• Nenhum resultado encontrado

LTCAT LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DO TRABALHO DATA: NOV/ 2012 LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DO TRABALHO "LTCAT"

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "LTCAT LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DO TRABALHO DATA: NOV/ 2012 LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DO TRABALHO "LTCAT""

Copied!
50
0
0

Texto

(1)

LTCAT – LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DO

TRABALHO DATA: NOV/ 2012

LAUDO TÉCNICO DAS

CONDIÇÕES AMBIENTAIS

DO TRABALHO

"LTCAT"

SASMET

AVALIADOR RESPONSÁVEL: REGINALDO BESERRA ALVES ENGENHEIRO DO TRABALHO

(2)

LTCAT – LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DO TRABALHO DATA: NOV/ 2012 SUMÁRIO 1.DADOS DA EMPRESA ... 3 2.INTRODUÇÃO ... 4 3.OBJETIVO ... 4 4.METODOLOGIA ... 5

5.DESCRIÇÃO DA TÉCNICA EMPREGADA E DO MÉTODO DE AVALIAÇÃO ... 5

6.CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES ... 6

7. DESCRIÇÃO DOS SETORES, CARGOS, RECONHECIMENTO DOS RISCOS AMBIENTAIS E CONCLUSÕES ... 6

(3)

LTCAT – LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DO

TRABALHO DATA: NOV/ 2012

1. DADOS DA EMPRESA

Empresa: Fundação Sangue Nativo

C.N.P.J.: 02.827.461/0001-68

Endereço Sede: AV. Theomario da Costa Pinto – nº 2114 - Chapada

CEP: 69. 050-000. Telefone Sede:

Cidade / Estado: Manaus-AM

Classificação Nacional de Atividade Econômica (CNAE):

86.60-7-00

Atividade Principal: Atividades de apoio à gestão de saúde Grau de Risco: 01 Grupo C - 34

Nº de Funcionários Previstos:

98

Horário de Trabalho:

Fundação Sangue Nativo – Sede Administrativo (1): 07h às 17h Administrativo (2): 06:45h às 16:45h Administrativo (3): 08h às 18h Manhã: 07h às 13h Tarde: 13h às 19h Comercial (2): 07h às 16h Comercial (3): 07h às 17h Laboratório: 06:45h às 13:09h

Fundação Sangue Nativo – Instituto da Mulher Plantão (1): 07h às 19h

Plantão (2): 19h às07h Administrativo: 07h às 17h

Fundação Sangue Nativo – Hospital Beneficente Portuguesa

Administrativo (2): 08h às 17h Plantão: 07h às 19h

(4)

LTCAT – LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DO

TRABALHO DATA: NOV/ 2012

Fundação Sangue Nativo – Maternidade Ana Braga Administrativo: 07h às 17h

Fundação Sangue Nativo - Hemoam Administrativo: 07h às 17h

Plantão (1): 10h às 22h Plantão (2): 07h às 19h

Fundação Sangue Nativo – Balbina Mestrinho Motoboy: 08:00 às 18:00h

2. INTRODUÇÃO

O LTCAT tem por finalidade cumprir as exigências da legislação previdenciária - Art. 58 da Lei nº 9528 de 10.12.97, dar sustentabilidade técnica às condições ambientais existentes na empresa e subsidiar o enquadramento de tais atividades no referente ao recolhimento das denominadas Alíquotas Suplementares do Seguro de Acidentes do Trabalho (SAT) criadas pelo texto da Lei nº 9.732 de 11.12.98.

3. OBJETIVO

A elaboração deste Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho tem como objetivo um estudo das condições ambientais atuais existentes nesta empresa, a fim de identificar os agentes de risco. Esta pesquisa está direcionada no reconhecimento e avaliação dos fatores ambientais ou de locais de trabalho que possam causar prejuízo à saúde e ao bem estar dos trabalhadores desta empresa, que trabalham sob estas condições adversas. Todo embasamento legal deste trabalho, está descrito no preâmbulo deste Laudo.

(5)

LTCAT – LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DO

TRABALHO DATA: NOV/ 2012

4. METODOLOGIA

Toda metodologia aplicada está baseada no estudo dos locais de trabalho, analisando os setores e funções desenvolvidas e avaliando os possíveis riscos aos que os funcionários poderão estar expostos. Está fundamentado legalmente, na Lei n° 6.514 de 22 de dezembro de 1977, do MTE e regulamentada pela Portaria n° 3.214 de 08 de junho de 1978 do MTE em suas Normas Regulamentadoras NR 15 e NR 16, no Decreto n° 93.412 de 14 de outubro de 1986 do MTE e pelo Decreto n° 3048/99 de 12 de maio de 1999 e pela Instituição Normativa n°99 d e 10 de dezembro de 2003 do INSS.

5. DESCRIÇÃO DA TÉCNICA EMPREGADA E DO MÉTODO DE AVALIAÇÃO

RUÍDO: A avaliação do ruído é feita por meio do Decibelímetro. Os níveis de ruído serão comparados com os limites de tolerância do Anexo 1 da NR 15 da portaria 3.214 do MTE.

ILUMINAÇÃO: A avaliação da iluminação é feita por meio do Luxímetro. Os níveis de iluminação serão comparados com os limites de tolerância conforme NBR 5413.

TEMPERATURA: A avaliação do ruído é feita por meio do Termômetro de Globo. Os níveis de calor serão comparados com os limites de tolerância do Anexo 3 Quadro I da NR 15 do MTE.

QUÍMICO E BIOLÓGICO: A avaliação do agente químico foi feita com a metodologia e procedimentos definidos no Anexo 11 da NR 15 do MTE.

EQUIPAMENTOS UTILIZADOS NAS MEDIÇÕES:

Ruído Decibelímetro Digital

Marca: INSTRUTHERM Modelo: DEC 460/Digital Precisão: AM/02588/11 Temperatura Termômetro de Globo

Marca: INSTRUTHERM Modelo: Digital/TGD - 200 Precisão: AM/00087/11

(6)

LTCAT – LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DO TRABALHO DATA: NOV/ 2012 Iluminação Luxímetro Marca: MINIPA Modelo: MLM - 1011 Precisão: AM/0061/11 6. CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES

O trabalho de levantamento e coleta de dados foi realizado em todos os setores da empresa, conforme descriminação.

7. DESCRIÇÃO DOS SETORES, CARGOS, RECONHECIMENTO DOS RISCOS AMBIENTAIS E CONCLUSÕES.

7.1 SETOR:

ADMINISTRAÇÃO (SEDE)

Descrição dos elementos do ambiente

Piso cerâmico, paredes com fechamento em alvenaria, teto lajeado com forro de gesso, iluminação artificial, ambiente climatizado.

7.1.2 CARGO

Assistente administrativo, assistente de convênios, auxiliar de serviços gerais, gerente

de compras, coordenadora administrativo, auxiliar administrativo, analista de compras,

gerente do financeiro, analista de recursos humanos, gerente contábil, Motoboy, analista contábil.

7.1.3 DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES

Assistente administrativo Executam serviços de apoio nas áreas de recursos humanos, administração, finanças e logística; atendem fornecedores e clientes, fornecendo e recebendo informações sobre produtos e serviços; tratam de documentos variados, cumprindo todo o procedimento necessário referente aos mesmos. Atuam na concessão de microcrédito a microempresários, atendendo clientes em campo e nas agências, prospectando clientes nas comunidades.

(7)

LTCAT – LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DO

TRABALHO DATA: NOV/ 2012

Assistente de convênios Controla rotina administrativa. Realizam atividades em recursos humanos e intermedeiam mão de obra para colocação e recolação. Atuam na área de compras e assessoram a área de vendas. Intercambiam mercadorias e serviços e executam atividades nas áreas fiscal e financeira.

Auxiliar de serviços gerais Executam serviços de manutenção elétrica, mecânica, hidráulica, carpintaria e alvenaria, substituindo, trocando, limpando, reparando e instalando peças, componentes e equipamentos. Conservam vidros e fachadas, limpam recintos e acessórios e tratam de piscinas. Trabalham seguindo normas de segurança, higiene, qualidade e proteção ao meio ambiente.

Gerente de compras Gerenciam equipes de trabalhadores que atuam em processos de compra, armazenagem e movimentação de matérias-primas, materiais indiretos, equipamentos, insumos e serviços em empresas industriais, comerciais e de serviços.

Coordenador administrativo Supervisionam rotinas administrativas em instituições públicas e privadas, chefiando diretamente equipe de escriturários, auxiliares administrativos, secretários de expediente, operadores de máquina de escritório e contínuos. Coordenam serviços gerais de malotes, mensageiros, transporte, cartório, limpeza, terceirizados, manutenção de equipamento, mobiliário, instalações etc; administram recursos humanos, bens patrimoniais e materiais de consumo; organizam documentos e correspondências; gerenciam equipe. Podem manter rotinas financeiras, controlando fundo fixo (pequeno caixa), verbas, contas a pagar, fluxo de caixa e conta bancária, emitindo e conferindo notas fiscais e recibos, prestando contas e recolhendo impostos.

Auxiliar administrativo Executam serviços de apoio nas áreas de recursos humanos, administração, finanças e logística; atendem fornecedores e clientes, fornecendo e recebendo informações sobre produtos e serviços; tratam de documentos variados, cumprindo todo o procedimento necessário referente aos mesmos. Atuam na

(8)

LTCAT – LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DO

TRABALHO DATA: NOV/ 2012

concessão de microcrédito a microempresários, atendendo clientes em campo e nas agências, prospectando clientes nas comunidades.

Analista de compras Gerenciam equipes de trabalhadores que atuam em processos de compra, armazenagem e movimentação de matérias-primas, materiais indiretos, equipamentos, insumos e serviços em empresas industriais, comerciais e de serviços.

Gerente do financeiro Exerce a gerência dos serviços administrativos, das operações financeiras e dos riscos em empresas industriais, comerciais, agrícolas, públicas, de educação e de serviços, incluindo-se as do setor bancário. Gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e serviços terceirizados de sua área de competência. Planejam, dirigem e controlam os recursos e as atividades de uma organização, com o objetivo de minimizar o impacto financeiro da materialização dos riscos.

Gerente do financeiro Exerce a gerência dos serviços administrativos, das operações financeiras e dos riscos em empresas industriais, comerciais, agrícolas, públicas, de educação e de serviços, incluindo-se as do setor bancário. Gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e serviços terceirizados de sua área de competência. Planejam, dirigem e controlam os recursos e as atividades de uma organização, com o objetivo de minimizar o impacto financeiro da materialização dos riscos.

Analista de recursos humanos Administra pessoal e plano de cargos e salários; promovem ações de treinamento e de desenvolvimento de pessoal. Efetuam processo de recrutamento e de seleção, geram plano de benefícios e promovem ações de qualidade de vida e assistência aos empregados. Administram relações de trabalho e coordenam sistemas de avaliação de desempenho. No desenvolvimento das atividades, mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.

(9)

LTCAT – LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DO

TRABALHO DATA: NOV/ 2012

Gerente contábil Legalizam empresas, elaborando contrato social/estatuto e notificando encerramento junto aos órgãos competentes; administram os tributos da empresa; registram atos e fatos contábeis; controlam o ativo permanente; gerenciam custos; administram o departamento de pessoal; preparam obrigações acessórias, tais como: declarações acessórias ao fisco, órgãos competentes e contribuintes e administra o registro dos livros nos órgãos apropriados; elaboram demonstrações contábeis; prestam consultoria e informações gerenciais; realizam auditoria interna e externa; atendem solicitações de órgãos fiscalizadores e realizam perícia.

Motoboy Coleta e entrega documentos, valores, mercadorias e encomendas. Realizam serviços de pagamento e cobrança, roteirizam entregas e coletas. Localizam e conferem destinatários e endereços, emitem e coletam recibos do material transportado. Preenchem protocolos, conduzem e consertam veículos.

Analista contábil Legalizam empresas, elaborando contrato social/estatuto e notificando encerramento junto aos órgãos competentes; administram os tributos da empresa; registram atos e fatos contábeis; controlam o ativo permanente; gerenciam custos; administram o departamento de pessoal; preparam obrigações acessórias, tais como: declarações acessórias ao fisco, órgãos competentes e contribuintes e administra o registro dos livros nos órgãos apropriados; elaboram demonstrações contábeis; prestam consultoria e informações gerenciais; realizam auditoria interna e externa; atendem solicitações de órgãos fiscalizadores e realizam perícia.

7.1.4 FATORES DE RISCO PARA O CARGO E EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPI) UTILIZADO:

Risco físico: (ruído)

Descrição: O ruído foi avaliado com a metodologia e procedimentos definidos na alínea 17.5.2 da NR 17 do MTE.

Técnica: Decibelímetro.

Equipamento: DEC 460 / Digital Exposição: Contínuo

(10)

LTCAT – LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DO

TRABALHO DATA: NOV/ 2012

Intensidade: Os valores encontrados (PPRA de 01/11/2012): 46,7/ 50,3/ 59,2/ 54,8/ 53,0.

Os valores estão dentro do limite permitido - 65,0 dB(A) - pelo Alínea 17.5.2 da NR 17 da NBR10152.

Risco físico: (calor)

Descrição: O calor foi avaliado com a metodologia e procedimentos definidos na NR 17.

Técnica: Qualitativa

Equipamento: Ambiente climatizado Exposição: Contínuo

Intensidade: O valor encontrado: 20.7 °C, esta dentro do limite de tolerância permitido: 20~23° C de acordo com a NR 17 (117.024-4/12).

Risco biológico:

Descrição: O agente biológico foi avaliado com a metodologia e procedimentos definidos na NR 15 Anexo 14 do MTE.

Técnica: Qualitativa

Exposição: Há exposição ao referido risco. Risco químico:

Descrição: O agente químico foi avaliado com a metodologia e procedimentos definidos no Anexo 11 da NR 15 do MTE.

Técnica: Qualitativa

Exposição: Há exposição ao referido risco. Risco ergonômico: (postura)

Descrição: A ergonomia foi avaliada com a metodologia e procedimentos definidos conforme NR 17

Técnica: Qualitativa

Exposição: Há exposição ao referido risco.

Risco ergonômico: (iluminação)

Descrição: A iluminação foi avaliada com a metodologia e procedimentos definidos conforme NBR 5413

Técnica: Luxímetro

Intensidade: Os valores encontrados 1896/229/310/435/1516/768/500/220/247 estão dentro do limite de tolerância 500/1000 lux.

(11)

LTCAT – LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DO

TRABALHO DATA: NOV/ 2012

Equipamentos de Proteção Individual (EPI) utilizados: Para o motoboy uso de bota de segurança, capacete, roupa para motoqueiro e luva; para a auxiliar de serviços gerais uso de luva de látex, bota de segurança, avental e mascaras descartáveis.

7.1.5 CONCLUSÃO DOS RISCOS

Analisando os riscos físicos (ruído), biológico, químico e ergonômico (iluminação e postura), concluiu-se que os colaboradores dos cargos citados estão expostos ao risco ergonômico (postura) e a função de motoboy e auxiliar de serviços gerais estão expostos aos riscos biológico (Bactérias, fungos, bacilos, protozoários, vírus), químico (produtos de limpeza em geral). Logo, os motoboys que transportam caixas lacradas contendo materiais biológicos, estão expostos a agentes agressivos a saúde (biológicos), conforme Anexo 14 da NR 15, pois a caixa na qual ele manuseia pode estar contaminada externamente por quem fechou e lacrou a mesma. Portanto faz jus a percepção do adicional de insalubridade de grau médio que representa 20% (vinte por cento) do salário mínimo nacional.

7.2.1 SETOR:

LABORATORIO, RECEPÇÃO, COLETA 1 E 2, COLETA ESPECIAL, DISTRIBUIÇÃO, SALA DE PREPARO (SEDE)

Descrição dos Elementos do Ambiente

Piso cerâmico, paredes com fechamento em alvenaria, teto lajeado com forro de gesso, iluminação artificial, ambiente climatizado.

7.2.2 CARGO

Farmacêutico-bioquímico, auxiliar de patologia, técnico em patologia clinica, gerente de laboratório, assistente administrativo, auxiliar de serviços gerais.

