• Nenhum resultado encontrado

Exmo. Sr. Dr. Presidente da 2ª Comissão Disciplinar do Tribunal de Justiça Desportiva da Federação Sergipana de Futebol.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Exmo. Sr. Dr. Presidente da 2ª Comissão Disciplinar do Tribunal de Justiça Desportiva da Federação Sergipana de Futebol."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Exmo. Sr. Dr. Pres idente d a 2ª Comissão Dis ciplinar do Tribunal de Jus tiça Desportiva da F ederação Sergipana de Futebol.

Referente process o nº 014/2012

A S S O C I A Ç Ã O D E S P O R T I V A C O N F I A N Ç A, devidamente qualificada nos autos do process o em epígrafe, vem, por conduto de seu procurador infrafirmado, presente na sessão de julgamento do dia 28/02/2012, ante Voss a Excelência, nos termos dos artigos 146 e 147 - A, do Código Bras ileiro de J ustiça Desportiva, interpor Recurs o Voluntário, contra decis ão prolatada pela 2ª Comissão Disciplinar do TJ D da FSF, apres entando as razões anexas e requerendo o process amento do mesmo.

Termos em que, Pede Deferimento.

Aracaju, 2 de março de 2012.

Luiz Roberto Dantas de S antana OAB/SE nº 1682

(2)

Exmo. Sr. Dr. P res idente da 2ª Comissão Dis ciplinar do Tribunal de Jus tiça Desportiva da F ederação Sergipana de Futebol.

Insigne Relator

A S S O C I A Ç Ã O D E S P O R T I V A C O N F I A N Ç A, inconformada com decisão proferida pela 2ª Comiss ão Disciplinar do TJ D da F ederação Sergipana de Futebol, interpõe o pres ente remédio jurídico, na tentativa de vê - la reformada, diante do excesso de penalidade aplicada pela Comiss ão.

D O E FEIT O SU SPE N SI VO

É certo que na forma do art. 147, do CBJ D, o recurso voluntário será recebido em s eu efeito devolutivo, todavia, o art. 147 - A, es tabelece a hipótes e de recebimento em efeito s uspens ivo, desde que o Relator convença -se do prejuízo que pode ser caus ado com a não suspens ão da pena aplicada, de forma imediata, até o julgamento pelo Pleno do TJ D.

(3)

As razões que serão abaixo explicitadas deixam evidente, sem ras tros de dúvidas, a neces sidade de aceite do recurs o com o efeito suspensivo, evitando danos irreparáveis à Recorrente.

D O J UL G AM E N TO D A C OMI SS Ã O

Na Sess ão do dia 28/02/2012, a 2ª Comiss ão Disciplinar, por maioria, aplicou a pena de 5(cinco) jogos de suspensão a quatro atletas do S ub -18 da Recorrente, e a penalidade de 2(dois) jogos a um atleta do S ub -18 da Recorrente, como indica a ata que vem anexa.

Os atletas Lucas Orlando Alves Carneiro, Josino Ribeiro Junior, Wanderson Bispo do S antos e Edeils on Santos, foram punidos com 5(cinco) jogos, enquanto o atleta Edson Tavares dos Santos com 2(dois) jogos .

Todos os atletas participaram da partida realizada em 12 de fevereiro de 2012, contra a eq uipe da Associação Olímpica de Itabaiana.

Na ass entada do dia 28/02/2012, a Recorrente fez juntar aos autos um RP O da Polícia Civil, bem como relatório médico de intervenção cirúrgica, a qual foi submetida o atleta Edson Tavares dos Santos. Apres entou, ainda, vídeo da partida mos trando o tumulto ocorrido e quem foi o causador de toda a s ituação.

(4)

Após a apres entação das provas , o Procurador solicitou a absolvição do atleta Edson Tavares dos Santos, e a aplicação da pena mínima de quatro jogos para os demais atletas , Art. 254 - A, parágrafo 1º, II, do CBJD, com a redução do art. 182, do mes mo Código.

A defes a concordou com abs olvição do atleta Edson Tavares dos S antos, e dis cordou das demais, pleiteando a pena de advertência ou a desqualificação do artigo, aplicando a pena de suspens ão de uma partida para cada atleta.

O relator,em seu voto, aplicou a penalidade já informada, s endo acompanhado pela auditoria, e com voto de divergência pelo outro auditor, Renato Carlos Cruz Menezes.

A decisão não atentou para as provas carreadas aos autos e a apres entada quando da realização da Sessão, principalmente o vídeo da partida.

D A RE F OR M A D A DE CI SÃ O

Res tou provado que o grande culpado pelo tumulto causado durante a realização da partida, foi o Sr. Adauto S antos de Jesus, Preparador de Goleiros, do S ub -18, da Associação Olímpica de Itabaiana.

