E-book - Emoã‡ã•Es de Um Trader

Texto

(1)

Dr.Carreira

Dr.Carreira –

 – Coach of Traders

 Coach of Traders

10 DICAS

10 DICAS –

 – PARA SER UM TRADER

 PARA SER UM TRADER

DE SUCESSO

DE SUCESSO

Autor:-Dr. Carreira Dr. Carreira

(2)

“O SUCESSO NÃO VEM POR ACASO” “O SUCESSO NÃO VEM POR ACASO”

(3)
(4)

“O SUCESSO NÃO VEM POR ACASO” “O SUCESSO NÃO VEM POR ACASO”

Introdução Introdução

EMOÇÕES HUMANAS EMOÇÕES HUMANAS

Neste e-book pretendo contribuir para que você tenha melhores condições Neste e-book pretendo contribuir para que você tenha melhores condições emocionais, gerencie melhor sua vida como trader, em especial suas emocionais, gerencie melhor sua vida como trader, em especial suas operações.

operações.

Sempre quis entender o que havia por trás das perdas dos iniciantes, não só Sempre quis entender o que havia por trás das perdas dos iniciantes, não só deles, mas também traders que operam há muito tempo no

deles, mas também traders que operam há muito tempo no mercado.mercado.

Comigo não foi diferente, mas isto me intrigava. Em 2004, 2005, 2006 e até Comigo não foi diferente, mas isto me intrigava. Em 2004, 2005, 2006 e até mesmo em 2007, eu escutava e lia

mesmo em 2007, eu escutava e lia pessoas dizendo que suas Petrobras, pessoas dizendo que suas Petrobras, ValesVales nunca seriam vendidas. Alguns diziam

nunca seriam vendidas. Alguns diziam “V“Vai ficar de herança para meus filhosai ficar de herança para meus filhos e netos

e netos”. Veremos”. Veremos isto mais adiante, agora vamos cuidar das isto mais adiante, agora vamos cuidar das emoções! Vememoções! Vem comigo! 

comigo! 

VOCÊ SABE O QUE É

(5)

É uma experiência subjetiva que envolve todo nosso corpo, em especial nossa mente. É uma reação complexa desencadeada por um pensamento ou algo parecido e envolve reações orgânicas e sensações pessoais.

Nosso corpo da uma resposta que envolve diferentes componentes, uma reação que pode ser observada, uma excitação fisiológica, interpretação cognitiva e uma experiência subjetiva.

Bem complexo, mas o fato é que afeta profundamente nosso dia a dia e principalmente a vida de um TRADER.

Simplificando, seria a resposta imediata que nosso corpo dá, quando passamos por diversas situações em nossa dia a dia.

Para percebemos o significado dos acontecimentos é necessário existir a

emoção.

Ela nos motiva a agir. Quando erramos uma operação sentimos raiva, com o passar do tempo esmurramos o nosso peito e damos tapas em nossa cabeça. Abaixo você terá uma lista destes sentimentos:

-Raiva -Tristeza -Alegria -Medo -Ganância -Desconfiança

Estes sentimentos fazem parte do grupo de nossas emoções fundamentais, mas há uma lista muito maior de sentimentos variáveis:

(6)

“O SUCESSO NÃO VEM POR ACASO”

Emoção Destrutiva

Nada nesta vida é essencialmente bom ou ruim o que faz algo ser prejudicial é a desproporção, ou seja, tudo que é demais ou de menos faz mal.

Para tua proteção um pouco de raiva e medo irá te proteger e ajudar a reagir na hora certa, isto vale muito na vida de um trader.

(7)

Esta foto demonstra perfeitamente o sentimento de desconfiança. Sempre que vemos um sinal de entrada, seja ela na ponta compradora ou vendedora ficamos desconfiados. O medo nos leva a agir assim, mesmo sendo um sinal

perfeito não entramos, deixando de ganhar dinheiro na operação.

Esta mesma desconfiança vale para nossa ganância.Entramos perfeitamente

no sinal e o dinheiro vem. O sinal de saída também vem, mas ficamos desconfiados e achamos que vai corrigir somente um pouco para voltar a subir.

A nossa desconfiança juntamente com nossa ganância faz com que devolvemos parte do que tínhamos ganhado. E não raro, devolvemos tudo e muitas vezes perdemos um pouco do nosso capital. Isto é a falta de disciplina.

Neste trabalho vamos falar profundamente sobre o que as emoções fazem na vida de um operador/trader e o que fazer para tentar resolver.

(8)

“O SUCESSO NÃO VEM POR ACASO”

O QUE VOCÊ ACHA QUE É UM TRADER?

https://www.youtube.com/watch?v=eE4hEhpIAqk

A palavra trader significa negociador em inglês. Este termo refere-se há uma espécie de investidor de mercado de ações e outros tipos de ativos.

Logo, nem todo investidor é um trader. Apenas as pessoas que vivem essencialmente da atividade de operador de mercado de ações, opções, mini, dólar e outros ativos podem se denominar traders.

Como a diferença entre um investidor e um trader não é muito clara, vamos definir ambos os perfis para que todos possam perceber esta diferença.

(9)

Algumas pessoas utilizam estratégias de longo prazo. São, basicamente, pessoas que acreditam na instituição a qual estão investindo seu respectivo capital.

Elas compram efetivamente um pedaço da propriedade da empresa em si, incluindo o seu time gerencial, suas estratégias de aumento de market share e sua linha de produtos e/ou serviços.

Fazem isso se baseando em estudos sobre a projeção de capital das organizações, utilizando a conhecida Análise Fundamentalista.

Este perfil de investidor na maioria das vezes se sente motivado a ir para assembleias gerais dos acionistas, ler relatórios gerenciais referentes às empresas que estão presentes em suas carteiras de investimentos e acompanhando de perto seu crescimento.

Estas pessoas não fazem especulações para decidir onde investir. Esses são os INVESTIDORES.

Outras pessoas utilizam estratégias de médio, curto e até curtíssimo prazo. São pessoas que não se importam muito com as instituições na qual estão investindo o seu capital.

Não se importam com o seu time gerencial, com as perspectivas de consumo do mercado nem com a produção global.

Não compram coisas concretas como empresas, grãos, energia ou ouro. Essas pessoas compram ações, contratos futuros, opções e commodities.

Elas se importam com o preço, pois negociam essencialmente o risco. Estes tipos de investidores de médio, curto e curtíssimo prazo fazem diversas especulações e utilizam as análises técnicas e gráficas para tomar decisões e saber a hora certa de comprar e vender seus ativos.

Alguns executam inclusive uma ou mais operações completas (compra e venda) dentro de um mesmo dia. Esta operação é chamada de Day-trade. Logo, investidores com este perfil são denominados TRADERS.

(10)

“O SUCESSO NÃO VEM POR ACASO”

Algumas pessoas que conheço não gostam muito da ideia de especular. Eu diria até mais: Essas pessoas possuem aversão ao mercado de ações e derivativos justamente por causa dos especuladores, e não se sentem confortáveis em atuar em um mercado onde existam traders operando, pois os mesmo influenciam agressivamente no preço dos ativos.

É importante destacar a importância de um mercado que contenha investidores e traders com as mais variadas estratégias de investimentos. É simplesmente por causa das estratégias de investimentos de médio, curto e curtíssimo prazo que o mercado é considerado saudável e justo.

É pelo fato de existir um número enorme de traders que o mercado tem um nível confortável de liquidez. Isso significa que você pode comprar e/ou vender ações a qualquer instante, pois sempre haverá alguém ofertando um preço para adquirir os seus papéis.

Seguindo essa mesma linha de raciocínio, percebe-se que se todos utilizassem estratégias de longo prazo, comprando ações pensando em não vendê-las, não haveria como estimular mais pessoas a entrar neste mercado, o que espantaria os compradores.

Com menos compradores, os investidores de longo prazo temeriam não ter para quem vender os seus investimentos quando fosse a hora certa, também os espantando deste tipo de investimento.

Logo, conclui-se que sem liquidez não haveria negociações! E é daí que vem a paixão por este mercado FANTÁSTICO!

(11)

AQUI VOU DEIXAR MINHA DEFINIÇÃO DO QUE É UM TRADER.

Trader é a pessoa que opera no mercado financeiro. Compra, vende ativos (ações, termo, opções, derivativos, e outros no curto e também no médio  prazo, com o objetivo de lucrar com suas operações).