7.2.3 DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES

Farmacêutico-bioquímico Realizam tarefas específicas de desenvolvimento, produção, dispersão, controle, armazenamento, distribuição e transporte de produtos

(12)

LTCAT – LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DO

TRABALHO DATA: NOV/ 2012

da área farmacêutica tais como medicamentos, alimentos especiais, cosméticos, imunobiológicos, domissanitários e insumos correlatos. Realizam análises clínicas, toxicológicas, fisioquímicas, biológicas, microbiológicas e bromatológicas; participam da elaboração, coordenação e implementação de políticas de medicamentos; exercem fiscalização sobre estabelecimentos, produtos, serviços e exercício profissional; orientam sobre uso de produtos e prestam serviços farmacêuticos. Podem realizar pesquisa sobre os efeitos de medicamentos e outras substâncias sobre órgãos, tecidos e funções vitais dos seres humanos e dos animais.

Auxiliar de patologia Coleta, recebem e distribuem material biológico de pacientes. Preparam amostras do material biológico e realizam exames conforme protocolo. Operam equipamentos analíticos e de suporte. Executam, checam, calibram e fazem manutenção corretiva dos equipamentos. Administram e organizam o local de trabalho. Trabalham conforme normas e procedimentos técnicos de boas práticas, qualidade e biossegurança. Mobilizam capacidades de comunicação oral e escrita para efetuar registros, dialogar com a equipe de trabalho e orientar os pacientes quanto à coleta do material biológico.

Técnico em patologia clinica Coletam, recebem e distribuem material biológico de pacientes. Preparam amostras do material biológico e realizam exames conforme protocolo. Operam equipamentos analíticos e de suporte. Executam, checam, calibram e fazem manutenção corretiva dos equipamentos. Administram e organizam o local de trabalho. Trabalham conforme normas e procedimentos técnicos de boas práticas, qualidade e biossegurança. Mobilizam capacidades de comunicação oral e escrita para efetuar registros, dialogar com a equipe de trabalho e orientar os pacientes quanto à coleta do material biológico.

Gerente de laboratório Coleta, recebe e distribui material biológico de pacientes. Preparam amostras do material biológico e realizam exames conforme protocolo. Operam equipamentos analíticos e de suporte. Executam, checam, calibram e fazem manutenção corretiva dos equipamentos. Administram e organizam o local de trabalho.

(13)

LTCAT – LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DO

TRABALHO DATA: NOV/ 2012

Trabalham conforme normas e procedimentos técnicos de boas práticas, qualidade e biossegurança. Mobilizam capacidades de comunicação oral e escrita para efetuar registros, dialogar com a equipe de trabalho e orientar os pacientes quanto à coleta do material biológico.

Assistente administrativo Executam serviços de apoio nas áreas de recursos humanos, administração, finanças e logística; atendem fornecedores e clientes, fornecendo e recebendo informações sobre produtos e serviços; tratam de documentos variados, cumprindo todo o procedimento necessário referente aos mesmos. Atuam na concessão de microcrédito a microempresários, atendendo clientes em campo e nas agências, prospectando clientes nas comunidades.

Auxiliar de serviços gerais Executam serviços de manutenção elétrica, mecânica, hidráulica, carpintaria e alvenaria, substituindo, trocando, limpando, reparando e instalando peças, componentes e equipamentos. Conservam vidros e fachadas, limpam recintos e acessórios e tratam de piscinas. Trabalham seguindo normas de segurança, higiene, qualidade e proteção ao meio ambiente.

7.2.4 FATORES DE RISCO PARA O CARGO E EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPI) UTILIZADOS.

Risco físico: (ruído)

Descrição: O ruído foi avaliado com a metodologia e procedimentos definidos na alínea 17.5.2 da NR 17 do MTE.

Técnica: Decibelímetro

Equipamento: DEC 460 / Digital Exposição: Contínuo

Intensidade: Os valores encontrados (PPRA de 01/11/2012): 55,9 /59,2.

Os valores estão dentro do limite permitido - 65,0 dB(A) - pelo Alínea 17.5.2 da NR 17 da NBR 10152.

(14)

LTCAT – LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DO

TRABALHO DATA: NOV/ 2012

Risco físico: (calor)

Descrição: O calor foi avaliado com a metodologia e procedimentos definidos na NR 17 (17.5.2 - b).

Técnica: Qualitativa

Equipamento: Ambiente climatizado Exposição: Contínuo

Intensidade: O valor encontrado: 21.3°C, esta dentro do limite de tolerância permitido: 20~23° de acordo com a NR 17.

Risco biológico:

Descrição: O agente biológico foi avaliado com a metodologia e procedimentos definidos na NR 15, Anexo 14 do MTE.

Técnica: Qualitativa

Exposição: Há exposição ao referido risco. Risco químico:

Descrição: O agente químico foi avaliado com a metodologia e procedimentos definidos no Anexo 11 da NR 15 do MTE.

Técnica: Qualitativa

Exposição: Há exposição ao referido risco. Risco ergonômico: (postura)

Descrição: A postura foi avaliada usando métodos ergonômicos com a metodologia e procedimentos definidos conforme NR 17

Técnica: Qualitativa

Exposição: Há exposição ao referido risco. Risco ergonômico: (iluminação)

Descrição: A iluminação foi avaliada com a metodologia e procedimentos definidos conforme NBR 5413, NBR 5410.

Técnica: Luxímetro

Intensidade: Os valores encontrados 931/741/715/615/415/360/674/559/639 estão dentro do limite de tolerância 500/1000 lux.

Exposição: Não há exposição ao referido risco.

Equipamentos de Proteção Individual (EPI) utilizados: Para auxiliar de serviços gerais uso de luva de látex, avental, mascaras descartável e bota de segurança; para os profissionais de laboratório uso da luva descartável, mascaras descartáveis, avental ou jaleco.

(15)

LTCAT – LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DO

TRABALHO DATA: NOV/ 2012

7.2.5 CONCLUSÃO PARA OS RISCOS:

Analisando os riscos físicos (ruído e calor), biológico, químico e ergonômico (iluminação e postura), concluiu-se que os colaboradores dos cargos citados estão expostos aos riscos ergonômicos (postura) biológicos (Bactérias, fungos, bacilos, protozoários, vírus) e químicos (produtos de limpeza em geral) para a

auxiliar de serviços gerais. Logo, estão expostos a riscos biológicos conforme Anexo 14 da NR 15, portanto faz jus a percepção do adicional de insalubridade de grau médio que representa 20% (vinte por cento) do salário mínimo nacional.

7.3 SETOR:

LABORATÓRIO (INSTITUTO DA MULHER)

Descrição dos elementos do ambiente

Prédio com estrutura em alvenaria, teto forro PVC, piso korodur, iluminação artificial, ambiente climatizado.

7.3.1 CARGO

Técnico em patologia clínica, assistente administrativo, motoboy, farmacêutico-bioquímico, gerente de laboratório, auxiliar de patologia.

7.3.2 DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES

Técnico em patologia clinica Coletam, recebem e distribuem material biológico de pacientes. Preparam amostras do material biológico e realizam exames conforme protocolo. Operam equipamentos analíticos e de suporte. Executam, checam, calibram e fazem manutenção corretiva dos equipamentos. Administram e organizam o local de trabalho. Trabalham conforme normas e procedimentos técnicos de boas práticas, qualidade e biossegurança. Mobilizam capacidades de comunicação oral e escrita para efetuar registros, dialogar com a equipe de trabalho e orientar os pacientes quanto à coleta do material biológico.

(16)

LTCAT – LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DO

TRABALHO DATA: NOV/ 2012

Assistente administrativo Executam serviços de apoio nas áreas de recursos humanos, administração, finanças e logística; atendem fornecedores e clientes, fornecendo e recebendo informações sobre produtos e serviços; tratam de documentos variados, cumprindo todo o procedimento necessário referente aos mesmos. Atuam na concessão de microcrédito a microempresários, atendendo clientes em campo e nas agências, prospectando clientes nas comunidades.

Motoboy Coletam e entregam documentos, valores, mercadorias e encomendas. Realizam serviços de pagamento e cobrança, roteirizam entregas e coletas. Localizam e conferem destinatários e endereços, emitem e coletam recibos do material transportado. Preenchem protocolos, conduzem e consertam veículos.

