• Nenhum resultado encontrado

CONHECER A DEUS Texto. Jeremias 9. 23,24.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONHECER A DEUS Texto. Jeremias 9. 23,24."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

CONHECER A DEUS Texto. Jeremias 9. 23,24.

Durante os últimos 5 anos a nossa igreja foi regida pelo Projeto Centenário. Nossa visão e nossas ações foram delineadas por este plano. O slogan que nos moveu foi: 100 anos Proclamando o Evangelho e Influenciando Gerações”. O centenário já passou e agora abrimos uma nova etapa em nossa igreja. É hora de lançar uma nova visão e buscar novos desafios.

Em oração e reflexão buscamos a orientação de Deus e ele nos levou a esta visão para a nossa igreja – PIPPG: Discípulos em Missão. Isso é tudo o que precisamos ser enquanto indivíduos. Isso é tudo o que precisamos ser enquanto Igreja. Essa visão contém duas coisas essenciais: 1 – Precisamos ser discípulos. 2 – Precisamos viver em missão.

Queremos voltar ao básico, ao simples, às origens, à essência do que é ser igreja. Discípulos em missão. Essa visão responde à pergunta: Quem nós Somos? Discípulos. Essa visão responde à pergunta: O que devemos fazer? Missão.

O que Deus ministrou ao meu coração é que precisamos de um alinhamento em torno dessa visão. A liderança precisa saber, compreender e viver essa visão. Cada faixa etária da igreja precisa saber, compreender e viver essa visão. Cada ministério precisa saber, compreender e viver por essa visão.

Essa visão deve unificar nossos projetos, nossos eventos, nossas programações, nossas atividades, nossos movimentos. Essa visão deve nortear a vida da comunidade. Essa visão deve ser recebida, entendida, internalizada e vivida por cada membro da nossa igreja. Você precisa entender que é um Discípulo de Jesus em Missão.

Qual é a nossa visão? PIPPG: Discípulos em Missão.

Mas, essa visão contém três dimensões principais. E é isso que nós vamos aprender nestes 3 domingos.

E nós vamos afirmar que Discípulos em missão devem: Conhecer a Deus – Conectar Pessoas – Compartilhar o Evangelho.

Hoje nós vamos falar sobre a primeira dimensão desse discipulado. Não há como ser discípulo de Jesus sem conhecer o seu mestre. Essa é a dimensão vertical dessa nova visão da igreja. Tudo começa com o conhecimento de Deus.

(2)

Então vamos refletir juntos sobre o conhecimento: I - O objetivo da procura pelo conhecimento.

Eu quero falar sobre dois tipos de conhecimento de Deus:

O primeiro é o conhecimento intelectual. Há muita gente que tem apenas esse tipo de conhecimento. Sabe muito sobre Deus. É capaz de produzir um discurso sobre Deus. Pode filosofar sobre Deus. Pode produzir uma tese sobre Deus. É um conhecimento apenas cerebral, acadêmico, teológico e intelectual.

O segundo é o conhecimento empírico. O outro tipo de conhecimento é o empírico. É quando a pessoa não apenas conhece a Deus intelectualmente, mas experimenta Deus em sua vida. É quando Deus não é apenas um objeto de estudo, mas uma pessoa com quem se relaciona. É quando Deus não é apenas uma ideia distante, mas um amigo próximo. É um conhecimento não apenas cerebral, mas algo do coração.

Jó pode nos explicar bem o que é isso. Olha só o que ele diz: “Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem”. Jó 42 5. Discípulos não podem conhecer a Deus apenas de ouvir sobre ele, mas precisam experimentá-lo.

Já que nós estamos falando sobre o objetivo do conhecimento eu quero dar algumas dicas práticas:

1 – Tenha o objetivo de conhecer a pessoa de Deus. Sim, precisamos conhecer a pessoa de Deus. Conhecer quem Deus é. Precisamos conhecer o seu amor. Precisamos conhecer a sua misericórdia. Precisamos conhecer o seu caráter. Precisamos conhecer o seu poder. Precisamos conhecer a fidelidade de Deus. Precisamos conhecer a solidez de Deus. Precisamos conhecer os seus atributos.