Na minha visão, o Trader profissional é a pessoa que optou pela liberdade, mas tendo toda a maturidade e responsabilidade possível, sabendo que a independência financeira não vem da noite para o dia, que é construída no dia a dia com objetivo, força de vontade e determinação.

Eu sou Trader, pois quero ter liberdade em todas as áreas da minha vida.

O Trader que tem liberdade pode vencer a ele mesmo, pois em minha opinião eu sou meu maior inimigo, pois posso barrar o meu crescimento assim como libera-lo.

Eu posso carregar comigo um jeito de operar e ao mesmo tempo acrescentar ou aprimorar técnicas novas ao meu sistema.

Eu sei o que carrego na minha caixa de ferramentas e também sei que devo levar comigo somente aquilo que vou precisar. Por isto me mantenho focado em meu plano, em minha estratégia.

Eu posso sentir medo do que pode acontecer, mas confio no meu sistema/método e me sinto preparado para entrar e sair de uma operação ou até mesmo ficar de fora. Sim, ficar de fora muitas vezes se torna mais lucrativo.

Estou preparado para abrir minha caixa de ferramentas e usa-la a qualquer momento, isto me da segurança e liberdade, mesmo que seja em um momento de desconforto.

(12)

“O SUCESSO NÃO VEM POR ACASO”

 A cada dia, novos trades vão aparecendo e posso colocar em pratica a minha experiência seguindo sempre meu plano, calculando meu risco e sabendo a hora certa de entrar e sair das operações, analisando se vale a pena ou não a operação.

Ser trader para mim é não ter patrão, não ter empregados, não ter clientes enchendo o saco todos os dias! É ter liberdade de fazer tudo do jeito que quero.

É poder trabalhar a hora que eu desejar, o dia que eu quiser, onde eu quiser e do jeito que eu quiser. Este é o fascínio de ser trader e que muitos almejam. Ser Trader é todos os dias estar se esforçando para operar cada vez melhor e não estar focado no dinheiro (ele será uma consequência de operar melhor a cada dia).

No fim da jornada de um Trader, seja ela diária, semanal ou mensal, ele vai saber se aproveitou corretamente as oportunidades que surgiram e vai aprender com seus acertos e principalmente com seus erros. O trader sabe também que as oportunidades vêm e vão, sabe que oportunidades vão ter todos os dias no mercado.

O Trader vive do mercado, não é escravo dele, pois se o fosse não teria liberdade!

Como diz Dr. Elder, Trader gosta de si mesmo, da tapinha em suas costas quando acerta uma operação e também quando erra e é estopado.

Quando entra em uma operação, ele conta somente consigo mesmo. Ele se  fortalece a cada dia com conhecimento, disciplina, foco, plano e tem um

equilíbrio desamurai.

Quando a oportunidade surge, ele ataca com determinação, não perde o ônibus quando passa, nem deixa de descer quando chega a hora!

(13)

“We are trader”, nós somos traders, mas ser trader esta em tuas mãos! Vai

depender de você, pense seriamente nisto. Dr. Carreira

No capitulo I , descrevo por que o iniciante, amador e também aquele que se

considera trader perde dinheiro no mercado. Isto será um alerta para você. Falo sobre ganância, medo e uma lista de 10 defeitos de um trader. Você vai

conhecer o percentual de traders perdedores, o percentual daqueles que empatam e o percentual dos vitoriosos. Onde você deseja estar ?

No capitulo II  falo da importância dos erros e você vai aprender atuar em seu

próprio interesse.

O capitulo III  é um tesouro. Nele descobrirá que “você consegue”, verá que

você tem chances e muitas chances. Verá que tudo é possível, só terá de lutar e estudar muito, mas será recompensado com aquilo que muitos sonham e poucos conseguem.

Vai gostar muito da parábola do míssil. Vai ficar sabendo que desenvolvi uma técnica fantástica para proteger teu capital e dei um nome a ela; “Escala de 1 a 10”.

Vou te passar 10 qualidades  de um trader disciplinado e de sucesso.

Descobrirá que trading é habilidade e arte.

De graça vou lhe dar 22 regras  para que seja um trader disciplinado e de

sucesso. Se você leu até aqui, com certeza deseja algo diferenciado e estou disposto a cuidar de você e ser o teu Coach (treinador) individual. Isso não se encontra no mercado.

(14)

“O SUCESSO NÃO VEM POR ACASO”

(15)

• “REALIDADE”

Infelizmente é assim que muitos veem o mercado de renda variável. Dinheiro fácil, ficar rico do dia para a noite.

Tenho onze anos de mercado, já passei por “poucas e boas” e sei o quanto é difícil se controlar quando ele está aberto. Nossas emoções ficam a flor da pele. Descobri na carne o que é vender fundo e comprar topo. Isto ficou marcado na minha vida em 2004 comprei meu primeiro “TOPO”.

Naquele ano  pensei haver encontrado a mina de ouro e que ficaria rico facilmente.

A grande maioria é atraída pelo mercado através do “canto da sereia”  ,com a

expectativa de lucros enormes e possibilidades de ficarem ricos da noite para o dia. Isto somente acontece nos filmes de Hollywood ou por algumas manipulações feitas por pessoas de má fé.

Esta fantasia além de fazer um grande estrago na sua conta de investimentos, gera uma decepção e insatisfação na vida dos iniciantes e dos traders que se dizem traders.

(16)

“O SUCESSO NÃO VEM POR ACASO”

Todas as operações montadas terão cinco tipos de resultados:

1. Grande lucro 2. Pequeno lucro 3. Ficar no zero a zero 4. Pequeno prejuízo 5. Grande prejuízo

Se você ficar entre 1 e 4 você será vitorioso. Isto vale para um trader que já tem experiência, não um iniciante.

A quinta possibilidade será fatal e vai quebra-lo, tirando-o do mercado. Sendo assim, é necessário ter no mínimo um plano de ação para o dia seguinte. O ideal seria ter um método ou no mínimo uma estratégia.

Meus alunos estão preparados, saem da “Preparação de traders profissionais” com um método, quatro estratégias e o plano de ação para o dia seguinte. https://drcarreira.wordpress.com/cursos/

As emoções se definem como o “MEDO” (surge na hora de entrar no sinal de compra/venda ou mesmo em um sinal para sair ou estopar a posição). A segunda chamo de “(GANÂNCIA)”.

Acredito que a habilidade emocional e comportamental do TRADER seja 70% mental e 30% habilidade pratica (método, sistema e técnica).

O teu sucesso vai depender muito da tua postura. A maioria vai perder dinheiro por falta de informação ou disciplina.

Elas estão procurando uma formula mágica ou uma receita de bolo pronta. O que costumo dizer é que “NO MERCADO NÃO TEM ALMOÇO GRÁTIS” e que “O SUCESSO NÃO VEM POR ACASO”

(17)

A maioria não está preparada, pois a primeira pergunta que me fazem é: ‘’Dr. Carreira, da para viver do mercado?’’ ‘’Quanto consigo ganhar por dia com R$10.000,00?’’

Fico muito chateado e triste quando ouço estas indagações. Porém estou diante de um possível Trader quando a pessoa diz: ‘’Dr. Carreira estou aqui para aprender a operar, quero e vou fazer de tudo para operar cada dia melhor’’. Isto sim, “OPERAR CADA DIA MELHOR” fará o dinheiro ser  uma consequência.

Conta-se nos dedos da mão pessoas que estão dispostas a pagar o preço de estudar, estudar e estudar muito até chegar neste ponto.

O mercado se apresenta como uma maré que espelha as emoções, medos e ganâncias dos traders, formando assim sua maré psicológica.

A maioria acredita estar lutando contra o mercado, porém não estão. Estão sim lutando contra eles mesmos, mas não percebem isto. É neste momento que entra o medo, a ganância e as emoções.

Já falei, mas vou frisar novamente. Eles estão a procura de uma receita de bolo pronta, coisa que não existe no mercado.

Ficar bravo com o mercado não vai adiantar em nada.

Você pode estar viciado em ficar contra o mercado. Ele está em baixa e você insiste em ficar comprado. Ele está em alta e você vendendo, sempre na contra mão. Você acaba de comprar e desaba, acaba de vender estoura para cima.

A chave para o lucro é você ficar do lado certo. H oje sou um “SEGUIDOR DE TENDÊNCIA”, mas por muitos anos lutei contra o mercado e só perdia.

O encontro da competência com a oportunidade é = sorte. Interessante não?

