• Nenhum resultado encontrado

BOLETIM INFORMATIVO DA FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DE LINHARES ANO II N 12 Novembro de 2014

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "BOLETIM INFORMATIVO DA FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DE LINHARES ANO II N 12 Novembro de 2014"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Informe

BOLETIM INFORMATIVO DA FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DE LINHARES • ANO II • N° 12 • Novembro de 2014

Câmara aprova projeto e Faceli

terá tradutor e intérprete de Libras

Alunas da Faceli apresentam

trabalho no V Encontro

Estadual de Educação Ambiental

Quatro acadêmicas da Faceli vão

estagiar nos Juizados Especiais da

Comarca de Linhares

A Faceli terá pro-fissional na função de tradutor e intérprete da Língua Brasileira de Si-nais (Libras). A Câmara de Linhares aprovou, por unanimidade, na sessão do dia 24 de novembro, projeto enviado pelo Executivo que autoriza a contratação de até três profissionais para a Fa-culdade.

No dia 18 de novem-bro, a Diretora Presiden-te da Fundação Faceli, Sandra Bassani, fez uso da Tribuna Livre da Câ-mara de Linhares para falar sobre o projeto. A sessão foi traduzida por intérpretes da Libras para integrantes da comunida-de surda do Município. A tradução foi feita pela professora de Pedago-gia da Faceli, Katiúscia Gomes Barbosa Olmo, e pelo intérprete de Libras Cássio de Oliveira.

Estudantes da Faceli

realizam ação pedagógica

no Ceim ‘Antônio Aprígio’

Pág. 8

Pág. 5

Pág. 7

Pág. 6

O Conselho Estadual de Educação (CEE) re-novou o reconhecimen-to do Curso de Bachare-lado em Administração, ministrado na Faceli (Faculdade de Ensino Superior de Linhares).

Conselho renova reconhecimento

do curso de Administração da Faceli

A decisão (Resolução nº 3.965/2014) foi publica-da na edição de terça--feira (25/11) do Diário Oficial dos Poderes do Estado.

Na mesma decisão, assinada pelo

presiden-te do CEE, Sr. Arpresiden-telírio Bolsanello, o Conselho autoriza a oferta de va-gas iniciais semestrais, distribuídas nos turnos noturno, vespertino e noturno, por um período de cinco anos.

Pág. 4

Pág. 3

Faceli promove discussão sobre ‘História e Cultura Afro-Brasileira’

Chapa Integração vence

eleição para o Centro

(2)

ediente

Diretora Presidente

Sandra Mara Mendes da Silva Bassani

Diretora Acadêmica

Amada Mariana Costa de Melo Teixeira

Diretora Administrativa e Financeira

Maria Thereza Costa Guimarães e Souza

Chefe de Gabinete da Presidência

Andressa de Azevedo Melo Uneda

Assessor Técnico Contábil

Ivan Alves Soares

EXPEDIENTE

Endereço:

Av. Presidente Costa e Silva, 155

Novo Horizonte - Linhares - ES CEP 29.902-120

Tel.:(27) 3373 7900 Na internet: www.faceli.edu.br Assessor Técnico Educacional

Daniel Porto

Assessor Técnico Jurídico

Esmeraldo Melo Filho

Coordenador do Curso de Administração

André Carlesso

Coordenador do Curso de Direito

Bernardo Augusto Gomes Rodrigues

Coordenador do Curso de Pedagogia

Marcelo Loureiro Ucelli

Sandra Mara

Mendes da Silva

Bassani*

Diretora

Presidente

Editorial

*Doutora e Mestre em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Bacharel em Administração e Ciências Contábeis, Licenciada em Letras.

Diversos eventos promovidos no mês de novembro pela – ou com a participação da – Face-li, vêm ao encontro de uma das principais metas da Faculdade: a promoção da inclusão social.