Farmacêutico-bioquímico Realizam tarefas específicas de desenvolvimento, produção, dispensação, controle, armazenamento, distribuição e transporte de produtos da área farmacêutica tais como medicamentos, alimentos especiais, cosméticos, imunobiológicos, domissanitários e insumos correlatos. Realizam análises clínicas, toxicológicas, fisioquímicas, biológicas, microbiológicas e bromatológicas; participam da elaboração, coordenação e implementação de políticas de medicamentos; exercem fiscalização sobre estabelecimentos, produtos, serviços e exercício profissional; orientam sobre uso de produtos e prestam serviços farmacêuticos. Podem realizar pesquisa sobre os efeitos de medicamentos e outras substâncias sobre órgãos, tecidos e funções vitais dos seres humanos e dos animais.

Gerente de laboratório Coletam, recebem e distribuem material biológico de pacientes. Preparam amostras do material biológico e realizam exames conforme protocolo. Operam equipamentos analíticos e de suporte. Executam, checam, calibram e fazem manutenção corretiva dos equipamentos. Administram e organizam o local de trabalho. Trabalham conforme normas e procedimentos técnicos de boas práticas, qualidade e biossegurança. Mobilizam capacidades de comunicação oral e escrita para efetuar registros, dialogar com a equipe de trabalho e orientar os pacientes quanto à coleta do material biológico.

(17)

LTCAT – LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DO

TRABALHO DATA: NOV/ 2012

Auxiliar de patologia Coletam, recebem e distribuem material biológico de pacientes. Preparam amostras do material biológico e realizam exames conforme protocolo. Operam equipamentos analíticos e de suporte. Executam, checam, calibram e fazem manutenção corretiva dos equipamentos. Administram e organizam o local de trabalho. Trabalham conforme normas e procedimentos técnicos de boas práticas, qualidade e biossegurança. Mobilizam capacidades de comunicação oral e escrita para efetuar registros, dialogar com a equipe de trabalho e orientar os pacientes quanto à coleta do material biológico.

7.3.3 FATORES DE RISCO PARA O CARGO E EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPI) UTILIZADOS.

Risco físico: (ruído)

Descrição: O ruído foi avaliado com a metodologia e procedimentos definidos na alínea 17.5.2 da NR 17 do MTE.

Técnica: Decibelímetro

Equipamento: DEC 460 / Digital Exposição: Contínuo

Intensidade: Os valores encontrados (PPRA de 01/11/2012): 59.0/ 60.5/ 64.2/ 62.0/ 64.2.

Os valores estão dentro do limite permitido - 65,0 dB(A) - pelo Alínea 17.5.2 da NR 17 da NBR10152.

Risco físico: (calor)

Descrição: A avaliação do calor foi feita com a metodologia e procedimentos definidos na NR 17 ( 17.5.2 - b).

Técnica: Qualitativa

Equipamento: Ambiente climatizado Exposição: Contínuo

Intensidade: O valor encontrado: 22.0°, esta dentro do limite de tolerância permitido – 20~23°C de acordo com a NR 17(17.5.2 b).

Risco biológico:

Descrição: O agente biológico foi avaliado com a metodologia e procedimentos definidos na NR-15, Anexo 14 do MTE.

Técnica: Qualitativa

(18)

LTCAT – LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DO

TRABALHO DATA: NOV/ 2012

Risco químico:

Descrição: O agente químico foi avaliado com a metodologia e procedimentos definidos no Anexo 11 da NR 15 do MTE.

Técnica: Qualitativa

Exposição: Há exposição ao referido risco. Risco ergonômico: (postura)

Descrição: A postura ergonômica foi avaliada com a metodologia e procedimentos definidos conforme NR 17

Técnica: Qualitativa

Exposição: Há exposição ao referido risco. Risco ergonômico: (iluminação)

Descrição: A iluminação foi avaliada com a metodologia e procedimentos definidos conforme NBR 5413

Técnica: Luxímetro

Intensidade: O valor encontrado 780/810/680/725/655 está dentro do limite de tolerância 300/750 Lux.

Exposição: Não há exposição ao referido risco.

Equipamentos de Proteção Individual (EPI) utilizados: Uso de luvas descartáveis, mascaras descartáveis, avental ou jaleco. Para a função de motoboy uso de capacete, bota de segurança, roupa para motoqueiro e luva.

7.3.4 CONCLUSÃO PARA OS RISCOS:

Analisando os riscos físicos (ruído e calor), biológico, químico e ergonômico (iluminação e postura), concluiu-se que os colaboradores dos cargos citados estão expostos aos riscos ergonômicos (postura) biológicos (Bactérias, fungos, bacilos, protozoários, vírus) e químicos (álcool etílico). Logo, estão expostos a riscos biológicos conforme Anexo 14 da NR 15, portanto faz jus a percepção do adicional de insalubridade de grau médio que representa 20% (vinte por cento) do salário mínimo nacional.

(19)

LTCAT – LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DO

TRABALHO DATA: NOV/ 2012

7.4 SETOR:

LABORATÓRIO (BENEFICIENTE BORTUQUESA) Descrição dos elementos do ambiente

Piso korodur, paredes com fechamento de alvenaria, forro de gesso, iluminação artificial, ambiente climatizado.

7.4.1 CARGO

Motoboy, assistente administrativo, técnico hemoterapia.

7.4.2 DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES

Motoboy Coletam e entregam documentos, valores, mercadorias e encomendas. Realizam serviços de pagamento e cobrança, roteirizam entregas e coletas. Localizam e conferem destinatários e endereços, emitem e coletam recibos do material transportado. Preenchem protocolos, conduzem e consertam veículos.

Assistente administrativo Executam serviços de apoio nas áreas de recursos humanos, administração, finanças e logística; atendem fornecedores e clientes, fornecendo e recebendo informações sobre produtos e serviços; tratam de documentos variados, cumprindo todo o procedimento necessário referente aos mesmos. Atuam na concessão de microcrédito a microempresários, atendendo clientes em campo e nas agências, prospectando clientes nas comunidades.

Técnico hemoterapia Realizam procedimentos de diagnóstico e terapêutica,tratam pacientes como ser biopsicosocial, implementam ações para promoção da saúde; coordenam serviços de saúde.

(20)

LTCAT – LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DO

TRABALHO DATA: NOV/ 2012

7.4.3 FATORES DE RISCO PARA O CARGO E EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPI) UTILIZADOS.

Risco físico: (ruído)

Descrição: O ruído foi avaliado com a metodologia e procedimentos definidos na alínea 17.5.2 da NR 17 do MTE.

Técnica: Decibelímetro

Equipamento: DEC 460 / Digital Exposição: Contínuo

Intensidade: Os valores encontrados (PPRA de 01/11/2012): 63.4/ 65.0.

Os valores estão dentro do limite permitido - 65,0 dB(A) - pelo Alínea 17.5.2 da NR 17 da NBR10152.

Risco físico: (calor)

Descrição: O calor foi avaliado com a metodologia e procedimentos definidos na NR 17(17.5.2 b).

Técnica: Qualitativa

Equipamento: Ambiente climatizado Exposição: Contínuo

Intensidade: O valor encontrado: 20.0°, esta dentro do limite de tolerância permitido – 20 ~ 23°C de acordo com a NR 17 (17.5.2 b).

Risco biológico:

Descrição: O agente biológico foi avaliado com a metodologia e procedimentos definidos na NR 15, anexo 14 do MTE.

Técnica: Qualitativa

Exposição: Há exposição ao referido risco.

Risco químico:

Descrição: O agente químico foi avaliado com a metodologia e procedimentos definidos no Anexo 11 da NR 15 do MTE.

Técnica: Qualitativa

Exposição: Não há exposição ao referido risco. Risco ergonômico: (postura, imobiliários)

Descrição: A avaliação da ergonomia foi realizada com a metodologia e procedimentos definidos conforme NR 17

Técnica: Qualitativa

(21)

LTCAT – LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DO

TRABALHO DATA: NOV/ 2012

Risco ergonômico: (iluminação)

Descrição: A iluminação foi avaliada com a metodologia e procedimentos definidos conforme NBR 5413, NBR 5410.

Técnica: Luxímetro

Intensidade: O valor encontrado 786/380, está dentro do imite de tolerância 500/100 Lux.

