• Nenhum resultado encontrado

Cerveja Artesanal

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Cerveja Artesanal"

Copied!
102
0
0

Texto

(1)

Cerveja Artesanal

Cerveja Artesanal

Eng. Agrônomo Lucas de

Eng. Agrônomo Lucas de

Paula Mera

(2)

O que é cerveja?

O que é cerveja?

A cerveja é o resultado da fermentação alcoólica preparada de A cerveja é o resultado da fermentação alcoólica preparada de mosto.

mosto.

Para se cegar ao produto !nal" passamos por v#rios processos" Para se cegar ao produto !nal" passamos por v#rios processos" entre eles $

entre eles $

•  Moagem do Malte% Moagem do Malte% •

•  &rassagem% &rassagem% •

•  'ervura% 'ervura% •

•  (noculação do fermento% (noculação do fermento% • •  'ermentação% 'ermentação% • •  Maturação% Maturação% • •  Enva)e. Enva)e.

(3)

O que é cerveja?

O que é cerveja?

A cerveja é o resultado da fermentação alcoólica preparada de A cerveja é o resultado da fermentação alcoólica preparada de mosto.

mosto.

Para se cegar ao produto !nal" passamos por v#rios processos" Para se cegar ao produto !nal" passamos por v#rios processos" entre eles $

entre eles $

•  Moagem do Malte% Moagem do Malte% •

•  &rassagem% &rassagem% •

•  'ervura% 'ervura% •

•  (noculação do fermento% (noculação do fermento% • •  'ermentação% 'ermentação% • •  Maturação% Maturação% • •  Enva)e. Enva)e.

(4)

 *

 *eoricamente" eoricamente" a a produção produção pode pode serser dividida em duas etapas principais$

dividida em duas etapas principais$ •

• MosturaçãoMosturação •

(5)

A composição +#sica da cerveja é A composição +#sica da cerveja é , Média- a seguinte $ /0 de #gua" 10 , Média- a seguinte $ /0 de #gua" 10 de #lcool ,vari#vel-" 2.320 de C45 e de #lcool ,vari#vel-" 2.320 de C45 e 1.10 de e6trato de Malte e L7pulo. 4 1.10 de e6trato de Malte e L7pulo. 4 #lcool surge na cerveja através do #lcool surge na cerveja através do processo natural da fermentação" do processo natural da fermentação" do mesmo modo 8ue o g#s car+ônico. 4 mesmo modo 8ue o g#s car+ônico. 4 g#s é muito importante na formação da g#s é muito importante na formação da espuma e contri+ui na esta+ili)ação do espuma e contri+ui na esta+ili)ação do sa+or caracter9stico da cerveja.

(6)

A cerveja é um alimento 8uase A cerveja é um alimento 8uase completo" pois sua composição" completo" pois sua composição" contém prote9nas" amino#cidos" contém prote9nas" amino#cidos" car+oidratos ,glucose" maltose" car+oidratos ,glucose" maltose" de6trinas" etc-" elementos minerais de6trinas" etc-" elementos minerais diversos ,c#lcio" fósforo" en6ofre" diversos ,c#lcio" fósforo" en6ofre"

(7)

etc-A Família das Cervejas

A Família das Cervejas

(8)

 *emos uma gama muito grande de tipos e estilos de cervejas" divididas em ,25- duas grandes fam9lias$

(9)

Ales

:ão fermentadas com a levedura em temperaturas entre ,/;<c = 5;<c-.

A Levedura !ca na parte superior ,em suspensão-durante o processo de fermentação. >evido a essa caracter9stica" são consideradas cervejas de alta fermentação.

4 resultado deste processo são cervejas geralmente frutadas e muito comple6as" 8ue se caracteri)am por apresentarem aromas e sa+ores diversos e muito interessantes.

(10)

Lagers

:ão as camadas cervejas de +ai6a fermentação. 'ermentadas a

temperaturas mais +ai6as 8ue as Ales" em torno de ,? c =/;<c-.

(11)

Principais tópicos sobre a

legislaço da cerveja no !rasil

4s padr@es de identidade e 8ualidade para cervejas determinados pela portaria n? B/B1" pu+licada no >.4 de //B1.

(12)

Objeto

4s presentes padr@es tDm por o+jetivo esta+elecer as normas de identidade e 8ualidade a 8ue deverão o+edecer as cervejas.

(13)

"escriço

Classi!cação$

a- uanto ao tipo de fermentação.

Cerveja de alta fermentação é a8uela o+tida pela ação de levedura cervejeira 8ue emerge F superf9cie do l98uido na fermentação tumultuosa.

