• Nenhum resultado encontrado

02- Identifique o tipo de energia produtiva usada nas manufaturas antes e posteriormente nas primeiras indústrias inglesas.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "02- Identifique o tipo de energia produtiva usada nas manufaturas antes e posteriormente nas primeiras indústrias inglesas."

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

PROFESSOR: EQUIPE DE HISTÓRIA

BANCO DE QUESTÕES - HISTÓRIA - 8º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL

============================================================================================= 01- Um fator que contribuiu decisivamente para o processo de industrialização na Inglaterra do

século XVIII foi:

(A) a acumulação de capital resultante da exploração colonial praticada pela Inglaterra através do comércio.

(B) a concorrência tecnológica entre ingleses e americanos, que estimulou o desenvolvimento econômico.

(C) a expulsão das tropas napoleônicas do território inglês, que uniu os interesses nacionais em torno de um esforço de desenvolvimento.

(D) o movimento ludista na Inglaterra com a destruição das máquinas consideradas obsoletas, ao incentivar a invenção de novas máquinas.

(E) a abertura de mercados na Alemanha e na França para a Inglaterra, por meio de um acordo comercial conhecido por Pacto de Berlim.

02- Identifique o tipo de energia produtiva usada nas manufaturas antes e posteriormente nas primeiras indústrias inglesas.

(A) Energia elétrica e energia a vapor; (B) Energia motora/física e energia a gás; (C) Energia hidráulica e energia elétrica; (D) Energia motora/física e energia a vapor.

03- Sobre a Revolução Industrial iniciada no séc. XVIII podemos afirmar: • Marque com um (X) somente uma alternativa:

(A) trouxe avanço tecnológico, mas as estruturas de trabalho continuaram as mesmas, apesar da crescente oferta de mão de obra;

(B) instituiu um novo processo de relação entre patrões e empregados nem sempre harmoniosas;

(C) criou uma nova classe social, a burguesia, juntamente com o proletariado;

(D) foi resultado apenas do êxodo rural ocorrido na Inglaterra quando os feudos começaram a ser repartidos e vendidos.

04- Responder à questão sobre o pensamento iluminista nos séculos XVII e XVIII, numerando a coluna II de acordo com a coluna I.

COLUNA I

( 1 ) Adam Smith ( 2 ) Barão de Montesquieu

( 3 ) John Locke ( 4 ) Jean-Jacques Rousseau

COLUNA II

( ) Criticava a burguesia e a propriedade privada. Defendia a tese de que todo o poder emana do povo (da vontade geral) e é em nome do povo que ele é exercido.

( ) Condenava o mercantilismo, por considerá-lo um entrave lesivo a toda ordem econômica. Defendia que, com a concorrência, a divisão do trabalho e o livre comércio se alcançaria a harmonia e a justiça social.

( ) Combatia o despotismo. Defendia a tese de que a autoridade do governo deve ser desmembrada em três poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário.

( ) Combatia o absolutismo. Defendia a ideia segundo a qual a vida, a liberdade e a propriedade são direitos naturais. Os governos, para o filósofo, teriam a finalidade de respeitar e assegurar os direitos naturais dos cidadãos.

(2)

05-

"O homem nasce livre, e por toda a parte encontra-se a ferros. O que se crê senhor dos demais, não deixa de ser mais escravo do que eles (...) A ordem social é um direito sagrado que serve de base a todos os outros. Tal direito, no entanto, não se origina da natureza: funda-se, portanto, em convenções."

J.J. Rousseau, Do contrato social. in: Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1978, p. 22.

• A respeito da citação de Rousseau, é CORRETO afirmar:

(A) Aproxima-se do pensamento absolutista, que atribuía aos reis o direito divino de manter a ordem social.

(B) Filia-se ao pensamento cristão, por atribuir a todos os homens uma condição de submissão semelhante à escravatura.

(C) Filia-se ao pensamento abolicionista, por denunciar a escravidão praticada na América, ao longo do século XIX.

(D) Aproxima-se do pensamento anarquista, que estabelece que o Estado deve ser abolido e a sociedade, governada por autogestão.

(E) Aproxima-se do pensamento iluminista, ao conceber a ordem social como um direito sagrado que deve garantir a liberdade e a autonomia dos homens.

06- A Constituição dos Estados Unidos da América, de 1787, é considerada a primeira experiência significativa de Estado federal.

• Isso se deve:

(A) ao princípio constitucional baseado na pluralidade de centros de poder soberanos e coordenados.

(B) ao princípio constitucional caracterizado pela inexistência de leis gerais válidas para toda a nação.

(C) ao princípio constitucional baseado na absoluta submissão das unidades federativas ao governo central.

(D) ao princípio constitucional de garantia dos direitos individuais do cidadão e das minorias sociais.

(E) ao princípio constitucional baseado no corporativismo e na negação do direito de rebelião e insubordinação política.

07-

"Consideramos (...) que todos os homens são criados iguais, que são dotados pelo Criador de certos direitos inalienáveis, que entre estes estão a vida, a liberdade e a busca da felicidade. Que para garantir esses direitos são instituídos entre os homens governos que derivam os seus justos poderes do consentimento dos governados; que toda vez que uma forma qualquer de governo ameace destruir esses fins, cabe ao povo o direito de alterá-la ou aboli-la e instituir um novo governo, assentando a sua fundação sobre tais princípios e organizando-lhe os poderes da forma que pareça mais provável de proporcionar segurança e felicidade."

A Declaração de Independência dos Estados Unidos. Rio de Janeiro: Zahar, 2004, p. 53.

• Sobre a Declaração de Independência dos Estados Unidos, é correto afirmar que:

(A) Defendia o princípio da igualdade de direitos dos seres humanos, mas condenava o direito à rebelião como uma afronta à ordem social.

(B) O radicalismo da sua formulação, com respeito ao direito de rebelião dos escravos, provocou forte reação dos proprietários de escravos em toda a América.

(C) Sua formulação foi baseada no ideário liberal-iluminista e acabou influenciando outros movimentos políticos na América e na Europa.

(D) Influenciada pelos tratadistas espanhóis, a declaração defendia a origem do poder divino e condenava a desobediência dos subordinados.

(E) A declaração sustentava que os governos poderiam cercear a liberdade dos indivíduos em nome da segurança e da felicidade coletivas.

(3)

08- Leia o texto abaixo:

O comentário de um visitante alemão retrata fielmente uma Inglaterra transformada pela Revolução Industrial, em 1835, "observamos centenas de fábricas com cinco ou seis pavimentos, cada qual com uma chaminé colossal ao seu lado, exalando negro vapor de carvão". Como se encontrava o trabalhador nesse processo? Na verdade, via-se transformado em acessório de produção, podendo ser trocado sem alterar em nada, houve também uma migração para as cidades industriais, onde qualquer que fosse a inovação técnica imediatamente ampliava-se o mercado de trabalho. (...) Enquanto a Inglaterra foi durante muitas décadas a única nação realmente industrializada, os demais países continuavam agrários, talvez pelo fato de serem burguesias nacionais fracas e desarticuladas para que pudessem influir na política de seus Estados com sucesso, e atenderem aos seus interesses.

(http://www.webartigos.com/articles/6657/1/a-revolucao-industrial-inglesa/pagina1.html)

a) Cite três fatores que possibilitaram a Revolução Industrial na Inglaterra no século XVIII. R.: __________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________

b) Qual a origem da mão de obra operária inglesa, ou seja, o que ele faziam antes de trabalhar nas fábricas?

R.: __________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________

c) Como eram as condições de moradia dos operários ingleses do séc. XIX?

R.: __________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________

09-

"É verdade que nas democracias o povo parece fazer o que quer; mas a liberdade política não consiste nisso. A liberdade é o direito de fazer tudo o que as leis permitem; se um cidadão pudesse fazer tudo o que elas proíbem, não teriam mais liberdade, porque os outros também teriam tal poder. (...) Quando na mesma pessoa ou no mesmo corpo de magistratura o poder legislativo está reunido no poder executivo, não existe liberdade, pois pode-se temer que o mesmo sendo apenas estabeleça leis tirânicas para executá-las tiranicamente. Tudo estaria perdido se o mesmo homem ou o mesmo corpo dos principais, ou dos nobres, ou do povo, exercesse esses três poderes: o de fazer lei, o de executar as resoluções públicas e o de julgar os crimes ou as divergências dos indivíduos."

(4)

a) A qual teoria este trecho se refere?

R.: __________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________

b) Podemos afirmar que o parágrafo critica o absolutismo? Justifique sua resposta com uma frase do texto.

R.: __________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________

c) Transcreva um trecho do texto que justifique sua resposta.

R.: __________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________

d) Aponte ao menos duas ideias iluministas que estejam em vigor até os dias de hoje.

R.: __________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________

10- Leia o trecho da Constituição dos Estados Unidos da América:

Nós, o povo dos Estados Unidos (...) ordenamos e estabelecemos a presente Constituição para os Estados Unidos da América:

Artigo I. Todos os poderes legislativos serão confiados a um Congresso dos Estados Unidos,

que se constituirá de um Senado e de uma Câmara dos Representantes.

Artigo II. O poder executivo é conferido ao presidente dos Estados Unidos da América durante

um período de quatro anos (...). O presidente será o comandante-em-chefe do exército e da marinha (...). Terá o poder de concluir tratados com o consentimento do Senado.

Artigo III. O poder judiciário dos Estados Unidos será confiado a um Tribunal Supremo e aos

tribunais inferiores que o Congresso julgar necessário criar e estabelecer.

Constituição dos Estados Unidos da América, 1787. In: 900 textos e documentos de história. Lisboa: Plátano, 1978. V.III. p, 64.

(5)

a) Que princípio político está presente no trecho da Constituição dos Estados Unidos destacado acima? Qual pensador iluminista o defendeu?

R.: __________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________

b) Que regime político era contrário a esse princípio?

R.: __________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________

c) Em nome de quem foi redigida a Constituição?

R.: __________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________

(6)

11- Quais eram as principais características das colônias inglesas do Norte e das colônias do Sul? R.: __________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________

12- Por que parte da elite agrária sulista resistiu, inicialmente, à declaração da independência? R.: __________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ Gabarito 01- (A) 02- (D) 03- (B) 04- (4), (1), (2), (3). 05- (E) 06- (A) 07- (C)

08- a) Podemos citar como fatores para pioneirismo inglês os seguintes acontecimentos: O Cercamento dos campos, a acumulação de capital disponível para investir nas novas indústrias e mão de obra barata e abundante disponível.

b) A origem da mão de obra inglesa é em sua maioria o campesinato, ou seja, trabalhavam no campo em propriedades rurais até serem expulsos através do cercamento dos campos. c) Eram conhecidos como cortiços, geralmente propriedades pequenas, com banheiro coletivo,

insalubres, sujas e por isso difusoras de inúmeras doenças. 09- a) A teoria dos três poderes de Montesquieu.

b) Sim, critica o Absolutismo em sua defesa da divisão de poderes afirmando que não pode uma pessoa ou no mesmo corpo de magistratura exercer todos os poderes decisivos de uma nação, já que esta ficaria exposta a leis e execuções tirânicas.

c) "Quando na mesma pessoa ou no mesmo corpo de magistratura o poder legislativo está reunido no poder executivo, não existe liberdade, pois pode-se temer que o mesmo sendo apenas estabeleça leis tirânicas para executá-las tiranicamente. Tudo estaria perdido se o mesmo homem ou o mesmo corpo dos principais, ou dos nobres, ou do povo, exercesse esses três poderes: o de fazer lei, o de executar as resoluções públicas e o de julgar os crimes ou as divergências dos indivíduos."

d) Teoria dos três poderes, todos são iguais perante a lei, liberdade de expressão e religiosa, soberania popular entre outros.

(7)

10- a) A teoria dos três poderes, Montesquieu.

b) O Absolutismo, onde o Rei possui poderes absolutos na formação, execução e julgamento das leis.

c) Em nome do povo dos Estados Unidos, isso se deu em função da teoria da soberania popular. 11- Colônias do Norte: tinham como características a mão de obra assalariada, produção baseada

na pequena propriedade e manufaturada voltada para o mercado interno. Colônias do Sul: mão de obra escrava, economia baseada na grande propriedade e no

latifúndio voltada para o comércio externo.

12- A elite sulista, como tinha sua economia baseada nas exportações — em especial para os ingleses —, resistiu inicialmente ao projeto de independência com medo de perder seus lucros após a emancipação.

Referências

Documentos relacionados

O presente capítulo apresenta o Plano de Ação Educacional, que propõe o desenvolvimento de um espaço de reflexão que permita que a Secretaria de Estado de Educação do

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

A versão reduzida do Questionário de Conhecimentos da Diabetes (Sousa, McIntyre, Martins & Silva. 2015), foi desenvolvido com o objectivo de avaliar o

Colhi e elaborei autonomamente a história clínica de uma das doentes internadas no serviço, o que constituiu uma atividade de importância ímpar na minha formação, uma vez

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,

Até aqui, a pauta foi a da necessidade de manter presente a boa-fé e o dever derivado de prestar informação nos negócios jurídicos, em especial nos contratos de seguro e

Por outro lado, o modelo de integração não seguiu o caminho, natural e coerente com o patrimônio constitucional europeu, de construção constitucional da Europa, mas desabilitou em

Esse trabalho teve como objetivo determinar as contagens mesófilos aeróbios, fungos filamentosos e leveduras, psicrotróficos e Staphylococcuscoagulase positivo em