• Nenhum resultado encontrado

Bibliografia comentada Transformadores de potência

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Bibliografia comentada Transformadores de potência"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Bibliografia comentada

Transformadores de potência

Objetivo

Apresentar lista comentada de livros que tratam sobre transformadores de potência.

Livros

1. Short-circuit Duty of power Transformers

Autor: Giorgio Bertagnolli; Idioma: Inglês

O livro apresenta conceitos detalhados de curto-circuito empregados pela ABB1. O

formulário é excessivamente simples, o que impede que se obtenha com ele um cálculo preciso de curto-circuito2. A metodologia de cálculo de correntes de curto-circuito é

apresentada de maneira bastante completa e clara, assim como o cálculo de correntes de inrush. O livro é muito útil para compreender os conceitos utilizados na norma IEC 60076-5 Power Transformers - Ability to Withstand Short Circuit3.

Foco: Conceitos básicos sobre curto-circuito; cálculo de correntes de curto-circuito; cálculo de corrente de inrush.

2. Transformer Design Principles – With Applications to Core-Form Power Transformers

Autores: Robert M. Del Vecchio, Bertrand Poulin, Mary-Ellen F. Feeney, Pierre T. Feghali, Dilipkumar M. Shah, Rajendra Ahuja, Dillipkumar M. Shah; Idioma: Inglês

O livro é direcionado para quem busca conceitos teóricos detalhados. Os principais assuntos abordados são: curto-circuito, sobretensões, perdas e elevação de temperatura, além de transformadores defasadores. O grau de complexidade do formulário fornecido é alto, e ele é muito útil em softwares avançados de cálculo e projeto.

Foco: Desenvolvimento de softwares de cálculo e projeto

3. Transformer Engineering – Design and Practice

Autores: S. V. Kulkarni, S. A. Khaparde; Idioma: Inglês

O livro consegue equilibrar uma parte teórica bem embasada com informações claras sobre aspectos construtivos. Os principais assuntos tratados são cálculo de impedância e perdas, curto-circuito, sobretensão, projeto de isolamento, refrigeração e projeto mecânico.

1 A ABB fabrica transformadores de potência, buchas, comutadores sob carga.... 2 Cálculos de curto-circuito requerem o uso de softwares especializados.

3 A norma IEC 600076-5 é utilizada na interpretação dos resultados dos cálculos de curto-circuito. Considera que o leitor conheça os termos técnicos utilizados, que seguidamente são de difícil interpretação. Para tanto um documento de suporte útil é a brochura The Short-Circuit Performance of Power Transformers do CIGRÈ. Cabe salienta ainda que o autor deste livro sobre curto-circuito foi por vários anos o coordenador do grupo que elaborou a norma IEC 600076-5.

(2)

Foco: Cálculo eletromagnético e projeto eletromecânico.

4. The Short-Circuit Strength of Power

Autor: M. Walters; Idioma: Inglês

Este livro é de 1966, e apresenta formulário para cálculo aproximado de esforços de curto-circuito. É útil para quem busca conceitos básicos tais como buckling e tilting, e principalmente os relacionados com a resistência dos materiais. Esta obra é citada na maioria dos artigos técnicos sobre curto-circuito.

Foco: Conceitos básicos sobre curto-circuito

5. Manual de Equipamentos Elétricos

Autor: João Mamede Filho; Idioma: Português

Neste manual há um capítulo, em um total de 20, que trata especificamente de transformadores de potência, e nele são apresentados conceitos básicos de forma simples e clara. O maior diferencial do livro está no fato de apresentar nos demais capítulos descrições de como especificar vários outros acessórios utilizados com transformadores de potência, tais como: para-raios, transformadores de corrente, transformadores de potencial, buchas, relés de proteção, ...

Foco: Informações básicas; especificação de acessórios.

