• Nenhum resultado encontrado

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTOR NA MODALIDADE PRODUTO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTOR NA MODALIDADE PRODUTO"

Copied!
21
0
0

Texto

(1)

Ministério da Educação – MEC

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES

TÍTULO DO PROJETO: Aperfeiçoamento institucional com vistas à melhoria dos programas, processos, projetos e procedimentos organizacionais contribuindo, assim, para o alcance da eficiência, eficácia e efetividade na gestão da pós-graduação e na formação de professores da educação básica.

CÓDIGO DO PROJETO: 914BRZ1144.2 - CAPES

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTOR

NA MODALIDADE PRODUTO

(2)

2 1. UNIDADE DEMANDANTE: Diretoria de Relações Internacionais – DRI/CAPES.

2. VINCULAÇÃO DO PROJETO AO ACORDO GERAL

Resultado 1: Aprimoramento das normas, processos e rotinas organizacionais com vistas à racionalização e padronização dos procedimentos de gestão, levando a um cenário de gestão pública mais eficiente e eficaz, com impacto direto nas rotinas e procedimentos das diretorias.

Meta 1.1: Diagnóstico sobre a situação atual nas normas, processos e rotinas da diretoria.

Atividade 1.1.1: Levantamento de informações por meio de debates, reuniões individuais e em grupos;

Atividade 1.1.2: Levantamento de informações através da análise dos editais, relatórios de prestações de contas, relatórios técnicos, processos.

Atividade 1.1.3: Estabelecimento de um bechmarking a partir do cotejamento dos processos e rotinas internas vigentes com aqueles que vigoram em outros órgãos públicos e entidades.

Meta 1.2: Elaboração de Manual com as diretrizes para o aprimoramento das normas, processos e rotinas organizacionais.

Atividade 1.2.1: Organizar as rotinas organizacionais por meio da elaboração de fluxogramas;

Atividade 1.2.2: Descrever metodologia para a realização dos novos processos;

Atividade 1.2.3: Descrever os processos e rotinas por meio da modelagem e do redesenho.

Resultado 2: Avaliação das normas e procedimentos dos projetos e programas de fomento apoiados pela CAPES bem como avaliação do impacto desses projetos e programas.

(3)

3 Meta 2.1: Estudo referente à evolução das normas e procedimentos dos programas de fomento da CAPES.

Atividade 2.1.1: Levantamento de informações por meio de debates, reuniões individuais e em grupos;

Atividade 2.1.2: Levantamento de informações através da análise dos editais, prestações de contas, relatórios, processos;

3. NECESSIDADE DE CONTRATAÇÃO

A presente contratação faz-se necessária diante do contexto de expansão dos programas de fomento da DRI/CAPES e do aumento substantivo do número de beneficiários desses programas. Como consequência dessa ampliação, há a necessidade de se reestruturar e de se remodelar procedimentos e rotinas operacionais para tornar mais eficiente a gestão e o acompanhamento dos bolsistas de graduação e de pós-graduação no exterior, bem como dos jovens talentos e dos professores visitantes.

4. OBJETIVO DA CONTRATAÇÃO

Consultoria especializada para subsidiar a DRI/CAPES na análise e na avaliação de procedimentos e de rotinas operacionais, buscando a reestruturação e a remodelagem dessas atividades para gestão, acompanhamento e monitoramento mais eficientes dos candidatos e bolsistas das principais modalidades de bolsa sob a responsabilidade da diretoria: 1) Doutorado Pleno no Exterior; 2) Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE); 3) Graduação Sanduíche no Exterior; 4) Mestrado Profissional no Exterior; 5) Atração de Jovens Talentos (BJT); 6) Pesquisador Visitante Especial (PVE); e 7) Pós-Doutorado no Exterior (PDE).

