• Nenhum resultado encontrado

Informativo Rotário N 8 - FEVEREIRO DE SANTA CATARINA - BRASIL - Paz e Prevenção e Resolução de Conflitos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Informativo Rotário N 8 - FEVEREIRO DE SANTA CATARINA - BRASIL - Paz e Prevenção e Resolução de Conflitos"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Informativo Rotário N° 8 - FEVEREIRO DE 2017 - SANTA CATARINA - BRASIL - www.rotary4650.org.br

Paz e Prevenção e Resolução de Conflitos

Nós da família rotária, podemos,

mesmo de maneira muito simples, promover a paz. O Rotary nos ajuda a atender à necessidades básicas dos menos das populações caren-tes, através do fornecimento de assistencia médica, saneamento, alimentação e, principalmente, educação, onde e quando preciso. Ele também ajuda a suprir necessi-dades internas através de amizades, conexão e afeto.

Nossos Clubes têm números projetos de ajuda humanitária em h o s p i t a i s , A PA E , C o r p o d e Bombeiros e escolas, etc, num esforços que nossos companheiros fazem para ajudar a comunidade a se desenvolver e diminuir os confli-tos da comunidades. Outra coisa boa são os NRDC que ajudam as comunidades no auto desenvolvi-mento. Precisamos doar nossas capacidades para diminuir as diferenças sociais.

E o Rotary nos ajuda a promover a paz da maneira mais tradicional: trabalhando para reduzir as causas de conflitos. Ele constrói pontes de amizade e tolerância para unir pessoas e nações, ajudando-nos a compreender uns aos outros.

Hoje com as notícias que nos chegam de muitos conflitos, em várias partes do mundo com a fuga em massa de refugiados, principal-mente, na África e Oriente Médio, nos leva a refletir sobre a necessida-de necessida-de uma ação mais efetiva e intensa de mediadores e profissiona-is especializados na resolução de conflitos. Por isso é importante, que

indiquemos jovens idealistas para serem selecionados como bolsistas para a Paz, numa das universidades onde a Fundação Rotária financia os custos.

Através do servir no rotary, aprendemos que o conceito de cooperação é mais produtivo do que o de conflitos. Aprendemos a dar valor aos outros, vendo-os como seres humanos que possuem pontos fortes e fracos. Aprendemos que cada um de nós tem algo a oferecer e algo a ensinar. Para mim, dar de si antes de pensar em si é mais do que apenas um lema. É um estilo de vida que se torna apenas um lema. É um estilo de vida que torna nossa existência mais rica e significativa. Dar de si antes de pensar em si permite que concentremos nossas energias no que realmente importa. Colocamos o bem coletivo acima do nosso próprio bem. Damos priorida-de às necessidapriorida-des do próximo e não aos nossos próprios desejos. O Brasil não está em guerra, porém a nossa violência interna é bem maior, quantas vidas são ceifadas diaria-mente no nosso trânsito, quantos

assaltos, drogas; nosso país produz um resultado negativo maior que algumas guerras. A mídia diariamen-te reclama do Estado, maior eficiên-cia, mas o que cada um de nós está fazendo?

Não podemos ser egoísta, temos que enxergar as necessida-des dos outros como mais importan-tes do que as nossas próprias. Quando concentramos nossas energias em um objetivo que benefi-ciará a todos, tudo muda. Através de projeto de Subsídios Distritais e Globais, poderemos atender as necessidades de um número maior de pessoas de uma comunidade. Já temos bom exemplo, em muitos Rotary Clubes do distrito 4650, neles podemos nos espelhar. Por sinal, estamos celebrando o Centenário da Fundação Rotária e dia 23 de fevereiro o Rotary celebrará 112 anos de existência, com grande relaizações pelo mundo.

Hoje o mundo é globalizado, o que acontece de bom aqui vai repercutir em algum lugar do plane-ta, também o que de ruim acontece por aqui pode ter consequência no outro extremo, por isso, precisamos unir esforços para acabar com a Pólio, não esquecendo de novas doenças que se proliferam pelo globo terrestre. Lembrando que nosso Lema, tem muito a ver, Rotary a Serviço da Humanidade. Fraternal abraço a todos..

Jaime Luiz Visentainer Governador do Distrito 4650

do Rotary International

Distrito 4650

®

(2)

Tx as Casa da Amizade, que 2017 seja muito promissor.x

Fraternal abraço.

Ivana Tomazelli Visentainer Coordenadora Distrital

2016/2018.