Exposição: Não há exposição ao referido risco.

Equipamentos de Proteção Individual (EPI) utilizados: Uso de luvas descartáveis, mascaras descartáveis, avental ou jaleco. Para a função de motoboy uso de capacete, bota de segurança, roupa para motoqueiro e luva.

7.4.4 CONCLUSÃO PARA OS RISCOS:

Analisando os riscos físicos (ruído e calor), biológico, químico e ergonômico (iluminação e postura), concluiu-se que os colaboradores dos cargos citados estão expostos aos riscos ergonômicos (postura) biológicos (Bactérias, fungos, bacilos, protozoários, vírus) e químicos (álcool etílico). Logo, estão expostos a riscos biológicos conforme Anexo 14 da NR 15, portanto faz jus a percepção do adicional de insalubridade de grau médio que representa 20% (vinte por cento) do salário mínimo nacional.

7.5 SETOR:

LABORATÓRIO (MATERNIDADE ANA BRAGA) Descrição dos elementos do ambiente

Prédio com estrutura em alvenaria, piso cimentado, forro de PVC, iluminação artificial, ambiente climatizado.

7.5.1 CARGO

Farmacêutico-bioquímico, gerente de laboratório, técnico em patologia clínica, assistente administrativo, motoboy.

(22)

LTCAT – LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DO

TRABALHO DATA: NOV/ 2012

7.4.1.1 DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES E CBO

Farmacêutico-bioquímico Realizam tarefas específicas de desenvolvimento, produção, dispensação, controle, armazenamento, distribuição e transporte de produtos da área farmacêutica tais como medicamentos, alimentos especiais, cosméticos, imunobiológicos, domissanitários e insumos correlatos. Realizam análises clínicas, toxicológicas, fisioquímicas, biológicas, microbiológicas e bromatológicas; participam da elaboração, coordenação e implementação de políticas de medicamentos; exercem fiscalização sobre estabelecimentos, produtos, serviços e exercício profissional; orientam sobre uso de produtos e prestam serviços farmacêuticos. Podem realizar pesquisa sobre os efeitos de medicamentos e outras substâncias sobre órgãos, tecidos e funções vitais dos seres humanos e dos animais.

Gerente de laboratório Coletam, recebem e distribuem material biológico de pacientes. Preparam amostras do material biológico e realizam exames conforme protocolo. Operam equipamentos analíticos e de suporte. Executam, checam, calibram e fazem manutenção corretiva dos equipamentos. Administram e organizam o local de trabalho. Trabalham conforme normas e procedimentos técnicos de boas práticas, qualidade e biossegurança. Mobilizam capacidades de comunicação oral e escrita para efetuar registros, dialogar com a equipe de trabalho e orientar os pacientes quanto à coleta do material biológico.

Técnico em patologia clinica Coletam, recebem e distribuem material biológico de pacientes. Preparam amostras do material biológico e realizam exames conforme protocolo. Operam equipamentos analíticos e de suporte. Executam, checam, calibram e fazem manutenção corretiva dos equipamentos. Administram e organizam o local de trabalho. Trabalham conforme normas e procedimentos técnicos de boas práticas, qualidade e biossegurança. Mobilizam capacidades de comunicação oral e escrita para efetuar registros, dialogar com a equipe de trabalho e orientar os pacientes quanto à coleta do material biológico.

(23)

LTCAT – LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DO

TRABALHO DATA: NOV/ 2012

Assistente administrativo Executam serviços de apoio nas áreas de recursos humanos, administração, finanças e logística; atendem fornecedores e clientes, fornecendo e recebendo informações sobre produtos e serviços; tratam de documentos variados, cumprindo todo o procedimento necessário referente aos mesmos. Atuam na concessão de microcrédito a microempresários, atendendo clientes em campo e nas agências, prospectando clientes nas comunidades.

Motoboy Coletam e entregam documentos, valores, mercadorias e encomendas. Realizam serviços de pagamento e cobrança, roteirizam entregas e coletas. Localizam e conferem destinatários e endereços, emitem e coletam recibos do material transportado. Preenchem protocolos, conduzem e consertam veículos.

7.4.1.1.1 FATORES DE RISCO PARA O CARGO E EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPI) UTILIZADOS.

Risco físico: (ruído)

Descrição: O ruído foi avaliado com a metodologia e procedimentos definidos na alínea 17.5.2 da NR 17 do MTE.

Técnica: Decibelímetro

Equipamento: DEC 460 / Digital Exposição: Contínuo

Intensidade: Os valores encontrados (PPRA de 01/11/2012): 65.0.

Os valores estão dentro do limite permitido - 65,0 dB(A) - pelo Alínea 17.5.2 da NR 17 da NBR10152.

Risco físico: (calor)

Descrição: O calor foi avaliado com a metodologia e procedimentos definidos na NR 17(17.5.2 b).

Técnica: Qualitativa

Equipamento: Ambiente climatizado Exposição: Contínuo

Intensidade: O valor encontrado: 20.2°, esta dentro do limite de tolerância permitido – 20 ~ 23°C de acordo com a NR 17 (17.5.2 b).

(24)

LTCAT – LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DO

TRABALHO DATA: NOV/ 2012

Risco biológico:

Descrição: O agente biológico foi avaliado com a metodologia e procedimentos definidos na NR 15, anexo 14 do MTE

Técnica: Qualitativa

Exposição: Há exposição ao referido risco. Risco químico:

Descrição: O agente químico foi avaliado com a metodologia e procedimentos definidos no anexo 11 da NR 15 do MTE

Técnica: Qualitativa

Exposição: Há exposição ao referido risco. Risco ergonômico: (postura, imobiliários)

Descrição: A ergonomia foi avaliada com a metodologia e procedimentos definidos conforme NR 17

Técnica: Qualitativa

Exposição: Há exposição ao referido risco. Risco ergonômico: (iluminação)

Descrição: A avaliação da iluminação foi realizada com a metodologia e procedimentos definidos conforme NBR 5413, NBR 5410

Técnica: Luxímetro

Intensidade: O valor encontrado 368 está dentro do limite de tolerância 300/750 Lux. Exposição: Não há exposição ao referido risco.

Equipamentos de Proteção Individual (EPI) utilizados: Uso de luvas descartáveis, mascaras descartáveis, avental ou jaleco. Para a função de motoboy uso de capacete, bota de segurança, roupa para motoqueiro e luva.

7.4.1.1.1.1 CONCLUSÃO PARA OS RISCOS:

Analisando os riscos físicos (ruído e calor), biológico, químico e ergonômico (iluminação e postura), concluiu-se que os colaboradores dos cargos citados estão expostos aos riscos ergonômicos (postura) biológicos (Bactérias, fungos, bacilos, protozoários, vírus) e químicos (álcool etílico). Logo, estão expostos a riscos biológicos conforme Anexo 14 da NR 15, portanto faz jus a percepção do adicional de

(25)

LTCAT – LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DO

TRABALHO DATA: NOV/ 2012

insalubridade de grau médio que representa 20% (vinte por cento) do salário mínimo nacional.

7.5 SETOR:

POSTO DE COLETA (BALBINA MESTRINHO) Descrição dos elementos do ambiente

Piso cerâmico, paredes com fechamento em alvenaria, teto lajeado com forro de gesso, iluminação artificial, ambiente climatizado. Atividades desenvolvidas parte do tempo

externo a serviço da empresa.

7.5.1 CARGO Motoboy

7.5.1.1 DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES E CBO

Motoboy Coletam e entregam documentos, valores, mercadorias e encomendas. Realizam serviços de pagamento e cobrança, roteirizam entregas e coletas. Localizam e conferem destinatários e endereços, emitem e coletam recibos do material transportado. Preenchem protocolos, conduzem e consertam veículos.

7.5.1.1.1 FATORES DE RISCO PARA O CARGO E EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPI) UTILIZADOS.

Risco físico: (ruído)

Descrição: O ruído foi avaliado com a metodologia e procedimentos definidos no Quadro Anexo 1 da NR 15 do MTE.

Técnica: Decibelímetro

Equipamento: DEC 460 / Digital Exposição: Contínuo

Intensidade: Os valores encontrados foram: 60.0 dB (A). O valor esta dentro do limite permitido - 85,0 dB(A) - pelo Anexo I da NR 15 da portaria 3.214 de 08 de Junho de 1978 do MTE.

(26)

LTCAT – LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DO

TRABALHO DATA: NOV/ 2012

Risco físico: (calor)

Descrição: A avaliação do calor foi realizado com a metodologia e procedimentos definidos no quadro I, anexo 3 da NR 15 do MTE

Técnica: Qualitativa

Equipamento: Ambiente climatizado Exposição: Contínuo

Intensidade: O valor encontrado: 20.0°, esta dentro do limite de tolerância permitido – 20 ~ 23° de acordo com quadro I, anexo 3 da NR 15 do MTE.

Risco biológico:

Descrição: A avaliação do agente biológico foi realizada através da metodologia e procedimentos definidos na NR 15, anexo 14 do MTE

Técnica: Qualitativa

Exposição: Há exposição ao referido risco. Risco químico:

Descrição: O agente químico foi avaliado com a metodologia e procedimentos definidos no anexo 11 da NR 15 do MTE.

Técnica: Qualitativa

Exposição: Não há exposição ao referido risco. Risco ergonômico: (postura, imobiliários)

Descrição: A avaliação da ergonomia foi feita com a metodologia e procedimentos definidos conforme NR-17

Técnica: Qualitativa

Exposição: Há exposição ao referido risco.

Risco ergonômico: (iluminação)

Descrição: A iluminação foi avaliada com a metodologia e procedimentos definidos conforme NBR 5413, NBR 5410

Técnica: Luxímetro

Intensidade: O valor encontrado 740, esta fora do limite de tolerância 300/750 Lux. Exposição: Não há exposição ao referido risco.

Equipamentos de Proteção Individual (EPI) utilizados: Uso de capacete, bota de segurança, roupa para motoqueiro e luva.

(27)

LTCAT – LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DO

TRABALHO DATA: NOV/ 2012

7.5.1.1.1.1 CONCLUSÃO PARA OS RISCOS:

Analisando os riscos físicos (ruído e calor), biológico, químico e ergonômico (iluminação e postura), concluiu-se que os colaboradores dos cargos citados estão expostos aos riscos ergonômico (postura) biológico (Bactérias, fungos, bacilos, protozoários, vírus). Logo, esta exposto ao risco biológico conforme Anexo 14 da NR 15, portanto faz jus a percepção do adicional de insalubridade de grau médio que representa 20% (vinte por cento) do salário mínimo nacional.

7.6 SETOR:

SUB GERENCIA ADMINISTRATIVA (HEMOAM) Descrição dos elementos do ambiente

Prédio com estrutura em alvenaria, paredes com divisórias, piso korodur, forro de PVC,

iluminação artificial, ambiente climatizado.

7.6.1 CARGO Telefonista

7.6.1.1 DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES

Telefonista Operam equipamentos, atendem, transferem, cadastram e completam chamadas telefônicas locais, nacionais e internacionais, comunicando-se formalmente em português e/ou línguas estrangeiras. Auxiliam o cliente, fornecendo informações e prestando serviços gerais. Podem treinar funcionários e avaliar a qualidade de atendimento do operador, identificando pontos de melhoria.

7.6.1.1.1 FATORES DE RISCO PARA O CARGO E EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPI) UTILIZADOS.

Risco físico: (ruído)

Descrição: O ruído foi avaliado com a metodologia e procedimentos definidos na alínea 17.5.2 da NR 17 do MTE.

(28)

LTCAT – LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DO

TRABALHO DATA: NOV/ 2012

Equipamento: DEC 460 / Digital Exposição: Contínuo

Intensidade: Os valores encontrados (PPRA de 01/11/2012): 54.3.

Os valores estão dentro do limite permitido - 65,0 dB(A) - pelo Alínea 17.5.2 da NR 17 da NBR10152.

Risco físico: (calor)

Descrição: O calor foi avaliado com a metodologia e procedimentos definidos na NR 17(17.5.2 b).

Técnica: Qualitativa

Equipamento: Ambiente climatizado Exposição: Contínuo

Intensidade: O valor encontrado: 20.7°, esta dentro do limite de tolerância permitido – 20 ~ 23°C de acordo com a NR 17 (17.5.2 b).

Risco biológico:

Descrição: O agente biológico foi avaliado com a metodologia e procedimentos definidos na NR 15, Anexo 14 do MTE.

Técnica: Qualitativa

Exposição: Não há exposição ao referido risco. Risco químico:

Descrição: A avaliação do agente químico foi feita com a metodologia e procedimentos definidos no Anexo 11 da NR 15 do MTE.

Técnica: Qualitativa

Exposição: Não há exposição ao referido risco.

Risco ergonômico: (postura, mobiliários)

Descrição: A avaliação da ergonomia foi avaliada com a metodologia e procedimentos definidos conforme NR 17

Técnica: Qualitativa

Exposição: Há exposição ao referido risco. Risco ergonômico: (iluminação)

Descrição: A avaliação da iluminação foi através da metodologia e procedimentos definidos conforme NBR 5413

Técnica: Luxímetro

Intensidade: Os valores encontrados 701 estão dentro do limite de tolerância 500/1000 Lux.

(29)

LTCAT – LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DO

TRABALHO DATA: NOV/ 2012

Equipamentos de Proteção Individual (EPI) utilizados: Não aplicável.

7.6.1.1.1.1 CONCLUSÃO PARA OS RISCOS:

Analisando os riscos físicos (ruído, calor), biológico, químico e ergonômico (iluminação e postura), concluiu-se que o colaborador do cargo citado esta exposto ao risco ergonômico (postura). Logo, não fazem jus a aposentadoria especial.

7.8 SETOR:

SISTEMAS (HEMOAM)

Descrição dos elementos do ambiente

Prédio com estrutura em alvenaria, paredes com divisórias, piso korodur, forro de PVC, iluminação artificial, ambiente climatizado.

7.8.1 CARGO

Administrador de bancos de dados, programador de sistemas. 7.8.1.1 DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES

Administrador de bancos de dados Administram ambientes computacionais, implantando e documentando rotinas e projetos e controlando os níveis de serviço de sistemas operacionais, banco de dados e redes. Fornecem suporte técnico no uso de equipamentos e programas computacionais e no apoio a usuários, configuram e instalam recursos e sistemas computacionais, controlam a segurança do ambiente computacional.

Administrador de bancos de dados Desenvolvem sistemas e aplicações, determinando interface gráfica, critérios ergonômicos de navegação, montagem da estrutura de banco de dados e codificação de programas; projetam, implantam e realizam manutenção de sistemas e aplicações; selecionam recursos de trabalho, tais como metodologias de desenvolvimento de sistemas, linguagem de programação e ferramentas de desenvolvimento. Planejam etapas e ações de trabalho.

(30)

LTCAT – LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DO

TRABALHO DATA: NOV/ 2012

7.8.1.1.1 FATORES DE RISCO PARA O CARGO E EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPI) UTILIZADOS.

Risco físico: (ruído)

Descrição: O ruído foi avaliado com a metodologia e procedimentos definidos na alínea 17.5.2 da NR 17 do MTE.

Técnica: Decibelímetro

Equipamento: DEC 460 / Digital Exposição: Contínuo

Intensidade: Os valores encontrados (PPRA de 01/11/2012): 55.1.

Os valores estão dentro do limite permitido - 65,0 dB(A) - pelo Alínea 17.5.2 da NR 17 da NBR10152.

Risco físico: (calor)

Descrição: O calor foi avaliado com a metodologia e procedimentos definidos na NR 17(17.5.2 b).

Técnica: Qualitativa

Equipamento: Ambiente climatizado Exposição: Contínuo

Intensidade: O valor encontrado: 21.6°, esta dentro do limite de tolerância permitido – 20 ~ 23°C de acordo com a NR 17 (17.5.2 b).

Risco biológico:

Descrição: O agente biológico foi avaliado com a metodologia e procedimentos definidos na NR 15, Anexo 14 do MTE.

Técnica: Qualitativa

Exposição: Não há exposição ao referido risco. Risco químico:

Descrição: O agente químico foi avaliado com a metodologia e procedimentos definidos no Anexo 11 da NR 15 do MTE.