(4)

4 A CAPES tem como parte de sua missão investir na formação de recursos de alto nível no exterior e promover a cooperação científica internacional. Estas atividades constituem importantes instrumentos à ampliação da competência científico-tecnológica do país. Entre as principais atividades atinentes à Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da CAPES está a assinatura de acordos bilaterais que criam programas fomentadores de projetos conjuntos relacionados à pesquisa entre grupos brasileiros e estrangeiros e parcerias universitárias binacionais. A CAPES financia, ainda, missões de trabalho (intercâmbio de professores), bolsas de estudo (intercâmbio de alunos), além do custeio para as atividades do projeto de pesquisa.

Em 2011, a Instituição, por meio da Diretoria de Relações Internacionais, apoiou mais de 900 projetos de cooperação internacional e mais de 8.500 alunos/pesquisadores para expandir suas atividades no exterior nas diversas modalidades de formação acadêmica (graduação sanduíche, mestrado sanduíche, doutorado sanduíche, doutorado pleno, pós-doutorado, estágio sênior), de formação de profissionais para a Educação Básica, além do apoio à participação em eventos no exterior.

Agregando-se à importância dessa vertente internacional da missão da CAPES, em julho de 2011, foi lançado, pela Presidência da República, o programa governamental “Ciência sem Fronteiras” que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A iniciativa é fruto do esforço conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e CAPES, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.

O programa prevê a concessão de 101 mil bolsas de estudo até 2015 para promoção de intercâmbio, de forma que, alunos de graduação e pós-graduação estudem e façam estágio no exterior com a finalidade de manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e à inovação. Além

(5)

5 disso, busca atrair pesquisadores do exterior que queiram se fixar no Brasil ou estabelecer parcerias com os pesquisadores brasileiros nas áreas prioritárias definidas pelo Programa, e também criar oportunidade para pesquisadores de empresas que desejem receber treinamento especializado no exterior. Desse quantitativo, 26 mil financiados pela iniciativa privada e 75 mil pelo Governo Federal, sendo a CAPES responsável por ofertar parte substantiva dessa meta: 40 mil bolsas.

Para viabilizar o desafio proposto, novos tratados e acordos culturais, educacionais e científicos determinaram o surgimento de um crescente número de programas de intercâmbio internacional. Em 2011, 39 (trinta e nove) novos acordos foram assinados com Alemanha, Bélgica, China, Cingapura, Colômbia, Dinamarca, Equador, Israel, Itália, Portugal e Suécia, e ainda 4 (quatro) com o Canadá, 4 ( quatro) com o Reino Unido, 6 ( seis) com a Coréia do Sul e 14 ( quatorze) com os Estados Unidos. Em 2012, 20 novos acordos foram negociados com Bélgica, Espanha, Inglaterra, Austrália, Irlanda, Escócia, Canadá e mais de uma dúzia de Universidades nos Estados Unidos.

O Programa Ciências sem Fronteiras, além de ter constituído um marco no tocante à internacionalização da educação superior e pesquisa brasileiras, também, conta com um forte apoio do setor produtivo, com a integralização de cerca de 25% do total de bolsas a serem concedidas. Dessa forma, é fundamental dedicar atenção especial a esse programa, visando dar respostas concretas e objetivas a um dos objetivos centrais, qual seja, aumentar o processo de inovação do setor produtivo brasileiro.

Nesse contexto, para aprimorar as normas, processos e rotinas relativas ao acompanhamento dos programas desenvolvidos pela Diretoria de Relações Internacionais/CAPES, faz-se necessário analisar os métodos de recebimento de candidaturas e acompanhamento de bolsistas adequados ao cenário de expansão dos programas de mobilidade internacional, por meio do registro das decisões que subsidiam a condução dos programas.

(6)

6 Dessa maneira, insere-se a proposta do presente termo de referência, utilizando a parceria, cooperação e expertise da UNESCO, reconhecida por seu vasto conhecimento na área de políticas e desenvolvimento de estudos relacionados ao tema Educação. A proposta objetiva, dessa forma, analisar e avaliar procedimentos e rotinas operacionais, buscando sua remodelagem para tornar mais eficiente a gestão e o acompanhamento dos bolsistas de sete modalidades de bolsa sob a responsabilidade da DRI/CAPES: 1) Doutorado Pleno no Exterior; 2) Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE); 3) Graduação Sanduíche no Exterior; 4) Mestrado Profissional no Exterior; 5) Atração de Jovens Talentos (BJT); 6) Pesquisador Visitante Especial (PVE); e 7) Pós-Doutorado no Exterior (PDE).

6. ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS E PRODUTOS ESPERADOS

Serão encaminhados por cada consultor 4 (quatro) produtos resultantes das atividades realizadas, a saber:

Consultor 1:

Produto 1: Documento técnico contendo proposta de conteúdo orientativo para bolsistas das modalidades Doutorado Pleno no Exterior e Atração de Jovens Talentos (BJT), contendo: a) situação atual dos procedimentos esperados dos bolsistas para o acompanhamento eficiente de seus estudos no exterior; e b) atualização de procedimentos em resposta a identificação de melhores práticas e alterações nas rotinas atuais.

Atividades:

a) Propor conteúdo orientador para bolsistas, incorporando as contribuições dos técnicos, a partir da vivência da rotina de acompanhamento de bolsistas, reuniões com os técnicos e análise da realidade atual das modalidades de bolsa.

(7)

7 b) Elaboração de perguntas frequentes relativas às modalidades de bolsa e respostas sucintas direcionadas aos bolsistas, que deverão ser disponibilizadas na página dos programas.

c) Desenvolvimento de ações em consonância com consultores responsáveis pela remodelagem do acompanhamento das candidaturas, bem como das demais modalidades de bolsa objeto desse edital, com o objetivo de garantir a padronização dos instrumentos de gestão.

Produto 2: Documento técnico contendo proposta de manuais e instrumentos de acompanhamento, que incorpore: a) sequências de procedimentos, com a identificação dos padrões e das diferenciações entre países no acompanhamento das modalidades de bolsa; e b) instrumentos de gestão de rotinas, padronização das comunicações com bolsistas e atualização de formulários para envio de documentos.

Atividades:

a) Diagnóstico dos procedimentos e rotinas de gestão, de acompanhamento e de monitoramento dos bolsistas das seguintes modalidades de bolsa: Doutorado Pleno no Exterior e Atração de Jovens Talentos (BJT).

b) Levantamento e sistematização das normas, decisões e práticas internas com evidentes impactos nos procedimentos e nas rotinas de gestão, de acompanhamento e de monitoramento dos bolsistas das referidas modalidades de bolsa, a partir da vivência da rotina dos técnicos, considerando as melhores práticas de cada um.

c) Elaboração de manuais de procedimentos e rotinas de gestão de acompanhamento dos bolsistas, incluindo Manual de Operação dos Sistemas do Técnico e Comunicações padrão, bem como atualização de formulários para envio de documentos.

(8)

8 d) Desenvolvimento de ações em consonância com consultores responsáveis pela remodelagem do acompanhamento de candidaturas e das demais modalidades de bolsa objeto desse edital para garantir a padronização dos instrumentos de gestão implementados.

Produto 3: Documento técnico contendo estudo sobre o processo de regulamento do Doutorado Pleno no Exterior e da Atração de Jovens Talentos (BJT), com a sistematização das normas técnicas e decisões gerenciais que determinam o acompanhamento das modalidades de bolsa supracitadas.

Atividades:

a) Aperfeiçoamento de mecanismos de acompanhamento de bolsistas, registrando e adequando as normas específicas das modalidades de bolsa, de maneira compatível com a sua gestão.

b) Aplicação do processo de validação do regulamento proposto por meio de reuniões com as equipes de trabalho da gestão, do acompanhamento, da candidatura e consultores responsáveis pela remodelagem do acompanhamento de candidaturas e das demais modalidades de bolsa objeto desse edital.

Produto 4: Documento técnico contendo proposta de metodologia e desenho de sistema de estruturação de rotinas de acompanhamento das modalidades de bolsa, que possa ser incorporada à gestão da rotina, com indicadores de desempenho e calendário de acompanhamento, além de plano para a efetivação da sistematização de informações a serem conduzidas pelas equipes técnicas responsáveis pelo acompanhamento das modalidades de bolsa supracitadas.

Atividades:

a) Diagnóstico das rotinas de acompanhamento das modalidades de bolsas por meio de reuniões técnicas com as equipes e gestores

(9)

9 responsáveis pelas modalidades Doutorado Pleno no Exterior e Atração de Jovens Talentos (BJT);

b) Pesquisa e análise de documentação técnica existente sobre indicadores de desempenho e calendário de acompanhamento.

Consultor 2:

Produto 1: Documento técnico contendo proposta de conteúdo orientativo para bolsistas das modalidades Graduação Sanduiche no Exterior e de Pesquisador Visitante Especial, contendo: a) situação atual dos procedimentos esperados dos bolsistas para o acompanhamento eficiente de seus estudos no exterior; e b) atualização de procedimentos em resposta a identificação de melhores práticas e de alterações nas rotinas atuais.

Atividades:

a) Propor conteúdo orientador para bolsistas, incorporando as contribuições dos técnicos, a partir da vivência da rotina de acompanhamento de bolsistas, reuniões com os técnicos e análise da realidade atual das modalidades de bolsa.

b) Elaboração de perguntas frequentes relativas às modalidades de bolsa e respostas sucintas direcionadas aos bolsistas, que deverão ser disponibilizados na página dos programas.

c) Desenvolvimento de ações em consonância com consultores responsáveis pela remodelagem do acompanhamento à Candidatura e às demais modalidades de bolsa objeto desse edital para garantir a padronização dos instrumentos de gestão.

Produto 2: Documento técnico contendo proposta de manuais e instrumentos de acompanhamento, que incorpore: a) sequências de procedimentos, com a

(10)

10 identificação dos padrões e das diferenciações entre países no acompanhamento das modalidades de bolsa; e b) instrumentos de gestão de rotinas, padronização das comunicações com bolsistas e atualização de formulários para envio de documentos.

Atividades:

a) Diagnóstico dos procedimentos e rotinas de gestão, de acompanhamento e de monitoramento dos bolsistas das seguintes modalidades de bolsa: Graduação Sanduiche no Exterior e Pesquisador Visitante Especial.

b) Levantamento e sistematização das normas, decisões e práticas internas com evidentes impactos nos procedimentos e nas rotinas de gestão, de acompanhamento e de monitoramento dos bolsistas das referidas modalidades de bolsa, a partir da vivência da rotina dos técnicos, considerando as melhores práticas de cada um.

c) Elaboração de manuais de procedimentos e rotinas de gestão de acompanhamento dos bolsistas, incluindo Manual de Operação dos Sistemas do Técnico e Comunicações padrão, bem como atualização de formulários para envio de documentos.

d) Desenvolvimento de ações em consonância com consultores responsáveis pela remodelagem do acompanhamento de candidaturas e das demais modalidades de bolsa objeto desse edital, para garantir a padronização dos instrumentos de gestão implementados.

Produto 3: Documento técnico contendo estudo sobre o processo de regulamento da Graduação Sanduiche no Exterior e do Programa Pesquisador Visitante Especial, com a sistematização das normas técnicas e decisões gerenciais que determinam o acompanhamento das modalidades de bolsa supracitadas.

(11)

11 a) Aperfeiçoamento de mecanismos de acompanhamento de bolsistas, registrando e adequando as normas específicas das modalidades de bolsa, de maneira compatível com a sua gestão.

b) Aplicação do processo de validação do regulamento proposto por meio de reuniões com as equipes de trabalho da gestão, do acompanhamento, da candidatura e consultores responsáveis pela remodelagem do acompanhamento de candidaturas e demais modalidades de bolsa objeto desse edital.

Produto 4: Documento técnico contendo proposta de metodologia e desenho de sistema de estruturação de rotinas de acompanhamento das modalidades de bolsa, que possa ser incorporada à gestão da rotina, com indicadores de desempenho e calendário de acompanhamento, além de plano para a efetivação da sistematização de informações a serem conduzidas pelas equipes técnicas responsáveis pelo acompanhamento das modalidades de bolsa supracitadas.

Atividades:

a) Diagnóstico das rotinas de acompanhamento das modalidades de bolsas por meio de reuniões técnicas com as equipes e gestores responsáveis pelas modalidades Graduação Sanduíche no Exterior e Pesquisador Visitante Especial;

b) Pesquisa e análise de documentação técnica existente sobre indicadores de desempenho e calendário de acompanhamento.

Consultor 3:

Produto 1: Documento técnico contendo proposta de conteúdo orientativo para bolsistas das modalidades Doutorado Sanduiche no Exterior (PDSE), Pós-Doutorado no Exterior e Mestrado Profissional no Exterior, contendo: a) situação atual dos procedimentos esperados dos bolsistas para o acompanhamento eficiente de seus

(12)

12 estudos no exterior; e b) atualização de procedimentos em resposta a identificação melhores práticas e de alterações nas rotinas atuais.

Atividades:

a) Propor conteúdo orientador para bolsistas, incorporando as contribuições dos técnicos, a partir da vivência da rotina de acompanhamento de bolsistas, reuniões com os técnicos e análise da realidade atual das modalidades de bolsa.

b) Elaboração de perguntas frequentes relativas às modalidades de bolsa e respostas sucintas direcionadas aos bolsistas, que deverão ser disponibilizadas na página dos programas.

c) Desenvolvimento de ações em consonância com consultores responsáveis pela remodelagem do acompanhamento à Candidatura e às modalidades de bolsa objeto desse edital para garantir a padronização dos instrumentos de gestão.

Produto 2: Documento técnico contendo proposta de manuais e instrumentos de acompanhamento, que incorpore: a) sequências de procedimentos, com a identificação dos padrões e das diferenciações entre países no acompanhamento das modalidades de bolsa; e b) instrumentos de gestão de rotinas, padronização das comunicações com bolsistas e atualização de formulários para envio de documentos.

Atividades:

a) Diagnóstico dos procedimentos e rotinas de gestão, de acompanhamento e de monitoramento dos bolsistas das seguintes modalidades de bolsa: Doutorado Sanduiche no Exterior (PDSE), Pós-Doutorado no Exterior e Mestrado Profissional no Exterior.

b) Levantamento e sistematização das normas, decisões e práticas internas com evidentes impactos nos procedimentos e nas rotinas de gestão, de acompanhamento e de monitoramento dos bolsistas das

(13)

13 referidas modalidades de bolsa, a partir da vivência da rotina dos técnicos, considerando as melhores práticas de cada um.

c) Elaboração de manuais de procedimentos e rotinas de gestão de acompanhamento dos bolsistas, incluindo Manual de Operação dos Sistemas do Técnico e Comunicações padrão, bem como atualização de formulários para envio de documentos.

d) Desenvolvimento de ações em consonância com consultores responsáveis pela remodelagem do acompanhamento de candidaturas e das demais modalidades de bolsa objeto desse edital para garantir a padronização dos instrumentos de gestão implementados.

Produto 3: Documento técnico contendo estudo sobre o processo de regulamento do Doutorado Sanduiche no Exterior (PDSE), Pós-Doutorado no Exterior e Mestrado Profissional no Exterior, com a sistematização das normas técnicas e decisões gerenciais que determinam o acompanhamento das modalidades de bolsa supracitadas.

Atividades:

a) Aperfeiçoamento de mecanismos de acompanhamento de bolsistas, registrando e adequando as normas específicas das modalidades de bolsa, de maneira compatível com a sua gestão.

b) Aplicação do processo de validação do regulamento proposto por meio de reuniões com as equipes de trabalho da gestão, do acompanhamento, da candidatura e consultores responsáveis pela remodelagem do acompanhamento de candidaturas e demais modalidades de bolsa objeto desse edital.

Produto 4: Documento técnico contendo proposta de metodologia e desenho de sistema de estruturação de rotinas de acompanhamento das modalidades de bolsa, que possa ser incorporada à gestão da rotina, com indicadores de desempenho e calendário de acompanhamento, além de plano para a efetivação da sistematização

(14)

14 de informações a serem conduzidas pelas equipes técnicas responsáveis pelo acompanhamento das modalidades de bolsa supracitadas.

Atividades:

a) Diagnóstico das rotinas de acompanhamento das modalidades de bolsas por meio de reuniões técnicas com as equipes e gestores responsáveis pelas modalidades Doutorado Sanduiche no Exterior, Pós-Doutorado no Exterior e Mestrado Profissional no Exterior;

b) Pesquisa e análise de documentação técnica existente sobre indicadores de desempenho e calendário de acompanhamento.

Consultor 4:

Produto 1: Documento técnico contendo proposta de conteúdo orientativo para candidatos às modalidades de bolsa: Doutorado Pleno no Exterior; Doutorado Sanduiche no Exterior; Pós-doutorado no Exterior; Atração de Jovens Talentos (BJT); Pesquisador Visitante Especial (PVE); Graduação Sanduiche no Exterior e Mestrado Profissional no Exterior, contendo: a) situação atual dos procedimentos esperados dos candidatos para o processamento eficiente de suas candidaturas; e b) atualização de procedimentos em resposta a identificação de melhores práticas e alterações nas rotinas atuais.

Atividades:

a) Propor conteúdo orientador para candidatos, incorporando as contribuições dos técnicos, a partir da vivência da rotina de acompanhamento de candidaturas, reuniões com os técnicos e análise da realidade atual das modalidades de bolsa.

b) Elaboração de perguntas frequentes relativas às modalidades de bolsa e respostas sucintas direcionadas aos candidatos, que deverão ser disponibilizadas na página da candidatura.

c) Desenvolvimento de ações em consonância com consultores responsáveis pela remodelagem das demais modalidades de bolsa

(15)

15 contempladas nesse edital, para garantir a padronização dos instrumentos de gestão.

Produto 2: Documento técnico contendo proposta de manuais e instrumentos de acompanhamento, contendo: a) sequências de procedimentos, com a identificação dos padrões e das diferenciações entre países no processo de candidatura; e b) instrumentos de gestão de rotinas, padronização das comunicações de acompanhamento das candidaturas e atualização de formulários de submissão de candidaturas, carta de concessão e termo de compromisso assinado pelo bolsista.

Atividades:

a) Diagnóstico dos procedimentos e rotinas de gestão, de acompanhamento e de monitoramento de candidaturas às seguintes modalidades de bolsa: Doutorado Pleno no Exterior; Doutorado Sanduiche no Exterior; Pós-doutorado no Exterior; Atração de Jovens Talentos (BJT); Pesquisador Visitante Especial (PVE); Graduação Sanduiche no Exterior e Mestrado Profissional no Exterior.

b) Levantamento e sistematização das normas, decisões e práticas internas com evidentes impactos nos procedimentos e nas rotinas de gestão, de acompanhamento e de monitoramento das candidaturas às referidas modalidades de bolsa, a partir da vivência da rotina dos técnicos, considerando as melhores práticas de cada um.

c) Elaboração de manuais de procedimentos e rotinas de gestão de acompanhamento das candidaturas, incluindo Manual de Operação dos Sistemas do Técnico, Comunicações padrão, bem como atualização de formulários para envio de documentos.

d) Desenvolvimento de ações em consonância com consultores responsáveis pela remodelagem do acompanhamento às demais modalidades de bolsa para garantir a padronização dos instrumentos de gestão implementados.

