• Nenhum resultado encontrado

Companhia Hidro Elétrica do São Francisco DIRETORIA ADMINISTRATIVA. Superintendência de Tecnologia da Informação - STI

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Companhia Hidro Elétrica do São Francisco DIRETORIA ADMINISTRATIVA. Superintendência de Tecnologia da Informação - STI"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Companhia Hidro Elétrica do São Francisco

Companhia Hidro Elétrica do São Francisco

Companhia Hidro Elétrica do São Francisco

Companhia Hidro Elétrica do São Francisco

DIRETORIA ADMINISTRATIVA

Superintendência de Tecnologia da Informação - STI

Número :

IN-RH.04.010

Sistema :

RECURSOS HUMANOS

Sub-Sistema :

REMUNERAÇÃO, RECONHECIMENTO E BENEFÍCIOS

Vigência :

01/12/2014

Emissão :

01/12/2014

Edição :

Aprovado :

ARMANDO JOSÉ PEREIRA DE BARROS

Cargo :

SUPERINTENDENTE DE RECURSOS HUMANOS - SRH

Assunto :

ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO

---1. OBJETIVO

Estabelecer conceitos, critérios, procedimentos e competências para o atendimento odontológico aos beneficiários do Plano de Assistência Patronal (PAP), por meio da rede particular e rede credenciada pela Fundação Chesf de Assistência e Seguridade Social(FACHESF).

2. INTERPRETAÇÃO E ABRANGÊNCIA

Em respeito ao compromisso da Companhia com a política de equidade de gênero do Governo Federal, fica explicitado que os termos por ventura utilizados nesta norma, como funcionários, empregados, beneficiários e similares que estejam referidos pelo termo genérico representativo do masculino, refere-se a todo coletivo o que inclui mulheres e homens.

3. CONCEITOS

3.1 Guia Odontológica - é o documento utilizado para o atendimento odontológico aos beneficiários do PAP, onde são discriminados os serviços a serem realizados com os respectivos orçamentos. 3.2 Perícia Odontológica Inicial - é a avaliação realizada pelo

perito odontológico da Fachesf/Chesf junto ao beneficiário dos serviços odontológicos a serem realizados pelos profissionais da rede credenciada ou de livre escolha, objetivando autorizar o início do tratamento.

3.3 Perícia Odontológica Final - é a avaliação realizada pelo perito odontológico da Fachesf/Chesf junto ao beneficiário

(2)

referente ao término do tratamento efetuado pelos profissionais da rede credenciada ou de livre escolha.

3.4 Livre escolha – é um sistema que permite aos beneficiários utilizem médicos/dentistas não credenciados;

3.5 Prazo de carência – é o prazo admitido para realização do mesmo procedimento pelo beneficiário;

3.6 Tratamento ortodôntico – é um dispositivo utilizado por ortodontistas para corrigir a posição dos dentes para fins estéticos e funcionais, podendo ser do tipo fixo, móvel ou ortopédico;

3.7 Implante – é uma estrutura de metal (normalmente fabricada em titânio) posicionada cirurgicamente no osso abaixo da gengiva para substituir a raiz do dente;

3.8 Prótese protocolo - é uma prótese total fixa em resina acrílica instalada sobre implantes;

3.9 Overdenture - é uma prótese total removível em resina acrílica sobre implantes;

3.10 Ponte fixa sobre implante – é uma ponte ligando dois implantes entre um espaço intermediário. As próteses de cada lado que são fixadas nos implantes são chamadas de pilares e as próteses colocadas no espaço intermediário, são chamadas de pônticos; 3.11 Tratamento endodôntico (tratamento de canal)- é a remoção do

tecido mole que se encontra na parte mais interna do dente (câmara e canal), e que recebe o nome de polpa. Esta pode estar sadia ou infectada e, ao ser removida, é substituída por um material obturador;

3.12 Raspagem subgengival – É um tipo de raspagem mais específica para dentes que têm o tártaro mais profundo, abaixo da gengival.