11/02 - GATS na Associação Ind e Com de Timbó (a

confirmar o local ),

18/02 - reunião do Colégio de Governadores em Piçarras

04/03 - TEDS ( equipe distrital) em Rio dos Cedros

(Jaime está vendo disponibilidade do local)

18/19 - PETS em São Bento do Sul,

25 e 26 de março ODINC (Olimpíada Distrital dos Interact

Club) no Distrito de Vila Itoupava, Blumenau,

29/04 - Assembléia Distrital em Ascurra

De 19 a 21/05/2017, 57º Conferência Distrital - Local:

Parque de Eventos em Rio dos Cedros.

Distrito 4650 ®

Já são mais de 400

brasileiros inscritos!

Não perca esse magnífico

evento rotário e a

oportunidade de interagir

com Rotarianos do

mundo todo.

10 a 14 de junho de 2017

Atlanta, EUA

Acesse

http://www.riconvention.org/pt/atlanta

(3)

MENSAGEM DO PRESIDENTE

ROTARY – PAZ E PREVENÇÃO / RESOLUÇÃO DE CONFLITOS

Trabalhando com ONU pelo desenvolvimento sustentável

JOHN GERM

MENSAGEM DO DIRETOR

JOSÉ (BIRA)

O Rotary fará 112 anos em 23 de fevereiro. É espantoso ver o quanto o mundo, e o Rotary, mudaram desde que o Paul Harris e mais três amigos deram origem à organização em Chicago, nos idos de 1905.

Algumas coisas são fáceis de se comparar entre hoje e o mundo de então. As mudanças foram vertiginosas no campo da medicina, tecnologia e sociedade em geral. Se colocarmos lado a lado um mapa mundi atual e um de 1905, veremos muita diferen-ça. Ao contrário, não podemos comparar o real com o que poderia ter sido, simplesmen-te pela inexistência de dados. Em outras palavras, não dá para comparar o mundo de hoje com o que ele seria se o Rotary não existisse.

Foram muitos os desafios enfrentados pela organização nestes 112 anos. Tratamos conflitos com ações de paz, e pobreza com educação. Tratamos a falta de saúde básica com projetos de pequeno e grande portes; indo do fornecimento de equipamentos a clínicas em pequenos vilarejos à ambiciosa iniciativa para erradicar a paralisia infantil.

Jamais saberemos como o mundo

seria sem o Rotary, sem Rotary Clubs em praticamente todos os países, sem pessoas que não quisessem se juntar a nós.

O que posso é dizer com absoluta certeza que o mundo é um lugar bem melhor do que seria graças ao Rotary, e que o Rotary aumenta em força e poder por causa de você.

O mundo precisa do Rotary agora mais do que nunca. Precisa da nossa coragem, otimismo e idealismo. Precisa da nossa voz de tolerância, coooperação e esperança. Precisa de uma organização como a nossa, que provou que pessoas de todos os países e culturas podem trabalhar num clima de amizade e juntas chegarem ao sucesso.

Nenhum de nós conhece plenamente o impacto das nossas ações. Nenhum de nós conhece os efeitos que virão do que fizermos e dissermos, das decisões que tomarmos, das oportunidades que agarrarmos e das que deixarmos passar. Mas todos nós sabemos que quando plantamos o bem, colheremos o bem; quando escolhemos Dar de Si Antes de Pensar em Si, o caminho que seguirmos será feliz.

O futuro é misterioso e não se revela antes do tempo. Ninguém consegue prever

com exatidão o que está por vir, porém, eu tenho fé no meu Rotary e nos rotarianos, de que com o passar de cada ano faremos do mundo um lugar melhor por meio de um Rotary a Serviço da Humanidade.

JOHN GERM

PRESIDENTE DE 2016-17 ROTARY CLUB DE CHATTANOOGA TENNESSEE, EUA

O total de refugiados no final de 2015 atingiu 65,3 milhões, ou seja uma em cada 113 pessoas do planeta Terra, de acordo com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR). Esse número preocupante representa um aumento de 5,8 milhões em relação ao ano anterior. A agência para refugiados da ONU informa que o número de pessoas desloca-das por conflitos é o mais alto da história, superando até mesmo os dados da II Guerra Mundial, quando dezenas de países dos cinco continentes se envolveram no mais devastador embate bélico da humanidade.

