tileno.

São corretas as afirmações: a) I, apenas. c) I e III, apenas. e) I, II e III. b) II, apenas. d) II e III, apenas. alternativa A

As equações químicas completas são:

O neurotransmissor serotonina é sintetizado no organismo humano a partir do triptofano. As fórmulas estruturais do triptofano e da se-rotonina são fornecidas a seguir.

Questão 72

Questão 71

(5)

Com respeito a essas moléculas, pode-se afir-mar que

a) apenas a molécula do triptofano apresenta atividade óptica.

b) ambas são aminoácidos.

c) a serotonina é obtida apenas por hidroxila-ção do anel benzênico do triptofano.

d) elas são isômeras.

e) as duas moléculas apresentam a função fe-nol.

alternativa A

O carbonoα(ligado ao grupo —NH2) do aminoá-cido triptofano liga-se a quatro grupos diferentes. A presença desse átomo de carbono, denomina-do assimétrico, indica a assimetria molecular e a conseqüente atividade óptica.

Referências

Documentos relacionados

• Caso a presente proposta não mereça acolhimento, propõe-se que, no mínimo, seja estipulado – à semelhança do que já se encontra previsto na presente Proposta

(a) (NOME), portador(a) da Cédula de Identidade RG nº (XXXXXXXXX) e CPF nº (XXXXXX), a quem confere amplos poderes para representa-la perante a Prefeitura

Estratégia de Atuação Negócios Sustentáveis Resultados em IFRS – 3T11 Mercado de Capitais Cenário Econômico...

O valor experimental da barreira de potencial formada na interface entre o metal e semicondutor, calculado para diferentes metais utilizando o modelo de duas

Para obter um efeito ardente, aplique uma sombra de pigmentação mais profunda da paleta de Veluxe Pearlfusion sobre o Smolder Pencil por toda a parte inferior dos olhos e misture

Realizou-se um Estudo de Impacte Ambiental (EIA) para analisar os efeitos diretos e indiretos (impactes) no Ambiente, resultantes da atividade do matadouro CARNES LANDEIRO,

Java EE esten- de a Java Platform, Standard Edition (Java SE), fornecendo uma API para mapeamento objeto-re- lacional, arquiteturas multicamada e distribuídas e web-services.

Toxicidade para órgãos-alvo específicos Não classificado com base nas informações disponíveis.. (STOT) - exposição repetida: Toxicidade por