• Nenhum resultado encontrado

RELATÓRIO FINAL. Mestrado Integrado em Medicina

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RELATÓRIO FINAL. Mestrado Integrado em Medicina"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

Mestrado

Integrado em

Medicina

RELATÓRIO

FINAL

N O V A M E D I C A L S C H O O L F A C U L D A D E C I Ê N C I A S M É D I C A S U N I V E R S I D A D E N O V A D E L I S B O A M a r g a r i d a M o r a i s A f o n s o H e n r i q u e s L o p e s N º 2 0 1 2 2 9 2 A N O L E T I V O 2 0 1 7 / 2 0 1 8

(2)

1 Margarida Morais Lopes ÍNDICE

I. INTRODUÇÃO...2

II. OBJETIVOS...2

III. SÍNTESE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS...3

1. Estágio Parcelar de Pediatria...3

2. Estágio Parcelar de Ginecologia e Obstetrícia...3

3. Estágio Parcelar de Saúde Mental...4

4. Estágio Parcelar de Medicina Geral e Familiar...4

5. Estágio Parcelar de Medicina Interna...5

6. Estágio Parcelar de Cirurgia Geral...5

7. Estágio Clínico Opcional...6

IV. ELEMENTOS VALORATIVOS...7

V. REFLEXÃO CRÍTICA...7

(3)

2 Margarida Morais Lopes

I. INTRODUÇÃO

O 6º do Mestrado Integrado em Medicina (MIM) da Nova Medical School/ Faculdade de Ciências Médicas (NMSIFCM) tem como estrutura base o Estágio Profissionalizante. Esta Unidade Curricular (UC) está organizada em 6 estágios parcelares em diferentes especialidades médicas e cirúrgicas, nomeadamente: Medicina Interna, Cirurgia, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Saúde Mental e Medicina Geral e Familiar. O presente relatório tem como finalidade descrever sucintamente as atividades por mim realizadas ao longo do ano, começando por apontar os objetivos delineados para este período formativo, seguindo-se uma síntese das atividades desenvolvidas no âmbito de cada estágio parcelar e uma apresentação de elementos valorativos, terminando com uma reflexão crítica, na qual destaco o cumprimento ou não dos objetivos propostos, assim como aspetos importantes do ano profissionalizante e do MIM. Em anexo incluem-se os certificados dos elementos valorativos, assim como atividades extracurriculares relevantes.

II. OBJECTIVOS

A função da educação médica pré-graduada é preparar licenciados médicos com atributos profissionais adequados e com um núcleo de conhecimentos e competências que lhes permita aprender autonomamente ao longo de toda a carreira médica. [1] Partindo deste pressuposto, defini como objetivo primordial a obtenção e consolidação de competências clínicas e sociais imprescindíveis ao exercício profissional futuro, com aquisição progressiva de confiança, autonomia e responsabilidade. Como objetivos específicos estabeleci: (1) consolidação de conhecimentos adquiridos ao longo do MIM e consequente aplicação prática; (2) melhorar as técnicas de abordagem anamnéstica e de exame objetivo; (3) consolidar e treinar o raciocínio médico no estabelecimento de diagnósticos diferenciais e de planos diagnósticos e terapêuticos; (4) fomentar uma boa relação médico-doente, mantendo uma abordagem biopsicossocial; (5) aperfeiçoar e desenvolver capacidades comunicativas com os doentes, familiares e equipa médica.

[1]

(4)

3 Margarida Morais Lopes

III. SINTESE DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

1. Estágio Parcelar Pediatria (11.09.2017 a 06.10.2017): O estágio de Pediatria, com duração de 4 semanas, decorreu na Unidade de Cuidados Intensivos Pediátricos (UCIP) do Hospital Dona Estefânia (HDE), sob tutoria do Dr. Anaxore Casimiro. Estipulei como objetivos: reconhecer as principais patologias do doente pediátrico e respetivos princípios de atuação; melhorar a colheita de dados anamnésticos e a realização de exame objetivo adequados a cada grupo etário; adquirir uma perceção mais profunda da unidade pais-filhos e ganhar competências a nível da comunicação médico-doente/família. Durante o período de estágio, assisti diariamente às reuniões de passagem de doentes, participando, de seguida, no trabalho realizado a nível do internamento da UCIP. Acompanhei também o meu tutor no dia de Urgência Interna. Para além disso, tive a oportunidade de passar pelo Serviço Urgência (SU) e pelo Serviço de Imunoalergologia, onde assisti às consultas externas e a uma sessão teórica. No que toca a atividades formativas, participei no Congresso Multiprofissional do HDE, elaborei uma história clínica e apresentei um trabalho no seminário final intitulado "Síndrome Hemofagocítico - A propósito de um caso clínico".

