• Nenhum resultado encontrado

BIOLOGIA QUESTÕES ======================== Com esse cruzamento, todos os machos terão plumagem barrada e todas as fêmeas terão plumagem uniforme.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "BIOLOGIA QUESTÕES ======================== Com esse cruzamento, todos os machos terão plumagem barrada e todas as fêmeas terão plumagem uniforme."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

A 2ª fase da UFPR 2010 foi muito bem elaborada com um nível de cobrança de médio para alto, exigindo um conhecimento clássico por parte dos alunos e um elevado grau de atenção e raciocínio.

Por certo, privilegiou o aluno que teve um preparo sólido e contínuo ao longo do Ensino Médio.

A equipe de Biologia do Colégio Bom Jesus parabeniza a Universidade Federal do Paraná pela boa elaboração da prova.

Equipe de Professores de Biologia Colégio Bom Jesus

QUESTÕES

Assunto:

RESOLUÇÃO:

O espermatozóide é formado por três partes: cabeça (contendo o núcleo), peça intermediária (contendo as mitocôndrias) e cauda – flagelo (responsável pelo movimento). Normalmente, no processo de fecundação, apenas a cabeça penetra no óvulo, participando, portanto, apenas com o núcleo. Eventualmente, as mitocôndrias poderiam entrar no óvulo. A área citoplasmática do zigoto é a mesma área citoplasmática do óvulo, onde se situam as mitocôndrias de origem materna.

========================

RESOLUÇÃO: Zb Zb x ZBW

ZB W

Zb ZB Zb Zb W

Com esse cruzamento, todos os machos terão plumagem barrada e todas as fêmeas terão plumagem uniforme.

(2)

também resistentes, o que levou ao aumento da população.

========================

RESOLUÇÃO:

Característica 01:

A presença de células em forma de tubo e com perfurações (traqueídes) para o trânsito da água.

Característica 02:

Células do tubo lignificadas, portanto, mortas e sem protoplasma (ocas).

(3)

RESOLUÇÃO:

A = grelina; B = insulina.

A grelina é responsável por disparar a sensação de fome. Ela interage com os neurônios hipotalâmicos que secretam peptídeos estimulantes (orexígenos) da ingestão alimentar.

========================

RESOLUÇÃO:

Ao sistema nervoso autônomo parassimpático.

Por que na solução se encontrava o neurotransmissor acetilcolina ( substância vagal) que agiu sobre o segundo coração, reduzindo sua freqüência.

(4)

RESOLUÇÃO:

A = amônia; B = uréia – peixes ósseos excretam amônia, enquanto os cartilaginosos, uréia. Anfíbios na fase larval excretam amônio, enquanto os adultos, uréia; C = ácido úrico.

B, com exceção dos monotremados que excretam ácido úrico.

Como é o componente nitrogenado menos solúvel, há uma considerável economia de água. Por outro lado, é o menos tóxico dos produtos nitrogenados, possibilitando a ovoparidade.

========================

RESOLUÇÃO:

Espermatozóide < adipócito < neurônio

OBS: Segundo o livro Biologia Molecular da Célula, 4. ed., pág. 1146 e 1147: " O DNA no núcleo está condensado de maneira muito compacta, de modo que seu volume é minimizado para o transporte, e a transcrição está desativada." E mais: "Os espermatozóides típicos são células nuas, equipadas com um flagelo forte que os impulsiona através de um meio aquoso, mas livres de organelas citoplasmáticas, tais como ribossomos, retículo endoplasmático ou aparelho de Golgi."

O espermatozóide não produz proteínas, tem por função a fecundação; os adipócitos apresentam um metabolismo menos intenso que os neurônios, responsáveis pela intensa síntese de mediadores químicos protéicos.

(5)

RESOLUÇÃO:

2002 2003 2004 2005 2006

Nº de indivíduos 111 246 556 800 915

Os dados acima consideram a população inicial de 50 indivíduos e a cada ano os integrantes remanescentes.

0 500 1000 1500 2000 2500 Série1 2002 2003 2004 2005 2006 Série2 111 246 556 800 915 1 2 3 4 5

Inicialmente apresentou o crescimento típico de uma população jovem que se depara com a resistência ambiental, responsável pela contenção do crescimento exponencial teórico. O crescimento em questão é dito logístico ou sigmóide.

Diversos fatores, tais como a competição, disponibilidade alimentar, parasitismo, predatismo, disponibilidade de espaço, dentre outros como fatores abióticos.

(6)

RESOLUÇÃO:

Platelmintos.

Nematelmintos.

Anelídeos.

Aumentos do tamanho dos órgãos internos que ficam inseridos nas respectivas cavidades.

Formação de um eficiente sistema circulatório capaz de transportar nutrientes a longas distâncias.

Referências

Documentos relacionados

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

Para entender o supermercado como possível espaço de exercício cidadão, ainda, é importante retomar alguns pontos tratados anteriormente: (a) as compras entendidas como

a) Doenças pré-existentes ao período de viagem (vigência do seguro) e quaisquer de suas conseqüências, incluindo convalescenças e afecções em tratamentos ainda

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

Energy Distribuidora e Transportadora de Derivados de Petróleo Ltda. São Paulo

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação