• Nenhum resultado encontrado

Como fazer para servir degustar melhor seu vinho

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Como fazer para servir degustar melhor seu vinho"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

Como fazer para servir e

degustar melhor seu vinho

Respeite a ordem: acredite, há uma ordem pra se saborear os vinhos. Assim como num jantar, não se começa pela sobremesa, por uma questão de equilíbrio e paladar, prefere-se em geral beber vinho branco antes do tinto, e o seco antes do doce.

De modo que, se puder elaborar o cardápio por esse critério, tudo o que server será muito mais valorizado e apreciado. Pois não adianta servir um vinho precioso como Romanée Conti com uma receita que brigue com seu sabor !

(2)

Renove as taças – se seu convidado sujou a taça com gordura ou

batom, troque discretamente. É um gesto singelo, mas pode acreditar: ele vai adorar!

Ainda, ao abrir uma garrafa de outra marca isso se torna necessário. Muita gente acha frescura mas não é. E, como não custa nada, faça isso.

Muita água! Uma jarra bonita e transparente com água gelada

sobre a mesa, além de acompanhar bem qualquer vinho, é agradável – uma vez que todos sentem sede! Sem falar que a água faz literalmente render muito mais mais tanto a conversa (que não desanda) quanto seu vinho.

(3)

Refeições de Negócios: além

de talheres e vinho

Seja com clientes, fornecedores, funcionários ou mesmo se você for o chefe: o importante é transitar com desenvoltura e não se perder em pequenos detalhes que podem sim fazer diferença! Veja algumas dicas que podem tornar mais leve qualquer refeição – e eventualmente, mais eficiente uma relação profissional.

SE VOCÊ É O CHEFE:

Sem essa de ostentar poder e dinheiro – seu objetivo é discutir negócios com um de seus empregados. Portanto, escolha um restaurante de boa qualidade que não seja nem luxo nem família.

(4)

Você convidou . Então você paga discretamente.

Pergunte ao seu convidado se ele come carne, antes de fazer reserva na melhor churrascaria .

Não marque jantar de negócios em restaurantes exóticos. Seu convidado pode se sentir constrangido a comer iguarias estranhas só para não fazer feio.

Chegue alguns minutos antes do convidado. Não deixe plantado no bar, à sua espera. É uma delicadeza ímpar justamente por estar em vantagem na hierarquia.

Se for usar uma roupa informal, avise seu convidado antes para que ele saiba o tom do compromisso.

Adequação é a palavra – chave para acerta na escolha do prato. Restaurante típico, comida típica. Se o clima for quente, bebida frugal. Já em clima frio , comida quente. E, qualquer que seja o prato, pouca bebida.

Se você é o convidado

Se quiser levar acompanhante, o melhor é perguntar e/ou avisar antes. O ideal é combinar.

Se o convite for na casa do chefe, retribua levando artigo especiais como um uísque 12 anos, uma boa cachaça especial, um azeite diferente ou uma caixa de bombons . Não se atrase. Afinal, o convite foi feito com antecedência.

O chefe paga, mais isso não significa que seja a senha para você pedir o prato mais caro do cardápio.

Não coma ou beba demais.

Compre cigarros antes, Não ponha na conta do chefe.

Caso a comida não lhe agrade, não faça cara feia e prove só um pouquinho para não depreciar a escolha do chefe. Caso alguém pergunte se gostou, diga: “Isto é bem diferente e eu nunca tinha experimentado antes”.

Não se acanhe em pedir ao maitre explicações sobre pratos escritos em francês. Evita surpresas horrorosas. Espere que o anfitrião coloque o assunto do almoço.

(5)

pois não é uma festa de confraternização.

Apenas o anfitrião dá ordens ao garçom sobre o andamento do jantar: hora de servir o café , de encerrar etc. Você se dirige a ele somente para pedir uma água , um pãozinho extra….

Nunca reclame do serviço nem da qualidade da comida. A não ser que seja gritantemente sofrível.

(6)

para tirar vinho de pedra

Esse é um dos mais importantes concursos de vinhos e destilados do mundo e aconteceu entre os dias 4 e 7 de abril em Bento Gonçalves – na etapa Brasil. A vinícola foi a que a r r e b a t o u o m a i o r n ú m e r o d e m e d a l h a s e n t r e a s 4 0 participantes. Localizada no Vale do São Francisco (PE) A Rio

Sol pertence ao grupo português Global Wines e está no Brasil

há menos de 20 anos.

Quando estive lá me encantei com o lugar e as instalações modernas da vinícola com 120 hectares de área plantada e produção anual de cerca de 1,5 milhão de quilos de uvas, brancas e tintas.

(7)
(8)
(9)

plantação, fiquei impressionada com a eficiência e a organização de todo o processo. E senti uma enorme admiração por quem acreditou há pouco mais de uma década em investir e produzir nessa região semi árida, que todos estão acostumados a relacionar com pobreza e necessidade.

Havia ali paixão e uma nova perspectiva: gente que percebeu que pode plantar, colher, produzir e encantar além da região – e agora do país -com seus produtos.

Ousada, é a única vinícola, hoje, no mundo, a produzir duas safras de uvas por ano. A escolha visionária da região árida do Vale do São Francisco quando todas as vinícolas já estavam estabelecidas no sul do país provou que perseverança e ousadia são uma combinação vencedora.

A s m e d a l h a s d e O u r o f o r a m p a r a o l e v í s s i m o e delicado Espumante Rio Sol Brut Branco, para o Vinho Tinto

Rio Sol Premium (2013 antes conhecido como Paralelo 8) e o Vinho Tinto Rio Sol Gran Reserva Touriga Nacional (2014).

Faço questão de contar tudo isso aqui porque ali vi um Brasil que dá certo – em uma região onde por tanto tempo nada – ou muito pouco – dava. Mas é uma questão de acreditar e se empenhar. E não esperar cair do céu.

Parabéns a Vitivinícola Santa Maria – que fez isso e provou literalmente que, plantando dá.

(10)

Lançado no final de 2016, o mais recente rótulo da Rio Sol, o espumante Rio Sol Brut Premium, ( com um exótico sabor indescritível ) conquistou lugar de destaque na prova, recebendo a medalha de Grande Ouro.

As duas medalhas de prata ficaram com os rótulos Vinho Tinto

Rio Sol Gran Reserva Alicante Bouschet (2014) e o Vinho Tinto Rio Sol Syrah (2015). O Vinho Tinto Rio Sol Gran Reserva

Alicante Bouschet passa por um estágio de nove meses em barrica de carvalho francês.

(11)
(12)

” Espere Presidente, espere! ” – disse ela, enquanto trocava o copo dele com o qual ele iria brindar com água e lhe entregava um cheio de vinho.

(13)

frente a centenas de fotógrafos que, naturalmente, se deliciavam com a confusão e a quebra de protocolo.

A aflição da Rainha procede: quem conhece um pouco a tradição européia sabe que, brindar com água é proibido pois dizem que dá azar. Ou, como a palavra era proibida entre os reis antigamente, traz má sorte…

A verdade é que existem uma série de lendas e crenças ligadas ao vinho

e ao momento do brinde e, como esse tem um forte simbolismo, é bom que a gente fique atento pois, entre os que levam a sério a bebida, pode realmente causar uma saia justa….

Brindar com a mão esquerda – é bom evitar. O gesto é visto

como falsidade. Talvez pelo fato de que, antigamente, se nesse momento todas as mãos direitas estivessem erguidas, e apenas um conviva estivesse com a mesma livre, ele poderia rapidamente sacar a espada ou pistola e atingir quem quer que fosse….

Servir o vinho com a mão esquerda – também visto com

desconfiança pelo mesmo motivo.

(14)

de girar para dentro,acredite, também causa arrepios … Pelo menos em uma mesa com italianos ou descendentes supersticiosos presentes. Falo por experiência própria!

Beber antes de brindar – não faça isso. É indelicado com o

anfitrião – e as pessoas reparam mais do que você pensa. Se estiver realmente com muita sede, pode tomar a iniciativa: erga a taça com a mão direita (sem encostar nos outros copos) e brinde a saúde de todos – que nunca é demais. E pronto, agora sim, pode se deliciar com a bebida!

Vinhos e espumantes: como

fazer para gelar trincando

(15)

Champagne borbulhante se, na hora em que a taça é oferecida,

você dá o primeiro gole e ele está literalmente morno…

Já aconteceu comigo e é uma tristeza. Gelar bebida não tem muito segredo – mas requer um mínimo de boa vontade e não se pode ter preguiça tá?

Portanto, se for colocar na geladeira, não adianta meia horinha antes. São pelo menos seis horas para gelar direito.

Balde de gelo ou geladeira? dê preferência ao balde de gelo –

ou o balde que tiver a mão – mas não deixe de resfriar vinhos ou outras bebidas que devem ser tomadas geladas.

Uma garrafa deixada durante 8 minutos na água com gelo sofrerá uma redução de 5° C na temperatura – o equivalente a 60 minutos ( nada menos que uma hora inteira) de permanência na geladeira.

Álcool na água – o álcool ajuda a manter a temperatura mais

gelada – assim dizem os entendidos. E, não se engane: para que o gelo faça efeito, misture água, bastante água as pedras de gelo – para que todo aquele frio envolva a garrafa e aja mais rápido.

E espere mais que os 8 minutos para beber: não tenha pressa e

coloque para gelar antes de seus convidados chegarem – assim, na hora que servir poderá dar um show!

Com o verão e férias chegando, lembre dessas dicas quando estiver comemorando com os amigos – saúde!

(16)

Referências

Documentos relacionados

As abraçadeiras tipo TUCHO SIMPLES INOX , foram desenvolvidas para aplicações que necessitam alto torque de aperto e condições severas de temperatura, permitin- do assim,

5) Tempo cumulativo do uso de EAA de 7,4 anos. b) Velocidade de relaxamento precoce do VE (E’) = Função diastólica: 9,3 cm/seg+ 2,3 vs 11,1 cm/seg+ 3, em usuários e não usuários

(Henriettea e Henriettella (Melastomataceae; Miconieae) no Rio de Janeiro, Brasil) É apresentado o tratamento taxonômico dos gêneros Henriettea e Henriettella na flora do estado do

As pontas de contato retas e retificadas em paralelo ajustam o micrômetro mais rápida e precisamente do que as pontas de contato esféricas encontradas em micrômetros disponíveis

Após 90 dias avaliou-se o comprimento da parte aérea, o comprimento das raízes, o número de brotos, de raízes e de folhas, o peso das raízes, o peso da biomassa fresca e seca

A orientação, coordenação e controle da política de desenvolvimento industrial, comercial e serviço do Município; criar programas de incentivo aos organismos

[r]

Já não podemos dizer o mesmo quanto a nível de Pesca Industrial, pois não há dados estatísticos, principalmente sobre capturas de pescados dos barcos que