Técnica: Qualitativa

Exposição: Não há exposição ao referido risco. Risco ergonômico: (postura, mobiliários)

Descrição: A ergonomia foi avaliada com a metodologia e procedimentos definidos conforme NR 17

Técnica: Qualitativa

(31)

LTCAT – LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DO

TRABALHO DATA: NOV/ 2012

Risco ergonômico: (iluminação)

Descrição: A iluminação foi avaliada com a metodologia e procedimentos definidos conforme NBR 5413

Técnica: Luxímetro

Intensidade: O valor encontrado 501, estão fora limite de tolerância 500/1000 Lux. Exposição: Não há exposição ao referido risco.

Equipamentos de Proteção Individual (EPI) utilizados: Não aplicável.

7.8.1.1.1.1 CONCLUSÃO PARA OS RISCOS:

Analisando os riscos físicos (ruído e calor), biológico, químico e ergonômico (iluminação e postura), concluiu-se que os colaboradores dos cargos citados estão expostos ao risco ergonômico (postura). Logo, não fazem jus a aposentadoria especial.

7.9 SETOR:

LOGISTICA (HEMOAM)

Descrição dos elementos do ambiente

Prédio com estrutura em alvenaria, paredes com divisórias, piso korodur, forro de PVC, iluminação artificial, ambiente climatizado.

7.9.1 CARGO

Motorista, motoboy, comprador, assistente administrativo. 7.9.1.1 DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES

Motorista Recebem requisições de compras, executam processo de cotação e concretizam a compra de serviços, produtos, matérias-primas e equipamentos para o comércio atacadista e varejista, para indústrias, empresas, órgãos públicos e privados. Acompanham o fluxo de entregas, desenvolvem fornecedores de materiais e serviços; supervisionam equipe e processos de compra. Preparam relatórios e fazem o papel de interlocutor entre requisitantes e fornecedores.

(32)

LTCAT – LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DO

TRABALHO DATA: NOV/ 2012

Motoboy Coletam e entregam documentos, valores, mercadorias e encomendas. Realizam serviços de pagamento e cobrança, roteirizam entregas e coletas. Localizam e conferem destinatários e endereços, emitem e coletam recibos do material transportado. Preenchem protocolos, conduzem e consertam veículos.

Comprador Recebem requisições de compras, executam processo de cotação e concretizam a compra de serviços, produtos, matérias-primas e equipamentos para o comércio atacadista e varejista, para indústrias, empresas, órgãos públicos e privados. Acompanham o fluxo de entregas, desenvolvem fornecedores de materiais e serviços; supervisionam equipe e processos de compra. Preparam relatórios e fazem o papel de interlocutor entre requisitantes e fornecedores.

Assistente administrativo Executam serviços de apoio nas áreas de recursos humanos, administração, finanças e logística; atendem fornecedores e clientes, fornecendo e recebendo informações sobre produtos e serviços; tratam de documentos variados, cumprindo todo o procedimento necessário referente aos mesmos. Atuam na

concessão de microcrédito a microempresários, atendendo clientes em campo e nas

agências, prospectando clientes nas comunidades.

7.9.1.1.1 FATORES DE RISCO PARA O CARGO E EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPI) UTILIZADOS.

Risco físico: (ruído)

Descrição: O ruído foi avaliado com a metodologia e procedimentos definidos na alínea 17.5.2 da NR 17 do MTE.

Técnica: Decibelímetro

Equipamento: DEC 460 / Digital Exposição: Contínuo

Intensidade: Os valores encontrados (PPRA de 01/11/2012): 59.6 / 53.5.

Os valores estão dentro do limite permitido - 65,0 dB(A) - pelo Alínea 17.5.2 da NR 17 da NBR10152.

(33)

LTCAT – LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DO

TRABALHO DATA: NOV/ 2012

Risco físico: (calor)

Descrição: O calor foi avaliado com a metodologia e procedimentos definidos na NR 17(17.5.2 b).

Técnica: Qualitativa

Equipamento: Ambiente climatizado Exposição: Contínuo

Intensidade: O valor encontrado: 21.0°, esta dentro do limite de tolerância permitido – 20 ~ 23°C de acordo com a NR 17 (17.5.2 b).

Risco biológico:

Descrição: O agente biológico foi avaliado com a metodologia e procedimentos definidos na NR 15, Anexo 14 do MTE.

Técnica: Qualitativa

Exposição: Não há exposição ao referido risco. Risco químico:

Descrição: O agente químico foi avaliado com a metodologia e procedimentos definidos no Anexo 11 da NR 15 do MTE.

Técnica: Qualitativa

Exposição: Não há exposição ao referido risco. Risco ergonômico: (postura, mobiliários)

Descrição: A ergonomia foi avaliada feita com a metodologia e procedimentos definidos conforme NR 17

Técnica: Qualitativa

Exposição: Há exposição ao referido risco.

Risco ergonômico: (iluminação)

Descrição: A iluminação foi avaliada com a metodologia e procedimentos definidos conforme NBR 5413, NBR 5410

Técnica: Luxímetro

Intensidade: Os valores encontrados 577/518 estão dentro do limite de tolerância 500/1000 Lux.

Exposição: Há exposição ao referido risco. Risco acidente: (trânsito)

Descrição: A avaliação foi feita com a metodologia e procedimentos definidos conforme Lei nº 8213.

(34)

LTCAT – LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DO

TRABALHO DATA: NOV/ 2012

Técnica: Qualitativa

Intensidade: risco para a função de motorista e motoboy. Exposição: Há exposição ao referido risco.

Equipamentos de Proteção Individual (EPI) utilizados: Para a função de motoboy uso de capacete, bota de segurança, roupa para motoqueiro e luva. Para a função de motorista uso da luva.

7.9.1.1.1.1 CONCLUSÃO PARA OS RISCOS:

Analisando os riscos físicos (ruído e calor), biológico, químico, ergonômico (iluminação e postura) e de acidente, concluiu-se que os colaboradores dos cargos citados estão expostos ao risco ergonômico (postura) biológico (bactérias, bacilos, vírus e protozoários) . Logo, a função de motoboy e motorista estão expostos ao risco biológico conforme Anexo 14 da NR 15, portanto faz jus a percepção do adicional de insalubridade de grau médio que representa 20% (vinte por cento) do salário mínimo nacional.

7.10 SETOR:

DEPARTAMENTO (HEMOAM)

Descrição dos elementos do ambiente

Prédio com estrutura em alvenaria, paredes com divisórias, piso korodur, forro de PVC, iluminação artificial, ambiente climatizado.

7.10.1 CARGO

Assistente administrativo

7.2.1.1 DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES

Assistente administrativo Executam serviços de apoio nas áreas de recursos humanos, administração, finanças e logística; atendem fornecedores e clientes, fornecendo e recebendo informações sobre produtos e serviços; tratam de documentos variados, cumprindo todo o procedimento necessário referente aos mesmos. Atuam na

(35)

LTCAT – LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DO

TRABALHO DATA: NOV/ 2012

concessão de microcrédito a microempresários, atendendo clientes em campo e nas agências, prospectando clientes nas comunidades.

7.10.1.1.1 FATORES DE RISCO PARA O CARGO E EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPI) UTILIZADOS.

Risco físico: (ruído)

Descrição: O ruído foi avaliado com a metodologia e procedimentos definidos na alínea 17.5.2 da NR 17 do MTE.

Técnica: Decibelímetro

Equipamento: DEC 460 / Digital Exposição: Contínuo

Intensidade: Os valores encontrados (PPRA de 01/11/2012): 57,2.

Os valores estão dentro do limite permitido - 65,0 dB(A) - pelo Alínea 17.5.2 da NR 17 da NBR10152.

Risco físico: (calor)

Descrição: O calor foi avaliado com a metodologia e procedimentos definidos na NR 17(17.5.2 b).

Técnica: Qualitativa

Equipamento: Ambiente climatizado Exposição: Contínuo

Intensidade: O valor encontrado: 20.0°, esta dentro do limite de tolerância permitido – 20 ~ 23°C de acordo com a NR 17 (17.5.2 b).

Risco biológico:

Descrição: A avaliação do agente biológico foi feita com a metodologia e procedimentos definidos na NR-15, Anexo 14 do MTE.

