• Nenhum resultado encontrado

RELATÓRIO DE GESTÃO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA EXERCICIO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RELATÓRIO DE GESTÃO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA EXERCICIO"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

RELATÓRIO DE GESTÃO DA SECRETARIA

MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA

EXERCICIO 2019

(2)

PREFEITO MUNICIPAL

VALDMIR RIBEIRO DE CASTRO

SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA

HUMBERTO DE CAMPOS DE CASTILHO

ELABORAÇÃO: HUMBERTO DE CAMPOS DE CASTILHO

COLABORADORES:

FELISBELA FERREIRA CARVALHO

ELISANGELA ALVES DE JESUS MOURA

RAIMUNDA SONIA RODRIGUES DA CRUZ

(3)

ÍNDICE

I. APRESENTAÇÃO

II. ÓRGÃO GESTOR DA AASECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA III. AÇÕES EDUCACIONAIS

IV. ATENDIMENTO AOS ALUNOS ESPECIAIS AEE V. AÇÕES REALIZADAS EM CADA MÊS

VI- CONSIDERAÇÕES FINAIS

FOTOS EM ANEXO

(4)

I - APRESENTAÇÃO

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura tem um papel muito

importante na evolução formativa, social e cultural do Município de Sucupira-

TO, onde trabalhamos com as crianças com idade para a educação infantil

de 4 e 5 anos de forma integrada, tendo como parâmetro a BNCC,

desenvolvendo as habilidades e competências em cada ciclo. E atendemos

também o ensino fundamental I, que compreende os alunos do 1º ao 5º ano,

na mesma perspectiva da nova Base Nacional Comum Curricular, afim de

promover as transformações que só a Educação é capaz de realizar em uma

sociedade.

Este Relatório visa apresentar as ações que foram desenvolvidas

durante o ano de 2019, destacando as que são primordiais para o

desenvolvimento educacional e cultural das crianças, onde as ações são

desenvolvidas pela equipe diretiva das escolas, equipe pedagógica, alunos e

demais parceiros.

Para tais ações, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura oferece

todo suporte de material pedagógico, financeiro e técnico, para que tudo

possa ser realizado de maneira eficiente e que alcance o objetivo proposto,

com o intuito de melhorarmos os índices educacionais e termos uma

educação de qualidade, capaz de transformar a vida da nossa sociedade.

HUMBERTO DE CAMPOS DE CASTILHO

(5)

II– ÓRGÃO GESTOR DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA Identificação:

Órgão Gestor: Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Sucupira Endereço: Rua Tingui

Bairro: Centro CEP: 77458000

DDD: 063 Telefone: 339912 71 Fax: E-mail semedsucupira@hotmail.com

Responsável: Humberto de Campos de Castilho Escolaridade: Superior Completo - Composição da Equipe Técnica do Órgão Gestor:

NOME CARGO ESCOLAR. EFETIVO/

COMISS.

HUMBERTO DE C. DE CASTILHO Secretário de Educação e

Cultura

Superior completo

Comissionado

ROSILEIDE FRANCISCO LIMA Assistente Administrativo

Superior completo

Efetivo

KERLY CRISTINA LUIZ VELOSO Recepcionista Ensino médio Efetivo

MARIA DEUSELIA R. AGUIAR Auxiliar de Serv. Gerais

Fund. Incompleto

Efetivo

III – AÇÕES EDUCACIONAIS:

As ações educacionais desenvolvidas são baseadas no Planejamento Anual de Conteúdos, correlacionados com as diretrizes curriculares e com a BNCC, com foco no desenvolvimento das competências e habilidades.

Outro aspecto fundamental para que se tenha êxito, é a formação continuada dos professores, uma vez que o aperfeiçoamento e a ampliação à cerca das novas metodologias e conceitos educacionais são imprescindíveis para alcançar os resultados almejados.