6. Transformerboard e Transformerboard II-Properties and Application of Transformerboard of Different Fibres

Autor do volume I: Moser, H. P.; Autores do volume II: Moser, H. P. / Dahinden, V.; Idioma: Inglês

Os dois livros tratam das características de papelões utilizados em transformadores de potência e de componentes de isolamento feitos com os mesmos: capas, calços, anéis, saídas... Apesar de serem livros da Weidmann4 são consultados também para projetos em

que são utilizados materiais isolantes de outros fabricantes, pois abordam, além de características específicas dos produtos da Weidmann, conceitos gerais de isolamento. Foco: Projeto de bobinas e de parte ativa.

7. Transformadores convertidores : Enciclopedia CEAC de electricidad

Autores: Pedro Dagá Gelabert, Enrique Oñda Prados, José Ramirez Vásquez e Francisco Ruiz Vassallo; Idioma: Espanhol

Na primeira parte do livro estão conceitos básicos sobre transformadores. Os melhores capítulos são os que tratam de ligações trifásicas e transformações trifásicas especiais (Conexão T, Scott, V aberto, hexafásica, dodecafásica, ...).

(3)

8. ABB Transformer Handbook

Editor: ABB; Idioma: Inglês

A proposta deste manual é facilitar o entendimento físico, seleção, especificação para compra, operação e manutenção de transformadores de força e de distribuição.

Foco: Pessoal envolvido nos vários estágios da vida de um transformador, ou seja, do planejamento do investimento até a disposição após o final da vida útil.

9. Power Transformers – Principles and Applications

Autor: John J. Winders, Jr; Idioma: Inglês

O conteúdo do livro é bem descrito pelo seu subtítulo “Princípios e aplicações”, ou seja, os assuntos focados são conceitos básicos, tipos construtivos, ensaios, acessórios, instalação e manutenção.

Um destaque é o capítulo onde aparece um comparativo muito claro das correntes de curto-circuito nos enrolamentos para diferentes falhas (trifásica, fase-terra...).

Foco: Informações básicas; correntes de curto-circuito

10. Large Power Transformers

Autor: Karsai, Kerényi e Kiss; Idioma: Inglês

A versão húngara original deste livro foi publicada na década de 70, e objetivava “... preencher um gap na literatura devido ao surgimento de novos materiais magnéticos e isolantes, e um aumento substancial nos limites de potência e tensão”. As versões posteriores agregaram tópicos tais como o cálculo de perdas por dispersão usando elementos finitos. A parte teórica é muito bem apresentada e consistente, com destaque para os estudos de sobretensões e de elevações de temperatura. Nos capítulos que abordam o projeto dos equipamentos os que referem-se a enrolamentos são muito bons, mas no que concerne à parte mecânica os modelos apresentados não são os mais modernos. Foco: Cálculo eletromagnético e projeto eletromecânico.

11. Introdução à técnica das altas tensões

Autor: Max Wellauer; Idioma: Português

O livro “... pretende abranger todo o grande campo da técnica de alta tensão...”. Nele é apresentada uma análise detalhada dos diferentes tipos de sobretensões que os transformadores, cabos e buchas suportam, além de regras de coordenação das proteções e métodos de ensaio.

Foco: Projeto de bobinas e de parte ativa; ensaios; seleção de para-raios

12. Mediciones em alta tensión

Autor: Alberto Torresi; Idioma: Espanhol

A obra trata dos métodos de ensaio em alta tensão de equipamentos (impulso, descargas parciais...).

(4)

13. El campo elétrico em alta tension

Autor: Alberto Torresi; Idioma: Espanhol

O livro analisa várias configurações de estruturas (eletrodos) submetidas a altas tensões e a rigidez dielétrica de sistemas isolantes. Apesar de atualmente os fabricantes normalmente utilizarem softwares de elementos finitos para estudar os campos elétricos, o que torna os cálculos algébricos apresentados no livro obsoletos, o mesmo é muito útil tanto pelos conceitos teóricos apresentados como pela interpretação dos resultados dos referidos softwares.

Foco: Projeto de bobinas e de parte ativa; análise de falhas por sobretensão

14. Transformadores – Fundamentos para o projeto e cálculo

Autor: Walter Ries Idioma: Português

Atualmente é o livro mais completo em português para uso no cálculo e projeto de transformadores e potência. Inicia com uma fundamentação teórica sólida e segue abordando os principais pontos a considerar no dimensionamento dos equipamentos, com fórmulas claras e detalhes construtivos.

Foco: Cálculo e projeto de transformadores

15. Electric Power Transformer Engineering

Editor: James H. Harlow; Idioma: Inglês

O livro faz parte da série “Electric Power Engineering Handbook”, e sua estruturação é típica de um “handbook”, ou seja, aborda vários assuntos, sem aprofundar-se em nenhum deles. Está dividido em três partes:

(a) Uma rápida abordagem teórica;

(b) Características básicas de vários tipos de transformadores (força, distribuição, defasadores, retificadores, secos, para instrumentos, reguladores, com tensão constante e reatores);

(c) Tópicos auxiliares (Líquido isolante, buchas, comutador sob carga, carregamento, conexões de transformadores...)

Foco: Informações básicas; especificação de transformadores e acessórios.

16. Transformadores

Autor: Rubens Guedes Jordão; Idioma: Português

O livro apresenta de forma simples e clara o formulário mínimo necessário para o cálculo eletromagnético e o ensaio de transformadores e autotransformadores, com vários exercícios resolvidos. Além disto possui capítulos sobre operação em paralelo, sistemas trifásicos (tipos de ligações, deslocamento angular...), harmônicas, correntes de sequência zero e transformadores para aplicações especiais.

(5)

Foco: Cálculo eletromagnético e ensaio de transformadores de distribuição

17. Power Transformers: Volume 1 Fundamentals; Volume 2 Expertise

Editor: Areva; Idioma: Inglês; 704 páginas

Este livro foi escrito por vários especialistas técnicos da Areva. Cobre desde a especificação até a disposição do transformador, após o final da sua vida útil, e novas tendências na fase de P&D. O texto é claro, muito bem ilustrado, e no “estado da arte”.

O primeiro volume inicia apresentado vários tipos de transformadores e suas aplicações mais comuns, e depois responde as seguintes questões: O que é necessário para especificar um transformador? Como estimar desempenho e características? Como transportar um transformador? Como é a instalação em campo otimizada? Que fatores afetam a operação? Como proteger um transformador?

O segundo volume aprofunda aspectos especiais do projeto e tecnologia, fabricação, materiais, qualidade, ensaios, transformadores especiais e novas tendências.

Foco: Fabricantes e usuários de transformadores.

18. The J&P Transformer Book

Autor: Martin J. Heathcote; Idioma: Inglês; 957 páginas

A primeira edição deste livro ocorreu em 1925, e desde então foi reeditado 13 vezes, o que garantiu sua atualização constante. O livro traz poucas informações diretamente relacionadas com o cálculo eletromagnético, contudo aborda de forma muito detalhada a fabricação, ensaio, operação e manutenção dos transformadores, além de como especificá-los, equipamentos para aplicações especiais e como avaliar as propostas.

Foco: Especificação, projeto, fabricação, ensaios, operação e manutenção de transformadores.

Referências

Documentos relacionados

./ Discussão de casos com a Assistente Social para novas inclusões de crianças e adolescentes; :,/ Realização de matrículas e desligamentos de

Em termos de atividades humanas importa fazer a distinção entre a área marinha e a área terrestre da área de intervenção e, ainda as áreas abrangidas pela Reserva Natural

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também

18.1 O(s) produto(s) deverá(ao) ser entregue(s) rigorosamente dentro das especificações estabelecidas neste Edital e seus Anexos, sendo que a inobservância desta condição

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e