• Nenhum resultado encontrado

Recursos hídricos e segurança alimentar na agricultura familiar na comunidade Olhos D Água- Uberlândia, Minas Gerais.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Recursos hídricos e segurança alimentar na agricultura familiar na comunidade Olhos D Água- Uberlândia, Minas Gerais."

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

I Simpósio Internacional de Águas, Solos e Geotecnologias - SASGEO - 2015

Recursos hídricos e segurança alimentar na agricultura familiar na comunidade

Olhos D’Água- Uberlândia, Minas Gerais.

Water resources and food security in family farming in the community Eyes D'Water- Uberlandia, Minas Gerais

.

Lediane Carvalho de Oliveira 1 Ângela Maria Soares 2 Damaris da Silva Costa 3

Resumo

O presente artigo visa analisar a qualidade das águas do córrego São Marcos, importante curso d’água destinada para irrigação das horticulturas da comunidade Olhos D’Água no município de Uberlândia, Minas Gerais. A localidade se configura como principal fornecedora de alimentos hortifrutigranjeiros para a cidade de Uberlândia e região. A metodologia utilizada foi baseada na Resolução CONAMA 357/ 2005, enquadrando os resultados da análise da água nos padrões estabelecidos, os resultados da análise de meio ambiente demonstrou alterações e índices de contaminantes, isso ressalta para a necessidade de ações de conservação e monitoramento dessas águas destinadas para irrigação de alimentos.

Palavras-chaves: Comunidade Olhos D’Água; Agricultura familiar; Segurança alimentar ]Abstract

This article aims to analyze the quality of stream water Saint Mark, an important waterway intended for irrigation of horticultural Eyes D'Água community in Uberlândia, Minas Gerais. The locality is configured as the primary supplier of fresh produce food for the city of Uberlândia and region. The methodology used was based on CONAMA Resolution 357/2005, framing the water test results to established standards, the results of environmental analysis demonstrated changes and contaminant levels, it points to the need for conservation actions and monitoring of these waters food intended for irrigation.

Keywords: Community Eyes D'Water; Family farming; food safety

Introdução

A mesorregião do Triângulo Mineiro é banhada ao norte pelo Rio Paranaíba e ao sul pelo Rio Grande, a notável abundância hídrica demonstra uma situação privilegiada, mas evidencia também a

1

Graduanda em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia; Diretora de Recursos Humanos da Terra Consultoria, empresa

Júnior em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia. Av. João Naves de Ávila, 2.121 Santa Mônica, Uberlândia MG, Brasil. E-mail: leidibarcelos@hotmail.com.br

2

Doutora; Geógrafa; Professora do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia, Av. João Naves de Ávila 2.121 Santa

Mônica, Uberlândia-MG, Brasil- E-mail: angelamsores@gmail.com 3

Graduanda do bacharel em Geografia pela Universidade Uberlândia. Diretora presidente da Terra Consultoria da UFU. , Av. João Naves de Ávila 2.121 Santa Mônica, Uberlândia-MG, Brasil- E-mail: damariscosta.terra@gmail.com

(2)

necessidade de planejamento adequado para não interferir negativamente afetando a qualidade e a quantidade das águas dos mananciais.

Localizada no setor leste do município de Uberlândia no Triângulo Mineiro- Brasil, às margens da BR 365 próximo ao km 606, a comunidade Olhos D’Água é constituida por cerca de 180 núcleos familiares de micro e pequenos produtores de alimentos hortifrutigranjeiros, configurando-se como importantes fornecedores desses produtos para a CEASA na cidade.

Baccaro, 1989 caracterizou três grandes unidades morfológicas bem individualizadas na região, a saber: área de relevo dissecado, área de relevo intensamente dissecado e área elevada de cimeira com topos planos e largos. Essa última abrange a área de estudo onde nas bordas das chapadas explotam as nascentes dos córregos que drenam as terras dos pequenos produtores, como os córregos São Marcos e e Boa Vista tributários do córrego Olhos D’Água que tem seu exutório no rio Araguari ( Figura 1).

A utilização do recurso hídrico para a atividade fim é feita principalmente pela captação nesses cursos d’águas superficiais, em alguns casos por pequenos canais desviados destes para facilitar a proximidade da água com as culturas. O principal “rego”d’água foi desviado do córrego São Marcos (Figura 2) e abastece cerca de trinta e duas famílias na comunidade, mas devido a expansão da cidade suas nascentes encontram bem proximas da mancha urbana o que tem refletido influências negativas devido a essa proximidade.

