• Nenhum resultado encontrado

MUNICÍPIO DE CONDEIXA-A-NOVA Página 1 de 18

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MUNICÍPIO DE CONDEIXA-A-NOVA Página 1 de 18"

Copied!
149
0
0

Texto

(1)

MUNICÍPIO DE CONDEIXA-A-NOVA

Página 1 de 18 REGULAMENTO MUNICIPAL DE TAXAS E OUTRAS RECEITAS DO MUNICÍPIO DE CONDEIXA-A-NOVA

Artigo 1º

Alteração ao nº1 do artigo 8º do capítulo III

1- Estão isentas de todas as taxas ou encargos que o presente Regulamento estabeleça, sem prejuízo da legislação em vigor, as freguesias do concelho, os municípios que constituem a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra e os municípios que são associados da Associação de Desenvolvimento Local Terras de Sicó.

2- As Instituições Particulares de Solidariedade Social, Associações Humanitárias e Coletividades Desportivas, de Cultura e Recreio, desde que estejam sedeadas ou desenvolvam a sua atividade no concelho de Condeixa-a-Nova, beneficiam de uma redução de 75% de todas as taxas ou encargos que o presente Regulamento estabeleça, desde que se destinem aos fins estatuários.

Artigo 2.º Republicação

É republicado em anexo o Regulamento Municipal de Taxas e Outras Receitas do Município de Condeixa-a-Nova.

Artigo 3.º Entrada em vigor

(2)

MUNICÍPIO DE CONDEIXA-A-NOVA

Página 2 de 18 REGULAMENTO MUNICIPAL DE TAXAS E OUTRAS RECEITAS DO MUNICÍPIO DE CONDEIXA-A-NOVA

Aprovado pela Câmara Municipal em 24/10/2014

O Presidente da Câmara

Os Vereadores

Aprovado pela Assembleia Municipal em 24/11/2014

O Presidente da Assembleia Municipal

(3)

MUNICÍPIO DE CONDEIXA-A-NOVA

Página 3 de 18 REGULAMENTO MUNICIPAL DE TAXAS E OUTRAS RECEITAS DO MUNICÍPIO DE CONDEIXA-A-NOVA

REGULAMENTO MUNICIPAL DE TAXAS E OUTRAS RECEITAS DO MUNICÍPIO DE CONDEIXA-A-NOVA

(Republicado)

NOTA JUSTIFICATIVA

A Lei nº 2/2007 de 15 de janeiro, na alínea c) do Artigo 10º e Artigo 15º consagram que constitui receita do Município o produto da cobrança das taxas resultantes da concessão de licenças e da prestação de serviços pelo município.

O atual regime geral das taxas das autarquias locais, aprovado pela Lei n.º 53-E/2006, de 29 de dezembro, disciplinando as relações jurídico-tributárias que originam o pagamento das taxas às autarquias locais, veio regulamentar “ex novo” a criação de taxas, consagrando as grandes áreas de atividade, no âmbito das quais as mesmas podem ser criadas, liquidadas e pagas, os princípios a que se encontram submetidas e os procedimentos de aprovação e cobrança.

No quadro da incidência objetiva exige-se, em respeito pelo princípio da proporcionalidade, que os regulamentos a aprovar ou a alterar pelos órgãos autárquicos, contenham uma pormenorização justificada dos serviços a prestar, dos bens cuja utilização é concedida, bem como a fundamentação económico-financeira dos quantitativos a cobrar.

De facto o presente Regulamento, respetiva Tabela e a fundamentação económico-financeira do valor das taxas a ele anexas, constituem documentos de especial relevância, quer para os diversos serviços desta Câmara Municipal, quer para os munícipes, permitindo-lhe conhecer as atividades que estão sujeitas a licenciamento e qual a taxa que lhe corresponde.

Considerando a evolução legislativa que se tem verificado desde a data da aprovação do regulamento em vigor, nomeadamente com a publicação do Decreto-Lei nº 48/2011, de 1 de abril, diploma legal que regula o regime denominado «Licenciamento Zero», que procede à eliminação de licenças, autorizações, vistorias e condicionamentos prévios em atividades específicas introduzindo, simultaneamente as figuras da mera comunicação prévia e da comunicação prévia com prazo, torna-se necessário proceder à alteração do respetivo regulamento com o intuito de o adequar aos novos princípios legais vigentes.

(4)

MUNICÍPIO DE CONDEIXA-A-NOVA

Página 4 de 18 REGULAMENTO MUNICIPAL DE TAXAS E OUTRAS RECEITAS DO MUNICÍPIO DE CONDEIXA-A-NOVA

COMPETÊNCIA REGULAMENTAR

Ao abrigo da competência regulamentar das autarquias locais, prevista no nº 8 do artigo 112º e do artigo 241º da Constituição da República Portuguesa, alínea a) do nº 7, do artigo 64º e das alíneas a) e e) do nº 2, do artigo 53º, da Lei 169/99, de 18 de setembro, na sua atual redação, no estabelecido na alínea c) do Artigo 10º e Artigo 15º, da Lei nº 2/2007 de 15 de janeiro, na sua atual redação, da Lei n.º 53-E/2006 de 29/12, e de acordo com a Lei Geral Tributária, aprovada pelo Decreto -Lei n.º 388/98, de 17 de dezembro na sua atual redação e com o Código de Procedimento e de Processo Tributário, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 433/99 de 26/10 na sua atual redação é elaborado o presente Regulamento Municipal de Taxas e outras Receitas do Município de Condeixa-a-Nova, a fundamentação económico-financeira das taxas, bem como a alteração à respetiva Tabela.

(5)

MUNICÍPIO DE CONDEIXA-A-NOVA

Página 5 de 18 REGULAMENTO MUNICIPAL DE TAXAS E OUTRAS RECEITAS DO MUNICÍPIO DE CONDEIXA-A-NOVA

CAPÍTULO I

DISPOSIÇÕES GERAIS E PRINCÍPIOS ORIENTADORES

Artigo1º Objeto

O presente Regulamento tem como objeto a definição das regras relativas às taxas e outras receitas do Município, nos termos da Lei, fixando os seus quantitativos, bem como as disposições respeitantes à incidência, isenções, fundamentação económico-financeira, liquidação, cobrança e pagamento, a aplicar em toda a área do Município de Condeixa-a-Nova.

Artigo 2.º

Princípios orientadores

1- A criação de taxas pelos Municípios está subordinada aos princípios:

a) Da equivalência jurídica,

b) Da justa repartição dos encargos públicos,

c) Da publicidade,

d) Da prossecução do interesse público local,

e) E da coerência com o quadro de atribuições e competências que legalmente lhes está cometido, incidindo sobre utilidades prestadas aos particulares, geradas pela atividade do Município ou resultantes da realização de investimentos municipais.

2- O valor das taxas da autarquia é fixado de acordo com o princípio da proporcionalidade.

Artigo 3º Incidência objetiva

1- As taxas municipais, constantes do presente regulamento, assentam na prestação concreta de um serviço público local, na utilização privada de bens do domínio público e privado da autarquia ou na remoção de um obstáculo jurídico ao comportamento dos particulares e respeitam o princípio da prossecução do interesse público local e visa a satisfação das necessidades financeiras do Município e a promoção de finalidades sociais e de qualificação urbanística territorial e ambiental.

(6)

MUNICÍPIO DE CONDEIXA-A-NOVA

Página 6 de 18 REGULAMENTO MUNICIPAL DE TAXAS E OUTRAS RECEITAS DO MUNICÍPIO DE CONDEIXA-A-NOVA

2- As taxas municipais incidem sobre utilidades prestadas aos particulares ou geradas pela atividade dos municípios designadamente:

a) Pela realização, manutenção e reforço de infraestruturas urbanísticas primárias e secundárias;

b) Pela concessão de licenças, prática de atos administrativos e satisfação administrativa de outras pretensões de caráter particular;

c) Pela utilização e aproveitamento de bens do domínio público e privado municipal;

d) Pela gestão de tráfego e de áreas de estacionamento;

e) Pela gestão de equipamentos públicos de utilização coletiva;

f) Pela prestação de serviços no domínio da prevenção de riscos e da proteção civil;

g) Pelas atividades de promoção de finalidades sociais e de qualificação urbanística, territorial e ambiental;

h) Pelas atividades de promoção do desenvolvimento e competitividade local e regional;

i) Pelas atividades dos particulares geradoras de impacto ambiental negativo.

Artigo 4º Incidência subjetiva

1- O sujeito ativo, da relação jurídico – tributária, gerador da obrigação de pagamento das taxas e outras receitas previstas no presente Regulamento é o Município de Condeixa-a-Nova.

2- O sujeito passivo é a pessoa singular ou coletiva e outras entidades legalmente equiparadas que, nos termos da lei e do presente regulamento, esteja vinculado ao cumprimento da prestação mencionada no artigo anterior.

3- Estão sujeitos ao pagamento de taxas e outras receitas previstas no presente Regulamento e tabela anexa, as autarquias locais os fundos e serviços autónomos e as entidades que integram o setor empresarial do Estado e das Autarquias Locais, com exceção das situações previstas no artigo 8.º.

(7)

MUNICÍPIO DE CONDEIXA-A-NOVA

Página 7 de 18 REGULAMENTO MUNICIPAL DE TAXAS E OUTRAS RECEITAS DO MUNICÍPIO DE CONDEIXA-A-NOVA

CAPITULO II LIQUIDAÇÃO

Artigo 5º

Conceito de liquidação

1- A liquidação das taxas e outras receitas municipais previstas no presente Regulamento e tabela anexa, consiste na determinação do montante a pagar e resulta da aplicação dos indicadores nela definidos e dos elementos fornecidos pelos interessados.

2- Àqueles valores, acrescerá, ainda, o imposto sobre o valor acrescentado (IVA), à taxa legal, sendo o caso.

3- Ao valor das taxas de todas as licenças, acrescerá o imposto de selo que lhes for aplicável, nos termos da tabela em vigor.

Artigo 6º

Procedimento na liquidação e pagamento

1- Os serviços emissores das guias de recebimento, devem discriminar no documento a emitir, os seguintes elementos:

a) Identificação do sujeito passivo que inclui o respetivo número de contribuinte;

b) A classificação contabilística

c) Discriminação suficiente do ato, facto ou contrato, sujeito a liquidação;

d) O montante a pagar, com indicação do cálculo aplicável.

2- O pagamento é efetuado na tesouraria municipal, mediante a apresentação da guia, em duplicado, sendo, na mesma, aposto o carimbo de “pago”, ficando na posse do tesoureiro o duplicado do documento, sendo entregue o original ao sujeito passivo.

3- O pagamento pode ser efetuado em dinheiro, cheque ou através do multibanco, instalado na tesouraria municipal.

4- As taxas liquidadas e não pagas, serão debitadas ao tesoureiro no dia em que o pagamento devia ter sido efetuado, seguindo-se, com as necessárias adaptações as regras estabelecidas para a cobrança das receitas virtuais.

(8)

MUNICÍPIO DE CONDEIXA-A-NOVA

Página 8 de 18 REGULAMENTO MUNICIPAL DE TAXAS E OUTRAS RECEITAS DO MUNICÍPIO DE CONDEIXA-A-NOVA

Artigo 7º

Revisão do ato de liquidação

1- Caso se verifique ter havido erros na liquidação das taxas, ou demais receitas, imputáveis aos serviços, das quais tenha resultado prejuízo para o Município, promover-se-á a liquidação adicional se, sobre o facto tributário, não houver decorrido o prazo de 5 anos.

2- O sujeito passivo será notificado pessoalmente, ou através de carta registada com AR, sobre os fundamentos da liquidação adicional, devendo fixar-se um prazo, não inferior a 15 dias, para efetuar o pagamento, sob pena de, não o fazendo, a divida passar para o serviço de execuções fiscais para cobrança coerciva.

3- Quando haja sido liquidada quantia superior à devida, e não tenha decorrido o prazo de 5 anos sobre o pagamento, os serviços procederão oficiosamente, e de imediato, à restituição da importância indevidamente paga ao interessado.

CAPÍTULO III

ISENÇÕES E REDUÇÕES DE PAGAMENTO

Artigo 8º

Isenções, dispensas ou reduções

1- Estão isentas de todas as taxas ou encargos que o presente Regulamento estabeleça, sem prejuízo da legislação em vigor, as freguesias do concelho, os municípios que constituem a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra e os municípios que são associados da Associação de Desenvolvimento Local Terras de Sicó.

2- As Instituições Particulares de Solidariedade Social, Associações Humanitárias e Coletividades Desportivas, de Cultura e Recreio, desde que estejam sedeadas ou desenvolvam a sua atividade no concelho de Condeixa-a-Nova, beneficiam de uma redução de 75% de todas as taxas ou encargos que o presente Regulamento estabeleça, desde que se destinem aos fins estatuários.

(9)

MUNICÍPIO DE CONDEIXA-A-NOVA

Página 9 de 18 REGULAMENTO MUNICIPAL DE TAXAS E OUTRAS RECEITAS DO MUNICÍPIO DE CONDEIXA-A-NOVA

Artigo 9º

Procedimento na isenção ou redução

1- As isenções e reduções, previstas no artigo anterior, carecem de formalização do respetivo pedido, pelos interessados, acompanhado dos documentos comprovativos da qualidade em que requerem.

2- Previamente à autorização da isenção, ou redução, deverão os serviços competentes informar fundamentadamente o pedido, com base no requerimento apresentado e nas normas legais e regulamentares, aplicáveis.

3- As reduções ou isenções de taxas não dispensam os interessados de requererem à Câmara Municipal o respetivo licenciamento ou requerimento da pretensão.

CAPÍTULO IV PAGAMENTO

Artigo 10º

Prazo geral de pagamento

Sempre que não resulte da lei prazo específico de pagamento, este será de 30 dias, a contar da notificação para o efeito.

Artigo 11º Regra de contagem

1- Os prazos para pagamento, são seguidos não se suspendendo aos sábados, domingos e feriados.

2- O prazo que termine ao sábado, domingo, dia feriado ou de encerramento dos serviços transfere-se para o primeiro dia útil, imediatamente a transfere-seguir.

Artigo 12º

Pagamento em prestações

1- Compete à Câmara Municipal autorizar o pagamento em prestações mensais, desde que se encontrem reunidas as condições para o efeito, designadamente a fundamentação da situação económica do requerente que não lhe permite pagar a divida de uma só vez.

(10)

MUNICÍPIO DE CONDEIXA-A-NOVA

Página 10 de 18 REGULAMENTO MUNICIPAL DE TAXAS E OUTRAS RECEITAS DO MUNICÍPIO DE CONDEIXA-A-NOVA

2- O número de prestações para pagamento da dívida serão estipuladas da seguinte forma:

a) Para dívidas até € 500,00 até quatro prestações;

b) Para dívidas superiores a € 500,00 e iguais ou inferiores a € 2.500,00 até oito prestações; c) Para dívidas superiores a € 2.500,00 até doze prestações.

3- O pedido de pagamento em prestações deve apresentar-se devidamente instruído, constando do mesmo a natureza da dívida, o número da prestação que pretende liquidar, bem como os motivos que fundamentam o pedido.

4- O valor das prestações será apurado pelos serviços após deferimento do pedido a que acrescerá o juro de lei, em cada prestação.

5- O pagamento de cada prestação deverá ocorrer, durante o mês a que a mesma respeita.

6- A falta de pagamento de qualquer prestação implica o vencimento imediato das restantes.

7- Os serviços deverão comunicar ao interessado o deferimento do pedido, bem como as condições do seu pagamento.

Artigo 13º Medidas excecionais

Em casos excecionais e devidamente fundamentados, por razões de cariz sócio-económicas, poderá a Câmara Municipal aprovar medidas de apoio aos requerentes nomeadamente a redução das taxas ou a prorrogação do prazo para o seu pagamento.

Artigo 14º

Prestação de serviços urgentes

1- As diversas prestações de serviços podem ser solicitados, com caráter de urgência.

2- A unidade orgânica competente, prestará o serviço no máximo de 3 dias úteis, após a data do registo do pedido.

(11)

MUNICÍPIO DE CONDEIXA-A-NOVA

Página 11 de 18 REGULAMENTO MUNICIPAL DE TAXAS E OUTRAS RECEITAS DO MUNICÍPIO DE CONDEIXA-A-NOVA

Artigo 15º

Incumprimento do pagamento

1- Não pode ser praticado nenhum ato ou facto sem prévio pagamento das respetivas taxas, salvo nos casos previstos no n.º 2 do artigo 10.º da Lei n.º 53 -E/2006, de 29 de dezembro.

2- A prática ou utilização de ato ou facto sem o prévio pagamento constitui facto ilícito sujeito a tributação, sem prejuízo da responsabilidade contraordenacional a que haja lugar.

Artigo 16º Cobrança coerciva

1- Findo o prazo de pagamento voluntário das taxas, e outras receitas municipais liquidadas, que constituem débitos ao Município, começam a vencer juros de mora à taxa legal que se encontrar em vigor à data da sua cobrança efetiva.

2- Consideram-se em débito, todas as taxas e outras receitas, relativamente às quais o contribuinte usufruiu o facto, serviço ou benefício, sem o respetivo pagamento.

3- A cobrança coerciva é executada pelo serviço de execuções fiscais.

CAPITULO V

LICENÇAS E AUTORIZAÇÕES

Artigo 17º Prazo de validade

1- As licenças ou autorizações, terão o prazo de validade delas constantes.

2- As licenças ou autorizações, anuais caducam no último dia do ano para que foram concedidas.

3- As licenças concedidas por outro período de tempo, caducam no último dia do prazo para que foram concedidas.