2.Estágio Parcelar Ginecologia (9.10.2017 a 03.11.2017): O estágio de Ginecologia e Obstetrícia, com duração de 4 semanas, decorreu no Hospital Professor Doutor Fernando da Fonseca, consistindo em 2 semanas de Ginecologia e 2 semanas de Obstetrícia, sob tutela da Dr.ª Teresa Diniz Costa e da Dr.ª Elsa Landim, respetivamente. Os objetivos deste estágio consistiam na sedimentação de conhecimentos, no aperfeiçoamento de gestos semiológicos característicos desta especialidade, assim como no auxílio à realização de partos. No âmbito da Ginecologia, participei em Consultas de Ginecologia Geral, Oncológica e de Planeamento Familiar, frequentei o Bloco Operatório e assisti, semanalmente, à Reunião de Serviço e Sessões Clínicas. Em Obstetrícia, integrei Consultas de Obstetrícia Geral, Hipertensão Arterial, Doenças Autoimunes, Gravidez na Adolescência e de Ecografia Obstétrica e acompanhei a minha tutora no internamento de

(5)

4 Margarida Morais Lopes

Obstetrícia. Frequentei, de forma semanal, o SU, sendo que a minha atividade se dividiu entre o bloco de partos, onde acompanhei a evolução do trabalho de parto e participei como ajudante em várias cesarianas, e o atendimento da ginecologia geral. No final do estágio apresentei um trabalho sobre Hemorragia Pós-Parto, tendo como base as Guidelines da American College of Obstetricians and Gynecologists.

3. Estágio Parcelar Saúde Mental (06.11.2017 a 30.11.2017): O estágio de Saúde Mental, com duração de 4 semanas, decorreu na Clínica 4 - Álcool e Novas Dependências do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa, sob tutela da Dr.ª Joana Teixeira. Dos objetivos delineados constavam: identificação de sintomas de perturbação psiquiátrica; aquisição de noções práticas sobre o manuseamento terapêutico das patologias psiquiátricas mais prevalentes; aquisição de competências na condução da entrevista clínica; conhecer as estratégias de suporte social/referenciação para indivíduos com doença mental assim como medidas para promoção da saúde mental. O período de estágio iniciou-se com dois dias de aulas teórico-práticas, seguidos pela atividade clínica no serviço referido. Esta consistiu, maioritariamente, no acompanhamento de doentes internados no serviço, tendo, neste contexto, realizado uma história clínica. Para além disso, participei na Consulta Externa de Alcoologia e na Área de Dia da Unidade de Tratamento e Reabilitação de Alcoologia (UTRA). Frequentei os grupos psicoterapêuticos tanto na vertente de internamento, como na UTRA. Assisti, semanalmente, às reuniões multidisciplinares de serviço, às sessões teóricas da UTRA e sessões clínicas de formação para internos. Finalmente, pude frequentar o SU no Hospital de São José (HSJ), observando a abordagem de situações agudas.

4. Estágio Parcelar Medicina Geral e Familiar (MGF) (4.12.2017 a 13.01.2018): O estágio de MGF, com duração de 4 semanas, decorreu UCSP Algés/USF Linha de Algés, sob tutoria do Dr. Francisco Carvalho. O objetivo primordial prendia-se com a compreensão do funcionamento dos Cuidados de Saúde Primários, pelo que defini como metas a atingir:

(6)

5 Margarida Morais Lopes

identificar e gerir os principais problemas de saúde da comunidade; compreender a coordenação de cuidados de saúde; identificar fatores de risco e efetuar as medidas preventivas indicadas. Ao longo deste período, pude assistir a Consultas de Doença Aguda, de Saúde de Adultos, de Hipertensão Arterial, de Diabetes, de Saúde Infantil e de Saúde Materna, contactando com patologias diversificadas, um espetro alargado de grupos etários, assim como populações particulares. Tive também a oportunidade de acompanhar o meu tutor em várias Visitas Médicas ao Domicílio. De referir que assisti à transição de uma UCSP para uma USF, presenciando algumas das diferenças organizacionais existentes entre os dois tipos de unidades.