A drenagem pluvial do bairro Morumbi foi projetado para ser lançado próximo às nascentes do córrego São Marcos e mesmo com a construção das barragens para conter as águas pluviais e favorecer uma infiltração lenta, os moradores da comunidade alertam para a queda na qualidade da água. Nos períodos chuvosos algumas das barragens se rompem despejando as águas advindas da área urbana diretamente no córrego.

A preocupação dos moradores com a qualidade das águas que são utilizadas para a irrigação da produção é crescente, pois remete a propria segurança alimentar dos alimentos produzidos (Figura 3). Nesse sentido, o objetivo do presente estudo é apresentar os principais mananciais de captação de água utilizado para irrigar as culturas na comunidade Olhos D’Água e analisar a qualidade da água do principal canal artificial (rego) desviado do córrego São Marcos a partir da metodologia CONAMA 357/ 2005 com a finalidade de evidenciar a segurança alimentar da produção local.

(3)

I Simpósio Internacional de Águas, Solos e Geotecnologias - SASGEO - 2015

Figura 1: Localização do córrego Olhos D'Água

(4)

Figura 2: Córrego São Marcos próximo a nascente a esquerda, método utilizado para irrigação das culturas a direita.

Autores: Costa, 2015.

Material e métodos

A efetividade da pesquisa se deu através de revisão bibliográfica, análises cartográficos e campanhas de campo para coleta de dados e materiais. A amostra da água para a análise de Meio Ambiente foi coletada no ponto médio do rego d’água do córrego São Marcos e encaminhada para o laboratório especializado do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial-SENAI efetuadas atraves das seguintes metodologias:

Tabela 1: Metodologias utilizadas nas análises:

Análises Metodologia

Demanda Bioquímica de oxigênio(mg02/L) Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater, 22st edition, 2012-method 5210 D

Demanda Química de Oxigênio (mg02/L) Standart Methods for the Examination of Water and Wastewater, 22st edition, 2012. Method 5220 D Fósforo Total (mg/L) Método colorimétrico macro e semimicro kjeldahl

pelo fosfato vanadomolibdato; Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater, 22st

edition, 2012-Method 4500 P-E Nitrogênio total(mg/L) Método macro e semimicro Kjeldahl

Nitrogênio Amoniacal(mg/L) Método titulométrico; Standart Method for the

Examination of Water and Wastewater,22 st edition, 2012- Method 4500 NH3

(5)

I Simpósio Internacional de Águas, Solos e Geotecnologias - SASGEO - 2015 Examination of Water and Wastewater, 22st Edition, 2012-Method 4500

Sólidos disolvidos Totais(mg/L) Método gravimétrico; Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater, 22st

Edition, 2012-Method 2540 C

Turbidez(NTU) Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater, 22st edition, 2012-Method 2130

Em seguida utilizou-se para a classificação e enquadramento a resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente- CONAMA N° 357, de 17 de março de 2005 .

Resultados e discussões

As práticas produtivas são exercidas em família através do conhecimento empírico que lhes foram e são repassados de geração a geração. Finato e Salamoni, 2008 salientam que “A relação do agricultor familiar com sua terra não se pauta apenas na produção, mas ele se identifica com o lugar que trabalha e vive.” (FINATO E SALAMONI, 2008 p. 206), essa territorialidade é perceptível quando os indivíduos se unem em prol dos interesses em comum e buscam as soluções adequadas.

Durante a pesquisa os moradores demonstraram suas insatisfações com a queda na qualidade da água, inclusive relacionando doenças do gado à água que é utilizada também para a dessedentação dos animais.

Segundo o Art. 4° da Resolução CONAMA 357 as águas doces são classificadas como de classe 1 e classe 2 quando podem ser destinadas (entre outras destinações) a irrigação de hortaliças, plantas frutíferas e de parques, jardins, campos de esporte e lazer, com os quais o público possa vir a ter contato direto e classe 3 destinada à dessedentação de animais, porém os índices das análises demonstraram alterações nas amostras conferindo possível contaminação na água.

No âmbito dessa pesquisa foi coletada a amostra de água para a análise microbiológica para constatar se há a contaminação, porém o prazo para entrega do laudo extrapolou devido às alterações ocorridas na amostra, fato este que não possibilitou a inserção no presente trabalho.

Na tabela 2 é possível perceber as alterações nas análises para Turbidez, Demanda Bioquímica de Oxigênio e Fósforo. A Turbidez é devida a presença de materiais sólidos em suspensão, que reduzem

(6)

sua transparência, essa alteração pode ser provocada tanto pela presença de algas, matéria orgânica, quanto por despejos domésticos e industriais. Os fósforos tem sido apontado como o principal responsável pela eutrofização artificial e o DBO é utilizado para medir o conteúdo de matéria orgânica minerarizada por atividades de micro organismos, através de medição do consumo do oxigênio.

Figura 3: Amostra da produção exercida na comunidade. À esquerda árvore frutífera (mecherica) e a direita plantação de milho alternado com abóbora

Autores: Gomes, et al, 2015.

Tabela 1: Resultado análise de meio ambiente do córrego são marcos

ANÁLISES RESULTADOS CONAMA 357/2005

Demanda bioquímica de oxigênio (mgO2/L) <0,10 Até 5mg/LO2 (muito abaixo) Demanda química de oxigênio (mgO2/L) 13,97

Fosforo total (mg/L) 3,96 0,030 mg/L (muito acima) Nitrogênio total (mg/L) <1,40

Nitrogênio Amoniacal (NH3 mg/L em N) <1,40

pH 7,32 6 a 9 (conforme) Sólidos dissolvidos totais (mg/L) 34,00

Turbidez (NTU) 124,00 100 UNT (acima)

(7)

I Simpósio Internacional de Águas, Solos e Geotecnologias - SASGEO - 2015

Considerações finais

Considerando a importância da comunidade como fornecedora de alimentos hortifrutigranjeiros para a cidade de Uberlândia e região é imprescindível o monitoramento da qualidade das águas que tem como principal finalidade a irrigação das culturas. Na avaliação da qualidade das águas a partir das análises efetuadas percebeu-se alterações nos resultados e fortes indícios de contaminação. Com os resultados das análises microbiológicas (em processo de análise laboratorial) será possível efetuar a avaliação da qualidade da água segundo a sua destinação.

REFERÊNCIAS

BACCARO, C. A. D. As unidades geomorfológicas e a erosão nos chapadões do Município de Uberlândia.

Sociedade & Natureza. Uberlândia. n. 6. p. 19-33, jan/dez, 1994.

CONAMA - Conselho Nacional do Meio Ambiente. Resolução n° 357/05. Estabelece a classificação das águas doces, salobras e salinas do Território Nacional. Brasília, SEMA, 2005.

DEL GROSSI, S.R ; SOARES, Â. M. ; OLIVEIRA, H. L. P. R. ; SOUZA, L. R. D. . A drenagem urbana e a

recarga de aqüíferos: os impactos do crescimento da malha de Uberlândia-MG sobre a bacia do córrego dos Olhos D'Água. in: VIII Simpósio Nacional de Geomorfologia, 2010, Recife.

FINATTO,R.A ; SALAMONI, G. Agricultura familiar e agroecologia: perfil da produção de base agroecológica do município de Pelotas/RS. Sociedade & Natureza. Uberlândia. n. 2. p. 199-217, dez, 2008.

Referências

Documentos relacionados

CARACTERIZAÇÃO SOCIOECONÔMICA DA COMUNIDADE RURAL DE OLHOS D´ÁGUA, CÔNEGO MARINHO – MG, COMO SUBSÍDIO PARA A IMPLANTAÇÃO.. DE QUINTAIS ORGÂNICOS

d‟água potencializa os efeitos negativos da erosão sobre a hidrologia do córrego, ao mesmo tempo em que reduz sua capacidade de vazão, a qualidade e a quantidade de

Foram consultados dados de 2014 do SIM, inclusive da versão Web; Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos (Sinasc); sistema municipal de distribuição e

Postura inadequada: manuseio de equipamentos, uso de escada para pegar objetos pesados; Transporte manual de peso: caixas, sacos e/ou equipamentos, materiais de

de trabalho contínuo de pipetagem; -ler o protocolo para descarte de vidrarias no site da CIPA; -participar da campanha sobre materiais perfurocortantes no site da CIPA;.

• Dois termômetros - um com bulbo úmido e outro seco, permitindo a estimativa da pressão parcial de vapor... Pressão atual de

OBS.: Não contabilizamos o número de Sacerdotes Religiosos, apenas diocesanos, pois intuimos que a CRB fará suas estatísticas... Iuri Ribiero dos

 de qualquer local adquirido ou ocupado durante a vigência da apólice. d) qualquer erro ou omissão não intencional que resulte em cancelamento de bens cobertos por esta