Desses, destacamos a “Se-mana da Consciência Negra por uma Educação Antirracista”, que propôs uma discussão sobre a Lei 10.639/2003, que versa so-bre a temática “História e Cultura Afro-Brasileira” no currículo oficial das redes de ensino. Na ocasião, também foram discutidos temas como o racismo institucional, co-tas para negros e o legado técni-co e científitécni-co deixado pela cultu-ra africana. “O ambiente escolar, por ser um espaço democrático, é o melhor lugar para se discutir a diversidade étnico-racial”, confor-me declara a professora Marluce Lopes, que conduziu as discus-sões sobre o tema.

Nessa perspectiva, foi realiza-da a ação “Fazendo a diferença nas escolas de Linhares”, por es-tudantes do curso de Pedagogia em colégios de Linhares. Neste mês, o Ceim “Antônio Aprígio” e o Rotary Club foram contemplados com a visita dos(as) estudantes, que promoveram algumas

me-lhorias naqueles espaços. Co-mo bem frisou o coordenador do curso de Pedagogia da Faceli, Marcelo Ucelli Loureiro, as ações mostram que a Faculdade atua de forma integrada com as comu-nidades, e com responsabilidade social.

A Faculdade recebeu a visita de estudantes da Emef “Zeferino Batista Fiorot”, situada no bairro Santa Cruz, em Linhares. Naque-la oportunidade, os estudantes conheceram os cursos oferecidos pela Faceli, apresentados pelos coordenadores, que também fa-laram da importância do estudo e do campo de atuação dos profis-sionais formados pela Faculdade.

Muito importante também foi a aprovação do projeto do Execu-tivo que autoriza a contratação de profissionais na função de tra-dutor e intérprete da Língua Bra-sileira de Sinais (Libras), não só pela força da lei, mas pelo nosso dever como cidadão, pela res-ponsabilidade que a Faculdade tem com a inclusão social.

(3)

Foram discutidos alguns temas como o racismo institucional, cotas para negros

e o legado técnico e científico deixado pela cultura africana.

Semana da Consciência Negra

O dia 20 de novem-bro foi instituído como o “Dia Nacional da Cons-ciência Negra”. Para celebrar a data, a Fa-celi promoveu a “Sema-na da Consciência Ne-gra por uma Educação Antirracista” e propôs uma discussão sobre Lei 10.639/2003 que estabelece inclusão da temática “História e Cultura Afro-Brasileira” no currículo oficial das redes de ensino.

O evento teve início no dia 17/11, no

audi-tório da UAB/Faceli, no bairro Novo Horizonte. Na sexta (21), houve nova discussão sobre o tema às 7h30 e às 11h30. Coordenado pe-la professora do curso de Pedagogia da Face-li, Marluce Leila Simões Lopes, a discussão foi voltada a estudantes de Pedagogia e Direi-to, mas interessados de outras áreas e demais cidadãos puderam par-ticipar.

Foram discutidos te-mas como o racismo

institucional, cotas para negros e o legado téc-nico e científico deixado pela cultura africana. De acordo com Marlu-ce, por ser um espaço democrático, o ambien-te escolar é melhor lu-gar para se discutir a di-versidade étnico-racial.

“As pessoas insistem em dizer que o precon-ceito racial não exis-te, mas não é isso que vemos todos os dias no tratamento dado às pessoas negras. Prova disso são as

pesqui-sas que apontam que o maior número de mor-tes está entre os jovens negros. Essa realidade vem mudando aos pou-cos, mas a implemen-tação de leis como a 10.639 e de outras po-líticas públicas como as das cotas contribuem para mudar um pouco essa realidade. É justa-mente para a estimular a diminuição dessas diferenças que discus-sões como esta são fomentadas”, explicou professora.

O evento teve a participação de professores e estudantes da Faceli e foi aberto ao público

Faceli promove discussão sobre

‘História e Cultura Afro-Brasileira’

(4)

A pedagoga Deni-se Santos dos Santos Marchiori fez a doação de 261 livros para a Bi-blioteca “Esther Augusta Calmon”, da Faceli.

