• Nenhum resultado encontrado

AS FESTAS CULTURAIS DAS REGIÕES BRASILEIRAS DURANTE OS MESES DE JUNHO E JULHO FESTAS, DANÇAS E CULINÁRIAS DO BRASIL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "AS FESTAS CULTURAIS DAS REGIÕES BRASILEIRAS DURANTE OS MESES DE JUNHO E JULHO FESTAS, DANÇAS E CULINÁRIAS DO BRASIL"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)
(2)

AS FESTAS CULTURAIS DAS REGIÕES BRASILEIRAS DURANTE OS MESES DE JUNHO E JULHO

FESTAS, DANÇAS E CULINÁRIAS DO BRASIL

As festas e as danças sempre estiveram presentes nas atividades humanas como forma de expressão cultural. Assim, também costumam ser transmitidas de geração em geração, e muitas delas se modificam pelo encontro de diferentes povos e culturas. Entre as principais danças e festas brasileiras, estão:

• Caboclinho • Congada • Maracatu • Pastorinho • Quadrilha • Fandango • Forró • Folia de reis • Festas juninas • Procissões • Frevos/ carnaval.

(3)

Atividade 1

Você já participou ou costuma participar de alguma das danças ou festas descritas acima? Quais? ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ Leia o texto: FESTAS JUNINAS

A festa junina é um grande patrimônio cultural dos brasileiros. São animadas, coloridas, dançantes e repletas de comidas típicas. As festas chegaram ao país pela colonização portuguesa e logo foram incorporadas às populações indígenas e afro-brasileiras, ganhando um novo e brasileiro significado. Com o passar o tempo, o cristianismo ressignificou as festas, homenageando Santo Antônio, São João Batista e São Pedro, que são comemorados nos dias 13, 24 e 29 de junho.

Elas são cheias de símbolos característicos, como a fogueira, as bandeirinhas, os fogos de artifício e as quadrilhas, cada um com o seu significado. A fogueira é da tradição antiga e agradece pela fertilização da terra e pelas colheitas. Você sabia que cada santo junino tem um tipo diferente de fogueira? A de Santo Antônio é quadrada, a de São João é redonda e a de São Pedro é triangular.

Atividade 2

1) Quais são os símbolos das festas juninas?

_____________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ 2) Qual dia é comemorado o São João?

_____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ 3) Retire do texto acima, 3 (três) nomes próprios.

(4)

4) Forme frases com as palavras: brincadeiras, fogueira, quadrinhas.

1.______________________________________________________________________ 2.______________________________________________________________________ 3.______________________________________________________________________ 5) Temos 3 datas comemorativas no mês de junho.

Quais datas tem números pares?

________________________________________________________________________ Quais datas tem números ímpares?

6) Qual é o formato da fogueira de Santo Antônio? Faça um círculo na imagem que representa o formato da respectiva fogueira.

7) Na sua casa, possui alguma estrutura, objeto ou móveis com as formas geometricas representada acima? Caso tenha, escreva os nome e classifique sua forma geometrica. Ex.: Na minha casa tem geladeira, que representa a forma retângular.

________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________

(5)

VAMOS CONHECER UM POUCO DAS FESTAS JUNINAS NAS CINCO REGIÕES DO BRASIL!

Sul: no frio do Sul sempre tem fogueiras, pinhão e quentão para aquecer a festa. Bandeirinhas coloridas enfeitam escolas e as casas que festejam. Além do quentão e pinhão, típicos do Sul, tem doces de amendoim, milho, pipoca, cocada, canjica e arroz doce. E depois da quadrilha tem o casamento caipira!

Sudeste: no Sudeste não pode faltar milho verde, pamonha, quentão, pipoca, quadrilha e música sertaneja. As comemorações do Sudeste também envolvem casamento caipira, com encenações engraçadas. Todos vão com vestimentas típicas (estampas são floridas, xadrex e remendos) e rosto desenhado com pintinhas ou bigodes.