5. Estágio Parcelar Medicina Interna (22.01.2018 a 16.03.2018): O Estágio de Medicina Interna, com duração de 8 Semanas, decorreu no Serviço 2.1 do Hospital de Santo António dos Capuchos, sob tutoria da Dr.ª Elisabete Margarido. Como objetivos estabeleci: melhorar e treinar o raciocínio clínico e marcha diagnóstica, particularmente no doente com múltiplas patologias; aperfeiçoar as capacidades de síntese e organização na elaboração de diários clínicos, notas de admissão e notas de alta; desenvolver a minha aptidão para exposição pública de situações clínicas complexas. A atividade desenvolvida na enfermaria representou a principal componente do estágio, participando diariamente na observação de doentes, alguns dos quais sob a minha responsabilidade, realizei diários clínicos e notas de alta e participei nas discussões diagnósticas e terapêuticas. Semanalmente, estive presente no SU do HSJ, onde passei pelo Balcão Central e Sala de Observação. Adicionalmente, acompanhei a minha tutora, nas Consultas de Diabetologia e Medicina Interna. Finalmente, no que toca a atividades formativas, assisti às sessões clínicas semanais, elaborei uma história clínica e apresentei um trabalho intitulado "A propósito de 2 casos clínicos - Insuficiência Suprarrenal"

6. Estágio Parcelar de Cirurgia Geral (26.03.2018 a 18.05.2018): O estágio de Cirurgia Geral, com a duração de 8 semanas, decorreu no Hospital Beatriz Ângelo, sob tutela da

(7)

6 Margarida Morais Lopes

Dr.ª Susana Ourô. Delineei como objetivos: identificar as principais síndromes cirúrgicas e respetivos princípios de atuação, reconhecendo as indicações para cirurgia de urgência, eletiva ou terapêutica conservadora; contactar com técnicas de anestesia e de assepsia; participar nas atividades cirúrgicas e executar gestos simples de pequena cirurgia. O período de estágio incluiu 1 semana de formação teórico-prática, incluindo a participação no curso TEAM, 1 semana em permanência no SU, 2 semanas de estágio clínico opcional, no meu caso, Medicina Intensiva e as restantes dedicadas à Cirurgia Geral. No período dedicado à Cirurgia, no qual tive maior contacto com patologia colo-rectal, acompanhei a minha tutora no internamento, onde pude observar doentes tanto no contexto pré como pós operatório; no bloco operatório, onde assisti a várias intervenções cirúrgicas, tendo participado em algumas delas; na consulta externa, na qual tive oportunidade de realizar e melhorar algumas manobras semiológicas, nomeadamente o exame proctológico e na urgência. Estive ainda presente no SU, passando pelas suas diferentes valências e na Unidade de Cuidados Intensivos (UCI), onde pude contactar com a abordagem direcionada ao doente crítico. Destaco ainda, a presença em diversas sessões clínicas e na reunião de serviço/visita médica dos serviços nos quais estava integrada, a participação no Curso Prático em Estomaterapia para Cuidados de Saúde Primários - Ostomias de Eliminação e a apresentação do trabalho intitulado "O grande e estranho caso de Benjamim Button" no minicongresso, a partir do qual, eu e as minhas colegas conjuntamente com a nossa tutora, tivemos a oportunidade de redigir um artigo (Case Report) intitulado " Presacral tumour: an atypical PNET presentation", cujo resumo se encontra em anexo.

7. Estágio Clínico Opcional (21.05.2018 a 01.06.2018): O Estágio Opcional, com a duração de 2 semanas, decorreu no Serviço de Imunoalergologia do HDE. Esta escolha surgiu pelo interesse pessoal na área das especialidades médicas, aliado ao escasso contacto prévio com esta especialidade em particular. Neste contexto pude assistir a consultas, provas de provocação, estudos de sensibilidade cutânea e estudos funcionais

(8)

7 Margarida Morais Lopes

respiratórios. Tive ainda a oportunidade de participar no Curso de Terapêutica Inalatória - Dispositivos e Técnicas de Inalação.