(12)

MUNICÍPIO DE CONDEIXA-A-NOVA

Página 12 de 18 REGULAMENTO MUNICIPAL DE TAXAS E OUTRAS RECEITAS DO MUNICÍPIO DE CONDEIXA-A-NOVA

Artigo 18º

Renovação das licenças ou autorizações

1- As licenças e autorizações renováveis consideram-se renovadas nas condições e termos em que foram concedidas as correspondentes licenças iniciais, a simples pedido verbal do interessado e contra o pagamento da taxa a que houver lugar sem prejuízo da atualização do seu valor.

2- O pagamento das licenças renováveis deve ser efetuado nos seguintes prazos: a) De 2 de janeiro a 30 de março, tratando-se de licenças anuais;

b) Nos primeiros 10 dias de cada mês, tratando-se de licenças mensais.

3- Sempre que o pedido de renovação se efetue fora dos prazos previstos no nº 2 do presente artigo as taxas sofrerão um agravamento de 50% quando pagas nos 30 dias seguintes.

4- Findos os 30 dias de tolerância sem que o pagamento se processe, com agravamento de taxas, a licença ou autorização caduca, devendo ser verificado se a atividade foi dada por finda. 5- Caso a atividade se mantenha assim como a ocupação do espaço público e publicidade, o titular

da licença ou autorização será objeto de processo de contraordenação que ao caso se aplique e ao pagamento das taxas em caso de reativação da licença com um agravamento de 100%.

CAPITULO VI PUBLICIDADE

Artigo 19º

Regras de licenciamento de publicidade

1- A afixação ou inscrição de mensagens publicitárias de natureza comercial obedece às regras gerais sobre publicidade e depende do licenciamento prévio por parte da Câmara Municipal, salvo as que obedecem ao disposto no nº 3 do artigo 1º da Lei 97/88, de 17 de agosto na atual redação.

2- A afixação, inscrição e difusão de mensagens publicitárias de natureza comercial não sujeitas a licenciamento, nos termos previstos no n.º 3 do artigo 1º da Lei n.º 97/88, de 17 obedece-se ainda aos critérios subsidiários constantes no anexo IV do Decreto-Lei nº 48/2011, de 1 de abril.

3- As taxas são devidas sempre que as mensagens publicitárias sejam visíveis da via pública entendendo-se para esse efeito, como via pública, as ruas, estradas, caminhos, praças, avenidas e os demais lugares por onde transitem livremente peões ou veículos.

(13)

MUNICÍPIO DE CONDEIXA-A-NOVA

Página 13 de 18 REGULAMENTO MUNICIPAL DE TAXAS E OUTRAS RECEITAS DO MUNICÍPIO DE CONDEIXA-A-NOVA

4- As licenças para afixação ou inscrição de mensagens publicitárias são emitidas para um determinado local e não permitem a utilização das mesmas noutros locais, sem novo licenciamento.

CAPITULO VII

GESTÃO DO ESPAÇO PÚBLICO

Artigo 20º Regra Geral

1- A cedência do direito de ocupação da via pública ou espaços públicos, a qualquer título, terá sempre caráter precário, daqui decorrendo não caber ao Município, sempre que se torne necessário fazer cessar esse direito, o dever de indemnizar os respetivos titulares.

2- A cedência do direito de ocupação de via ou espaços públicos será sempre precedida de procedimento de seleção, público, quando se verifique a existência de mais de um interessado.

3- A ocupação dos espaços púbicos com mobiliário urbano obedece aos critérios definidos no artigo 12º do Decreto-lei nº 48/2011, de 1 de abril e aos critérios subsidiários do anexo IV do mesmo diploma.

4- A ocupação dos espaços públicos está sujeita às taxas fixadas na tabela anexa ao presente Regulamento.

5- Ocupação ou utilização do subsolo pelos operadores de redes e outras entidades que ocupem ou utilizem o subsolo do domínio público estão sujeitas às taxas previstas na tabela, anexa ao presente Regulamento.

6- Área contígua à fachada, para efeitos de ocupação de espaço público, corresponde à área que, não excedendo a largura da fachada do estabelecimento, se estende até ao limite de 5 metros medidos perpendicularmente à fachada do edifício ou até à barreira física que eventualmente se localize nesse espaço;

7- Área contígua à fachada para efeitos de afixação ou inscrição de mensagens publicitárias de natureza comercial, corresponde à área que, não excedendo a largura da fachada do estabelecimento, se estende até ao limite de 0,30 m, medidos perpendicularmente à fachada do edifício.

(14)

MUNICÍPIO DE CONDEIXA-A-NOVA

Página 14 de 18 REGULAMENTO MUNICIPAL DE TAXAS E OUTRAS RECEITAS DO MUNICÍPIO DE CONDEIXA-A-NOVA

Artigo 21º

Ocupação do Espaço Público

1- A utilização do subsolo, do solo, ou do espaço aéreo, das redes viárias municipais, ou de outros bens do domínio público municipal, pelos particulares, pelas empresas ou pelas entidades concessionárias da exploração de redes de telecomunicações, de eletricidade e gás, quando delas não estejam isentas por disposição legal, ou regulamentar especial, ficarão obrigados ao pagamento das taxas estabelecidas na tabela, anexa ao presente Regulamento.

2- Para poder ser efetuada a correspondente liquidação de taxas, deverão os requerimentos a solicitar o licenciamento, para além dos demais elementos exigidos pelas normas e regulamentos em vigor, ser acompanhados de:

a) Planta de localização das infraestruturas;

b) Planta de medições

3- Quando a utilização referida no nº 1 importar também a execução de obras, necessárias à instalação das infraestruturas em causa, o licenciamento e execução das mesmas, é regulado pelo disposto no Regime Jurídico da Urbanização e Edificação e Regulamento Municipal de Taxas e Encargos Urbanísticos.

Artigo 22º Esplanadas

1- A ocupação do espaço público, com esplanadas poderá ser objeto de contrato de concessão no qual sejam fixados os encargos do ocupante, relativos ao arranjo do espaço ocupado, à prestação pecuniária e outras obrigações decorrentes da ocupação.

2- A Câmara Municipal poderá, no caso do número anterior, conceder a isenção temporária de taxa de ocupação, sempre que o benefício social do equipamento, ou o valor da obra efetuada o justifiquem.

3- A Câmara Municipal, promoverá a arrematação, através do recurso a hasta pública, do direito à ocupação, fixando livremente a respetiva base de licitação, sempre que se presuma a existência de mais de um interessado.

4- O produto da arrematação, será cobrado no ato da praça, salvo se o arrematante declarar que deseja efetuar o pagamento em prestações aplicando-se, neste caso, o disposto no artigo 12º do presente Regulamento.

(15)

MUNICÍPIO DE CONDEIXA-A-NOVA

Página 15 de 18 REGULAMENTO MUNICIPAL DE TAXAS E OUTRAS RECEITAS DO MUNICÍPIO DE CONDEIXA-A-NOVA

CAPITULO VIII RUÍDO

Artigo 23º Avaliação acústica

Pela realização de ensaios e medições acústicas, no âmbito de ações de fiscalização do cumprimento do Regulamento Geral do Ruído, para avaliação do grau de incomodidade, serão devidas taxas, a cobrar de acordo com a tabela, anexa ao presente Regulamento.

CAPITULO IX CONTRAORDENAÇÕES

Artigo 25.º Contraordenações

1- Sem prejuízo da previsão, em cada caso, de outras formas de responsabilidade, as infrações às normas reguladoras das taxas municipais, e desde que não previstas em lei especial, constituem contra - ordenações previstas e puníveis nos termos legais em vigor.

2- A competência para determinar a instauração dos processos de contra – ordenação, para designar o instrutor e para a aplicação das coimas pertence ao Presidente da Câmara, com faculdade de delegação.

3- Constituem contraordenações:

a) A prática de ato ou facto sem o prévio pagamento das taxas e outras receitas municipais, salvo nos casos expressamente permitidos;

b) A inexatidão ou falsidade dos elementos fornecidos pelos interessados para liquidação das taxas e outras receitas municipais;

c) A não prestação da informação tributária solicitada e necessária à cobrança e liquidação das taxas e tributos municipais.

4- Nos casos previstos na alínea a) do número anterior, aplicam-se coimas nos valores previstos para o licenciamento ou autorização em causa, podendo haver ainda lugar à remoção da situação ilícita.

(16)

MUNICÍPIO DE CONDEIXA-A-NOVA

Página 16 de 18 REGULAMENTO MUNICIPAL DE TAXAS E OUTRAS RECEITAS DO MUNICÍPIO DE CONDEIXA-A-NOVA

5- No caso previsto na alínea b) e c) do n.º 3, os montantes mínimo e máximo da coima são, respetivamente, de 150,00 a 500,00 euros, no caso de pessoas singulares, elevando-se para o dobro no caso de pessoas coletivas.

CAPITULO XI DISPOSIÇÕES FINAIS

Artigo 26.º Atualização das taxas

1- Sem prejuízo do disposto no n.º 3 do presente artigo, os valores previstos na Tabela anexa são atualizados em sede de Orçamento Anual de acordo com a taxa de inflação.

2- O Serviço competente procede à respetiva atualização no final de cada ano e dela dá conhecimento à Câmara Municipal.