4. CRITÉRIOS

4.1 Aquisição de Guia Odontológica

4.1.1 Os beneficiários legais do PAP terão direito aos serviços odontológicos.

4.1.2 O empregado e seus dependentes, ao necessitarem de consultas, tratamentos ou serviços odontológicos, deverão utilizar os serviços da rede credenciada da Fachesf, munido da carteira do PAP, juntamente com um documento oficial de identidade para emissão da guia odontológica.

4.1.3 O beneficiário, ao adquirir a Guia Odontológica, somente poderá ser atendido na localidade de sua emissão e pelo profissional que a emitiu.

4.1.4 Serão autorizados somente os procedimentos que constem na tabela odontológica vigente ou que os códigos informados estejam de acordo com os procedimentos solicitados.

4.1.5 A Guia Odontológica terá o prazo de validade de 60 (sessenta) dias corridos para o início do tratamento, contados a partir da data da consulta inicial com o profissional da rede credenciada.

(3)

4.1.6 O beneficiário deverá assinar na Guia Odontológica atestando a execução de cada etapa do tratamento até a sua conclusão, não devendo assiná-la em branco.

4.2 Serviços Odontológicos

4.2.1 A Chesf participará dos serviços constantes na Tabela Odontológica da Fachesf, respeitando os prazos de carência estabelecidos em tabela vigente, vide Anexo I.

4.2.2 No caso de solicitação de aparelho ortodôntico, será liberada uma única vez, por beneficiário.

4.2.2.1 Os tratamentos ortodônticos deverão ser concluídos nos prazos a seguir:

a) Aparelhos ortodônticos fixos – máximo de 36 (trinta e seis) meses, totalizando a quantidade de 36 (trinta e seis) manutenções consecutivas;

b) Aparelhos ortodônticos móveis e os aparelhos ortopédicos – máximo de 24 (vinte e quatro) meses, totalizando 24 (vinte e quatro) manutenções consecutivas.

4.2.2.2 Os custos referentes aos tratamentos realizados que ultrapassarem os prazos estipulados acima não terão a participação da Companhia.

4.2.3 Em caso de perda ou dano do aparelho ortodôntico/ortopédico o beneficiário será o único responsável; caso gere uma nova despesa de aparelho, esta não terá cobertura pelo PAP. Porém, as manutenções decorrentes terão participação da Chesf, respeitando as quantidades estabelecidas no item anterior.

4.2.4 O tratamento odontológico deverá ser finalizado em até 06 (seis) meses, a contar da data da perícia inicial.

4.2.4.1 Serão liberados no máximo até 06 (seis) implantes para a arcada dentária superior e até 05 (cinco) para a arcada inferior, em casos de pacientes edêntulos (sem dentes). A reabilitação protética será com Prótese Protocolo ou Overdenture.

4.2.4.2 Serão autorizados implantes individuas para região posterior (dentes molares). Para outras regiões, serão liberadas pontes fixas sobre implantes.

4.2.5 Caso o valor orçado pelo credenciado seja superior à R$250,00 (duzentos e cinquenta reais), o beneficiário deverá ser submetido à Perícia Inicial e Final na Chesf/Fachesf ou por profissional credenciado ou contratado pela Fachesf para realização das perícias odontológicas.

4.2.5.1 Nos casos de tratamento endodôntico e raspagem subgengival deverão ser submetidos à perícia inicial e final, independente do teto estabelecido no item anterior.

4.2.6 Após o término do tratamento odontológico, o beneficiário deverá realizar a Perícia Final até o prazo de 15 (quinze) dias úteis, tendo 90% de participação da Chesf nas despesas e 10% do empregado, caso o tratamento ultrapasse o valor estabelecido no item anterior.

4.2.7 A Perícia Final realizada a partir do 16º (décimo sexto) até o 25º (vigésimo quinto) dia útil será assegurada a participação da Chesf equivalente a 50% (cinquenta por cento) do valor total no tratamento, sendo as despesas rateadas entre o empregado e a Companhia. Caso a perícia seja realizada após este período, não

(4)

haverá participação da Chesf.

4.2.7.1 Caso seja necessário iniciar um novo tratamento no prazo inferior a 60 (sessenta) dias, será obrigatória a realização da perícia inicial, independente do valor do tratamento.

4.2.7.2 Nas localidades onde não houver perito odontológico, o beneficiário apresentará a Guia ou Planejamento Odontológico ao Agente da FACHESF, com o respectivo orçamento e exames complementares, se necessário, ou enviar documentação diretamente para Perícia Odontológica da Fachesf Sede, para que a regulação administrativa e técnica seja realizada.

4.2.7.3 A obrigatoriedade de realização da Perícia Inicial, não se aplica para caso de urgência.

4.2.8 Caso o beneficiário desista do tratamento, deverá comunicar ao perito odontológico da Fachesf/Chesf no prazo de 30 (trinta) dias úteis, a contar da data do último atendimento realizado. Do contrário, as despesas realizadas com o tratamento serão descontadas na folha de pagamento do empregado sem a participação da CHESF.

4.2.9 Tratamentos odontológicos serão autorizados conforme Tabela Odontológica e deverão ser realizados em consultório.

4.2.9.1 A solicitação de estrutura hospitalar para realização de procedimentos odontológicos será analisada pelo médico auditor e perito odontológico da Fachesf que poderá autorizar se houver necessidade de internação hospitalar, mediante indicação e justificativa médica.

5. COMPETÊNCIA

5.1 Compete ao Beneficiário:

a) comparecer à Fachesf/Chesf para realização da Perícia Inicial e Final;

b) encaminhar para a Fachesf as documentações para a realização da perícia inicial e final, nas localidades onde não houver perito odontológico;

c) devolver a Guia Odontológica à Fachesf/Chesf para cancelamento caso não seja utilizada.

5.2 Compete à Fachesf:

a) realizar a Perícia Inicial e Final dos beneficiários, por meio do perito odontológico da Fachesf/Chesf, profissionais credenciados ou contratados pela Fundação quando for o caso; 5.3 Compete à DABE:

a) orçar recursos para o pagamento das despesas com o atendimento odontológico;

b) elaborar/revisar os normativos referentes ao atendimento odontológico.

6. DISPOSIÇÕES GERAIS

6.1 Para qualquer tipo de atendimento o beneficiário poderá utilizar a lista de médicos credenciados fornecido pela FACHESF no endereço eletrônico www.fachesf.com.br, a fim de consultar a relação dos credenciados com os respectivos endereços e especialidades.

(5)

6.2 Para atendimento a essa Instrução Normativa, serão garantidos direitos iguais a todos os seus empregados, sendo a Chesf contrária a qualquer forma de discriminação à pessoa com deficiência, etnia, raça, cor, gênero, idade, estado civil, religião, condições saúde, orientação sexual, origem social ou regional, opinião política ou qualquer outra condição de diferença.

6.3 Os casos omissos nesta Instrução Normativa serão resolvidos pelo Superintendente de Recursos Humanos (SRH).

7. DISPOSIÇÃO FINAL

Esta Instrução Normativa substitui a 1ª edição de igual número, emitida em 29 de Setembro de 2006.

* * *

ANEXO I

Referências

Documentos relacionados

4 - Transmissores de Pressão – 4.2.b Transmissores Eletrônicos de Pressão Tipo Extensométricos Strain Gage • Neste sistema, qualquer variação na pressão do processo moverá

O objetivo do estudo foi descrever os aspectos das experiências corporais e da educação motora como contribuição para o desempenho motor de crianças com provável

Turma: 1M7 Equipa: 1M7_04 – João Filipe Seabra da Costa, Patrick James Welsh Talas, Rosa Margarida de Miranda Moreira, Tiago Alexandre Teixeira..

escolha do tipo de instalações fixas e meios de apoio a deslocar para cada obra e respectivas áreas, respectiva localização física.. Notar que o estaleiro varia

O 6º ano do Mestrado Integrado em Medicina (MIM) é um estágio profissionalizante (EP) que inclui os estágios parcelares de Medicina Interna, Cirurgia Geral,

insights into the effects of small obstacles on riverine habitat and fish community structure of two Iberian streams with different levels of impact from the

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o