(14)

Cerveja de +ai6a fermentação é a8uela o+tida pela ação de levedura cervejeira 8ue se deposita no fundo da cu+a durante ou após a fermentação tumultuosa.

(15)
(16)
(17)
(18)
(19)
(20)

e- uanto ao teor de e6trato do produto aca+ado.

(21)

#alte

A cerveja deve ser produ)ida o+rigatoriamente com malte de cevada" mas" Fs ve)es" podem ser acrescentados a ela outros cereais" como trigo" aveia" arro)" milo" em+ora esses sejam +em mais dif9ceis de maltar.

(22)

Ga composição da cerveja a cevada é a principal fonte de amido" cuja estrutura é modi!cada durante o processo de maltagem ,conversão do cereal natural em malte-. Esse amido é convertido em aç7cares" tais como maltose e glicose" na produção do mosto" durante a primeira fase de preparo da +e+ida. Mas tarde" o fermento ir# converter os aç7cares ferment#veis em #lcool e g#s car+ônico.

(23)

Após a coleita do cereal ele é levado a uma maltaria" onde se transformar# em malte de cevada" rico em amido e en)imas" a partir de um processo 8ue consiste no umedecimento da cevada com #gua" e posterior germinação so+ condiç@es controladas" para se o+ter mudanças f9sicas e 8u9micas desejadas" com uma perda m9nima de energia pelo processo de respiração. Após a germinação o grão passa por um processo de secagem com tempo e temperatura vari#vel.

(24)
(25)

Cada Malte possui caracter9sticas distintas e 8uantidades m#6imas para utili)ação em cada receita.

(26)
(27)
(28)
(29)
(30)

!rassagem ou #ostura

Objetivos

• 'ormar uma solução" através da dissolução da maior parte das emiceluloses" gomas e uma parte das prote9nas solu+ili)adas durante o processo de malteação.

(31)

• Processar as su+stIncias de alto peso molecular ainda insol7veis" como" por e6emplo" o amido" uma parte das prote9nas e uma pe8uena parcela de emicelulose" por decomposição pelas en)imas" transformandoJas na forma sol7vel em #gua e" conse8uentemente" dissolvendoJas. Esta solução camaJse mosto.

(32)

A e!ciDncia desta fase depende de v#rios fatores$ pK" controle de temperatura" tempo" relação #gua malte ,5"; a "2 litros por g de matéria prima- e omogenei)ação.

As en)imas agem perfeitamente com pK entre ;"5 até ;"1.

(33)

Gesta fase ,rampas de temperatura-podemos determinar o tipo de cerveja a ser produ)ido ,mais corpo  alcoólico  suave-.

(34)

>urante o processo de mosturação" ocorrem reaç@es com as seguintes su+stIncias$

• Amido. • Prote9na.

• Kemicelulose e su+stIncias gomosas. • 'osfatos.

(35)

4 processo de mosturação consiste fundamentalmente no desdo+ramento do amido.

(36)

"esdobramento do amido

Após a e6ecução da mistura da moagem com a #gua N portanto" após iniciada a mostura N desenvolvemJse trDs fases$

• Entumescimento ou incação J Go interior dos grãos de

amido arma)enaJse #gua. Gestas condiç@es" os mesmos !cam maiores" o 8ue condu) a um rompimento na su+stIncia do envoltório.

• Helatina ou gomagem J 4s fragmentos de amido

transformamJse numa massa leitosa e pastosa ,viscosa-" camada OgomaO.

• Açucaração ou sacari!cação ,li8uefação- J Gesta fase"

processaJse a açucaração do amido gelatini)ado pela ação das amilases ,ação en)im#tica-.

(37)

$n%imas de desdobramento do

amido

As en)imas 8ue desdo+ram o amido durante a mosturação camamJse amilases" ou tam+ém en)imas amilol9ticas.

(38)

#edidas que podem in&uenciar

a decomposiço do amido

>urante o processo de mosturação" todas as en)imas são muito sens9veis a variaç@es de temperatura. Por isso" é preciso 8ue a condução e o controle das temperaturas sejam efetuados com +astante precisão e de forma cuidadosa" o 8ue só é poss9vel 8uando são conecidas as respectivas temperaturas ótimas.

(39)

'n&u(ncia do p) da

mostura

 *am+ém o pK inuencia diretamente a atuação das en)imas" conforme as indicaç@es do 8uadro a seguir$

Podemos ajustar o p durante a +rassagem" para garantir uma e6celente e!ciDncia.

(40)

$*ci(ncia do P+ na

#ostura

P+ $*ci(nci a 1.Q Q0 ;.2 0 ;.5 /220 ;.1 ;0 ;.Q Q;0 3.5 3;0

(41)

Proteína

As prote9nas tDm inuDncia nas caracter9sticas das cervejas e na sua vida 7til de comerciali)ação" conforme demonstra o 8uadro a seguir$

(42)

)emicelulose

A emicelulose é a su+stIncia de sustentação e de estrutura das mem+ranas das células de amido" portanto" é respons#vel pela dure)a" ou seja" pela resistDncia do endosperma na cevada.

(43)

Ao lado da ativação e formação de en)imas" ca+e ainda ao processo da malteação a tarefa importante da decomposição do envoltório das células eou sua perfuração" para 8ue o amido !8ue fri#vel ,farinoso" tenro-. 4s produtos de decomposição camamJse su+stIncias gomosas ,glucanos-" e possuem uma caracter9stica negativa de mudar um l98uido" como" por e6emplo" o mosto" para um estado viscoso.

(44)

4 mosto viscoso provoca di!culdades no processo de clari!cação.

A cerveja viscosa demora para ser !ltrada" mas apresenta melor consistDncia de espuma.

(45)

O teste do 'odo

>urante a mostura" as en)imas atuam transformando o amido em aç7cares menores. uanto mais e!ciente essa conversão melor sua cerveja vai !car.

A tintura do (odo ,(odo 50- 8uando entra em contato com o amido" ela escurece.

4 teste do (odo permite sa+er 8uando encerrar a +rassagem" ou seja" 8uando todo o amido for convertido.

(46)

Lavagem do bagaço

4+jetivo desta etapa é retirar uma grande 8uantidade de aç7cares 8ue esta no +agaço do malte" faça uma lavagem com #gua préJa8uecida ,B3<cJBQ<c-.

(47)

Ao despejar a #gua por cima do mosto" utili)e uma escumadeira" para fracionar ao m#6imo a #gua" evitando canais preferenciais no +agaço.

Gunca lave o +agaço com #gua acima de Q2<c para evitar a li+eração de polifenois e taninos" tam+ém deve ser evitada temperatura a+ai6o de B;<c" pois a e!ciDncia da lavagem ser# pe8uena.

(48)

#aturaço

A Maturação é muito +ené!ca para cerveja" pois elimina su+stancias indesej#veis" provenientes da fermentação.

A esta+ilidade f9sicoJ8u9mico e atingida a temperaturas ,- mais +ai6as ,pró6imas de 2<c-" recomendaJse uma maturação entre /2 a /; dias em média ,para cervejas claras-.

>urante a maturação a cerveja evolui ,arredondaJse-" atenuando o amargor" e adstringDncia caracter9stica de uma cerveja ,verde-. PodeJse tam+ém utili)ar a mesma temperatura de fermentação e maturação.

(49)

Fermento

4 'ermento Cervejeiro é um microorganismo unicelular" respons#vel na cervejaria pela fermentação alcoólica. :ão organismos facultativos" isto é" produ)em energia a partir de compostos de car+ono ,car+oidratos-" tanto em condiç@es aeró+icas como em condiç@es anaeró+icas.

• Aero+iose

(50)
(51)

,fermentação-L,pulo

Composiço do

l,pulo-• AlfaJScidos • &etaJ#cidos

• Tleos essenciais

Respons#vel pelo amargor e aromas caracter9sticos.

(52)

4s l7pulos devem ser adicionados na fervura conforme indicação das receitas. U uma planta trepadeira pertencente F fam9lia das Mor#ceas" sendo origin#ria das )onas temperadas do norte da Europa" Ssia e Américas" da 8ual se e6trai de suas ores su+stratos de sa+or amargo para e8uili+rar o sa+or adocicado proveniente do malte da cerveja.

(53)

:ão espécies dióicas" isto é" produ)em ores masculinas e femininas em plantas separadas" sendo 8ue somente as ores femininas são utili)adas na presença da cerveja.

4 l7pulo é um conservante natural e uma de suas funç@es na cerveja é fa)DJla durar mais.

(54)
(55)
(56)
(57)

 *entativas de cultivo do l7pulo em territórios 8uentes ,tropicais- não foram muito +em sucedidas" pois a or tem uma +ai6a resistDncia ao calor.

(58)

.gua Cervejeira

O grande mistério da

cerveja////

(59)

“A cerveja só fca boa se a água or de qualidade!!!”

(60)

Este é um mito 8ue aos poucos vem caindo. Podemos fa)er cerveja de 8ualidade com 8ual8uer tipo de #gua$ da rede p7+lica" de poço" mina ou mineral ,galão-.

Podemos ajustar 8ual8uer tipo de #gua.

Koje temos recursos simples para tratar a #gua e dei6#Jla própria para produção de e6celentes cervejas.

(61)

4 pK e de suma importIncia para produção de um a cerveja sa+orosa" procure manter o pK na fai6a recomendada. Lem+rando 8ue o malte a+ai6a um pouco o pK da #gua.

(62)

Caso faça a opção de usar #gua mineral de garrafão" vocD não vai ter pro+lemas com pK" cloro ou !ltrar a #gua" escola uma #gua 8ue tena um pK pró6imo da fai6a 8ue desejamos para a mostura" essa informação vem no rótulo da #gua mineral.

(63)

Fervura

Objetivos

• Esterili)ação do mosto.

• 'ormação e eliminação de compostos vol#teis

indesej#veis

• Redução do nitrogDnio coagul#vel para aumento da

esta+ilidade coloidal

• Eliminação de microorganismos

• E6tração dos produtos desej#veis de aroma e sa+or das

especiarias e l7pulo. Aumenta a concentração do mosto em média /20.

• Eliminação de microorganismos provenientes do

processo. Após fervura" o mosto !ca isento de ,contaminantes- microorganismos.

(64)

Ga fervura ocorre a isomeri)ação do l7pulo ,conversão dos alfaJ#cidos em isoJalfaJ#cidos-" este procedimento confere o amargor a cerveja.

Coagulação protéica ,tru+- aumento da limpide).

(65)

 *empo de fervura$ Para cervejas claras 32 minutos" para evitar a carameli)ação e inuenciar na cor N para cervejas escuras e com ,- mais corpo a média de B2 a 2 minutos.

(66)

 *a6a de evaporação em média ,depende de v#rios fatores- /20 a /;0.

'a)er a fervura sempre com panela destampada ou meia tampa" para li+eração do vapor e su+stancias indesej#veis.

(67)

0roca de 0emperatura

U necess#rio +ai6ar a temperatura do mosto o mais r#pido poss9vel para inoculação do fermento cervejeiro. (sso evitar# contaminação e amargor e6cessivo.

(68)

O1igenaço

Algumas cervejas precisam de mais o6igDnio para fermentar. >urante a fervura o o6igDnio é eliminado e precisa ser devolvido para a cerveja. VocD poder# fa)er a aeração do galão" ou simplesmente dei6ar cair o mosto da panela de fervura dentro do fermentador. Ga maioria das ve)es j# é o su!ciente.

As cervejas ,ales- necessitam de pou8u9ssimo o6igDnio na fase de fermentação.

(69)

Fermentaço

Objetivos

• 'ormação de #lcool e C45

• 'ormação de aromas da cerveja.

• Eliminação de sa+ores e aromas indesejados

(70)

Fatores importantes

 *empo

• Alta 'ermentação ,Ales- J média B a /2 dias

• &ai6a 'ermentação ,Lagers- N média /; a 52 dias

 *emperatura

• Alta 'ermentação ,Ales- /;<C = 5;<C • &ai6a 'ermentação ,Lagers- <C =

(71)

#el+ore a sua

2ermentaço/

Para ter uma fermentação +em e!ciente e completa" tempo e

temperatura são fatores

(72)

:e vocD fermentar a sua cerveja em temperaturas muito alta" acima de 5;<C" ira favorecer a produção de WSlcoois 'userX" são #lcoois muito pesados e tem sa+ores indesejados a sua cerveja" muitos destes #lcoois esteri!cam durante a fermentação" estes ésteres vão dar um sa+or muito dominante de +anana" maça verde e diacetil.

(73)

A fermentação é um processo e6otérmico" isso 8uer di)er 8ue" a temperatura interna do fermentador no momento da fermentação pode cegar até /2<c acima da temperatura am+iente" pois as reaç@es f9sicoJ 8u9mica da fermentação li+era calor.

(74)

Para evitar o diacetil e seus sa+ores ruins a sua cerveja" nunca inocule o fermento cervejeiro em temperaturas acima de 2<c" o ideal é inocular na mesma temperatura 8ue se pretende fermentar.

(75)

Para acompanar a fermentação" utili)e um Airloc. Apesar de não ser /220 preciso na indicação da fermentação" proporciona um acompanamento ra)o#vel.

(76)

>urante a fermentação a população de leveduras se multiplica em até oito ve)es" seu crescimento é limitado em parte pela diminuição do pK" pelo aumento da concentração de etanol e so+retudo pela incapacidade das leveduras de crescer inde!nidamente em condiç@es anaeró+ias.

(77)

A fermentação tem a ação das leveduras 8ue utili)am os aç7cares do mosto para seu crescimento e multiplicação" convertendo em #lcool e anidrido car+ônico. En8uanto tiver o6igDnio presente no mosto" a levedura cresce e se multiplica. uando termina então da se inicio a produção de #lcool.

(78)

Ga fermentação" formamJse" além de #lcool e g#s car+ônico" uma série de produtos intermedi#rios de fermentação" 8ue afeta positivamente ou negativamente na 8ualidade !nal da cerveja.

 *emos 8ue dei6ar uma tolerIncia de espaço no fermentador de /;0 a 520 do volume total" devido a espuma 8ue se forma durante a fermentação.

(79)

Priming- 3re2ermentaço na

garra2a4

4 Processo de refermentação na garrafa foi a primeira forma para adicionar g#s e espuma na cerveja" de uma forma natural" e até oje e muito comum entre 8uase todos os cervejeiros caseiros e em muitas cervejas &elgas e (nglesas.

(80)

A refermentação na garrafa confere a cerveja uma comple6idade de sa+ores muito interessantes.

(81)

Após o término da fermentação e maturação" ainda restam leveduras ativas na cerveja" neste momento adicionamos aç7car na cerveja e fa)emos o envase" com a presença do aç7car o fermento vai voltar a ,tra+alar- em gerar co5" mais nesse momento a garrafa esta lacrada" então o g#s vai !car preso dentro da garrafa" gerando a car+onatação ideal para a cerveja.

(82)

A presença de fermento na cerveja ,a8uele res9duo 8ue !ca no fundo da garrafa-" confere a cerveja um sa+or +em especial e diferenciado.

(83)

5+irpool

5+irpool

Obejtivo Obejtivo

>ecantar ao m#6imo as part9culas em suspensão >ecantar ao m#6imo as part9culas em suspensão para remoção das prote9naspolifenois coagulados" para remoção das prote9naspolifenois coagulados" para aumentar a

para aumentar a esta+ilidade coloidal.esta+ilidade coloidal.

Após o término da fervura iniciar o Yirpool. 4 Após o término da fervura iniciar o Yirpool. 4 mosto 8uente é menos viscoso" favorecendo a mosto 8uente é menos viscoso" favorecendo a velocidade da sedimentação das part9culas. A força velocidade da sedimentação das part9culas. A força 8ue age no Zirpool é a centr9peta age nas 8ue age no Zirpool é a centr9peta age nas laterais para o fundo.

(84)

Limpe%a e saniti%aço

Limpe%a e saniti%aço

A Limpe)a dos e8uipamentos é uma A Limpe)a dos e8uipamentos é uma etapa muito importante na fa+ricação etapa muito importante na fa+ricação de cerveja.

de cerveja.

Evite 8ue res9duos da cerveja anterior Evite 8ue res9duos da cerveja anterior contamine a pró6ima.

(85)
(86)
(87)
(88)
(89)
(90)
(91)
(92)
(93)
(94)
(95)
(96)
(97)
(98)
(99)
(100)
(101)
(102)

Referências

Documentos relacionados

Vale ressaltar que a apresentação das propostas por eixo tem uma finalidade didática, visto que a instituição e suas ações, assim como seus resultados advêm das condições

– A evacuação frequente das lascas dentinárias evita o empapar das lâminas, irrigarregularmente com solução de NaOCl a 2,5 %depois de aplicar cada instrumento.

É o que pretendemos com este trabalho, realizar uma revisão de literatura em teses e dissertações acerca dos saberes geométricos na escola primária brasileira em

que as dimensões físicas, notadamente, são iguais. E isto tudo poderá acontecer. Falta-lhe, mormente, municiamen- to, falta canalização de jogo em si. E faço votos

Calendário para crianças maiores de 7 anos de idade e adolescente, 2015 Intervalo entre as doses Vacina Esquema Primeira visita BCG Hepatite B dT Sabin Tríplice viral dose

(www.jornaldeagroecologia.com.br/textos/agroeco 190401.pdf), com o título: “A qualidade nutricional do alimento orgânico é superior ao convencional?” Mas, a interpretação

LYNN ST. AMOUR:   Eu  também  queria  –  aqui  é  Lynn  St.  Amour,  para  constar.  Eu 

conhecimento da Resolução SS-374 de 16/12/1996, nem tampouco utilizava algum tipo de indicador de esterilização para controle do processo empregado; e • entre os profissionais