3- Os valores resultantes das atualizações referidas nos números anteriores são afixados nos lugares públicos de estilo, através de edital, para vigorarem no ano seguinte.

4- Os valores obtidos são arredondados para o cêntimo mais próximo por excesso se o terceiro algarismo depois da vírgula for igual ou superior a 5 e por defeito se inferior.

Artigo 27.º Tabela de taxas

A Tabela de Taxas do Município de Condeixa-a-Nova consta do Anexo I ao presente Regulamento, dele fazendo parte integrante.

Artigo 28º

Fundamentação económico-financeira do valor das taxas

1- A fundamentação económico-financeira do valor das taxas previstas neste Capítulo consta do Anexo II ao presente Regulamento.

2- O valor das taxas constantes na Tabela anexa ao presente Regulamento, atento ao princípio da proporcionalidade, é fixado segundo os seguintes critérios:

a) Custo da atividade pública local;

(17)

MUNICÍPIO DE CONDEIXA-A-NOVA

Página 17 de 18 REGULAMENTO MUNICIPAL DE TAXAS E OUTRAS RECEITAS DO MUNICÍPIO DE CONDEIXA-A-NOVA

c) Desincentivo à prática de certos atos ou operações.

Artigo 29.º Dúvidas e omissões

Os casos omissos e as dúvidas suscitadas na interpretação e aplicação do presente Regulamento, são resolvidas por recurso aos critérios legais de interpretação e integração de lacunas.

Artigo 30.º Remissões

As remissões feitas para os diplomas legais que, entretanto, venham a ser revogados ou alterados, consideram-se automaticamente transpostas para os novos diplomas que venham proceder à sua alteração ou revogação.

Artigo 31.º Norma revogatória

1- Com a entrada em vigor do presente Regulamento e Tabela anexa, fica revogado o Regulamento Municipal de Taxas e Outras Receitas do Município de Condeixa-a-Nova e correspondente Tabela de Taxas.

2- Ficam igualmente revogados todos os regulamentos, posturas, normas internas e tabelas em vigor neste Município que disponham sobre as mesmas matérias e que com o presente Regulamento estejam em contradição.

Artigo 32.º Entrada em vigor

(18)

MUNICÍPIO DE CONDEIXA-A-NOVA

Página 18 de 18 REGULAMENTO MUNICIPAL DE TAXAS E OUTRAS RECEITAS DO MUNICÍPIO DE CONDEIXA-A-NOVA

Aprovado pela Câmara Municipal em 12/06/2013

O Presidente da Câmara

Os Vereadores

Aprovado pela Assembleia Municipal em 24/06/2013

O Presidente da Assembleia Municipal

(19)

MUNICÍPIO DE CONDEIXA-A-NOVA Página 1 de 22

ANEXO I

TABELA DE TAXAS DO REGULAMENTO DE TAXAS E OUTRAS RECEITAS DO MUNICÍPIO DE CONDEIXA-A-NOVA (Republicada)

CAPITULO I

TAXAS POR PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DIVERSOS

1. Diversos

1.1- Atestados diversos ……… 6,50€

1.2- Averbamentos não consignados especialmente noutros capítulos – por cada……… 16,95€

1.3- Averbamentos nos contratos de água e saneamento ……….……… 1,30€

1.4- Alvarás não contemplados noutros locais – por cada ………..………...…… 5,80€

1.5- Buscas, por cada ano, excetuando-se o corrente ou aquele que expressamente se indique

(prazo máximo de incidência da taxa de 5 anos) ………..………... 2,30€

2. Certidões

2.1- Certidão narrativa:

2.1.1- Não excedendo uma página ……….……… 8,70€

2.1.2- Por cada página além da primeira, ainda que incompleta ………..……… 2,90€

3. Autenticação e Fornecimentos de Documentos

3.1- Documentos apresentados para conferência e autenticação:

3.1.1- Até 10 folhas ………..………. 6,10€

3.1.2- Por cada folha a mais …………..……….. 0,10€

3.2- Termos de devolução de documentos juntos a processos cuja restituição haja sidoautorizada 4,55€ 3.3- Fornecimento a pedido dos interessados, de documentos necessários à substituição dos que

tenham sido extraviados ou estejam em mau estado - por cada …….………...………….. 4,55€ 4. Fotocópias Diversas

4.1- Fotocópias autenticadas de documentos arquivados:

4.1.1- Fotocópia tamanho A4, primeira página ……….………….. 4,50€

4.1.2-Por cada página A4 a mais ………..……….…………. 0,80€

4.1.3- Fotocópia tamanho A3,primeira página ……….……….………. 6,15€

4.1.4-Por cada página A3 a mais……….……….. 1,10€

4.2- Fotocópias simples de documentos arquivados:

(20)

MUNICÍPIO DE CONDEIXA-A-NOVA Página 2 de 22

ANEXO I

TABELA DE TAXAS DO REGULAMENTO DE TAXAS E OUTRAS RECEITAS DO MUNICÍPIO DE CONDEIXA-A-NOVA (Republicada)

4.2.2-Por cada página A4 a mais…..……….………….………..….……….…….. 0,05€

4.2.3- Em formato A3,primeira página………...……….……….. 0,20€

4.2.4-Por cada página A3 a mais………..………..…..……..……….. 0,10€

5. Registo de Cidadãos da União Europeia

5.1- Certificado de Registo: 7,50€ (a este valor acresce 7,50€ a entregar ao Serviço de

Estrangeiros e Fronteira……….. 15,00€

5.2- Emissão de novo Certificado de Registo, em caso de extravio, roubo ou deterioração: 12,50€

(a este valor acresce 12,50€ a entregar ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras)….…………. 25,00€ Nota 1: Na primeira emissão do certificado do documento de residência permanente ou do cartão

de residente a menores de 6 anos, ao abrigo das constantes disposições a taxa aplicável é reduzida em 50%.

Nota 2: Para cobertura de despesas administrativas municipais é deduzido o valor de 2,5% ao montante que reverte para o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.

Nota 3: Estes valores encontram-se de acordo com a legislação em vigor.

CAPITULO II

HORÁRIOS DE ESTABELECIMENTOS DIVERSOS. AVERBAMENTOS EM ALVARÁS SANITÁRIOS

1. Horários de Estabelecimentos Comerciais

1.1- Mera comunicação prévia de horário de funcionamento.………... 10,00€

1.2- Mera comunicação prévia de alteração de horário de funcionamento ………….………... 10,00€ 1.3- Alargamento dos limites de horário de funcionamento previstos na Lei .……… 20,00€ 2. Averbamentos em alvarás sanitários

2.1- Averbamento no alvará sanitário para nome do novo proprietário ……….. 25,00€

(21)

MUNICÍPIO DE CONDEIXA-A-NOVA Página 3 de 22

ANEXO I

TABELA DE TAXAS DO REGULAMENTO DE TAXAS E OUTRAS RECEITAS DO MUNICÍPIO DE CONDEIXA-A-NOVA (Republicada)

CAPITULO III CEMITÉRIO MUNICIPAL

1. Inumações

1.1- Inumação em sepultura, cada………...……… 128,80€

1.2- Inumação em Jazigos particulares, cada …...……… 36,70€

1.3- Inumação em jazigo municipal:

1.3.1- Com caráter de perpetuidade ………….……….. 957,00€

1.3.2- Por ano ou fração ………...……… 105,30€

1.4- Às inumações efetuadas aos sábados, domingos e feriados acresce 25%

2. Exumação por cada ossada ou cadáver, incluindo limpeza e trasladação dentro do

cemitério ………..………….…….. 85,60€

3. Trasladação para outro Cemitério

3.1- Exumação de cadáver ………...………..…………. 71,00€

3.2- Exumação de ossada ………..……….. 71,00€

4. Depósito de caixões e cinzas

4.1- Depósito transitório de caixões, por dia ou fração, excetuando o primeiro, na capela .…….…. 51,10€ 4.2- Depósito de cinzas em jazigo municipal:

4.2.1- Com caráter de perpetuidade ………….……….. 957,00€

4.2.2- Por ano ou fração ………...……….. 105,30€

4.3- Depósito de cinzas em sepultura perpétua ………. 50,00€

5. Concessão de Terrenos 5.1- Sepultura:

5.1.1- Perpétua para adulto ………. 855,00€

5.1.2- Perpétua para criança ……… 428,00€

5.2- Jazigo:

5.2.1- Os primeiros 5,40 metrosquadrados….……….……….………. 1.630,00€

(22)

MUNICÍPIO DE CONDEIXA-A-NOVA Página 4 de 22

ANEXO I

TABELA DE TAXAS DO REGULAMENTO DE TAXAS E OUTRAS RECEITAS DO MUNICÍPIO DE CONDEIXA-A-NOVA (Republicada)

6. Averbamento em Alvarás de Concessão

6.1- Averbamento em nome de novo proprietário, quando para pessoas abrangidas pelas classes sucessíveis, nos termos da legislação em vigor:

6.1.1- Para sepulturas perpétuas ………...……… 20,55€

6.1.2- Para jazigos ……… 20,55€

6.2- Averbamentos por transmissão por atos entre vivos:

6.2.1- Para sepulturas perpétuas ………..……… 58,30€

6.2.2- Para jazigos ………... 200,00€

7. Segunda via de alvará de concessão……….……….. 10,00€

8. Construções funerárias

8.1- Licença para revestimento de sepultura perpétua …….……….…………... 15,00€

8.2- Autorização para embelezamento, ajardinamento e outros em sepulturas e jazigos …………. 10,00€ NOTA: Na aplicação das normas do presente capítulo deverão observar-se as seguintes

condições:

 1

 Serão gratuitas as inumações de indigentes, quando a situação seja claramente comprovada, podendo também ser isentas de taxas as inumações e exumações em talhões privativos. o

 A taxa do nº 2 do presente capitulo só é devida quando se trate de transferência de caixões ou urnas e não é acumulável com as taxas de exumação ou de inumação salvo, quanto a esta, se a inumação se efetuar em sepultura.

 A construção, reconstrução e alteração de jazigos deverão ser taxados pelo Regulamento Municipal de Taxas e Encargos nas Operações Urbanísticas

CAPITULO IV TRANSPORTE EM TÁXIS

1. Licença, respetivos averbamentos e procedimentos afins, para veículos automóveis de passageiros de transporte público de aluguer

1.1- Concessão de Licença:

1.1.1- Concessão de licença, após concurso público, para exercício de atividade de transporte de

(23)

MUNICÍPIO DE CONDEIXA-A-NOVA Página 5 de 22

ANEXO I

TABELA DE TAXAS DO REGULAMENTO DE TAXAS E OUTRAS RECEITAS DO MUNICÍPIO DE CONDEIXA-A-NOVA (Republicada)

1.2- Averbamentos:

1.2.1- Averbamento da licença, por transferência da mesma, entre empresas devidamente

habilitadas com alvará ……….……….…...……….. 55,40€

1.3- Alteração de local de estacionamento:

1.3.1- Temporária ………. 22,10€

1.3.2- Definitiva ………. 83,20€

1.4- Nova licença, por substituição do veículo e respetiva vistoria ……… 84,00€

1.5- Segunda via de licença de táxi ……….………. 10,00€

CAPITULO V

ESTACIONAMENTOS PÚBLICOS

1. Taxas a praticar no Parque de Estacionamento Subterrâneo do Centro Cívico de Condeixa-a-Nova

1.1- Estacionamento de curta duração (até 24 horas):

1.1.1- Primeira e segunda frações (30 minutos) ………..………. Grátis

1.1.2- Terceira fração (15 minutos) ……….……….... 0,20€

1.1.3- Quarta fração (15 minutos) ……….……….. 0,20€

1.1.4- Quinta fração e seguintes (até perfazer 24 horas), cada 15 minutos ……….……..………… 0,25€ 1.2- Estacionamento – Contratos mensais (60 lugares) – 2ª Cave:

1.2.1- Funcionários da Câmara Municipal e Condóminos do Centro Cívico ………. 7,50€

1.2.2- Comerciantes ………. 15,00€

1.2.3- Utentes em geral – de 2ª feira a domingo, entre as 7 horas e 30 minutos e as 24 horas …… 60,00€ 1.2.4- Por noite entre as 00 horas e as 7 horas (tolerância entre as 22 horas e 24 horas e entre as

7 horas e 8 horas) ………..….. 60,00€

1.3- Estacionamento – Contratos mensais (60 lugares) – 1ª cave: 1.3.1- Residentes:

1.3.1.1- De 2ª feira a domingo entre as 00 horas e as 7 horas (tolerância das 22 horas às 24

horas e das 7 horas às 8 horas) ………..………. 30,00€

NOTA: A Câmara Municipal pode definir períodos gratuitos em períodos noturnos ou ao fim de semana como forma de estímulo ao comércio local.

(24)

MUNICÍPIO DE CONDEIXA-A-NOVA Página 6 de 22

ANEXO I

TABELA DE TAXAS DO REGULAMENTO DE TAXAS E OUTRAS RECEITAS DO MUNICÍPIO DE CONDEIXA-A-NOVA (Republicada)

2. Zonas de Estacionamento controladas por Parcómetro

2.1- Por 15 minutos ……….... 0,20€

2.2- Por 30 minutos ……….... 0,40€

2.3- Por 45 minutos ……….... 0,80€

2.4- Por 60 minutos ……….... 1,20€

2.5- Por 90 minutos ……….... 2,00€

2.6- Por 120 minutos (máximo permitido) ……… 3,00€

CAPITULO VI

GESTÃO DO ESPAÇO PÚBLICO

SECÇÃO I

Ocupações do espaço público com mobiliário urbano

1. Taxa fixa pela apreciação e emissão de licença pela ocupação do espaço público - regime geral

1.1- Apreciação de pedidos de ocupação do espaço público - regime geral de ocupação do

espaço público………. 50,00€

2. Taxa fixa pela apreciação de comunicação prévia com prazo

2.1- Apreciação de pedidos de comunicação prévia com prazo para ocupação do espaço público.. 20,00€ 3. Taxa fixa pela mera comunicação prévia

3.1- Apreciação dos elementos instrutórios submetidos via Balcão Único Eletrónico relativos a

meras comunicações prévias………. 10,00€

4. Ocupação do espaço público

4.1- Acresce à taxa prevista no nº1, nº2 ou nº3 consoante se trate, respetivamente, de regime geral de ocupação do espaço público, comunicação prévia com prazo ou mera comunicação prévia:

4.1.1- Por metro quadrado……….. 5,00€

4.1.2- Por mês ……….. 10,00€

(25)

MUNICÍPIO DE CONDEIXA-A-NOVA Página 7 de 22

ANEXO I

TABELA DE TAXAS DO REGULAMENTO DE TAXAS E OUTRAS RECEITAS DO MUNICÍPIO DE CONDEIXA-A-NOVA (Republicada)

SECÇÃO II

Outras ocupações do domínio público

1. Ocupação do espaço público com:

1.1- Vendedores ambulantes – por metro quadrado e por dia ………. 0,60€

1.2- Prestação de serviços de restauração ou de bebidas com caráter não sedentário

1.2.1- Apreciação de pedidos de comunicação prévia com prazo para a prestação de serviços de restauração ou de bebidas com caráter não sedentário, a realizar, em unidades móveis ou amovíveis localizadas em feiras ou em espaços públicos autorizados para o exercício da

venda ambulante, ou localizadas em espaços públicos ou privados de acesso público…… 20,00€

1.2.1.2- Acresce por metro quadrado, ao ponto 1.2.1 ……….. 15,00€

1.2.1.3- Acresce por mês, ao ponto 1.2.1.………... 10,00€

2. Construções ou instalações especiais no solo ou no subsolo

2.1- Cabine ou posto telefónico, por ano ………...………… 58,00€

2.2- Armários de operadores de distribuição de serviço por metro quadrado e por ano:

2.2.1- À superfície ……… 174,15€

2.2.2- Subterrâneo ……….….. 58,15€

2.3- Câmara ou caixas de visita por metro cubico ou fração e por ano ……….…. 58,15€ 2.4- Cabos subterrâneos condutores de energia elétrica e fios telefónicos

2.4.1- Por metro linear e por ano ……….………….. 1,00€

2.5- Condutas subterrâneas condutoras de gás

2.5.1- Por metro linear ou fração e por ano ……….………….. 1,78€

2.6- Contentores subterrâneos de telecomunicações

2.6.1- Por metro cubico ou fração e por ano ……….………….. 115,95€

2.7- Tubos, condutas, outros cabos condutores e semelhantes não especialmente contemplados, por metro linear, quadrado, cúbico ou fração, conforme a natureza da ocupação e por ano ou

(26)

MUNICÍPIO DE CONDEIXA-A-NOVA Página 8 de 22

ANEXO I

TABELA DE TAXAS DO REGULAMENTO DE TAXAS E OUTRAS RECEITAS DO MUNICÍPIO DE CONDEIXA-A-NOVA (Republicada)

CAPITULO VII PUBLICIDADE

1. Taxa fixa pela apreciação e emissão de licença de pedidos de licenciamento de mensagens publicitárias de natureza comercial:

1.1- Apreciação de pedidos de licenciamento de mensagens publicitárias de natureza comercial, excluindo as previstas no n.º 3 do art.º 1.º da Lei n.º 97/88, de 17 de agosto, na atual redação

e demais normas regulamentares ……… 50,00€

2. Afixação ou inscrição de mensagens publicitárias 2.1- Acresce à taxa prevista no nº1:

2.1.1- Sendo mensurável um polígono retangular envolvente da superfície do suporte publicitário considerado na sua globalidade:

2.1.1.1- Acresce por metro quadrado ………..……….……… 25,00€

2.1.1.2- Acresce por mês …….………..………. 10,00€

2.1.1.3- Acresce por ano ………. 100,00€

3. Exibição de publicidade em qualquer tipo de veículo, por cada anúncio:

3.1- Por mês ……….. 2,00€

3.2- Por ano ………... 15,35€

4. Publicidade sonora:

4.1- Em qualquer tipo de veículo, por dia ………. 11,25€

4.2- Aparelhos de rádio ou televisão, altifalantes ou outros aparelhos fazendo emissões diretas, com fins publicitários, na ou para a via pública:

4.2.1- Por dia ………. 11,25€

CAPITULO VIII

INSTALAÇÃO OU MODIFICAÇÃO DE ESTABELECIMENTOS

1. Apreciação de pedidos de comunicação prévia com prazo para instalação ou modificação de estabelecimentos, previstos nos n.os 1 a 3 do artigo 2.º do Decreto-Lei n.º 48/2011, 1 de abril, quando dependam de dispensa prévia de requisitos legais ou regulamentares aplicáveis às instalações, aos equipamentos e ao funcionamento das atividades económicas a exercer no

(27)

MUNICÍPIO DE CONDEIXA-A-NOVA Página 9 de 22

ANEXO I

TABELA DE TAXAS DO REGULAMENTO DE TAXAS E OUTRAS RECEITAS DO MUNICÍPIO DE CONDEIXA-A-NOVA (Republicada)

2. Apreciação dos elementos instrutórios submetidos via balcão único eletrónico relativos a meras comunicações prévias para instalação ou modificação de estabelecimentos, previstos nos n.os 1

e 2 do artigo 2.º do Decreto-Lei n.º 48/2011, 1 de abril ………. 10,00€

CAPITULO IX

LICENCIAMENTO DE ATIVIDADES DE ALTERAÇÃO DO COBERTO VEGETAL E RELEVO NATURAL DO SOLO

NOTA: Quando não se encontrem sujeitos a regime legal específico, nem constituam ações preparatórias de outras já licenciadas, estão sujeitos a licenciamento municipal, nos termos da legislação em vigor

1. Ações de destruição do revestimento vegetal que não tenham fins agrícolas e ações de aterro ou escavação que conduzam à alteração do relevo natural e das camadas do solo arável

1.1- Taxas devidas, por hectare ou fração ……… 50,00€

2. Florestação

2.1- Quando a área a florestar seja até 2 hectares ……… 64,00€

2.2- Quando a área a florestar seja até 5 hectares ……….. 90,00€

2.3- Quando a área a florestar seja de 5 a 50 hectares ……….. 138,00€

CAPITULO X FEIRAS

1. Produtor Local

1.1- Emissão de cartão ……… 3,35€

1.2- Segunda via de cartão por extravio ou inutilização do inicial ……….……….. 1,30€ 2. Estacionamento de veículos nos recintos da feira, por veículo e por dia ………..………….. 0,60€

(28)

MUNICÍPIO DE CONDEIXA-A-NOVA Página 10 de 22

ANEXO I

TABELA DE TAXAS DO REGULAMENTO DE TAXAS E OUTRAS RECEITAS DO MUNICÍPIO DE CONDEIXA-A-NOVA (Republicada)

CAPITULO XI

BLOQUEAMENTO, REMOÇÃO E DEPÓSITO DE VEÍCULOS DE ACORDO COM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR

1. Bloqueamento de um veículo

1.1- Ciclomotores, motociclos e outros veículos a motor não previstos nos números seguintes ….. 30,00€

1.2- Veículos ligeiros ………. 60,00€

1.3- Veículos pesados ……… 120,00€

2. Pela remoção de ciclomotores e outros veículos a motor não previstos nos números seguintes, são devidas as seguintes taxas:

2.1- Dentro de uma localidade ……….. 30,00€

2.2- Fora ou a partir de fora de uma localidade, até ao máximo de 10 Km contados desde o local

da remoção até ao local de depósito do veículo………... 45,00€

2.2.1- Por cada quilómetro percorrido para além dos primeiros 10Km ………... 1,50€ 3. Pela remoção de veículos ligeiros são devidas as seguintes taxas:

3.1- Dentro de uma localidade……… 75,00€

3.2- Fora ou a partir de uma localidade, até ao máximo de 10 Km contados desde o local da

remoção até ao local de depósito do veículo ……….. 90,00€

3.2.1- Por cada quilómetros percorridos para além dos primeiros 10 Km ………... 2,00€ 4. Pela remoção de veículos pesados são devidas as seguintes taxas:

4.1- Dentro de uma localidade ……….….. 150,00€

4.2- Fora ou a partir de uma localidade, até ao máximo de 10 Km contados desde o local da

remoção até ao local de depósito do veículo ………... 180,00€

4.2.1- Por cada quilómetro percorrido para além dos primeiros 10 km ……….……. 3,00€ 5. Pelo depósito de um veículo à guarda da entidade competente para a fiscalização são

devidas, por cada período de vinte e quatro horas ou parte deste período, se ele não chegar a completar-se, as taxas seguintes:

5.1- Ciclomotores, motociclos e outros veículos a motor não previstos nos números seguintes…… 7,50€

5.2- Veículos ligeiros ……… 15,00€

(29)

MUNICÍPIO DE CONDEIXA-A-NOVA Página 11 de 22

ANEXO I

TABELA DE TAXAS DO REGULAMENTO DE TAXAS E OUTRAS RECEITAS DO MUNICÍPIO DE CONDEIXA-A-NOVA (Republicada)

CAPITULO XII

FISCALIZAÇÃO E MANUTENÇÃO DE ELEVADORES

1. Inspeções

1.1- Inspeção periódica às instalações com a periodicidade imposta por Lei ………. 190,45€

1.2- Inspeções extraordinárias a pedido do interessado ………. 190,45€

1.3- Reinspecções periódicas às instalações com a periodicidade imposta por Lei ……… 126,65€

CAPITULO XIII

LICENCIAMENTOS DIVERSOS

1. Regime de exercício da atividade de exploração de máquinas de diversão

1.1- Registo da máquina de diversão, por cada máquina ………. 121,70€

2. Realização de Acampamentos Ocasionais

2.1- Emissão de licença, primeiro dia ………... 18,00€

2.2- Por cada dia além do 1º dia, acresce 10%

3. Espetáculos e Divertimentos Públicos

3.1- Arraiais, romarias, bailes e outros divertimentos públicos nas vias, jardins e demais lugares públicos ao ar livre:

3.1.1- Emissão de licença, primeiro dia ………... 15,00€

3.1.2- Por cada dia além do 1º dia, acresce 10 %

3.2- Licença para instalação de recintos improvisados e itinerantes:

3.2.1- Entrada do pedido ………. 4,50€

3.2.2- Licença de funcionamento:

3.2.2.1- Recinto itinerante, primeiro dia ……… 60,00€

3.2.2.2- Recinto improvisado, primeiro dia ………... 80,00€

(30)

MUNICÍPIO DE CONDEIXA-A-NOVA Página 12 de 22

ANEXO I

TABELA DE TAXAS DO REGULAMENTO DE TAXAS E OUTRAS RECEITAS DO MUNICÍPIO DE CONDEIXA-A-NOVA (Republicada)

4. Provas Desportivas

4.1- Provas desportivas de automóveis, de outros veículos com ou sem motor e de peões,

primeiro dia ……… 20,00€

4.2- Manifestações desportivas sem caráter de competição ou classificação entre os participantes

e outras atividades na via pública que possam afetar o trânsito normal, primeiro dia ……….… 20,00€ 4.3- Por cada dia além do 1º dia, acresce 10 %

5. Fogueiras e queimadas

5.1- Fogueiras de Natal e dos Santos Popular ……… 2,90€

5.2- Queimada ……….. 5,75€

6. Autorização para lançamento de Fogo de Artificio ………..……… 26,15€

7. Vistorias às estruturas necessárias à realização de festejos em recintos improvisados e

itinerantes ……… 33,00€

8. Emissão de autorização de deslocação de circos e outros espetáculos com

animais………... 30,00€

9. Licenciamento para instalações provisórias por motivos de festejos ou outras celebrações, para exercício de comércio e indústria por metro quadrado ou fração

9.1- Por dia ……… 0,50€

9.2- Por semana ………... 1,60€

9.3- Por mês ………... 5,70€

CAPITULO XIV

LICENÇA ESPECIAL DE RUÍDO

1. Competições desportivas, por dia

1.1- Dias úteis ………..………. 27,80€

1.2- fins de semana e feriados ………..………... 55,40€

2. Manifestações desportivas sem caráter de competição ou classificação entre os participantes e outras atividades na via pública que possam afetar o trânsito normal

2.1- Dias úteis ………..………. 27,80€

(31)

MUNICÍPIO DE CONDEIXA-A-NOVA Página 13 de 22

ANEXO I

TABELA DE TAXAS DO REGULAMENTO DE TAXAS E OUTRAS RECEITAS DO MUNICÍPIO DE CONDEIXA-A-NOVA (Republicada)

3. Arraiais, romarias, bailes e outros divertimentos públicos com música ao vivo 3.1- Em recintos ao ar livre, por dia:

3.1.1- Dias úteis ………...………. 11,10€

3.1.2- fins de semana e feriados ……….………..………….. 16,70€

3.2- Em recintos fechados, por dia:

3.2.1- Dias úteis ………..………. 5,55€

3.2.2- fins de semana e feriados ………..……… 11,10€

4. Arraiais, romarias, bailes e outros divertimentos públicos com música gravada 4.1- Em recintos ao ar livre, por dia:

4.1.1- Dias úteis ……….…..…….... 16,70€

4.1.2- Fins de semana e feriados ………..………… 27,80€

4.2- Em recintos fechados, por dia:

4.2.1- Dias úteis ………..…………. 11,10€

4.2.2- fins de semana e feriados ………..………… 16,70€

5. Por obras de construção civil

5.1- Até 30 dias ………..……….. 58,00€

5.2- Para além de 30 dias:

5.2.1- Por cada dia útil ………..……….. 5,80€

5.2.2- Por dias não úteis, cada dia ………...………. 6,95€

5.3- Licenças especiais de ruído por outras atividades diferentes das acima contempladas:

5.3.1- Por dia útil ………..……… 5,80€

5.3.2- Por dias não úteis, cada dia ………..………. 11,60€

6. Ensaios e medições acústicas

6.1- A realização de ensaios e medições acústicas para avaliação do grau de incomodidade provocado por ruído, na sequência de reclamações e a requerimento de entidades públicas ou privadas, será taxado da seguinte forma:

6.1.1- Valor base ………..……… 550,00€

(32)

MUNICÍPIO DE CONDEIXA-A-NOVA Página 14 de 22

ANEXO I

TABELA DE TAXAS DO REGULAMENTO DE TAXAS E OUTRAS RECEITAS DO MUNICÍPIO DE CONDEIXA-A-NOVA (Republicada)

6.1.3- Em período de fim de semana e feriados acresce em ………. 110,00€

6.1.4- Por despesas de foro administrativo acresce 10% do valor decorrente da aplicação da taxa

CAPITULO XV RECINTOS DESPORTIVOS

1. Utilização das Piscinas Descobertas

1.1- Utentes até aos 6 anos ……….. Isentos

1.2- Utentes a partir dos 7 anos (utilização individual e por período) ……….... 2,00€

1.3- Cartão mensal ………. 30,00€

1.4 - Utilização de cada espreguiçadeira (cada período – manhã ou tarde) ………. 1,00€ 1.5 - Utilização de cada chapéu (cada período – manhã ou tarde) ………..………. 1,00€

1.6 - Bilhete único (período da manhã e período da tarde) ……….. 3,00€

2. Utilização das Piscinas Cobertas 2.1- Aulas de Natação

2.1.1- Utentes dos 4 aos 17 anos, inclusive e a partir dos 60 anos:

2.1.1.1- Mensalidade para uma aula de natação por semana ………...……… 12,50€

2.1.1.2- Mensalidade para duas aulas de natação por semana ……… 21,00€

2.1.1.3- Mensalidade para três aulas de natação por semana em regime de pré-competição/ nível

3……….………. 27,00€

2.1.2- Utentes a partir de 60 anos (Hidroginástica sénior):

2.1.2.1- Mensalidade para duas aulas de hidroginástica por semana…...……… 21,00€ 2.1.2.2- Mensalidade para duas aulas de hidroginástica por semana – referenciados nos serviços

de Ação Social ……….………..………. 12,50€

2.1.3- Utentes dos 18 aos 59 anos, inclusive:

2.1.3.1- Mensalidade para duas aulas de natação por semana ……….………. 28,10€

2.1.4- Adaptação ao meio aquático para bebés:

2.1.4.1- Mensalidade para uma aula por semana ………..……….………..… 15,85€

2.1.4.2- Mensalidade para duas aulas por semana ………..………. 24,00€

2.2- Regime livre

(33)

MUNICÍPIO DE CONDEIXA-A-NOVA Página 15 de 22

ANEXO I

TABELA DE TAXAS DO REGULAMENTO DE TAXAS E OUTRAS RECEITAS DO MUNICÍPIO DE CONDEIXA-A-NOVA (Republicada)

2.2.2- Dos 6 aos 17 anos, inclusive e a partir dos 60 anos:

2.2.2.1- Uma hora ………..………. 1,80€

2.2.2.2- Dez períodos de uma hora ………..…… 14,50€

2.2.2.3- Cartão de livre trânsito mensal (uma hora de regime livre por dia) ..………... 32,50€ 2.2.2.4- Senha de um período de utilização sem cartão de utilizador (processo e taxa) ……… 2,80€ 2.2.3- Dos 18 aos 59 anos, inclusive:

2.2.3.1- Uma hora ………...………. 2,20€

2.2.3.2- Dez períodos de uma hora ……….…… 18,00€

2.2.3.3- Cartão de livre trânsito mensal (uma hora de regime livre por dia) …….………….………... 32,50€ 2.2.3.4- Senha de um período de utilização sem cartão de utilizador (processo e taxa)………..….. 3,20€ 2.3- Outras modalidades/especialidades (hidroginástica, hidrodeep, outras…)

2.3.1- Mensalidade para uma aula por semana ……….……… 21,00€

2.3.2- Mensalidade para duas aulas por semana ……….………. 30,00€

2.3.3- Mensalidade para três aulas por semana ……… 34,00€

2.4- Jardins de Infância Públicos do Concelho – 1 hora por semana………. Grátis

2.5 - Escolas do 1º CEB do Concelho – 1 hora por semana ……..………. Grátis

2.6 - Escolas do 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário, do Concelho, com aula ministrada

pelo professor da Escola - por turma e por aula ……….……….… 7,48€

2.7- Aulas de grupos para outras entidades (Instituições, coletividades, associações, lares…)

2.7.1- Mensalidade para uma aula por semana ……… 6,90€

2.7.2- Mensalidade para duas aulas por semana ………. 10,30€

2.8- Aluguer de espaços

2.8.1- Associações com atletas de natação federados:

2.8.1.1- Uma pista da piscina de 25 metros por período de 45 minutos ……… 9,30€ 2.8.1.2- Uma pista do tanque de aprendizagem por período de 45 minutos ……… 9,20€ 2.8.2- Associações com atletas federados e entidades sem fins lucrativos:

2.8.2.1- Uma pista da piscina de 25 metros por período de 45 minutos ………...……….... 13,85€ 2.8.2.2- Uma pista do tanque de aprendizagem por período de 45 minutos ..……….. 13,85€ 2.8.3- Entidades com fins lucrativos:

2.8.3.1- Uma pista da piscina de 25 metros por período de 45 minutos …..………. 23,15€ 2.8.3.2- Uma pista do tanque de aprendizagem por período de 45 minutos …..……….. 23,10€

(34)

MUNICÍPIO DE CONDEIXA-A-NOVA Página 16 de 22

ANEXO I

TABELA DE TAXAS DO REGULAMENTO DE TAXAS E OUTRAS RECEITAS DO MUNICÍPIO DE CONDEIXA-A-NOVA (Republicada)

2.9- Cartões e Taxas de Inscrição Anual

2.9.1- Emissão do primeiro cartão..……….. 5,40€

2.9.2- Segunda via ……...……… 5,40€

2.9.3- Inscrição anual única ..……….... 10,85€

2.10- Outras atividades

2.10.1- Classes Especiais (Férias Desportivas, Cursos de verão, entre outros):

2.10.1.1- Uma aula ……….. 2,50€

2.10.1.2- Uma Semana………..………….. 30,00€

2.10.2- Atividade Física Sénior

2.10.2.1- Mensalidade de uma aula por semana de atividade Física Sénior………. Isenta 2.10.2.2- Mensalidade de duas aulas por semana de atividade Física Sénior………. Isenta 2.10.3- Fitness / Ginástica

2.10.3.1- Mensalidade de uma aula por semana de fitness.……….………... 10,00€

2.10.3.2- Mensalidade de duas aulas por semana de fitness ……….……… 15,00€

2.10.3.3- Mensalidade de três aulas por semana de fitness …..……….………… 18,00€

2.10.4- Bilhetes de grupos (festas de aniversário e outras organizações ou entidades): 2.10.4.1- Dos 4 aos 17 anos, inclusive e a partir dos 60 anos (uma entrada de uma hora na

piscina)………..……… 1,75€

2.10.4.2- Dos 18 aos 59 anos, inclusive (uma entrada de uma hora na piscina) …………..……….. 2,20€ 2.11- Aulas de preparação para o parto e pós parto em meio aquático

2.11.1- Residentes no Concelho ………. Grátis

2.11.2- Utentes há mais de 6 meses.………. Grátis

2.11.3- Outros Utilizadores, por mês..………... 30,00€

3. Utilização da Sala de Formação das Piscinas 3.1- Aluguer da sala de formação

3.1.1- Dias úteis:

3.1.1.1- Uma hora, de segunda a sexta-feira ……….. 14,30€

3.1.1.2- Um período de cinco horas, de segunda a sexta-feira ……… 57,30€

3.1.2- Fins de semana e feriados:

3.1.2.1- Uma hora, aos sábados, domingos ou feriados ………... 17,20€

(35)

MUNICÍPIO DE CONDEIXA-A-NOVA Página 17 de 22

ANEXO I

TABELA DE TAXAS DO REGULAMENTO DE TAXAS E OUTRAS RECEITAS DO MUNICÍPIO DE CONDEIXA-A-NOVA (Republicada)

3.1.2.3- Um fim de semana ………. 143,10€

4. Outros Serviços nas Piscinas Municipais

Para serviços não previstos nesta tabela, a Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova definirá o seu valor, caso a caso.