A cerimônia de entre-ga foi realizada no dia 17 de novembro, nas dependências da Facul-dade, e reuniu a peda-goga Denise Marchiori e a Diretora Presidente da

Pedagoga doa livros para a Faceli

Fundação Faceli, San-dra Mara Mendes da Sil-va Bassani (foto).

Após elogiar a inicia-tiva de Denise, Sandra Bassani explicou que, dos 261 livros recebidos, 144 ficarão à disposição dos estudantes da Face-li, por terem relação com os cursos de Administra-ção, Direito e Pedago-gia, que são oferecidos

pela Faculdade; e 117 serão repassados para a Biblioteca Central de Linhares e/ou outros ór-gãos públicos.

Denise Marchiori fri-sou que os livros eram do acervo pessoal dela e que queria doá-los para alguma entidade, “para que o conhecimento pu-desse ser compartilhado com outras pessoas”. A Faceli terá

profis-sional na função de tra-dutor e intérprete da Lín-gua Brasileira de Sinais (Libras). A Câmara de Linhares aprovou, por unanimidade, na sessão do dia 24 de novembro, projeto enviado pelo Executivo que autori-za a contratação de até três profissionais para a Faculdade.

No dia 18 de novem-bro, a Diretora Presiden-te da Fundação Faceli, Sandra Bassani, fez uso da Tribuna Livre da Câ-mara de Linhares para falar sobre o projeto. A sessão foi traduzida por intérpretes da Libras pa-ra integpa-rantes da comu-nidade surda do Municí-pio. A tradução foi feita pela professora de Pe-dagogia da Faceli, Ka-tiúscia Gomes Barbosa Olmo, e pelo intérprete de Libras Cássio de Oli-veira.

Conforme explica-ções da Diretora Pre-sidente da Faceli, uma

Câmara aprova projeto e Faceli terá

tradutor e intérprete de Libras

aluna surda ingressou na Faculdade neste ano, por meio do pro-cesso seletivo. Por is-so, o corpo docente da Instituição deve contar com um tradutor e in-térprete de sinais. “Não só pela força da lei, mas pelo nosso dever como cidadão, pela responsa-bilidade que a Faculda-de tem com a inclusão social, precisamos da contratação desses pro-fissionais”, disse.

Apesar de o projeto de lei permitir a contra-tação de três professo-res, em princípio, se-rá admitido(a) apenas

um(a) tradutor(a) e in-térprete. “À medida que novos integrantes da co-munidade surda forem ingressando na Faceli, outros profissionais se-rão chamados”, afirmou Sandra Bassani.

Ao concluir a sua

fa-la, a Diretora agradeceu a todos os vereadores pelo apoio à Faceli. “O apoio dos senhores tem sido muito importante para o crescimento e fortalecimento da Fa-culdade Municipal de Linhares”, frisou.

Sandra Bassani Cássio de Oliveira Katiúscia G. Barbosa Olmo

Integrantes da comunidade surda presenciaram a sessão

(5)

Faceli recebe estudantes da

EMEF ‘Zeferino Batista Fiorot’

Estudantes da Emef “Zeferino Batista Fio-rot”, situada no bairro Santa Cruz, em Linha-res, visitaram a Faceli) na manhã do dia 6 de novembro. Eles foram

recepcionados pela di-retora presidente da Fa-celi, Sandra Bassani, e ouviram as explanações dos coordenadores: Bernardo Rodrigues (Di-reito), Marcelo Loureiro

Ucelli (Pedagogia) e André Carlesso (Admi-nistração). A professora Valéria Vieira também participou do encontro, por meio de uma perfor-mance teatral.

A visita faz parte do projeto Consciência Ci-dadã, uma iniciativa da Secretaria de Educação de Linhares. Na Escola “Zeferino Batista Fiorot”, os alunos promoveram uma passeata contra as drogas e visitaram o Pro-jeto Resgate, o Lar da Fraternidade e a Faceli.

