• Nenhum resultado encontrado

O CALENDÁRIO ESCOLAR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O CALENDÁRIO ESCOLAR"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

O CALENDÁRIO

ESCOLAR

GUIA PEDAGÓGICO E

DE ACTIVIDADES

      REF. 30155   Direcção Técnica: Celso Crespo Bejarano Psicólogo

É proibida a reprodução total ou parcial 

 

Não recomendado a menores de 36 meses por conter elementos susceptíveis de serem soltos e possivelmente ingeridos. Guarde estas informações e os dados do fabricante.



INTERDIDAK, S.L. Av. Pobla de Vallbona, 34 46183 LA ELIANA www.akros.org

(2)



1. CONTEÚDO

- UM PAINEL METÁLICO devidamente ilustrado para O CALENDÁRIO ESCOLAR. - QUATRO DESENHOS ILUSTRADOS representando cada uma das 4 ESTAÇÕES DO ANO - DEZASSEIS DESENHOS-PUZZLE com os quais é possível compor qualquer PAISAGEM

CLIMATÉRICA.

- 10 VINHETAS de ACTIVIDADES ESCOLARES

- TRINTA E UMA FICHAS NUMERADAS de 1 a 31: os DIAS DO MÊS (+ 4 anónimas) - VINTE E DUAS FICHAS para compor O ANO, até 2021. (+ 3 anónimas)

- TRÊS PEÇAS RECTANGULARES VERDES DE PLÁSTICO para colocar sob o cartão com data para indicar o DIA DO MÊS.

- DUAS SETAS DE CARTÃO AZUL para indicar o DIA DA SEMANA na parte superior do Calendário

- DUAS SETAS DE CARTÃO VERMELHO para indicar a TEMPERATURA no termómetro - DUAS SETAS DE CARTÃO AMARELO para indicar o MÊS no CÍRCULO DAS ESTAÇÕES. - DUAS SECÇÕES CIRCULARES DE CARTÃO AZUL para marcar a ESTAÇÃO no CÍRCULO

DAS ESTAÇÕES.

- TRÊS PEÇAS RECTANGULARES VERMELHAS DE PLÁSTICO para colocar no Calendário sob os cartões, com o número correspondente ao dos DIAS FESTIVOS.

- UM GUIA PEDAGÓGICO E DE ACTIVIDADES - UMA BOLSA DE ÍMANES AUTOCOLANTES

 

2. INSTRUÇÕES DE PREPARAÇÃO E DE UTILIZAÇÃO

A) PAINEL MAGNÉTICO

Deverá ser colocado em local visível e a uma altura que permita a sua utilização por parte dos alunos. O seu verso permite a utilização do painel como suporte para qualquer jogo magnético.

AVISO: Este painel não permite a escrita com NENHUM TIPO de marcador.

B) ÍMANES AUTOCOLANTES

Retire o papel protector e cole-o nas zonas em branco no verso das peças, utilizando o tamanho de íman de acordo com o da zona correspondente.

(3)

IDADE

A partir dos QUATRO ANOS, PODENDO-SE PROLONGAR, devido ao seu conteúdo, até aos DEZ ou DOZE ANOS. As actividades indicam a idade aproximada para cada uma delas.

OBJECTIVOS PSICO-PEDAGÓGICOS

Aprender os DIAS DA SEMANA, os MESES, AS ESTAÇÕES DO ANO, a sua duração, o início e o fim.

Trabalhar múltiplos aspectos referentes à OBSERVAÇÃO DA NATUREZA e aos FENÓMENOS ATMOSFÉRICOS, incluindo diversas variáveis relacionadas com os mesmos: a temperatura, a roupa, etc.

NOÇÕES TEMPORAIS, ontem – hoje – amanhã; antes – agora – depois, manhã – meio-dia – tarde.

NOÇÕES DE QUANTIDADE, escala numérica de 1 a 31 ou até 40 com o termómetro.

CONCEITO DE ESPAÇO, cima – baixo, direita – esquerda, um lado – outro lado, a meio, no centro, entre, etc.



4. ACTIVIDADES

Este CALENDÁRIO poderá ser utilizado diariamente na aula em várias ACTIVIDADES. Propomos a seguinte SEQUÊNCIA:

1. Formar o CALENDÁRIO no princípio do mês.

2. Averiguar a DATA localizando o dia da semana e do mês no calendário e o mês no Círculo das Estações.

3. Localizar a ESTAÇÃO no Círculo das Estações e colocar o desenho correspondente no seu quadrado.

4. Configurar o desenho do TEMPO ATMOSFÉRICO no seu quadrado. 5. Indicar a TEMPERATURA no termómetro.

6.