Esse número assustador de pessoas tem sido deslocado de seus países em decorrência de conflitos armados ou perseguição. Entre as vítimas de conflitos armados, a maioria são civis e desses uma grande parte são crianças. O Papa Francisco, preocupado com essa situação, tem orado pela Paz Mundial em várias ocasiões e feito apelo às lideranças mundiais para que encontrem o caminho da paz.

A nossa Fundação Rotária tem incentivado projetos humanitários, bolsas de estudos e outras campanhas, treinando líderes jovens e adultos para prevenir e mediar conflitos, e ajudar refugiados que deixaram seu país por causa da guerra que

tem ceifado milhares de pessoas. Nós também realizamos projetos que abordam as raízes dos conflitos, como pobreza, desigualdade, tensões entre grupos étnicos, falta de acesso à educação e escassez de recursos.

Rotarianos de todo o mundo estão se juntando a esses esforços e entrando em ação em favor da paz mundial. É muito importante que haja esse esforço conjugado para ajudar a promover a paz, principalmen-te apoiando os Centros Rotary pela Paz, as Bolsas Rotary pela Paz e conhecendo mais de perto o Grupo Rotarianos em Ação pela Paz.

P o r s e u t u r n o , o C o n s e l h o d e Curadores da Fundação Rotária definiu uma m e t a p a r a a I n i c i a t i v a “ D o a ç õ e s Extraordinárias para os Centros Rotary pela Paz”, que é conseguir US$150 milhões em contribuições e compromissos de doação até junho de 2017. Os fundos terão o objetivo de garantir a continuidade das Bolsas Rotary pela Paz no futuro. Assim, será possível manter até 100 bolsistas selecionados anualmente para participar do programa de mestrado ou aperfeiçoamento profissional em uma de nossas universida-des parceiras, estudando as causas de conflitos e explorando soluções inovadoras.

Em apenas uma década, mais de 900

bolsistas se formaram nos Centros e estão seguindo carreira em campos relacionados à paz. Muitas vezes, eles acabam assumin-do posições de liderança em governos, ONGs, forças armadas e organizações internacionais, como Nações Unidas e Banco Mundial.

O Rotary não cessa de trabalhar nesse sentido, consciente de que a paz poderá ser alcançada através da interação harmoniosa entre as nações. E o Rotary pode exercer uma grande influência sobre a governabili-dade do mundo, pois como disse Paul Harris não será utopia o ideal rotário da Paz Universal e o Rotary tem demonstrado que é sobretudo uma organização pacifista, que sempre trabalhou pela Paz.

José (Bira) Ubiracy Silva DIRETOR DE 2015-17 Para fazer comentários e sugestões

sobre esta coluna, escreva para joseubiracy@ebge.com.br.

(4)

Distrito 4650 ®

Colaborar para o avanço da Paz, Prevenção e Resolução de Conflitos é um dos mais importantes aspectos dos serviços do Rotary International. Como membros de uma organização mundial, os rotários encontram-se numa posição privilegiada de poder disseminar a boa-vontade no seu país e fora dele.

Como já dizia Paul Harris, fundador do Rotary International: “Para promover a compreensão mundial, precisamos consciencializar um grande número de pessoas – rotários e não-rotários– e esta tarefa não pode ser realizada individualmente”. E, para comemorar o m ê s d a P a z e d a P r e v e n ç ã o e Resolução de Conflitos nada melhor do que criar consciência sobre a história do Rotary, divulgando os seus trabalhos.

Compartilhan do os sucessos do seu clube, estará contribuindo para que a imagem do R o t a r y s e j a r e s p e i t a d a e reconhecida pela c o m u n i d a d e . Além disso, para

assegurar a existência de futuras gerações de rotários, o trabalho de promoção do Rotary deve ser realizado também entre os jovens.

No dia 23 de Fevereiro, aniversário do Rotary, comemora-se também o dia da Paz, Prevenção e Resolução de C o n fl i t o s . To d o s o s C l u b e s s ã o incentivados a planear eventos para

marcar o aniversário de 112 anos do Rotary. Nessa ocasião, todos os clubes devem prestar reconhecimento e dar destaque ao trabalho do Rotary em prol da Compreensão, da Amizade e da Paz Mundial!

#PazPrevençãoResoluçãoDeConflitos #RotaryInternational112Anos

Revelado por Ian Riseley à próxima turma de governadores eleitos e demais participantes da Assembleia, O Rotary Faz a Diferença é o lema que nos guiará em 2017-18

O presidente eleito do Rotary International, Ian Riseley, defende que a preservação do meio ambiente e o combate a ações que provocam mudanças climáticas são vitais à

sustentabilidade dos nossos projetos. Riseley, que é contador e associa-do associa-do Rotary Club de Sandringham, na Austrália, revelou seu lema para 2017-18, O Rotary Faz a Diferença, aos p a r t i c i p a n t e s d a A s s e m b l e i a Internacional em San Diego, EUA.

“ A d e g r a d a ç ã o a m b i e n t a l e mudanças climáticas são ameaças reais para todos nós,” afirmou Riseley. “As populações mais vulneráveis sentem de forma brutal o impacto causado por estes fenômenos, pessoas com as quais temos a maior responsa-bilidade. Apesar de graves, as questões que envolvem o meio ambiente rara-mente constam da agenda de serviços do Rotary.”

O Painel de Alto Nível Sobre Ameaças, Desafios e Mudanças da O N U c l a s s i fi c o u a d e g r a d a ç ã o ambiental como uma grande ameaça ao nosso futuro.

“Já passou o tempo em que a sustentabilidade do meio ambiente era

assunto que o Rotary podia deixar de lado. Este assunto é da nossa respon-sabilidade e deve ser também da responsabilidade de todos,” disse Riseley de forma veemente.

O presidente eleito desafiou os Rotary Clubs a fazerem a diferença plantando uma árvore para cada um dos seus associados entre o início do ano rotário, em 1 de julho, até o Dia Internacional da Terra, em 22 de abril de 2018. Como é sabido, as árvores retiram do ar o dióxido de carbono e outros gases causadores do efeito estufa, desacelerando o aquecimento global.

“Espero que o resultado do nosso trabalho vá muito além do impacto ambiental positivo que causaremos plantando 1,2 milhão de árvores,” disse Riseley. “Quero crer que a partir de agora todos no Rotary se conscienti-zem da nossa responsabilidade não apenas com a população mundial, como também com o nosso planeta.”

Mês da Paz, Prevenção e Resolução

de Conflitos e Aniversário do Rotary

O Rotary Faz a Diferença é o

(5)

Distrito 4650 ®

Presidente do Rotary Club de Rio do Sul companheiro Osmar Heinrich repassou ao Presidente do Rotaract, Bruno Cordeiro da Rocha o valor de R$ 228,00, valor este referente comissão de venda das Rifas do Distrito.

Foto ocial do Governador Eleito Helvino Wilsmann e esposa Nelsi com o presidente eleito Ian Riseley e sua esposa

Rotary Club Joinville Cidade das Flores, sua presidente é a Nilce do Carmo Campos. Festiva de comemoração ao mês no calendário rotário dedicado aos Serviços Prossionais onde em 31/01 foi homenageada a prossional Terezinha Ledoux (mulher no centro da foto 1)da área de educação e companheira da Casa da Amizade há 28 anos atuando nesta entidade como voluntária Coordenando cursos e sendo Professora. O casal GD Jaime e CD Ilvana abrilhantaram o evento. E as companheiras da ASR de Joinville e o Presidente do RC de Joinville Gerson também marcaram presença.

(6)

Distrito 4650 ®

San Diego, USA - Assembleia International Governadores 2017-18 dos 38 Distritos de Rotary International do Brasil e seus cônjuges já se encontram em San Diego para dar início a Assembleia Internacional, a qual naliza os treinamentos destinados a função de Governador(a) Distrital!!! #AssembleiaInternacionalSanDiego #ROTARY2017 Governador Eleito Helvino Wilsmann e esposa Nelsi

(7)

Piçarras: Daniel Fabrício Mathias Pinto São Bento do Sul - Cidade dos Móiveis: João Luiz Gross

FREQUÊNCIA

Distrito 4650 ®

METAS

Total de Associados FUNDAÇÃO ROTÁRIA - ATÉ 31/12/2016 - US$ Rotário

01 de julho de 2016 31/12/16(*) Aumento ou perda real Fixada (**) Rotary Clubs Dif. Metas Fundo Anual Realizado Fundo Perman. Pólio Plus Reuniões Fundo Anual Pólio Plus 29 29 0 1 51,72% 7,58 7,58 Araquari 9 12 3 19 19 0 60 59 -1 2 61,48% 5,00 5,00 36 36 0 2 64,47%

Blumenau - Flores de Ipê 23 23 0 2 76,09% 950,53 110,00

25 18 -7 18,68

31 34 3 2 89,71%

31 31 0 2 92,42% 801,52

19 19 0

21 21 0 1 80,95% 17,20

Blumenau - Victor Konder 18 -18 2 69,05%

23 23 0

E-Club Jaraguá do Sul 10 13 3 2 62,64% 50,65 31,21

Garuva 17 19 2 7 12 5 3 88,89% 11,39 3,03 19 20 1 24,24 24,24 42 44 2 1 66,67% 4.674,50 38 40 2 2 69,06% 2.180,00 121,21 26 26 0 2 65,91% 27,27 54,54 23 23 0 1 60,87% 23,12 16 16 0 2 72,22% 40,52 30 31 1 26 28 2 1.293,00 4.018,35 29 28 -1 4 82,41% 56,00 56,00 17 16 -1 2 96,88% 1.958,48 32,12 17 17 0 2 88,24% 16 16 0 14,98 23 28 5 1 71,43% 20 20 0 2 87,50% 1.000,00 20 20 0 Joinville - Sul 12 12 0 2 93,75% 5,12 10 0 -10 17 17 0 483,76 10 15 5 3 91,67% 630,30 24 23 -1 2 82,04% 650,00 2.050,00 14 14 0 13 16 3 55 55 0 1 66,67% 2.984,43 17 18 1 2 78,95% 19 19 0 11,20 31 31 0 1 100,00% 22 22 0 2 90,91% 23 23 0 24 24 0 10,00 10,00 Salete - Geração 16 16 0 3 81,25% 10,00 10,00 25 24 -1 3 80,09% 320,50 26,50 27 28 1 2 85,78% 14 15 1

São Bento do Sul-Serra Alta 19 15 -4 1 66,67%

São Francisco do Sul 10 10 0

20 23 3 3 96,83% 1.003,03 3,03 57 57 0 2 73,05% 4.151,32 65,61 34 32 -2 489,33 22 22 0 2 90,91% 17,72 Distrito 4650 1288 1272 -16 23.926,49 6628,42 Joinville - Norte Joinville - Pirabeiraba Blumenau - Fortaleza Blumenau - Garcia Blumenau Blumenau - Açu Hermann Blumenau Blumenau - Verde Vale

Corupá

Gaspar

Pouso Redondo

São B. do Sul Cid. Móveis

Taió Joinville - Colon Blumenau - Norte

São Bento do Sul - Oxford

Timbó - Pérola do Vale Trombudo Central Salete

São Bento do Sul

Timbó 01 de julho de 2016 31/12/16(*) Aumento ou perda real Fixada (**) Jaraguá do Sul Guaramirim Rotary Clubs Agronômica Ascurra - Centro Indaial Rodeio Blumenau - Oeste

Joinville- Cidade Das Flores

Massaranduba Navegantes Presidente Getulio Rio do Sul Penha Rio Negrinho Joinville - Leste

Rio do Sul - Centenário

Rio Negrinho - Cimo Piçarras

Jaraguá do Sul - Vale do Itapocu

Dif.

Joinville

Rio dos Cedros Joinville - Manchester

Metas Fundo Anual

Realizado Indaial - Nações Indaial - Palmeira Itapoá Fundo Perman. Pólio Plus Reuniões

Referências

Documentos relacionados

SIMULAÇÃO MONTE CARLO PARA O TRÁFEGO DE PEDESTRES OBSERVADOS COMO UM FLUÍDO NÃO CONVENCIONAL.. Marina

Foram desenvolvidas duas formulações, uma utilizando um adoçante natural (stévia) e outra utilizando um adoçante artificial (sucralose) e foram realizadas análises

Diante das consequências provocadas pelas intempé- ries climáticas sobre a oferta de cana-de-açúcar para a indústria, a tendência natural é que a produção seja inferior

A direção dos Serviços Farmacêuticos Hospitalares (SFH) fica sempre a cargo de um farmacêutico. São várias as funções desempenhadas pelo FH no decorrer da sua atividade

Desta maneira, observando a figura 2A e 2C para os genótipos 6 e 8, nota-se que os valores de captura da energia luminosa (TRo/RC) são maiores que o de absorção (ABS/RC) e

ao setor de Fisiologia Vegetal do Departamento de Biologia da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Minas Gerais, com clones pertencentes ao Instituto Agronômico de Campinas

Atualmente os currículos em ensino de ciências sinalizam que os conteúdos difundidos em sala de aula devem proporcionar ao educando o desenvolvimento de competências e habilidades

c) em caso de empate entre as microempresas ou empresas de pequeno porte, será realizado sorteio entre elas para que se identifique aquela que primeiro poderá