IV. ELEMENTOS VALORATIVOS

Gostaria de destacar a participação como voluntária no Projeto Re-food [1/2017 a 2/2018], que, apesar de não se relacionar diretamente com Medicina, contribuiu significativamente para o desenvolvimento de sentido de compromisso e responsabilidade, assim como aquisição de capacidades a nível de trabalho de equipa e gestão de tempo. Ao longo do presente ano procurei complementar a minha formação participando em atividades extracurriculares, algumas já referidas anteriormente, sendo que descrimino as iniciativas que integrei e apresento os respetivos certificados em anexo.

V. REFLEXÃO CRÍTICA

Com o término do 6º ano do MIM torna-se relevante fazer uma reflexão sobre os objetivos estabelecidos inicialmente, assim como sobre o estágio profissionalizante e a globalidade da formação pré-graduada. Em termos generalistas, posso dizer que alcancei os objetivos a que me propus, com destaque para a principal meta que apontei: a aquisição e solidificação de capacidades que me permitissem aumentar, de forma gradual, a minha autonomia. Considero que a obtenção de tais competências, apenas foi possível graças à formação que a NMSIFCM proporciona, não só no último ano do curso, mas ao longo de todo o MIM. Saliento, desde já, o modelo de ensino tutorado como uma enorme mais valia, enaltecido pelo rácio tutor-aluno de 1:1, frequentemente conseguido nesta instituição, o que, sem dúvida alguma, permite uma maior interação e inclusão do aluno no contexto clínico, promovendo um maior desenvolvimento de competências tanto teóricas, como práticas. Além disso, o contacto precoce com o meio hospitalar nesta faculdade, permite a chegada ao 6º ano com bases clínicas significativas, associadas a um conjunto de atitudes e valores essenciais, contribuindo para uma maior confiança na integração da prática médica. Atendendo aos pontos supracitados, posso afirmar que o percurso

(9)

8 Margarida Morais Lopes

formativo na NMSIFCM, que culmina no Estágio Profissionalizante, assegura uma formação de excelência, fomentando as competências necessárias e indispensáveis ao exercício da Medicina.

De seguida, saliento as particularidades e especificidades relativas aos estágios parcelares. Em primeiro lugar, relativamente ao estágio de Pediatria, o facto de ter decorrido na UCIP, deu-me a possibilidade de contatar com um espetro alargado de idades, permitindo a consolidação de uma abordagem clínica diferenciada nos diferentes grupos etários. Para além disso, a elevada gravidade e complexidade das patologias neste contexto, destaca, ao mais alto nível, a importância da comunicação e da relação médico-doente/família, assim como a repercussão que o binómio pais-filhos tem na saúde/doença e decisão terapêutica. No entanto, inevitavelmente, existiu uma menor proximidade com as patologias pediátricas mais prevalentes, facto, em parte, colmatado com a frequência do SU, pelo que posso afirmar que atingi os objetivos delineados. No que diz respeito a Ginecologia e Obstetrícia, a estruturação do estágio possibilitou o contacto com diversas valências da especialidade contribuindo para aquisição de uma visão global da mesma. Além disso, tive a oportunidade de praticar vários gestos do exame objetivo ginecológico e obstétrico, assim como ter uma participação ativa em vários partos, permitindo-me alcançar os objetivos a que me propus. Em relação ao estágio de Saúde Mental, dadas as características do serviço que integrei, existiu um maior contacto com perturbações de consumo. Já a participação no SU deu-me a oportunidade de observar patologia aguda/agudizada. Posto isto, sob um ponto vista prático, pude compreender e treinar a entrevista clínica em diferentes contextos, com todas as suas particularidades. A participação nos grupos psicoterapêuticos, área de dia, assim como nas reuniões multidisciplinares, teve um papel preponderante para perceber a reabilitação em Saúde Mental. Todos estes elementos me permitiram alcançar as metas delineadas inicialmente. No estágio de MGF, posso dizer que assisti ao expoente máximo da abordagem centrada

(10)

9 Margarida Morais Lopes

no doente e a toda a relevância que esta assume nos cuidados prestados. Tive também oportunidade de constatar o papel central que o médico de família assume na gestão da doença e coordenação dos cuidados de saúde, assim como na prevenção e promoção da saúde. Em relação ao estágio de Medicina Interna, não posso deixar de destacar a sua relevância, constituindo, a meu ver, o modelo ideal de estágio profissionalizante. O facto de diariamente ter tarefas clínicas atribuídas, com doentes à minha responsabilidade, aliado à constante disponibilidade e acompanhamento da equipa médica, determinou um crescimento gradual a nível das minhas competências clínicas, assim como uma aquisição progressiva de autonomia e confiança. O estágio de Cirurgia Geral, no qual existiu um predomínio de patologia/cirurgia colo-rectal revelou-se uma enorme mais valia, dado ser uma área com qual tinha escasso contacto prévio, sendo que pude praticar gestos semiológicos nunca antes realizados. Destaco a importância da componente prática, que, na minha opinião, seria beneficiada com uma otimização do rácio tutor-aluno. Finalmente, o estágio clínico opcional surge como um aspeto bastante positivo, pois permite o aluno ir ao encontro dos seus interesses pessoais, para além das atividades extracurriculares. Gostaria de realçar que, apesar de existirem sempre pontos mais, ou menos, positivos referentes a cada estágio, em última instância, o seu aproveitamento estará sempre dependente do empenho e vontade de aprender individuais, fomentando características indispensáveis à carreira médica, que exige o aperfeiçoamento constante das nossas capacidades.

Em suma, considero que, pelo trabalho e dedicação que mantive ao longo do ano, alcancei os objetivos a que me propus, com aquisição de competências essenciais à prática médica futura, mantendo sempre em mente que a Medicina se trata de um processo continuo de aprendizagem e de autorreflexão. Não poderia terminar sem agradecer a esta instituição, aos Professores e Tutores que me acompanharam neste percurso de 6 anos, contribuindo para o meu crescimento profissional, pessoal e humano.

(11)

10 Margarida Morais Lopes

VI. ANEXOS

TRABALHOS CIENTÍFICOS

1. Case Report: "Presacral Tumor: An atypical PNET presentation" [2018]

CONGRESSOS, CONFERÊNCIAS E FORMAÇÕES

2. Congresso Multiprofissional Hospital Dona Estefânia [2017] 3. CNEM - Congresso Nacional de Estudantes de Medicina [2017] 4. Workshops/Paralelas CNEM [2017]

4.1 Workshop - Mente Sã, Corpo São

4.2 Workshop- Prescrição de Exercício Físico

5. Curso TEAM (Trauma Evaluation and Management) [2018] 6. 7ª Reunião de Imunoalergologia de Lisboa [2018]

7. When Science Meets Technology: Brain-Computer Interfaces [2018] 8. Saúde Mental nos Cuidados de Saúde Primários [2018]

9. Curso Prático em Estomaterapia para Cuidados de Saúde Primários - Ostomias de Eliminação [2018] (certificado não disponibilizado à data de entrega do relatório)

10. Curso de Terapêutica Inalatória - Dispositivos e Técnicas de Inalação [2018] (certificado não disponibilizado à data de entrega do relatório)

VOLUNTARIADO

11. Projeto Re-Food - Núcleo de Benfica [1/2017 a 2/2018]

(12)

11 Margarida Morais Lopes ANEXO 1.

(13)

12 Margarida Morais Lopes ANEXO 2.

(14)

13 Margarida Morais Lopes ANEXO 3.

(15)

14 Margarida Morais Lopes ANEXO 4.

(16)

15 Margarida Morais Lopes ANEXO 5.

(17)

16 Margarida Morais Lopes ANEXO 6.

(18)

17 Margarida Morais Lopes ANEXO 7.

(19)

18 Margarida Morais Lopes ANEXO 8.

Referências

Documentos relacionados

Durante a realização deste estágio, analisei criticamente as diferentes situações relativas á assistência de enfermagem á criança / família para deste modo,

Neste trabalho, foi apresentada uma breve revisão teórica a respeito das principais variáveis envolvidas no controle de qualidade de dados geodésicos por meio de

Contudo há indústrias onde um produto que seria A por estar nos 20% de produtos que representam 80% da quantidade de vendas e também o sendo ao nível da frequência, por ser um

A inserção dos jovens será uma das principais prioridades do ponto de vista da manutenção da coesão social e da própria inserção de um grupo importante na Região Norte,

Para corrigir estas deformações na imagem é utilizada uma função de transformação de intensidade, como é ilustrado na gura 2.1, onde r representa o eixo de input do nível cinza e

Sem, no entanto, haver correlação, na nossa amostra, entre a presença dessa demora e o agravamento da condição materna, uma vez que não houve aumento substancial da porcentagem