Elaborar o HORÁRIO DE ACTIVIDADES.

Para cada um destes aspectos propõem-se diversas ACTIVIDADES. A título orientativo indica-se na parte esquerda de cada actividade a idade recomendada para a sua realização.

O MÊS

O mês poderá ser trabalhado fundamentalmente de duas formas: 1/ COMPONDO-O INTEIRAMENTE no primeiro dia de cada mês.

+5 * Com os números desordenadamente distribuídos no quadro ou repartidos pelos meninos, cada aluno irá pegar num número e colocá-lo no seu lugar, começando pelo dia um.

Uma vez formado o calendário e conhecida a data actual, poderão realizar-se diversas actividades: +5 * Contar os dias do mês que já passaram.

(4)

2/ ADICIONANDO CADA DIA ao cartão correspondente de forma a completar o calendário ao longo do mês.

+4 * Todas as manhãs, um aluno colocará no calendário o número correspondente ao dia.

+5 * Para realçar os dias de festa, colocar-se-á o rectângulo vermelho de plástico sobre o quadrado correspondente do painel e colocando por cima o cartão do dia.

+4 * A construção do calendário será aproveitada para utilizar os conceitos temporais de ontem, hoje e amanhã.

A DATA

+4* O professor ou um aluno, conforme o caso, colocará a SETA AZUL na parte superior do painel, de forma a indicar O DIA DA SEMANA. O DIA DO MÊS será realçado colocando A PEÇA VERDE RECTANGULAR DE PLÁSTICO sob o cartão correspondente. O MÊS poderá ser visto no círculo das estações. Para o ANO usam-se os cartões com NÚMEROS VERMELHOS.

+4* É muito importante a utilização de expressões como: ONTEM, HOJE, AMANHÃ, fazendo perguntas como: O que fizemos ONTEM ou ANTEONTEM, que dia foi ONTEM..., que dia é AMANHÃ..., quando foi SEGUNDA-FEIRA ou TERÇA-FEIRA...

+5* Uma vez formado o dia no quadro, os alunos poderão escrevê-lo no seu caderno. Assim que os alunos conhecerem os dias poderão realizar-se diversas actividades:

+3 * Com os alunos em círculo, o professor poderá perguntar quem faz anos naquele dia e quantos anos faz, podendo ainda realizar outras actividades:

+4 * Contar os anos que tem com os dedos ou utilizando tantos lápis, varas ou bolinhas como o número de anos do aluno.

* Criar grupos de alunos de acordo com a sua idade: A mesma idade, os que têm mais um ano e os que são um ano mais novos.

* Contar o número de meninos e meninas de cada grupo. * Trabalhar conceitos de quantidade: MAIS, MENOS, IGUAL.

AS ESTAÇÕES DO ANO

Neste quadrado colocar-se-á o desenho correspondente à estação do ano em que nos encontramos. +5 * No início de cada estação os alunos poderão falar das características mais importantes e

seleccionar o desenho correspondente, comentando de seguida o seu conteúdo.

* Quando são realizadas actividades sobre o tempo atmosférico, relacionar-se-á a estação decorrente e o tempo que faz nessa estação.

O CÍRCULO DAS ESTAÇÕES

Este círculo contém duas rodas, uma no exterior dividida em 12 partes, uma para cada MÊS, juntamente com o seu número de sequência, e uma no interior, dividida em quatro: As Estações. Os quadros dos meses e das estações estão colocados de forma a haver correspondência entre ambos.

Usa-se uma SECÇÃO CIRCULAR AZUL que deverá ser colocada de forma a que se possa ler no seu interior o nome da estação. A SETA AMARELA deverá ser colocada em contacto com esta última secção circular, assinalando o MÊS correspondente.

Existem alguns conceitos referentes à passagem das estações que é conveniente os alunos saberem: - A data de início de cada estação:

PRIMAVERA: 21 de Março. VERÃO: 21 de Junho. OUTONO: 21 de Setembro. INVERNO: 21 de Dezembro.

(Uma vez que as datas variam de acordo com o ano em questão, consideramos esclarecedor, a este nível, unificá-las para o dia 21. Cabe ao professor realizar este exercício segundo o seu critério).

(5)

SOLSTÍCIO DE VERÃO: 21 de Junho. O dia mais longo e a noite mais curta. SOLSTÍCIO DE INVERNO: 21 de Dezembro. O dia mais curto e a noite mais longa. EQUINÓCIO DE PRIMAVERA: 21 de Março. Dia e noite com a mesma duração. EQUINÓCIO DE OUTONO: 21 de Setembro. Dia e noite com a mesma duração.

+5 * No início de cada MÊS ou em qualquer momento do mesmo, o professor ou o aluno colocará a seta amarela indicando o mês em questão.