Técnica: Qualitativa

Exposição: Não há exposição ao referido risco. Risco químico:

Descrição: A avaliação do agente químico foi feita com a metodologia e procedimentos definidos no Anexo 11 da NR-15 do MTE.

Técnica: Qualitativa

(36)

LTCAT – LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DO

TRABALHO DATA: NOV/ 2012

Risco ergonômico: (postura, mobiliários)

Descrição: A avaliação da ergonomia foi feita com a metodologia e procedimentos definidos conforme NR 17

Técnica: Qualitativa

Exposição: Há exposição ao referido risco. Risco ergonômico: (iluminação)

Descrição: A avaliação da iluminação foi feita com a metodologia e procedimentos definidos conforme NBR 5413, NBR 5410

Técnica: Luxímetro

Intensidade: Os valores encontrados 500 estão dentro do limite de tolerância 500/1000 lux. Somente uma medição esta abaixo do limite permitido.

Exposição: Não há exposição ao referido risco.

Equipamentos de Proteção Individual (EPI) utilizados: Não aplicável.

7.10.1.1.1.1 CONCLUSÃO PARA OS RISCOS:

Analisando os riscos físicos (ruído e calor), biológico, químico e ergonômico (iluminação e postura), concluiu-se que os colaboradores dos cargos citados estão expostos ao risco ergonômico (postura). Logo, não fazem jus a aposentadoria especial. 7.11 SETOR:

GMST (HEMOAM)

Descrição dos elementos do ambiente

Piso korodur, paredes com divisórias, teto forro isopor, iluminação natural e artificial, ambiente com ventilação natural e por ventiladores.

7.11.1 CARGO Artífice.

7.11.1.1 DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES

Artífice Inspecionam e realizam manutenções em veículos metroferroviários; realizam medições e testes em peças, componentes e em veículos metroferroviários; reformam veículos e manobram equipamentos. Programam e realizam atividades de

(37)

LTCAT – LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DO

TRABALHO DATA: NOV/ 2012

manutenção em conformidade com normas e procedimentos técnicos, de qualidade, de segurança, de saúde e de preservação ambiental.

7.11.1.1.1 FATORES DE RISCO PARA O CARGO E EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPI) UTILIZADOS.

Risco físico: (ruído)

Descrição: A avaliação do ruído foi feita com a metodologia e procedimentos definidos no Quadro Anexo 1 da NR 15 do MTE.

Técnica: Decibelímetro

Equipamento: DEC 460 / Digital Exposição: Contínuo

Intensidade: O valor encontrado foi: 59,9 dB (A), esta dentro do limite permitido - 85,0 dB(A) - pelo Anexo I da NR 15 da portaria 3.214 de 08 de Junho de 1978 do MTE. Risco físico: (calor)

Descrição: A avaliação do calor foi feita com a metodologia e procedimentos definidos no Quadro I Anexo 3 da NR 15 do MTE.

Técnica: Qualitativa

Equipamento: Ambiente climatizado Exposição: Contínuo

Intensidade: O valor encontrado: 22.0°, esta dentro do limite de tolerância permitido – 20~23° de acordo com Quadro I Anexo 3 da NR 15 do MTE.

Risco biológico:

Descrição: A avaliação do agente biológico foi feita com a metodologia e procedimentos definidos na NR 15, Anexo 14 do MTE.

Técnica: Qualitativa

Exposição: Não há exposição ao referido risco. Risco químico:

Descrição: A avaliação do agente químico foi feita com a metodologia e procedimentos definidos no Anexo 11 da NR 15 do MTE.

Técnica: Qualitativa

Exposição: Não há exposição ao referido risco. Risco ergonômico: (postura, mobiliários)

Descrição: A avaliação da ergonomia foi feita com a metodologia e procedimentos definidos conforme NR-17

(38)

LTCAT – LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DO

TRABALHO DATA: NOV/ 2012

Técnica: Qualitativa

Exposição: Há exposição ao referido risco.

Risco ergonômico: (iluminação)

Descrição: A avaliação da iluminação foi feita com a metodologia e procedimentos definidos conforme NBR 5413, NBR 5410.

Técnica: Luxímetro

Intensidade: Os valores encontrados foram 212, estão dentro do limite de tolerância 200/500 lux.

Exposição: Não há exposição ao referido risco.

Equipamentos de Proteção Individual (EPI) utilizados: Uso de luva pigmentada, bota de segurança e óculos de segurança.

7.11.1.1.1.1 CONCLUSÃO PARA OS RISCOS:

Analisando os riscos físicos (ruído e calor), biológico, químico e ergonômico (iluminação e postura), concluiu-se que os colaboradores dos cargos citados estão expostos ao risco ergonômico (postura). Logo, não fazem jus a aposentadoria especial. 7.12 SETOR:

SAME (HEMOAM)

Descrição dos elementos do ambiente

Prédio com estrutura em alvenaria, paredes com divisórias, piso korodur, forro de PVC, iluminação artificial, ambiente climatizado.

7.12.1 CARGO

Assistente administrativo.

7.12.1.1 DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES

Assistente administrativo Executam serviços de apoio nas áreas de recursos humanos, administração, finanças e logística; atendem fornecedores e clientes, fornecendo e recebendo informações sobre produtos e serviços; tratam de documentos variados, cumprindo todo o procedimento necessário referente aos mesmos. Atuam na

(39)

LTCAT – LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DO

TRABALHO DATA: NOV/ 2012

concessão de microcrédito a microempresários, atendendo clientes em campo e nas agências, prospectando clientes nas comunidades.

7.12.1.1.1 FATORES DE RISCO PARA O CARGO E EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPI) UTILIZADOS.

Risco físico: (ruído)

Descrição: O ruído foi avaliado com a metodologia e procedimentos definidos na alínea 17.5.2 da NR 17 do MTE.

Técnica: Decibelímetro

Equipamento: DEC 460 / Digital Exposição: Contínuo

Intensidade: Os valores encontrados (PPRA de 01/11/2012): 50,7.

Os valores estão dentro do limite permitido - 65,0 dB(A) - pelo Alínea 17.5.2 da NR 17 da NBR10152.

Risco físico: (calor)

Descrição: O calor foi avaliado com a metodologia e procedimentos definidos na NR 17(17.5.2 b).

Técnica: Qualitativa

Equipamento: Ambiente climatizado Exposição: Contínuo

Intensidade: O valor encontrado: 20.0°, esta dentro do limite de tolerância permitido – 20 ~ 23°C de acordo com a NR 17 (17.5.2 b).

Risco biológico:

Descrição: A avaliação do agente biológico foi feita com a metodologia e procedimentos definidos na NR 15, Anexo 14 do MTE.

Técnica: Qualitativa

Exposição: Não há exposição ao referido risco. Risco químico:

Descrição: A avaliação do agente químico foi feita com a metodologia e procedimentos definidos no Anexo 11 da NR 15 do MTE.

Técnica: Qualitativa

Referências

Documentos relacionados

Registrar-se para uma conta do UpToDate e criar um nome de usuário e senha exclusivos permitem que você ganhe e resgate créditos de EMC/EC/DPC, acesse o Aplicativo Móvel UpToDate

O enquadramento no benefício sempre vai depender do cumprimento dos requisitos previstos em lei e decretos, os quais exigem a exposição a agentes físicos, químicos e biológicos, ou a

Resultado da avaliação de agentes biológicos: Não se enquadra tecnicamente neste caso, pois não há exposição ou contato, de forma habitual, permanente, direto e/ou

A autora, em tal publicação, inventariou a expressão popular por diferentes estados do Nordeste – Pernambuco, Alagoas, Bahia e Paraíba – além de contribuir teoricamente de

Conforme avaliações realizadas nos locais de trabalho e nas atividades desenvolvidas na Unidade V – Coronel Veríssimo – Supermercado, os colaboradores não

Conforme as avaliações realizadas nos locais de trabalho e nas atividades desenvolvidas na empresa AUTO MECÂNICA UNIVERSITÁRIA LTDA, verificou-se que os

Os mesmos também estão expostos a Riscos Químicos devido a poeira do arroz, a Risco Ergonômicos devido a posturas inadequada no ambiente de trabalho no seu trabalho e

O objetivo principal deste trabalho é examinar a real importância do LTCAT (Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho), e sua correta aplicabilidade para