2 – Tenha o objetivo de conhecer a palavra de Deus. Meu Deus como nós temos falado sobre isso. Como temos batido nesta tecla. Não há como ser discípulo de Jesus sem conhecer a sua Palavra. E não há como conhecer a palavra sem manuseio. Não há como conhecer a Palavra sem imersão. Não há como conhecer a palavra sem leitura. Não há como conhecer a palavra sem interesse. Não há como conhecer a palavra sem estratégia. O discípulo tem que entender a linguagem de Deus através da Bíblia. 3 – Tenha o objetivo de conhecer a vontade de Deus. A Bíblia é o manual de vida do discípulo. É por ela que entramos em contato com a vontade de Deus. No mundo de hoje tem prevalecido a vontade do homem. Mas, o discípulo deve ser regido pela vontade de Deus. Ser discípulo é ser uma expressão da vontade de Deus na terra. É ser uma ilustração viva de como Deus quer que vivamos. Olha só o que Jesus disse: “Vós sois meus amigos (discípulos), se fazeis o que vos mando”. Jo. 15.14.

(3)

Tenha o objetivo de conhecer a vontade de Deus para o seu dia a dia. Tenha o objetivo de conhecer a vontade de Deus para suas decisões. Tenha o objetivo de conhecer a vontade de Deus para o seu futuro.

Uma verdade muito importante: Para conhecer a Deus é preciso andar com Deus. Não há como conhecer a Deus de longe. Não há como conhecer sem conviver, compartilhar, gastar tempo, andar e, sobretudo viver com alguém. É assim na amizade, é assim nas relações de trabalho, é assim no casamento, é assim na relação com Deus. II- Os prejuízos da falta de conhecimento.

A palavra que sempre caracterizou a Igreja Presbiteriana foi conhecimento. O povo presbiteriano sempre se notabilizou por ser conhecedor das Escrituras, das doutrinas e da sua herança teológica. Mas, eu digo com pesar que, até o povo presbiteriano foi picado pela mosca da superficialidade. Eu digo com tristeza que perdemos o diferencial do conhecimento.

É claro que o foco apenas no conhecimento pode gerar uma igreja fria, sem unção e sem vida. Uma igreja com muita cabeça e pouco coração. Uma igreja com muita informação e pouca vida. Mas é claro que a falta de conhecimento pode gerar uma igreja herética, apóstata e sincrética. Uma igreja carismática, mas sem compromisso com ética, a moral e a justiça.

As duas coisas são necessárias. Mas é preciso dizer que a igreja atual abriu mão do conhecimento. E isso tem trazido prejuízos terríveis à comunidade do povo de Deus. Quais prejuízos podemos apontar?

1 - A falta de conhecimento desagrada a Deus. “O boi conhece o seu possuidor, e o jumento, o dono da sua manjedoura, mas Israel não tem conhecimento, o meu povo não entende”. Isaías 1. 3. O profeta Isaías fala de um descontentamento divino. Através do profeta, Deus disse que o seu povo estava agindo de uma maneira pior do que um animal. Pois, até o animal conhece e se identifica com o seu dono, mas o povo de Deus estava irreconhecível. E o que estava faltando era conhecimento. Atualmente, a falta de conhecimento tem gerado discípulos irreconhecíveis. É por isso que estamos afirmando que o discípulo precisa conhecer a Deus.

2 - A falta de conhecimento acarreta em erros. “Respondeu-lhes Jesus: errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus”. Mateus 22.29. Jesus identificou um problema nos religiosos da época: falta de conhecimento. E a falta de conhecimento estava induzindo o povo de Deus ao erro. Esse mesmo erro está sendo cometido pela igreja de nossos dias. O conhecimento das Escrituras é medíocre. O conhecimento do

(4)

poder de Deus é insuficiente. A igreja precisa voltar a conhece a Palavra e o Poder de Deus.