(16)

16 Produto 3: Documento técnico contendo proposta de termos de candidatura a serem incluídos no regulamento com a descrição das normas técnicas e decisões gerenciais que determinam a implementação de bolsas nas sete modalidades contempladas no presente edital.

Atividades:

a) Aperfeiçoamento de mecanismos de encaminhamento final das candidaturas, registrando e adequando as normas de maneira compatível com os procedimentos reestruturados.

b) Aplicação do processo de validação do regulamento proposto por meio de reuniões com as equipes de trabalho da gestão, do acompanhamento e consultores responsáveis pela remodelagem do acompanhamento às modalidades de bolsa contempladas por esse edital.

Produto 4: Documento técnico contendo proposta de metodologia e desenho de sistema de estruturação de rotinas de acompanhamento das modalidades de bolsa, que possa ser incorporada à gestão da rotina, com indicadores de desempenho e calendário de acompanhamento, além de plano para a efetivação da sistematização de informações a serem conduzidas pelas equipes técnicas responsáveis pelo acompanhamento da candidatura às modalidades de bolsa supracitadas.

Atividades:

a) Diagnóstico das rotinas de recebimento de candidaturas por meio de reuniões técnicas com as equipes e gestores responsáveis pelo recebimento de candidaturas às sete modalidades de bolsa contempladas nesse edital;

b) Pesquisa e análise de documentação técnica existente sobre indicadores de desempenho e calendário de acompanhamento.

(17)

17 A – Formação Acadêmica Mínima:

 Graduação em qualquer área do conhecimento, preferencialmente em Ciências Sociais Aplicadas e/ou Humanas, com diploma devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação.

 Pós-graduação, lato ou stricto sensu, em qualquer área, preferencialmente em Ciências Sociais Aplicadas e/ou Humanas.

B – Experiência Profissional:

Requisitos obrigatórios:

 Experiência mínima de 2 (dois) anos em atividades relacionadas a Administração Pública, Gestão de Projetos ou de Processos.

Requisitos desejáveis:

 Experiência em políticas ou projetos de intercâmbio internacional nas áreas educacional ou científico-tecnológico.

 Experiência em diagnóstico institucional e gestão.

 Experiência internacional como profissional atuante na gestão de projetos ou processos, ou como estudante de pós-graduação.

 Certificações em gerenciamento de projetos. 8. PROCESSO SELETIVO

O Processo Seletivo Simplificado – PSS de que trata este termo de referência consistirá de duas fases, a saber: 1ª fase - análise curricular, de caráter eliminatório e classificatório; 2ª fase - entrevista, de caráter classificatório.

1ª Fase: os interessados deverão encaminhar os currículos, conforme modelo

padrão disponível no Portal da Capes, para o endereço eletrônico: cgbe@capes.gov.br. No campo assunto deverá constar o número do edital.

(18)

18 Serão automaticamente desclassificados os currículos enviados em desacordo com as exigências (modelo padrão) e fora do prazo estipulado.

2ª Fase: os candidatos aprovados na primeira fase serão convocados,

conforme ordem de classificação, para a realização da entrevista.

O PSS será realizado por uma Comissão de Seleção composta por três (3) servidores da Capes.

9. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Formação Acadêmica

CARACTERIZAÇÃO (pontuação não cumulativa – máximo 10 pontos*)

PONTUAÇÃO

Curso superior Verificação

Especialização 4 pontos

Mestrado 6 pontos

Doutorado 10 pontos

* Será considerado para registro apenas o curso de maior pontuação.