(18)

“O SUCESSO NÃO VEM POR ACASO”

Seja corajoso na vitória e medroso na derrota. Tenha muita fé. Ela é capaz de realizar teus sonhos. Ou seja, se está ganhando siga posicionado até aparecer o teu sinal para sair, não saia antes. Agora se estiver perdendo saia voando! Elimine pensamentos negativos que te prejudique, evite pessoas ruins que não têm objetivos e só reclamam de tudo. Pessoas e pensamentos assim só atrapalham

Agora você conhecerá 10 defeitos de um Trader. Veja se alguns deles pertence a você, certo?

“10 DEFEITOS DE UM TRADER” 1. Ansiedade 2. Medo 3. Raiva 4. Ganância 5. Excesso de confiança 6. Falta de disciplina 7. Congelar 8. Overtrading 9. Autodestruição 10.Auto sabotagem

(19)
(20)

“O SUCESSO NÃO VEM POR ACASO”

Uma das emoções mais perturbadoras que você pode sentir se chama

ansiedade. Acredito que ela anteceda o medo ou nervosismo. O seu

cotidiano pode contribuir para a ansiedade.

A ansiedade vem acompanhada da percepção de que você se encontra em perigo. Este perigo pode ser físico, mental ou social.

Fazendo nossos trades podemos ser ansiosos e acabar operando alem do normal. Com isto entraremos em todos os sinais que vão surgir, e você sabe que a maioria deles são falsos.

Podemos ter ansiedade por ganhar muito dinheiro naquele mês e com isto fazer trades excessivos. Podemos estar ansiosos por medo de perder nosso rico dinheirinho conquistado com tanto esforço e por outros motivos.

(21)

É uma sensação que nos trás um alerta demonstrado pelo receio de fazer alguma coisa, geralmente por se sentir ameaçado, tanto fisicamente como psicologicamente. A resposta anterior ao medo é conhecida por ansiedade. Na ansiedade o individuo teme antecipadamente o encontro com a situação ou objeto que possa lhe causar algum mal.

No caso do trader ou operador de mercado, ele sente medo de entrar em uma operação de compra achando que vai cair e possa perder seu dinheiro. Ele tem medo de entrar na ponta vendedora pelo motivo de não ter aprendido a operar vendido.

Pode ser que ele saiba operar, mas o medo ou a ganância vai atrapalhar e este indivíduo vai cometer grandes erros.

O mercado terá perfis de todos os tipos. Encontraremos pessoas que até tem desejo de ser trader e viver do mercado, porém não conseguem fazer uma operação.

RAIVA

Define-se raiva como um sentimento de protesto, insegurança, timidez ou frustração, contra alguém ou alguma coisa.

(22)

“O SUCESSO NÃO VEM POR ACASO”

A intensidade ou sua ausência difere entre as pessoas. Alguns psicólogos apontam o desenvolvimento moral e psicológico da pessoa como determinante na maneira como a raiva é exteriorizada.

Trazendo para o mercado, o trader experiente ou mesmo o iniciante sente raiva por não ter acertado um movimento forte, seja na compra ou na venda. Sente raiva quando erra o ponto de entrada ou mesmo o ponto de saída, castigando a si próprio fisicamente.

Este vídeo complementa a foto acima:

https://www.youtube.com/watch?v=OVytw0DlkfE GANÂNCIA

(23)

Ganância é um sentimento humano que se caracteriza pela vontade de possuir para si próprio tudo o que admira. É a vontade exagerada de possuir qualquer coisa, um desejo excessivo.

A ganância humana não tem limites e não da trégua. Os americanos consideram a ganância um assunto muito mais sério que a própria morte. O homem não se contenta com pouco, ele sempre vai querer mais e mais e o mercado não perdoa.

No mercado é diferente, você deve aceitar aquilo que ele está te oferecendo. Mas como a maioria é gananciosa, não aceita e quer mais.

EXCESSO DE CONFIANÇA

O excesso de confiança é um viés de comportamento estudado tanto pela psicologia quanto por finanças comportamentais.

(24)

“O SUCESSO NÃO VEM POR ACASO”

A pessoa atribui a si mesma um conhecimento muito forte, ou habilidade que associada à tomada de decisão não é possível ter controle.

O nível de confiança aumenta de acordo com a complexidade da tomada de decisão. Exemplo:

No mercado de investimentos principalmente relacionado a trades especulativos, o individuo intitulado trader tenta antecipar fundos ou topos, não observando a tendência de um grau maior ao que ele esta operando. Este grau maior é quando você opera no intra-day e não olha o diário. Você esta comprando no gráfico de quinze minutos ou sessenta minutos, mas o diário esta em tendência de baixa.

(25)

A falta de disciplina ou a negação a ela pode trazer-nos situações bem delicadas. Um endividamento pode ser fatal e colocar a situação financeira de uma família em risco. Isto com certeza trará um grande transtorno para aquele lar.

No mercado de renda variável, fica mais delicado, pois envolverá outras variáveis. A disciplina é indispensável para um trader ou mesmo vital.

Sem ela possivelmente você não sobreviverá e será expulso do mercado.

A disciplina encaixa-se perfeitamente em todas as áreas de nossa vida, seja ela física, espiritual, profissional, amorosa ou financeira.

Pense naquela pessoa que gasta mais do que ganha. O dinheiro dela é o cartão. Mesmo que não tenha saldo em sua conta ela vai fazendo suas compras até o limite do cartão. Quando seu saldo chega ao fim ela da um  jeitinho e consegue um novo cartão.

Mas tudo tem um limite. Chegará a hora que a bolha vai estourar. Isto é falta de disciplina, falta de controle. Estes indivíduos não seguem um plano familiar, um plano financeiro.

O trader indisciplinado vai operar sem controle de risco, vai operar contra o fluxo do mercado, ou contra a tendência. Vai entrar antes ou depois da hora certa, vai ver os sinais para sair, mas não sairá, achando que o mercado vai continuar a subir feito um rojão.

(26)

“O SUCESSO NÃO VEM POR ACASO”

CONGELA

Aqui vou contar a história do sapo. Se colocarmos um sapo em uma panela com água fria e colocarmos no fogo, o sapo não vai sair nem pular da panela. A água vai começar a esquentar e o sapo ficará muito confortável, pois a água passou a ficar morna. Mesmo que esquente, o sapo ficará lá até morrer cozido. Ele não teve noção do perigo.

No mercado, a totalidade dos participantes já entrou em uma compra, viu seu ativo subir forte, mas não vendeu. O ativo começa a corrigir e devolve parte dos ganhos. O individuo CONGELA segurando a posição achando que

(27)

voltará a subir forte. Este camarada não percebe que a tendência do mensal esta bem esticada e age perfeitamente como o sapo.

No semanal este ativo já mostrava divergências, ou seja, estava pronto para reverter. A correção do diário já seria o inicio da queda.

Os preços passam pelo valor de entrada e o lucro é zerado. O individuo não vende achando que a puxada foi tão forte que voltará a subir. Ele não percebe que a puxada forte foi o ultimo ‘’Urra’’ daquele ativo e também da operação

O cidadão agora entra no prejuízo e seu psicológico é outro. Ele agora quer recuperar sua perda achando que voltará a subir ELE CONGELA E NÃO FAZ NADA. O sapo morre ele quebra e é expulso do mercado.

É muito comum pessoas falarem ‘’Minhas ações da Petrobras, Vale (ou outro ativo qualquer) não vou vender “NUNCA”, vou deixar para meus filhos ou netos’’. Com certeza este camarada errou sua entrada e CONGELOU.

OVERTRADING

Overtrading é o excesso de operações. Operar muito durante o dia só é fantástico para as corretoras. Com certeza esta atitude de operar em demasia gera corretagem gorda para todas elas.

Eu tenho amigos que falam com a boca cheia ‘’Eu posso operar o dia inteiro, posso fazer quantas operações eu quiser’’.

As corretoras têm planos de corretagem para pegar os inocentes. Planos de R$1.500,00, R$2.000,00 ou mais. Isto te obriga a operar em demasia e quando veem estes indivíduos estão a operar robozinhos.

Robozinho é uma armadilha para o iniciante e porque não dizer para traders com experiência de mercado também. Pelo prazer de operar sem limites o cidadão contrata um plano de R$1.500,00 ou R$2.000,00. Isto é um absurdo.

(28)

“O SUCESSO NÃO VEM POR ACASO”

Não precisa fazer mais do que quatro operações por dia. Faça a conta e veja quanto custa no mês.

Dr. Elder é um dos melhores traders do mundo e é contra operar em demasia.

(29)

AUTODESTRUIÇÃO

Autodestruição é o comportamento negativo destrutivo que determinadas pessoas tem para consigo mesmo.