(6)

Os projetos educacionais de incentivo à leitura que foram desenvolvidos, foram de fundamental importância para o desenvolvimento das crianças, onde cada turma tem o seu projeto sendo notório o crescimento de todos os envolvidos, sempre com a participação da equipe educacional, dos alunos e principalmente da família.

IV- ATENDIMENTO AOS ALUNOS ESPECIAIS AEE

O atendimento às crianças com necessidades especiais, são atendidas por um profissional da educação que trabalha de forma efetiva com as crianças, onde são ofertados ao profissional materiais e equipamentos necessários ao desenvolvimento, físico, motor, afetivo dessas crianças.

V- AÇÕES REALIZADAS EM CADA MÊS/ANO JANEIRO

Neste mês fizemos o levantamento de toda demanda necessária par iniciarmos o ano letivo de 2019, onde foram feitos reparos no sistema de iluminação e refrigeração das salas de aula, ajustes nas portas e fechaduras de todos os departamentos das Unidades Escolares.

Período em que iniciamos o Processo Licitatório do Transporte Escolar, onde percorri todas as rotas aferindo as quilometragens e fazendo as modificações necessárias para atender melhor nossos alunos.

Realizamos na última semana do mês a reunião com todos os servidores da educação para fazermos as lotações e distribuição de turmas aos professores.

FEVEREIRO

Iniciamos o ano letivo no dia 04 de fevereiro, onde as escolas se prepararam para recepcionar os alunos para a abertura oficial do calendário, momento em que foram desenvolvidas diversas atividades recreativas tanto na Pré escola Doce Lar, quanto na Escola Municipal Machado de Assis.

Todas as Rotas do transporte Escolar já funcionaram normalmente, e para resolver a situação referente a substituição de transporte quando da quebra ou problemas mecânico, foi licitada a rota do Assentamento Sertãozinho que a partir de então será terceirizada, para atender com mais eficiência os alunos daquela região.

(7)

MARÇO

Realizamos a primeira reunião com os pais nas Unidades escolares, para repassar as regras de funcionamento das instituições de ensino, bem como o funcionamento do transporte escolar, e nos colocamos a disposição para trabalharmos em parceria visando uma Educação de Qualidade.

Neste mês também realizamos o Processo Licitatório para a Aquisição dos Produtos da Merenda Escolar.

ABRIL

Preocupado com a Formação dos Professores, e com a necessidade de que todos devem conhecer a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), realizamos três dias de formação, onde foram trabalhados os eixos norteadores da Base, bem como foram explorados pelos formadores toda a dinâmica de como trabalhar a metodologia.

Fizemos também a entrega dos Ovos de Páscoa (100 gramas cada) aos nossos alunos, onde foi desenvolvido pelas Unidades Escolares o Projeto Educativo evidenciando o real significado da páscoa.

MAIO

Realizamos neste mês o Processo Licitatório de Material de Expediente, visando atender com mais precisão as necessidades de funcionamento das Unidades Escolares, bem como, as atividades administrativas da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

As Unidades Escolares também trabalharam internamente a homenagem do Dia das Mães, onde foram confeccionadas as lembrancinhas e demais outros trabalhos voltados para esta data comemorativa.

Na Pré Escola Doce Lar, foram feitas a pintura do parquinho, reforma do Muro da entrada, e colocação da Placa de Identificação com o nome da Unidade Escolar, visando melhorara o atendimento e funcionamento da Unidade.

JUNHO

Realizamos a Formação dos Condutores de Transporte Escolar, visando atender uma norma vigente do Departamento de Transito, onde estabelecemos uma parceria com a Secretaria de Educação do Município de Figueirópolis- TO, para que tivéssemos condições de ofertar o curso aos condutores, sendo entregue a cada um o tão almejado Certificado de Conclusão.

(8)

Neste período também foi realizada uma Audiência Pública no Fórum de Gurupi em parceria com diversos órgãos de controle e fiscalização, onde o tema foi “a oferta de transporte escolar de qualidade”, sendo alertado aos gestores presentes, prefeitos e dirigentes municipais de educação da necessidade de controlar de forma efetiva todas as demandas relacionadas ao transporte de alunos.