Experiência Profissional

CARACTERIZAÇÃO (pontuação escalar – máximo 40 pontos)

PONTUAÇÃO

Mínimo de 2 (dois) anos em atividades relacionadas a

Administração Pública , Gestão de Projetos ou de Processos Verificação 1 ponto por ano de experiência em políticas ou projetos de

intercâmbio internacional nas áreas educacional ou científico-tecnológica

Até 10 pontos

1 ponto por ano de experiência em diagnóstico institucional e

gestão Até 10 pontos

1 ponto por ano de experiência internacional como profissional atuante na gestão de projetos ou processos, ou como estudante de pós-graduação

(19)

19 Apresentação de certificação em gerenciamento de projetos 10 pontos

Entrevista

CARACTERIZAÇÃO (pontuação cumulativa – máximo 20 pontos)

PONTUAÇÃO

Apresenta cordialidade, polidez, atenção e objetividade 4 pontos Expressa-se bem, possuindo boa fluência verbal, clareza na

exposição de assuntos/argumentos e capacidade de raciocínio 4 pontos Apresenta vivência nas atividades descritas nos requisitos

obrigatórios 6 pontos

Apresenta domínio sobre técnicas, metodologias e procedimentos

relativos à sua contratação. 6 pontos

10. ENTREGA DOS PRODUTOS

O consultor deverá entregar uma versão preliminar do produto à coordenação responsável por seu projeto. Quando aprovada, o consultor entregará a versão final:

I. Uma (1) versão impressa e rubricada em todas as páginas; e

II. Duas (2) mídias (CD), com a identificação do consultor, do produto e do edital.

Informa-se que não existe um modelo de entrega do produto, pois cada projeto é único e possui exigências distintas. A estrutura da entrega será definida pelo responsável na Capes.

11. CRONOGRAMA DE ENTREGA DOS PRODUTOS Descrição Data prevista

Produto 1 45 dias após a assinatura do contrato. Produto 2 100 dias após a assinatura do contrato. Produto 3 150 dias após a assinatura do contrato. Produto 4 210 dias após a assinatura do contrato.

(20)

20 12. PAGAMENTO DOS PRODUTOS

O pagamento ocorrerá no prazo máximo de 30 dias úteis da entrega da versão final do produto à CAPES. Cabe ressaltar que o produto será avaliado e só será pago se atender as demandas previstas e a qualidade exigida.

13. PRAZO DE DURAÇÃO DO CONTRATO Vigência do contrato: 07 meses.

14. NÚMERO DE VAGAS DA SELEÇÃO Quatro (04) consultores.

15. LOCALIDADE DO TRABALHO

O contratado deverá residir no Distrito Federal e desempenhar suas atividades de maneira presencial, na sede da CAPES.

16. REGIME JURÍDICO

A execução dos trabalhos previstos neste Termo de Referência não implica qualquer relação de emprego ou vínculo trabalhista, sendo, portanto, regido sem subordinação jurídica conforme prevê o § 9° do art. 4° do Decreto Nº 5.151/2004.

Luis Filipe de Miranda Grochocki Coordenador Geral de Bolsas e Projetos

(21)

21 Manoel Santana Cardoso

Referências

Documentos relacionados

No código abaixo, foi atribuída a string “power” à variável do tipo string my_probe, que será usada como sonda para busca na string atribuída à variável my_string.. O

Afinal de contas, tanto uma quanto a outra são ferramentas essenciais para a compreensão da realidade, além de ser o principal motivo da re- pulsa pela matemática, uma vez que é

todas as doenças dos centros nervosos: as myélites chronicas, as paralysias, certas doenças cancerosas, etc.; vendo os hospitaes, as casas de saúde cada vez mais repletas

Visando este trabalho analisar o impacto e a importância dos Projetos Educativos do TNSJ no âmbito de uma educação artística, interessa-nos refletir sobre a relação dos

Conforme Muller (2000), a necessidade de maior agilidade na difusão do conhecimento fez com que o periódico viesse à tona. Os periódicos vêm ganhando cada vez mais espaço

À vista de tudo quanto foi dito, a forma mais adequada para compreender a questão parece ser a seguinte: (i) os direitos fundamentais são, em princípio,

To test the hypothesis of the model and reach the objectives of this study, which are (1) determining the antecedents of Satisfaction, both Economic and Non-Economic, in

Entre as ações que mais cresceram no Supremo na última década estão as de direito do consumidor (FALCÃO et al., 2014, p. A Oi é a primeira das 20 empresas privadas com mais