3 - A falta de conhecimento resulta em prisão. “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”. João 8.32. Quando não se conhece a verdade o resultado é a continuidade do aprisionamento. Não há libertação sem conhecimento da verdade. Não há libertação sem conhecimento de Jesus, porque Jesus é a verdade encarnada. Há muitos pretensos discípulos presos aos seus pecados, fracassos, mágoas, ressentimentos, decepções, feridas, vícios, maus hábitos, círculos viciosos, pensamentos negativos, egoísmos, limitações, imperfeições. Só o conhecimento da verdade trará libertação. “Para a liberdade foi que Cristo vos libertou”. Gl. 5.1.

A falta de conhecimento produz muitos prejuízos. Por isso, o discípulo precisa conhecer a Deus.

III - O desafio da busca de conhecimento.

A busca do conhecimento é um desafio para toda a vida. Cada etapa da vida desafia o nosso conhecimento. Cada fase da vida estudantil desafia o nosso conhecimento. Cada esfera de relacionamento desafia o nosso conhecimento. Cada degrau da carreira profissional desafia o nosso conhecimento.

A vida cristã não foge a esta regra. O discipulado não foge a esta regra. O que podemos dizer sobre esse desafio de buscar o conhecimento?

1 - Conhecer a Deus é um desafio real. O desafio de conhecer a Deus é real, verdadeiro e urgente. Não pode ser ignorado. Não pode ser desconsiderado. Não pode ser descartado. Não pode ser minimizado. Não pode ser postergado. É um desafio para agora, para hoje, para esta geração. É para este tempo. É para a igreja de hoje.

2 - Conhecer a Deus é um desafio progressivo. Em Oséias 6.3 encontramos essa ideia. “Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor”. O conhecimento de Deus é progressivo. O conhecimento de Deus precisa ser aumentado. O conhecimento de Deus deve ser elevado. Você conhece mais a Deus hoje do que quando começou sua caminhada como discípulo de Jesus?

3 - Conhecer a Deus é um desafio prático. A busca do conhecimento de Deus é um desafio prático que precisa ser incorporado ao nosso dia a dia. Para conhecer a Deus você precisa gastar tempo com Deus. Para conhecer a Deus você precisa ser a Bíblia. Para conhecer a Deus você precisa ter uma jornada de oração. Para conhecer a Deus você precisa ser assíduo nos cultos. Para conhecer a Deus você precisa participar dos

(5)

momentos de estudos bíblicos. Para conhecer a Deus você precisa ter momentos solitários e silenciosos com Deus.

Conheça a Deus, pois isso mudará sua visão, suas prioridades, suas ambições, sua missão, seus investimentos e seu destino.

Referências

Documentos relacionados

Solos intermediários para Planossolos, ou seja, com caráter plânico no hori- zonte B (inclusive BA) ou com horizonte B plânico em posição não diagnóstica para Planossolos e

atributos customizáveis na habitação baseado no modelo conceitual da cadeia meios-fim. A principal contribuição prática da pesquisa é um conjunto de atividades para

(tianeptina sódica) não é recomendado no tratamento da depressão em pacientes menores de 18 anos uma vez que a segurança e a eficácia deste medicamento ainda não foram

Entregas Execução do Programado Prazos e Orçamento Partes Interessadas Reunião “Alinhamento e Aprovações” Planilha de Custos Lições Aprendidas

Você não deve tomar BISOLTUSSIN se tiver alergia à substância ativa ou a outros componentes da fórmula; em tratamento concomitante ou tratamento nas 2 semanas anteriores com

A problemática da destruição e devastação do meio ambiente é considerada por István Mészáros (2002) como uma das principais características da ativação dos

Quando alguém entra em contato com as revelações da Verdade Absoluta, sejam trazidas por Krishna, Buda, Jesus, Paulo, ou por quaisquer outros profetas ou mensageiros,

Somos salvos para honrar, amar e guardar a Palavra de Deus, assim como foi o propósito de Jesus ao ter vindo a este mundo e morrer em nosso lugar para que