(30)

“O SUCESSO NÃO VEM POR ACASO”

Estes comportamentos podem fazer parte de um processo de evolução física marcado por tendências suicidas. Este tipo de pessoa não tem autoestima. Trazendo para o mercado, seria o tipo de iniciante que logo de cara se depara com a alavancagem (opções, derivativos e forex) e acha que ficará rico do dia para a noite. 99% perdem todo o capital e são expulsos do mercado.

AUTOSABOTAGEM

Quantos de nós esperamos por anos a fio por uma mudança profunda em nossas vidas. Caímos de cabeça em um projeto e de repente começamos a

(31)

duvidar e colocar em xeque todo o processo que levamos anos para construir e colocar em pratica. Nos auto sabotamos. Isto ocorre porque apesar de querermos concluir o projeto, nosso inconsciente ainda não nos permitiu concluir.

A mesma coisa acontece com o trader que não tem um método, uma estratégia ou mesmo uma técnica. Alguns até tem, mas não confiam. Enxergam os sinais e ficam na duvida, não entrando na operação. E quando entram fazem tudo errado e ainda pioram a situação, fazendo fora dos sinais de suas estratégias.

• “TIPOS DE TRADERS”

Um estudo feito para ver a faixa percentual de traders perdedores, vitoriosos e aqueles que empatam no mercado sugerem que;

50% São perdedores consistentes 30% Ganham e perdem

20% Vencedores permanentes

O que teria um trader perdedor diferente de um vencedor? O que separa estes dois tipos de operadores?

Alguns dizem ser sua inteligência, seria isto? São os vencedores permanentes mais espertos do que o resto? Será que eles têm algo diferente? Ou se esforçam mais, estudam mais? Eles têm um sistema melhor de negociação? Ou são melhores analistas? Ou eles têm uma personalidade inerente que torna para eles mais fácil operar com intensa pressão deste mercado?

Todas estas possibilidades me parecem bastante plausíveis, contudo estudos mostram que a maior parte dos traders que falham no mercado, são também algumas das pessoas mais brilhantes e mais talentosas da sociedade.

(32)

“O SUCESSO NÃO VEM POR ACASO”

Dizem que o maior grupo dos perdedores é composto principalmente de engenheiros, médicos, advogados, cientistas, presidentes, empresários e porque não contadores? Além disto, muitos dos melhores analistas são os piores traders que já conheci.

Assim terminamos de ver um pouco da realidade daqueles que sonham entrar para este mercado fantástico. Não desanime, no próximo capitulo começa aparecer uma luz ao fim do túnel e você verá que tem chance! Venha comigo para o CAPITULO II.

CAPITULO II

• “FALHAS”

Falhar significa malogra, frustrar. “Tentar e falhar e, pelo menos, aprender. Não chegar a tentar é sofrer a inestimável perda do que poderia ter sido.” A partir deste capitulo você começará a perceber que não é tão difícil. Veja bem, eu aprendi uma verdade simples sobre o mercado. Chegou um momento que tive que decidir: ou eu saía do mercado, ou tornava-me profissional.

Como amo o que faço optei pela ultima opção. Não foi fácil, tive que começar do zero. Isto vai acontecer com todos que desejam ser profissional e levar a sério sua profissão de trader.

O mercado exige que você corrija suas falhas, caso contrário ele vai cobrar e você terá que pagar por elas.

(33)

Se você é uma pessoa ansiosa, você será um trader ansioso que opera muito. Agindo assim você estará favorecendo as corretoras.

Se você se irrita facilmente será um trader que entra rapidamente nas operações, sem preparo e segurança. Agindo assim fatalmente vai errar seus pontos de entradas e saídas, vai esmurrar-se e dar tapas em sua cabeça pensando que isto irá resolver.

Se você tem medo de se arriscar em sua vida pessoal, você vai perder excelentes oportunidades no mercado.

Se você não confia em si mesmo, vai operar com falta de convicção.

Se você demora em tomar decisão, vai atrasar suas entradas em operações excelentes.

Se você fica bravo, nervoso, perderá um trade fácil, pois estava brigando com o mercado.

• “TRABALHE EM PROL DO SEU PRÓPRIO INTERESSE”

Não é o seu método que está tendo problemas. A razão principal é por não estar fazendo dinheiro, pois não consegue controlar suas emoções e agir de forma consistente em seu próprio interesse.

O caminho para ser bem sucedido é ter metas atingíveis para si mesmo, então você tem que continuamente visualizar-se alcançando estes objetivos. Você deve visualizar seu sucesso a cada dia. Você deve ver-se claramente como um profissional bem sucedido, operando cada vez melhor. Se você não consegue ver a si mesmo mentalmente falando como um sucesso, as chances de você ser um sucesso ficam muito distantes.

(34)

“O SUCESSO NÃO VEM POR ACASO”

Tendo este controle fica mais fácil para seguir o mercado, e é primordial que o sigamos. Não caia na besteira de ir contra o fluxo de capital. Esta é a realidade das operações de sucesso.

Novamente, você não pode controlar o mercado, saber a direção que ele tomará é muito difícil. Então você deve controlar-se e procure saber o que vai fazer. O senhor mercado é soberano, ele segue o caminho que bem entende.

Se formos inteligentes vamos segui-lo seja para cima, para baixo ou até mesmo lateralmente. O que fazer em mercado lateral? É muito difícil de ser operado, você precisa de método poderoso, estratégia poderosa ou então é melhor ficar de fora. https://drcarreira.wordpress.com/cursos/

(35)

• “NOSSOS ERROS TEM MUITA IMPORTÂNCIA”

Todos os sistemas de orientação automática alcançam seus objetivos corrigindo constantemente seus erros. Um míssil teleguiado a caminho de seu alvo tem sensores que detectam quando esta fora de curso.

O mecanismo de orientação, em seguida, faz o ajuste necessário e prossegue. Isto é feito milhares de vezes em sua jornada. O míssil teleguiado depende deste feedback negativo para conduzi-lo ao seu destino.

Sem este feedback negativo, um míssil não poderia saber se realmente esta indo na direção correta e nunca atingiria seu objetivo. O mesmo é verdade para o ser humano.

È lamentável que tantos de nós interpretem nossos erros como fracassos. Sofrem de sentimentos de frustração e desânimo quando na verdade os erros que cometemos são exatamente as informações que o nosso

(36)

“O SUCESSO NÃO VEM POR ACASO”

subconsciente precisa para fazer as correções necessárias e nos levar aos nossos objetivos.

O seu subconsciente não tem opinião sobre um caminho ou outro e nem interpretação de erros. Ele simplesmente utiliza as informações para guia-lo rumo aos seus objetivos.

O que chamamos de “erros”, são na verdade lições valiosas para te ajudar. Os erros devem ser encarados como nossos aliados em nossa trajetória profissional e em toda nossa vida.

Dr. Elder diz que devemos aprender com nossos erros, com nossos trades errados, mas para isto temos que ter força de vontade e muita disciplina, escriturando todas nossas operações no DIARIO DO TRADER.

O diário de um trader é onde estes registros devem ser feitos. É algo que toma muito tempo, porém feito este registro de todas as operações você terá em tuas mãos um tesouro.

Suas operações certas ou erradas poderão ser revistas a qualquer momento e você aprenderá muito com teus erros, principalmente com eles.

(37)

Primeiramente você deve ter a consciência de que começa a pensar algo, a dizer alguma coisa, tomando a atitude de executar uma tarefa. Comece a ver você tendo atitude proativa. Este seria o primeiro passo no processo de criação de consistência.

A produção de resultados consistentes é uma função de eliminação de erros. Obviamente, isto é algo que poucas pessoas podem fazer isto explica por que há tão pouco vencedores consistentes.

Quando você realmente aceitar os riscos, perceber que para operar é necessário perder, você estará em paz com qualquer um de seus resultados. “Quando você estiver em paz com qualquer resultado, você vai experimentar um estado de espírito despreocupado, onde ficará cada vez mais disponível para perceber e agir sobre o que o mercado esta oferecendo em qualquer momento”. “AQUI E AGORA”.

Eu estou no mercado desde 01/2004 e sentia uma falta tremenda da ajuda de alguém que se interessasse pelo meu aprendizado e porque não dizer pelo meu sucesso.

Acredito que uma das dificuldades encontrada no mercado por muitos, seja a falta de interesse que os educadores têm pelo aluno.

