• Nenhum resultado encontrado

Puppet x Ansible_ Qual Ferramenta Escolher_ - Instruct

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Puppet x Ansible_ Qual Ferramenta Escolher_ - Instruct"

Copied!
4
0
0

Texto

(1)

14/02/2018 Puppet x Ansible: qual ferramenta escolher? - Instruct

http://instruct.com.br/puppet-x-ansible-qual-ferramenta-escolher/ 1/4

Blog Infra como Código

Buscar no blog

Puppet x Ansible: qual ferramenta escolher?

Entenda as principais diferenças entre as ferramentas de automação

Um dos pontos cruciais do planejamento de um projeto de automação e DevOps é a escolha da ferramenta que será responsável pelo gerenciamento de con gurações e trabalhará com a infraestrutura. Existem muitas opções disponíveis no mercado e, por isso, é necessário realizar uma ampla pesquisa e entender se as funcionalidades da tecnologia escolhida podem satisfazer os requisitos e necessidades do seu time. Hoje nós apresentamos uma análise completa das diferenças entre o Puppet e o Ansible, dois sistemas muito conhecidos para a automação de infraestrutura. Con ra!

 

1) Focos distintos

Enquanto o Puppet e o Ansible são frequentemente mencionados na mesma frase como concorrentes diretos, e ambos são considerados como ferramentas de gerenciamento de con guração, eles realizam um conjunto diferente de tarefas. O Puppet está focado no gerenciamento holístico e contínuo do seu datacenter, sistemas e aplicativos. Já o Ansible é focado principalmente na execução de tarefas e na orquestração. A solução certa para sua organização depende dos objetivos que você deseja alcançar a longo prazo.

 

2) Por que escalar é importante?

Ao contrário de Ansible, Chef, BladeLogic e outras soluções apresentadas pelo mercado, o Puppet Enterprise é desenvolvido para escalar suas práticas de gerenciamento de con guração em toda a empresa para que você possa atender às necessidades do negócio de forma mais rápida, e ciente e com menor risco. As equipes se unem em torno de uma linguagem comum, com um único conjunto de processos e ferramentas, a partir disso, todos os especialistas do seu time tem um local centralizado que contém a con guração correta de todos os seus sistemas e serviços.

Como princípio fundamental, o Puppet permite que você de na o estado desejado de sua infraestrutura: no datacenter, nos ambientes virtualizados, na nuvem e em tudo o que está sendo executado dentro dos containers. Além disso, o Puppet trabalhará nos passos que são necessários para que este processo ocorra corretamente e sem falhas.

Uma ferramenta como o Ansible segue instruções procedurais de nidas pelo usuário. Ele simpli cará as tarefas ad hoc, baseadas em eventos. Sua abordagem sem agente torna mais fácil para as equipes de tamanho pequeno e médio colocar sistemas e serviço para rodar em um curto espaço de tempo. No entanto, se houver a necessidade de escalar rapidamente o ambiente, talvez as facilidades não sejam as mesmas.

Em relação ao Ansible, o Puppet oferece um nível de compreensão e visão plena das mudanças com relatórios muito mais abrangentes, com maior controle e mais exibilidade para escalar ambientes de forma simples e rápida.

(2)

14/02/2018 Puppet x Ansible: qual ferramenta escolher? - Instruct

http://instruct.com.br/puppet-x-ansible-qual-ferramenta-escolher/ 2/4

Escale o sistema em toda a sua empresa – e minimize os silos;

Detecte alterações fora dos processos de nidos e faça uma correção automática; Obtenha segurança e conformidade com relatórios holísticos de infraestrutura; Suporte completo para maximizar o seu investimento.

 

3) Benefícios exclusivos do Puppet Enterprise

 

Simulação de mudanças

A metodologia utilizada pelo Puppet permite que você compare o estado atual de sua infraestrutura com o estado desejado. No modo de simulação, também chamado de “noop”, você poderá visualizar as alterações que o seu código fará sem qualquer impacto real para seus sistemas. O modo de simulação é nativo da operação de Puppet, então todas as con gurações que você de ne dentro do seu código Puppet sempre podem ser executadas nele.

Detecção de con itos avançada

O Puppet entende as relações entre todas as con gurações em um sistema e gera um único modelo de sua infraestrutura. Assim, o sistema poderá encontrar os con itos na con guração desejada.

Isso signi ca que, se dois membros diferentes da equipe estiverem escrevendo um código, o Puppet evitará que o código de uma pessoa sobrescreva o outro. À medida que seus contribuidores de automação crescem ao longo do tempo, isso garante que seus sistemas estejam realmente no estado desejado e evita possíveis con itos durante o desenvolvimento.

 

Limpeza de con guração não gerenciada

O Puppet entende todas as con gurações do sistema, sejam elas gerenciadas por ele ou não, e poderá remover àquelas que apresentam inconsistências ou que não deveriam estar presentes. Con gurações como regras de rewall erradas, sites do IIS, pacotes, chaves SSH, certi cados e muito mais podem ser eliminados do sistema para que elas não representem um risco de segurança para a sua organização.  

Inteligência integrada

O Puppet entende as dependências das con gurações e lida com as falhas de con guração de forma inteligente. Se ocorrer um erro, o Puppet vai ignorar as con gurações dependentes deste erro e continuará gerenciando con gurações que não tenham relação com a falha, garantindo a consistência do ambiente.

As capacidades de orquestração do Puppet Enterprise seguem a mesma abordagem. O Puppet conhece os relacionamentos entre a rede de serviços em sua infraestrutura e pode determinar automaticamente a ordem das operações ao realizar uma alteração signi cativa.

Exame e inspeção do sistema

O Puppet tem a capacidade de inspecionar a con guração existente em sistema para informar as con gurações atuais, mesmo que não sejam gerenciadas por Puppet. Você pode usar essas informações para inventariar, analisar e visualizar todos os pacotes existentes, usuários, bancos de dados SQL Server, regras de rewall, etc. Assim você poderá saber rapidamente o que precisa ser automatizado em sua infraestrutura.

Gerenciamento de con gurações

O Puppet Enterprise permite que você atribua con gurações padrão para a infraestrutura, como servidores NTP e credenciais de banco de dados, com base em localização, plataforma de virtualização, ambientes de infraestrutura e muito mais. Você também pode criar hierarquias para substituir essas con gurações quando necessário.

 

Treinamentos no Brasil

A Instruct é a parceira da Puppet no Brasil e oferece treinamentos o ciais, em português, com instrutores certi cados e com mais de 17 anos de experiência em projetos de infraestrutura para empresas privadas e organizações governamentais. Os cursos são oferecidos presencialmente e possuem três níveis de conhecimento, ou seja, são criados para que o aluno entenda completamente a tecnologia e possa utilizar técnicas de gerenciamento de forma otimizada. Para saber mais sobre os treinamentos, clique aqui.

 

Consultoria especializada

A Instruct desenvolve e orienta a implementação da automação de TI a partir de consultorias especializadasno Brasil. O objetivo deste trabalho é orientar a equipe sobre as melhores práticas e auxiliar os times a iniciarem o gerenciamento de infraestrutura com o uso do Puppet Enterprise. Em

(3)

14/02/2018 Puppet x Ansible: qual ferramenta escolher? - Instruct

http://instruct.com.br/puppet-x-ansible-qual-ferramenta-escolher/ 3/4

2016 um dos nossos projetos foi destaque na PuppetConf na Califórnia e, como consequência do resultados alcançados, fomos escolhidos como Melhor Parceiro Internacional da Puppet. Para conhecer os nossos serviços de consultoria, clique aqui.

 

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Entre em contato com a nossa equipe clicando aqui ou fale conosco pelas redes sociais da Instruct

PUPPET

13 de julho de 2017

Sua jornada DevOps começa aqui

Trabalhe na Instruct!

VAGAS ABERTAS

ASSINE O FEED

Conteúdo

Gratuito

A Instruct disponibiliza E-books, artigos, paletras e muito mais gratuitamente para você

LISTA COMPLETA Guia de Infraestrutura Ágil Download do E-book

Veja Também

INSTITUCIONAL

Instruct fará palestra na PuppetConf 2017 na Califórnia

PUPPET

Certi cação Puppet: como é a prova?

DEVOPS

(4)

14/02/2018 Puppet x Ansible: qual ferramenta escolher? - Instruct

http://instruct.com.br/puppet-x-ansible-qual-ferramenta-escolher/ 4/4

SÃO PAULO / SP

+55 11 3230.6506

Av. Marquês de São Vicente, 1619 18º Andar, Sala 1801 - Barra Funda,

CEP 01.139-003

BRASÍLIA / DF

+55 61 4042.2250

QS 1, Rua 210, LT 34 E 36, Ed. LED, TORRE 2, SN, Sala 1209, Areal (Águas Claras)

CEP 71.950-770

Receba nossas novidades

Preencha seu e-mail abaixo para receber novidades sobre nossas soluções, treinamentos e certi cações.

CADASTRAR

Referências

Documentos relacionados

Somente a rápida expansão do gasto público, coordenando outras ações centralizadas pelo planejamento nacional, pode evitar que a crise econômica se transforme em uma

Apresenta-se neste trabalho uma sinopse das espécies de Bromeliaceae da região do curso médio do rio Toropi (Rio Grande do Sul, Brasil), sendo também fornecida uma chave

Ninguém quer essa vida assim não Zambi.. Eu não quero as crianças

Experiencia Ambientes WEB CDN - Content Delivery Network Configuration Manager and Version Controls (Jenkins, Puppet, Chef, SaltStack and Git) Continuo Integrations Ambientes

O Artigo 68 do Código Florestal, que prevê que os proprietários ou possuidores de imóveis rurais que realizaram supressão de vegetação nativa, respeitando os limites impostos pela

a) Realizar entrevistas com duas empresas importadoras, sendo uma de equipamentos médico-hospitalares, para identificação de requisitos para desenvolvimento de um protótipo de

O estudo múltiplo de casos foi aplicado para identificar as semelhanças e dissemelhanças na forma como as empresas relacionam seus modelos de negócios e suas

Nas leituras de falhas efetuadas, foram obtidos códigos de anomalia por meio de dois diferentes protocolos de comunicação: o ISO 14230 KWP (2000) e o ISO 15765-4 CAN. A seguir, no