O grupo que visitou a Faceli foi orientado pe-las professoras Fabiana dos Santos Marinho Bru-norio e Geane Teodoro Meira. “Mostramos para cada aluno que ele pode cursar uma faculdade e crescer profissional-mente. Mostramos tam-bém que Linhares pos-sui uma instituição que oferece ensino superior gratuito e de qualidade”, disse a educadora Fa-biana.

O coordenador do curso de Pedagogia, Marcelo Ucelli, fala aos estudantes

Os Juizados Espe-ciais (Cíveis, Criminal e Fazenda Pública) da Comarca de Linha-res homologaram nes-te mês o resultado do processo seletivo para estagiário(a) de Conci-liador. A seleção con-templou estudantes a partir do 4º período de Direito, após análise de redação, currículo e entrevista.

Das sete vagas ofer-tadas, quatro serão ocupadas por estudan-tes do curso de Direito

Quatro acadêmicas da Faceli vão estagiar nos

Juizados Especiais da Comarca de Linhares

da Faceli: Alessandra Zanardi Pagung (7º A), Jéssica Santos Souza Martins (5º), Thaís Ris-sari Demartha (7º B) e Sarah Nadia Oliveira e Silva (7º B).

Satisfeita com a conquista, Alessan-dra Zanardi Pagung afirma: “Quando a se-leção foi aberta, não pensei duas vezes. Realizar sonhos é es-sencial para a vida de qualquer pessoa, e lutar a cada dia pa-ra conquistá-los é

pri-mordial. A oportunida-de oportunida-de estudar em uma Faculdade Pública Municipal e poder re-presentá-la em nossa cidade é fantástico”.

A estudante Jéssica Martins frisa: “Há al-gum tempo eu estava esperando a abertura do edital para o estágio de Conciliador. Estou muito feliz e animada. Considero essa vaga muito importante pa-ra o meu aprendizado como acadêmica, além de ser uma

experiên-cia marcante”.

De acordo com o professor e coorde-nador do curso, Ber-nardo Augusto Gomes Rodrigues, o processo seletivo foi bastante disputado e, mais uma vez, os(as) alunos(as) da Faculdade se des-tacaram. “Ressalto sempre a importância do estágio, por ofere-cer a possibilidade de aproximar o que se aprende em sala de aula às situações fáti-cas”, disse.

(6)

Estudantes de Direito da Faceli estiveram em Brasília nos dias 11 e 12 deste mês. Eles visitaram o Supremo Tribunal Fe-deral (STF), o Congres-so Nacional, a Praça dos Três Poderes, o Memo-rial JK e o Conselho Na-cional de Justiça, entre outros.

O coordenador do curso de Direito da Fa-celi, Bernardo Augus-to Gomes Rodrigues, acompanhou os(as) acadêmicos(as).“ O aprendizado não deve ficar limitado à sala de aula”, afirmou.

Bernardo Rodrigues acrescentou: “O ponto central da atividade foi a participação dos acadê-micos de Direito da Face-li em uma sessão de jul-gamento do STF. Vimos, na prática, a atuação da mais alta corte do Judici-ário. Enfim, alcançamos a finalidade enquanto ins-tituição de ensino”.

Estudantes de Direito da Faceli visitam Brasília

A comitiva da Faceli com o ministro Luis Fux (C)

Registro da visita ao Congresso Nacional

A reciclagem é uma das alternativas de tra-tamento de resíduos sólidos mais vantajosos, tanto do ponto vista am-biental como do social. Ela reduz o consumo de recursos naturais, pou-pa energia e água e ain-da diminui o volume de lixo e a poluição.

Além disso, quando há um sistema de co-leta bem estruturado, a reciclagem pode ser uma atividade rentável. A coleta seletiva, além

Al

unas da Faceli apresentam trabalho no

V Encontro Estadual de Educação Ambiental

de beneficiar o meio ambiente, é uma oportu-nidade de trabalho que pode ajudar a diminuir o desemprego.

Com este

pensa-mento, as graduandas do 4º Período de Peda-gogia da Faceli, Gizela e Jaqueline, apresen-taram no V Encontro Estadual de Educação

Ambiental em Vitória o trabalho com o tema Educação Ambiental na Escola: A Reciclagem como Sensibilização Ambiental.

O trabalho foi desen-volvido pelas acadêmi-cas Jaqueline Ferraz de Souza Pereira, Ana Paula Gomes Mar-chiori, Dilcélia da Silva Santos, Gizela Correa Rosa Toreta e Isaura Barbosa, sob orienta-ção do professor Se-bastião Ferreira.

Ana Paula Gomes Marchiori, professor Sebas-tião Ferreira e Jaqueline Ferraz de Souza Pereira

(7)

A chapa Integração venceu a eleição pa-ra o Centro Acadêmi-co da Faceli e ficará à frente da entidade em 2015. O grupo recebeu 122 votos, contra 85 da chapa Reestruturação. Também foi registrado um voto nulo. A posse da diretoria eleita deve ocorrer no dia 12 de de-zembro.

O pleito foi realizado

Chapa Integração vence eleição

para o Centro Acadêmico da Faceli

nas dependências da UAB-Faceli, na sexta-fei-ra (28/11), em três horá-rios: das 9h às 10h; das 14h30 às 15h30; e das 18h30 às 22h. A apura-ção ocorreu logo após o fechamento da urna e o resultado foi divulgado pela Junta Eleitoral às 22h39.

A chapa Integração contou com os seguintes membros: Matusalém

A Fundação Faceli e o Sesc (Serviço Social do Comércio DR-ES) firmaram convênio no dia 19 de novembro, com o objetivo de pro-porcionar aos estu-dantes da Faculdade a oportunidade de de-senvolver atividades de aprendizagem social, profissional e cultural. No documento, as-sinado pela Diretora

Faceli e Sesc firmam convênio

Presidente da Funda-ção Faceli, Profª Drª Sandra Bassani e pe-lo Diretor Regional do Sesc-ES, Sr. Gutman Uchôa de Mendonça, consta que a iniciativa visa a promover a tro-ca de conhecimentos técnicos e informações relativas às necessida-des e interesses da co-munidade.

O coordenador do

curso de Pedagogia, Profº MsC Marcelo Lou-reiro Ucelli, destacou que, com o convênio, o Sesc vai conceder ao estagiário, a seu crité-rio, Bolsa de Comple-mentação Educacional ou qualquer outra for-ma de contraprestação de serviço que venha a ser acordada, bem como providenciar se-guro contra acidentes

pessoais, em favor do estagiário.

O período de estágio será de no máximo 12 meses, observando o limite mínimo de um se-mestre letivo, e poderá ser renovado segundo interesse das partes. O convênio tem vigência de quatro anos, poden-do ser prorrogapoden-do ou alterado por meio de termos aditivos.

Pereira dos Santos, do 7ºB Direito, candidato a Presidente; Vice-Presi-dente: Geizieli Javarini Firmino (5º Pedagogia); 1º Secretário: Wanderley de Lima Oliveira (4º Pe-dagogia); 2ª Secretária: Taisy Soares Campoli-na (4º Administração); 1º Tesoureiro: Fernando Nogueira da Gama (1º Direito); 2º Tesoureiro: Rosângela Banhos

Fer-nandes (4º Administra-ção); e Diretor Geral: Jefferson de Abreu Car-valho (2º Direito).

A chapa Restrutura-ção teve como compo-nentes: Vagner Simplício, do 7ºA Direito, candidato a Presidente; Vice-Pre-sidente: Lucas Bazoni Pagung (2º Direito); 1ª Secretária: Glycia dos Santos Passos (2º Pe-dagogia); 2ª Secretária: Jéssica Santos Souza Martins (5º Direito); 1º Te-soureiro: Ademar Laurett Peter Filho (7ºA Admi-nistração); 2º Tesourei-ro: Julianderson Pereira Rossoni (7º B Adminis-tração); e Diretor Geral: Eraldo Pilker (4º Direito).

A Junta Eleitoral foi presidida pela acadê-mica Luane Pandolfi Lozer, teve como me-sários Antônio Celso Esperidião Tonini e Lu-dmila Passos Minto e como secretários, José Renan Silva Nogueira e Daniela Lopes.

(8)

Estudantes do 2º e 4º períodos do curso de Pedagogia da Faceli realizaram no dia 22 de novembro (sábado) uma ação pedagógica no Ceim “Antônio Aprígio”, localizado no bairro

Avi-Estudantes da Faceli realizam ação

pedagógica no Ceim ‘Antônio Aprígio’

so, em Linhares.

Depois de três meses de planejamento das ati-vidades, os acadêmicos puderam vivenciar a efetivação dos objetivos programáticos das dis-ciplinas Atividades

Prá-ticas II e IV, ministradas pela professora Érika Duarte Baiôco.

No dia 24 de novem-bro (segunda-feira), as crianças do Ceim “Antô-nio Aprígio” encontraram a escola com painéis

na entrada, hortaliças e temperos plantados, jardim suspenso, jardim baixo e brinquedos fei-tos de materiais reapro-veitados, além de um anfiteatro modificado e colorido, para alegrar o ambiente escolar.

A professora Érika foi a mentora e organiza-dora da ação, intitulada “Fazendo a diferença nas escolas de Linha-res”.

Recentemente, Érika Duarte Baiôco e estu-dantes do 1º período do curso de Pedagogia da Faceli realizaram o Pro-jeto Pedaghorta, com a montagem de vários canteiros de hortaliças e temperos, em formato de figuras geométricas, no Ceim Rotary Club, no bairro Novo Horizonte.

Para o coordenador do curso de Pedagogia da Faceli, Marcelo Ucelli Loureiro, as ações de-senvolvidas mostram que a faculdade atua de forma integrada com as comunidades – e com responsabilidade social.

Nesta e nas demais fotos da página, estudantes de Pedagogia fazendo melhorias em escolas

Referências

Documentos relacionados

Se você não utiliza essa(s) ferramenta(s) indique os motivos que o(a) levaram a não utilizá-lo(s)? Realizaram-se os recortes discursivos no corpus para a análise do

Acrescenta que “a ‘fonte do direito’ é o próprio direito em sua passagem de um estado de fluidez e invisibilidade subterrânea ao estado de segurança e clareza” (Montoro, 2016,

The focus of this thesis was to determine the best standard conditions to perform a laboratory-scale dynamic test able to achieve satisfactory results of the

Dentre as principais conclusões tiradas deste trabalho, destacam-se: a seqüência de mobilidade obtida para os metais pesados estudados: Mn2+>Zn2+>Cd2+>Cu2+>Pb2+>Cr3+; apesar dos

F REQUÊNCIAS PRÓPRIAS E MODOS DE VIBRAÇÃO ( MÉTODO ANALÍTICO ) ... O RIENTAÇÃO PELAS EQUAÇÕES DE PROPAGAÇÃO DE VIBRAÇÕES ... P REVISÃO DOS VALORES MÁXIMOS DE PPV ...

patula inibe a multiplicação do DENV-3 nas células, (Figura 4), além disso, nas análises microscópicas não foi observado efeito citotóxico do extrato sobre as

Daniel Ramos, Carolina Muller (lawyers), and Giovanni Merlin, Diogo Mendonça e Beatrice Zimmermann (economists) were research assistants. This paper is part of a broader

Diante de uma nova realidade imposta pela pandemia do coronavírus, a forma de utilização do Clube será adaptada em todas as atividades, conforme protocolo de reabertura dos