(38)

“O SUCESSO NÃO VEM POR ACASO”

Ahhh!!! Como gostaria que alguém com experiência em 2004 pegasse em minha mão e caminhasse comigo mostrando o caminho a seguir. Com certeza não teria feito tantas coisas erradas e o caminho teria sido mais fácil. Um Coach faz isto. Ele pega em tua mão, caminha com você, foca em tuas dificuldades em operar e te mostra o caminho a seguir. Lógico, a decisão sempre será tua, mas basta treinar sua disciplina, dominar teu medo, tua ganância, controle de risco o sucesso ficará palpável. “ESTE É MEU PROPROSITO, QUERO CAMINHAR COM VOCÊ”. Mais informações em https://drcarreira.wordpress.com/

atoscarreirabull@gmail.com

(39)

VOCÊ CONSEGUE!!!

Mesmo que operar seja tão difícil eu creio que você consegue.

Apesar do mercado não estar nem ai para você, ele não quer saber se você é médico, engenheiro, advogado ou mesmo contador.

O teu esforço, a tua garra, o teu desejo de ser um vencedor é que conta. Isto vai fazer a diferença, vai te colocar na frente da massa.

Para ser um vencedor, você deve pensar como tal e isto vale para qualquer área de tua vida. Crie o hábito de ganhar, visualize você ganhando, tendo êxito nas tuas operações.

Mas aprenda com quem sabe, com quem tem um método vencedor. Pense nisto, FOQUE NISTO, POIS ONDE FOCAMOS CRESCE.

(40)

“O SUCESSO NÃO VEM POR ACASO”

VEJA BEM...

Como escrevi acima, vou repetir para você gravar: Sucesso é habito, habitue-se a ganhar habitue-sempre! IMPRIMA ISTO EM TUA MENTE!!!

Ganhe consistência, assim você irá ganhar confiança e controle da situação: “A MINHA ESCALA DE 1 A 10 foi criada para isto”. https://drcarreira.wordpress.com/

No link acima você encontrará a solução para a sua falta de disciplina, basta obedecer minha técnica operando de “1 a 10”.

Agora vou listar 10 qualidades de um trader de sucesso. “10 QUALIDADES DE UM TRADER DE SUCESSO”

(41)

1-AUTOCONTROLE

É a capacidade de controlar as emoções e os seus desejos. É a capacidade de gestão de uma pessoa para o seu futuro.

Autocontrole é sinal de maturidade, disciplina e equilíbrio emocional. Em nossa vida social o autocontrole é muito importante, pois nos ajuda em nossos relacionamentos e tomadas de decisões.

Um bom autocontrole faz parte do caráter das pessoas bem sucedidas. Por outro lado não tendo autocontrole fica difícil alcançar nossos objetivos.

Desenvolver essa habilidade é como fazer musculação, exige muito treino, disciplina e exercícios mentais.

“Aqueles que têm um grande autocontrole, ou que estão totalmente absortos no trabalho, falam pouco. Palavras e ação juntas não andam bem. Repare na natureza: trabalha continuamente, mas em silencio”.

(42)

“O SUCESSO NÃO VEM POR ACASO”

2-DISCIPLINA

A palavra disciplina tem a mesma etimologia da palavra discípulo que significa “aquele que segue”  No capitulo I comentei sobre os 10 defeitos de

um trader e citei a falta de disciplina. Aqui seria o oposto. A pessoa não mede esforços para conquistar seus objetivos. Não fica questionando ou mesmo tentando colocar a culpa de seus erros em terceiros.

(43)

Esta pessoa segue o plano para o dia seguinte. Ela segue sua metodologia, sua estratégia. Ela esta pronta para abrir sua caixa de ferramentas e usá-la sem questionar.

Disciplina faz parte integrante da vida de um trader de sucesso e porque não de todas as áreas de nossa vida?

(44)

“O SUCESSO NÃO VEM POR ACASO”

É a capacidade de suportar dificuldades e incômodos em qualquer hora ou lugar. É a capacidade de persistir numa atividade difícil, tendo uma ação tranquila acreditando que vai conseguir o que deseja.

A tolerância e a paciência são fontes de apoio seguro nos quais podemos confiar. De todas as virtudes, dizem ser esta a mais difícil de desenvolver, porém uma vez desenvolvida traz inúmeros objetivos.

E possível exercita-la em diversas áreas: nos estudos, no trabalho, no namoro na convivência familiar, na fila de um banco ou no transito e porque não no mercado? Pense no trabalho de um pedreiro, quantos mil tijolos ele assenta em um dia?

Sim, temos que ter paciência e esperar as entradas na ponta vendedora ou compradora, mas não qualquer entrada e sim a melhor entrada do dia, da semana ou do mês. Isto vai fazer a diferença e te colocar na frente da massa. 4-CORAGEM

É a habilidade de confrontar o que é temível, a vida difícil, o amor, a certeza, ou a intimidação.

O medo pode ser constante, mas o impulso o leva adiante. Coragem é a confiança que o homem tem em momentos de temor ou situações difíceis.

(45)

É o que o faz viver lutando e enfrentando os problemas e barreiras que colocam medo, é a força positiva para combater momentos tenebrosos da vida.

Quando vemos nosso método mostrando sinais de entrada, temos que ter coragem e acreditar no sinal. Esta confiança vem com a prática.

Temos que ter coragem para estopar uma posição perdedora. Temos que ter coragem para sair da operação com lucro matando a ganância. Este é o papel do trader de sucesso.

5-AUTOANÁLISE

Você já fez uma análise de si próprio?

Milhões de pessoas nunca analisam a si mesmas. Estão preocupadas com o café da manhã, com o almoço e jantar.

Elas não sabem o que estão procurando, pouco compreendem porque não encontram a felicidade. Temos necessidade de fazer uma autoanálise para

(46)

“O SUCESSO NÃO VEM POR ACASO”

conseguirmos fazer aquilo que desejamos. Fazendo a autoanálise conseguiremos ver nossos erros e nossas falhas.

Na vida de um trader não é diferente. Se estiver errando, perdendo, de nada vai adiantar esmurrar-se no peito ou na cabeça. Pare de operar. Faça uma analise do teu jeito de entrar e sair das operações.

Tente localizar onde você esta errando, verifique se você tem medo de entrar nos sinais corretos de entradas. Você pode ter medo de sair de uma operação sabia?

Outro ponto a ser verificado é se a ganância não está influenciando na hora exata em que o sinal aparece para a saída do trade.

6-ATITUDE

Seria uma norma de procedimento que leva a um determinado tratamento. Seria o mesmo da concretização de uma intenção ou propósito.

É um comportamento habitual que se verifica em circunstancias diferente. No nosso estilo de operar, fazemos nossas entradas a favor da tendência. Um dos nossos sinais de entrada seria o famoso “T” ou “F”.

(47)

Quando eles aparecem, temos que ter a “atitude” de zerar nossa posição e

entrar na ponta contraria ou ficar de fora. 7-DECISÃO

È um processo cognitivo, pelo qual se escolhe um plano de ação dentre vários outros. Decisão é uma determinação ou resolução que se toma a cerca de uma determinada coisa. Regra geral, a decisão supõe iniciar ou pôr fim a uma situação; isto é, impõe uma mudança de estado. Todo processo decisório produz uma escolha final. No entanto a tomada de decisão pode estar ligada a diversos fatores internos e externos.

O trader tem que tomar decisão a todo o momento. De inicio terá que decidir qual temporal vai usar. Se for daytrader, tem inúmeros temporais para escolher como 1, 2, 5, 15, 60 minutos, diário, semanal.

Terá que decidir se vai ser profissional ou se vai brincar no mercado. Vai escriturar seu livro diário? Vai elaborar um plano para o dia seguinte? Vai criar um método?

(48)

“O SUCESSO NÃO VEM POR ACASO”

8-CONCENTRAÇÃO E FOCO

É a estabilização da mente num objeto exterior ou numa apreciação de valores. Caso não tenha algo para a mente se fixar não teremos concentração.

É necessário ter paciência, força de vontade, e uma persistência infatigável para ter como resultado a concentração.

Nós traders devemos estar focados, concentrados em nossas operações, em nosso método e estratégias. Para isto temos que estar livres de todas as

(49)

distrações. Concentre-se numa operação boa e rentável, tenha paciência e

espere o dia inteiro se for possível. 9-FACILIDADE EM ACEITAR PERDAS

Uma qualidade muito importante e que todo trader deve tentar possuir. Um dos maiores erros que os daytraders cometem é não aceitar perdas quando estas ainda são razoáveis.

