• Nenhum resultado encontrado

O USO DAS GEOTECNOLOGIAS NO ENSINO DA GEOGRAFIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O USO DAS GEOTECNOLOGIAS NO ENSINO DA GEOGRAFIA"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

O USO DAS GEOTECNOLOGIAS NO ENSINO DA GEOGRAFIA

Wellington Luiz Prezente1

Eixo temático: ENSINO DE GEOGRAFIA

RESUMO: Tornar o conteúdo de geografia mais empolgante e mais descontraído, mas sem perder sua objetividade. Utilizar formas que venham a desempenhar não o papel do professor dentro das salas de aula, pois sabemos que o computador não substitui seu trabalho e sua importância em sala, mas vindo a utilizar as geotecnologias como ferramentas de apoio, tentando assim tornar o aluno mais

participativo e critico em sua construção do conhecimento. Esperando que o programa SPRING venha a ser um aliado juntamente com as outras técnicas das geotecnologias fazendo da Geografia uma matéria mais apreciada.

PALAVRAS CHAVE: Geotecnologias, Geografia, Educação

1 INTRODUÇÃO

O ensino da Geografia ao longo dos anos vem passando por constantes atualizações, tanto nos conteúdos da geografia humana quanto nos conteúdos da geografia física, deixando, porém transparecer que as questões voltadas ao ensino desses conteúdos tenham perdido certo espaço principalmente as causas voltadas ao interesse dos alunos. De forma mais ampla, as dificuldades parecem ser crescentes no ambiente educacional, atingindo também as demais disciplinas dos componentes do currículo escolar. Assim, o desinteresse do aluno no aprendizado dos conteúdos não é apenas exclusividade da geografia, podendo ser atribuído

1 Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) Campus FBE wellingtonluizprezente@hotmail.com

(2)

também à falta de vontade coletiva, ao pequeno despertar de estimulo por parte dos alunos e às vezes pelo acomodamento dos professores na busca por novas ferramentas educacionais, novas concepções e novas metodologias que são entendidas como armas para um aprendizado com qualidade e finalidade, quesitos amparados nos parâmetros e diretrizes curriculares. No momento na Geografia há um campo de estudo ainda pouco utilizado por grande parte dos professores, principalmente durante o ensino fundamental lugar onde os alunos geralmente se encontram em uma fase de consolidar os conceitos de reconhecimento do espaço onde vivem. Este campo denominado de geotecnologias ainda é considerado recente perto dos já consolidados conceitos que regem a Geografia, porém tem um grande potencial de aplicação no ensino de conteúdos geográficos, pois as geotecnologias têm a capacidade de unir conceitos da cartografia e da geografia, espacializando diferentes informações em um campo informatizado. Geralmente denominados de Sistemas de Informações Geográficas (SIGs), este campos possibilitam a integração e a rápida consulta de inúmeras informações, pontuais, de imagem ou de texto, facilitando a compreensão do espaço a ser estudado.

No trabalho aqui proposto estaremos explicando o que são estas geotecnologias e como os professores podem as utilizar em sala de aula, visando ajudar os professores compreender à funcionalidade de um SIG como ferramenta de ensino, tentando propor uma melhor utilização da metodologia em sala de aula, haja vista a necessidade de estimulo para com os alunos criando neles, vontade de produzir o seu próprio conhecimento.

A relevância deste trabalho esta em demonstrar a potencialidade de usos das geotecnologias, propiciando uma ao professor maior possibilidade ao trabalhar os diferentes assuntos de cunho geográfico, despertando um maior estimulo nos educandos, permitindo a estes alunos uma visão temporal, espacial e atualizada do ambiente.

2 O QUE SÃO GEOTECNOLOGIAS?

A Geotecnologia também conhecida por Geoprocessamento são conjuntos de técnicas que são coletadas, processadas analisadas e colocadas à disposição com referencia geográfica. As Geotecnologias podem ser uma ferramenta poderosa para as tomadas de decisões, podendo ainda ser utilizada em diversas áreas, como a gestão ambiental, municipal e é claro na educação.

A Geotecnologia esta ligada à área das geoinformações, que, no entanto é a aquisição de materiais que farão parte de analise ou processamento que nesta área é chamada de

(3)

informações georeferenciadas, a Geotecnologia é o conceito dado aos estudos com as tecnologias de informação, ela é utilizada pela geografia, cartografia, topografia entre outras fontes do estudo geográfico.