Tanto a súmula como o vídeo deixaram claro que ao aplicar a “voadora” no atleta Lucas Orlando

(5)

Alves Carneiro, quando já tinha sido expulso de campo, local no qual jamais d everia ter entrado, conforme es tabelece o Regulamento do Campeonato, o S r. Adauto ocas ionou toda a confus ão ocorrida no dia 12/02/2012.

Após a aplicação do fatídico golpe, o Sr. Adauto achou pouco e ainda continuou aplicando mais golpes, chegando a fratu rar a mão do atleta Eds on Tavares dos Santos.

O P rocurador, ao ass is tir a exibição do vídeo, fiou perplexo com o que viu, um adulto aplicando golpes em menores e os mes mos tentando defender -se e revidando em alguns cas os. Diss e, ainda, que não s abe como o árbitro conseguiu identificar naquele tumulto quem agrediu quem. Ou até mes mo quem participou do episódio, tanto é que a súmula foi ras urada e necess itou de uma errata.

O P rocurador, baseado na s úmula, solicitou a absolvição do atleta Edson Tavares dos S antos, por ter es te revidado a agress ão, todavia todos revidaram, inclus ive Lucas que foi o primeiro agredido pelo Sr. Adauto. E mais , Lucas apenas empurra o atleta do Itabaiana que es tava junto ao atleta caído, quando sorrateiramente recebe a “voadora”.

Ora, a pena imposta por maioria, ultrapass a o apurado. Foge da realidade fática e do que emana dos documentos integrantes dos autos. Não se impor dosar de forma excessiva, caus ando prejuízos a quem foi agredido e apenas tentou se proteger revidando, poi s esta era a única forma de evitar os ataques.

(6)

O Sr. Adauto deveria s er banido do futebol, mas como não existe tal possibilidade, foi apenado com 450(quatrocentos e cinqüenta) dias de s uspens ão.

Os atletas terão sérios e irreparáveis prejuízos caso a p enalidade seja mantida na forma impos ta pela Comiss ão. Ressalte -se que por maioria, com voto diss idente de um dos Auditores, com certeza o mais sens ato, diante das provas colacionadas.

Isto posto, re que r s eja r ec e bido o pr ese nte re c urs o no ef eito sus pe ns iv o, at é o julg am e nto do pr ese nte pelo ple no do Tr ibuna l de J ust iç a Des po rt iv a da F e de ra ção Serg ipa na de F ut e bo l . Que após o processamento, s eja o mes mo provido, para que seja refo rmada a decis ão da 2ª Comiss ão, aplicando as penalidades impos tas pelo voto diss idente do Auditor Renato Carlos Cruz Menezes, ou seja, a absolvição do atleta Edson Tavares dos Santos e aplicação da penalidade de suspens ão de duas partidas para os demais atletas da Recorrente.

Termos em que, Pede Deferimento.

Aracaju, 02 de m arço de 2012.

Luiz Roberto Dantas de S antana OAB/SE nº 1682

Referências

Documentos relacionados

TIAGO SOUZA DE LIMA (395.715), atleta da equipe do CONCÓRDIA ATLÉTICO CLUBE, em razão dele ter praticado infrações disciplinares durante a partida, assim relatadas na súmula do

Bruno Ricardo Vieira de Melo - (Supervisor do Náutico/PE), que também admite ter entrado no campo após o jogo; que assistiu a partida nos camarotes; que o 1º denunciado assistiu

No Processo em Tela, as ocorrências foram trazidas a baile, pela Notícia de Infração disciplinar, emitida pelo Diretor de Competições da CBF, SR.Manoel Flores, e encampadas pela

Ocorre que, para melhor compreensão dos fatos, e, ainda, diante das provas de vídeo e documentos juntados nos autos (quer pela defesa, quer pela Procuradoria),

O Auditor Presidente da Primeira Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, Dr.. Lucas Asfor Rocha, de acordo com o disposto

--- FIGUEIRENSE FUTEBOL CLUBE, entidade de prática desportiva filiada à FCF, em razão do que relata o árbitro, no ítem 9 (nove) da Súmula, atinente a falta de água no vestiário da

As federações de futebol dos estados sedes (FEDERAÇÃO ALAGONA DE FUTEBOL e FEDERAÇÃO SERGIPANA DE FUTEBOL) colocarão os seus tribunais de justiça desportiva

As federações de futebol dos estados sedes (FEDERAÇÃO ALAGONA DE FUTEBOL e FEDERAÇÃO SERGIPANA DE FUTEBOL) colocarão os seus tribunais de justiça desportiva