A maioria deixa a perda crescer tanto que uma operação que seria de intraday vira swing ou mesmo investimento.

O trader vai começar a ter sucesso, quando aceitar a perder. Em todas as atividades temos risco de perdas. As empresas pagam seguros contra roubos e incêndio, jogadores e dançarinos colocam suas pernas no seguro, cantores a sua voz e nós traders devemos pagar um seguro por todas nossas operações. Este seguro chama se “STOP” .

(50)

“O SUCESSO NÃO VEM POR ACASO” “O SUCESSO NÃO VEM POR ACASO”

10-FLEXIBILIDAD

10-FLEXIBILIDADE E HABILIDADE E E HABILIDADE PARA SE ESPECIALIZAR.PARA SE ESPECIALIZAR.

Você tem habilidades, facilidades em

Você tem habilidades, facilidades em aprender?aprender?

Inúmeras pessoas tem uma vocação única, mas apresentam habilidades para Inúmeras pessoas tem uma vocação única, mas apresentam habilidades para varias ocupações.

varias ocupações.

Eu vejo habilidades como competências inatas ou já desenvolvidas. Certas Eu vejo habilidades como competências inatas ou já desenvolvidas. Certas pessoas tem uma facilidade incrível, para fazer certas coisas. Muitas pessoas tem uma facilidade incrível, para fazer certas coisas. Muitas

(51)

competências podem ser desenvolvidas, algumas com mais facilidades do competências podem ser desenvolvidas, algumas com mais facilidades do que outras.

que outras.

Eu vejo a atividade do trader como sendo uma

Eu vejo a atividade do trader como sendo uma “arte” “arte” . Esta arte tem que ser. Esta arte tem que ser

desenvolvida, através de estudos, exercícios e prática. desenvolvida, através de estudos, exercícios e prática.

Eu tenho 11 anos de mercado, e continuo a estudar. Neste momento que Eu tenho 11 anos de mercado, e continuo a estudar. Neste momento que escrevo este e-book estou escrevendo dois livros paralelos, ministrando escrevo este e-book estou escrevendo dois livros paralelos, ministrando cursos, operando e fazendo análises todos os dias e as postando em meu cursos, operando e fazendo análises todos os dias e as postando em meu site.

site.

“CONFIANÇA” “CONFIANÇA”

(52)

“O SUCESSO NÃO VEM POR ACASO” “O SUCESSO NÃO VEM POR ACASO”

Os Traders que tem confiança em suas operações fazem o que deve ser feito, Os Traders que tem confiança em suas operações fazem o que deve ser feito, SEM HESITAÇÃO. Estes são aqueles que se tornam bem sucedidos.

SEM HESITAÇÃO. Estes são aqueles que se tornam bem sucedidos. Eles já não

Eles já não temem o comportamento errático do mercado.temem o comportamento errático do mercado.

Eles aprendem a se concentrar nas informações que os ajudam a identificar Eles aprendem a se concentrar nas informações que os ajudam a identificar oportunidades para fazer dinheiro ao invés de se concentrarem nas oportunidades para fazer dinheiro ao invés de se concentrarem nas informações que reforçam os seus medos.

informações que reforçam os seus medos.

Embora isto possa parecer complicado, tudo se resume em aprender a Embora isto possa parecer complicado, tudo se resume em aprender a acreditar.

acreditar.

1-Você não precisa saber o que vai acontecer em seguida para ganhar 1-Você não precisa saber o que vai acontecer em seguida para ganhar dinheiro.

dinheiro.

2-Qualquer coisa pode acontecer isto é Imprevisibilidade, o mercado é 2-Qualquer coisa pode acontecer isto é Imprevisibilidade, o mercado é imprevisível.

imprevisível.

3-Cada momento é único, ou seja, cada trade e seu resultado é verdadeiro, 3-Cada momento é único, ou seja, cada trade e seu resultado é verdadeiro, uma experiência única (singularidade).

uma experiência única (singularidade).

4-A operação pode ser ganhadora ou perdedora, não

(53)

• “HABILIDADE E ARTE”

TRADING É UMA ARTE.

Você trabalha por anos para se desenvolver. O fato é que poucos estão dispostos a fazer o trabalho necessário para construir a habilidade de se tornar um grande TRADER de sucesso.

Trading é uma habilidade. Você não nasceu um grande TRADER.

Os livros sobre desempenhos de elite nos ensinam que para se tornar grande em qualquer coisa requer muita prática intencional e por longo tempo.

Trading é uma habilidade que deve ser aprendida e aperfeiçoada.

O mercado é aberto para todos, porém um bom treino, trabalho duro, horas de estudos e uma paixão por trading é o seu preço para entrar.

(54)

“O SUCESSO NÃO VEM POR ACASO”

Eu digo mais: “NÃO TEM ALMOÇO GRATIS” E ”O SUCESSO NÃO VEM POR ACASO”

• “ASSUMINDO RESPONSABILIDADES”

Os traders responsáveis tomam todas as decisões e quase sempre dizem sim. Ao contrário da maioria dos trabalhadores, aqui não existe supervisor ou sócio revisando todas as decisões antes delas serem feitas.

(55)

Porém poucos traders assumem isto, pois sempre estão culpando alguém, ou algo:

-O mercado esta parado sonolento esta ruim para operar. -Se não fosse os robôs eu teria ganhado dinheiro hoje. -Esta muito volátil hoje lá fora esta fechado aqui não anda.

Eles não focam na melhoria continua, apenas procuram um culpado para  justificar sua incapacidade.

• “VERDADES INQUESTIONÁVEIS”

Mantenha as coisas simples.

Quem vai decidir são suas emoções.

Mantenha sua disciplina se quiser ter sucesso e ver seus lucros aumentando. Siga sua estratégia.

Tenha paciência e foque em teu objetivo, não se irrite por perder a entrada de uma operação.

O mercado sempre trará novas oportunidades, basta seguir teu plano e ser fiel a ele.

Entenda como funciona o mercado que você opera. Mas tenha uma atitude vencedora e confiança na sua capacidade de agir.

O SUCESSO NO TRADE VEM QUANDO:

Você usa as ferramentas certas e com atitude certa. Simples, mas não é fácil. O medo e a ganância são seus inimigos; paciência e disciplina são suas ferramentas.

(56)

“O SUCESSO NÃO VEM POR ACASO”

O mercado não cria a maneira de como você percebe ele, ele meramente reflete o que esta passando pela sua cabeça no momento.

Se você percebeu a situação do mercado atual como uma oportunidade de agir, mas não agiu, ou não percebeu uma oportunidade até depois que os movimentos aconteceram, este fenômeno é um reflexo direto da sua estrutura psicológica.

Quando um mercado vem em uma tendência definida e inclinada e você acredita em uma reversão que não veio, a cada parada do mercado você vai tender que agora o mercado vai virar na direção que você esperava, mas depois de parar um pouco, o mercado volta avançar sobre você.

Neste caso você deve entender que esta errado estopar e sair fora.

• “TRABALHANDO SUAS FRAQUEZAS”

Todos nós temos fraquezas mentais que temos que superar. Muitos insistem em mostrar para o mercado que estão certos.

Alguns não conseguem zerar as posições que operam e que estão contra eles.

Muitos zeram os lucros antes da hora e sem sinais ou motivos para fazê-lo. Alguns têm medo de apertar o gatilho em excelentes oportunidades de risco/retorno.

(57)

• “DESAFIOS COMPLEXOS”

Errar e perder são as maiores fontes de estresse e de medo. Dificuldade em criar regras.

Dificuldade em lidar com a aleatoriedade. Resistência em assumir responsabilidade. Entender o porquê escolheu o mercado.

O tempo é contra você. Os seis primeiros meses são de aprendizado e você precisa fazer uso da “ESCALA DE 1 A 10”.

A partir do sexto mês você começa a se consolidar como TRADER e vai aumentar ainda mais os seus lotes, assim o financeiro começa andar mais rápido.

Porém nesta fase de aumento de ganho surge um grande erro, o da GANANCIA. Muitos têm logo no inicio. Nesta fase o TRADER sofre um impacto e vê seu capital reduzir um absurdo. Quem não para e analisa o que esta acontecendo quebra e é expulso do mercado. O verdadeiro TRADER para, avalia e corrige seus erros e volta para o ciclo de alta. Outro item que pode jogar o TRADER num ajuste é a mudança de mercado (crise).

(58)

“O SUCESSO NÃO VEM POR ACASO”

“CICLO DE VIDA DE UM TRADER”

O ciclo da vida de um trader não esta no gráfico abaixo, mas você pode tentar visualiza-lo.

Você começa como um perdedor consistente.

Evolui, começa a corrigir erros e passa para o próximo passo que é empatar. Continua avaliando seus erros e passa a ter consistência. Começa suas operações pequenas quase do zero com um lote. Você começa a executar a técnica da escala de 1 a 10 e vai subindo a escala para 2,3,4,5,6,7,8,9,10 contratos.

Com isto a maturidade vai chegando, mas sempre que errar reduza a quantidade de lotes. Nesta fase sempre irá ocorrer o aumento e diminuição de lotes até que a consistência venha para ficar.

(59)

Não tem como pular de degrau, é uma escada você terá que subir degrau por degrau.

• “DESAFIO DO DESENVOLVIMENTO”

Eu já preparei centenas de TRADERS nestes últimos 11 anos e nenhum trader tornou-se consistente sem desenvolver habilidade na área que atua e sem usar a técnica da ESCALA de 1 a 10.

“CUSTO DO APRENDIZADO”

Qualquer coisa que você for fazer na vida, o aprendizado terá um custo.

É fácil ganhar pouco no mercado e é fácil perder muito no mercado. É difícil ganhar muito e é difícil perder pouco.

A diferença no mercado é que você decide o custo do aprendizado.

Quanto menos você arriscar no início ou na fase do ajuste, menos oneroso será o seu aprendizado.

Se o teu dinheiro acabar, você esta expulso do mercado, por isto proteja o teu dinheiro. A melhor forma de fazer isto é arriscando bem pouco, especialmente no início (ESCALA DE 1 A 10). https://drcarreira.wordpress.com/cursos/

• “PRATICA”

Pratica é extremamente importante. Trading é um processo.

É absolutamente necessário quando for implementar o teu jeito de operar que estude muito o que vai aprender neste e-book.

O aprendizado no mercado a partir de um livro é muito parecido com aprender andar de bicicleta lendo um livro.

(60)

“O SUCESSO NÃO VEM POR ACASO”

Nada do que estou prestes a ensinar, ou mesmo já ensinando se transformará em ação lucrativa até você pegar a bicicleta e começar a montá-la.

Com certeza você vai cair da bicicleta várias vezes antes de compreender estes ensinamentos, mas não deve desistir. Desistir é coisa de fraco. Nunca se esqueça: “NO MERCADO NÃO TEM ALMOÇO GRÁTIS”.

“O SUCESSO NÃO VEM POR ACASO”. Dr. Carreira.

• 22 REGRAS PARA SER UM TRADER DISCIPLINADO

Negociar com disciplina irá colocar mais dinheiro no seu bolso e tirar menos dinheiro de você. A seguir vou deixar com você 22 regras para ser um TRADER disciplinado:

1ª REGRA: O mercado lhe paga para você ser disciplinado. Negociar com disciplina irá colocar mais dinheiro no seu bolso e tirar menos dinheiro de você. Uma verdade constante nos mercados é que a disciplina aumenta os lucros.

2ª REGRA: Seja disciplinado todos os dias, em cada uma de suas negociações, pois assim o mercado irá lhe recompensar. Não seja disciplinado se você não conseguir ser 100% do tempo. Ser disciplinado é de extrema importância, mas não é uma coisa para ser apenas de vez em quando.

É como afirmar que abandonou um mau hábito, como fumar, por exemplo. Se você afirmar que parou de fumar, mas roubar um cigarro de vez em quando, você não parou de fumar.

Se você opera com disciplina em nove de cada dez negócios, então você não tem pretensão de ser um operador disciplinado. Um trader indisciplinado vai ter o seu desempenho geral prejudicado no dia-a-dia.

(61)

3ª REGRA: Sempre diminua a quantidade a ser negociada quando estiver perdendo.

Todos os bons traders seguem essa regra. Por que continuar perdendo em cinco lotes por negociação quando você pode poupar um monte de dinheiro diminuindo o seu lote para um na sua próxima negociação?

Se eu tiver duas negociações perdendo, eu devo diminuir o tamanho da negociação para um lote. Se minhas duas próximas negociações forem rentáveis, então eu volto a aumentar a negociação para o tamanho do lote original.

No início você deve seguir a “ESCALA” de 1 a 10 à risca. ELA VAI TE LIVRAR DE UM DESASTRE COM O TEU CAPITAL. Já mencionei várias vezes esta técnica e vou menciona-la mais vezes até ficar gravado em tua mente.

4ª REGRA: Nunca transforme uma vitória em uma derrota. Todos nós já violamos essa regra. No entanto, deve ser a nossa meta, se esforçar para não violá-la novamente no futuro.

Estamos falando de ganância. O mercado tem recompensado você movendo-se em direção de sua posição, mas você não está satisfeito movendo-sendo um vencedor pequeno.

Assim, você aumenta o valor da negociação com a esperança de um ganho maior, porém, o que você vê é o mercado virando e movendo-se contra você. Não precisa ser ganancioso, pois é apenas uma negociação. Oportunidades existem no mercado o tempo todo. Lembre-se: nenhuma negociação deve ser feita se ela puder quebrar o seu desempenho do dia. Não seja ganancioso.

(62)

“O SUCESSO NÃO VEM POR ACASO”

5ª REGRA: A sua maior perda nunca pode superar o seu maior ganho Mantenha sempre um registro de todas as suas negociações durante a sessão.

Se, por exemplo, você sabe que até agora a negociação com a qual você mais lucrou no dia foi de x, você nunca deve fazer uma operação na qual você pode perder esse x ou mais.

Se você permitir que uma perda ultrapasse o seu maior ganho do dia, o que você tem quando liquida a sua maior perda e maior ganho é uma perda líquida nos dois comércios. Não é bom.

6ª REGRA: Dr. Carreira exige de seus alunos disciplina férrea e diz “NUNCA opere contra um “T ou F” ou mesmo contra as médias de 8 e de 20, um MACD ou mesmo o hilo verde/vermelho”. Isto em qualquer temporal.

Tenha um plano de ação para o dia seguinte. Não vá para abertura do pregão sem saber o que fazer.

Siga tua metodologia, sua estratégia e lembre-se o stop faz parte do jogo.

7ª Regra: Seja você mesmo, não tente ser outra pessoa. Em todos os meus anos como trader profissional, depois de apanhar muito do mercado eu nunca fiz operações maiores do que 30 contratos.

Claro, eu gostaria de ser capaz de negociar como colegas que transacionavam 100 ou 200 lotes por negócio. No entanto, eu não possuía habilidade emocional ou psicológica para definir a quantidade necessária em negociações de grande porte.

Ok, eu sabia que a minha zona de conforto estava entre 10 e 20 lotes por negociação. Emocionalmente eu não podia lidar com mais do que isso. Aprenda a aceitar sua zona de conforto no que se refere ao comércio tamanho. Você é quem você é.

(63)

8a REGRA: Você sempre será capaz de voltar atrás e tentar de novo no dia seguinte.

Nunca se coloque na posição precária de perder mais dinheiro do que você pode pagar.

A pior sensação do mundo é querer negociar e não ser capaz de fazê-lo porque o capital em sua conta é muito baixo e sua corretora não permite que você continue, a menos que envie mais fundos.

Eu exijo que meus alunos coloquem limites negativos diários sobre o seu desempenho.

9ª REGRA: Ganhe o direito de fazer negociações maiores. Muitos dos novos operadores pensam que um capital de 20 mil reais em sua conta de negociação lhes dá o direito de comercializar cinquenta ou cem minis contratos.

“Se você não consegue negociar um lote com sucesso, o que te faz pensar que conseguirá negociar 10? ” 

Eu exijo que meus alunos me mostrem um lucro de 10 dias seguidos de negociação. Quando eles conseguirem um período de dez dias rentáveis, nos meus olhos, eles ganharão o direito de comercializar dois lotes nos próximos 10 pregões. Lembre-se: se você está negociando dois lotes e está se dando mal, você deve diminuir o seu investimento para apenas um lote novamente. ESTA É A ESCALA de 1 a 10 que te salva.

10ª REGRA: Evite ficar muito tempo em posições perdedoras. Você não é um perdedor porque se deu mal em uma negociação.

(64)

“O SUCESSO NÃO VEM POR ACASO”

Entretanto, você será um perdedor se não sair da negociação após reconhecer que ela não é boa. É incrível como é possível sentir dentro de você que a negociação não será boa.

Se você sentir isso, pode ter certeza que ela realmente não será. Hora de sair. Todos os traders perdem durante uma sessão.

