• Nenhum resultado encontrado

RESOLUÇÃO SIMULADO 3ª SÉRIE C9 3º BIMESTRE 2016

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RESOLUÇÃO SIMULADO 3ª SÉRIE C9 3º BIMESTRE 2016"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Resposta da questão 1: [D] Resposta da questão 2: [D] Resposta da questão 3: [E] Resposta da questão 4: [B] Resposta da questão 5: [C] Resposta da questão 6: [E] Resposta da questão 7: [C] Resposta da questão 8: [C] Resposta da questão 9: [A] Resposta da questão 10: [A] Resposta da questão 11: [D] Resposta da questão 12: [A] Resposta da questão 13: [C] Resposta da questão 14: [D] Resposta da questão 15: [A] Resposta da questão 16: [C] Resposta da questão 17: [C] Resposta da questão 18: [B] Resposta da questão 19: [B] Resposta da questão 20: [E]

(2)

Resposta da questão 21: [A] Resposta da questão 22: [E] Resposta da questão 23: [E] Resposta da questão 24: [D] Resposta da questão 25: [D] Resposta da questão 26: [D] Resposta da questão 27: [C] Resposta da questão 28: [C] Resposta da questão 29: [E] Resposta da questão 30: [B] Resposta da questão 31: [C] Resposta da questão 32: [A] Resposta da questão 33: [E] Resposta da questão 34: [B] Resposta da questão 35: [C] Alelos: a (amarelo) e A (púrpura) m(murcho) e M (cheio) Pais: AaMm aamm Filhos:

25% AaMm (grãos púrpuras e cheios) 25% Aamm (grãos púrpuras e murchos) 25% aaMm (grãos amarelos e cheios) 25% aamm (grãos amarelos e murchos) Resposta da questão 36:

[B]

(3)

1 2 9 3 3 1 F : A _B _ : A _bb : aaB_ : aabb 16 16 16 16 Resposta da questão 37: [E] Pais: CB PB

Filhos: 25% preta (PB); 50% cinza (CP CB) e 25% branca (BB). Resposta da questão 38:

[C]

Alelos: m (miopia); M (visão normal); f (fibrose cística); F (normalidade). Pais: mm Ff x Mm Ff

P ( M_F_) = 1 1 3x x 3 2 2 4 16 Resposta da questão 39: [A]

A remoção do anel da casca em uma planta angiosperma dicotiledônea provoca o acúmulo de compostos orgânicos em sua parte superior, porque foi rompido o floema, tecido condutor que transporta a seiva orgânica das folhas até as raízes do vegetal.

Resposta da questão 40: [D]

Os tecidos cujas funções são arroladas no enunciado são, respectivamente: epiderme, parênquima, esclerênquima e floema.

Resposta da questão 41: [A]

A sequência que correlaciona corretamente as colunas, de cima para baixo, é 4 – 3 – 1 – 2. Resposta da questão 42:

[B]

A periderme corresponde ao conjunto formado pelo súber, felogênio e feloderma do vegetal. O esclerênquima é um tecido morto de sustentação mecânica, o xilema é o conjunto de vasos lenhosos condutores da seiva mineral desde a raiz até as folhas da planta.

Resposta da questão 43: [B]

As raízes das plantas não estão relacionadas ao processo de reprodução sexuada. Em plantas descíduas o floema das raízes transportam a seiva orgânica em direção aos ramos que perderam as folhas.

Resposta da questão 44: [E]

As plantas dos manguezais apresentam adaptações para sobreviver em solo encharcado de água salobra e pobre em oxigênio, tais como raízes respiratórias (pneumotóforos), as quais afloram do solo e absorvem o oxigênio diretamente do ar.

Resposta da questão 45: [D]

A figura A mostra um corte transversal de raiz de eudicotiledônea por apresentar xilema e floema alternados na região central. A figura B representa um corte de caule de eudicotiledônea por apresentar os feixes líbero-lenhosos ordenados em círculo.

(4)

Resposta da questão46: [C]

O Positivismo foi criado por Auguste Comte na França, em meados do século XIX. Esta corrente de pensamento defende a harmonia entre ordem e progresso, a coesão social, a linearidade histórica que caminha para progresso dentro da ordem. Após a Guerra do Paraguai, 1865-1870, os militares brasileiros adotaram ideais positivistas criticando a monarquia e defendendo a modernização do Brasil dentro do império da lei e da ordem. Estudiosos como Benjamim Constant, Teixeira Mendes, Miguel Lemos, entre outros, adotaram e divulgaram o arcabouço teórico Positivista. O exército, ancorado no Positivismo, proclamou a República em 15 de novembro de 1889. Surgiu a República da Espada, 1889-1894, Deodoro, 1889-1891, e Floriano, 1891-1894. Estes governantes utilizaram o autoritarismo e a força para fazer a transição da Monarquia para a República.

Resposta da questão 47: [A]

A Constituição de 1891 dava ampla liberdade aos Estados, desde que suas determinações não contrariassem a Constituição Federal.

Resposta da questão 48: [D]

São características do Brasil durante a República Velha: (1) a restrição eleitoral (analfabetos, mulheres e mendigos não podiam votar), (2) a ascendência dos Estados sobre a Federação (a partir da Política dos Governadores) e (3) a predominância do poder dos coronéis (coronelismo).

Resposta da questão 49: [D]

A Constituição brasileira de 1891, a primeira da República, excluía do direito ao voto os analfabetos, os soldados rasos, as mulheres, os mendigos e os membros do baixo clero. Logo, boa parte da população não votava, dentre os quais muitos negros.

Resposta da questão 50: [B]

O crescimento da imigração no Brasil deve-se a dois fatores básicos, a saber: (1) o crescimento do ciclo cafeeiro no Brasil e (2) a abolição da escravatura, em 1888, que exigiu a substituição da mão de obra escrava pela livre.

Resposta da questão 51: [B]

A exigência da alfabetização para ser eleitor acabou por restringir a participação popular no direito ao voto. Resposta da questão 52:

[A]

Somente a proposição [A] está correta. A questão remete a implantação da República no Brasil em 15 de novembro de1889. Muitos dos males e vícios do Brasil foram associados a monarquia considerando que só o Brasil era monárquico na América. Visando manter a unidade territorial do Brasil foi implantada a monarquia em 1822. No entanto, a partir da segunda metade do século XIX, a monarquia passou a ser muito criticada, principalmente a partir da Guerra do Paraguai, 1865-1870. A queda da monarquia está associada a ‘Questão Religiosa”, “Questão Republicana”, “Questão Militar” e a “Questão Servil”. Acreditava-se que ao implantar a República muitos problemas seriam resolvidos. No entanto, os dois primeiros presidentes foram militares, Deodoro e Floriano, na chamada República da Espada, 1889-1894. Seus governos foram caracterizados pelo autoritarismo, daí as “Revoltas da Armada”.

Resposta da questão 53: [C]

A Proclamação da República, ponto final do processo de desgaste do governo de d. Pedro II, procurava garantir uma maior descentralização de poder político entre o governo Federal e os governos Estaduais, visando promover um crescimento econômico local.

(5)

[E]

O direito à participação política pelo povo era um dos ideais defendidos pelo movimento iluminista. Resposta da questão 55: [D] Resposta da questão 56: [B] Resposta da questão 57: [A] Resposta da questão 58: [E] Resposta da questão 59: [A] Resposta da questão 60: [B]

[Resposta do ponto de vista da disciplina de História]

O Estado de Direito é aquele que respeita as liberdades civis, os direitos humanos e as liberdades fundamentais por proteção jurídica. No Estado de Direito, inclusive as autoridades estão sujeitas à aplicação da lei. Um Estado de Direito respeita o indivíduo, os direitos sociais e os direitos coletivos.

Tal Estado não existia no Brasil ditatorial, mas existe no de hoje. Resposta da questão 61:

[D]

A alternativa [D] está correta. A Guerra do Paraguai, 1865-1870, foi um divisor de águas na história do exército brasileiro. A partir deste conflito, a corporação ganhou consciência de sua importância para a nação e assumiu o ideal de “salvador da pátria”. Os políticos denominados de “casacas” criticaram esta nova postura do exército que eram os “fardados”. Assim, os jovens oficiais apoiados em um ideário positivista criticou a monarquia e se aproximaram de ideias republicanas. A politização de parte do exército foi fundamental para derrubar a monarquia e implantar a República. Vale afirmar que os dois primeiros presidentes do Brasil República foram militares. As proposições [A], [B], [C] e [E] estão incorretas. Não havia unidade entre o exército. Não ocorreram rebeliões republicanas nas últimas décadas do império. Não havia um projeto militar de implantar uma ditadura, o próprio Deodoro era monarquista. A proclamação da República não foi obra dos civis e sim dos militares.

Resposta da questão 62: [D]

A autora, no trecho citado, salienta o caráter elitista da vida política brasileira, com arranjos que excluíam a participação popular no processo político. O próprio fato de que durante parte considerável do Império (século XIX) o voto era censitário, restrito a uma limitadíssima parcela mais rica da população, reforça essa característica que a República não reverteu de imediato. Aspectos como o voto de cabresto e os currais eleitorais, típicos da República Velha, mostram exatamente esse predomínio das elites locais no uso da política em benefício apenas de seus interesses.

Resposta da questão 63: [E]

A conjuntura do processo que levou à abolição da escravatura no Brasil foi formatada por vários fatores, dentre os quais os citados nas proposições acima: o aumento do movimento abolicionista no país, a proibição do tráfico intercontinental (1850), que diminuiu o número de braços no país, o aumento das revoltas nas fazendas escravistas do Sudeste e a crise do próprio Império do Brasil.

Resposta da questão 64: [C]

(6)

A partir da vigência da Lei Eusébio de Queiroz, em 1850, os cafeicultores brasileiros começaram a sofrer com a diminuição da mão de obra escrava negra no Império. O governo, então, decidiu subsidiar a vinda de trabalhadores imigrantes europeus para trabalharem nas lavouras de café do Brasil.

Resposta da questão 65: [C]

O século XIX foi marcado pela expansão da lavoura cafeeira, assim como pelo aumento das pressões inglesas pela abolição do tráfico e da escravidão. Desde a metade do século houve forte estímulo à vinda de imigrantes para o trabalho na lavoura e depois dos anos 70 intensificaram-se as manifestações abolicionistas. O texto destaca a preocupação dos fazendeiros, que não se interessam pela escravidão em si, mas pela garantia de que existirá mão de obra para a lavoura. Resposta da questão 66:

[E]

A política de substituições de importações no Brasil teve força apenas a partir de 1920. Resposta da questão 67:

[A]

Os setores republicanos mais moderados, preocupados essencialmente com a adoção do federalismo que garantiria maior autonomia aos estados, propôs uma bandeira semelhante a dos Estados Unidos, modelo de República Federativa naquele momento. No entanto, na época da Proclamação da República os militares representavam uma força política importante, influenciados pela ideologia positivista, cujo lema principal é “Ordem e Progresso”.

Resposta da questão 68: [B] Resposta da questão 69: [B] Resposta da questão 70: [B] Resposta da questão 71: [E] Resposta da questão 72: [E] Resposta da questão 73: [C] Resposta da questão 74: [C] Resposta da questão 75: [A] Resposta da questão 76: [D] Resposta da questão 77: [E] Resposta da questão 78: [E] Resposta da questão 79: [E] Resposta da questão 80: [B]

(7)

[D] Resposta da questão 82: [B] Resposta da questão 83: [E] Resposta da questão 84: [A] Resposta da questão 85: [B] Resposta da questão 86: [D] Resposta da questão 87: [C] Resposta da questão 88: [D] Resposta da questão 89: [D] Resposta da questão 90: [A]

Referências

Documentos relacionados

177 Em relação às funções sintáticas desempenhadas pelas estruturas inalienáveis, da mesma forma como acontece para os tipos de estruturas inalienáveis, é curioso o fato de que,

The challenge, therefore, is not methodological - not that this is not relevant - but the challenge is to understand school institutions and knowledge (school

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS Este estudo teve como propósito apresentar o interesse de graduados do curso de Arquivologia, em relação à publicação de seus TCC’s após o término do

Desenvolver gelado comestível a partir da polpa de jaca liofilizada; avaliar a qualidade microbiológica dos produtos desenvolvidos; Caracterizar do ponto de

If teachers are provided with professional development opportunities that helps them develop a learning environment that is relevant to and reflective of students'

Sabe-se que as praticas de ações de marketing social tem inúmeras funções, dentre estas o papel de atuar na mudança de valores, crenças e atitudes, porém os alunos da

Esse tipo de aprendizagem funciona não no regime da recognição (DELEUZE, 1988), que se volta a um saber memorizado para significar o que acontece, mas atra- vés da invenção de

Os dados foram discutidos conforme análise estatística sobre o efeito isolado do produto Tiametoxam e a interação ambiente/armazenamento no qual se obtiveram as seguintes