NOTAS:

Nota 1. Nos regimes de Aluguer de Espaços, apenas serão aceites no mínimo dez utentes por cada pista.

Nota 2. Os portadores do cartão de livre-trânsito estão sujeitos às vagas existentes, a menos que seja feita uma reserva antecipadamente, cessando este direito quando o serviço reservado não for utilizado.

Nota 3. Entende-se por mensalidade o período que medeia entre o dia 1 e o último dia de cada mês.

Nota 4. Nos casos em que se aplicarem meias mensalidades (metade do período mensal, sujeita a aprovação superior, ou uma vez por semana), a taxa será 60% do valor da taxa para a mensalidade respetiva.

Nota 5. A utilização dos bilhetes mistos pressupõe que os serviços são realizados pela ordem em que se encontram descritos nesta tabela de taxas.

Nota 6. A classificação de Clube com atletas de natação federados é atribuída a clubes do Concelho com pelo menos dez atletas federados, na época a que se refere a utilização dos espaços e que cumpram requisitos estabelecidos previamente para cada época desportiva.

Nota 7. Os bilhetes de grupos pressupõem um grupo com pelo menos 10 utentes.

Nota 8. O utente pode inscrever-se em várias modalidades, necessitando para isso de pagar apenas uma taxa de inscrição anual.

Nota 9. Os utentes de Regime livre podem usufruir do período alargado apenas com uma entrada nas piscina aos fins de semana, nos períodos de sábado à tarde e domingos de manhã.

5. Utilização do Pavilhão Municipal

5.1- Atividades s/ entradas pagas (utilizadores do Concelho):

5.1.1- Diurna, por hora..………..………. 21,70€

(36)

MUNICÍPIO DE CONDEIXA-A-NOVA Página 18 de 22

ANEXO I

TABELA DE TAXAS DO REGULAMENTO DE TAXAS E OUTRAS RECEITAS DO MUNICÍPIO DE CONDEIXA-A-NOVA (Republicada)

5.2- Atividades s/ entradas pagas (utilizadores fora do Concelho):

5.2.1- Diurna, por hora……..………..……… 37,50€

5.2.2- Noturna, por hora…...……… 45,00€

5.3- Atividades c/ entradas pagas:

5.3.1- Diurna, por hora ..………..………... 40,00€

5.3.2- Noturna, por hora.…..…..………..………..……… 60,00€

5.4- Publicidade

5.4.1- T/módulo 1,50x1,50 m ………. 150,00€

5.4.2- T/módulo 1,50x3,00 m ………. 300,00€

6- Utilização do Estádio Municipal: 6.1- Utilização Campo Futebol de 11

6.1.1- Período noturno (1 hora)……….. 75,00€

6.1.2- Período diurno (1 hora)………. 65,00€

6.2- Utilização campo Futebol de 7

6.2.1- Período noturno (1 hora)……….. 37,50€

6.2.2- Período diurno (1 hora)………...……….. 32,50€

6.3- Publicidade 6.3.1- T/módulo 1,50x1,50 m ………. 150,00€ 6.3.2- T/módulo 1,50x3,00 m ………. 300,00€ 6.3.3- T/módulo 1,50x4,50 m ………. 500,00€ 6.3.4- T/módulo 1,50x6,00 m ………. 750,00€ 6.3.5- T/módulo 2,00x6,00 m ………. 850,00€ 6.3.6- T/módulo 2,00x9,00 m ………. 1.000,00€ CAPITULO XVI BIBLIOTECA MUNICIPAL 1. Cartões de utilizador

(37)

MUNICÍPIO DE CONDEIXA-A-NOVA Página 19 de 22

ANEXO I

TABELA DE TAXAS DO REGULAMENTO DE TAXAS E OUTRAS RECEITAS DO MUNICÍPIO DE CONDEIXA-A-NOVA (Republicada)

1.2- Requisição de 2ª via de cartão de utilizador ………... 2,50€

2. Requisição de documentos para consulta em espaços exteriores à Biblioteca

2.1 - Para utentes com idade superior a 10 anos ………... 5,00€

3. Impressão de documentos

3.1- Impressão a cores, cada ……… 0,35€

3.2- Impressão a preto, cada ………. 0,10€

4. Utilização de Multifunções

4.1- Cópia a cores, cada ………. 0,35€

4.2- Cópia a preto, cada ………. 0,10€

4.3- Emissão de fax, cada ……….. 0,10€

4.4- Digitalização de documentos/página ……… 0,35€

5. Utilização da Sala Multiusos

5.1- Utilização hora (durante o horário de funcionamento) ………...……… 15,00€

5.2- Utilização hora (fora do horário de funcionamento) ….……….……….………... 20,00€

CAPITULO XVII

PROGRAMA DE RECOLHA DE ÓLEOS USADOS

1. Custo de oleões

1.1- Oleão de 5 litros ……… 2,00€

1.2- Oleão de 30 litros ………. 10,00€

CAPITULO XVIII

PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DA AUTORIDADE SANITÁRIA

(38)

MUNICÍPIO DE CONDEIXA-A-NOVA Página 20 de 22

ANEXO I

TABELA DE TAXAS DO REGULAMENTO DE TAXAS E OUTRAS RECEITAS DO MUNICÍPIO DE CONDEIXA-A-NOVA (Republicada)

1.1- Por cada animal ou ninhada com idade inferior a 4 meses

1.1.1- Primeiro dia ou fração de dia ………. 26,40€

1.1.2- Dias ou frações de dias seguintes ……… 6,20€

2.1- Por cada animal ou ninhada com idade inferior a 4 meses – doente ………. 23,80€ 2.2- Por cada animal ou ninhada com idade inferior a 4 meses – saudável ………. 3,60€ 3- Captura, sequestros sanitários ou recolha de animais ao domicílio

3.1- Captura, sequestros sanitários determinados pelas autoridades competentes ………. 68,80€ 3.2- Recolha ao domicílio (a solicitação do dono em propriedade privada) ………... 46,00€ 4- Cadáveres de animais 4.1- Entrega no canil ……….. 18,80€ 4.2- Recolha ao domicílio ……….. 51,80€ 5- Eutanásia 5.1- Realização no canil ………. 35,40€ 5.2- Deslocação ao domicílio 5.2.1- Animais de companhia ……… 55,80€

5.2.2- Animais de grande porte

5.2.2.1- Equídeos e bovino……….……… 71,00€

5.2.2.2- Suínos ………. 55,80€

5.2.2.3- Caprinos e ovinos ………. 40,60€

CAPITULO XIX TRANSPORTES COLETIVOS

1. Cedência de transporte no âmbito do desporto federado

1.1- Preço mínimo (até 5 horas de utilização) ……… 36,10€

1.2- Por cada hora a mais ……… 7,22€

(39)

MUNICÍPIO DE CONDEIXA-A-NOVA Página 21 de 22

ANEXO I

TABELA DE TAXAS DO REGULAMENTO DE TAXAS E OUTRAS RECEITAS DO MUNICÍPIO DE CONDEIXA-A-NOVA (Republicada)

estaleiro e a chegada)……….. 1.4 – Carrinha de 9 lugares – valor por km (a partir dos 400 km contabilizados entre a saída do

estaleiro e a chegada) ……… 0,15€

2. Cedência de transporte a entidades diversas que no exercício da sua atividade prestem serviços de reconhecido interesse para o município

2.1- Preço mínimo (até 5 horas de utilização) ………. 36,10€

2.2 - Por cada hora a mais ……… 7,22€

2.3- Autocarro de 27 lugares – Valor por km (contabilizados entre a saída do estaleiro e a

chegada) ……… 0,35€

(40)

MUNICÍPIO DE CONDEIXA-A-NOVA Página 22 de 22

ANEXO I

TABELA DE TAXAS DO REGULAMENTO DE TAXAS E OUTRAS RECEITAS DO MUNICÍPIO DE CONDEIXA-A-NOVA (Republicada)

Aprovada alteração na reunião do Executivo do dia ___/___/2015

Referências

Documentos relacionados

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

Ressalta-se que mesmo que haja uma padronização (determinada por lei) e unidades com estrutura física ideal (física, material e humana), com base nos resultados da

Neste capítulo foram descritas: a composição e a abrangência da Rede Estadual de Ensino do Estado do Rio de Janeiro; o Programa Estadual de Educação e em especial as

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Fonte: elaborado pelo autor. Como se pode ver no Quadro 7, acima, as fragilidades observadas após a coleta e a análise de dados da pesquisa nos levaram a elaborar

Neste estágio, assisti a diversas consultas de cariz mais subespecializado, como as que elenquei anteriormente, bem como Imunoalergologia e Pneumologia; frequentei o berçário

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários