• Nenhum resultado encontrado

DESCRIÇÃO DE CARGOS. Numérico. Numérico. Código da Matriz ou Filial e Endereço Completo Opcional

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DESCRIÇÃO DE CARGOS. Numérico. Numérico. Código da Matriz ou Filial e Endereço Completo Opcional"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Logo da

Empresa

DESCRIÇÃO DE CARGOS

IDENTIFICAÇÃO

Título do Cargo Departamento

Ocupante do Cargo Centro de Custo Contábil Numérico

Subordinado ao Cargo Centro de Custo Recursos Humanos Numérico

Área C.B.O.

Código da Matriz ou Filial e Endereço Completo Opcional

ORGANOGRAMA

DIMENSÕES

Este item visa identificar dados quantitativos que permitam determinar as conseqüências das ações e decisões tomadas pelo cargo em termos de magnitude e impacto (direto ou indireto).

Exemplos: Faturamento/Receita (total da empresa e/ou de uma unidade/área). Custo de Produção. Custo da Matéria-prima. Custos Operacionais. Ativo Imobilizado. Valor de Estoque. Fluxo de Caixa. Total da Folha de Pagamento. Despesas anuais da área. Investimentos. Número ou volume de documentos processados. Volume de produção. Número de subordinados (diretos, indiretos e terceirizados). Total de clientes atendidos.

Exemplos:

Total de Subordinados: 30 diretos, 05 indiretos e 02 terceirizados Folha de Pagamento Anual: R$ 3.500.000,00

Faturamento/Receita Anual: R$ 50.000.000,00

Regra: Valores anuais, moeda estável (Dólar ou Real). Dimensões monetárias e não-monetárias. O Cargo é avaliado em relação à dimensão de maior impacto.

● Preencher os Títulos dos Cargos (completos) ● Preencher o número de

(2)

OBJETIVO OU MISSÃO DO CARGO

Para os cargos executivos, a Descrição Sumária, deve ser substituída pelo Objetivo ou

Missão do Cargo (RELATA A RAZÃO DA EXISTÊNCIA DO CARGO NA ORGANIZAÇÃO). Texto breve, claro e objetivo (de 3 a 5 linhas). Deve ser incluído na especificação o nível de reporte de cargo, ou seja, a posição no organograma da empresa.

Exemplo:

Responsável por manter um clima organizacional adequado ao bom andamento das funções da organização e pela correta direção das atividades de Recursos Humanos, com vistas a suprir, desenvolver e manter motivados e produtivos todos os colaboradores.

DESCRIÇÃO DETALHADA

Descreve todas as atividades pormenorizadamente. É a descrição minuciosa do Conteúdo do Cargo (tarefas ou atribuições).

As tarefas ou atribuições devem ser descritas em ordem de importância ou cronológica. Utiliza-se a que for melhor para compreensão do Conteúdo do Cargo (Ordem cronológica para cargos operacionais, por exemplo).

Tarefas ou Atribuições:

Gerenciar atividades de administração de pessoal, relações sindicais, recrutamento e seleção, cargos e salários, benefícios, treinamento e desenvolvimento.

Desenvolver, implantar e gerenciar Política de Cargos e Salários.

Implantar e Gerenciar Plano de Carreira.

Desenvolver Programas de Qualidade de Vida no Trabalho.

Participar da formulação e execução de estratégias e planos de negócios da empresa;

Gerenciar expatriados;

Negociar contratos com prestadores de serviços e fornecedores dos produtos de Recursos Humanos.

● As tarefas ou atribuições devem ser condizentes com o Título do Cargo.

● A descrição e análise devem ser elaboradas de forma clara, simples, objetiva e específica, para que alguém que não conheça determinado cargo possa compreendê-lo. Os detalhes devem ser descritos para evitar dúvidas e os termos pouco conhecidos ou técnicos devem ser definidos. As siglas devem ser especificadas. Não usar termos como: “desejável”, “será um diferencial”.

● Deve refletir o cargo no presente. Nunca usar frases/textos, como: “... e outras atividades que se fizerem necessárias” ou “poderá desempenhar outras atividades não relatadas anteriormente” ou “inerentes ao cargo” ou “demais atividades designadas pelo Superior Imediato”. Não usar os termos: “etc.”, “e outros”, “dentre outros”.

● A descrição é impessoal. A descrição de cada tarefa ou atribuição deve ser iniciada por um verbo que defina adequadamente cada atividade. O verbo deve ser usado na terceira pessoa do presente do indicativo (analisa, elabora, pesquisa) ou no infinitivo (analisar, elaborar, pesquisar), a fim de tornar a descrição impessoal.

● Devem ser utilizados verbos de ação, como: acompanhar, analisar, aplicar, apoiar, aprovar, avaliar, conduzir, contribuir, controlar, coordenar, criar, decidir, definir, desenvolver, determinar, dirigir, elaborar, empreender, especificar, estabelecer, estimular, estruturar, estudar, executar, facilitar, formular, fornecer, garantir, gerenciar, implementar, informar, inovar, levantar, liderar, manter, maximizar, motivar, obter, orientar, otimizar, pesquisar, planejar, preparar, prever, processar, promover, proteger, realizar, recomendar, reduzir, salvaguardar, selecionar, treinar, validar, vetar etc.

(3)

ANÁLISE (OU ESPECIFICAÇÕES) DE CARGOS

1. Instrução

Instrução formal obtida em cursos regulares, oficiais/acadêmicos e de extensão ou especialização. Cursos de 1º e 2º Graus, Técnicos, Graduação, Pós Graduação etc.

Informar “Status” (Situação/Condição).

Exemplos:

Superior Completo em Administração de Empresas.

Cursando Pós Graduação em Administração de Recursos Humanos. Observação: Não usar o termo “Incompleto”.

2. Conhecimento

Conhecimentos complementares/adicionais exigidos para o exercício do cargo. Deve ser informado o nível/grau de conhecimento: Básico, Intermediário, Avançado ou Fluente.

Exemplos:

Vasto conhecimento em Legislação Trabalhista e Previdenciária. Experiência em Metodologia Hay.

Sistema Integrado Avançado (Microsiga ou Datasul ou SAP ou ADP, por exemplo).

Informática: Pacote Office Avançado (Access, Excel, Outlook, Word, PowerPoint, por exemplo). Idioma: Inglês Fluente Leitura, Escrita e Conversação (por exemplo).

3. Experiência

Tempo estimado para que o ocupante do cargo, desde que possua os conhecimentos exigidos, possa desempenhar, normalmente, as tarefas ou atribuições componentes do cargo em análise.

Exemplo: de 5 a 7 anos de experiência no exercício do cargo (ou experiência no cargo). Observação: Normalmente utiliza-se amplitude de 2 em 2 anos.

4. Adaptabilidade ao Cargo

Adaptação ao cargo. Tempo que o ocupante necessita p/ se adequar às exigências do cargo.

Exemplo: 3 meses de adaptação ao cargo (semelhante ao período de experiência).

Observação: Para cargos mais elevados utilizam-se períodos maiores, como por exemplo: 6 meses p/ Gestores.

5. Iniciativa/Complexidade

Relato da complexidade das tarefas ou atribuições, do grau de supervisão recebida pelo ocupante para o desempenho das suas atividades. Envolve também o grau de raciocínio para interpretar as legislações, políticas, normas e procedimentos e o grau de habilidade pessoal exigida para enfrentar situações adversas e o discernimento na escolha de alternativas para solução de problemas.

Exemplo: O cargo requisita alto grau de iniciativa, planejamento e interpretação de políticas, normas e procedimentos. As atribuições são complexas exigindo soluções variadas e com elevado grau de responsabilidade quanto aos resultados esperados.

6. Esforço Físico

Exigências quanto ao esforço físico requerido do ocupante do cargo, que envolvem posições incômodas, carregamento de pesos, bem como a intensidade dessa exigência no trabalho.

Exemplo: O ocupante do cargo permanece em pé e em movimento a maior parte do tempo, podendo eventualmente carregar peso de até 5 kg.

7. Esforço Mental e Visual

Exigência de concentração ou atenção mental ou visual requerida do ocupante do cargo. Devem ser determinadas a freqüência, a intensidade e a continuidade do esforço mental e visual.

Exemplo: O cargo requisita alto grau de concentração mental/visual continuamente.

8. Responsabilidade por Supervisão

(4)

natureza da supervisão (complexidade das tarefas ou atribuições supervisionadas). Deve-se considerar o número de subordinados diretos e indiretos.

Exemplo: O cargo requisita habilidade para supervisionar grande número de pessoas (250 subordinados) que executam atribuições de natureza específicas, variadas e complexas.

9. Responsabilidade por Erros

Considera o risco de ocorrência de erros na execução do trabalho que possam afetar a imagem da companhia ou trazer prejuízos.

Exemplo: O cargo requisita certo grau de responsabilidade e a falta de atenção ou precisão na execução de determinadas atribuições poderão acarretar conseqüências de grau moderado para a organização.

10. Responsabilidade por Informações/Dados Confidenciais

Este fator avalia a responsabilidade por Informações sigilosas e restritas, as quais, uma vez externadas, poderão causar prejuízos morais e/ou financeiros à organização.

Exemplo: O cargo requisita total responsabilidade por informações estritamente confidenciais, onde o ocupante do cargo possui acesso a diversos dados estratégicos e financeiros, exigindo extrema discrição na execução das atribuições. A divulgação destas informações poderá causar sérios embaraços e/ou prejuízos morais e/ou financeiros, internos e externos, de grandes proporções.

11. Responsabilidade por Valores

Considera a responsabilidade exigida do ocupante do cargo pela guarda, sigilo e manuseio de dinheiro, títulos negociáveis e documentos da companhia.

Exemplo: O cargo requisita responsabilidade moderada por valores em que o ocupante do cargo, por imprudência, poderá gerar prejuízos monetários consideráveis.

12. Responsabilidade por Contatos (Internos e/ou Externos)

Considera a natureza dos contatos efetuados pelo ocupante do cargo para resultados do seu trabalho. Devem ser evidenciados o objetivo, a freqüência e a hierarquia das pessoas com quem são mantidos os contatos, bem como se são externos ou internos.

Exemplo: O cargo requisita contatos externos sempre que necessário, com Fornecedores de produtos de Recursos Humanos e Prestadores de Serviços, bem como, contato com Bancos, Sindicatos, Órgãos Públicos, Assessoria Jurídica, Empresas Concorrentes para assuntos diversos e complexos. Os contatos externos são mantidos com profissionais de níveis técnicos, Gestores e Diretores. Os contatos internos são mantidos com Diretores e Gestores para assuntos estratégicos e de decisão e contatos com todos os níveis da empresa para atendimento e consultoria.

13. Responsabilidade por Materiais e Produtos

Considera a responsabilidade por materiais ou produtos (matéria-prima, produtos acabados, fluídos etc.) sob custódia do ocupante do cargo e a extensão e probabilidade de prejuízos financeiros ou operacionais que possam resultar em razão do exercício do cargo (ocorrência de possíveis perdas de materiais ou produtos acabados).

Exemplo: O cargo requisita atenção e cuidados na execução das tarefas a fim de evitar pequenos prejuízos ou perdas de material.

14. Responsabilidade por Ferramentas, Máquinas e Equipamentos

Considera a responsabilidade exigida com relação ao manejo, manutenção, conservação e guarda de máquinas, ferramentas e equipamentos, bem como a prevenção contra estragos ou prejuízos devido a descuido.

Exemplo: N/A – Não se aplica.

15. Responsabilidade pela Segurança de Terceiros

Considera a possibilidade de ocorrência de acidentes a que se exponham outros colaboradores, na realização das tarefas ou atribuições pelo ocupante do cargo, mesmo agindo dentro dos

(5)

padrões de segurança exigidos pela companhia.

Exemplo: O cargo requisita alto grau de habilidade e atenção, pois existe grande possibilidade de ocorrência de acidentes graves e até fatais com outros colaborados.

16. Riscos

Considera a possibilidade de ocorrência de acidentes com o próprio ocupante do cargo, apesar da observância das normas de segurança. Deve ser evidenciada a freqüência de exposição, a probabilidade e a gravidade das lesões provenientes dos possíveis acidentes.

Exemplo: O cargo requisita a utilização de equipamentos de segurança devido a continua exposição e probabilidade de acidentes graves como queimaduras, fraturas ou perda de membros (superiores/inferiores) ou invalidez parcial.

17. Condições de Trabalho

Considera as condições físicas do ambiente de trabalho do ocupante do cargo, tais como: ruído, temperatura, iluminação, sujeira/poeira, vibrações, gases, fumaça etc.

Exemplo: O cargo apresenta condições normais/ideais de trabalho ou condições normais de escritório.

APROVAÇÕES

Responsável pela Elaboração Superior Imediato Ocupante do Cargo

Nome Completo Nome Completo Nome Completo

Cargo Cargo Cargo

Data

_____/_____/_____ Data _____/_____/_____ Data _____/_____/_____

Referências

Documentos relacionados

§ 3º O limite da responsabilidade civil da empresa proprietária do veículo de comunicação ou da agência noticiosa será acrescido de 50% (cinqüenta por cento), nas hipóteses

Objetivou-se, com este trabalho, avaliar o desenvolvimento inicial do pinhão manso sob diferentes fontes de adubação (mineral, orgânica com esterco bovino, cama

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

Piva Ferrari (Univille); Douglas Bahr Leutprecht (Unisociesc); Felipe Rodrigues da Silva (Unisociesc/Univille); Fernando Cesar Sossai (Univille); Ilanil Coelho (Univille); Arselle

A conclusão que se pode tirar até aqui é que os principais elementos da História em Quadrinhos podem ser aprendidos de forma natural, não precisam ser ensinados formalmente, basta

Os estudos originais encontrados entre janeiro de 2007 e dezembro de 2017 foram selecionados de acordo com os seguintes critérios de inclusão: obtenção de valores de

1.1.12 Demonstração de que possui, o PROPONENTE, em seu quadro permanente de pessoal, na data da entrega das propostas, profissional(is) de nível superior, a

De acordo com estes resultados, e dada a reduzida explicitação, e exploração, das relações que se estabelecem entre a ciência, a tecnologia, a sociedade e o ambiente, conclui-se