Um dia típico de negociações é composto por 33% de negociações ruins, 33% sem ganhar ou perder e 33% de boas negociações. Eu saio das minhas ruins bem rapidamente.

Elas não me custam muito. Então, apesar de ter perdido ou empatado em dois terços de meus negócios no dia, eu ainda vou para casa como um vencedor.

O lema do Dr. Carreira sempre será: Quando perder, perde se pouco, mas quando ganhar, se ganha muito. Para isto basta ser fiel aos Ts e Fs, hilo, etc.

11ª REGRA: A primeira perda é a melhor perda. Uma vez que você chegar à conclusão de que seu negócio não é bom, é melhor sair dele imediatamente.

Você nunca é um perdedor até que saia, e não se preocupe, mas isso vai voltar muitas vezes em tom de gozação por meio dos outros traders.

12ª REGRA: Acredito que Deus não interfere no mercado financeiro para te ajudar. Ele até abençoa a tua mente, os teus olhos e os teus estudos, nada, além disto. Caso contrario Ele seria injusto com os VENDIDOS E OS COMPRADOS.

13ª REGRA: Eu nunca entendi por que tantos traders ficam ouvindo ou assistindo a CNBC, MSNBC, Bloomberg News ou FNN todos os dias. As

(65)

pessoas que falam nesses programas sabem muito pouco sobre a dinâmica e ação de preço de mercado.

Quase todos nunca fizeram uma negociação de um lote se quer na bolsa. No entanto, eles afirmam ser especialistas em tudo, mas não podem oferecer nada útil a você.

Trate-o pelo que ele fornece: entretenimento. O fato é: a reportagem que você ouviu nesses programas de negócios é coisa velha. A história já foi dissecada e consumida pelo mercado muito antes de sair no programa. Não negocie baseado nas notícias. Será tarde demais.

14a REGRA: Não especule. Se você fizer isso, sairá perdendo. Em todos esses anos de trader eu nunca conheci um especulador bem sucedido. É impossível especular e constantemente conseguir bons resultados.

Não seja um especulador, seja um negociante. Curto prazo escalpelado pelos mercados é a resposta. A probabilidade de conseguir um dia ou uma semana de lucros é muito maior se você negocia em curto prazo: ganha pouco, mas, se perder, perde pouco.

15ª REGRA: Ame perder dinheiro. É sobre essa regra que eu recebo comentários e perguntas de traders de todo o mundo. Eles perguntam: “o que você quer dizer”? “Ame perder dinheiro?” “Você está louco?” Não, eu não sou louco. O que eu quero dizer é que você vai ter que aceitar o fato de que vai perder em alguns negócios durante o pregão. Por isso digo, saia de suas perdas rapidamente. Isso vai lhe poupar de perder uma grande quantidade de capital para ser negociado e você será um profissional muito melhor.

(66)

“O SUCESSO NÃO VEM POR ACASO”

16ª REGRA: Se a sua negociação não está caminhando para nenhum lugar por um prazo determinado, é hora de sair dela. Esta regra diz respeito à teoria do fluxo de capital. Ele está negociando capital que empurra um mercado de uma forma ou de outra. Um excesso ou desequilíbrio das ordens de compra vai empurrar o mercado para cima.

Um excesso de ordens de venda vai empurrar o mercado para baixo. Quando o preço estagnar (como normalmente acontece muitas vezes ao longo do pregão), o mercado e seus participantes estarão nos dizendo que, no momento presente, eles estão felizes ou satisfeitos com a oferta vigente. Você não vai querer estar no mercado nessas horas. O mercado não vai a lugar nenhum. É um desperdício de capital, tempo e energia emocional. É muito melhor esperar o mercado se aquecer um pouco para depois você colocar seu dinheiro.

17ª REGRA: Nunca tenha uma grande perda. Somente uma grande perda irá

machucar você.

Por favor, revise as regras 5, 8, 10, 11 e 15.

Se você seguiu todas essas regras você nunca irá violar a regra 17. Grandes perdas impedirão que você tenha um dia positivo. A grande perda irá varrer todos os pequenos ganhos que você trabalhou tão duro para conseguir.

Grandes perdas também irão acabar com você do ponto de vista psicológico e emocional. Leva um longo tempo para obter a sua confiança de volta depois de ter uma grande perda em uma negociação.

18ª REGRA: Consistência constrói confiança e controle. Como é bom ser capaz de ligar o computador na parte da manhã sabendo que você sabe operar pelas regras, negociando com disciplina e mantendo a sua metodologia.

(67)

Sendo assim, a probabilidade de um dia de sucesso é muito grande. Teve ano em que eu pude contar nos dedos de uma mão só o número de dias em que eu saí perdendo.

Você não acha que a consistência me permitiu ser assim extremamente confiante? Eu sabia que um dia eu ia ganhar muito dinheiro. E porque eu deveria pensar de outra forma? Fazendo um pouco todos os dias você irá conseguir operar em todo o pregão com confiança e controle.

Lembre-se da regra 9: se você negociar só um pouco por dia, você depois ganha o direito de negociar mais. Assim, seguindo as regras de disciplina, o seu pouco por dia pode se tornar muito.

19a REGRA: Faça o mesmo tipo de negócio várias vezes, seja um pedreiro. Um pedreiro sai para trabalhar todos os dias e executa a mesma metodologia, tijolo por tijolo. O mesmo se aplica para os traders. Por favor, olhe a regra 6.

Eu não mudei a minha metodologia de negociação e estratégia de execução  já fazem 5 anos. Acho que eu sou um pedreiro.

20ª REGRA: Não analise demais. Não procrastine. Não hesite. Se você fizer essas coisas, você vai perder. Eu nem sei dizer quantas vezes traders entraram em meu escritório terrivelmente deprimidos porque sabiam que o mercado estava indo de um  jeito ou de outro e eles não conseguiam dar uma posição. Quando eu

perguntava por que eles não negociavam, suas respostas eram sempre as mesmas: eles não queriam perseguir o mercado.

Eles estavam esperando o preço cheio, para ganhar a melhor quantia absoluta possível (mas nunca enchia), ou apenas dois dos três indicadores de mercado estavam presentes e eles estavam esperando o terceiro ficar cheio

(68)

“O SUCESSO NÃO VEM POR ACASO”

O resultado desta procrastinação e hesitação é que o trader estava correto em deduzir a direção do mercado, mas o seu lucro sobre o negócio era zero. Não analise demais o negócio. Negocie e depois você analisa. Se você estiver errado, caia fora. Mas, você nunca irá saber se esta certo, a não ser que você realmente faça o negócio.

21ª REGRA: todos os traders são criados iguais nos olhos do mercado. Todos nós começamos o dia da mesma forma. Todos nós começamos do zero.

Uma vez que o sino toca e as negociações começam, todos nós conduzimos a partir de um ponto de vista comportamental, que ditará se vamos ou não fazer dinheiro naquele dia. Se você seguir as 22 regras, você deve negociar bem. Se você não as seguir, vai negociar mal.

22ª REGRA: É o mercado em si que exerce a escala final de justiça. O mercado se move para onde quiser. Ele não se importa com você ou comigo. Ele não tem favorito.

O CAMINHO DO SUCESSO ESTA EM TUAS MÃOS

O mercado não tem a intenção de prejudicar qualquer indivíduo. O mercado está sempre certo e disposto a te dar aquilo que ele deseja naquele dia, não queira mais, não seja ganancioso.

Você deve aprender a respeitar o mercado. O mercado vai te punir impiedosamente se você não jogar pelas regras dele. Aprenda a condicionar-se pelas 22 regras de disciplina de negociação e assim você condicionar-será recompensado.

Mais uma vez: Não opere contra topos e fundos ascendentes, não opere contra topos e fundos descendentes, não opere contra médias móveis, nem macd, Ts, Fs e hilo NUNCA!!!

(69)

Aproveito para apresentar-lhe meus Ts e Fs (Topos e fundos), uma ferramenta simples, mas muito eficaz. Não consigo operar sem ela, veja no meu site https://drcarreira.wordpress.com/

PREPARE-SE NIVELE-SE MODELE-SE

VISUALIZE-SE COMO UM TRADER CAMPEÃO! PRATIQUE SEMPRE

O motivo pelo qual ensino é porque me obriga a estudar constantemente, atualizando minhas aulas, minha metodologia e digo mais, tem uma razão maior. Trading não é copiar, trading não é replicar, trading não é um segredo...

Imagem

Referências

temas relacionados :