+5 * No início de cada estação, o professor ou um aluno poderá marcar no calendário o dia em que esta começa, utilizando um rectângulo vermelho de plástico.

+6 * Ao olhar para o círculo, os alunos podem dizer quais os meses de cada estação.

+6 * Depois do professor ou de um aluno dizer o nome de um mês, outro aluno deverá dizer a que estação este pertence e vice-versa.

O TEMPO ATMOSFÉRICO

Este DESENHO-PUZZLE irá sempre formar-se JUNTANDO DUAS PEÇAS que correspondam à paisagem climatérica desejada. A razão para a utilização de dois desenhos é a grande variedade de situações lógicas e não lógicas que se podem criar.

+3 * Os alunos pensarão sobre como estava o dia de manhã ao chegar à escola, tentando compor o mesmo no quadro.

+3 * Antes de qualquer alteração climática, os alunos olharão para exterior, tentando depois representar a nova situação no quadro.

+4 * Independentemente do tempo que fizer, o professor deverá incentivar os alunos a inventar e a colocar em papel as diferentes situações climatéricas RACIONAIS e IRRACIONAIS, comentando de seguida as mesmas.

+4 * Poderão trabalhar-se CONCEITOS TEMPORAIS fazendo os alunos recordar o tempo que estava no dia anterior, de manhã, etc.

+6 * Cria-se uma paisagem e, de seguida, pergunta-se quando é que o tempo esteve assim. O TERMÓMETRO

Cada dia colocar-se-á a SETA VERMELHA indicando a temperatura aproximada.

As actividades com o termómetro são adequadas para trabalhar a escala numérica de 0 a 40. +5 * Sabendo qual a temperatura em questão, o aluno irá assinalar a mesma usando a seta vermelha. +7 * Caso não esteja disponível um termómetro real que nos diga a temperatura exacta, incentiva-se os

alunos a tentarem adivinhar qual a temperatura aproximada do dia.

+6 * Um menino dirá uma determinada temperatura, outro deverá indicar a mesma no termómetro. +7 * Um menino inventará uma temperatura, assinala-la no termómetro e dirá se corresponde a um

ambiente frio, quente, etc.

+7 * Pedir-se-á a um menino que indique no termómetro uma temperatura muito quente ou fria, etc. +7 * Um aluno indicará no termómetro uma temperatura relacionada com a representação climatérica do

desenho do tempo atmosférico.

+6 * Antes de indicar uma temperatura inventada, um aluno comporá uma paisagem com fenómenos atmosféricos adequados à mesma.

+6 * Um aluno deverá dizer e, de seguida, indicar no termómetro a temperatura do dia de ontem, a dessa mesma manhã ou a de antes do recreio, etc.

(6)

O HORÁRIO DE ACTIVIDADES

Nos quadrados da parte inferior do calendário poderão colocar-se as VINHETAS DE ACTIVIDADES ESCOLARES, para a manhã ou para a tarde, configurando diariamente o Horário de Actividades da Aula. As vinhetas reflectem as seguintes actividades:

- JOGOS puzzle, jogo de cubos - MATEMÁTICAS ábaco e contas de somar - LEITURA-ESCRITA caderno com letras

- PINTURA marcadores de cores e folha com vaso de flores - TEATRO teatro de marionetas

- TRABALHOS PLÁSTICOS tesouras para cortar uma folha - GINÁSTICA menina com os braços cruzados, arco - MÚSICA flauta e tambor

- CONVERSAÇÃO meninos sentados em semicírculo - RECREIO meninos a jogar à bola

(7)

Referências

Documentos relacionados

Este estudo propôs analisar a relevância do calçado esportivo e sua relação com os diferentes tipos de pisadas, observando o índice do arco plantar para classificar o tipo de

Para esse trabalho foram compilados dados de diversas fontes: Gastos com saúde (Organização Mundial da Saúde); Gastos tributários com saúde incluindo Bases efetivas (Receita

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

A amplitude da passada não se mostrou significativamente diferente nas duas corridas, já a freqüência da passada houve uma diminuição significativa dos 50 para os

Durante os nove meses de estágio trabalhei maioritariamente no projeto do novo estudo hospitalar, juntamente com a equipa do Project Management Office Hospitalar

ed è una delle cause della permanente ostilità contro il potere da parte dell’opinione pubblica. 2) Oggi non basta più il semplice decentramento amministrativo.

Considerando a importância dos tratores agrícolas e características dos seus rodados pneumáticos em desenvolver força de tração e flutuação no solo, o presente trabalho

A simple experimental arrangement consisting of a mechanical system of colliding balls and an electrical circuit containing a crystal oscillator and an electronic counter is used