Centro-Oeste: tem música sertaneja, forró, desafio de rimas de violeiros e arroz de carreteiros. Como a região faz divisa com outros países, a festa é influenciada por outras culturas, como a do Paraguai, que leva para perto do forró a sopa paraguaia (uma espécie de bolo de queijo). As comidas típicas são: Maria Izabel, farofa de banana, caldo de feijão, escaldado, paçoca de pilão, pixé e revirado cuiabano. Um dos momentos mais marcantes é a lavagem dos santos, em que os participantes pedem proteção.

Norte: tem muita quadrilha, carimbó (dança típica da região), lendas e barracas com comidas, que sempre tem macaxeira, cuscuz, mungunzá, vatapá, tacacá, pudim e doces feitos a base de frutas da região amazônica. As pessoas se reúnem para conversar até o fogo apagar. Em Belém, Parintins e Manaus, comemora-se com a dança do boi-bumbá, que gira em torno da lenda de morte e ressurreição de um boi.

Nordeste: o Nordeste é o grande epicentro das festas! Tem milho, forró pé de serra, zabumba e muitos arraiais são organizados pela cidade, cheias de quadrilha! As pessoas enfeitam as casas com bandeirinhas coloridas e acendem fogueiras nas praças. Por ser uma região árida, o Nordeste agradece anualmente a São João Batista e também a São Pedro, pelas chuvas caídas nas lavouras.

Atividade 3

1) Escreva abaixo um tipo de comida típica das festas juninas de acordo com cada região brasileira:

(6)

Sudeste_________________________________________________________________ Centro-Oeste____________________________________________________________ Norte___________________________________________________________________ Nordeste________________________________________________________________

2) Quais são as comidas que você mais gosta nas festas juninas?

________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________

3) Identifique a região em que você mora e escreva ou ilustre com características das festas juninas (bandeirinhas, comidas, palavras, etc.).

a- Observando o mapa, qual é a maior região brasileira?

b- E a menor região?

(7)

c- Em que região do Brasil você nasceu?

________________________________________________________________________ Atividade 4

Leia o texto:

Olha pro céu

Olha pro céu, meu amor

Vê como ele está lindo

Olha pra aquele balão multicor

Como no céu vai sumindo

Olha pro céu, meu amor

Vê como ele está lindo

Olha pra aquele balão multicor

Como no céu vai sumindo

Foi numa noite igual a esta

Que tu me deste o coração

O céu estava assim em festa

Porque era noite de São João

Havia balões no ar

Xote, baião no salão

E no terreiro o teu olhar

Que incendiou meu coração

(8)
(9)

5) O que tem nas festas juninas?

_____________________________ _______________________________ _____________________________ _______________________________ _____________________________ _______________________________ _____________________________ _______________________________

¨6) Coloque em ordem alfabética as palavras abaixo:

Milho - Amendoim - canjica - pipoca - quentão - cocada - pastel - paçoca __________________________ __________________________

__________________________ __________________________ __________________________ __________________________ __________________________ __________________________

5) Como podemos ler no texto, a música “Olha pro céu” foi escrita a quatro mãos, por Luiz Gonzaga e José Fernandes. Use sua imaginação e escreva uma marchinha junina bem divertida ou paródia da música considerada por você a melhor marchinha de São João.

_____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________

(10)
(11)

Atividade 6

Pedro, Antônio e João

Com a filha de João, Antônio ia se casar,

Mas Pedro fugiu com a noiva, Na hora de ir para o altar

A fogueira está queimando, O balão está subindo, Antônio estava chorando, E Pedro estava fugindo,

No final desta história, Ao apagar-se a fogueira, João consolava Antônio, Que caiu na bebedeira.

Entendimento do texto 1) Com quem Antônio ia se casar?

___________________________________________________________________ 2) Quem fugiu com a noiva?

_________________________________________________________________ 3) Como ficou Antônio?

_____________________________________________________________________ 4) E Pedro, o que estava fazendo?

___________________________________________________________________ 3) O que Antônio fez no final da história?

___________________________________________________________________ 4) O que acha que significa “cair na bebedeira”?

___________________________________________________________________ _____________________________________________________________

(12)

5) Conte o que aconteceu com as suas palavras. ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ Atividade 7

1) Copie a cantiga abaixo, fazendo a separação das palavras.

