• Nenhum resultado encontrado

PLANO DE URBANIZAÇÃO DA UOP3 PÓLO TECNOLÓGICO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PLANO DE URBANIZAÇÃO DA UOP3 PÓLO TECNOLÓGICO"

Copied!
32
0
0

Texto

(1)

P

LANO DE

U

RBANIZAÇÃO DA UOP

3

PÓLO

TECNOLÓGICO

Avaliação do Ruído Ambiente

4ª Fase | Relatório

(2)

gustavo da cunha –design & consulting group

gustavo da cunha –consultores

Lisbon Office Lab

Rua Rodrigues Faria-LxFactory-Edificio J, piso 1-loft 1.04 1300-501 Lisboa-Portugal | tel-geral. +351 21 365 60 00 consultoria@gustavodacunha.com

(3)

ÍNDICE

Pág. 1 - Introdução ... 1 2 - Objectivo ... 1 3 - Documentação aplicável ... 1 3.1 - Legislação ... 1 3.2 - Normalização ... 3

3.3 – Outros documentos de referência... 3

4 - Caracterização do local... 3

5 - Caracterização sonora ... 4

6 - Equipamentos utilizados ... 6

7 - Resultados das medições e cálculos efectuados ... 6

7.1 – Método de cálculo... 6 7.2 - Ponto de Medição PM1 ... 7 7.3 - Ponto de Medição PM2 ... 9 7.4 - Ponto de Medição PM3 ... 11 7.5 - Ponto de Medição PM4 ... 13 7.6 - Ponto de Medição PM5 ... 15 7.7 - Ponto de Medição PM6 ... 18

8 – Resumo dos resultados... 20

(4)

AVALIAÇÃO DE RUÍDO AMBIENTE

RELATÓRIO 2015/092

1 - INTRODUÇÃO

A ISOFONIA – Acústica Aplicada, Lda. apresenta de seguida o relatório da realização de medições de ruído ambiente exterior na envolvente do Plano de Urbanização da UOP3 – Pólo Técnológico

O presente estudo, tem como objectivo efectuar uma caracterização dos níveis de ruído existentes actualmente na zona envolvente ao projecto em análise.

As medições foram realizadas nos dias 18, 19 e 20 de Maio de 2015. O ensaio baseou-se na recolha de amostras de ruído ambiente em 6 locais, os quais permitem caracterizar a zona em análise. Estes locais permitem assim caracterizar zonas nas quais se verifica a proximidade de eixos rodoviários, bem como zonas com características rurais. A escolha do intervalo de tempo de medição permite obter um valor representativo da situação a caracterizar.

De salientar que o Laboratório da Isofonia se encontra acreditado pelo IPAC para a realização dos ensaios patentes no presente relatório tendo em conta os requisitos estabelecidos na norma NP EN ISO/IEC 17025.

2 - OBJECTIVO

Este estudo tem como objectivo efectuar uma caracterização e avaliação dos níveis de ruído actualmente existentes na zona de estudo e sua envolvente próxima.

3 - DOCUMENTAÇÃO APLICÁVEL

3.1 - LEGISLAÇÃO

A presente análise tem como objectivo caracterizar o ambiente sonoro actual na zona envolvente do Plano de Urbanização da UOP3 – Pólo Técnológico, verificando o cumprimento do Decreto-Lei

(5)

n.º 9/2007, de 17 de Janeiro, o qual define o Regulamento Geral do Ruído.

De acordo com o D.L. n.º 9/2007, as áreas podem ser acusticamente classificadas em zonas sensíveis e zonas mistas, consoante o seu uso.

Segundo o Artigo 3º, alíneas v) e x) do D.L. n.º 9/2007:

 Zonas Sensíveis são as áreas definidas em plano municipal de ordenamento do território como vocacionada para uso habitacional, ou para escolas, hospitais ou similares, ou espaços de lazer, existentes ou previstos, podendo conter pequenas unidades de comércio e de serviços destinadas a servir a população local, tais como cafés e outros estabelecimentos de restauração, papelarias e outros estabelecimentos de comércio tradicional, sem funcionamento no período nocturno;

 Zonas Mistas são áreas definidas em plano municipal de ordenamento do território, cuja ocupação seja afecta a outros usos, existentes ou previstos, para além dos referidos na definição de zona sensível.

A definição espacial desta zona cabe à Câmara Municipal do local em análise, neste caso à Câmara Municipal de Faro. De acordo com informação obtida por contacto telefónico e no site do município de Faro, este ainda não possui classificação acústica, pelo que, para estas situações a legislação prevê a adopção de valores limite de exposição para zonas não classificadas.

No Quadro I apresentam-se os níveis sonoros máximos admissíveis para os indicadores Lden e Ln

considerados no RGR.

NÍVEIS SONOROS MÁXIMOS

Indicador Lden [dB(A)] Indicador Ln [dB(A)]

Zonas Não Classificadas 63 53

(6)

3.2 - NORMALIZAÇÃO

Na realização dos ensaios e na elaboração deste estudo foi também tido em consideração o disposto na normalização nacional e, nomeadamente, na NP ISO 1996-1:2011 Acústica. Descrição, medição e avaliação do ruído ambiente Parte 1: Grandezas fundamentais e métodos de avaliação e na NP ISO 1996-2:2011 Acústica. Descrição, medição e avaliação do ruído ambiente Parte 2: Determinação dos níveis de pressão sonora do ruído ambiente.

3.3 – OUTROS DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA

Além da legislação e normalização aplicável, foram ainda consideradas as recomendações presentes na circular de cliente n.º 12/2011 do Instituto Português de Acreditação e no Guia prático para medições de ruído ambiente – no contexto do Regulamento Geral do Ruído tendo em conta a NP ISO 1996:2011, bem como o procedimento de ensaio interno “PE01-07: Ensaio de Ruído Ambiente - Nível Sonoro Médio de Longa Duração”.

4 - CARACTERIZAÇÃO DO LOCAL

A área objecto de análise diz respeito à zona envolvente do Plano de Urbanização da UOP3 – Pólo Técnológico, a qual se encontra inserida na freguesia de Montenegro, concelho de Faro. É delimitada a norte pela rua das Margaridas e rua das Hortências, a nascente com a rua Abel Viana, a poente pela rua Manuel Gomes Guerreiro e a sul pela rua Aquilino Ribeiro e a EN125-10.

O reconhecimento da referida área em análise iniciou-se com a caracterização da ocupação, relativamente ao tipo de receptores presentes na sua envolvente próxima.

De salientar que se definem como receptores sensíveis, os edifícios habitacionais, escolares, hospitalares ou similares ou espaços de lazer, com utilização humana.

Na zona envolvente do projecto, registou-se a existência de alguns receptores sensíveis dispersos, os quais consistem, maioritariamente, em habitações unifamiliares assim como equipamentos de comércio e serviços. Na imagem seguinte apresenta-se um enquadramento geográfico da área em análise.

(7)

Figura I – Enquadramento geográfico (s/ escala)

5 - CARACTERIZAÇÃO SONORA

Para a caracterização do ruído ambiente atual foram realizadas medições de ruído, durante os períodos diurno (das 7h00m às 20h00m), entardecer (das 20h00m às 23h00m) e noturno (das 23h00m às 07h00m). As medições foram efetuadas, em dois dias distintos para cada período de referência, de modo a obter um valor representativo do ruído ambiente atual.

Foram utilizados intervalos de medição de acordo com as características do ambiente acústico no local, de forma a garantir a estabilização dos sinais sonoros. Em cada local de avaliação, o tempo mínimo de medição foi de 15 minutos. As medições foram efectuadas junto a seis receptores sensíveis na envolvente da área de implementação do projecto, nos três períodos de referência definidos na legislação em vigor.

Os valores apresentados são representativos do período de medição (Maio de 2015). Visto que estamos Plano de Urbanização

da UOP3 – Pólo Tecnológico

(8)

numa zona marcadamente turística na época de Verão (Julho, Agosto e Setembro), afigurou-se adequado considerar que os valores da EN 125-10 são 3 vezes superiores às contagens efetuadas in situ, e que as contagens efetuadas são representativas dos restantes 9 meses. Relativamente às restantes vias com tráfego considerável devido ao acesso à Universidade do Algarve, nomeadamente a rua Abel Viana e rua das Margaridas, não se considera a aplicação de um aumento de tráfego na época alta devido às férias de Verão, pelo que as medições são representativas da área em análise.

As medições de ruído foram efetuadas seguindo as indicações inscritas na Norma Portuguesa NP ISO 1996:2011 – Acústica: Descrição, Medição e Avaliação do Ruído Ambiente – Partes 1 e 2, o microfone deve situar-se a uma altura de 4,0±0,5 m acima do solo, em zonas de edificações com 1 ou mais andares, ou de 1,2 a 1,5 m de altura acima do solo em zonas de edificações térreas e/ou recreativas.

Na Figura II apresentam-se as localizações dos pontos de medição considerados, os quais se encontram assinalados a amarelo (PM1, PM2, PM3, PM4, PM5 e PM6).

Figura II – Localização dos seis pontos de medição (s/ escala)

(9)

6 - EQUIPAMENTOS UTILIZADOS

Para a realização das medições de ruído ambiente foram utilizados equipamentos de medida adequados para este tipo de estudos, os quais são descritos de seguida.

 Sonómetro Integrador da Classe 1, Bruel & Kjaer, modelo 2250, n.º de série 2611538;

 Software de Análise Sonora Bruel & Kjaer para o 2250, Bz 5298;

 Microfone Bruel & Kjaer, tipo Zc 0032, modelo 4189, n.º de série 2607687;

 Calibrador Acústico Bruel & Kjaer, modelo 4231, n.º de série 2605900;

 Tripé de suporte extensível Bruel & Kjaer;

 Anemómetro, Kestrel 1000, n.º de série 1990184;

 Termohigrómetro, Testo 610, n.º de série 39214549/912.

O parâmetro medido foi o LAeq (nível sonoro contínuo equivalente, ponderado A), os microfones foram

equipados com protetores de vento de modo a diminuir o efeito do ruído aerodinâmico do vento. O sonómetro foi calibrado antes e depois das medições.

Estes equipamentos encontram-se dentro do período de verificação metrológica conforme definido no Decreto-Lei n.º 291/90, de 20 de Setembro e Artigo 33º do Decreto-Lei n.º 9/2007, de 17 de Janeiro.

7 - RESULTADOS DAS MEDIÇÕES E CÁLCULOS EFECTUADOS

7.1 – MÉTODO DE CÁLCULO

De acordo com norma NP ISO 1996-1:2011 e NP ISO 1996-2:2011, para a avaliação global dos resultados obtidos nas medições de ruído, deve ser efetuado o cálculo da média logarítmica das medições realizadas. O nível sonoro contínuo equivalente, ponderado A, LAeq,T, foi obtido através da

seguinte expressão:

=

= n 1 i /10 ) (L T Aeq, i t Aeq,

10

n

1

10log

L

em que, n – número de medições;

(10)

i t Aeq,)

(L – valor do nível sonoro correspondente à medição i.

7.2 - PONTO DE MEDIÇÃO PM1

Figura III – Localização do ponto de medição PM1

As medições de ruído foram realizadas na entrada da propriedade junto à EN125-10, a cerca de 2 metros da via. A habitação existente no interior da propriedade dista cerca de 30m do ponto de medição.

A envolvente é caracterizada, por uma área peri-urbana em que os níveis sonoros obtidos decorrem do tráfego existente na EN125-10, sendo esta a principal fonte de ruído presente na envolvente ao ponto de medição. De salientar que junto deste ponto existe um parque de aluguer de veículos de grande dimensão.

Na Figura IV e no Quadro II apresenta-se um resumo dos valores obtidos nas medições realizadas durante os períodos diurno, entardecer e nocturno – critério de exposição máxima.

(11)

7 1 70 6 7 7 5 0 5 10 15 20 25 30 35 40 45 50 55 60 65 70 75 80 Ld Le Ln Lden N ív e l d e R u íd o e m d B (A )

Ld – Indicador de ruído diurno Le – Indicador de ruído entardecer Ln – Indicador de ruído nocturno

Indicador Lden [dB(A)] Valor Limite para o Indicador Lden Valor Limite para o Indicador Ln

Figura IV – Valores obtidos no PM1

Data Hora

Tempo Medição

(min)

LAeq, T médio por Dia [dB(A)]

LAeq, T [dB(A)] Cmet LAeq, T [dB(A)] Indicador Lden [dB(A)] Indicador Ln [dB(A)] N.º de veículos % pesados 3% 3% 2% 4% 5% 71,8 68,9 70,5 0 444 7% 15 71,6 22:29 20:02 69,0 30 17:27 15:05 0 70,6 15 30 348 110 70,5 67 70,6 75 67,4 713 285 375 0 68,2 23:00 1:05 30 15 67,4 66,5 18-Mai 19-Mai Le – Indicador de ruído entardecer Ld – Indicador de ruído diurno Ln – Indicador de ruído nocturno 18-Mai 19-Mai 20-Mai 18-Mai

Quadro II – Resumo dos valores obtidos

Considerando, para este ponto de medição, PM1, os valores limite definidos para zonas não classificadas, verifica-se que o Decreto-Lei n.º 9/2007, de 17 de Janeiro não é cumprido uma vez que os valores obtidos para o Lden (Indicador de ruído diurno-entardecer-nocturno) são superiores a 63 dB(A) e

para o Ln (Indicador de ruído nocturno) são superiores a 53 dB(A), (critério de exposição).

(12)

Máx. Min Máx. Min Humidade (%) V Vento (m/s) 0,7 50,1 47,3 2,7 62,4 59,3 53,1 0,5 2,1 3,1 69,4 52,3 70,1 64,4 68,8 0,6 25,9 18,5 16,1 56,4 23,2 75,3 Temperatura (ºC) 20,2 20 25,6 23,1 23,8 26,9 22,3 28,2 Nocturno Diurno Entardecer Nocturno 1ª 19-Mai Diurno Entardecer 18-Mai 18-Mai 18-Mai Data Ponto de

Medição Campanha Período

19-Mai

20-Mai 2ª

PM1

Quadro III – Condições atmosféricas

7.3 - PONTO DE MEDIÇÃO PM2

Figura V – Localização do ponto de medição PM2

As medições de ruído foram realizadas junto ao cruzamento da rua Abel Viana com a rua do Emigrante, a cerca de 7 metros da via principal (rua Abel Viana).

A envolvente é caracterizada, por uma área peri-urbana em que os níveis sonoros obtidos decorrem do tráfego existente na rua Abel Viana, sendo esta a principal fonte de ruído presente na envolvente ao ponto de medição. De salientar que a rua Abel Viana é uma via de acesso à Universidade pelo que apresenta tráfego elevado.

Na Figura VI e no Quadro IV apresenta-se um resumo dos valores obtidos nas medições realizadas durante os períodos diurno, entardecer e nocturno – critério de exposição máxima.

Latitude: 37° 2.388'N Longitude: 7° 57.877'W HTTPS://MAPS.GOOGLE.PT

(13)

6 3 6 2 5 8 6 6 0 5 10 15 20 25 30 35 40 45 50 55 60 65 70 Ld Le Ln Lden N ív e l d e R u íd o e m d B (A )

Ld – Indicador de ruído diurno Le – Indicador de ruído entardecer Ln – Indicador de ruído nocturno Indicador Lden [dB(A)] Valor Limite para o Indicador Lden Valor Limite para o Indicador Ln

Figura VI – Valores obtidos no PM2

Data Hora

Tempo Medição

(min)

LAeq, T médio por Dia [dB(A)]

LAeq, T [dB(A)] Cmet LAeq, T [dB(A)] Indicador Lden [dB(A)] Indicador Ln [dB(A)] N.º de veículos % pesados 30 11:47 19-Mai 1:18 19-Mai 20:01 22:08 18-Mai 16:53 303 62,7 62,1 0 89 64,4 61,6 62,1 63,2 57,9 19-Mai Le – Indicador de ruído entardecer Ln – Indicador de ruído nocturno 19-Mai 23:01 15 61,3 30 0 Ld – Indicador de ruído diurno 18-Mai 15 66 15 64 57,9 30 53,3 17 0 60,1 63,2 58 0% 0% 1% 0% 6% 402 184 3%

Quadro IV – Resumo dos valores obtidos

Considerando, para este ponto de medição, PM2, os valores limite definidos para zonas não classificadas, verifica-se que o Decreto-Lei n.º 9/2007, de 17 de Janeiro não é cumprido uma vez que os valores obtidos para o Lden (Indicador de ruído diurno-entardecer-nocturno) são superiores a 63 dB(A) e

(14)

As condições atmosféricas são as apresentadas no Quadro V. Máx. Min Máx. Min 2ª 18-Mai Diurno 17,9 21,2 Diurno Nocturno 19-Mai Entardecer 2,9 1 PM2 60,5 21,9 60,5 19,9 20,3 23,9 24,1 19-Mai 19-Mai 2,8 47,3 63,1 67,3 43,5 2,1 59,8 Ponto de Medição Temperatura (ºC) 54,7 Humidade (%) 56,1 60,3 26,9 22,4 27,2 Campanha Período Data

Nocturno 19-Mai 18-Mai Entardecer 1ª V Vento (m/s) 73,9 29,1 25,2 0,6 78,4 0,8

Quadro V – Condições atmosféricas

7.4 - PONTO DE MEDIÇÃO PM3

Figura VII – Localização do ponto de medição PM3

As medições de ruído foram realizadas junto a uma habitação unifamiliar sita na rua das Margaridas, a cerca de 2 metros da via.

A envolvente é caracterizada, por uma área peri-urbana em que os níveis sonoros obtidos decorrem do tráfego existente na rua das Margaridas, sendo esta a principal fonte de ruído presente na envolvente ao ponto de medição.

Na Figura VIII e no Quadro VI apresenta-se um resumo dos valores obtidos nas medições

Latitude: 37° 2.477'N Longitude: 7° 58.054'W HTTPS://MAPS.GOOGLE.PT

(15)

realizadas durante os períodos diurno, entardecer e nocturno – critério de exposição máxima. 6 6 6 1 5 8 6 7 0 5 10 15 20 25 30 35 40 45 50 55 60 65 70 75 Ld Le Ln Lden N ív e l d e R u íd o e m d B (A )

Ld – Indicador de ruído diurno Le – Indicador de ruído entardecer Ln – Indicador de ruído nocturno

Indicador Lden [dB(A)] Valor Limite para o Indicador Lden Valor Limite para o Indicador Ln

Figura VIII – Valores obtidos no PM3

Data Hora

Tempo Medição

(min)

LAeq, T médio por Dia [dB(A)]

LAeq, T [dB(A)] Cmet LAeq, T [dB(A)] Indicador Lden [dB(A)] Indicador Ln [dB(A)] N.º de veículos % pesados Le – Indicador de ruído entardecer 19-Mai 15 30 63,8 30 19-Mai Ln – Indicador de ruído nocturno 19-Mai 21:34 1:00 19-Mai 23:19 20:35 15:41 18-Mai 67,4 15 Ld – Indicador de ruído diurno 18-Mai 16:28 0% 63 58,4 0 58,4 58 0 66,0 0 60,9 60,9 51,8 15 58 67 66,0 60,9 30 62,2 59,1 5% 8 0% 2% 44 59 92 0% 0%

Quadro VI – Resumo dos valores obtidos

Considerando, para este ponto de medição, PM3, os valores limite definidos para zonas não classificadas, verifica-se que o Decreto-Lei n.º 9/2007, de 17 de Janeiro não é cumprido uma vez que os valores obtidos para o Lden (Indicador de ruído diurno-entardecer-nocturno) são superiores a 63 dB(A) e

(16)

para o Ln (Indicador de ruído nocturno) são superiores a 53 dB(A), (critério de exposição).

As condições atmosféricas são as apresentadas no Quadro VII.

Máx. Min Máx. Min Entardecer 19,1 Nocturno 19-Mai 23,2 24,2 48,4 2,8 25,7 61,4 68,3 61,7 55,5 V Vento (m/s) PM3 1ª Diurno 18-Mai 27,5 22,4 61,7 56,1 3,1 Humidade (%) Ponto de

Medição Campanha Período Data

Temperatura (ºC) Nocturno 0,8 Entardecer 18-Mai 26,2 21,9 62,3 19-Mai 56,1 79,1 19-Mai 28,9 19-Mai 0,8 2,6 18,6 20,9 0,7 73,2 51,5 21,5 2ª Diurno

Quadro VII – Condições atmosféricas

7.5 - PONTO DE MEDIÇÃO PM4

Figura IX – Localização do ponto de medição PM4

As medições de ruído foram realizadas junto a uma habitação unifamiliar sita na rua das Hortências, a cerca de 3 metros da via.

A envolvente é caracterizada, por uma área peri-urbana em que os níveis sonoros obtidos decorrem do tráfego existente na rua das Margaridas, sendo esta a principal fonte de ruído presente na envolvente ao ponto de medição. De salientar a existência de comércio (cafés/pastelarias/bares) e serviços

Latitude: 37° 2.493'N Longitude: 7° 58.187'W HTTPS://MAPS.GOOGLE.PT

(17)

(campo de ténis) na envolvente.

Na Figura X e no Quadro VIII apresenta-se um resumo dos valores obtidos nas medições realizadas durante os períodos diurno, entardecer e nocturno – critério de exposição máxima.

5 7 5 5 5 0 5 9 0 5 10 15 20 25 30 35 40 45 50 55 60 65 70 Ld Le Ln Lden N ív e l d e R u íd o e m d B (A )

Ld – Indicador de ruído diurno Le – Indicador de ruído entardecer Ln – Indicador de ruído nocturno

Indicador Lden [dB(A)] Valor Limite para o Indicador Lden Valor Limite para o Indicador Ln

Figura X – Valores obtidos no PM4

Data Hora

Tempo Medição

(min)

LAeq, T médio por Dia [dB(A)]

LAeq, T [dB(A)] Cmet LAeq, T [dB(A)] Indicador Lden [dB(A)] Indicador Ln [dB(A)] N.º de veículos % pesados 0% Le – Indicador de ruído entardecer 19-Mai 20:53 18-Mai 21:16 58,4 16:14 15 30 Ld – Indicador de ruído diurno 19-Mai 50 15:48 18-Mai 15 54,2 56,8 0 17 56,8 54,7 0 30 16 15 34 30 55,1 3% 0% 0% 0% 0% 54,4 50,2 46,7 50,2 54,7 0 59 14 52,1 Ln – Indicador de ruído nocturno 19-Mai 0:27 15 19-Mai 23:52 15

(18)

Considerando, para este ponto de medição, PM4, os valores limite definidos para zonas não classificadas, verifica-se que o Decreto-Lei n.º 9/2007, de 17 de Janeiro é cumprido uma vez que os valores obtidos para o Lden (Indicador de ruído diurno-entardecer-nocturno) são inferiores a 63 dB(A) e

para o Ln (Indicador de ruído nocturno) são inferiores a 53 dB(A), (critério de exposição).

As condições atmosféricas são as apresentadas no Quadro IX.

Máx. Min Máx. Min 2ª 2,6 53,4 2,2 70,9 63,5 21,2 1,9 Nocturno 19-Mai 22,2 28,5 71,4 52,6 Entardecer 19-Mai 19-Mai 48,1 18,8 24,7 28,1 62,1 55,7 21,6 18,8 22,7 62,6 59,4 Entardecer 55,8 22,7 18-Mai 25,7 0,9 0,9 0,6 78,5 Diurno 18-Mai 1ª PM4 25,1 Nocturno 19-Mai Diurno Ponto de Medição V Vento (m/s) Humidade (%) Temperatura (ºC)

Campanha Período Data

Quadro IX – Condições atmosféricas

7.6 - PONTO DE MEDIÇÃO PM5

Figura XI – Localização do ponto de medição PM5

As medições de ruído foram realizadas junto ao cruzamento entre a rua das Tulipas e a rua Manuel Gomes Guerreiro próximo de habitações unifamiliares, a cerca de 5 metros da rua Manuel

Latitude: 37° 2.461'N Longitude: 7° 58.285'W HTTPS://MAPS.GOOGLE.PT

(19)

Gomes Guerreiro.

A envolvente é caracterizada, por uma área rural em que os níveis sonoros obtidos decorrem do tráfego existente na rua Manuel Gomes Guerreiro e na rua das Tulipas, sendo estas as principais fontes de ruído presentes na envolvente ao ponto de medição.

Na Figura XII e no Quadro X apresenta-se um resumo dos valores obtidos nas medições realizadas durante os períodos diurno, entardecer e nocturno – critério de exposição máxima.

5 2 4 7 4 5 5 3 0 5 10 15 20 25 30 35 40 45 50 55 60 65 70 Ld Le Ln Lden N ív e l d e R u íd o e m d B (A )

Ld – Indicador de ruído diurno Le – Indicador de ruído entardecer Ln – Indicador de ruído nocturno Indicador Lden [dB(A)] Valor Limite para o Indicador Lden Valor Limite para o Indicador Ln

(20)

Data Hora

Tempo Medição

(min)

LAeq, T médio por Dia [dB(A)]

LAeq, T [dB(A)] Cmet LAeq, T [dB(A)] Indicador Lden [dB(A)] Indicador Ln [dB(A)] N.º de veículos % pesados 0% 0% 12 0% 5 49,2 16:32 30 51,7 0 51,7 47,3 2 2 0% 0% 5 45,4 18-Mai 15 46,6 20-Mai 0:10 0 0 15:30 15 45,4 18-Mai 53,3 20:41 30 44,6 15 46,1 47,3 19-Mai 45 53 Ld – Indicador de ruído diurno 30 47,9 0% 3 Ln – Indicador de ruído nocturno Le – Indicador de ruído entardecer 21:25 19-Mai 0:10 19-Mai

Quadro X – Resumo dos valores obtidos

Considerando, para este ponto de medição, PM5, os valores limite definidos para zonas não classificadas, verifica-se que o Decreto-Lei n.º 9/2007, de 17 de Janeiro é cumprido uma vez que os valores obtidos para o Lden (Indicador de ruído diurno-entardecer-nocturno) são inferiores a 63 dB(A) e

para o Ln (Indicador de ruído nocturno) são inferiores a 53 dB(A), (critério de exposição).

As condições atmosféricas são as apresentadas no Quadro XI.

Máx. Min Máx. Min PM5 60,1 29,2 18-Mai 19-Mai 18,4 22,5 2ª 26,3 V Vento (m/s) Temperatura (ºC) 28,2 24,1 Humidade (%) 23,1 65,3 Ponto de

Medição Campanha Período Data

Nocturno 20-Mai Nocturno Diurno Diurno Entardecer 19-Mai 22,5 1,8 55,4 50,5 2,9 54,3 2,3 71,5 65,9 24,9 21,1 60,3 0,6 56,1 59,7 0,6 66,1 73,4 1ª 19,1 1,2 Entardecer 18-Mai 25 19-Mai

(21)

7.7 - PONTO DE MEDIÇÃO PM6

Figura XIII – Localização do ponto de medição PM6

As medições de ruído foram realizadas junto a uma habitação plurifamiliar sita na rua Aquilino Ribeiro, a cerca de 2 metros da via.

A envolvente é caracterizada, por uma área peri-urbana em que os níveis sonoros obtidos decorrem do tráfego existente na rua Aquilino Ribeiro, sendo esta a principal fonte de ruído presente na envolvente ao ponto de medição.

Na Figura XIV e no Quadro XII apresenta-se um resumo dos valores obtidos nas medições realizadas durante os períodos diurno, entardecer e nocturno – critério de exposição máxima.

Latitude: 37° 1.762'N Longitude: 7° 58.455'W HTTPS://MAPS.GOOGLE.PT

(22)

6 4 5 3 4 7 6 2 0 5 10 15 20 25 30 35 40 45 50 55 60 65 70 Ld Le Ln Lden N ív e l d e R u íd o e m d B (A )

Ld – Indicador de ruído diurno Le – Indicador de ruído entardecer Ln – Indicador de ruído nocturno

Indicador Lden [dB(A)] Valor Limite para o Indicador Lden Valor Limite para o Indicador Ln

Figura XIV – Valores obtidos no PM6

Data Hora

Tempo Medição

(min)

LAeq, T médio por Dia [dB(A)]

LAeq, T [dB(A)] Cmet LAeq, T [dB(A)] Indicador Lden [dB(A)] Indicador Ln [dB(A)] N.º de veículos % pesados 0 62,0 65,3 64,0 0 0 46,6 49,2 47,4 52,6 0% 20-Mai 0:44 2 15 1 30 48,0 0% 47,4 52,6 17% 25% 54,5 0% 0% 64,0 29 20 3 47 62 6 Ln – Indicador de ruído nocturno 18-Mai 23:34 19-Mai 20:20 18-Mai Le – Indicador de ruído entardecer 15 Ld – Indicador de ruído diurno 18-Mai 14:53 19-Mai 30 15 17:08 21:51 30

Quadro XII – Resumo dos valores obtidos

Considerando, para este ponto de medição, PM5, os valores limite definidos para zonas não classificadas, verifica-se que o Decreto-Lei n.º 9/2007, de 17 de Janeiro é cumprido uma vez que os valores obtidos para o Lden (Indicador de ruído diurno-entardecer-nocturno) são inferiores a 63 dB(A) e

(23)

As condições atmosféricas são as apresentadas no Quadro XIII. Máx. Min Máx. Min 18-Mai 18-Mai 28,5 23,7 24,5 18-Mai V Vento (m/s) 0,7 1,1 71,2 0,7 59,4 60,1 55,6 65,8 Humidade (%) 1,6 56,1 50,2 2,1 53,6 68,7 58,1 2,5 76,4 Ponto de

Medição Campanha Período Data

65,2 19,6 Temperatura (ºC) 21,2 23,7 25,2 1ª Nocturno 2ª Diurno Nocturno Entardecer Diurno 19-Mai PM6 Entardecer 20-Mai 19,1 16,4 25,7 22,4 19-Mai 28,5

Quadro XIII – Condições atmosféricas

8 – RESUMO DOS RESULTADOS

No presente capítulo apresenta-se uma síntese dos níveis sonoros registados nos pontos de monitorização avaliados.

Avaliação segundo o D.L. n.º 9/2007

(Zona não classificada ) Ponto de Medição Indicador Lden Indicador Ln

Indicador Lden Indicador Ln

PM1 75 67 EXCEDE EXCEDE

PM2 66 58 EXCEDE EXCEDE

PM3 67 58 EXCEDE EXCEDE

PM4 59 50 NÃO EXCEDE NÃO EXCEDE

PM5 53 45 NÃO EXCEDE NÃO EXCEDE

PM6 62 47 NÃO EXCEDE NÃO EXCEDE

Quadro XIV – Síntese dos resultados nos pontos de monitorização avaliados

Da análise do quadro anterior, verifica-se que dos 6 receptores em análise, 3 (PM1, PM2 e PM3) apresentam valores acima aos definidos no Decreto-Lei n.º 9/2007, de 17 de Janeiro, em ambos os indicadores Lden e Ln.

De salientar que os pontos de monitorização em incumprimento estão situados junto a vias com elevado tráfego circulante, nomeadamente a EN125-10 (PM1), a qual faz a ligação ao Aeroporto de

(24)

Faro, assim como as vias de acesso ao pólo universitário, a rua Abel Viana (PM2) e a rua das Margaridas (PM3).

Técnico

(25)

DM /064.2/07 Estedocumentosópodeserreproduzi donaí ntegr a,ex ceptoquandoautori zaçãoporescri todoISQ .Thi sdocumentma ynotberepr oducedotherthani nful l,ex ceptwi ththepri orwri ttenapro v al ofthei s sui ngl abor atory . OIP ACési gnatári odoAcordodeR econheci mentoMútuodaEAedoILACpar aensai os,cal ibr açõesei nspeções.IP ACi sasi gnator ytotheEAMLAandaILACMRAfortesti ng,cal ibr ationandi nspecti on

Laboratório de Calibração em

Metrologia Electro-Física

Data de Emissão Serviço nº. CACV56/14 Página de

Equipamento SONÓMETRO INTEGRADOR - Filtros de oitava e terço de oitava

Marca: Brüel & Kjær Nº série:

Modelo: 2250 Classe IEC 61260: 1995-07:

PRÉ-AMPLIFICADOR

Marca: Brüel & Kjær Nº série:

Modelo: ZC 0032

Cliente Isofonia - Acústica Aplicada, Lda.

Rua D. Luis I, 19-2º Lisboa

1200-149 Lisboa

Data de Calibração

Condições Temperatura: ºC Humidade relativa: %hr

Ambientais Procedimento Rastreabilidade Estado do equipamento Resultados 7524

Encontram-se apresentados na(s) folha(s) em anexo.

Instalações de Oeiras

Não foram identificados aspectos relevantes que afectassem os resultados.

0

2014-01-23 1

Tensão alternada, Fluke 5790A, Fluke A40 / A40A, rastreado à Fluke, Kassel (Deutschland - DKD).

PO.M-DM/ACUS 05 (Ed. B - Rev. 00).

2

Certificado de calibração

2014-01-23

23,3 54,0

Nota: Os valores do erro estão em conformidade com a especificações prescritas na norma IEC 61260: 1995-07.

A incerteza expandida apresentada, está expressa pela incerteza-padrão multiplicada pelo factor de expansão k=2, o qual para uma distribuição normal corresponde a uma probabilidade de, aproximadamente, 95%. A incerteza foi calculada de acordo com o documento EA-4/02. Tempo e Frequência, Hewlett Packard 58503A, rastreado ao Instituto Português da Qualidade (IPQ), Portugal.

2611538

Calibrado por

Filipe Silva

Responsável pela Validação

Luís Ferreira (Responsável Técnico) Digitally signed by LABMETRO ONLINE Date: 2014.01.23 17:08:34 +00:00 Reason: Documento aprovado electronicamente

Assinatura válida

(26)

DM /064.2/07 Estedocumentosópodeserreproduzi donaí ntegr a,ex ceptoquandoautori zaçãoporescri todoISQ .Thi sdocumentma ynotberepr oducedotherthani nful l,ex ceptwi ththepri orwri ttenapro v al ofthei s sui ngl abor atory . OIP ACési gnatári odoAcordodeR econheci mentoMútuodaEAedoILACpar aensai os,cal ibr açõesei nspeções.IP ACi sasi gnator ytotheEAMLAandaILACMRAfortesti ng,cal ibr ationandi nspecti on

Laboratório de Calibração em

Metrologia Electro-Física

Serviço nº. CACV56/14 Página de

Caracterização de filtros passa-banda - IEC 61260: 1995-07

Atenuação relativa Oitava

Atenuação relativa 1/3 Oitava

Gama linear de operação

Filtro "anti-alias"

Resposta em frequência

2

Certificado de calibração

CONFORME

CONFORME

CONFORME

CONFORME

CONFORME

2 Calibrado por Filipe Silva

Responsável pela Validação

(27)

DM /064.2/07 Estedocumentosópodeserreproduzi donaí ntegr a,ex ceptoquandoautori zaçãoporescri todoISQ .Thi sdocumentma ynotberepr oducedotherthani nful l,ex ceptwi ththepri orwri ttenapro v al ofthei s sui ngl abor atory . OIP ACési gnatári odoAcordodeR econheci mentoMútuodaEAedoILACpar aensai os,cal ibr açõesei nspeções.IP ACi sasi gnator ytotheEAMLAandaILACMRAfortesti ng,cal ibr ationandi nspecti on

Laboratório de Calibração em

Metrologia Electro-Física

Data de Emissão Serviço nº. CACV59/14 Página de

Equipamento Calibrador Acústico

Marca: Brüel & Kjær Nº ident.: Cali-2

Modelo: 4231 Nº série: 2605900

Indicação: --- Classe:

Cliente Isofonia - Acústica Aplicada, Lda.

Rua D. Luis I, 19-2º Lisboa

1200-149 Lisboa

Data de Calibração

Condições Temperatura: ºC Humidade relativa: % kPa

Ambientais

Procedimento

Rastreabilidade

Estado do Equipamento

Resultados Encontram-se apresentados na(s) folha(s) em anexo.

A incerteza expandida apresentada, está expressa pela incerteza-padrão multiplicada pelo factor de expansão k=2, o qual para uma distribuição normal corresponde a uma probabilidade de, aproximadamente, 95%. A incerteza foi calculada de acordo com o documento EA-4/02.

NOTA: O equipamento cumpre com as tolerâncias definidas pela norma IEC 60942: 2003-01.

2014-01-23 2

Não foram identificados aspectos relevantes que afectassem os resultados.

1

2014-01-23

1

PO.M-DM/ACUS 03 (Ed. D - Rev. 00).

Tensão alternada, Fluke 5790A, Fluke A40 / A40A, rastreado à Fluke, Kassel - Deutschland. Tempo/Frequência, Hewlett Packard 58503A, rastreado ao Instituto Português da Qualidade (IPQ), Portugal.

Nível de pressão sonora, Brüel & Kjær, Nærum - Denmark.

23,3 54,0 Pressão atmosférica: 101,2

Certificado de calibração

Instalações de Oeiras Calibrado por Filipe Silva

Responsável pela Validação

Luís Ferreira (Responsável Técnico) Digitally signed by LABMETRO ONLINE Date: 2014.01.23 17:08:35 +00:00 Reason: Documento aprovado electronicamente

Assinatura válida

(28)

DM /064.2/07 Estedocumentosópodeserreproduzi donaí ntegr a,ex ceptoquandoautori zaçãoporescri todoISQ .Thi sdocumentma ynotberepr oducedotherthani nful l,ex ceptwi ththepri orwri ttenapro v al ofthei s sui ngl abor atory . OIP ACési gnatári odoAcordodeR econheci mentoMútuodaEAedoILACpar aensai os,cal ibr açõesei nspeções.IP ACi sasi gnator ytotheEAMLAandaILACMRAfortesti ng,cal ibr ationandi nspecti on

Laboratório de Calibração em

Metrologia Electro-Física

Serviço nº. CACV59/14 Página de

RESULTADOS DO ENSAIO

Nível de pressão sonora (dB re 20 µPa) para uma pressão atmosférica de 101,3kPa

dB dB dB dB

dB dB dB dB

Frequência

Hz % % %

Distorção Harmónica Total

% % % % % % 114 dB 94 dB 1000 Hz Nivel calibração referência

Certificado de calibração

Valor Valor de 114 dB 94 dB ± 0,5 2 nominal referência 2 Erro ± 0,12 Incerteza expandida ± 0,40 Incerteza expandida ± 0,12 ± 0,02 Incerteza expandida 114,01 Erro 0,02 0,01 ± 0,40 ± 1 1000,0 0,0 referência 94,02 Especificação de norma Valor de < 3 1,3 < 3 0,7 ± 0,5 Especificação de norma Especificação de norma Valor nominal Valor de Calibrado por Filipe Silva

Responsável pela Validação

(29)

DM /064.2/07 Estedocumentosópodeserreproduzi donaí ntegr a,ex ceptoquandoautori zaçãoporescri todoISQ .Thi sdocumentma ynotberepr oducedotherthani nful l,ex ceptwi ththepri orwri ttenapro v al ofthei s sui ngl abor atory . OIP ACési gnatári odoAcordodeR econheci mentoMútuodaEAedoILACpar aensai os,cal ibr açõesei nspeções.IP ACi sasi gnator ytotheEAMLAandaILACMRAfortesti ng,cal ibr ationandi nspecti on

Laboratório de Calibração em

Metrologia Electro-Física

Data de Emissão Serviço nº. CACV1027/13 Página de

Equipamento SONÓMETRO IEC 61672-3:2006-10 Classe:

Marca: Brüel & Kjær Nº série:

Modelo: Nº ident:

MICROFONE

Marca: Nº série:

Modelo:

PRÉ-AMPLIFICADOR

Marca: Brüel & Kjær Nº série:

Modelo:

Cliente Isofonia - Acústica Aplicada, Lda.

Rua D. Luis I, 19 - 2º Lisboa

1200-149 Lisboa

Data de Calibração

Condições Temperatura: ºC Humidad rel.: % Pressão Atmosf: kPa

Ambientais

Procedimento

Rastreabilidade

Estado do Equipamento

Resultados Encontram-se apresentados na(s) folha(s) em anexo.

A incerteza expandida apresentada, está expressa pela incerteza-padrão multiplicada pelo factor de expansão k=2, o qual para uma distribuição normal corresponde a uma probabilidade de, aproximadamente, 95%. A incerteza foi calculada de acordo com o documento EA-4/02.

Nota: O sonómetro cumpre com os requisitos da sua classe segundo a norma IEC 61672-3: 2006-10.

incerteza é menor ou igual que os requisitos da sua classe.

1

PO.M-DM/ACUS 01(Ed. D - Rev. 01).

Para a confirmação da classe foi verificado que a soma dos módulos do erro com Instalações de Oeiras 2250 2013-09-06 ---1

Certificado de calibração

2 2611538

Nível de pressão sonora, Brüel & Kjær, Nærum - Denmark

Tensão alternada, Fluke 5790A, Fluke A40 / A40A, rastreado à Fluke, Kassel - Deutschland

Não foram identificados aspectos relevantes que afectassem os resultados.