O tempo é marcado pela informação, então a importância de estar sempre bem atualizado é fundamental, mas não somente procurar, mas saber onde encontrar, organizar, processar e visualizar estas informações, nos estudos geográficos mais ricos, é chamado de geoinformação, que está ligada a um conceito da Geografia, carregando consigo um endereço as coordenadas geográficas, latitude, longitude e altitude, do local de estudo, tendo se feito isso com uma posição geográfica o estudo ficará georeferenciado, com sua referencia espacial, esta leitura poderá ser feita a partir de um mapa para facilitar o aprendizado, consequentemente poderemos estar utilizando, outros aliados como softwares que estarão permitindo com que se possam fazer cálculos de distância entre outras analises. A geotecnologia vem a ser uma aliada a educação fazendo com que o mundo esteja presente dentro das salas de aula com mais facilidade, podendo fazer um estudo tanto em um âmbito local, como global.

As geotecnologias são divididas em algumas áreas: o sensoriamento remoto, que visa o trabalho com as imagens ópticas, imagens de radar e os perfis espectrais; O Geoprocessamento através do qual os trabalhos são realizados a partir dos SIGs, as bases de dados e as analise espaciais, também uma ferramenta muito importante para os trabalhos com a utilização das geotecnologias são os GPS, trabalhados na cartografia e em levantamentos de campo.

O conceito de Sistema de Informações Geográficas tem evoluído durante os anos, mas seu objetivo não se alterou, sendo um sistema de coleta, tendo um armazenamento, manipulação e a saída de dados cartográficos.

O GIS (sistema de informações geográficas) mudou a maneira de usar os mapas e com ele ocorre à difusão, tomando-o como ferramenta geográfica utilizada por vários órgãos, para facilitar seus trabalhos, podemos citar prefeituras e nas escolas onde este sistema ajuda no aprendizado dos alunos, pois com o GIS, quando trabalhados os assuntos como relevo, geologia e pedologia dos solos e sua utilização, facilita à visualização e melhor compreensão por parte dos alunos, além de ajudar o professor nas explicações. Hoje este sistema tem sido muito utilizado para estudos ambientais e por prefeituras para a cobrança dos impostos.

Alem dos GIS também dentro das geotecnologias muito se trabalha com os chamados, GPS hoje é de extrema facilidade encontrar, pois estes recursos esta presente em materiais como celular entre outros que são de nosso cotidiano, nos permitindo assim saber a qualquer

(4)

momento a localização exata que no planeta, à utilização desta tecnologia esta se difundindo dentro da educação o material pode vir a ser utilizado em aulas de campo podendo assim ser uma aliada aos estudos de lateralidade espacialidade com mais facilidade, ou ainda em estudos cartográficos ajudando no melhor entendimento da matéria.

O sensoriamento remoto dentro das geotecnologias tem sido umas das técnicas mais utilizadas, pois haja vista que a quantia de cartas geográficas é pequena dependendo de sua fonte de estudo. O sensoriamento remoto faz a coleta de dados eletromagnéticos e transformando esta energia em imagem, hoje grande parte destes estudos com o sensoriamento remoto é feito pelo exército brasileiro, na construção das cartas geográficas principalmente das áreas ainda não catalogada como a cobertura total da Amazônia.

As geotecnologias surgiram para facilitar o trabalho sendo assim uma ferramenta para utilização não apenas nas áreas técnicas, mas também na área da educação, pois hoje tanto as Diretrizes Curriculares do estado do Paraná quanto os Parâmetros Curriculares Nacionais os PCNs trazem em si fundamentações para a utilização de novas metodologias na prática do ensino de geografia.

3 COMO OS PROFESSORES PODERÃO UTILIZAR AS GEOTECNOLOGIAS EM SALA DE AULA?

A utilização das geotecnologias por parte dos professores da rede publica do Estado do Paraná, encontra se fundamentada nas próprias Diretrizes Curriculares do Paraná, pois de acordo com DCE 2008 “(...)a escola deve incentivar a prática pedagógica fundamentada em diferentes metodologias, valorizando concepções de ensino de aprendizagem (internalização) e de avaliação que permitam aos professores e estudantes conscientizarem se(...)” (DCE, 2008, p 15).

As geotecnologias no ensino darão aos professores uma nova forma de concepção na maneira de ensinar a geografia podendo assim desenvolver uma maior capacidade do aluno assim, tornando assim sua utilização uma forma vantajosa no ensino, permitindo também estudos interdisciplinares junto a conteúdos de Historia.

Em um âmbito nacional os PCNs, trazem em si que utilização destas novas tecnologias no ensino é uma demanda que deve ser praticada por parte do ensino fundamental do aluno ”Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) apontam, como uma das tarefas do ensino

(5)

fundamental, a utilização pelos alunos de diferentes fontes de informação recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimento” (PAZINI, MONTANHA, 2005).

A utilização das geotecnologias hoje para o professor pode ser uma maneira mais trabalhosa para o professor vir a utilizar, mas tornando os alunos mais atentos e interessados aos conteúdos, pois estes estímulos deixam os alunos de certa maneira mais presentes dentro de seu cotidiano, que estão cada vez, mas sendo estimulados por estímulos virtuais.

O ensino da geografia tem sofrido várias mudanças durante sua trajetória no Brasil, foram vários os conceitos dados à geografia hoje por muitos autores é trabalhada a chamada geografia “Critica”. Uma pergunta que em nosso dia a dia, nos indagamos: como fazer para que as aulas de geografia se tornem mais atrativas para os educando? Uma das formas que mais tem chamado atenção dos alunos é no que se diz a utilização das geotecnologias, os trabalhos com essa metodologia, hoje com a inclusão digital, podemos perceber barreiras enfrentadas ou causadas pelos próprios professores ao uso das geotecnologias em sala de aula. A falta de informação é uma das grandes aliadas a pouca utilização das geotecnologias dentro do ensino da geografia, pois a grande maioria dos professores teve este estudo durante sua formação, pois as geotecnologias é uma ferramenta que há pouco tempo vem sendo utilizada na formação geográfica, e em nem todas as universidades estão preparadas para realizar este estudo por conta da formação nesta área estar hoje se tornando mais especializada.

Para o trabalho do professor é importante ressaltar, que as geotecnologias tanto como as outras metodologias estarão apoiando em sua pesquisa, produzindo assim referências pra os estudos com mapas, tabelas entre outras formas, o professor como mediador de conhecimento, deve utilizar as diversas formas de aprendizado para estimular cada vez mais o aluno a gerar conhecimento.

As geotecnologias não estão apenas pautadas em utilizar softwares de computadores, a utilização de imagens de satélites, podem ser criados jogos com estas imagens, como o jogo da memória. Com estas imagens estar criando maquetes de definidas áreas em um estudo local que servira para um futuro conhecimento a nível global.

Podemos perceber assim que esta metodologia vem a auxiliar as aulas dos professores encontramos na fala de SACRISTÀN.

(...) os aspectos intelectuais, físicos, emocionais e sociais são importantes no desenvolvimento da vida intelectual, levando em conta, alem disso, que terão de ser objeto de tratamentos coerentes para que se consigam finalidades tão diversas, ter-se à que pondera, como consequência inevitável, os aspectos metodológicos do ensino, já que destes depende a consecução de muitas dessas finalidades e não de conteúdos estritos de

(6)

ensino. Desde então, a metodologia e a importância da experiência estão ligadas indissoluvelmente (...) (SACRISTÁN, 2000, p.41).

Para salientar ainda mais o uso desta tecnologia, imagens que podem ser trabalhadas pelos professores podem ser baixadas, sem ônus algum diretamente no site do Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (INPE), onde esta disponível imagem de diversas áreas, para os diferentes estudos; esta proposta de trabalho para professores de geografia vem sendo cada vez mais explorada, cursos técnicos para utilização das geotecnologias já foram realizados, pelo INPE. Curso estes feitos todos pela internet, não precisando assim com que o professor se desloque grande distância para realizar, capacitando o professor a trabalhar com uso das geotecnologias. Para o INPE estes cursos aplicados à educação visam também divulgar os satélites nacionais, que como já salientado, não terá custo nenhum pra utilização da imagem, assim como está; disponível, inteiramente gratuita o software SPRING, desenvolvido pelo INPE, para serem trabalhadas as imagens.

Por exemplo, o INPE, que conta com um núcleo de pesquisa em Santa Maria no Rio Grande do Sul, tem montado um monitoramento dos desastres que acontecem no Sul do país, podendo assim as imagens destes desastres serem utilizadas, em trabalhos, como as aulas sobre meio ambiente entre outras.

As geotecnologias não se restringem apenas às imagens e os softwares, mapas e estudos pautados em imagens de satélite, podem ser realizados jogos explicativos que podem ajudar nas aulas de Geografia, um exemplo que podemos citar aos professores os jogos SIN FARM e SIN CITY onde poderemos trabalhar parte agrária como a utilização do solo, no jogo SIN FARM podendo assim trabalhar os cultivos tanto quanto, o período de das plantações já no SIN CITY poder estudar as manchas urbanas, desenvolvimento urbano, entre outras formas de estudar com a ajuda destes jogos, com o auxilio destas metodologias, poderemos fazer com que os alunos aprendam de forma diferente descontraída para os alunos, assim se interessando pela disciplina, pois estes jovens estão cada vez mais em contato com os meios digitais; Os jogos dentro da abordagem das geotecnologias é um método facilitador dentro da escola, pois temas e conceitos podem ser trabalhados de forma diferenciada para o ensino.

Podemos nos perguntar de por que utilizar jogos para o aprendizado, dentro das geotecnologias os jogos alem de uma forma descontraída de aprendizado, o aluno participara de forma mais espontânea e utilizando seus conhecimentos. Tendo em vista que aparentemente o caráter do jogo ser desprovido de compromisso por parte do aluno, este jogo não é uma atividade avaliativa final e sim uma ferramenta de auxilio ao aprendizado.

(7)

O aprendizado não deve ser uma forma desgastante tanto para o professor quanto para aluno, as geotecnologias são uma das opções que podem ser utilizadas, dentre tantas outras formas que os professores podem desenvolver.

4 O SPRING COMO FERRAMENTA NO ENSINO

O SPRING como já comentado é um software livre desenvolvido pelo INPE, com a intenção de um rápido aprendizado, tornando também este programa mais conhecido e utilizado para finalidades educacionais ou técnica dentro da geografia ou áreas afim.

Para trabalhar com as imagens utilizando o SPRING, necessitamos de imagens de satélite que podem ser baixadas no site http://www.inpe.br, neste mesmo site poderemos fazer download do programa, que frequentemente é atualizado, facilitando cada vez mais a sua utilização. Já as imagens podem ser adquiridas sem custo algum, podendo assim levar o aluno para qualquer lugar, e para diversos estudos e pesquisas, sendo um excelente apoio ao professor quando este trabalhar diferentes assuntos.

Iremos demonstrar os procedimentos básicos para utilizar o SPRING na produção de um conteúdo que poderá utilizar nas aulas de Geografia.

Com o programa e com as imagens em seu computador, abriremos o SPRING; depois de iniciado o programa é necessária a criação de um Banco de Dados que serve como uma pasta de seu ambiente computacional (Windows ou Linux) onde os arquivos serão alocados.

Após a criação co Banco de Dados, é preciso realizar a criação de um projeto. Este Projeto é de grande importância quando se trata de informações espaciais georeferrenciadas, pois é no seu ato de criação que o usuário delimita a parte ou o todo do terreno da Terra que será estudado. No caso de serem trabalhadas imagens de satélite as informações necessárias para a criação do Projeto se encontram num arquivo texto baixado juntamente com os arquivos de imagem. Figura 1:

(8)

Figura 1. SPRING, tela de criação do projeto e exemplo do arquivo texto com as informações de projeção que acompanha as imagens.

Ao criar o projeto necessitamos colocar a projeção utilizada, esta informação dependera de cada imagem que pretende ser trabalhada, pois existem diferentes projeções para cada imagem, dependendo a área terrestre que esta recobre. Figura 2:

Figura 2. SPRING, entrada das informações de projeção e de coordenadas do Projeto.

Sendo colocadas as projeções corretamente, de acordo com o satélite LANDSAT verifique que na imagem utilizada o sistema usado foi UTM e o modelo da terra o DATUM>SAD69, sua longitude será 0 57 00 00, podendo assim executar a projeção. Concretizado este voltamos ao projeto onde deveremos informar as latitudes e longitudes da imagem, sendo que estas informações já estão disponíveis nas próprias imagens quando baixadas, conforme figura 3. Com todos estes dados já identificados dentro do programa SPRING, poderemos montar seu modelo de dados, onde poderemos já começar a trabalhar diretamente com as imagens, conforme mostrado na Figura 3:

(9)

Figura 3. SPRING – criação modelo de dados.

Com este modelo de dados das imagens criadas, precisamos importar as imagens do LANDSAT, para o programa SPRING, em arquivo, importar, onde abrira outra opção, importar dados vetoriais e matriciais, cada arquivo deve ser colocado no programa como TIFF/GEO TIFF conforme figuras, nisso abrira uma janela de importação e na opção de saída para cada projeto. É necessária a importação de todas as imagens baixadas, correspondentes as diferentes bandas espectrais do satélite, sendo que cada uma destas irá representar um PI (plano de informação) individual. , veja a Figura 4.

(10)

Figura 4. SPRING – importação de imagens.

Lançado estes dados das imagens diretamente para o programa SPRING, já estaremos prontos para trabalhar com as imagens visualizando elas e podendo trabalhar o tema proposto, podemos ver conforme Figura 5, onde percebemos que cada PI está ligada as respectivas bandas do azul, verde e vermelho, criando a imagem neste caso a imagem da cidade de Foz do Iguaçu.

(11)

Figura 5. SPRING – imagem de satélite 2009 de Foz do Iguaçu.

Neste caso da cidade de Foz do Iguaçu quanto Ciudad Del Leste pode se fazer um estudo urbano, seu crescimento as consequências disto, os fatos históricos por traz destas duas cidades, portanto ajudando o professor tanto quanto o aluno na melhor forma de se trabalhar os conteúdos quanto na do aprendizado, tornando ele mais eficaz.

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS.

Utilizar ou não as geotecnologias dentro do ensino da Geografia isto não é obrigatório, mas como se tem o amparo dentro das DCEs (Diretrizes Curriculares Estaduais) quanto nos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) torna esta tecnologia usada como uma metodologia uma forma eficaz de ensino, não perdendo o caráter educativo do conteúdo apenas deixando de uma forma diferente e mais chamativa aos alunos, pois estes parecem estar cansados de ficar presos somente aos livros didáticos, e as mesmas formas de ensino que estão acostumados a ter ano após ano. O professor como mediador desta forma nova mais eficaz de ensino estará alicerçado pelos documentos norteadores da escola publica o DCEs, portanto não estará fazendo fugindo do propósito de ensino. A relevância do trabalho em utilizar o SPRING tanto quanto as outras técnicas da geotecnologia faz com que os professores vejam a importância que se encontra dentro desta técnica de ensino. Sendo é claro que devem ser aos poucos cada vez mais utilizado dentro do conteúdo de Geografia, haja vista que muitos professores hoje do ensino publico não tiveram contato com este conteúdo em sua graduação, mas está cada vez mais sendo dispostos cursos informativos dentro desta área. Mas deixando claro que esta técnica pode e deve ser utilizada no ensino, e trazendo assim o

(12)

aluno com mais vontade para dentro das aulas. Considerando assim uma excelente metodologia para serem utilizadas com mais frequência pelos professores.

REFERÊNCIAS

BRASIL, Secretaria de Educação do Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 2002.

CARLOS. Ana Fani Alessandri (Org). A Geografia na sala de aula. Contexto, 2008

CASTROGIOVANNI. Antonio Carlos (Org). Ensino de geografia: praticas e textualizações no cotidiano. Mediação, 2008.

INPE. SPRING. -< http://www.dpi.inpe.br/spring/> acessado em 03 de NOV LIMA. S.F.S. E BATISTA. G.T. Material Didático para Educação Básica com uso em Geotecnologias - Levantamento do Impacto Ambiental da Hidrelétrica de Paraibuna: <http://www.selper.org.uy/eventos/jornadas_selper_2007/ponencias/BR10.doc> acesso em 10 de NOV.

MIRANDA. José Iguilmar. Fundamentos de Sistemas de Informação Geografica. Embrapa, 2005

PARANÁ, Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Diretrizes Curriculares da Educação Básica: Geografia. Paraná. 2008

PONTUSCHKA. N.N. E PAGANELLI. T.L. E CACETE. N.H. Para ensinar e aprender Geografia. Cortez, 2007.

Referências

Documentos relacionados

Muitos apostaram no desaparecimento da pequena produção, que a presença do capital no campo seria avassaladora como já havia previsto Lenin (1973) e Kautsky (1968), mas

A turma deverá formar uma comissão de formatura e elaborar uma ata, com a data da eleição, o nome do curso, turnos e a matrícula dos componentes com seus devidos cargos, além

b) Outros documentos que comprovem a formação escolar serão avaliados e validados a critério da Comissão de Seleção. 8.3 O candidato que, na data da convocação,

Em segundo momento, serão abordadas questões fundamentais para a disseminação do conhecimento e da inovação: os incentivos para a criatividade e o papel da comunicação

16.JOHNSON, Robert A. Interpretação do mito de Tristão e Isolda, usando conceitos junguianos. Interpretação do mito de Eros e Psique, usando conceitos junguianos. 18.KRISCHKE,

1)  MDO objeto mínimo detectável de medição precisa alta. 2)  MDO objeto mínimo detectável de medição precisa Standard.. 3)  Dependendo da distância entre feixes sem regulagem

o juiz dará para qualquer pessoa uma ordem para proteger direito bem claro e bem certo, quando a autoridade pública ou alguém no lugar dela atacar este direito com abuso de poder

Temperatura de combustão espontânea : Não existem dados disponíveis Temperatura de decomposição : Não existem dados disponíveis Inflamabilidade (sólido, gás) : Não