___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ 2) Leia o texto silenciosamente e responda às questões.

Bolo de milho verde Ingredientes:

• 4 xícaras de milho verde (debulhado) • 1 e ½ xícara de açúcar

• 2 ovos de leite • 2 xícaras de leite • 1 coco pequeno Modo de preparo

1º - Bata o milho com 1 xícara de leite, peneire bem.

2º - Recoloque o líquido que tirou do liquidificador com a outra xícara de leite, os ovos e o açúcar. Bata bem e acrescente o coco ralado.

3º - Coloque em uma forma retangular o quadrada, untada e leve para assar em forno médio por 40 minutos ou até que doure em cima.

Agora responda 1) O texto acima é:

( ) Um bilhete ( ) Uma receita ( ) Um poema

2) Escreva o nome dessa receita.

________________________________________________________________

CAICAIBALÃOCAICAIBALÃOAQUINAMINHAMÃONÃOCAINÃONÃOCAINÃONÃOCAI

NÃOCAINA RUADOSABÃO.

(13)

3) Copie o nome de dois ingredientes dessa receita.

________________________________________________________________4) 4) Quantas xícaras de leite foram usadas para preparar essa receita?

________________________________________________________________ 5) Durante quantos minutos esse bolo deve ser assado?

________________________________________________________________ Atividade 8

Maricota precisa de um par para dançar quadrilha na festa junina da escola. Ela mandou um bilhete para o Joãozinho.

Agora, você irá escrever um bilhete, explicando para Maricota que Joãozinho não poderá ser o seu par, pois, ele se encontra doente.

Joãozinho

Venha dançar comigo na quadrilha da escola. A festa será no sábado, haverá muitos comes e bebes.

Ficarei muito feliz se você aceitar dançar comigo.

(14)

Mensagem.

O futuro faz parte de algo que nunca deixamos de ACREDITAR, de sonhar! Portanto, caros alunos, não deixem de ACREDITAR! Isso logo vai passar.

Tudo tem um propósito Divino, vamos entregar para Deus. ACREDITANDO que em breve estaremos todos juntos.

Que Deus esteja presente nos lares, nos corações de cada um de vocês.

Abraços. Referências http://blog.watercolors.com.br/dicas-e-curiosidades/festas-juninas-no-brasil/ https://www.lipitipi.org/2015/06/atividades-com-musica-junina-olha-pro.html https://onlinecursosgratuitos.com/30-mapas-do-brasil-para-colorir-e-imprimir/ https://www.youtube.com/watch?v=fzjwNhhTSg0

Equipe responsável pela elaboração do material: Professores e Gestores da Educação de Jovens e Adultos 1º segmento da: Escola Municipal Manoel

Referências

Documentos relacionados

Se não prosseguir os seus estudos vai receber um salário de 500€, 900€ e 1300 € no início do primeiro, do segundo e do terceiro período respetivamente. A Rosa Maria não

Os alunos que concluam com aproveitamento este curso, ficam habilitados com o 9.º ano de escolaridade e certificação profissional, podem prosseguir estudos em cursos vocacionais

Mesmo com a maioria dos centenários apresentando elevado percepção qualidade de vida, viu-se que o nível de atividade física e a média de número passo/dia, foram inferiores

1 — As empresas que oferecem redes de comunica- ções públicas ou serviços de comunicações eletrónicas acessíveis ao público são obrigadas a disponibilizar ao público, bem

O número de obras licenciadas na Região do Norte sofreu uma variação homóloga de -9,6% no 1º trimestre de 2014, resultado que compara com -12,0% no trimestre anterior. Ainda

SÃO EXEMPLOS: MITOS, LENDAS, BRINCADEIRAS, CANTIGAS, DANÇAS, FESTAS E DEMAIS COSTUMES QUE SÃO TRANSMITIDOS DE GERAÇÃO PARA GERAÇÃO, GERALMENTE DE UMA PESSOA PARA

Partindo desses dois trechos do Leviatã, pode-se chegar à conclusão de que para Hobbes o bem e o mal são objetos de disputa, sendo que essa disputa encerrar-se-ia com

Assim como Jesus foi colocado numa manjedoura, lugar de alimento, para ser o Pão da Vida e saciar nossa sede e fome de justiça, que possamos desfrutar de tão grande privilégio – o