99,5 Brüel & Kjær 2607687 4189 7524 48,5 2013-09-06 23,0 ZC 0032 Calibrado por António Lopes

Responsável pela Validação

Luís Ferreira (Responsável Técnico) Digitally signed by LABMETRO ONLINE Date: 2013.09.09 09:10:17 +01:00 Reason: Documento aprovado electronicamente

Assinatura válida

(30)

DM /064.2/07 Estedocumentosópodeserreproduzi donaí ntegr a,ex ceptoquandoautori zaçãoporescri todoISQ .Thi sdocumentma ynotberepr oducedotherthani nful l,ex ceptwi ththepri orwri ttenapro v al ofthei s sui ngl abor atory . OIP ACési gnatári odoAcordodeR econheci mentoMútuodaEAedoILACpar aensai os,cal ibr açõesei nspeções.IP ACi sasi gnator ytotheEAMLAandaILACMRAfortesti ng,cal ibr ationandi nspecti on

Laboratório de Calibração em

Metrologia Electro-Física

Serviço nº. CACV1027/13 Página de

Características Acústicas

Ruído interno com o microfone instalado, malha de ponderação A

dB SPL dB

Condições de referência

CONFORME

Ponderação em frequência

CONFORME

Características Eléctricas

Ruído eléctrico, Leq

dB dB

dB dB

dB dB

dB dB

Ponderação em frequência

CONFORME

Ponderação no tempo

CONFORME

Linearidade escala de referência/escalas

CONFORME

Resposta a sinais de curta duração

CONFORME

Indicação de sinais de pico em ponderação C

CONFORME

Indicação de sobrecarga

CONFORME

2 2

Certificado de calibração

Valor do Incerteza expandida equipamento Ruído 17,7 ± 0,8

Malha de Valor do Incerteza

expandida ponderação equipamento A 12,3 ± 1,0 C 12,6 ± 1,0 LINEAR 16,3 ± 1,0 B 11,4 ± 1,0 Calibrado por António Lopes

Responsável pela Validação

(31)

DM /065.2/07 Estedocumentonãopodeserreproduzi do ,ex ceptoi ntegr alm ente,semautori zaçãoporescri todoISQ .

CERTIFICADO DE

VERIFICAÇÃO

NÚMERO 245.70 / 13.21032

PÁGINA 1 de 2

ENTIDADE:

Nome

Isofonia - Acústica Aplicada, Lda.

Endereço

Rua D. Luis I, 19 - 2º - Lisboa - 1200-149 Lisboa

INSTRUMENTO DE MEDIÇÃO:

Desp. Aprov. Modelo n.º

245.70.05.3.16

Sonómetro

Marca / Modelo / Nº de série / Selo Nº

Brüel & Kjær / 2250 / 2611538 / 21032

Microfone

Marca / Modelo / Nº de série

Brüel & Kjær / 4189 / 2607687

Pré-amplificador

Marca / Modelo / Nº de série

Brüel & Kjær / ZC 0032 / 7524

Calibrador

Marca / Modelo / Nº de série / Selo Nº

Brüel & Kjær / 4231 / 2605900 / 21033

CARACTERÍSTICAS METROLÓGICAS:

Classe

OPERAÇÃO EFECTUADA:

Tipo / Data

/

Rastreabilidade

Tensão contínua e alternada - Lab. Metrol. Eléct. ISQ (Portugal)

Frequência - IPQ (Portugal)

Nível de pressão sonora - Danak (Dinamarca)

Documentos de referência

Portaria 977/09 de 1 de Setembro de 2009

Proc. Interno PO.M-DM/ACUS 02 (Ed. C - Rev. 00) tendo por base

os documentos de referência Norma IEC 61672-3: 2006-10

Condições ambientais

Temp.:

ºC

Hum. Rel.:

% Pressão atmosf.:

kPa

RESULTADO

Em conformidade com os valores regulamentares

Local / Data Oeiras,

O presente Boletim de Verificação só pode ser reproduzido no seu todo e apenas se refere ao(s) item(s) ensaiado(s). O equipamento é selado como consta no Despacho de aprovação de modelo respectivo.

A operação de controlo metrológico efectuada é evidenciada apenas pela aposição no instrumento do símbolo respectivo como consta dos anexos da Portaria n.º 962/90 de 9 de Setembro

Verificação Periódica

O Valor do erro de cada uma das medições efectuadas são

inferiores aos valores dos erros máximos admissíveis para a

classe do equipamento de medição

99,5

6 de Setembro de 2013

23,0

48,5

06/09/2013

1

Verificado por António Lopes

Responsável pela Validação

Luís Ferreira (Responsável Técnico) Digitally signed by LABMETRO ONLINE Date: 2013.09.09 09:10:16 +01:00 Reason: Documento aprovado electronicamente

Assinatura válida

(32)

DM /065.2/07 Estedocumentonãopodeserreproduzi do ,ex ceptoi ntegr alm ente,semautori zaçãoporescri todoISQ .

CERTIFICADO DE

VERIFICAÇÃO - cont.

NÚMERO 245.70 / 13.21032

PÁGINA 2 de 2

Características Acústicas

Calibrador acústico

CONFORME

Condições de referência

CONFORME

Ponderação em frequência

CONFORME

Ruído inerente

CONFORME

Características Eléctricas

Ruído inerente

CONFORME

Ponderação em frequência

CONFORME

Ponderação no tempo

CONFORME

Linearidade escala de referência/escalas

CONFORME

Resposta a sinais de curta duração

CONFORME

Indicação de sinais de pico em ponderação C

CONFORME

Referências

Documentos relacionados

Apesar de o presente estudo poder ter o tamanho da amostra considerado como uma limitação, deve-se atentar para o fato de que são muito raros estudos que apresentem esse

Pensar a formação continuada como uma das possibilidades de desenvolvimento profissional e pessoal é refletir também sobre a diversidade encontrada diante

Declaro que fiz a correção linguística de Português da dissertação de Romualdo Portella Neto, intitulada A Percepção dos Gestores sobre a Gestão de Resíduos da Suinocultura:

Falta número de profissionais, isso atrapalha muito o nosso trabalho, então fica quase tudo a desejar, assistência ao paciente fica prejudicado porque teria que

A Escala de Práticas Docentes para a Criatividade na Educação Superior foi originalmente construído por Alencar e Fleith (2004a), em três versões: uma a ser

do prazo de abertura do procedimento concursal, o qual se fixa em 15 dias úteis após publicação deste Aviso. Pode um/a candidato/a, com fundamento na impossibilidade ou

Por fim, na terceira parte, o artigo se propõe a apresentar uma perspectiva para o ensino de agroecologia, com aporte no marco teórico e epistemológico da abordagem

São considerados custos e despesas ambientais, o valor dos insumos, mão- de-obra, amortização de equipamentos e instalações necessários ao processo de preservação, proteção