Foi criada pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura o serviço de inspeção e controle de rotas do Transporte Escolar, sendo nomeado um servidor para acompanhar diariamente tudo que estiver relacionado ao funcionamento do Transporte Escolar, e ao final apresentar um relatório detalhado.

Finalizando o primeiro semestre, foi promovido pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com as Unidades Escolares e com a Prefeitura Municipal a Tradicional Festa Junina e Festa Country, neste ano sendo feita no mesmo dia, atraindo grande parte da população que prestigiou o evento e assim finalizando as atividades do primeiro semestre do Ano Letivo de 2019.

Ao iniciarmos o segundo semestre de 2019, nos reunimos com todos os profissionais da Educação para traçarmos as estratégias para este período, onde definimos prioridades e fechamos o compromisso de trabalharmos para ao final do ano letivo termos alcançado os objetivos.

AGOSTO

Realizamos a formação continuada com os professores, onde foram trabalhados os eixos norteadores da BNCC e reavaliar os métodos de planejamento diário das aulas.

Realizamos a reunião geral com os pais, onde foram repassados todos os informes e apresentando o planejamento do segundo semestre.

Adquirimos e entregamos aos alunos da Pré escola os brinquedos pedagógicos.

SETEMBRO

Este ano não foi possível realizar o desfile de setembro em evento aberto, no entanto, o evento foi realizado no espaço escolar, com a apresentação de cada uma das turmas reverenciando os símbolos nacionais, sendo as apresentações um sucesso.

OUTUBRO

No mês de outubro realizamos os eventos educacionais e comemorativos ao dia da criança, e ao dia do professor.

Realizamos mais um encontro de formação continuada com os nossos professores, e trabalhamos alguns eixos tem

(9)

NOVEMBRO

Neste mês realizamos a culminância do Projeto de Leitura das turmas, sendo as da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, onde foi um sucesso as apresentações e a revelação dos talentos em diversas criações e dramatizações à cerca dos contos e histórias da literatura.

Pensando em aproveitar o espaço de recreação da Pré escola, foi feita uma tenda sob medida para a cobertura do parquinho, o que resolveu o problema e ofertamos maior conforto para os alunos.

DEZEMBRO

Em dezembro, por ser o mês de fechamento do ano, procuramos focar nos ajustes finais, nos fechamento do processo avaliativo e por fim realizamos as formaturas dos alunos do Jardim II, e dos alunos do 5º ano do ensino fundamental.

VI – CONSIDERAÇÕES FINAIS:

Ao finalizar este relatório espera se que tenhamos contemplado neste a

base que norteia as ações da educação municipal, destacando pontos

cruciais, e que reflete a realidade local em termos educacionais durante a Ano

Letivo de 2019.

É o relatório.

Sucupira- TO, 13 de fevereiro de 2020.

HUMBERTO DECAMPOS DE CASTILHO SECRETÁRIO MUNICIPAL

(10)

(11)

Referências

Documentos relacionados

A Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Juiz de Fora para a educação infantil se fundamenta na ideia contida nas Diretrizes Educacionais para a Rede

A rede atende a praticamente toda a demanda existente no que se refere às crianças de 4 e 5 anos, sendo o grande desafio oferecer atendimento às crianças de 0 a 3

Luciana Guimarães Leal Sad faz referência ao Parecer PGE n.º 10.597, de 1999, por meio do qual se concluiu que "as caixas escolares não estão submetidas ao regime legal

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

É importante destacar também que, a formação que se propõem deve ir além da capacitação dos professores para o uso dos LIs (ainda que essa etapa.. seja necessária),

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

O Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), criado em 2000, em Minas Gerais, foi o primeiro programa a fornecer os subsídios necessários para que

Esse trabalho teve como objetivo determinar as contagens mesófilos aeróbios, fungos filamentosos e leveduras, psicrotróficos e Staphylococcuscoagulase positivo em